Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

As montadoras nacionais cometem atrocidades com os designs e preços de seus carros.

Por essas e por outras que os japoneses e sul coreanos cresceram enormemente(Hyundai, Toyota, Kia, Honda, Nissan)

E digo mais, no máximo em 2 anos, as montadoras chinesas serão lideres de vendas, e com todo louvor.Carros equipadíssimos e baratos, basta ver o Chery QQ.

 

Sobre o tempo, segunda pode bater nos 5 graus a mínima aqui na fronteira. GFS aponta um belo frio para a terceira semana do mês, mas ainda tá longe.

Link to comment
Share on other sites

Vicente, por favor,analise de forma imparcial.

Vem cá:S JOaquim está toda em topo?Te peguei não!

Soledade é toda topo? Claro que não meu.Metade da cidade está em topo, e outra metade em baixada, e agora José como fica? O que representa a cidade o topo ou a baixada?SJ representada pelo Inmet ou pelo Cetrejo?

Isto que não engulo; a tendenciosidade.

Taí um peleia bonita se alguém conseguir instlar uma estação em baixada em Ausentes.Ausentes x Urupema, apostem suas fichas.

E mais, infelizmente o pessoal do Tuias desativou a estação, está em reformas por lá, colocaram o termômetro quase dentro do novo restaurante, por isto que estranhei aquelas temperaturas mais elevadas...

 

Paulo, eu não tenho porque não ser imparcial! Não moro em Urupema nem em SJ, não conheço Soledade nem Ausentes, mas pelo Google Earth as duas cidades são predominantemente topos de um Planalto, como SJ. Veja, não estou querendo dizer que são SÓ TOPO! DE JEITO NENHUM! Mas seus relevos não abrigam, na região central, grandes desníveis! O Monte Negro está a 14XX... É o lugar mais alto de Ausentes! O MT tem 1750 m! A cidade de Urupema está a 1350m a sombra deste pico, que fica ao norte, tapando a cidade do sol no inverno! Véio, é o mesmo que querer comparar, por exemplo, o relevo de Teresópolis e Friburgo, na região Serrana do RJ com Curitiba. Pra tu colocar uma estação em topo nestas cidades, tu vai penar! E não vai refletir o que são as cidades: Vales! Soledade, SJ e Ausentes são cidades em topo com alguns lugares em baixada (não falo do Município, mas da cidade onde a maioria da população mora). Urupema, CDJ, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são cidades em Vales (baixadas) com algumas regiões de topo, só isso! :onthequiet: :russian:

 

E voltando a questão das temperaturas mínimas absolutas:

 

O recorde de mínimas em SJ é de -10oC num topo chapado! Cara, isso é animal! Com certeza, na mesma onda de frio as baixcadas do local marcaram -16oC ou coisa o gênero! Não dá para comparar o frio de lá com o Oeste do Estado ou mesmo com o Planalto de Palmas. Cidades em vale com estações em baixada produziram -10oC e -14oC quando Urupema deve ter dado -18oC! Só que única estação da Região de SJ á época era o topo do INMET! Sem falar que agora tem o MI com estação! Esta estação nunca presenciou um onda cavalar como 2000, 1994 (2), 1991, etc... Se este ano quebrarmos este jejum eu tenho certeza que vamos ter mínimas negativas de dois dígitos em Urupema e no MI!!! É isso aí! Nestas MPs animais, a T em 850 hpa chega a valores como -6oC/-8oC na região (o que produz -8oC/-10oC no topo do INMET de SJ e tem potencial de produzir mínimas negativas de dois dígitos em baixadas da região quando o vento acalma) e logo acima, em 800 hpa, é comum está em -12oC/-14oC ( o que deve produzir -15/-17oC no MI, como já foi medido em termômetros sem abrigo pelos milicos)!! Quando o BAZ presenciar isso, a compreensão sobre as dinâmicas de temperatura no sul do BR deverá ficar mais clara!

 

Abraços imparciais! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Será que existem micro-climas?

Voltando de Toledo para Cascavel durante a madrugada, pista dupla :rofl: , fiquei acompanhando o sensor de temperatura do meu carro, que é um 307 (compartilha o mesmo sensor do C4, para quem já viu...): Resultado:

 

 

 

Também tenho um 307 e o termômetro dele é catastrófico. Em dias de sol, marca 4C a mais. Ele só é correto com chuva, carro andando, sem muita claridade. Mesmo de noite, com tempo seco, ele marca uns 2C a mais...

