Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Não achei nada de mais este inverno. Pode ser que os frios números das tabelas tenham mostrados muitas anomalias negativas. Porém, em eventos significativos, ficou normal ou abaixo disto. O que marca este inverno, para mim, foi o excesso de chuvas.

Apenas minha opinião pessoal. Nada de stress. Ok? :ok:

Sds.

 

Embora tenha sido o melhor inverno depois de 2000, eu concordo com a opinião do Tomasini!

Na média foi bom, mas para eventos significativos historicamente falando, foi fraco, especialmente no

quesito "neve", que foi um verdadeiro fiasco, principalmente se compararmos com 2010, ou com

1984, 1988, 1990, 1994, 1999, e mesmo 2000 ou 2006 (setembro)!

O destaque foi no quesito geadas, especialmente para o Paraná e o Sudeste do País, pois geou

bem no norte daquele estado, e também no interior de São Paulo e Sul de Minas, o que não ocorria

a um bom tempo.

Mas para o Sul do Paraná e os dois estados do extremo sul, foi bem normal e deixou muito

a desejar quanto a neve, se for considerado que houve grandes possibilidades de eventos

muito mais significativos do que aqueles que acabaram se verificando.

Curitiba teve um inverno mais parecido com o dos anos 80, e pode comemorar.

Link to comment
Share on other sites

Não achei nada de mais este inverno. Pode ser que os frios números das tabelas tenham mostrados muitas anomalias negativas. Porém, em eventos significativos, ficou normal ou abaixo disto. O que marca este inverno, para mim, foi o excesso de chuvas.

Apenas minha opinião pessoal. Nada de stress. Ok? :ok:

Sds.

 

Embora tenha sido o melhor inverno depois de 2000, eu concordo com a opinião do Tomasini!

Na média foi bom, mas para eventos significativos historicamente falando, foi fraco, especialmente no

quesito "neve", que foi um verdadeiro fiasco, principalmente se compararmos com 2010, ou com

1984, 1988, 1990, 1994, 1999, e mesmo 2000 ou 2006 (setembro)!

O destaque foi no quesito geadas, especialmente para o Paraná e o Sudeste do País, pois geou

bem no norte daquele estado, e também no interior de São Paulo e Sul de Minas, o que não ocorria

a um bom tempo.

Mas para o Sul do Paraná e os dois estados do extremo sul, foi bem normal e deixou muito

a desejar quanto a neve, se for considerado que houve grandes possibilidades de eventos

muito mais significativos do que aqueles que acabaram se verificando.

Curitiba teve um inverno mais parecido com o dos anos 80, e pode comemorar.

 

Eu não concordo com vocês, principalmente no quesito neve.

 

Estou em São Joaquim desde 2008 e venho vendo o frio aumentar e o numero de neves também.

Em 2008 tivemos frio, mas nada fora do normal e quanto a neve ocorreu uma quirera em pontos isolados e por poucos minutos, nada no centro da cidade.

 

EM 2009 o frio não foi nada fora do comum, e quanto a neve, foram varias pancadas durante a tarde e noite, segue dados do clima terra (http://www.climaterra.com.br):

 

• POR VOLTA DAS 13h30/14h COMEÇARAM A CAIR OS PRIMEIROS FLOCOS DE NEVE NA CIDADE.

15h37 CONTINUA A CAIR NEVE ISOLADA NA CIDADE, SENSAÇÃO TÉRMICA DE -5,4°C E PICO DE -12,6°C.

16h10 BOA PANCADA DE NEVE NA CIDADE, TEMPERATURA DE 3,1°C E SENSAÇÃO TÉRMICA MÉDIA EM -5/-8°C. NEVE E SOL.

22h40 VOLTA DAR UMA GAROA FRAQUINHA DE NEVE.

 

Não acumulou, mas foi uma neve legal para quem nunca tinha visto e principalmente despois de um bom tempo sem grandes neves.

 

Em 2010 não precisa nem de explicação, a neve ainda está na memória do povo, algo simplesmente fantástico.

 

Em 2011 o frio foi muitoooo... mais forte do que nos outros anos, vejo as pessoas falando nas ruas que estão cansadas do frio, que já está castigando as pessoas. No dia 24 de agosto 2010 o forte do frio já tinha ido embora.

