Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FALTA O VENTO MINUANO MODERADO A FORTE. POR ORA SÓ A CUNHA DE AR FRIO ESTÁ ENTRANDO, FALTA ESFRIAR EM ALTITUDE. MAS CREIO QUE TEREMOS A NEVE DEPOIS DAS 2 DA MADRUGADA.

 

 

O que causou esse avanco tao lento assim do ar frio?? Os modelos previam o ar frio entrando mais devagar, mas nao tanto assim. Isso se demonstra tambem no "erro" dos modelos quanto as temperaturas em altitude, e principalmente em 850...

 

Existe algum tipo de bloqueio em altitude do Parana para cima?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ar frio segue ingressando pela faixa oeste do PR. Aqui tenho 13,8°C com céu nublado e o vento sopra constante de SW. Estações meteorológicas do Simepar marcam agora 11,2°C em Foz, 10,8°C em Cascavel e 12,1°C em Umuarama. Estou curioso para saber, caso o céu continue nublado o domingo inteiro, como serão as máximas!

 

Cascavel e Foz devem ter geada certa na segunda e talvez terca. Dai pra cima ja nao sei, Campo Mourao e Cianorte talvez fiquem bem no limite...

O que voce acha Igor??

Em julho de 2009 o ar frio veio muito intenso ate a metade do Parana, e depois "recuou". No norte do Parana nem chegou a ser um frio marcante!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, pelo que percebi vai limpar sim na metade norte do PR no domingo a noite, podendo gear muito fraco apenas na terça-feira. Na região de Foz e Cascavel é geada na certa segunda e terça.

 

Hoje passou uma reportagem no Paraná TV sobre o milho em nossa região, totalmente queimado pela geada do início da semana e agora agonizando com o excesso de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem pessoal, mas depois dessa informação eu acredito em algo até mesmo para POA. Falta só uns 2 graus!! A queda é lenta, mas constante. E a umidade se mantém, voltou a garoar aqui em casa, com 6,1C. Quem sabe a atmosfera fica levemente negativa e a temperatura na casa dos 4C por aqui?? Quem sabe??? É o meu feeling.

Link to comment
Share on other sites

Ta rolando um video de neve em gramado q dizem ser de hj..procede??

 

Upload foi feito quatro horas atrás, quando não tinha condição.

 

Mais. Meio mundo está em Gramado. Tivesse nevado lá e o Twitter estaria bombando de relatos. Até agora, zero.

 

Tá rolando ainda uma foto de suposta neve em Nova Prata que, na realidade, mostra a Praça de São Joaquim.

 

BRIGADA ANTI-FAKE !!!

Link to comment
Share on other sites

Farroupilha 2,9°C, garoa.

 

Ainda muito pessimista ?

 

Radar mostrando precipitação no Centro do Estado e parte do Sul. Vai seguir esfriando e ainda com precipitação. Chance de nevar em POA é remota, mas tecnicamente já não é descartável.

Pessimista? A animação do satélite me preocupa. Tu vais me fazer ficar acordado? Já dei azar em Cambará :cray:

Link to comment
Share on other sites

Pessimista? A animação do satélite me preocupa. Tu vais me fazer ficar acordado? Já dei azar em Cambará :cray:

 

Garoando em Iraí, Santa Rosa, Ijuí, Porto Alegre, etc. Radar mostra instabilidade no Centro do Estado. Última, última coisa que faria seria descartar neve na Serra nas próximas horas. Há dois problemas pras próximas 3 horas: frio em altura não é ainda o ideal e nuven são ralas (baixas) com garoa fraca. Camada baixa, contudo, está muito fria. Para nevar nestas condições ideal seria estar negativo. Mas estando POA com 5,5 e garoa, ao nível do mar, eu ficaria de olho. Cambará foi azar mesmo. Nevou em vários cantos da Serra. Sobre ficar acordado, decisão de cada um. Eu vou. O Marcos está no alto do Morro da Polícia, a 300 metros, de máquina em punho, esperando fotografar a neve nos cerros de Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Estive no Iguatemi agora. termotmetro marcando 3.0°C ou, num ponto um pouco mais alto, 5.0°C.

confio mais no daqui de casa, 5.7°C. garoava fracamente, quase um sapray.

se esfriou em altitude pode nevar daqui a pouco. neve aqui? não descarto.

vou ficar de plantão até não poder mais.

curioso, nada de vento. Parece que estamos na serra. Ar gelado. Incrível!!!

já vi temp baixa nesta hora, até mais aqui. Mas, com tempo limpo. nublado acho que é a primeira vez que vejo a temp reduzindo com nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

 

O Marcos está no alto do Morro da Polícia, a 300 metros, de máquina em punho, esperando fotografar a neve nos cerros de Porto Alegre.

 

 

O Marcos está onde????? Meu deus isso é brincadeira tua ou loucura? Passa por uma baita vila lá perto da Oscar Pereira para chegar no Morro da Polícia, só sei chegar no morro do santuário, no da polícia não, pois passa por muitas vielas e tal...