Minha mãe tem um Fiesta da Ford com termômetro. O aparelho é uma merda no sentido técnico, estrito e biológico do termo!! É capaz de alguém verificar o material e sair com as mãos marrons de tão podre. Já vi o aparelho pirar a marcar diferenças de 7° ou 8° em relação ao real, e a variação de temperatura é totalmente fora da realidade, por vezes disparando e estabilizando uns 4° acima, bem como à noite muitas vezes retendo o valor muito abaixo do normal.

 

É tão ruim que eu nem lembro mais de conferir a temperatura.

 

Prefiro colocar um termômetro na janela e fazer um itinerário como fiz na onda de frio de julho de 2009 e que postei no tópico daquele mês: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=6&t=520&start=3780 . Foi divertido!

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Zé, teu post é uma aula, e de facílima compreensão!

 

Valeu Brunão! Tentei ser o mais didático possível, mas acabei esquecendo de contrastar Curitiba com a Serra Fluminense (acho que pelo texto orignal dá para perceber que minha intenção era fazer esta comparação didática)! Véio, o que o pessoal chama aqui em Ctba de "baixada" seria um "leve desnível" ou uma "ladeirinha" na Serra Fluminense! Meu saudoso pai morava num Vale, chamado "VAle do Sol", em Itaipava (município de PEtrópolis), a 817 metros de altitude, com vista para montanhas de 2000 e cercado por morros de 1250 m! O acesso se dava pela Rodovia BR-040 ou pela União Indústria, a 680 metros aproximadamente em ambos os casos! Em aproximadamente 1 km tu chegava a 817m (uma ladeirinha, he he he)! NO centro de Petrópolis tem a Rua Tereza, na qual se sobe 150 metros de altitude em menos de 800 m!Isso é só para exemplificar o quão acidentado é o relevo próximo ao centro da cidade de lá! Não dá para querer dizer que o centro de SJ é semelhante! E é disso que eu estou falando! Véio, em Urupema tu guia 15 minutos em estrada ruim e tá na encruzilhada da Cachoeira que Congela com o Morro das Antenas, a 1600 m aproximadamente!

Link to comment
Share on other sites

Será que existem micro-climas?

Voltando de Toledo para Cascavel durante a madrugada, pista dupla :rofl: , fiquei acompanhando o sensor de temperatura do meu carro, que é um 307 (compartilha o mesmo sensor do C4, para quem já viu...): Resultado:

 

Imagem4.gif

 

A temperatura que na BR chegou a marcar 13°C bateu 20°C assim que cheguei no centro da cidade e permaneceu assim até o momento que estacionei o carro em casa.

 

Nesse trajeto passei pelo simepar (a estação do SIMEPAR marcava 16°C segundo o gráfico do site, no momento). Em casa a mínima não havia baixado dos 18,6°C e quando cheguei estava 19,3°C com o sensor do carro marcando 20°C

 

Conclusão: Moro no pior lugar da cidade para frio, rs. Só pode!

 

 

 

como você montou este sensacional gráfico!? vou tentar fazer um parecido, qualquer dia!

Link to comment
Share on other sites

Soares, meu carro também marca de 1C em 1C e eu também já tive um Stilo que marcava de 0,5C em 0,5C. Para mim a melhor marca em termos de termômetro é a GM. São de 0,5C em 0,5C e são bastante sensíveis à variação da temperatura.

 

Cara, não sabia que tinha feito a viagem entre Aspen e Grand Canyon de carro! Eu fiz quase a mesma coisa só que no sentido contrário e até Vail. Espetacular, não?

 

 

No carnaval deste ano eu estava em Vail e pensei em dar uma esticada até o Grand Canyon pra minha namorada conhecer, mas acabei desistindo e fiz um bate-volta até Aspen que é bem pertinho. No caminho passei por Leadville que é a mais alta cidade americana, a 3026m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/US/CO/Leadville.html

Link to comment
Share on other sites

Vicente, então pq o medo de comparar?

Eu afirmo o contrário que vc.

E de novo por desconhecer minha cidade cometes mais um equívoco.Venha pra cá e verás de perto, na área urbana da cidade existem dezenas de baixadas, em todos os bairros daqui há baixadas, portanto, grande parte da população daqui vive em situação de baixada, isto vc não pode negar. Claro que se tu pegares Urupema que é uma "vilinha", talvez do mesmo tamanho que o Mormaço, ou digo mais, cabe dentro da baixada do Pantera aqui em extensão :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: Itapuca regula com Urupema, e metade da cidade tá em riba dum topão e outra metade num baixadão.