Quanto à neve, me corrijam se eu estiver errado, ela ocorreu em vários dias, seguem dados:

 

Dia 26 de junho de 2011 e madrugado do dia 27 de junho de 2011: Varias pancadas durante a noite e madrugada, pela manhã ao acordar tinha neve nos telhados das casas do centor da cidade e um acumulo um pouco maior nos pontos mais elevados.

Dias 02, 03 e 04 de agosto de 2011: Pancadas de neve nos 3 dias e na noite do dia 03 um acumulo maior do que o de 2010 no centro da cidade de São Joaquim, no dia 04 os pontos mais elevados tinha um acumulo bacana, eu cheguei a postar as fotos aqui no fórum.

• Isso sem contar os congelamentos e geadas que ocorreram durante o inverno e que eu também postei fotos no fórum.

 

Vale lembrar que o inverno não acabou e hoje eu ainda estou bem agasalhado, pois a neve não veio nessa ultima onda de frio, mas a sensação térmica foi muito baixa. Eu mesmo fiquei um pouco cansado nessa ultima MP, pois esse frio prolongado com chuva é muito difícil para quem mora e tem que trabalhar e estudar aqui, principalmente no final do inverno.

 

Vale lembrar que sou maluco por neve e frio, mas esse ano a sensação térmica foi algo fora do comum, eu acredito que tivemos um inverno bem diferente dos outros anos, um inverno mais prolongado para ficar registrado na mente do povo serrano, pois está sendo muitooooooo... frio e ao meu ver a neve não foi nenhum fiasco, nem tanto pelo acumulo, que se comprarado com o do ano passado não foi tão grande em alguns pontos, mas principalmente pelo numero de dias com neve em 2011.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As temperaturas ainda continuam baixas durante a noite em parte da região norte do Brasil. Hoje em Epitaciolândia-AC, a mínima foi de 10,9°C já na capital Rio Branco, pela estação convencional do Inmet registrou-se 13,1°C hoje. No Sul do Amazonas também ainda faz frio à noite, com temperatura mínima de 15,1°C em Boca do Acre. A umidade do ar está muito baixa, ainda são pouco mais de 10 da manhã aqui e faz apenas 33% de U.R. no sul do AM.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, como bem lembrou o Alexandre, se o NHC fala em até 200 milhas de erro do modelo sobre o posicionamento do centro do ciclone com 4 dias de antecedência. O meteorologista Jeff Masters ressalta em sua analise hoje sobre o furacão Irene:

 

"However, NHC is quick to remind us that the average forecast error for day 4 is 200 miles."

 

Isso que eles dispoem de trocentos modelos para previsão de ciclones. Já imaginou nossos poucos modelos e nossos extratropicais?

Link to comment
Share on other sites

Eu achei esse inverno muito bom! Não tenho o que reclamar em termos de frio. Sobre a neve, tivemos um bom episódio em junho, e ainda tive a alegria de ver a branquinha que eu não via desde 95 na Argentina e 94 no Brasil!

 

O ruim foi o excesso de dias chuvosos e muito vento! Além das ondas de frio, elas vieram acompanhadas com tempo muito feio no RS, especialmente no leste. Em compensação isso rendeu máxima excelentes. Até agora tive 10 máximas entre 10° e 12°, duas tardes com 9° e beliscando o 10° por pouco tempo e um dia chuvoso com 7° caindo para 5°, algo inédito desde que nasci, talvez à exceção da neve de 1984.

 

Não tenho o que reclamar, apenas que passei mais frio do que o normal. Vento + frio + falta de sol é o ideal para deixar uma casa gelada. Nesse sentido o pessoal daqui sofreu bastante, em POA em particular.

 

No caso de POA foi um inverno com pouca MM. Para mim isso foi maravilhoso, hehe, em especial na onda de frio de julho. Fantástico!

 

Hoje a mínima foi de 12,3° à 1 h. Não esfriou à noite. Agora venta moderado de E a 23,5 km/h. Faz 20,6° com 65% e finalmente temos tempo bom!!

Link to comment
Share on other sites

Isso já foi muito comentado no BAZ e na MetSul. Uma hora tinha que sair na imprensa. Legal o nome do AAA destacado na reportagem! :good2:

 

Aqui tive máxima de 20,9°. Não nevou nada hoje. :mosking: Agora tenho 20,1° com 67% e vento ESE a 15,0 km/h.

 

Abraços midiáticos!

Link to comment
Share on other sites

Volta e meia o GFS e o Global do Inpe colocam algo mais forte entrando a partir de 312h no cone-sul. Veremos a manutenção desta tendencia...

