Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Ok Leandro......penso que Goiânia tenha mais facilidade para tal, não?? Sobre Brasília , com certeza em Aguas Emendadas deve ter feito. Uma vez liguei para o Inmet de Brasilia e me disseraam que lá é bem arborizado e bem mais frio que a aut de Brasília, abraço

 

A estação do inmet de Brasília está bem no centro da cidade, está em local arborizado mas tem bairros em volta do local, já a de Águas Emendadas está em um parque em local mais alto e sem bairros por perto. Fiz uma pesquisa no wunderground e desde julho de 1996 achei 9 dias com máxima abaixo de 20 graus e a menor foi dia 16/05/1997 com 17 graus. Olhei no site do Agritempo também, mas não acho que tenha muita confiabilidade. Em Goiânia deve ser mais fácil no inverno pois está mais ao sul mas no restante do ano aqui é mais propício. Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mera questão de definição, RM de Florianópolis pra mim é Palhoça, São José e Biguaçu e só. Mas em que região do estado ficaria Rancho Queimado, Angelina, Antonio Carlos, S.P. de Alcântara? Serra que não...

 

Já Massaranduba é vale do Itajaí, se é RM de alguma coisa, é de Blumenau ou de Jaraguá.

 

Massaranduba é bem mais ligada com Jaraguá do que com Blumenau. O problema é que segundo uma definição até Jaraguá faz parte da RM de Joinville.

Link to comment
Share on other sites

Mera questão de definição, RM de Florianópolis pra mim é Palhoça, São José e Biguaçu e só. Mas em que região do estado ficaria Rancho Queimado, Angelina, Antonio Carlos, S.P. de Alcântara? Serra que não...

 

Já Massaranduba é vale do Itajaí, se é RM de alguma coisa, é de Blumenau ou de Jaraguá.

 

Massaranduba é bem mais ligada com Jaraguá do que com Blumenau. O problema é que segundo uma definição até Jaraguá faz parte da RM de Joinville.

Historicamente muito mais ligada a Blumenau. Hoje em dia cresceu mais pro lado de Jaraguá creio que só por causa da serrinha da Vila Itoupava onde, por sinal, deve estar bem frio agora. Se está 10°C em Massa, 400m acima deve estar 7°C - 8°C.
Link to comment
Share on other sites

Massaranduba é bem mais ligada com Jaraguá do que com Blumenau. O problema é que segundo uma definição até Jaraguá faz parte da RM de Joinville.

Historicamente muito mais ligada a Blumenau. Hoje em dia cresceu mais pro lado de Jaraguá creio que só por causa da serrinha da Vila Itoupava onde, por sinal, deve estar bem frio agora. Se está 10°C em Massa, 400m acima deve estar 7°C - 8°C.

 

Concordo. Historicamente falando é realmente com Blumenau.

 

Falando em Vila Itoupava, aquilo lá deve ser um gelo em alguns dias. O "centro" da pequena vila é um buraco praticamente. Sem falar que lá tem um restaurante de comida típica que é fora do comum... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mera questão de definição, RM de Florianópolis pra mim é Palhoça, São José e Biguaçu e só. Mas em que região do estado ficaria Rancho Queimado, Angelina, Antonio Carlos, S.P. de Alcântara? Serra que não...

 

Já Massaranduba é vale do Itajaí, se é RM de alguma coisa, é de Blumenau ou de Jaraguá.

 

Massaranduba é bem mais ligada com Jaraguá do que com Blumenau. O problema é que segundo uma definição até Jaraguá faz parte da RM de Joinville.

Historicamente muito mais ligada a Blumenau. Hoje em dia cresceu mais pro lado de Jaraguá creio que só por causa da serrinha da Vila Itoupava onde, por sinal, deve estar bem frio agora. Se está 10°C em Massa, 400m acima deve estar 7°C - 8°C.

 

para finalizar essa assunto que destoa do propósito desse tópico, concordo contigo Rodrigo...Minha percepção sempre foi de que Massaranduba era mais ligada à Blumenau, mas de uns tempos para cá vem se aproximando de Jaraguá e Guaramirim, que quem sabe um dia se conurbem com Joinville. Agora, existe muitas restrições atualmente para que isso ocorra..

 

quanto ao fato da temperatura estar mais baixa na serrinha, creio que deve estar uns 8 graus no máximo...já peguei aquela serra com chuva no inverno, e a diferença era mais ou menos essa entre Massaranduba e o topinho da serra...

 

Fico imaginando, sim, a Serra do Manso em Jaraguá, a serra do Quiriri entre Joinville/Garuva/Campo Alegre, a Serra Dona Francisca e Queimada em Joinville....ali o negócio poderia estar e pode ficar interessante...

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Como está Colombo?? Já está nos 3,0ºC

 

Então, pedi para minha cliente ver o termômetro lá. Ela diz que está perto do traço do zero, mas pouco acima. Pedi para pegar uma lupa... :lol: lá está 4.1ºC, ainda... QB é bem mais fria.

 

pudera, QB está no pé do Anhangava!!