Só falta tu dizeres que o MI representa a cidade de Urubici...

Então meu amigo, tá aí a chance de provar, colocar pingos no i, vamos ver como se comportarão as baixadas de todo o BR este ano.Comparemos!

Link to comment
Share on other sites

Soares, meu carro também marca de 1C em 1C e eu também já tive um Stilo que marcava de 0,5C em 0,5C. Para mim a melhor marca em termos de termômetro é a GM. São de 0,5C em 0,5C e são bastante sensíveis à variação da temperatura.

 

Cara, não sabia que tinha feito a viagem entre Aspen e Grand Canyon de carro! Eu fiz quase a mesma coisa só que no sentido contrário e até Vail. Espetacular, não?

 

 

No carnaval deste ano eu estava em Vail e pensei em dar uma esticada até o Grand Canyon pra minha namorada conhecer, mas acabei desistindo e fiz um bate-volta até Aspen que é bem pertinho. No caminho passei por Leadville que é a mais alta cidade americana, a 3026m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/US/CO/Leadville.html

 

O melhor termômetro de carro que já tive foi o do meu Meriva, que tive entre 2003 e 2006. Ele marcava entre 0,5 e 1,5oC a mais do que o real, mas aera muito previsível! Lembro que em 2004 no I Encontro do BAZ ele marcou -6,5oC no Vale da Neve com o Caio, o Bruno e mais alguém que eu não lembro comigo no carro (as mulheres ficaram nanando!)!

Link to comment
Share on other sites

BrunoSouza, Dsoares, esses sensores da PSA (Peugeot/Citroen) não são ruins não... São péssimos!

O meu marca 40°C todo dia, basta deixar ao sol. Mas a noite ele funciona bem. Funciona bem também em dias de chuva ou em velocidades elevadas. Caso contrário...

Como disse ontem: Cheguei em casa com ele marcando 20°C, na estação estava 19,3°C.

A diferença média, que eu tenho notado, é de +- 1,5°C e em aluguns casos, 2°C a noite com velocidades baixas.

Vocês já devem ter visto o aviso de "risco de gelo na pista" no carro de vocês. O meu já apitou um par de vezes, rs. Já fiquei dando banda no lago a noite, gelada, pra ver a quantos ia, rs. A menor temp. do display foi de 1°C, piscando!

 

Alias, to pensando em trocar de carro. Alguem sabe um em que o sensor de temperatura seja bom? Menos GM, pq a linha de carros deles é muito ultrapassada!

 

 

Eu tenho um Azera e o sensor funciona super bem! Do i30 também funciona bem! Parece que a Hyundai acertou a mão nos termômetros!

Link to comment
Share on other sites

Vicente, então pq o medo de comparar?

Eu afirmo o contrário que vc.

E de novo por desconhecer minha cidade cometes mais um equívoco.Venha pra cá e verás de perto, na área urbana da cidade existem dezenas de baixadas, em todos os bairros daqui há baixadas, portanto, grande parte da população daqui vive em situação de baixada, isto vc não pode negar. Claro que se tu pegares Urupema que é uma "vilinha", talvez do mesmo tamanho que o Mormaço, ou digo mais, cabe dentro da baixada do Pantera aqui em extensão :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: Itapuca regula com Urupema, e metade da cidade tá em riba dum topão e outra metade num baixadão.

Só falta tu dizeres que o MI representa a cidade de Urubici...

Então meu amigo, tá aí a chance de provar, colocar pingos no i, vamos ver como se comportarão as baixadas de todo o BR este ano.Comparemos!

 

 

Pois!!!

Link to comment
Share on other sites

Vicente, então pq o medo de comparar?

Eu afirmo o contrário que vc.

E de novo por desconhecer minha cidade cometes mais um equívoco.Venha pra cá e verás de perto, na área urbana da cidade existem dezenas de baixadas, em todos os bairros daqui há baixadas, portanto, grande parte da população daqui vive em situação de baixada, isto vc não pode negar. Claro que se tu pegares Urupema que é uma "vilinha", talvez do mesmo tamanho que o Mormaço, ou digo mais, cabe dentro da baixada do Pantera aqui em extensão :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: Itapuca regula com Urupema, e metade da cidade tá em riba dum topão e outra metade num baixadão.

Só falta tu dizeres que o MI representa a cidade de Urubici...

Então meu amigo, tá aí a chance de provar, colocar pingos no i, vamos ver como se comportarão as baixadas de todo o BR este ano.Comparemos!

 

Bom, eu posso falar por que conheço bem as citadas regiões.