 

 

FAZ TEMPO QUE O INPE ESTÁ COLOCANDO, ATÉ O MOMENTO É BEM FORTE O FRIO. VAI SEGUINDO O PADRÃO USA E O INPE NESTE ANO FOI MUITO BOM, PARA MÉDIO E LONGO PRAZO, SABENDO INTERPRETAR..

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia que eu imagino que deve ser padrão em Curitiba na primavera. Tempo sempre nublado com nuvens baixas (aqui percebe-se que a altitude faz com que o teto fique bem baixo). A temperatura já bem agradável quando comparado com segunda-feira, girando entre 14C e 16C. Apenas por volta das 20hs ao sair do trabalho é que percebi estrelas no céu.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia que eu imagino que deve ser padrão em Curitiba na primavera. Tempo sempre nublado com nuvens baixas (aqui percebe-se que a altitude faz com que o teto fique bem baixo). A temperatura já bem agradável quando comparado com segunda-feira, girando entre 14C e 16C. Apenas por volta das 20hs ao sair do trabalho é que percebi estrelas no céu.

 

Tem razão, Bruno, dias assim em Curitiba são bastante comuns na primavera. Em anos de invernos anomalamente quentes e secos

(1995 e mesmo 1994 em agosto, 2007), chega a se ter a sensação de uma primavera mais fria que o próprio inverno, pois os

meses de outono e de primavera em Curitiba, normalmente não apresentam grandes alterações em relação ao padrão histórico.

Curiosamente, o ano 2000 foi uma excessão quanto a outubro e novembro.

Depois de um inverno bastante frio (11,2ºC em julho, frio padrão em agosto e setembro), outubro e novembro foram muito quentes,

com a média em torno de 20ºC (normal + ou - 16ºC em outubro e 18ºC em novembro).

Já vi máximas de 12ºC em novembro (1994), e mínimas de 6ºC em outubro (1994) e novembro (1994 e 1999).

Quanto ao verão, me traz boas recordações um agradabilíssimo janeiro em 2004 (creio), cuja máxima do mês foi

de 29ºC, sendo que no dia 1º, a mínima foi de 10ºC e a máxima foi de 13ºC, com chuva o dia todo, além de muitas

noites estreladas com mínimas de 11ºC e dias azuis ou nem tanto com máximas de 22ºC.

Também me recordo de 8ºC em fevereiro de 1993 e máxima de 15ºC em dois dias consecutivos em fevereiro de 1995.

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

No outono tivemos 2,2ºC em abril de 1999, e 28 dias consecutivos com máximas abaixo de 20ºC entre meados de abril e

maio, no início da década de 2000, creio que 2004.

E quanto às núvens baixas, o que o Bruno constatou é uma grande verdade, a altitude torna bem percepível o respectivo

teto baixo.

Abraço, Bruno!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia que eu imagino que deve ser padrão em Curitiba na primavera. Tempo sempre nublado com nuvens baixas (aqui percebe-se que a altitude faz com que o teto fique bem baixo). A temperatura já bem agradável quando comparado com segunda-feira, girando entre 14C e 16C. Apenas por volta das 20hs ao sair do trabalho é que percebi estrelas no céu.

 

Tem razão, Bruno, dias assim em Curitiba são bastante comuns na primavera. Em anos de invernos anomalamente quentes e secos

(1995 e mesmo 1994 em agosto, 2007), chega a se ter a sensação de uma primavera mais fria que o próprio inverno, pois os

meses de outono e de primavera em Curitiba, normalmente não apresentam grandes alterações em relação ao padrão histórico.

Curiosamente, o ano 2000 foi uma excessão quanto a outubro e novembro.

Depois de um inverno bastante frio (11,2ºC em julho, frio padrão em agosto e setembro), outubro e novembro foram muito quentes,

com a média em torno de 20ºC (normal + ou - 16ºC em outubro e 18ºC em novembro).

Já vi máximas de 12ºC em novembro (1994), e mínimas de 6ºC em outubro (1994) e novembro (1994 e 1999).

Quanto ao verão, me traz boas recordações um agradabilíssimo janeiro em 2004 (creio), cuja máxima do mês foi

de 29ºC, sendo que no dia 1º, a mínima foi de 10ºC e a máxima foi de 13ºC, com chuva o dia todo, além de muitas

noites estreladas com mínimas de 11ºC e dias azuis ou nem tanto com máximas de 22ºC.

