Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Bacana, vamos esperar então pela 00Z. Minha maior torcida no momento é pelo frio no sudeste, já que com relação à neve brasileira, ela já veio com força este ano e a partir de agora o que vier a mais é lucro.

 

Estou gostando muito da previsão de frio do ETA pra cá, com alguns dias de frio e chuva. Seria maravilhoso.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante O ETA!!!!

Na rodada das 12Z do ontem pra São Joaca a temperatura dia 14 variava de quase -6° a quase 0° (máxima negativa!!!)

Para Curitiba dava variação de um pouco menos que 0° e um pouco acima de 10° no dia 15

Para POA variava de 4° a 10°.

Achei que era uma rodada meio isolada....

 

MAS OLHEM A ÚLTIMA!!!

 

São Joaquim

XG06.png

 

Curitiba

XCUR.png

 

POA

XPOA.png

Link to comment
Share on other sites

Impressionante também o GFS 00Z!!!

 

Estou longe de adivinhar rodadas, muito pelo contrário, mas o feeling na noite de ontem de uma convergência do GFS para o padrão europeu realmente aconteceu. A mudança no GFS foi vigorosa, uma verdadeira guinada que há tempos não observava. E mais especificamente a rodada pode ser considerada ESPETACULAR! Cenário aberto para uma nova nevasca pelo GFS 00Z. Pelo modelo as chances de neve começam no final da tarde/noite de sexta-feira, atravessam o sábado e vão até o domingo a tarde! A chance de neve seria ainda mais certa do que na útima ocorrência. Quase inacreditável!!!! Pode ter sido a rodada dos sonhos (provavelmente), aquela extremada que não se concretiza, pois a 06Z não acompanhou em termos de intensidade e duração. Mas como guinada e mudança de rumo do GFS já serviu, e muito. Pois o modelo andava preocupando pela diminuição constante desta erupção de ar frio. E como bem lembrado pelo Rodrigo outro modelo que aumentou o frio foi o ETA20, com uma rodada tão espetacular que dispensa comentários.

 

Mas e os outros modelos?

 

Em todos o frio continua intenso. Houveram algumas variações, em sua maioria diminuindo ligeiramente a intensidade. Variações normais que acontecem entre as rodadas. Pelo padrão europeu as chances de neve não se estendem tanto como na 00Z do GFS. O fenômeno continua com perspectiva de aparecer nos pontos mais elevados do RS e SC entre o final da tarde/noite de sexta e a madrugada e manhã de sábado. O frio intenso se concentra de sexta ao amanhecer de terça. Onde não houver neve, fortíssimas geadas serão registradas e sábado promete ser um dia com máximas baixíssimas, provavelmente será o dia mais frio do ano.

 

E a pergunta que resta: quem está mais próximo do cenário a se concretizar, americano 00Z ou europeu 00Z?

 

Uma rodada como a 00Z do GFS é uma rodada a se desconfiar, sempre. No momento o padrão mais possível se observado o nosso histórico recente caminha na direção do europeu. A grande maioria dos modelos também segue com essa perspectiva. Mas sempre haverão ressalvas e uma guinada dos outros na direção do GFS também não se descarta. Mas em meteorologia cautela e canja de galinha também não fazem mal a ninguém. O cenário mais provável pende para o europeu, enquanto que a nossa torcida agora passa ao GFS 00Z, a rodada mais espetacular deste ano para o frio e a neve no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante também o GFS 00Z!!!

 

Estou longe de adivinhar rodadas, muito pelo contrário, mas o feeling na noite de ontem de uma convergência do GFS para o padrão europeu realmente aconteceu. A mudança no GFS foi vigorosa, uma verdadeira guinada que há tempos não observava. E mais especificamente a rodada pode ser considerada ESPETACULAR! Cenário aberto para uma nova nevasca pelo GFS 00Z. Pelo modelo as chances de neve começam no final da tarde/noite de sexta-feira, atravessam o sábado e vão até o domingo a tarde! A chance de neve seria ainda mais certa do que na útima ocorrência. Quase inacreditável!!!! Pode ter sido a rodada dos sonhos (provavelmente), aquela extremada que não se concretiza, pois a 06Z não acompanhou em termos de intensidade e duração. Mas como guinada e mudança de rumo do GFS já serviu, e muito. Pois o modelo andava preocupando pela diminuição constante desta erupção de ar frio. E como bem lembrado pelo Rodrigo outro modelo que aumentou o frio foi o ETA20, com uma rodada tão espetacular que dispensa comentários.