 

Mas assim como o Vicente não conhece a Soledade, o PH precisa conhecer a serra de SC. PH, tem baixadas com mais de 500m...

 

Urupema conheço como a palma da minha mão e é única! Está envolta a morros de 1600m, 1700m, numa calha, a 1350m. PH, me desculpe, mas é imcomparável. Eu te disse aí em Soledade.

 

Este ano você tem que ir ao ENBAZ, pois além de estar mais que na hora, você nunca foi, não é longe, o povo tem uma baita curiosidade em conhecê-lo, você o pessol e a região.

 

Valerá muito a pena ir a SJ este ano. Vai se vislumbrar e se surpreender com visual. Quando vir a baixada do Snow Valley, vai reanalisar tudo. Aceita a aposta? :good2:

Link to comment
Share on other sites

Ah, sim, mais um detalhe.

 

Uma coisa é a cidade ter muita baixadas e topos. Outra é uma cidade inteira dentro de uma baixada, envolta a morros.

 

Soledade tem muitos topos e baixadas, como uma boa cidade de ALTO de serra e não de planalto.

 

SJ, tem idem, mas menos ondulado. Agora, Urupema, CJ e Lages, por exemplo, as baixadas e topos estão dentro de uma grande baixada.

 

Quem conhece estas cidades pode me dar razão.

Link to comment
Share on other sites

Soares, meu carro também marca de 1C em 1C e eu também já tive um Stilo que marcava de 0,5C em 0,5C. Para mim a melhor marca em termos de termômetro é a GM. São de 0,5C em 0,5C e são bastante sensíveis à variação da temperatura.

 

Cara, não sabia que tinha feito a viagem entre Aspen e Grand Canyon de carro! Eu fiz quase a mesma coisa só que no sentido contrário e até Vail. Espetacular, não?

 

 

No carnaval deste ano eu estava em Vail e pensei em dar uma esticada até o Grand Canyon pra minha namorada conhecer, mas acabei desistindo e fiz um bate-volta até Aspen que é bem pertinho. No caminho passei por Leadville que é a mais alta cidade americana, a 3026m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/US/CO/Leadville.html

Eu tava lá tbem Luba!

Link to comment
Share on other sites

Nem me fale do preço de carros aí nos States, Sílvio... é absurdo de mais barato, eu mesmo teria

dinheiro para comprar uns daí, hehehe ! :good:

 

Sobre a questão de Urupema, fica o meu convite a todos que irão no EBAZ: VAMOS A URUPEMA, VAMOS

CONHECER A GEOGRAFIA DA REGIÃO E TIRAR FOTOS DA ESTAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

E essa baixada aqui, será que é fria!?

 

Vale do Ruah

 

Nos relatos de trilhas pela região, a coisa mais feijão com arroz é ter gente falando que pegou negativa na madrugada nos vales acima de 2500m na região. Dá pra estimar uns 5 graus a menos que em CJ-Vila Inglesa! Lá o clima certamente se divide em 2 estações: inverno e INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

Soares, meu carro também marca de 1C em 1C e eu também já tive um Stilo que marcava de 0,5C em 0,5C. Para mim a melhor marca em termos de termômetro é a GM. São de 0,5C em 0,5C e são bastante sensíveis à variação da temperatura.

 

Cara, não sabia que tinha feito a viagem entre Aspen e Grand Canyon de carro! Eu fiz quase a mesma coisa só que no sentido contrário e até Vail. Espetacular, não?

 

 

No carnaval deste ano eu estava em Vail e pensei em dar uma esticada até o Grand Canyon pra minha namorada conhecer, mas acabei desistindo e fiz um bate-volta até Aspen que é bem pertinho. No caminho passei por Leadville que é a mais alta cidade americana, a 3026m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/US/CO/Leadville.html

Eu tava lá tbem Luba!

 

 

hehehehe será que dividimos umas pistas!? eu fiz 3 dias de snowboard em pista verde e azul e depois 3 dias de ski só nas pretas, ainda preciso melhorar no snowboard! hehehe

Link to comment
Share on other sites

E essa baixada aqui, será que é fria!?

 

Vale do Ruah

 

Nos relatos de trilhas pela região, a coisa mais feijão com arroz é ter gente falando que pegou negativa na madrugada nos vales acima de 2500m na região. Dá pra estimar uns 5 graus a menos que em CJ-Vila Inglesa! Lá o clima certamente se divide em 2 estações: inverno e INVERNO.

 

 

Com certeza um dos lugares mais gelados do Brasil! Ainda vamos instalar uma automática lá! hehehe

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

Link to comment
Share on other sites

Vicente, então pq o medo de comparar?

