Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Pois é Rodrigo, ai em Goiânia como em todo o Centro-oeste, norte e interior do Nordeste e Sudeste, começa o "inferno" da primavera, os meses que vai de agosto a outubro/novembro, são de máxima acima dos 35, beirando os 40 em muitas cidades e por vários dias seguidos. Bom o que posso desejar e torcer para vcs é que não seja tão quente, mas isso é bem difícil, então só me resta, lamentar mesmo.

 

O pior de tudo mesmo, é que são 3 meses, e deve ser mesmo terrível, as temperaturas máximas nunca abaixam dos 32 graus, raro alguns dias.

 

Boa sorte para vcs.

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé pelo segundo dia seguido registra a temperatura mais baixa de Minas Gerais , talvez do sudeste , pois nao sei como ficou a temperatura em outras cidade Minima de 0,0C INMET , e esta em casa !

 

Wylyam,voce monitora as suas temperaturas com essa marca de termometro?Eu comprei esse mesmo termometro 2 meses atraz e ele registra temperatura 1.8°c a mais que deveria,comparei com o outros 3 que tenho e o da minha estaçaoi tambem.Naso sei se sao todos que vem com esse problema,ou se foi só o meu que deu essa diferença.Vou te dar uma dica:

 

Enche um copo pequeno do gelo que se forma no congelador ou freezer e coloca o sensor externo dentro,a temperatura vai variar entre 0 e 0,5°c no maximo.Se a minima ficar acima desse valor,desconfia.Eu fiz o teste e a minima nao baixou dos 1,5°c.

 

 

 

39422814.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da geada de hoje http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1803&p=72429#p72429

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé pelo segundo dia seguido registra a temperatura mais baixa de Minas Gerais , talvez do sudeste , pois nao sei como ficou a temperatura em outras cidade Minima de 0,0C INMET , e esta em casa !

 

Wylyam,voce monitora as suas temperaturas com essa marca de termometro?Eu comprei esse mesmo termometro 2 meses atraz e ele registra temperatura 1.8°c a mais que deveria,comparei com o outros 3 que tenho e o da minha estaçaoi tambem.Naso sei se sao todos que vem com esse problema,ou se foi só o meu que deu essa diferença.Vou te dar uma dica:

 

Enche um copo pequeno do gelo que se forma no congelador ou freezer e coloca o sensor externo dentro,a temperatura vai variar entre 0 e 0,5°c no maximo.Se a minima ficar acima desse valor,desconfia.Eu fiz o teste e a minima nao baixou dos 1,5°c.

 

 

 

39422814.jpg

 

 

Adiferença dele pra do INMET varia de 0,0C A 0,5C nunca passou disso , o sensor dele esta dentro de um abrigo meteorologico , a maxima fica 2C acima da do INMET a minima esta dentro da media !!!! ( e tambem quando comprei ele foi levado pra uma empresa para fazer a calibraçao correta ) e j fiz isso que voce falou dentro do copo , ficou em 0,1C a temperatura !!! o considero um otimo termometro !!! se quiser dou os dados dele pra vc comparar com os do INMET ?

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da geada de hoje http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1803&p=72429#p72429

Link to comment
Share on other sites

Por quê não tivemos noites secas no miolo do inverno? O Castelinho afundou hj. A mínima foi de 1,5C, enquanto que não minha casa não baixou de 6,7C.

Pois é. Fosse 2008 e a tua estação no Castelinho teria "estourado" na mínima!! E incrível que o valor da tua casa foi apenas 2,5° mais baixo do que o meu, no meio da cidade, no pátio e cercado de muros altos. É bem provável que muitas áreas verdes de POA na Zona Sul e Leste tenham igualado ou mesmo baixado da tua casa em Canela.

 

Agora já faz 21,8° com 53%. Vento O a 5,0 km/h. E continua a esquentar!!

