Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Neve em Santa Catarina - 04 e 05/08/2010


Caio César
 Share

Recommended Posts

Incrédulo eu lia o BAZ lá pelas 06h00 de quinta-feira e o post do Ronaldo era uma bomba: temperatura negativa e chuva na serra. A expectativa pela neve que já havia caído na noite anterior era enorme. Será que estávamos diante de mais uma imensa frustração? Não, eu estava muito feliz, pois as fotos de Gramado logo postadas pela Metsul confortavam o espírito de que pelo menos em alguns locais a neve havia aparecido de forma mais consistente. Os modelos não mentiam, havia mais frio por chegar

 

Fui trabalhar e por garantia falei a esposa – vou levar mais algum agasalho, pois eu acho que vai nevar e forte. Saí de casa e o termômetro do carro acusava 9oC e chuva em Florianópolis, raríssimo. Quando cheguei na cidade de Palhoça o termômetro havia caído para incríveis 7,5oC sob forte chuva. Pensei – isso não vai dar certo. Nunca presenciei essa temperatura ao nível do mar sob chuva, que eu me lembre. Algo semelhante ocorrera somente em 1990 no famoso 21/07 quando eu também subi a serra, mas isso faz muito tempo...

 

Ligado na rádio e no BAZ ouvi a por volta das 9h30 a notícia de que o Morro da Igreja já estava bloqueado e que a neve começava a aparecer nas partes mais altas da cidade de Urubicí. Informei alguns amigos e...adivinhem o meu destino? hehehehe

 

Na primeira subida de serra, ainda na Grande Florianópolis, fiquei impressionado ao chegar em Rancho Queimado por volta das 10h40 e observar chuva muito forte com a temperatura variando entre 2,5oC e 3,0oC no meu carro.

 

Por volta das 11h30 começamos a subir a Serra do Panelão na SC 430, que liga Urubicí a Bom Retiro pela BR-282. Na parte baixa que fica na altitude de Bom Retiro, por volta dos 850m, o meu carro marcava 3,5oC e a chuva era forte em alguns momentos. Eis que então começamos a subida da serra com alguma expectativa. A certa altitude, acima dos 1000m, os pingos de chuva começaram a ficar “estranhos”. A suspeita aumentou quando os pingos não mais escorriam no pára-brisas, eles começaram a espatifar e ficar no mesmo lugar. Dali em diante a coisa só melhorou. Foi chegar na parte alta do Panelão (1250m) e pimba! Forte queda de capuchos grandes sem parar, ligação para o Bruno e AAA e logo a notícia já estava no BAZ.

 

IMG_0055.jpg

 

IMG_0058.jpg

 

 

Felicidade sob a mais forte pancada de neve na minha cabeça desde setembro de 2006.

 

DSC05797.jpg

 

 

Logo que descemos o Panelão, a chuva continuava em Urubicí com alguns flocos perdidos. Dava para perceber que o ponto da neve estava acima dos 1200m. Sob a informação de que o Morro da Igreja estava com o acesso restrito e muito perigoso resolvemos ir em direção a São Joaquim. Eu sabia que a região de Vacas Gordas não iria nos decepcionar. Como em 2006 foi morro acima e neve forte a cada metro a mais de altitude. No meu carro: 0oC, neve forte e incrivelmente com pouquíssimo vento.

 

DSC05832.jpg

 

 

Bem no começo da acumulação, daí para frente a neve só iria parar na madrugada seguinte.

 

DSC05822.jpg

 

DSC05801.jpg

 

Feliz e a neve acumulando. Nevava intensamente.

 

IMG_0063.jpg

 

Começando a acumular 12h00

 

IMG_0064.jpg

 

Depois de estar satisfeito com a notícia que nevava em tudo que é canto do RS e SC senti confiança e fui almoçar em Urubicí, queria visitar o Morro da Igreja. No restaurante, sob 2oC e chuva as informações continuavam negativas acerca da subida no Morro da Igreja. Resolvi não arriscar, depois do almoço voltamos a visitar a belíssima região entre Urubicí e São Joaquim. A paisagem já começava a mudar e os carros começavam a parar para registrar a neve farta e a acumulação.