Alguns colegas meus dizem que QB é uma cidade sinistra, tal como Silence Hill. Lá o fog é constante em boa parte do ano e as temperaturas são realmente muito baixas. É o freezer do 1º planalto!!

Link to comment
Share on other sites

O céu limpou de vez por aqui e a superfície está bem mais seca. Mas há uma malditas MM apenas sobre a minha região, pqp!! E tem mais ao sul. É uma praga!! Também há nuvens bem ao norte, em direção à serra.

 

Ainda em 7,3° com 79%. Sem vento no momento, mas ha uma brisa de S e SE. Esse ventinho tem que parar.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Como está Colombo?? Já está nos 3,0ºC

 

Então, pedi para minha cliente ver o termômetro lá. Ela diz que está perto do traço do zero, mas pouco acima. Pedi para pegar uma lupa... :lol: lá está 4.1ºC, ainda... QB é bem mais fria.

 

pudera, QB está no pé do Anhangava!!

Alguns colegas meus dizem que QB é uma cidade sinistra, tal como Silence Hill. Lá o fog é constante em boa parte do ano e as temperaturas são realmente muito baixas. É o freezer do 1º planalto!!

 

 

Piên deve estar com temperarura bem baixa também...

Link to comment
Share on other sites

Pararam os relatos de neve...

Preocupante! :roll:

Sds.

 

Mais uma paraguaia na conta?

 

Acho que não, muito cedo e a umidade forte entra somente depois das 00h00 segundo o GFS.

 

A neve registrada na serra catarinense deve-se a instabilidade em deslocamento para o oceano que chegou a formar um vórtice quando do seu deslocamento continente-mar. É possível observa na sequência de imagens abaixo o vórtice sobre a serra geral que trouxe nuvens mais desenvolvidas e precipitação:

 

sat2-1.gif

 

sat.gif

Link to comment
Share on other sites

Será que já está nevando no Pico Paraná? :shock:

 

http://www.mountain-forecast.com/peaks/Pico-Parana/forecasts/1877

Se for isso, a paisagem santiaguina comentada pelos colegas de Joinville seria uma realidade em Curitiba.

 

O problema é que vai ser neve misturada com chuva!

 

Vamos esperar o grosso da nebulosidade a partir da madrugada... Vai nevar e bem em tudo que é canto em torno de SJ. Nas áreas mais propícias, o amanhecer deve ser branco! Pericó, Vacas Gordas, MI e MT já Devem estar com uma camada boa de neve!

Link to comment
Share on other sites

Será que já está nevando no Pico Paraná? :shock:

 

http://www.mountain-forecast.com/peaks/Pico-Parana/forecasts/1877

Se for isso, a paisagem santiaguina comentada pelos colegas de Joinville seria uma realidade em Curitiba.

 

Paisagem santiaguina uma ova, rs!!!

 

Paisagem resendense, isso sim!

 

neve_serrinha_fel.jpg

 

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

O aeroporto em Porto Alegre tem tempo encoberto e 4ºC :shock:

 

O twitter da Climaterra está bacana !

Em Urupema nevou por mais de 1h entre 21:30 e 22:40, no MI

não se sabe como está (mas estava nevando).

 

Vem mais ! isso é fato...

 

Estes 4C são da base área de Canoas

 

A temperatura estagnou por aqui , está muito húmido!

Link to comment
Share on other sites

Céu mais do que limpo em POA neste momento. Acho que vai abrir na borda sul da serra e, ao invés de neve, teremos geada amanhã.

Recém passamos a meia-noite e estou com 6,6° e 79%! P.o. em 3,2°. Uma bela marca!!

 

Ontem eu tinha 6,4° com 81% na mesma hora. Creio que aquela chuvinha das 19 h por aqui foi a vilã para uma queda maior. Não fosse ela e estaríamos um pouco mais secos e, portanto, um pouco mais frio. O solo está úmido, mas secando.

 

Mal venta: ONO a 1,8 km/h. Essa falta de vento será determinante para uma noite mais fria do que a passada. Vamos ver se vou aos 4,X°. Vou fazer uma aposta: 4,8° de mínima aqui em casa. ;)

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Apertou a chuva aqui em Curitiba, e no decimo terceiro andar face leste, o vento balanca muito as janelas, congelante!!!

 

Pena que amanha as 7AM pego voo pra Bahia pra um evento da faculdade, ao menos nao vai nevar em Pato, mas vou perder o desjejum do BAZ....

 

Abra'cos nivosos!!

 

ps: desculpe acentuacao

Link to comment
Share on other sites

A sensação térmica é baixa no Leste, Oeste, Centro e Sudoeste do Paraná. A sensação ao vento em Curitiba chega a -4°C e em Clevelândia -1. Nestas áreas há combinação de vento forte e temperaturas baixas. A sensação ao vento não é fixa, mas é um indicador de qual seria a temperatura da sensação que temos quando o vento está em contato com a pele. Nos Estados Unidos, há inclusive uma tabela de qual é o tempo necessário para a pele exposta ao vento congelar.

 

Sensação ao vento. Grid entre 01 e 02 horas

Picture3.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.