Também me recordo de 8ºC em fevereiro de 1993 e máxima de 15ºC em dois dias consecutivos em fevereiro de 1995.

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

No outono tivemos 2,2ºC em abril de 1999, e 28 dias consecutivos com máximas abaixo de 20ºC entre meados de abril e

maio, no início da década de 2000, creio que 2004.

E quanto às núvens baixas, o que o Bruno constatou é uma grande verdade, a altitude torna bem percepível o respectivo

teto baixo.

Abraço, Bruno!

 

HAHAH isso já não é uma memória boa e sim um banco de dados completo :mrgreen:

 

Mas novembro de 2000 ficou marcando pra mim também, foram vários dias de calor de verão, embora nada comparável com 2009.

Link to comment
Share on other sites

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

 

Com certeza! O diferencial de Curitiba para o resto da região sul/sudeste do Brasil em janeiro é muito maior do que em julho. Em janeiro um porto-alegrense pode sair da sua cidade com sol e 36C e chegar em Ctba com chuva e 18C, isto é, uma enorme diferença de 18C!! Em julho isso é impossível de acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Quando penso que o tempo vai estabilizar, na verdade ele vai voltar a instabilizar...vai voltar a chover hoje a noite e amanhã...

 

terrível essa semana....salvo segunda e teça que foram dias bem frios por aqui....

 

ontem foi o ápice da umidade aqui em Joinville...Chãos molhados, vidros embaçados....um horror....

 

Agora tenho 22,6ºC, UR baixou mas o céu permanece fechado...

Link to comment
Share on other sites

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

 

Com certeza! O diferencial de Curitiba para o resto da região sul/sudeste do Brasil em janeiro é muito maior do que em julho. Em janeiro um porto-alegrense pode sair da sua cidade com sol e 36C e chegar em Ctba com chuva e 18C, isto é, uma enorme diferença de 18C!! Em julho isso é impossível de acontecer.

 

Verdade, Bruno. Já aconteceu de eu sair de Caxias do Sul com 22ºC e sol e chegar em Curitiba com 12ºC e garoa; mas coisas assim

sempre acontecem fora dos meses de inverno.

Principalmente entre junho, julho e primeira metade de agosto, a tendência é Caxias ter temperaturas mais baixas, que

a minha amada Curitiba.

Também amo Caxias e o Rio Grande do Sul, por todas as portas que me foram abertas aqui!

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais Agosto (até 24/08):

 

Morro da Igreja SC: 07,0

São José dos Ausentes RS: 09,2

Urupema SC: 09,2

São Joaquim SC: 09,4

Bom Jesus RS: 10,5

Canguçu RS: 10,6

Vacaria RS: 10,7

Lages SC: 11,0

Chui RS: 11,2

Canela RS: 11,2

Lagoa Vermelha RS: 12,0

Major Vieira SC: 12,1

Soledade RS: 12,4

Caçador SC: 12,4

Passo Fundo RS: 12,7

Castro PR: 13,1

Monte Verde MG: 13,5

Inacio Martins PR: 13,6

Campos do Jordão SP: 13,7

Curitiba PR: 13,8

Bagé RS: 14,2

Porto Alegre RS: 14,4

Florianópolis SC: 16,4

São Paulo SP: 17,4

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia que eu imagino que deve ser padrão em Curitiba na primavera. Tempo sempre nublado com nuvens baixas (aqui percebe-se que a altitude faz com que o teto fique bem baixo). A temperatura já bem agradável quando comparado com segunda-feira, girando entre 14C e 16C. Apenas por volta das 20hs ao sair do trabalho é que percebi estrelas no céu.

 

Tem razão, Bruno, dias assim em Curitiba são bastante comuns na primavera. Em anos de invernos anomalamente quentes e secos

(1995 e mesmo 1994 em agosto, 2007), chega a se ter a sensação de uma primavera mais fria que o próprio inverno, pois os

meses de outono e de primavera em Curitiba, normalmente não apresentam grandes alterações em relação ao padrão histórico.

Curiosamente, o ano 2000 foi uma excessão quanto a outubro e novembro.

Depois de um inverno bastante frio (11,2ºC em julho, frio padrão em agosto e setembro), outubro e novembro foram muito quentes,

com a média em torno de 20ºC (normal + ou - 16ºC em outubro e 18ºC em novembro).