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Pois é Rodrigo, ai em Goiânia como em todo o Centro-oeste, norte e interior do Nordeste e Sudeste, começa o "inferno" da primavera, os meses que vai de agosto a outubro/novembro, são de máxima acima dos 35, beirando os 40 em muitas cidades e por vários dias seguidos. Bom o que posso desejar e torcer para vcs é que não seja tão quente, mas isso é bem difícil, então só me resta, lamentar mesmo.

 

O pior de tudo mesmo, é que são 3 meses, e deve ser mesmo terrível, as temperaturas máximas nunca abaixam dos 32 graus, raro alguns dias.

 

Boa sorte para vcs.

 

Você tem razão David. Setembro e outubro são um verdadeiro horror. Por isso, a partir de agora torcemos muito pelas chuvas, pois isso amenizará o calor. Mas pelos mapas, não há nenhuma previsão de quando isso ocorrerá.

Lembro ainda que as primeiras chuvas são quase sempre muito violentas, acompanhadas de muitos raios e ventos fortes.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pois é Rodrigo, ai em Goiânia como em todo o Centro-oeste, norte e interior do Nordeste e Sudeste, começa o "inferno" da primavera, os meses que vai de agosto a outubro/novembro, são de máxima acima dos 35, beirando os 40 em muitas cidades e por vários dias seguidos. Bom o que posso desejar e torcer para vcs é que não seja tão quente, mas isso é bem difícil, então só me resta, lamentar mesmo.

 

O pior de tudo mesmo, é que são 3 meses, e deve ser mesmo terrível, as temperaturas máximas nunca abaixam dos 32 graus, raro alguns dias.

 

Boa sorte para vcs.

 

Você tem razão David. Setembro e outubro são um verdadeiro horror. Por isso, a partir de agora torcemos muito pelas chuvas, pois isso amenizará o calor. Mas pelos mapas, não há nenhuma previsão de quando isso ocorrerá.

Lembro ainda que as primeiras chuvas são quase sempre muito violentas, acompanhadas de muitos raios e ventos fortes.

Abraços

 

 

É verdade Rodrigo. Este período é a combinação de tudo que eu mais odeio, calor intenso+ ar desértico+ fumaça. Atualmente prefeiro muito mais uma chuva boa do que um frio se bem que ele é bem vindo. Como você disse até agora o calor ainda está decente mas é só uma questão de tempo. :x

Link to comment
Share on other sites

Mas que diabos de bloqueio é esse?!

 

Pra falar verdade,a última chuva de verdade caiu lá pro começo de Abril(!),o ano passado algumas FF trouxeram umas chuvinhas moderadas em Julho e Julho por exemplo,mas esse ano está infernal.

 

Eu não entendo nada de bloqueios atmosféricos,mas não me digam que o bloqueio que está atuando aqui nas redondezas de RP é o mesmo de dias e dias atrás(ou meses?)

 

Quando essa m**** vai ser destruída(HAHAHA)?

 

Abraços desérticos,calorosos e com muita amplitude.

Link to comment
Share on other sites

Estou prestes a ter a maior amplitude do ano: tive mínima de 9,2° e no momento tenho 24,2° com 50%. A variação até agora é de 15,0°. Venta de O a 6,0 km/h e temos névoa seca.

 

As maiores variações até agora em 2010 foram:

 

15,4° (23/6)

14,9° (2/5)

14,4° (1°/4)

14,3° (19/3)

14,2° (17/4)

 

No ano passado tive variação de 17,3° no dia 12/4 (com um dado do INMET) e 16,8° em 2/11.

Link to comment
Share on other sites

Adiferença dele pra do INMET varia de 0,0C A 0,5C nunca passou disso , o sensor dele esta dentro de um abrigo meteorologico , a maxima fica 2C acima da do INMET a minima esta dentro da media !!!! ( e tambem quando comprei ele foi levado pra uma empresa para fazer a calibraçao correta ) e j fiz isso que voce falou dentro do copo , ficou em 0,1C a temperatura !!! o considero um otimo termometro !!! se quiser dou os dados dele pra vc comparar com os do INMET ?