Eu afirmo o contrário que vc.

E de novo por desconhecer minha cidade cometes mais um equívoco.Venha pra cá e verás de perto, na área urbana da cidade existem dezenas de baixadas, em todos os bairros daqui há baixadas, portanto, grande parte da população daqui vive em situação de baixada, isto vc não pode negar. Claro que se tu pegares Urupema que é uma "vilinha", talvez do mesmo tamanho que o Mormaço, ou digo mais, cabe dentro da baixada do Pantera aqui em extensão :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: Itapuca regula com Urupema, e metade da cidade tá em riba dum topão e outra metade num baixadão.

Só falta tu dizeres que o MI representa a cidade de Urubici...

Então meu amigo, tá aí a chance de provar, colocar pingos no i, vamos ver como se comportarão as baixadas de todo o BR este ano.Comparemos!

 

Bom, eu posso falar por que conheço bem as citadas regiões.

 

Mas assim como o Vicente não conhece a Soledade, o PH precisa conhecer a serra de SC. PH, tem baixadas com mais de 500m...

 

Urupema conheço como a palma da minha mão e é única! Está envolta a morros de 1600m, 1700m, numa calha, a 1350m. PH, me desculpe, mas é imcomparável. Eu te disse aí em Soledade.

 

Este ano você tem que ir ao ENBAZ, pois além de estar mais que na hora, você nunca foi, não é longe, o povo tem uma baita curiosidade em conhecê-lo, você o pessol e a região.

 

Valerá muito a pena ir a SJ este ano. Vai se vislumbrar e se surpreender com visual. Quando vir a baixada do Snow Valley, vai reanalisar tudo. Aceita a aposta? :good2:

Até posso ir à SJ, não duvido do frio daí.Shimutz insisto se têm tanta certeza pq o receio em comparar?E aí eu não estou querendo competir, só estou curioso em ver a teoria ser provada na prática, e não só com relação a Serra do Botucaraí, com relação às baixadas da Serra Gringa o vale das Antas é bem pouco monitorado etc.

Ronaldo não é cansativo, para mim a realidade não cansa.Repito vamos ver este ano, vamos comparar, vamos fazer um ranking.Quem não quer jogar é pq tem medo de perder, este ditado é velho...

OBS:O Pantera é uma panela com 100m de profundidade, o Tuias tem uns 50m, mas existem panelões na região, vc pode conferir no Google Earth, de 200, 300, 400, 500 e até 600m de profundidade aqui.

POis bem 2011 o ano dos panelões.

Link to comment
Share on other sites

Ah, sim, mais um detalhe.

 

Uma coisa é a cidade ter muita baixadas e topos. Outra é uma cidade inteira dentro de uma baixada, envolta a morros.

 

Soledade tem muitos topos e baixadas, como uma boa cidade de ALTO de serra e não de planalto.

 

SJ, tem idem, mas menos ondulado. Agora, Urupema, CJ e Lages, por exemplo, as baixadas e topos estão dentro de uma grande baixada.

 

Quem conhece estas cidades pode me dar razão.

Qual a diferença?

Digo entre estas baixadas.Eu afirmo que o potencial de frio está na baixada em si, não da cidade de estar em baixada...

Frio de baixada é frio de baixada, pode ser em um bairro em um ponto do interior e pronto...

Link to comment
Share on other sites

PARA MIM ESTÁ ENCERRADO. CHEGA DESTA LADAINHA. FIQUE COM SUAS "ENORMES" BAIXADAS. APENAS COLOQUE COM ABRIGO, COMO O DA FOTO QUE POSTASTES A UM TEMPO ATRÁS.

Tá certo Ronaldo, concordo com vc.

Mas o Shima, tá te bajulando pq ele quer ser cidadão de Lages... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :good:

Link to comment
Share on other sites

Soares, tu falas daquela que tirei em 2009 quando o meu abrigo gambiarra registrou -9,0C? Tenho algumas aqui:

 

http://img216.imageshack.us/img216/1371/26072009284.jpg

 

http://img216.imageshack.us/img216/4923/26072009280.jpg

 

http://img40.imageshack.us/img40/8997/26072009288.jpg

 

Que geadassa!! Isso foi em junho de 2009??? Eu estive em São Joaquim para tentar ver a branquinha em junho/2009, mas acabei saindo meia hora antes de começar uma paraguaia!!!! No dia seguinte já nao havia mais chance de neve, no entanto eu voltei para SJ e dormi no SJ park. Acordei com tudo nublado, mas sem neve e o carro marcando -2. Fui em direção a Painel e Lages, o tempo abriu e havia geada...peguei geada até próximo de Alfredo Wagner. Neste mesmo dia, soube que em Campo Alegre deu uma geada muito forte, que em alguns locais chegou até a copa das árvores tb!!

