Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Não sei se o modelo continua subestimando, mas pelo GFS 18Z a linha de 0oC em 850 só começa a tomar conta da serra gaúcha no domingo 12Z. Será mesmo? Estou achando o avanço projetado muito lento pelo que se verifica agora. Veremos se o modelo vai acertar. Torço para que esteja errado! O frio deveria estar entrando agora...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gente, a patroa já está no carro esperando para sairmos rumo ao shopping, mas eu to aqui lendo as diversas páginas e essas temperaturas memoráveis em POA e em parte do RS!

 

To com receio desta umidade aqui em SC e PR. Não sai de jeito nenhum! Tá com cara que vai ficar um bom tempo aqui ainda.. :negative:

 

To com a previsão do Ronaldo e não abro! O Climerh tá de brincadeira com a previsão deles para cá! ACho que vou dar um print screen na tela de tão ridícula que está!

 

Por aqui, chove ainda...mas não está frio. 16 graus.

Link to comment
Share on other sites

RELATO DE SLEET EM CAPÃO DO LEÃO/RS (35km a oeste de Pelotas)

 

Meu colega de apê é de lá e foi passar o final da semana com a família. Hoje ele me ligou dizendo que houve sleet 2 vezes: a 1ª precipitação durou apenas 1 minuto e ocorreu às 11:30h e a 2ª ocorreu às 13:40h e durou 3 minutos. :good:

 

Opa!!

 

E como tá agora aí em Pelotas, Bruno?

Link to comment
Share on other sites

A maior prova que o modelo está errado é este dado do Anselmi. Pelo GFS, a temperatura em 850 hpa sobre Caxias neste horário é de +5,8C. Duvido!! Se soltarmos um balão de Caxias não vai estar este valor.

 

Aguardando a numérica da 18Z para uma análise completa. De antemão posso dizer que o modelos está subestimando o reforço de quinta/sexta-feira.

Link to comment
Share on other sites

As chances de rolar uma neve inesperada dependem exatamente do erro dos modelos no avanço do frio abaixo de zero em 850 hpa, pegando a atmosfera da Serra ainda repleta de umidade! Até agora parece haver alguma subestimativa, mas as temperaturas ainda não chegaram a zero na camada de nuvens sequer no sul gaúcho!

 

Quanto aos modelos: Pelo GFS a desinteria aguda em processo de cronificação foi substituída por uma forte intoxicação polar no domingo e segunda, seguida de um quadro de dor de barriga leve crônica, he he he! :cray:

 

O novo pulso seria mais uma manutenção de um bom frio durante a semana do que a pancada mostrada até a 0Z! Portanto a semana mais fria desde 2000 (POA com todas as mínimas abaixo de 2oC e Ctba com duas negativas mais para o final da semana) está sob risco, apesar de eu achar que os dias mais frios desde 2000 serão amanhã e segunda no RS e SC, he he he! Mas vamos aguardar, porque pelo visto ainda há muita água para passar por baixo da ponte (by Caio)!

 

Seguimos curtindo a friaca monumental no RS e seu (lento) avanço ao norte!

Link to comment
Share on other sites

Cenário bonito em poa!! To aqui só atualizando e esperando alguém dar uma notícia boa hehe

 

Imagino aquele pessoal mais velho, bem entendidos do clima, falando: "com chuva e um frio desses, é neve certa na serra!"

 

Desde que as instabilidades entraram no sul, o vento N ta correndo solto aqui. Calor e tempo seco! Mínima de 14.2 C e máxima de 27 C

 

Abraços torcedores!!

Link to comment
Share on other sites

FARROUPILHA 4,3°C COM GAROA E NEVOEIRO

 

A maior prova que o modelo está errado é este dado do Anselmi. Pelo GFS, a temperatura em 850 hpa sobre Caxias neste horário é de +5,8C. Duvido!! Se soltarmos um balão de Caxias não vai estar este valor.