 

 

 

Entao é o meu termometro que veio com problema. :twisted: :twisted: Ele sempre marca 1.8°c a mais.Uma bela porcaria.Imprestavel!!

 

 

 

Fotos da geada de hoje http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=1803&p=72429#p72429

Link to comment
Share on other sites

Joinville com muito sol e "calor", secura do ar se faz presente umidade hj em casa foi de 43%, PWS ( DSoares ) 48%, aeroporto 64% ( Mais alta devido estar próxima do mar ) e RBS 60%, essa alta devido a Calibridade :lol: Inmet ( Itapoá ) 72% Epagri ( São Francisco ) 82%

 

As temperaturas variaram muito hoje:

Aqui em casa: 8,9°C/ 25,1°C

PWS 9,3°C/24,0°C

Inmet 8,8°C/20,1°C

Epagri 8,5°C/17,4°C

Massaranduba 10,5°C/23,0°C

RBS 12,7°C/24,0°C

Aeroporto 11,0°C/23,0°C

Link to comment
Share on other sites

Joinville - 21 Agosto - 2010

.........Minha estação..............................Aeroporto

data--min--max--precip--umid---min.max---Pressão----- Ventos------eventos

01.....13,8...16,8..40mm..100%...14,0.17,0..1014/1023 hPa..25km/h-SU..Chuva/trovoada

02.....10,8...13,4..11mm..100%...12,0.14,0..1024/1027 hPa..16km/h-ESE.Chuva/Nevoeiro

03.......9,7...13,3..07mm..100%...11,0.14,0..1026/1030 hPa..15km/h-WSW.Chuva

04.......7,7.....9,8..16mm..100%....9,0.10,0..1026/1029 hPa..11km/h-SU..Chuva

05.......9,7...15,0..04mm...100%..10,0/15,0..1025/1028 hPa..11km/h-WSW..Chuva

06.......9,4...19,0..00mm.....67%..10,0.19,0..1022/1025 hPa..11km/h-WSW..Nevoeiro/Parc.nublado

07.......8,8...23,6..00mm.....46%..10,0.23,0..1018/1025 hPa..19km/h-SD..Nevoeiro/Ensolarado

08.......9,2...26,1..00mm.....35%..12,0.24,0..1013/1021 hPa....9km/h-NNW- Nevoeiro/Ensolarado

09......14,5..16,9..07mm......95%..14,0.17,0..1020/1025 hPa....16km/h-ESE- Chuva

10......13,2..16,4..03mm......90%..13,0.16,0..1025/1028 hPa.....6km/h-SSW-Chuva

11......12,9..17,6..02mm......84%..13,0.18,0..1023/1028 hPa....11km/h-SE - Chuva

12......14,6..24,0..00mm......67%..15,0.23,0..1016/1022 hPa....14km/h-NNW - Nevoeiro/Ensolarado

13......15,5..27,7..04mm......35%..14,0.27,0..1011/1020 hPa....45km/h-WSW- Chuva/ventoso/ensolarado

14.......8,0..20,7..00mm......33%....8,0.20,0..1020/1023 hPa....22km/h-ESE-Ensolarado

15.......8,8..20,5..01mm......37%...11,0.21,0..1024/1027 hPa....16km/h-ESE-Chuvisco/Ensolarado

16.......7,8..19,2..03mm......79%....9,0..19,0..1028/1029 hPa....14km/h ESE-Chuva/Parc.nublado

17.......7,6..20,7..00mm......76%....9,0..21,0..1026/1030 hPa....21km/h-ESE-Parc.Nublado

18.....12,4..20,2..00mm......61%....13,0.21,0..1023/1028 hPa....29km/h-NE- Nublado

19.......8,6..25,3..00mm......43%.....9,0.23,0..1017/1023 hPa....17km/h-ESE-Nevoeiro/ensolarad0