 

04082010018.jpg

 

IMG_0065.jpg

 

IMG_0069.jpg

 

IMG_0066.jpg

 

IMG_0070.jpg

 

IMG_0078.jpg

 

IMG_0079-1.jpg

 

IMG_0067.jpg

 

04082010015.jpg

 

Esta imagem retrata um pouco do ponto de acumulação da neve. Eu estava a cerca de 1250m de altitude era possível observar que a neve acumulava bem acima dos 1400/1500m. Nas baixadas a neve era bem molhada, nos picos bem seca.

 

DSC05882.jpg

 

DSC05892.jpg

 

DSC05893.jpg

 

DSC05908.jpg

 

DSC05886.jpg

 

DSC05856.jpg

 

DSC05855.jpg

 

 

Momento lindo e crítico: Serra do Panelão, 16h00. A queda de neve era intensa, os capuchos eram grandes e a estrada começou a se tornar perigosa.

 

IMG_0093-1.jpg

 

IMG_0087-1.jpg

 

Paisagem belíssima sob intensa neve

 

DSC05926.jpg

 

IMG_0086-1.jpg

 

IMG_0091-1.jpg

 

O trânsito de turistas era intenso. Os caminhões começaram a patinar na neve acumulada, trancando alguns pontos da estrada.

 

DSC05933.jpg

 

Logo a frente a estrada fechou. Uma fila de caminhões não conseguia subir mais devido a neve na pista. Abaixo uma foto duzentos metros antes do caos. Não fui preparado, mas tive que dormir em Urubicí. Melhor não arriscar nesses momentos.

 

closed.jpg

 

No dia seguinte acordei por volta das 7h00 e fiz mais um passeio para registrar algumas imagens da neve acumulada no dia seguinte. Com alguns capuchos entre pingos fracos de chuva este era o saldo final de uma nevada que ainda iria cair por mais alguns momentos durante a quinta-feira nas partes mais altas do planalto sul catarinense. As fotos foram realizadas numa altitude entre 1500 a 1580m sob 0oC. Tem menos neve do que nas fotos dos amigos que foram até o Morro da Igreja, mas dá pra perceber que a madrugada foi de neve intensa por essas bandas. Inesquecível 4 e 5 de agosto de 2010. Finalmente a neve apareceu como nas décadas passadas!

 

DSC05953.jpg

 

DSC05952.jpg

 

 

DSC05950.jpg

 

DSC05949.jpg

 

DSC05946.jpg

 

DSC05945.jpg

 

DSC05951.jpg

 

DSC05954.jpg

 

DSC05955.jpg

 

DSC05956.jpg

 

DSC05957.jpg

 

DSC05959.jpg

 

DSC05960.jpg

 

DSC05961.jpg

 

DSC05962.jpg

 

DSC05963.jpg

 

DSC05964.jpg

 

DSC05967.jpg

 

DSC05968.jpg

 

 

A última foto da aventura. O flagrante:

 

Monte Fuji no Brasil

 

fuji4.jpg

 

 

g1Mqz1d3mvM

 

llRMoF3r9gQ

 

epQ8lf0h_kA

 

liVpiQP8XcU

 

4GoMHgY7l2A

 

jO3iWf2jrb8

 

kMEu3SYrXpo

 

RzEYaszfEmY

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu amigos Silvio e Tomasini. Se algum moderador puder me ajudar com os vídeos do Youtube. Não sei porque os quadros dos mesmos não aparecem. Help!

 

Grande Caio ! Para os vídeos do Youtube aparecerem aqui no BAZ, coloque APENAS o código do vídeo entre colchetes.