Pelo GFS a temperatura em 925 Mb que é o nivel de Caxias, deveria estar em 6,2°C neste momento. Agora faz 4,2°C.

http://weather.anselmi.com.br/weather/atual.htm

 GFS#                                                      
Latitude:-29.20 Longitude: -51.10 &               
DATA INITIAL TIME: 02 JUL 2011 12Z&
CALCULATION STARTED AT: 02 JUL 2011 12Z&
HOURS OF CALCULATION:          192 &

FIELD  TEMPERATURE    TEMPERATURE    PRECIPITATION 
LEVEL    925 MB         900 MB                
UNITS      DEGC           DEGC           MM   
HR
+  0.      7.6            7.3           1.85
+  3.      8.8            7.6           0.19
+  6.      8.5            7.4           0.20
+  9.      6.7            5.9           0.18
+ 12.      5.7            4.8           0.13
+ 15.      4.2            3.2           0.13
+ 18.      2.7            1.5           0.75
+ 21.      1.7            0.7           0.00
+ 24.      1.2           -0.3           0.00
+ 27.      2.4            0.7           0.00
+ 30.      3.5            1.3           0.00
+ 33.      2.2            0.6           0.00
+ 36.      0.9           -0.2           0.00
+ 39.     -0.5           -1.6           0.00
+ 42.     -1.7           -2.4           0.00
+ 45.     -2.1           -2.7           0.00
+ 48.     -0.9           -2.3           0.00
+ 51.      2.2            0.3           0.00
+ 54.      4.0            1.9           0.00

Link to comment
Share on other sites

6.4°c. A parou um pouco. Mas, a umidade persiste.

vendo o que o AAA colocou, eu já estava verificando a mesma possibilidade de "gelar" por cima da umidade. Há nuvens mais baixas.

se continuar o represamento - quase um "estacionamento"- da umidade, poderemos ter surpresas.

Aliás, quando nevou em Porto Alegre, no passado, dificilmente tínhamos previsão de neve para Porto Alegre. E nevou em 1984.

Mesmo hoje, há dificuldades em prever o fenômeno. Testemunhado até por experientes como o pessoal da Metsul.

Logo, as surpresas pode ser incríveis.

 

temos frio umidade e falta, ainda, frio em altitude.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, chore, rie, role pelo chão! Hoje é teu dia!!! :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

POA é neste momento uma das cidades mais frias do RS, com questão de 1 ou 2 graus mais quente que a serra! Mais frio que Passo Fundo, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, Erechim, Santa Rosa e nem sei mais onde, pelas estações Inmet e as da RBS! Que reza foi essa que ele fez pra o frio vir com tudo em cima de POA hein? Já estou chegando nos 6 graus, chuva não sabe o que é parar. Pelos modelos, cai água do céu durante toda a madrugada. A temperatura vai estancar? Se seguir assim, sei lá a quanto chegaremos.. 3 graus com chuva? :ok: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

Opa!!

 

E como tá agora aí em Pelotas, Bruno?

 

 

Por aqui muito frio e céu encoberto. Tivemos chuviscos durante a madrugada, a manhã e início da tarde, mas depois não precipitou mais.

A máxima extremamente baixa é que foi destaque hoje.

 

Na Embrapa: mín: 6,6ºC e máx: 8,3ºC :shok: onde agora faz 7,1ºC

Na RBS: mín: 7,4ºC e máx: 8,7ºC :shok: onde agora faz 7,7ºC

 

Primeira vez na vida que presencio uma máxima de 8ºC!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o problema é que o frio está sendo represado, ainda. Eu começaria a pensar em neve se houvesse um avanço mais ao norte. Veja que nem esfriou direito no eixo Ausentes/SJ.

 

Então o clima mudou!!!! Por mais que seja um represamento, isso eu nunca vi antes. Máximas igual ou menor que 10C estão ocorrendo todo inverno em POA. Elas inexistiam antes. Chuvas com 8C/7C em POA eram neve em Gramado/Canela, sempre! Não havia represamento!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o problema é que o frio está sendo represado, ainda. Eu começaria a pensar em neve se houvesse um avanço mais ao norte. Veja que nem esfriou direito no eixo Ausentes/SJ.

 

Então o clima mudou!!!! Por mais que seja um represamento, isso eu nunca vi antes. Máximas igual ou menor que 10C estão ocorrendo todo inverno em POA. Elas inexistiam antes. Chuvas com 8C/7C em POA eram neve em Gramado/Canela, sempre! Não havia represamento!