20.....10,6..23,3..00mm......40%....11,0.22,0..1017/1020 hPa....26km/h-ESE-Nevoeiro/Ensolarado

21.......8,9..25,1..00mm......43%....11,0.23,0..1019/1024 hPa...18km/h-NE - Nevoeiro/Ensolarado

 

Sei que aqui não é o local ideal para dados, mas quero comentar sobre esse mês aqui em Joinville. Apesar na mínima absoluta estar alta 7,6°C até agora, ( recorde absoluto do mês 4,5°C em 1999 e 2000 ), a seqüencia de mínimas abaixo dos 10,0°C esta sendo "extraordinário" para um mês de agosto, apenas em 2000 fechei com médias das mínimas abaixo dos 10, provavelmente deverei fechar ou ficar um pouco acima disso. Mas na regra geral e no que sentimos, esta sendo um mês "normal", o maior "trinfo" mesmo, fica por conta da máxima do dia 4 de agosto, a minha 1° abaixo dos 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Joinville - 21 Agosto - 2010

.........Minha estação..............................Aeroporto

data--min--max--precip--umid---min.max---Pressão----- Ventos------eventos

21.......8,9..25,1..00mm......43%....11,0.23,0..1019/1024 hPa...18km/h-NE - Nevoeiro/Ensolarado

 

Sei que aqui não é o local ideal para dados, mas quero comentar sobre esse mês aqui em Joinville. Apesar na mínima absoluta estar alta 7,6°C até agora, ( recorde absoluto do mês 4,5°C em 1999 e 2000 ), a seqüencia de mínimas abaixo dos 10,0°C esta sendo "extraordinário" para um mês de agosto, apenas em 2000 fechei com médias das mínimas abaixo dos 10, provavelmente deverei fechar ou ficar um pouco acima disso. Mas na regra geral e no que sentimos, esta sendo um mês "normal", o maior "trinfo" mesmo, fica por conta da máxima do dia 4 de agosto, a minha 1° abaixo dos 10°C.

Quase exatamente os mesmos dado que eu no dia de hoje: 9,2° a 25,0° com u.r. mínima de 49%. Céu limpo mas FORTE névoa seca!! Foi a maior amplitude de 2010 até o momento: 15,8°!

 

Peço para os colegas de POA que olhem neste momento para o sol: está incrivelmente vermelho!! Como uma bola de fogo descendo ao horizonte, efeito da fortíssima névoa que cobre a cidade! Provavelmente efeito das queimadas no centro da América do Sul. Coisa incrível!!

 

Do mais, vem mais frio na segunda metade dessa semana, compensando um pouco esse calor típico de agosto o que vai baixar segurar nossas médias! :D

 

Agora faz 22,1° com 60% e venta de ESE a 6,0 km/h.

 

Abraços enevoados!

Link to comment
Share on other sites

 

Sei que aqui não é o local ideal para dados, mas quero comentar sobre esse mês aqui em Joinville. Apesar na mínima absoluta estar alta 7,6°C até agora, ( recorde absoluto do mês 4,5°C em 1999 e 2000 ), a seqüencia de mínimas abaixo dos 10,0°C esta sendo "extraordinário" para um mês de agosto, apenas em 2000 fechei com médias das mínimas abaixo dos 10, provavelmente deverei fechar ou ficar um pouco acima disso. Mas na regra geral e no que sentimos, esta sendo um mês "normal", o maior "trinfo" mesmo, fica por conta da máxima do dia 4 de agosto, a minha 1° abaixo dos 10°C.

 

É verdade! As manhãs andam muito frias para os nossos padrões, e acho que faz um bom tempo que nós não tínhamos uma sequência tão boa de mínimas.

 

Bem, aqui céu claro e uma forte névoa seca, um aspecto bem interessante, como se o céu estivesse sujo. Em Curitiba, onde passei o dia, também estava um tempo bom e bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

A sequência de mínimas também está uma maravilha por aqui! Mesmo com dias mais quentes, as manhãs têm se aproximado sempre dos 10°. A média mínima até o dia 21 é de 9,2° e a maior mínima foi de 13,1°. A menor de 3,6° no dia 4, quando deu a nevada.

