Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Carlão...fotos da neve na Mantiqueira...já!!! :mrgreen:

 

O meu querido, não é necessario nevar nos lugares mais frios.

 

frio vampiro??

 

sou de uma cidade muito fria: Bagé. Mas, quando se trata de médias, perde feio para muitos lugares.

 

Estou somente brincando com o Carlão. Já o conheço.

 

Esta discussão de CDJ e SJ é tão antiga aqui no BAZ que virou lenda.

Link to comment
Share on other sites

Carlão...fotos da neve na Mantiqueira...já!!! :mrgreen:

 

O meu querido, não é necessario nevar nos lugares mais frios.

 

frio vampiro??

 

sou de uma cidade muito fria: Bagé. Mas, quando se trata de médias, perde feio para muitos lugares.

 

Estou somente brincando com o Carlão. Já o conheço.

 

Esta discussão de CDJ e SJ é tão antiga aqui no BAZ que virou lenda.

 

Só fomentei essa discussão porque o lugar mais frio necessariamente não precisa ter neve.

 

Mas posso estar errado. ;)

Link to comment
Share on other sites

Carlão...fotos da neve na Mantiqueira...já!!! :mrgreen:

 

Quando nevou lá a última vez, minha avó tinha 10 anos. Ela conta hoje com quase 78... :mrgreen:

 

Neve é um indício forte de que o local é muito frio sim, TRoy.

 

Sua avó nasceu em 1975? Não, é pq deu uma nevasca no alto do Itaiaia em 1985...1 metro...e é Mantiqueira !!

 

Em Matão, 27,9°C

Link to comment
Share on other sites

En Uruguay, hubo informes generalizados de aguanieve e incluso nieve mezclada con lluvia en las ciudades en la parte meridional y oriental del país, incluso en la capital Montevideo. A las autoridades educativas locales dos muertes se han culpado en el Uruguay en las bajas temperaturas. Los hospitales estaban repletos de pacientes con enfermedades respiratorias.

 

nuestroclima

 

MODERAÇÃO FAVOR MOVER PARA TÓPICO ESPECIFICO ASSIM COMO OUTROS POSTS QUE DEVERIAM SER POSTADOS NO INTERNACIONAL.

 

As mensagens relacionadas ao monitoramento do Uruguai devem permanecer aqui pois impactam diretamente ao que iminentemente pode ocorrer no sul do RS ainda nesta noite. Não faz nenhum sentido manter a mesma discussão em dois tópicos separados.

Link to comment
Share on other sites

Carlão...fotos da neve na Mantiqueira...já!!! :mrgreen:

 

Quando nevou lá a última vez, minha avó tinha 10 anos. Ela conta hoje com quase 78... :mrgreen:

 

Neve é um indício forte de que o local é muito frio sim, TRoy.

 

Sua avó nasceu em 1975? Não, é pq deu uma nevasca no alto do Itaiaia em 1985...1 metro...e é Mantiqueira !!

 

Em Matão, 27,9°C

 

Sem contar as neves paraguaias que caíram várias vezes após 1985.

Link to comment
Share on other sites

Pelotas tem agora 10ºC e o tempo está muito instável. Nuvens carregadas cobrem o céu, mas o sol por vezes aparece. Garoou diversas vezes entre o fim da manhã e o início da tarde e segue ocorrendo garoas ocasionais. O frio é intenso e acentuado pelo vento constante. A mínima foi de 2ºC. 8-)

 

Hoje parto de volta pra Araçatuba por 2 semanas. Estarei essa madrugada em Poa, e amanhã cedo em Curitiba.

E Curitiba nunca me decepciona quando o assunto é frio, mesmo sendo Fevereiro ou Março :twisted:

Link to comment
Share on other sites

 

Isso, ela nasceu em 1975. Minha mãe em 1976. Eu em 78.

 

:roll:

 

Se fizesse as contas, notaria que me refero a 1942, ano da última neve em.... CJ. Vamos pensar, malandragem...

 

Se prestasse atenção, notaria que eu estou brincando :)

E se prestasse MAIS atenção, viria que nevou em 1985 :)

 

E, malandragem? Pelamor hein... :roll:

Link to comment
Share on other sites

 

MODERAÇÃO FAVOR MOVER PARA TÓPICO ESPECIFICO ASSIM COMO OUTROS POSTS QUE DEVERIAM SER POSTADOS NO INTERNACIONAL.

 

As mensagens relacionadas ao monitoramento do Uruguai devem permanecer aqui pois impactam diretamente ao que iminentemente pode ocorrer no sul do RS ainda nesta noite. Não faz nenhum sentido manter a mesma discussão em dois tópicos separados.