Já vi máximas de 12ºC em novembro (1994), e mínimas de 6ºC em outubro (1994) e novembro (1994 e 1999).

Quanto ao verão, me traz boas recordações um agradabilíssimo janeiro em 2004 (creio), cuja máxima do mês foi

de 29ºC, sendo que no dia 1º, a mínima foi de 10ºC e a máxima foi de 13ºC, com chuva o dia todo, além de muitas

noites estreladas com mínimas de 11ºC e dias azuis ou nem tanto com máximas de 22ºC.

Também me recordo de 8ºC em fevereiro de 1993 e máxima de 15ºC em dois dias consecutivos em fevereiro de 1995.

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

No outono tivemos 2,2ºC em abril de 1999, e 28 dias consecutivos com máximas abaixo de 20ºC entre meados de abril e

maio, no início da década de 2000, creio que 2004.

E quanto às núvens baixas, o que o Bruno constatou é uma grande verdade, a altitude torna bem percepível o respectivo

teto baixo.

Abraço, Bruno!

 

HAHAH isso já não é uma memória boa e sim um banco de dados completo :mrgreen:

 

Mas novembro de 2000 ficou marcando pra mim também, foram vários dias de calor de verão, embora nada comparável com 2009.

 

Só espero que, no Futuro, a idade me deixe memória o suficiente para registrar as fortíssimas nevascas que teremos

nos próximos anos! Vai ter granular até em Paranaguá (exagerei, né?! :laugh: ).

 

Abraço, Beto.

Link to comment
Share on other sites

Bela média no MI.

 

GFS 12Z também aponta uma entrada de frio marítimo no início de Setembro !

 

Aliás , como Lages é fria , impressionante...e olha que a cidade deve ter pontos mais mais frios do local onde está sua estação..

Sem dúvida. Lages é um buraco. Se cuidares a estação da RBS, ela afunda muito de noite, e isso que está num ponto alto!!! Não sei quanto à estação do INMET, mas deve cair mais do que a da RBS.

 

Aqui tive mínima de 15,4° e choveu 2,9 mm de manhã. Agora faz 21,4° com 73% e venta de O a 8,2 km/h.

 

Abraços lageanos!

Link to comment
Share on other sites

As rodadas da 12Z convergiram para uma excelente erupção de ar frio já em 96/120h no cone-sul. O potencial do anticiclone poderia atingir até 1031mb continentais entre o Chaco e o oeste do RS! A linha de 0oC em 850mb passa sobre os cerros do sul gaúcho. Foi uma guinada para o frio como há tempos não se via. Os modelos que andavam bastante "xoxos" resolveram em cima do laço convergir para uma incursão com potencial de geadas no RS, SC e o sul do PR entre quarta, quinta e sexta próximas. Veremos a manutenção da tendência.

 

Europeu para quarta-feira 12Z

 

eurset.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Tem razão, Bruno, dias assim em Curitiba são bastante comuns na primavera. Em anos de invernos anomalamente quentes e secos

(1995 e mesmo 1994 em agosto, 2007), chega a se ter a sensação de uma primavera mais fria que o próprio inverno, pois os

meses de outono e de primavera em Curitiba, normalmente não apresentam grandes alterações em relação ao padrão histórico.

Curiosamente, o ano 2000 foi uma excessão quanto a outubro e novembro.

Depois de um inverno bastante frio (11,2ºC em julho, frio padrão em agosto e setembro), outubro e novembro foram muito quentes,

com a média em torno de 20ºC (normal + ou - 16ºC em outubro e 18ºC em novembro).

Já vi máximas de 12ºC em novembro (1994), e mínimas de 6ºC em outubro (1994) e novembro (1994 e 1999).

Quanto ao verão, me traz boas recordações um agradabilíssimo janeiro em 2004 (creio), cuja máxima do mês foi

de 29ºC, sendo que no dia 1º, a mínima foi de 10ºC e a máxima foi de 13ºC, com chuva o dia todo, além de muitas

noites estreladas com mínimas de 11ºC e dias azuis ou nem tanto com máximas de 22ºC.

Também me recordo de 8ºC em fevereiro de 1993 e máxima de 15ºC em dois dias consecutivos em fevereiro de 1995.

Acho que em Curitiba, esse frescor todo em meses em que na maior parte do Brasil já faz razoável calor, contribuem

para a fama de "cidade fria" até mais que o próprio inverno.