 

Mas e os outros modelos?

 

Em todos o frio continua intenso. Houveram algumas variações, em sua maioria diminuindo ligeiramente a intensidade. Variações normais que acontecem entre as rodadas. Pelo padrão europeu as chances de neve não se estendem tanto como na 00Z do GFS. O fenômeno continua com perspectiva de aparecer nos pontos mais elevados do RS e SC entre o final da tarde/noite de sexta e a madrugada e manhã de sábado. O frio intenso se concentra de sexta ao amanhecer de terça. Onde não houver neve, fortíssimas geadas serão registradas e sábado promete ser um dia com máximas baixíssimas, provavelmente será o dia mais frio do ano.

 

E a pergunta que resta: quem está mais próximo do cenário a se concretizar, americano 00Z ou europeu 00Z?

 

Uma rodada como a 00Z do GFS é uma rodada a se desconfiar, sempre. No momento o padrão mais possível se observado o nosso histórico recente caminha na direção do europeu. A grande maioria dos modelos também segue com essa perspectiva. Mas sempre haverão ressalvas e uma guinada dos outros na direção do GFS também não se descarta. Mas em meteorologia cautela e canja de galinha também não fazem mal a ninguém. O cenário mais provável pende para o europeu, enquanto que a nossa torcida agora passa ao GFS 00Z, a rodada mais espetacular deste ano para o frio e a neve no Brasil.

Bela análise Caio!

Pelo acoplado em cima do laço, neve dias 13,14 e 15...E a direção do vento será a que a Serra do Botucaraí mostra sua força, oeste/sudoeste. :twisted: :D :geek:

Link to comment
Share on other sites

O GFS dá temperatura de 0° em 850 hpa na divisa de SC com o S do PR no sábado de manhã. Detalhe: tempo fechado desde essa divisa, passando pelo Planalto Sul de SC, Aparados, E do RS e E do Uruguai. Tudo isso com negativo em 850 hpa, mas com modesto pico de -2° na serra gaúcha e no S do RS. E detalhe: muita precipitação, em especial na serra do RS. :D

 

Impressionante secura do ar em Brasília. O ponto de orvalho está em absurdos -8ºC !!!

 

Não consigo imaginar como é estar a uma URA de 4%. :shock: :roll:

Ao sair do carro o sujeito sofre a descarga elétrica de Itaipu!!! :lol: :lol:

 

Do mais, máxima de 17,3° aqui em casa com sol e u.r. mínima de 45%! Agora faz 10,3° com 77% e venta de SSE a 3,5 km/h. Devo ficar em 6,5°/7°.

 

Abraços elétricos!

 

0°C em 850 hPa, aqui na divisa do norte de SC e sul do PR. Então quantos que ficou nessa última agora da semana passada? tivemos Chuva congelada/ neve granular em São Bento, Campo Alegre e na área serrana de Joinville, será que poderemos ter um "repeteco" se confirmar? hummm.

Link to comment
Share on other sites

Pior, variação para POA de 3° a 9° no sábado!! :shock: Pior que tenho um casamento no dia. Se isso acontecer vou ficar com a cabeça presa aqui no BAZ, hehe!!

 

Hoje tive uma excelente mínima: 5,5°! Foi uma das melhores quedas no ano, já que fazia 9,3° à meia-noite! :D

 

Agora esquenta bem e faz 15,3° com 61% e venta de NE a 9,0 km/h. Há poucas nuvens apenas ao norte. Céu praticamente limpo!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante também o GFS 00Z!!!

 

Estou longe de adivinhar rodadas, muito pelo contrário, mas o feeling na noite de ontem de uma convergência do GFS para o padrão europeu realmente aconteceu. A mudança no GFS foi vigorosa, uma verdadeira guinada que há tempos não observava. E mais especificamente a rodada pode ser considerada ESPETACULAR! Cenário aberto para uma nova nevasca pelo GFS 00Z. Pelo modelo as chances de neve começam no final da tarde/noite de sexta-feira, atravessam o sábado e vão até o domingo a tarde! A chance de neve seria ainda mais certa do que na útima ocorrência. Quase inacreditável!!!! Pode ter sido a rodada dos sonhos (provavelmente), aquela extremada que não se concretiza, pois a 06Z não acompanhou em termos de intensidade e duração. Mas como guinada e mudança de rumo do GFS já serviu, e muito. Pois o modelo andava preocupando pela diminuição constante desta erupção de ar frio. E como bem lembrado pelo Rodrigo outro modelo que aumentou o frio foi o ETA20, com uma rodada tão espetacular que dispensa comentários.