 

Mas as fotos que eu me referia eram de uma geada mais fraca, nao sei em que mês. Sei que era uma situaçao de estabilidade climática, ou uma mP beeem velha que ainda sim causou geada no baixadão do Castelinho.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Bravo esteve em testes em Betim desde 2007! Nunca vi tanta enrolacao. A Fiat pareceu uma repartição publica para lançar o carro. Perdeu o timing e clientes. Eu foi um que cansou de esperar.

 

Bruno, também cansei de esperar pelo Bravo. Fiquei entre o Focus e o C4 hatch. Como não tenho família constituída ainda, optei pelo C4 hatch...não tenho muito do que reclamar. Esses dias o cara que vendeu o Stilo para mim me encontrou e perguntou se eu não tinha interesse no Bravo, alegando as qualidades do carro. Educadamente recusei, dada a demora para esse projeto chegar ao Brasil e estar quase findado na Europa (tende a não ser mais fabricado, segundo palavras do presidente da Fiat.)

 

E agora colhem um resultado pífio em vendas, assim como o Linea. Carros que nasceram mortos, principalmente pelos importados de mais qualidade e pelos preços absurdos que as montadoras nacionais insistem em cobrar.

 

Exato. O Linea é a prova de que a Fiat não sabe lidar com sedãs de médio/grande porte, vide Tempra e Marea. O Tempra meus pais tiveram um 2.0 carburado ainda. NUNCA se incomodaram. Confortável demais. Muito bom mesmo. Inclusive a primeira vez que eu e família fomos para Gramado e Canela foi com o Tempra!

 

O Línea foi uma das piores, se não a pior, relação entre publicidade realizada e retorno obtido. Foram infinitas as propagandas feitas passando a idéia de carro inteligente. Em tudo quanto é avião que se entrava aqui no Brasil havia uma foto de um Línea na frente do seu assento. Quantidade de carros nas ruas? Insignificante.

 

Sem contar que lançaram com um motor e logo depois mudaram ao bel prazer deles. E os consumidores que compraram o Linea 1.9 e agora existe o 1.8 16V, tão potente quanto e mais econômico? Ficam com o mico na mão.

 

Com esse dollar baixo desse jeito, e com toda a variedade de importados otimos que existem hoje no Brasil, fica dificil comprar nacional a partir de certa faixa de preco! no geral, o importado esta apenas um pouco mais caro que o nacional, e qualidade quase sempre superior!

Nao preciso nem falar que aqui nos E.U.A o padrao de carro e totalmente outro! O preco entao, chega a ser ridiculo, como o carro brasileiro e caro! E claro que sabemos da enorme carga tributaria que participa disso...

 

Sds.

 

Silvio, e os importados só não vem mais baratos por causa dos carros com preços absurdos dos carros nacionais! Para que eu vou vender um carro importado a 70 mil reais no Brasil se um similar custa absurdos 80 mil (veja um Civic top de linha). Logicamente, vou vender a 79 mil reais, pois meu carro oferece mais e ainda será mil reais mais barato que o semelhante nacional. E eu ganho uma boa gordura de 9 mil reais ainda por cima!

 

Voltando ao tema do tópico, NUVENS acabaram com qualquer mínima expressiva por aqui! agora, nublado, e a mínima fico em torno de 18 graus.. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Também quero saber como se faz esse gráfico! Eu vou pegar um C4 agora no mês que vem.. agora fiquei com medo do termômetro! Um absurdo esses bazianos que escolhem carro por termômetro! hehe :good2:

 

Fábio, estou vendendo o meu!! Único dono hein??? hehehehhehehe :good2:

 

Quero comprar um carro mais alto, não necessariamente precisa ser 4x4, mas que seja mais fácil de eu me deslocar em estradas de terra...

Link to comment
Share on other sites

PH, meu amigo, não é isso, não.

 

Eu te falei aí sobre Urupema. Veja. Ter baixadas não é privilégio de uma cidade. É de de quase todas. Assim como existem baixadas de 300m de desnível aí, existem de 300m na serra de SC.

 

O que eu quero não é disputar valores, dizer quem ganha, mas sim fazer você conhecer outros lugares e ver outras baixadas. Monitorar é mais complicado que apenas ver, apreciar. Entendeu?