No outono tivemos 2,2ºC em abril de 1999, e 28 dias consecutivos com máximas abaixo de 20ºC entre meados de abril e

maio, no início da década de 2000, creio que 2004.

E quanto às núvens baixas, o que o Bruno constatou é uma grande verdade, a altitude torna bem percepível o respectivo

teto baixo.

Abraço, Bruno!

 

HAHAH isso já não é uma memória boa e sim um banco de dados completo :mrgreen:

 

Mas novembro de 2000 ficou marcando pra mim também, foram vários dias de calor de verão, embora nada comparável com 2009.

 

Só espero que, no Futuro, a idade me deixe memória o suficiente para registrar as fortíssimas nevascas que teremos

nos próximos anos! Vai ter granular até em Paranaguá (exagerei, né?! :laugh: ).

 

Abraço, Beto.

 

Não exagerou não, Michel! Se isso acontecer, cai flocos em Joinville :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bela média no MI.

 

GFS 12Z também aponta uma entrada de frio marítimo no início de Setembro !

 

Aliás , como Lages é fria , impressionante...e olha que a cidade deve ter pontos mais mais frios do local onde está sua estação..

Sem dúvida. Lages é um buraco. Se cuidares a estação da RBS, ela afunda muito de noite, e isso que está num ponto alto!!! Não sei quanto à estação do INMET, mas deve cair mais do que a da RBS.

 

Aqui tive mínima de 15,4° e choveu 2,9 mm de manhã. Agora faz 21,4° com 73% e venta de O a 8,2 km/h.

 

Abraços lageanos!

 

A normal 61/90 de LAGES SC :

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Está 01,1 abaixo da normal este mes..!!

Link to comment
Share on other sites

[

Mas novembro de 2000 ficou marcando pra mim também, foram vários dias de calor de verão, embora nada comparável com 2009.

 

Só espero que, no Futuro, a idade me deixe memória o suficiente para registrar as fortíssimas nevascas que teremos

nos próximos anos! Vai ter granular até em Paranaguá (exagerei, né?! :laugh: ).

 

Abraço, Beto.

 

Não exagerou não, Michel! Se isso acontecer, cai flocos em Joinville :laugh:

 

E com direito a algumas polegadas de acumulação, heheheh :laugh:

 

O dia em que acontecer isso, em Caxias e mesmo em Curitiba só sairá de casa quem tiver corrente

nos pneus, isto é, ninguém :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Global do Inpe 12Z suporta os demais modelos globais que sugerem um moderado a forte anticiclone entrando no cone-sul em 96/120h. A longo prazo o modelo volta a mostrar a tendência de uma forte erupção em 288h. Vamos acompanhar, pois o pacífico e especialmente Nino 1+2 estão em queda, podendo juntamente com outros fatores contribuir para pulsos fortes tardios.

Link to comment
Share on other sites

A normal 61/90 de LAGES SC :

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Está 01,1 abaixo da normal este mes..!!

 

Mês mais quente com 20.2C de média... Uma geladeira realmente!

 

Não gosto muito destas denominações europeizadas, mas tivesse Lages a pujança econômica de Joinville, e seria a verdadeira "Manchester brasileira". :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Interessante é ver Lages e Chui empatadas, duas cidades muito diferentes.

 

Lages 27.8° S 900m alt, sendo mais continental.

 

Chui 33.8° S cidade praiana.

 

O mais interessante ainda é ver Canguçu com míseros 464 metros dar um laço nessas duas cidades, sendo que só está no paralelo 31.4 S. Isso só mostra aquela teoria o quanto Brasil teve azar com a neve, principalmente de 2000 pra cá que tivemos várias ocasiões em que batemos na trave.

Link to comment
Share on other sites

Beto, quanto a Canguçu, apesar da altitude modesta em relação ao Nordeste do RS, e ao Planalto catarinense, percebe-se claramente a facilidade que o sul gaúcho tem em receber o ar frio de forma mais intensa e rápida que o resto da região sul. veja que Livramento e Bagé não são nem altas, mas só do fato de estarem um pouquinho mais elevadas que as demais cidades do pampa já tem suas medias reduzidas.