 

Mas e os outros modelos?

 

Em todos o frio continua intenso. Houveram algumas variações, em sua maioria diminuindo ligeiramente a intensidade. Variações normais que acontecem entre as rodadas. Pelo padrão europeu as chances de neve não se estendem tanto como na 00Z do GFS. O fenômeno continua com perspectiva de aparecer nos pontos mais elevados do RS e SC entre o final da tarde/noite de sexta e a madrugada e manhã de sábado. O frio intenso se concentra de sexta ao amanhecer de terça. Onde não houver neve, fortíssimas geadas serão registradas e sábado promete ser um dia com máximas baixíssimas, provavelmente será o dia mais frio do ano.

 

E a pergunta que resta: quem está mais próximo do cenário a se concretizar, americano 00Z ou europeu 00Z?

 

Uma rodada como a 00Z do GFS é uma rodada a se desconfiar, sempre. No momento o padrão mais possível se observado o nosso histórico recente caminha na direção do europeu. A grande maioria dos modelos também segue com essa perspectiva. Mas sempre haverão ressalvas e uma guinada dos outros na direção do GFS também não se descarta. Mas em meteorologia cautela e canja de galinha também não fazem mal a ninguém. O cenário mais provável pende para o europeu, enquanto que a nossa torcida agora passa ao GFS 00Z, a rodada mais espetacular deste ano para o frio e a neve no Brasil.

 

 

Meu caneco

 

Já estou iniciando o meu planejamento, separando o vale-neve, para pegar o carro e me mandar pra SJ na sexta, no fim da tarde. Vamos aguardar até quinta a tarde para concretizar o fato. Achei que depois da minha desistência de ir para o morro da igreja no sabado, eu só iria ver um evento parecido somente daqui a 10 anos...hehe

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu olhei o americano ontem e dava neve para a mantiqueira!!!

 

Incrível!!!

 

Já estou indo pra serra na sexta

 

 

tive 4.9°C

 

céu aberto e belo dia!

 

 

so meio perdido nesses modelos , mais o que voce acha que vai acontecer aqui ? temperatura ficara em quantos graus ? devemos esperar até quando os modelos para ter certeza de que a massa chegara ?

Link to comment
Share on other sites

Pior, variação para POA de 3° a 9° no sábado!! :shock: Pior que tenho um casamento no dia. Se isso acontecer vou ficar com a cabeça presa aqui no BAZ, hehe!!

 

Hoje tive uma excelente mínima: 5,5°! Foi uma das melhores quedas no ano, já que fazia 9,3° à meia-noite! :D

 

Agora esquenta bem e faz 15,3° com 61% e venta de NE a 9,0 km/h. Há poucas nuvens apenas ao norte. Céu praticamente limpo!

A mínima aqui na estação do Lucas foi exatamente 10,0° mais alta :D Mínima de 15,5° esta manhã!! Vê se não é de sentar e chorar...

 

Agora 22C :oops:

Link to comment
Share on other sites

ETA = SURREAL ! :shock:

O maior frio do ano disparado... porém, vou esperar até amanhã de noite para ter certeza.

 

Eu já não estou me aguentando...definitivamente, em alguns casos, a Gripe da previsão não tem cura...

Na hora que vi o meteograma para São Joaquim quase tive uma síncope :lol: :o

Link to comment
Share on other sites

O EPAGRI/CIRAM ANTECIPA O FRIO INTENSO E FALA EM MÁXIMAS EM TORNO DE 0° EM SÃO JOAQUIM E 10° NO LITORAL, MAS, AINDA, NÃO COGITAM NEVE.

 

"Frio intenso em SC a partir de sexta-feira!