 

 

Peço para os colegas de POA que olhem neste momento para o sol: está incrivelmente vermelho!! Como uma bola de fogo descendo ao horizonte, efeito da fortíssima névoa que cobre a cidade! Provavelmente efeito das queimadas no centro da América do Sul. Coisa incrível!!

 

 

Marcos, acabei de ver a mesma coisa aqui em Sarandi. Tirei várias fotos mas nenhuma delas pegou corretamente a vermelhidão.

A camêra, assim como o seu dono, odeia vermelho!! :lol: :lol: :lol:

Sds.

Ah. Eu amo vermelho, hehe. Vermelho futebolístico, claro, não vermelho político, pelamordedeus!!! :lol:

 

Pouco depois da minha mensagem sobre o sol, o dito cujo quase sumiu detrás da névoa. Tanto é que não havia radiação direta na superfície: o sol era visível, mas não sua luz "diretamente".

 

Agora faz 19,9° com 54% e venta de S a 1,8 km/h. Maior rajada de apenas 11,1 km/h.

 

Abraços vermelhos! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Joinville - 21 Agosto - 2010

.........Minha estação..............................Aeroporto

data--min--max--precip--umid---min.max---Pressão----- Ventos------eventos

21.......8,9..25,1..00mm......43%....11,0.23,0..1019/1024 hPa...18km/h-NE - Nevoeiro/Ensolarado

 

Sei que aqui não é o local ideal para dados, mas quero comentar sobre esse mês aqui em Joinville. Apesar na mínima absoluta estar alta 7,6°C até agora, ( recorde absoluto do mês 4,5°C em 1999 e 2000 ), a seqüencia de mínimas abaixo dos 10,0°C esta sendo "extraordinário" para um mês de agosto, apenas em 2000 fechei com médias das mínimas abaixo dos 10, provavelmente deverei fechar ou ficar um pouco acima disso. Mas na regra geral e no que sentimos, esta sendo um mês "normal", o maior "trinfo" mesmo, fica por conta da máxima do dia 4 de agosto, a minha 1° abaixo dos 10°C.

Quase exatamente os mesmos dado que eu no dia de hoje: 9,2° a 25,0° com u.r. mínima de 49%. Céu limpo mas FORTE névoa seca!! Foi a maior amplitude de 2010 até o momento: 15,8°!

 

Peço para os colegas de POA que olhem neste momento para o sol: está incrivelmente vermelho!! Como uma bola de fogo descendo ao horizonte, efeito da fortíssima névoa que cobre a cidade! Provavelmente efeito das queimadas no centro da América do Sul. Coisa incrível!!

 

Do mais, vem mais frio na segunda metade dessa semana, compensando um pouco esse calor típico de agosto o que vai baixar segurar nossas médias! :D

 

Agora faz 22,1° com 60% e venta de ESE a 6,0 km/h.

 

Abraços enevoados!

 

Estava vindo de Campo Alegre agora e vi o sol com essa cor pelo retrovisor do carro. Impressionante!

 

Marcos, os dias estão iguais em Joinville e POA então....Temperaturas semelhantes e a mesma névoa seca...

Link to comment
Share on other sites

Joinville - 21 Agosto - 2010

.........Minha estação..............................Aeroporto

data--min--max--precip--umid---min.max---Pressão----- Ventos------eventos

21.......8,9..25,1..00mm......43%....11,0.23,0..1019/1024 hPa...18km/h-NE - Nevoeiro/Ensolarado

 

Sei que aqui não é o local ideal para dados, mas quero comentar sobre esse mês aqui em Joinville. Apesar na mínima absoluta estar alta 7,6°C até agora, ( recorde absoluto do mês 4,5°C em 1999 e 2000 ), a seqüencia de mínimas abaixo dos 10,0°C esta sendo "extraordinário" para um mês de agosto, apenas em 2000 fechei com médias das mínimas abaixo dos 10, provavelmente deverei fechar ou ficar um pouco acima disso. Mas na regra geral e no que sentimos, esta sendo um mês "normal", o maior "trinfo" mesmo, fica por conta da máxima do dia 4 de agosto, a minha 1° abaixo dos 10°C.