 

O mesmo evento no país vizinho é precursor ou precede o nosso. Serve para dar insumo às nossas previsões para a neve.

 

Não há razão para movê-las.

 

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :oops:

Link to comment
Share on other sites

Carlão...fotos da neve na Mantiqueira...já!!! :mrgreen:

 

Quando nevou lá a última vez, minha avó tinha 10 anos. Ela conta hoje com quase 78... :mrgreen:

 

Neve é um indício forte de que o local é muito frio sim, TRoy.

 

Sua avó nasceu em 1975? Não, é pq deu uma nevasca no alto do Itaiaia em 1985...1 metro...e é Mantiqueira !!

 

Em Matão, 27,9°C

 

Esse 1 metro de neve no Itatiaia.. temos que cuidar quando afirmamos.. assim como dizem que nevou 2 metros em Vacaria em 1879... é muito complicado afirmar estes valores, tem muita neve espalhada.. acumulada e etc.. que nevou e foi uma neve expressiva, não há dúvidas.. mas afirmar 1 metro..

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

42 foi a última vez que nevou na parte urbana da cidade de CJ, mas ninguém garante que em 75 não tenha nevado em outros lugares, volto a falar conheço um povo que de longe seria tosco de inventar que nevou nas partes altas da serra do lopo em Extrema em 75, assim como em grande parte alta da mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

Aviso Meteorológico Especial Nº 10199

 

 

Condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar, EXCETO no NORTE do estado no dia 04/08/2010.

--------------------------------------------------------------------------------

 

Torçamos,... mesmo.

 

17,8ºC em Americana (16h20).

Link to comment
Share on other sites

Aviso Meteorológico Especial Nº 10199

 

 

Condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de declínio acentuado de temperatura do ar, EXCETO no NORTE do estado no dia 04/08/2010.

--------------------------------------------------------------------------------

 

Torçamos,... mesmo.

 

17,8ºC em Americana (16h20).

 

Sorte que aqui é centro 8-)

 

Em Matão, o vento que era de Nordeste-Leste, virou para Sudeste, e mesmo com sol, a temperatura caiu 1,2°C em 10 minutos. Faz 26,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como o Litoral e capital estão + frio que o Interior.......

 

Tapirai : 09,0

Capão Bonito : 10,0

Cananeia : 11,0

Itapetininga : 11,0

Parelheiros : 12,0

São Paulo : 14,0

Praia Grande : 15,0

Santos : 16,0

Campinas : 17,0

 

Ribeirão Preto : 32,0

São José do Rio Preto : 31,0

Votuporanga : 31,0

Araçatuba : 29,0

 

11ºC em Cananéia :shock:

Link to comment
Share on other sites

Carlão nem vem que a neve de São Chico foi tanto quanto a nossa de Soledade(granular), por enquanto único gol válido, é o de Cambará do Sul, os demais é meio gol :lol: :lol: :lol: :lol:

Afinal chuva congelada e outros não são neve...

Gurizada, sem bairrismos, o frio hoje aqui está de doer, vento muito forte insuportável ao ar livre.Sobre o Uruguai, é mais um município do RS, é nosso :lol:

Agora faz 5º aqui em casa e sensação muito abaixo de zero nas rajadas.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como o Litoral e capital estão + frio que o Interior.......

 

Tapirai : 09,0

Capão Bonito : 10,0

Cananeia : 11,0

Itapetininga : 11,0

Parelheiros : 12,0

São Paulo : 14,0

Praia Grande : 15,0

Santos : 16,0

Campinas : 17,0

 

Ribeirão Preto : 32,0

São José do Rio Preto : 31,0

Votuporanga : 31,0

Araçatuba : 29,0

 

11ºC em Cananéia :shock:

 

Essa região de Cananéia e Iguape é muito interessante. Nos eventos de frio mais "democrático", a estação de Iguape muitas vezes praticamente se iguala as aqui da região. Deve ser em um local que retém bastante frio, haja vista que nem mesmo paranaguá, ligeiramente mais ao sul, registra temperaturas tão baixa em alguns eventos.

Link to comment
Share on other sites

Em 2000, pelas estações do Inmet, Iguape perdeu em mínima apenas para Campos do Jordão, fez -2,2°C :shock: .

 

Mas tenho impressão que esta estação não fica proxima da praia, deve estar uns 5km pra tenho junto aos Morros...

 

7km em linha reta, e é tudo plano em volta...altitude variando de 3 a 10m.

Link to comment
Share on other sites

O Estado tem SP está oscilando entre 09 e 33 no momento.....Seria possivel acontecer esta diferença no Rio Grade do Sul ou Santa Catarina ...uma diferença tão grande dentro do mesmo estado..??

