Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Urupema (-9) ~ 28/06/2011


vitor
 Share

Recommended Posts

Estive em Urupema por volta das 7:00 da manhã, vindo direto de Cotia-SP.

Fui direto para o Morro Das Torres o qual eu nunca havia ido, tirei algumas fotos!

O frio era muito forte, porém até que estava suportável, pois não havia quase vento.

Logo na subida do morro vi as encostas com estalactites de gelo enormes,

algumas com 1,5m, algo que nunca tinha visto antes!

Subindo até o topo me deparei com uma poça de água que estava totalmente congelada

uns 4cm de gelo fiquei em cima da poça congelada e tirei umas fotos

Joguei água no vidro do carro e não demorou 1 minuto para congelar!

Obs: no morro das torres só havia uma pessoa, eu esperava ver pelo menos umas 10.

Desci para a cachoeira e vi somente um taxi, e dentro do taxi havia 2 repórteres que estavam esperando alguém

chegar para eles entrevistarem e eu dei a entrevista já que não havia mais ninguém.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3369982.xml&template=3898.dwt&edition=17428&section=213

Cheguei na cidade eram 8:30 da manhã e não havia ninguém também!

Os moradores estavam todos em suas portas olhando a forte geada,

o lago congelou, uma cascata artificial na frente da igreja que fica no centro também.

Sai de Urupema e fui rumo a São Joaquim e foi possível visualizar um pouco de geada,

fiquei no SJ Park Hotel por 1 noite, no dia seguinte acordei e vi a máquina de fazer neve em frente ao hotel,

não imaginava o que era, más já tinha ouvido falar que a prefeitura havia providênciado uma,

segui para o Morro Da Igreja e cheguei lá as 13:00 e estava marcando 0º com chuva e um vento insuportável,

2 carros subiram depois de mim e as pessoas não ficaram 1 minuto fora do carro e entraram de novo de tanto frio!

Eu resisti e fiquei uns 5 minutos, havia algumas poças de aguá congeladas

e foi aí que vi uma coisa que me impressionou uma cachoeira congelada no MORRO DA IGREJA!!!!

Muitos dizem que a cachoeira do Morro Das Torres é a única que congela em território nacional,

porém em uma baixada ao lado esquerdo da pedra furada ví uma cachoeira congelada totalmente!

Tirei fotos e da para perceber que ela está solida e bem branca.

 

Postarei as fotos logo mais! :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E agora a foto mais incrível!

Eu aproximei o máximo que deu, a câmera é boa mais o zoom é fraco.

Queria ir mais perto porém estava com um vento muito forte

essa foi a melhor que consegui tirar

ela está 100% congelada é bem em uma baixada

não duvido de 2 digitos negativos por lá.

cachoeira.thumb.jpg.0b286d473f92ab3ca21516d2bd059767.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

João, se eu tivesse ido de avião seria bom!

hahahaah

Descidi as 16h que iria para Urupema, saí de casa as 21h de segunda de carro para chegar aí a tempo

cheguei no morro eram 7:00 da manhã de terça, só cheguei no centro da cidade as 8:30

cheguei em cima da hora!

por pouco eu não chego a tempo.

Mas com certeza valeu apena essa aventura

800 km para ver tudo isso!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nossa, que espetáculo essa cachoeira congelada !

 

De fato, percebe-se pela foto que ela está numa baixada. É na região do Morro da Igreja ?

 

QUe paisagens sensacionais você testemunhou, algo que certamente quero ver daqui a 15 dias.

 

Valeu pelas fotos ! :clapping: :clapping: :clapping: abraços

Link to comment
Share on other sites

Sim, fica atrás do termômetro do Morro da Igreja

Olhando para a Pedra Furada fica a esquerda uma grande baixada

Agora sempre que alguém subir o morro de uma olhada porque pode ver uma cachoeira congelada!

O ruim é que eu acho muito difícil ir até a cachoeira

porém em um dia claro da para ir :good2:

 

Obs: Eu tirei a foto eram 13:30 e a cachoeira parecía bem sólida, acredito que ela tenha ficado congelada desde o dia que nevou.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Então Marcos

Eu estava com a segunda pele (camiseta e calça)

1 Calça jeans

1 Camiseta de manga curta mesmo

1 Moletom

1 Par de meia de lã

E um par de luvas, somente.

Ano passado peguei uma sensação termica de -30º no Morro Da Igreja, e estava insuportável

e por incrível que pareça, fez -9º em urupema porém sem sensação térmica baixa

eu não sentia nada de vento, estava bem sussegado fiquei 30 minutos, e olha que estava amanhecendo e era a hora mais fria.