 

Outra, se vier, acho que vem pro fim da madrugada. Não deixa o homem fazer isto, que vai ser roubado... Eu já fui roubado hoje, e na Cidade Baixa ao meio-dia...

Link to comment
Share on other sites

O Marcos está onde????? Meu deus isso é brincadeira tua ou loucura? Passa por uma baita vila lá perto da Oscar Pereira para chegar no Morro da Polícia, só sei chegar no morro do santuário, no da polícia não, pois passa por muitas vielas e tal...Outra, se vier, acho que vem pro fim da madrugada. Não deixa o homem fazer isto, que vai ser roubado... Eu já fui roubado hoje, e na Cidade Baixa ao meio-dia...

 

Chiste. Brrincadeira. Galinhagem pra cima do Marcola.

 

Conheço aquelas vielas. Subi com o pessoal da Prefeitura para avaliar colocação de estação lá e um dos riscos identificados (grave) foi segurança. É barra pesada. Lamento pelo assalto.

Link to comment
Share on other sites

Pessimista? A animação do satélite me preocupa. Tu vais me fazer ficar acordado? Já dei azar em Cambará :cray:

 

Garoando em Iraí, Santa Rosa, Ijuí, Porto Alegre, etc. Radar mostra instabilidade no Centro do Estado. Última, última coisa que faria seria descartar neve na Serra nas próximas horas. Há dois problemas pras próximas 3 horas: frio em altura não é ainda o ideal e nuven são ralas (baixas) com garoa fraca. Camada baixa, contudo, está muito fria. Para nevar nestas condições ideal seria estar negativo. Mas estando POA com 5,5 e garoa, ao nível do mar, eu ficaria de olho. Cambará foi azar mesmo. Nevou em vários cantos da Serra. Sobre ficar acordado, decisão de cada um. Eu vou. O Marcos está no alto do Morro da Polícia, a 300 metros, de máquina em punho, esperando fotografar a neve nos cerros de Porto Alegre.

 

Acho que é gozação tua, Alexandre. Só se o Marcos tiver uma metralhadora para evitar um assalto. Afinal, ladrão não descansa.

Eu, fico aqui no Morro Santana, com olho voltado pra rua. a mulher fica louca diz que perdi o juizo.Mas, tá um ar geladão lá fora, tá nublado. Falta vento e uma garoa maior. coisa maluca esta. Só posso ter sido esquimó em outra vida :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Sobre nuvens pouco desenvolvidas:

 

No domingo passado, vindo de Urubici com céu limpando cheguei em Vacas Gordas e observei que a camada de nuvens que voltava a fechar o céu era muito rala. Cheguei no Cruzeiro e passei pelo Snow-Valley quando vi a primeira pancada de neve. Nevava em SJ naquela noite com aberturas de céu claro e via que eram nuvens baixas. Mesmo no amanhecer, entre SJ e Urubici, com aquele céu abrindo via as nuvens ralas, e vez ou outra essas nuvens produziam uma pancada de neve com sol.

Link to comment
Share on other sites

Negativou em Quaraí e Bagé! 1,0 em Jaguarão e 1,9 no Chuí

 

Queda forte de temperatura em uma hora tanto em Bagé como em Quaraí. Núcleo intenso da massa de ar frio começa a ingressar pela fronteira. Imagina quando encontrar essa umidade aqui no RS ? Limpará rápido ou trará neve ?

 

Previsão mais fácil: seca e não neva.

 

Previsão mais arriscada: neva com o ar frio invadindo a frente.

Link to comment
Share on other sites

Estive no Iguatemi agora. termotmetro marcando 3.0°C ou, num ponto um pouco mais alto, 5.0°C.

confio mais no daqui de casa, 5.7°C. garoava fracamente, quase um sapray.

se esfriou em altitude pode nevar daqui a pouco. neve aqui? não descarto.

vou ficar de plantão até não poder mais.

curioso, nada de vento. Parece que estamos na serra. Ar gelado. Incrível!!!

já vi temp baixa nesta hora, até mais aqui. Mas, com tempo limpo. nublado acho que é a primeira vez que vejo a temp reduzindo com nebulosidade.

 

hahaha!! Quase todos os bazianos de POA estavam no Iguatemi!!

 

Gurizada, noite inédita em POA. Termômetro do meu carro marcando 6C (deve-se diminuir 1C para ter o real) com asfalto todo molhado, céu chapadão e chuvisqueiro. IMPRESSIONANTE!!

 

A serra está chegando no ponto da neve. Liguei para o meu sogro em Caxias e ele diz que lá chuvisca, também. Anselmi, não sei quanto à intensidade, mas considero certo que haverá neve na serra.

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, semana passada quando cheguei no Cruzeiro e o carro baixou para 2oC tive a primeira pancada de neve grossa misturada a chuva.

Vou ficar de olho !!!

Acredita que semana passada eu tinha reservado hotel no Rio do Rastro e devido a minha esposa ter compromisso na segunda a tarde, acabei indo para Cambará que fica à 1:30 h daqui. Quando vi teu post da neve no Cruzeiro, eu queria me matar.