Quase exatamente os mesmos dado que eu no dia de hoje: 9,2° a 25,0° com u.r. mínima de 49%. Céu limpo mas FORTE névoa seca!! Foi a maior amplitude de 2010 até o momento: 15,8°!

 

Peço para os colegas de POA que olhem neste momento para o sol: está incrivelmente vermelho!! Como uma bola de fogo descendo ao horizonte, efeito da fortíssima névoa que cobre a cidade! Provavelmente efeito das queimadas no centro da América do Sul. Coisa incrível!!

 

Do mais, vem mais frio na segunda metade dessa semana, compensando um pouco esse calor típico de agosto o que vai baixar segurar nossas médias! :D

 

Agora faz 22,1° com 60% e venta de ESE a 6,0 km/h.

 

Abraços enevoados!

Eu estava na rádio, meu pai me ligou e fui ver, um espetáculo, jamais vi o sol tão vermelho quanto hoje :shock: :o:o:o

Link to comment
Share on other sites

A sequência de mínimas também está uma maravilha por aqui! Mesmo com dias mais quentes, as manhãs têm se aproximado sempre dos 10°. A média mínima até o dia 21 é de 9,2° e a maior mínima foi de 13,1°. A menor de 3,6° no dia 4, quando deu a nevada.

 

 

Peço para os colegas de POA que olhem neste momento para o sol: está incrivelmente vermelho!! Como uma bola de fogo descendo ao horizonte, efeito da fortíssima névoa que cobre a cidade! Provavelmente efeito das queimadas no centro da América do Sul. Coisa incrível!!

 

 

Marcos, acabei de ver a mesma coisa aqui em Sarandi. Tirei várias fotos mas nenhuma delas pegou corretamente a vermelhidão.

A camêra, assim como o seu dono, odeia vermelho!! :lol: :lol: :lol:

Sds.

Ah. Eu amo vermelho, hehe. Vermelho futebolístico, claro, não vermelho político, pelamordedeus!!! :lol:

 

Pouco depois da minha mensagem sobre o sol, o dito cujo quase sumiu detrás da névoa. Tanto é que não havia radiação direta na superfície: o sol era visível, mas não sua luz "diretamente".

 

Agora faz 19,9° com 54% e venta de S a 1,8 km/h. Maior rajada de apenas 11,1 km/h.

 

Abraços vermelhos! :twisted:

Foi um sinal de vitória do vermelho também na política :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia consecutivo a fumaça do centro-oeste brasileiro, transportada em camadas mais altas da atmosfera predominou por aqui. Não havia uma nuvem sequer, e o céu branco transformava o reflexo dourado e fosco do sol nas superfícies. A URA novamente se manteve muito baixa e incômoda, chegando ao menor valor do ano na minha estação: 28%. Variei de 15,1°C a 30,1°C, temperaturas de primavera. Ao que parece, tem tudo pra piorar até a próxima semana. Triste.

 

Há que se destacar que até hoje, a média das mínimas e máximas ainda estão

ótimas para um mês de agosto. Mínima em 11,7°C e máxima em 24,2°C. Pena que até

o fim do mês o predomínio vai ser de calor.

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia consecutivo a fumaça do centro-oeste brasileiro, transportada em camadas mais altas da atmosfera predominou por aqui. Não havia uma nuvem sequer, e o céu branco transformava o reflexo dourado e fosco do sol nas superfícies. .

 

Idem aqui Igor, até as 9:00 praticamente sem luz solar, e idem após as 16:30, coisa de louco!