 

o clima não mudou: a situação é que é específica. Ou seja, o frio ainda não entrou com força.

Noutras oportunidade havia umidade e o frio já estava arrasando em altitude.

Logo, mesmo sendo um leigo no assunto, acho que é algo normal o que está ocorrendo.

mas, há algo que está me entusiasmando, o frio já está entrando e gelando camadas superiores e continua a chover aqui com

 

6.4°C :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Não pára de chover, Gamboa. No INMET faz 6,6C.

 

Estou entrado em parafuso com o que está acontecendo, hehehe, mas acho que estamos prestes a ter algo significativo.

 

Vou pro cinema e só volta depois da meia-noite.

 

Antes, uma foto do evento extraordinário que atua sobre o RS:

maxshdbr.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não pára de chover, Gamboa. No INMET faz 6,6C.

 

Estou entrado em parafuso com o que está acontecendo, hehehe, mas acho que estamos prestes a ter algo significativo.

 

Vou pro cinema e só volta depois da meia-noite.

 

Antes, uma foto do evento extraordinário que atua sobre o RS:

maxshdbr.png

 

Também vou dar uma saída. Agora há pouco saí e estava muito frio.

o curioso é que o vento não é forte.

pode ser que haja neve por aí.

se for represada a umidade aqui, poderemos ter algo inédito: uma nevada na serra do sudeste, com acumulação.

Seria o nosso panelão?

saudações invernais!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, chore, rie, role pelo chão! Hoje é teu dia!!! :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

POA é neste momento uma das cidades mais frias do RS, com questão de 1 ou 2 graus mais quente que a serra! Mais frio que Passo Fundo, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, Erechim, Santa Rosa e nem sei mais onde, pelas estações Inmet e as da RBS! Que reza foi essa que ele fez pra o frio vir com tudo em cima de POA hein? Já estou chegando nos 6 graus, chuva não sabe o que é parar. Pelos modelos, cai água do céu durante toda a madrugada. A temperatura vai estancar? Se seguir assim, sei lá a quanto chegaremos.. 3 graus com chuva? :ok: :mosking:

AH MARCOS, CHORE, ESPERNEIE, GRITE, FAÇA A DANÇA DO TIRULIPA, PINTE A BUNDA DE VERMELHO E SAIA GRITANDO INCÊNDIO PELA RUA MEU DEUS QUE HOJE O DIA É SEU!!! AAAAAAAHHHHHHHH

Link to comment
Share on other sites

Ar frio segue ingressando pela faixa oeste do PR. Aqui tenho 13,8°C com céu nublado e o vento sopra constante de SW. Estações meteorológicas do Simepar marcam agora 11,2°C em Foz, 10,8°C em Cascavel e 12,1°C em Umuarama. Estou curioso para saber, caso o céu continue nublado o domingo inteiro, como serão as máximas!

Link to comment
Share on other sites

FARROUPILHA COM CHUVA FRACA E 3,9°CVENTO COM RAJADAS DE 30 KMH. Muito agradável.

 

Cara, eu vi as rajadas que estão dando na tua estação agora. Excelente sinal de advecção! Aqui em POA continua chovendo com 6,5C. Falando com o AAA agora ao fone, eu e ele achamos bem provável uma nevada de rabeira de frente. Há muita nebulosidade no sul do RS indo para o norte e aí na serra a coisa deve continuar legal em termos de umidade até amanhã depois do almoço.

 

O cenário tá ficando propício.

Link to comment
Share on other sites

FARROUPILHA COM CHUVA FRACA E 3,9°CVENTO COM RAJADAS DE 30 KMH. Muito agradável.

 

Cara, eu vi as rajadas que estão dando na tua estação agora. Excelente sinal de advecção! Aqui em POA continua chovendo com 6,5C. Falando com o AAA agora ao fone, eu e ele achamos bem provável uma nevada de rabeira de frente. Há muita nebulosidade no sul do RS indo para o norte e aí na serra a coisa deve continuar legal em termos de umidade até amanhã depois do almoço.

 

O cenário tá ficando propício.