Já no Morro Da Igreja fui no dia seguinte e eram 13:00 com a mesma roupa e estava difícil ficar por mais de 2 minutos, tive que pegar 1 cachecol e um gorro isso porque estava 0º, porem um vento forte com chuva fraca que parecia chuva de granizo quando pegava no rosto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vitor, fantástica as fotos! Mas a "cereja no bolo" vai para a cachoeira congelada!!! Demais! Já tinha visto essa cachoeira certa vez que fui ao Morro da Igreja. Demais!

 

Já fui ao Morro da Igreja e nem me dei conta dessa cachoeira. Imagina tomar um banho lá, que delícia ? :laugh:

O incrível é ela ter congelado totalmente, ao contrário da de Urupema que sempre sobra uma água corrente.

Link to comment
Share on other sites

Sim, a foto da cachoeira congelada no Morro da Igreja é a melhor

e também achei incrível que ela tenha congelado por inteiro.

Dizem que a cachoeira que congela de Urupema no ano 2000 ficou 13 dias completamente congelada

imagina essa ai então?

É algo que devemos estudar direito, porque acredito que haja outras coisas que ainda não descobrimos sobre essas regiões

Quem for para o Morro da Igreja nessa onde de frio que está chegando, repare bem na cachoeira! :mail:

Link to comment
Share on other sites

Para ir a serra catarinense vale tudo!

Meu pai também gosta da serra catarinense igual eu

sempre que vamos só ele vai dirigindo, ele não me deixa dirigir

ahhahaha

ele sempre gosta de fazer viagens longas de carro

uma vez saimos de casa 3 da manhã e ele só parou de dirigir quando chegamos no Chuí

mais de 1500 km em um dia!

Sem contar que quando chego na serra esqueço da correria que é uma cidade grande.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Vitor pelos belos registros. Tens o DNA do BAZ no sangue. Gostei muitíssimo das fotos e acredite.... nunca tinha reparado esta maravilha da natureza no alto do MI. Deve ser porque, sempre que subo ao topo do Morro é para registrar uma bela nevada ou alguma geada severa, mas esta sua descoberta é um verdadeiro TESOURO para nós aqui do BAZ. Com certeza esta Cachoeira ainda não tem nome... que tal chamarmos de Cachoeira do Morro da Igreja ou Cachoeira Congelada do Vitor. É uma nova referência no território nacional, pois somente se falava da Cachoeira de Urupema, que aliás, é fantástica quando congela. Mas, como todos podem ver, temos uma diferença aqui. A de Urupema, congela mais pelos cantos e no centro continua correndo água, mas esta está totalmente congelada. Calculo que para congelar deste jeito e por estar localizada em uma baixada longe dos raios solares a temperatura deve ter chegado a incríveis -15°C (quinze graus abaixo de zero)... um verdadeiro FREEZER a céu aberto. Seria legal se a prefeitura de Urubici abrisse uma trilha pelo meio da mata até a cachoeira. É com certeza, mais um ponto turístico no Morro da Igreja e na cidade.

ALÔ, ALÔ SECRETARIA DE TURISMO DE URUBICI, FAÇAM UMA TRILHA ATÉ A CACHOEIRA.

Neste final de semana (domingo e segunda -03 e 04 de julho) quero ver se vou até Urupema registrar a passagem desta poderosa massa de ar polar. Dizem que a temperatura poderá chegar na casa dos

-10°C. Depois, se der tempo quero ver se vou até ao Morro da Igreja ver esta belíssima cachoeira.

VITOR, OBRIGADO POR COMPARTILHAR AS FOTOS AQUI NO BAZ.

VC VAI AO ENCONTRO????

Abçs. nevados.

Link to comment
Share on other sites

Então Evandro, não vou poder ir no encontro, vou estar fazendo um curso

gostaria muito de ir, mas o mês inteiro de julho não vou poder

só volto para essa região em agosto.

E concordo com você, eu acho que a prefeitura deveria fazer uma trilha para a cachoeira

e dar uma melhorada na infraestrutura do morro da igreja, andando por perto do termometro do morro da igreja

eu vi que o fio que passa a temperatura para o termometro está cortado

por isso que não funciona

não custa muito caro melhorar a infraestrutura, são poucas coisas a fazer

Link to comment
Share on other sites

Vitor , q disposição.....800km de estrada não é brincadeira.....É quase como Guarapari - São Paulo......ou Zurich - Amsterdã...

 

Parabens pela viagem

 

abraço

 

Vitor, espetaculares. Meus cumprimentos pela façanha, pois apesar de cansativo, foste bem retribuido.

 

Carlos, de fato. É quase como sair de Zurich e ir para Amsterdã, inclusive a estrada... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.