 

Aqui no MT pode ocorrer diferenças assim. No dia 17 de Julho do mês passado fazia apenas 9°C na estação convencional da Serra de São Vicente enquanto na automática de Confresa fazia 34,5°C. Em SC e RS com certeza ocorre essas diferenças enormes.

Link to comment
Share on other sites

Tive máxima de 11,9° às 12:32. Ou seja: passamos a tarde inteira com 11° e agora estamos em queda. É a 3ª menor máxima do ano até agora, e com vento S constante!! :D

Interessante que a nebulosidade que transitava sobre POA "queria" causar precipitação. Nas ocasiões em que tivemos granular tínhamos o mesmo tipo de nebulosidade que temos hoje: comulus e estratocumulus bem espessos e com a parte superior achatada, creio que pela entrada de ar mais seco em maior altitude. Só que hoje estava 2°/3° mais quente, tanto em superfície quanto em altitude. Claro, granular aqui é sonho no dia de hoje, mas ainda creio que vá never na serra.

 

Toda a faixa ao N e NE de POA está nublada, mas distante da cidade, inclusive com cumulus mais desenvolvidos. Agora está 10,1° com 62%, o que dá p.o. de 3,1°! Logo, logo vamos perder um dítigo, e ainda há sol!!

 

Vento predominante de S e pressão em 1027,1 mb. Maravilha!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aleluia,apareceu a branquinha!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tem uma moça/rapaz só de shorts na foto Brr... :?

slds

 

Pior que nestes casos o "frio" é "quase inotável (acabei de criar um novo termo???)"... O melhor horário para banho aqui é entre 04:00 e 05:00h da manhã :mrgreen: ... Ontem, com 3°C de madrugada, eu suava, em baixo da cobertas lógico :D ...

 

SyS!

 

Dá frio na alma só de olhar o cara de berma e nevando. Em outros tempos eu até toparia me encher de blusa e sair de bermuda sob frio subzero,mas hoje...

Link to comment
Share on other sites

Mas gente, temperatura de 1°, 2° nem é o bixo não... É o nosso top frio, mas não é o bixo não... Hoje de manhã, com 10° estava de bermuda, tênis e jaqueta... lagarteando pelo centro de Cvel!!

 

Já o povão na rua acha que está em Moscou!!! Luvas, tocas, sobretudos!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Interessante que a nebulosidade que transitava sobre POA "queria" causar precipitação. Nas ocasiões em que tivemos granular tínhamos o mesmo tipo de nebulosidade que temos hoje: comulus e estratocumulus bem espessos e com a parte superior achatada, creio que pela entrada de ar mais seco em maior altitude.

 

EXACTO!

 

Essa é a cara da neve na serra e, muito vez ou outra (jul/1994 e set/2006), também é a cara da nossa granular.

Link to comment
Share on other sites

Interessante que a nebulosidade que transitava sobre POA "queria" causar precipitação. Nas ocasiões em que tivemos granular tínhamos o mesmo tipo de nebulosidade que temos hoje: comulus e estratocumulus bem espessos e com a parte superior achatada, creio que pela entrada de ar mais seco em maior altitude.

 

EXACTO!

 

Essa é a cara da neve na serra e, muito vez ou outra (jul/1994 e set/2006), também é a cara da nossa granular.

 

Sim, está com cara de neve em POA!! 8-) 8-)

 

As vezes nubla bem, as vezes abre um restinho de sol...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Acabo de voltar de São José dos Pinhais para Quatro Barras. O frio é de renguear cusco, o vento está forte e dá uma sensação baxíssima!! Chuvisqueiro e neblina nos 25km que separam as duas cidades.

A máxima hoje atingiu 7,2ºC e no momento tenho 5,1ºC e dá-lhe garoa!

Imagino agora a coxilha do Anhangava que mal vejo de minha sala, pois está encoberta por densa neblina e o pico Paraná - o frio lá deve estar cruel!!

Link to comment
Share on other sites

Há várias dessas nuvens recém descritas pelo Marcos que estão precipitando "algo" em cima do Guaíba neste momento. Elas rumam rapidamente no sentido SO-NE.

 

Legal... Qual mínima tu achas que teremos amanhã aqui em POA, Bruno? Será uma noite lotada de MMS? Hehe

ABRAÇOS!

Link to comment
Share on other sites

Carlão nem vem que a neve de São Chico foi tanto quanto a nossa de Soledade(granular), por enquanto único gol válido, é o de Cambará do Sul, os demais é meio gol :lol: :lol: :lol: :lol:

Afinal chuva congelada e outros não são neve...