O problema é que a nebulosidade do sul, está se deslocando para leste!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, chore, rie, role pelo chão! Hoje é teu dia!!! :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

POA é neste momento uma das cidades mais frias do RS, com questão de 1 ou 2 graus mais quente que a serra! Mais frio que Passo Fundo, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, Erechim, Santa Rosa e nem sei mais onde, pelas estações Inmet e as da RBS! Que reza foi essa que ele fez pra o frio vir com tudo em cima de POA hein? Já estou chegando nos 6 graus, chuva não sabe o que é parar. Pelos modelos, cai água do céu durante toda a madrugada. A temperatura vai estancar? Se seguir assim, sei lá a quanto chegaremos.. 3 graus com chuva? :ok: :mosking:

AH MARCOS, CHORE, ESPERNEIE, GRITE, FAÇA A DANÇA DO TIRULIPA, PINTE A BUNDA DE VERMELHO E SAIA GRITANDO INCÊNDIO PELA RUA MEU DEUS QUE HOJE O DIA É SEU!!! AAAAAAAHHHHHHHH

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Fui na missa hoje e dei um BERRO no meio da celebração!!!!! (Brincadeira, heheheheheheh :rofl: :mosking: )

 

Falando sério, estava na igreja, nos altos do Petrópolis, e aquele ventinho da serra na cara. Coisa impressionante!!

 

Aqui tenho 7,1° com chuvisco e caindo!!

 

PHP, sai desse inferno e vem para cá!!!!!! Soledade é um inferno!! A Raia da Pedra é o cúmulo do calor represado! Sai daí!!!

 

Abraços congelados!!

Link to comment
Share on other sites

Aee Marquito, até que Soledade não fez tão feio, teve máxima de 7.3º e sensação bem abaixo de zero o dia todo irmão :girlwitch: :dirol: :dirol: .Pior fizeram outras gigantes, com temperaturas acima de 11º como Vacaria,Lagoa Vermelha com 10º, Erechim com 13º e o fiasco mesmo por conta de Ausentes com quase 16º, uma coisa inédita! :negative:

São JOaca quase 14º, eu tive que rirrrrr :onthequiet: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

16h06min

 

Meteorologia mantém previsão de neve, mas para o sul do Estado

Chances de nevar na serra gaúcha neste final de semana são pequenas

 

A chuva que persiste em parte da metade sul do Estado, aliada às baixas temperaturas e à elevada altitude, poderá ocasionar neve granular (semelhante ao granizo, mas menor) nas regiões de Canguçu, no Sul, e Caçapava do Sul, no centro do Estado, ainda neste sábado.

 

Segundo a meteorologista Estael Sias, a temperatura nestas cidades, por volta das 15h30min, era de 4ºC.

 

— As condições para neve são ainda melhores se persistir o chuvisqueiro miúdo no começo da noite, quando a temperatura irá baixar ainda mais — alerta Estael.

 

Já na Serra, onde o Inmet alertava para neve entre sábado e domingo, as chances de ocorrer o fenômeno são pequenas, segundo Estael Sias.

 

Embora haja umidade, a temperatura não é tão baixa quanto o necessário para que a neve ocorra.

 

— A temperatura atual, nas próximas horas e até à noite é muito alta para que haja essa condição. Ainda temos alguma expectativa pequena para a madrugada — explicou Estael.

 

Na região de Bento Gonçalves e Canela os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia registravam, por volta das 15h30min, 8°C e nos altos da Serra, em torno de 10°C.

 

RBS

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3374640.xml

Link to comment
Share on other sites

Acabei de encontrar o Bruno no Iguatemi. Estava saindo de casa para atravessar o shopping e ele me ligou enquanto ia para o cinema. Uma coincidência baziana num dia de frio raro.

 

O relógio junto do Iguatemi está marcando 4°!!! O Bruno tirou um foto e creio que ele vai colocar aqui no BAZ. É incrível, mas na rua o ar gelado é típico da serra. É um frio totalmente estranho para POA. Parece nosso friozão de de manhã cedo, mas molhado.

 

Agora tenho 6,6° e chuvisca fraco. Bizarrice!! No INMET fazia 6,0° às 22 h!! :shok: O Chuí afundou para 2,6° no mesmo horário!!!!!

 

Vento predominante de O e pressão subindo, sinal do avanço do frio. Pressão em 1020,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.