O ar frio quando vem do sul do continente, não encontra barreira até o sul gaúcho, ja que escorre pela áreas baixas do pampa argentino e pela calha do Rio da Prata...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A normal 61/90 de LAGES SC :

 

Jan: 20,2 (15,9 / 26,2 ) - 144,2 mm

Fev: 20,2 (16,3 / 26,1) - 139,9 mm

Mar: 18,9 (15,1 / 24,7) - 115,4 mm

Abr: 16,0 (11,8 / 21,7) - 90,0 mm

Mai: 12,9 (08,9 / 19,0) - 98,2 mm

Jun: 11,0 (07,0 / 17,1) - 94,5 mm

Jul: 10,9 (07,0 / 17,0) - 95,5 mm

Ago: 12,1 (08,1 / 18,2) - 111,4 mm

Set: 13,5 (09,7 / 18,9) - 136,6 mm

Out: 15,5 (11,4 / 21,3) - 152,0 mm

Nov: 17,5 (13,2 / 23,3) - 124,1 mm

Dez: 19,1 (14,7 / 25,1) - 133,8 mm

 

Med Anual: 15,7

Med Min: 11,6

Med Max: 21,6

Chuvas: 1.435,6 mm

 

Está 01,1 abaixo da normal este mes..!!

 

Mês mais quente com 20.2C de média... Uma geladeira realmente!

 

Não gosto muito destas denominações europeizadas, mas tivesse Lages a pujança econômica de Joinville, e seria a verdadeira "Manchester brasileira". :good2:

 

Sds.

 

Não vou nem citar Blumenau e Joinville, e sim se tivesse o desenvolvimento de Brusque ou Jaraguá do Sul ou até mesmo o crescimento econômico de Chapecó já seria algo muito diferente. Essa é a única falha de SC, ter faltado uma colonização germânica na serra, não precisava ser em toda a serra, mas ao menos em uma determinada região dela :yes:

Link to comment
Share on other sites

Interessante é ver Lages e Chui empatadas, duas cidades muito diferentes.

 

Lages 27.8° S 900m alt, sendo mais continental.

 

Chui 33.8° S cidade praiana.

 

O mais interessante ainda é ver Canguçu com míseros 464 metros dar um laço nessas duas cidades, sendo que só está no paralelo 31.4 S. Isso só mostra aquela teoria o quanto Brasil teve azar com a neve, principalmente de 2000 pra cá que tivemos várias ocasiões em que batemos na trave.

Isso que a estação do Chuí está na beira da praia. Fica no balneário de Barra do Chuí. A cidade está a 7 km da orla, e deve estar ainda mais fria na média. Mas não tem estação lá... ao que eu saiba.

 

Hoje tive máxima de 21,7° e deu sol boa parte da tarde. Foi um dia muito agradável. Agora faz 17,3° com 77% e venta de S a 5,8 km/h.

 

Abraços do Chuí!

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha 2011 até agora

Estamos no quarto mês com anomalia negativa!!!

Fato inédito desde que instalei a primeira estação em 2002 !!!!!

NAME: Malharia Anselmi  CITY: FARROUPILHA   STATE: RS  
ELEV:   730 m  LAT:  29° 14' 07" S  LONG:  51° 20' 03" W

              TEMPERATURE (°C), HEAT BASE 18.3, COOL BASE 18.3
                         DEP.  HEAT  COOL                                          
       MEAN  MEAN        FROM  DEG   DEG                        MAX  MAX  MIN  MIN 
YR MO  MAX   MIN   MEAN  NORM  DAYS  DAYS  HI  DATE  LOW  DATE  >=32 <=0  <=0  <=-18 
------------------------------------------------------------------------------------
11  1  28.4  18.6  22.4   1.8     1   128  32.2   8  16.2    1    1    0    0    0
11  2  25.8  18.0  21.2   0.5     5    80  31.0   4  14.2   16    0    0    0    0
11  3  24.7  15.1  19.5   0.3    29    66  29.3  17   9.4   15    0    0    0    0
11  4  22.1  13.3  17.1   0.8    61    26  27.9  17   8.7   24    0    0    0    0
11  5  17.7  10.6  13.7  -0.2   148     4  23.3  25   4.7   30    0    0    0    0
11  6  15.1   7.8  10.9  -1.2   223     2  21.5  19  -1.2   28    0    0    1    0
11  7  15.6   8.3  11.4  -1.0   219     6  24.9  15  -1.2    4    0    0    2    0
11  8  16.4   8.0  11.7  -1.0   159    10  27.4  16   0.3   21    0    0    0    0
11  9
11 10
11 11
11 12
------------------------------------------------------------------------------------
       20.8  12.5  16.1   0.0   845   323  32.2 JAN  -1.2  JUL    1    0    3    0

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.