 

Agora, se esta baixada é mais fria ou grande que aquela (mais grande está correto, sim :ok: ), daí já não sei nem tem como provar, só supor, isso não vem ao caso. Não quero isso. Mas quem não conhece Soledade ou SC, precisa conhecer para poder debater, se não não saberá do que está falando.

Link to comment
Share on other sites

A data próxima a 20/21 começa a despontar como chave para uma invasão de ar frio mais forte e abrangente.

 

Caio,

Será que chega algo aqui pra gente? Hj em Goiânia estamos com nuvens altas e temperatura de 25,1ºC, bem agradável para o horário.

Abraços

 

Obs: Sobre carros, o 408 da Peugeot está perfeito. E o termômetro marca direitinho.

Link to comment
Share on other sites

Em POA foi o inverso: céu limpo e queda expressiva! Tivemos a primeira mínima de um dígito no Metroclima: 9,1° no Belém Novo! Aqui em casa fiquei em 12,1°. Exatamente o mesmo valor do Menino Deus, como sempre.

 

Agora cravo 20,0° com 60%. Céu limpo e vento SE a 11,9 km/h. Sábado maravilhoso.

Link to comment
Share on other sites

Falando sobre baixadas, Goiânia, uma cidade plana, também as possui. Temos uma diferença aqui entre o morro do mendanha e a baixada so setor Jaó de aproximadamente 150 mts. Jogo futebol num campo próximo a essa baixada e realmente dá uma diferença em torno de 2 a 3ºC em relação à estação do Inmet. Sorte pra quem mora ali perto, mas não espelha o clima de Goiânia.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Também quero saber como se faz esse gráfico! Eu vou pegar um C4 agora no mês que vem.. agora fiquei com medo do termômetro! Um absurdo esses bazianos que escolhem carro por termômetro! hehe :good2:

 

Fábio, estou vendendo o meu!! Único dono hein??? hehehehhehehe :good2:

 

Quero comprar um carro mais alto, não necessariamente precisa ser 4x4, mas que seja mais fácil de eu me deslocar em estradas de terra...

 

Fiz essa troca faz 2 anos. Já te antecipo uma coisa: a tua liberdade é multiplicada pela enésima potência :good2:

Link to comment
Share on other sites

A data próxima a 20/21 começa a despontar como chave para uma invasão de ar frio mais forte e abrangente.

 

Caio,

Será que chega algo aqui pra gente? Hj em Goiânia estamos com nuvens altas e temperatura de 25,1ºC, bem agradável para o horário.

Abraços

 

Obs: Sobre carros, o 408 da Peugeot está perfeito. E o termômetro marca direitinho.

 

 

Muito cedo pra falar em frio por aí, Rodrigo. Vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

Em POA foi o inverso: céu limpo e queda expressiva! Tivemos a primeira mínima de um dígito no Metroclima: 9,1° no Belém Novo! Aqui em casa fiquei em 12,1°. Exatamente o mesmo valor do Menino Deus, como sempre.

 

Agora cravo 20,0° com 60%. Céu limpo e vento SE a 11,9 km/h. Sábado maravilhoso.

 

Por aqui o sábado vai carrancudo e a temperatura pouco subiu..do apartamento sente-se um ventinho frio, mas quero que essas nuvens longe daqui até o anoitecer...

Link to comment
Share on other sites

Também quero saber como se faz esse gráfico! Eu vou pegar um C4 agora no mês que vem.. agora fiquei com medo do termômetro! Um absurdo esses bazianos que escolhem carro por termômetro! hehe :good2:

 

Fábio, estou vendendo o meu!! Único dono hein??? hehehehhehehe :good2:

 

Quero comprar um carro mais alto, não necessariamente precisa ser 4x4, mas que seja mais fácil de eu me deslocar em estradas de terra...

 

Fiz essa troca faz 2 anos. Já te antecipo uma coisa: a tua liberdade é multiplicada pela enésima potência :good2:

 

É exatamente o que quero, Bruno. Até para ir pro sítio da família, em Campo Alegre, o meu carro não colabora muito hehehe

Link to comment
Share on other sites

Soares, tu falas daquela que tirei em 2009 quando o meu abrigo gambiarra registrou -9,0C? Tenho algumas aqui:

 

http://img216.imageshack.us/img216/1371/26072009284.jpg

 

http://img216.imageshack.us/img216/4923/26072009280.jpg

 

http://img40.imageshack.us/img40/8997/26072009288.jpg

 

Que geadassa!! Isso foi em junho de 2009??? Eu estive em São Joaquim para tentar ver a branquinha em junho/2009, mas acabei saindo meia hora antes de começar uma paraguaia!!!! No dia seguinte já nao havia mais chance de neve, no entanto eu voltei para SJ e dormi no SJ park. Acordei com tudo nublado, mas sem neve e o carro marcando -2. Fui em direção a Painel e Lages, o tempo abriu e havia geada...peguei geada até próximo de Alfredo Wagner. Neste mesmo dia, soube que em Campo Alegre deu uma geada muito forte, que em alguns locais chegou até a copa das árvores tb!!