Deste jeito:

 

Link de um vídeo:

 

Código do vídeo: i1TCMTPbAnA

 

-Aí você coloca apenas este código após clicar na opção do Youtube

Link to comment
Share on other sites

Agora, permitam-me expressar minha sincera felicidade ao ver a volta da neve para aquela região.

 

Estive lá em 2008, como vocês sabem. Nunca na minha vida me senti tão bem em estar num lugar como

naquela oportunidade...e olha que minha pousada era beeeeeem humilde !

 

Entretanto, eu vi como São Joaquim e a região necessitam da neve para aumentar seu turismo. Vejam

bem, é a ÚNICA região no Brasil em que a neve aparece todos os anos, sem excessão, mesmo que seja

uma paraguaia de 20 minutos.

 

Porém, a região já estava ficando com uma fama de ter "neve fake", pois desde 2002 que não ocorria

acumulação expressiva. O povo lá gosta demais de falar sobre antigas nevadas, me contaram com entusiasmo

sobre episódios como os de 1996 e 2000. Muitas coisas em São Joaquim nos remetem a estas nevadas:

Rádio Nevasca, Pastelaria NEVADA, Lanches CAMINHOS DA NEVE, etc...

 

A cidade VENDE esta imagem. Mesmo que não seja uma cidade realmente muito nivosa, a verdade é que

ela já ficou com essa imagem. E como eu adorei aquele lugar ! Torço muito pelo sucesso da região. Logo,

torço muito pelas quedas de neve na mesma, pois isso alimenta e MUITO a economia e a imagem de lá.

 

Não escondo de ninguém o quanto babo ovo para a serra catarinense. PREFIRO MESMO MIL VEZES AQUELE

LUGAR do que qualquer parte da minha Minas Gerais. Eu não nego isso a ninguém.

 

É como o Shima falou uma vez: Eu nasci no lugar errado. Nasci mesmo. :lol:

 

Mas se Deus quiser, ainda morarei lá. Ah, se vou ! E não saio mais ! Não existe clima mais perfeito que o

de SJ e região... o verão é super ameno, o inverno é frio porém não é exageradamente frio, e ainda pode-se

vislumbrar, por vezes, paisagens fantásticas como essas que o Caio postou. Não tenho dúvidas em afirmar que

a serra catarinense, nevada como nestas fotos, bate qualquer outro lugar nevado em termo de beleza :mrgreen:

 

Bom, por hoje chega de pagação de pau :lol: :lol: :lol:

 

mas é isso aí !

Link to comment
Share on other sites

Podes não ter presenciado a neve em pontos mais altos, Caio, mas as imagens estão belíssimas, e isso é fato! Ademais, você presenciou neve forte no durante todo o dai 04 de agosto, registrando a acumulação em Vacas Gordas/Mundo Novo e também no Panelão.

 

Estávamos a uns 1700-1750 metros, e não fosse a bateria da câmera acabar, também registraríamos (em vídeo) a neve forte da manhã do dia 05. Registramos apenas em fotos.

 

E tem mais, você conseguiu captar o Monte Fuji brasileiro. Eu consegui apenas uma imagem dos "Andes Peruanos", que se me permite, postarei abaixo :lol:

 

DSC01508-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Grande Shimutz!!! Agradeço a menção e também o parabenizo pela aventura!! Dormir no Morro da Igreja dentro do automóvel não é pra qualquer um não...

 

Aos amigos mais vídeos:

 

Logo depois da chuva mais abaixo em Urubicí a primeira pancada quando do atingimento do ponto da neve. Ia ficando mais forte a cada metro de altitude:

 

fmimCT-YrSY

 

Mundo Novo - Urubicí 8h00 05/08. Já chovia forte abaixo dos 1300m. Logo próximo deste ponto o Shimutz aproveitava uma pancada forte no Morro da Igreja:

 

TryHyA_3z0k

 

 

xEO3p9w-JwI

 

 

-v0EJaCZrFE

 

 

aEDSF2mrLII

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.