Gurizada, sem bairrismos, o frio hoje aqui está de doer, vento muito forte insuportável ao ar livre.Sobre o Uruguai, é mais um município do RS, é nosso :lol:

Agora faz 5º aqui em casa e sensação muito abaixo de zero nas rajadas.

 

 

Anularei o Gol de S Chico.com prazer..... :mrgreen: Por enquanto então ficam :

 

RS -Cambará do Sul - 01

PR -Pitanga - 01

 

E em Santa Catarina por enquanto 00.....

E Luzerna?
Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Acabo de voltar de São José dos Pinhais para Quatro Barras. O frio é de renguear cusco, o vento está forte e dá uma sensação baxíssima!! Chuvisqueiro e neblina nos 25km que separam as duas cidades.

A máxima hoje atingiu 7,2ºC e no momento tenho 5,1ºC e dá-lhe garoa!

Imagino agora a coxilha do Anhangava que mal vejo de minha sala, pois está encoberta por densa neblina e o pico Paraná - o frio lá deve estar cruel!!

 

No aero deu 7ºC / 8ºC e no inmet 7,9ºC / 9,6ºC. Nada mal tb. 8-)

 

Os dias de geada, com minimas perto de 0ºC em Curitiba, esse ano se transformaram em máximas menor que 10ºC.

Nos eventos clássicos com FF atecednedo a massa de ar polar entrando forte de SW, geralmente o tempo limpava rapido em Curitiba, não permitindo as máximas tão baixas, mas com varios dias de minimas baixas. Esse ano, me pareçe estar bem diferente.

Link to comment
Share on other sites

Não sei o porque dessas rixas no BAZ.

 

Campos não é nenhuma Quito da vida,está á pouco mais de 1600m de altura,a cidade está localizada na latitude 22ºS,frio constante por essas bandas só com MPs de forte intensidade e sem esse bloqueio infernal.

 

Pelo menos CDJ vai levar facil o quesito *Médias das Minimas Anual*.....podem anotar.......!! No campeonato da Neve está :

 

S Chico : 01

Cambará do Sul : 01

 

Restante : 00 ou estou esquecendo de alguem..??

 

 

NA CIDADE JÁ NEVOU 1 DIA E NA REGIÃO 3. RIDÍCULAS OU NÃO TEVE.

Link to comment
Share on other sites

uahauh Posso estar postando algo errado...mas agora está chovendo e tenho 5ºC graus e uns quebradinhos.. :!: ,pelo que parece,estamos no mesmo patamar da RM de Curitiba.(vou comprar um termômetro preciso de uns 1000 dólares $$ :evil: )

Será que até de madrugada não baixa uns 3º graus e nun cai umas pancadinhas de neve? :geek: :cry: :oops:

Nossa eu nem vou botar muita fé não...estou só viajando... :roll:

 

 

saludos esperançosos

Link to comment
Share on other sites

Esse 1 metro de neve no Itatiaia.. temos que cuidar quando afirmamos.. assim como dizem que nevou 2 metros em Vacaria em 1879... é muito complicado afirmar estes valores, tem muita neve espalhada.. acumulada e etc.. que nevou e foi uma neve expressiva, não há dúvidas.. mas afirmar 1 metro..

 

Sds!

 

 

PELAS FOTOS NÃO PASSARIA DOS 20/30 CM. O VENTO EMPILHA MUITA NEVE, EM 88 NEVOU +-20/30 CM , MAS TINHA LOCAIS COM 1,30, TENHO FOTO E COM CÉU AZUL AS 13 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

O Estado tem SP está oscilando entre 09 e 33 no momento.....Seria possivel acontecer esta diferença no Rio Grade do Sul ou Santa Catarina ...uma diferença tão grande dentro do mesmo estado..??

 

EM DEZ DE 98

 

CASA 9,5 AS 11:30+- E EM URUSSANGA; 30,0°C

 

SIM, JÁ TIVEMOS DIFERENÇAS MUITO GRANDES, ATÉ 25/30°C

Link to comment
Share on other sites

Carlão nem vem que a neve de São Chico foi tanto quanto a nossa de Soledade(granular), por enquanto único gol válido, é o de Cambará do Sul, os demais é meio gol :lol: :lol: :lol: :lol:

Afinal chuva congelada e outros não são neve...

Gurizada, sem bairrismos, o frio hoje aqui está de doer, vento muito forte insuportável ao ar livre.Sobre o Uruguai, é mais um município do RS, é nosso :lol:

Agora faz 5º aqui em casa e sensação muito abaixo de zero nas rajadas.

 

CHUVA CONGELADA É CHUVA CONGELADA, NÃO É CRISTAL DE NEVE, OU SEJA, UMA FORMA DE CHUVA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.