 

Mas as fotos que eu me referia eram de uma geada mais fraca, nao sei em que mês. Sei que era uma situaçao de estabilidade climática, ou uma mP beeem velha que ainda sim causou geada no baixadão do Castelinho.

 

Lembrei! Foi em julho de 2008! Foi quando "descobri" o Castelinho, hehehe. Lembro inclusive da minha empolgação escrevendo sobre o local. Pesquisei no BAZ e encontrei! Olha:

 

"Mauro, o vento apertou a partir das 23hs de ontem e estragou a festa da estabilidade atmosférica. Agora estou 5,7ºC mais quente que ontem para este memso horário e, pasme, 26% mais seco!!!! Minha temperatura agora é 13,7ºC e tenho UR de 48%, jamais vista por mim aqui em Canela neste horário.

 

Apesar de toda esta lambança que o vento fez, trazendo este ar quente e seco do norte, fui à baixada do Castelinho buscar meu digital (achando que iria estar uma M.... tava todo arrependido por causa deste vento. Afinal sair da cama às 7hs da manhã nas férias sucks!!). Não é que chego lá e tem geada mais uma vez!!! Cheguei no digital e a temperatura era de -0,2ºC, sendo que a mínima registrada na madrugada foi de -1,2ºC!!!, praticamente a minha mínima deste inverno (-1,4ºC) aqui na encosta do Quinta da Serra. Enquanto que aqui em casa ventava muito, chegando lá o ar estava estático!!! Sem vento algum!!! Sei lá, acho que tenho que por a minha mão à palmatória quando metia pau no PHP que o mesmo falava que dava geada no Almeida em noite de vento. Agora fico imaginando quanto não faz nesta baixada nas noites em que registro -2,5ºC/-3,0ºC aqui em casa. Seria algo perto dos -8ºC/-10ºC? Não duvido de mais nada em termos de meteorologia. Os microclimas são fodas!!!

 

NÃO É REGRA, SÓ NESTAS CONDIÇÕES DE SECURA EXTREMA. FOI O QUE DEU HOJE AQUI.

 

Outra coisa que impressiona: as diferenças entre estes microclimas. Mínima matinal aqui em casa foi de 12,4ºC à meia noite, enquanto que na baixada (em termômetro desabrigado) a mínima foi de -1,2ºC!!! Diferença de quase 13,6ºC!!!

 

A minha explicação para tamanha aberração da natureza só pode residir no formato da baixada, pois lá no Castelinho há morros para todos os lados. É uma baixada 100% protegida, de 140 metros de profundidade e onde o vento deve passar por cima da mesma, ficando o ar frio acomodado lá embaixo. Se a baixada tivesse uma mínima abertura para o norte (direção média do vento nesta noite), a festa estaria desfeita.

 

Bom, como prova do feito, daqui à pouco posto as fotos.

 

Abraços!!!"

 

As fotos daquele dia:

 

http://imageshack.us/f/135/17072008063qs8.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/my-images/377/17072008061cl9.jpg/

Link to comment
Share on other sites

Graaande, Bruno...realmente é de ficar empolgado quanto ao clima na região do Castelinho....que P*** diferença, mesmo!

 

A partir daí você se empenhou em colocar a estação no Castelinho...

 

Deve haver uns baixadões razoáveis pela região da serra Dona Francisca aqui....Mas o único local seguro que eu consegui colocar foi em um vale/meio baixada....mas vamos ver o que consigo registrar por lá...a mínima até agora é de bons 3,2 graus!

 

E até hoje, qual a mínima absoluta do local?

Link to comment
Share on other sites

A próxima semana vai ser muito boa por aqui. Mínimas próximas ou ligeiramente abaixo de

10 graus a partir de quarta ! E a Mantiqueira vai chegar próximo ou mesmo abaixo de zero.

 

Vai ser o início do inverno climático aqui, com os típicos dias com mínimas entre 9/11C e

máximas de 21/23C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.