 

10/08/2010 09:54h

 

O frio intenso retorna a partir de sexta-feira, com formação de geada em todas as regiões de SC. No fim de semana, as temperaturas ficam extremamente baixas na noite e madrugada, abaixo de zero grau no Meio-Oeste e Planalto Catarinense, chegando a - 6ºC em Urubici e São Joaquim e a - 4ºC em Caçador, e não passam de 7ºC nas áreas próximas do Litoral. Durante a tarde o frio continua intenso e as temperaturas máximas ficam em torno de 0ºC em São Joaquim e não passam de 10ºC no Litoral. A intensa massa de ar polar avança pelo sul da Argentina já na sexta-feira (13/08) e, após a passagem de uma frente fria, atinge o Sul do Brasil, mantendo as características de ar polar, seco e extremamente frio.

Alerta para o Mar: Na costa catarinense o mar fica muito agitado a partir de sábado, com altura de onda de 4,0 m no fim de semana.

 

Marilene de Lima / Gilsânia Cruz - Meteorologistas"

Link to comment
Share on other sites

JÁ O GRANDE COUTINHO, COGITA A POSSIBILIDADE DE NEVE!!!

 

DO SITE DA CLIMATERRA

 

"Condições favoráveis a neve no topo do planalto sul, região de S.Joaquim e região de Ausentes/RS no decorrer do sábado. Na maior parte do estado entre sol e poucas nuvens a períodos de nublado. Intenso frio durante todo o fim de semana com mínimas bem negativas em boa parte de SC, especialmente no domingo. Geada ampla em SC. No sábado pode ter mínima abaixo de -6°C na região de S.Joaquim."

 

A METSUL EM SEU SITE TAMBÉM COGITA A POSSIBILIDADE, MAS CLARO, COM MUITA CAUTELA DEVIDO À DISTANCIA DAS DATAS CHAVE.

 

DO SITE DA METSUL:

"O próximo fim de semana deve ser gelado com ar polar sendo impulsionado para o Sul do Brasil pela área de baixa pressão no Atlântico. Por conta da interação de umidade com a circulação de umidade modelos chegam a sugerir desde suas saídas do sábado alguma chance de neve no final da sexta-feira e principalmente no próximo sábado (ver acima projeção do modelo GFS para a madrugada de sábado), mas é cedo para qualquer avaliação aprofundada sobre o fenômeno."

Link to comment
Share on other sites

ETA = SURREAL ! :shock:

O maior frio do ano disparado... porém, vou esperar até amanhã de noite para ter certeza.

 

Eu já não estou me aguentando...definitivamente, em alguns casos, a Gripe da previsão não tem cura...

Na hora que vi o meteograma para São Joaquim quase tive uma síncope :lol: :o

 

Creio que o modelo ainda diminui este frio, porque é quase como Julho-2000 ! :shock:

Link to comment
Share on other sites

O Caio já postou suas analises com louvor, como de praxe, e os principais centros de meteorologia já estão dando como certo o frio... a questão em aberto como sempre é a neve, o frio mais forte do ano já é fato. Eu creio que um anticiclone com o potêncial que vem sendo insistentemente mostrado pelos modelos, cause alguma neve em algum lugar, mesmo sem uma baixa pronunciada.

Link to comment
Share on other sites

Esta um espetáculo fantástico as projeções de neve do ETA!!!

E faltam apenas 3 dias!!!

Este mapa do ETA ;anotem está equivocado...

Se a Serra do Botucaraí ou Grande Soledade(inclui Arvorezinha,Ilópolis, Centro-Serra, Vale do Rio Pardo) não aparecer bem na foto neste fim de semana que vem, entrego o campeonato :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Sei que é cedo, mas se eu for a SJ no sábado pela manhã eu posso perder a neve ou então nem sequer chegar lá pela acumulação?

Melhor ir na sexta a noite ou sábado de manhã?

Alguém mais se programando para ir?

Sds.

 

Tomasini, se eu fosse você iria na sexta. Melhor chance de observar o fenômeno entre sexta e sábado.

Link to comment
Share on other sites

A janela é menor mas está longe de ser pequena. Pelo GFS há chance de neve desde o final da noite de sexta até o final do dia de sábado/madrugada de domingo nos pontos mais altos. Mas acredito que sábado tem tudo para ser a nossa quarta-feira passada.

 

Pelas barbas do profeta! Se ocorrer algo semelhante ao que foi observado quarta e quinta passada, no final de semana ainda, a vontade de subir novamente só aumenta! Esse fim de semana seria complicado para mim, mas nada que uns rearranjos nos compromissos não resolveriam.

