Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Algumas imagens de Itapevi - 28/06/11


Evandro
 Share

Recommended Posts

Ae, pessoal... como prometido, aqui estão algumas fotos da geada generalizada que teve por aqui durante a madrugada. A mínima foi de apenas 0,1ºC:

 

Meu "pois é":

 

CpiadeDSC00562.jpg

 

CpiadeDSC00561.jpg

 

 

A caminho do trabalho (Nova Itapevi):

 

CpiadeDSC00565.jpg

 

 

Bairro do Itaqui:

 

CpiadeDSC00566.jpg

 

CpiadeDSC00567-1.jpg

 

 

Região central, próximo ao meu local de serviço:

 

CpiadeDSC00569-1.jpg

 

CpiadeDSC00571.jpg

 

CpiadeDSC00572.jpg

 

Espero que curtam as imagens... abraços! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida a ausência de intensa urbanização foi determinante. Belas fotos!

Com certeza. Isso atrapalha bem em CPS.

Valeu Evandro!

A marca de uma noite gelada é a geada sobre os telhados. Todas as vezes que vi aqui em POA foram com mínimas de, NO MÁXIMO, 3°! Tem que rondar 0° para gear nos telhados.

 

Belíssimas fotos!! Parecia a geada que deu aqui no meu bairro em 2009 quando tive 1,5°.

 

Abraços com geada!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Numa das últimas fotos tem uma palmeira ou algo assim, que parece BEM caidinha... será que não negativou naquele local não? :russian:

 

É bem possível, Lucci... aquela planta, depois da geada, teve atestado de óbito confirmado, rs!!! Em vez de plantarem araucárias ou plátanos...

 

Valeu pelos comentários, pessoal!!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Numa das últimas fotos tem uma palmeira ou algo assim, que parece BEM caidinha... será que não negativou naquele local não? :russian:

 

É bem possível, Lucci... aquela planta, depois da geada, teve atestado de óbito confirmado, rs!!! Em vez de plantarem araucárias ou plátanos...

 

Valeu pelos comentários, pessoal!!! :good2:

 

No caminho que vai do BR 116 até o sítio do Dílson Serighelli (sítio-base dos picos Paraná, Caratuva e Itapiroca) tem vários locais com baixadas pouco sombreadas, localizadas entre 800 e 1000m, e cercadas por cumes que vão de uns 1100 a 1800m. Lembro que no início de junho de 2007, eu e mais 2 amigos fomos a pé da BR ao sítio, e no caminho passamos por vários pés de banana. Claro que, dado o friozaço que fez na última semana de maio daquele ano, todos os pés estavam tostados da base ao topo...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Belas imagens evandro, dias frios de inverno e ainda mais com geada sempre dão um toque a mais.

 

Sobre o frio e as bananeiras, já que tocaram no assunto, eu fui pesquisar e achei isso:

 

"Com relação às baixas temperaturas dos meses hibernais, já os dados e informações existentes mostram que a bananeira é bastante sensível e pode Ter a produção prejudicada quando a temperatura média mensal cai abaixo de certos limites. Isso é esperado, vez que o centro de origem da planta não está sujeito a ocorrência de meses relativamente frios, abaixo de cerca de 20 ºC, no inverno.

 

Segundo Wilsie (1966), a bananeira adapta-se bem em regiões tropicais de altitude pouco elevada e terrenos bem drenados e livres de geadas severas, nas proximidades dos trópicos. As maiores produções são altas o ano todo e com o máximo de iluminação solar. As temperaturas médias mensais ótimas estão entre 24 e 29 ºC. Para obter boa produção, são necessárias grandes quantidades de água, cerca de 1900 mm, ou mais, bem distribuídas no curso do ano, tanto, que, quando há estação seca, a irrigação é recomendada.

 

Temperaturas baixas durante a estação hibernal, mesmo que não tragam problemas de queima das plantas causada por geadas, podem prejudicar os frutos em formação. Em regiões de maior altitude, principalmente fora da faixa intertropical, como a região do Vale do Ribeira e sul do Planalto Paulista, estão sujeitas, durante o inverno, a freqüentes invasões de massas de ar frio de origem polar, que trazem intensos abaixamentos das temperaturas. Essas ondas, mesmo que não tragam danos de geada na folhagem, afetam os frutos em crescimento, provocando a conhecida "friagem" que torna o produto impróprio para o comércio, especialmente para o mercado externo.

 

As temperaturas baixas são prejudiciais ao desenvolvimento e qualidade da banana. Seus sintomas mais típicos são definidos na ocorrência do "chilling" de campo. O chilling ou friagem, impede que o fruto atinja a plenitude de crescimento, tornando-o pequeno e de maturação incompleta. O dano causado pelo chilling de campo é função do número de horas com temperaturas baixas, sendo mais citados os índices de 10 a 12 ºC como limites.

 

No preparo da carta de aptidão climática da bananicultura, foram consideradas as exigências dos diferentes cultivares de interesse comercial para o Estado de São Paulo.

 

Limitações Climáticas - Os parâmetros adotados na definição das diferentes faixas de aptidão climática foram os seguintes:

 

a) Temperatura média do mês mais frio (Tmf) = 18 ºC: indica o limite inferior da faixa térmica favorável, considerada ótima à bananicultura. Abaixo desse limite, começam a aparecer problemas de "friagem" nos frutos;

 

b) Tmf = 15 ºC: indica o limite abaixo do qual a bananicultura sofre deficiência térmica, problemas graves com geadas e a área se torna inapta à cultura comercial;"

http://www.ciiagro.sp.gov.br/znmt_macro_6.html

 

Valeu pelas fotos Evandro!!! A natureza dá um show. :good:

Link to comment
Share on other sites

Entretanto, o que mais se vê no litoral de PR e SC, áreas claramente mesotérmicas, são plantios comerciais da dita cuja. Tanto que no litoral do PR, é mais fácil encontrar Banana Chips do que Elma Chips! :mosking:

E nas áreas de planalto perto de Curita e no planalto norte de SC, o pessoal planta bananeira adoidado. Menos que nas áreas baixas, mas planta muito. Evidentemente, sem nenhuma pretensão comercial.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.