 

Agora 2,6°e garoa bem fina. Vento começa a virar de SSE par S. Acredito que entre 4 e 5 da matina, negative em 900 mb, se tivermos umidade......

Link to comment
Share on other sites

O Marcos está onde????? Meu deus isso é brincadeira tua ou loucura? Passa por uma baita vila lá perto da Oscar Pereira para chegar no Morro da Polícia, só sei chegar no morro do santuário, no da polícia não, pois passa por muitas vielas e tal...Outra, se vier, acho que vem pro fim da madrugada. Não deixa o homem fazer isto, que vai ser roubado... Eu já fui roubado hoje, e na Cidade Baixa ao meio-dia...

 

Chiste. Brrincadeira. Galinhagem pra cima do Marcola.

 

Conheço aquelas vielas. Subi com o pessoal da Prefeitura para avaliar colocação de estação lá e um dos riscos identificados (grave) foi segurança. É barra pesada. Lamento pelo assalto.

Hahaha!! Era capaz de eu ir ver neve e encontrar Jesus Cristo, hehe. Bruno, também lamento pelo teu assalto... :negative:

 

Mas pelo quadro, realmente, a neve não pode ser descartada em POA. Dose seria ficar acordado. Vou botar para despertar no amanhecer e ver como estará.

 

Pena que a queda freiou. Está 6,0°. Todos os relógios de rua que via agora à noite estão entre 3° e 5°. Fantástico!! Nunca vi friozão assim com tempo fechadão e úmido.

 

A novidade é o vento. A partir das 22 h passou a predominar o vento O. O bom é que isso seca a atmosfera e, caso a chance de neve aumente, torna ela mais viável. Agora venta de NO a 5,3 km/h.

 

A MetSul dá máxima de 13° para cá amanhã e 12° na maior parte da cidade. Meu palpite é 2° a menos do que isso. Se não secar direito creio que não bate nem mesmo 10°.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Estive no Iguatemi agora. termotmetro marcando 3.0°C ou, num ponto um pouco mais alto, 5.0°C.

confio mais no daqui de casa, 5.7°C. garoava fracamente, quase um sapray.

se esfriou em altitude pode nevar daqui a pouco. neve aqui? não descarto.

vou ficar de plantão até não poder mais.

curioso, nada de vento. Parece que estamos na serra. Ar gelado. Incrível!!!

já vi temp baixa nesta hora, até mais aqui. Mas, com tempo limpo. nublado acho que é a primeira vez que vejo a temp reduzindo com nebulosidade.

 

hahaha!! Quase todos os bazianos de POA estavam no Iguatemi!!

 

Gurizada, noite inédita em POA. Termômetro do meu carro marcando 6C (deve-se diminuir 1C para ter o real) com asfalto todo molhado, céu chapadão e chuvisqueiro. IMPRESSIONANTE!!

 

A serra está chegando no ponto da neve. Liguei para o meu sogro em Caxias e ele diz que lá chuvisca, também. Anselmi, não sei quanto à intensidade, mas considero certo que haverá neve na serra.

Garoa!!!!!Faz 2,5 na estação a 730m e 2,1 aqui em casa a 765m.

Link to comment
Share on other sites

Minhas médias nos últimos 7 dias (26/6 - 2/7):

 

mínima: 6,9°

 

máxina: 13,0° :good2:

 

simples: 9,95°

 

Ou seja: média ponderada no INMET provavelmente em 9°. Anomalia de -5°/-5,5°!!

 

Destaque para duas máximas em 10°.

 

E a média ainda por cima vai baixar bem mais!! Essas duas semanas em POA terão média abaixo da normal de SJ!!! :shok:

 

Ainda 6,0°.

Link to comment
Share on other sites

Minhas médias nos últimos 7 dias (26/6 - 2/7):

 

mínima: 6,9°

 

máxina: 13,0° :good2:

 

simples: 9,95°

 

Ou seja: média ponderada no INMET provavelmente em 9°. Anomalia de -5°/-5,5°!!

 

Destaque para duas máximas em 10°.

 

E a média ainda por cima vai baixar bem mais!! Essas duas semanas em POA terão média abaixo da normal de SJ!!! :shok:

 

Ainda 6,0°.

De 1949 até hoje, a média mais baixa de POA foi em julho de 1955, 10,8.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela solidariedade. É bem chato chegar no carro depois do almoço e ver a porta arrombada e a mochila e o casaco canadense que estavam na mala levados... Nunca mais deixo nada no carro, nem no porta-malas!

 

Vou dormir, pois a queda diminui, e se houver algo será certamente a partir do fim da madrugada. Vou ver se acordo para ver. Boa noite e boa sorte aos que ficam. Vou com 5,9 e um céu que mudou um pouco. Passou a chuva, a umidade parece que diminuiu um pouco e há uma nebulosidade mais baixa de nuvens rápidas e esparsas vindo de oeste, somadas a uma camada mais alta e regular de nebulosidade.

 

Boa noite a todos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.