Link to comment
Share on other sites

Sei que é cedo, mas se eu for a SJ no sábado pela manhã eu posso perder a neve ou então nem sequer chegar lá pela acumulação?

Melhor ir na sexta a noite ou sábado de manhã?

Alguém mais se programando para ir?

Sds.

 

Tomasini, se eu fosse você iria na sexta. Melhor chance de observar o fenômeno entre sexta e sábado.

 

Já irei programar alguma reserva de hotel lá, para pelo menos dormir descentemente de sexta para sabado.

De sabado para domingo, uma icógnita

Se eu não conseguir nada, paciência...

 

Alguém me indica alguma coisa baratinha, Sao Joaquim, Urubici ou Urupema ?...

Link to comment
Share on other sites

Por esta rodada neva em CDJ na segunda de manhã! SP teria chuva entre 4C e 10C! :lol:

 

 

 

QUERO A MINHA CAMERA NOVA ESSA SEMANA.

 

Imaginem se isso realmente acontecesse,depois de poucos de dias de uma nevasca no Sul,neve na Mantiqueira :mrgreen:

 

Abraços ansiosos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Neve na mantiqueira é surreal demais pra mim, eu não acredito nisso :lol:

 

Agora: É espetacular vermos que é grande a chance do planalto da neve ter mais alguns dias

do fenômeno esta semana, inclusive neve no solo. Mal dá pra acreditar na verdade, visto que no mês

passado ainda estávamos lamentando como uma MP tão potente quanto a daquele mês não trouxe

neve decente pro Brasil. E agora, neste incrível mês de Agosto (da latitude 25S pra baixo), o Brasil

meridional pode mais uma vez ficar branco.

 

Brasil, o país da neve :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nublado e um pouco frio... Pelo menos o final de semana será com o sol e frio.

 

Aquela rodada espetacular da ETA serviu de base as previsões do CPTEC. Muito legal ver uma previsão de -4ºC para Curitiba no site do instituto disponível para todo mundo. 8-)

Link to comment
Share on other sites

E com relação ao frio no Sudeste, ele será forte (muito forte pelo ETA), mas tenho minhas dúvidas se será

o mais intenso do ano. Aqui para Juiz de Fora, eu estimaria mínimas entre 6/8C tanto no domingo quanto

na segunda-feira. O frio se torna bastante noturno, com tardes agradáveis, a partir de terça.

 

Não acredito em geadas para cá. No Sul de Minas, região de Maria da Fé, algo entre 0/-2 é bem possível,

com geadas moderadas a fortes.

Link to comment
Share on other sites

E com relação ao frio no Sudeste, ele será forte (muito forte pelo ETA), mas tenho minhas dúvidas se será

o mais intenso do ano. Aqui para Juiz de Fora, eu estimaria mínimas entre 6/8C tanto no domingo quanto

na segunda-feira. O frio se torna bastante noturno, com tardes agradáveis, a partir de terça.

 

Não acredito em geadas para cá. No Sul de Minas, região de Maria da Fé, algo entre 0/-2 é bem possível,

com geadas moderadas a fortes.

 

Saudades de máximas abaixo dos 10ºC na Mantiqueira...

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ 15hrs AEROPORTOS:

 

27° Maringá

26° Cascavel

25° Foz do Iguaçu

24° Londrina

14° Curitiba

13° São José dos Pinhais

 

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

Maringá,a RP do Paranã :lol:

Na maioria do ano sim, no verão é Foz, ninguém ganha... 8-) 8-)

 

Só passando um Janeiro lá, com média máxima de 33C pra saber. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

E com relação ao frio no Sudeste, ele será forte (muito forte pelo ETA), mas tenho minhas dúvidas se será

o mais intenso do ano. Aqui para Juiz de Fora, eu estimaria mínimas entre 6/8C tanto no domingo quanto

na segunda-feira. O frio se torna bastante noturno, com tardes agradáveis, a partir de terça.

 

Não acredito em geadas para cá. No Sul de Minas, região de Maria da Fé, algo entre 0/-2 é bem possível,

com geadas moderadas a fortes.

 

Saudades de máximas abaixo dos 10ºC na Mantiqueira...

 

 

tomara que esse frio chegue aqui sim tomara , mais esse frio e´com o tempo seco correto no domingo e na segunda ? e chuva sera que cai alguma por aqui ?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.