 

Não me lembro de uma atmosfera tão "suja" assim por aqui, pelo menos não nos ultimos anos!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia consecutivo a fumaça do centro-oeste brasileiro, transportada em camadas mais altas da atmosfera predominou por aqui. Não havia uma nuvem sequer, e o céu branco transformava o reflexo dourado e fosco do sol nas superfícies. .

 

Idem aqui Igor, até as 9:00 praticamente sem luz solar, e idem após as 16:30, coisa de louco!

 

Não me lembro de uma atmosfera tão "suja" assim por aqui, pelo menos não nos ultimos anos!

 

Abraços

 

Também não me recordo!

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia consecutivo a fumaça do centro-oeste brasileiro, transportada em camadas mais altas da atmosfera predominou por aqui. Não havia uma nuvem sequer, e o céu branco transformava o reflexo dourado e fosco do sol nas superfícies. .

 

Idem aqui Igor, até as 9:00 praticamente sem luz solar, e idem após as 16:30, coisa de louco!

 

Não me lembro de uma atmosfera tão "suja" assim por aqui, pelo menos não nos ultimos anos!

 

Abraços

 

Também não me recordo!

 

O céu está bem feio mesmo. E o pior são as previsões, sem chuva no GFS por um bom tempo. Seco e bem quente.

 

Um veranico para detonar o final de inverno.

 

E pensar que em Agosto de 1965, estaríamos no meio de uma nevada e frio histórico em todo o sul!

Link to comment
Share on other sites

É a La Niña que tantos amam começando a detonar com tudo. E é só o começo...

Sds.

De acordo com a minha pesquisa, entre 1973 e 2009, a La Niña não foi responsável por maior ou menor ocorrência de geadas em Cascavel. Apesar de uma fraca relação no desvio da temperatura, para menos, o fenômeno La Niña parece ter pouco a contribuir, ao contrário, tem muito mais pra prejudicar!

Link to comment
Share on other sites

A névoa que paira sobre Cascavel continua. O ar seco e de má qualidade vem aumentando consideravelmente as doenças respiratórias. Sem previsão de chuva até o fim do mês, agosto deve fechar com chuva 90% abaixo do normal. O céu permanece totalmente branco, apesar de não haver nenhuma nuvem. A umidade relativa do ar deve cair ainda mais após quarta feira, quando a máxima chegará aos 31°C

Link to comment
Share on other sites

Prezados

 

Abro o BAZ e vejo tudo liberado, então vou para a seção Comunidades e leio que fui "anistiado" (sic). É bom estar de volta a minha casa de internet meteorológica de dez anos, agora depurada. Antes de adentrar em assuntos meteorológicos quero pedir desculpas por ter insultado dois usuários, que se "meteram de pato a ganso" numa discussão que não era deles e acabaram ouvindo o que não deviam ouvir. O assunto aquele foi encerrado pelo Luiz, não pretendo mais discuti-lo aqui, mas digo que houve fatos - alguns graves - que se passaram neste ambiente e fora deste ambiente, muitos que não são do conhecimento de vocês e que são inaceitáveis do ponto de vista do relacionamento interpessoal e até jurídico.

 

Sobre o que interessa, Meteorologia, o grande assunto da hora é a fumaça.

 

O Mauro postou em Mídia a notícia que está na Zero Hora e na coluna da MetSul no Correio do Povo de sábado sobre o Inpe ter afirmado que caiu chuva ácida em Porto Alegre no dia 12. Creio que eles não fizeram teste de pH na água da chuva para chegar a esta conclusão, mas ela não é fora do razoável. Novamente, na quinta, houve chuva com fuligem na fronteira. O problema é que pode voltar a ocorrer nesta semana no RS e talvez em SC e no PR. Impressiona como haverá uma enorme quantidade de fumaça sendo transportada entre segunda e terça para o RS por uma corrente de jato em baixos niveis que terá origem justamente na Bolivia, onde ocorrem os mais graves incendios neste momento no continente. Olhem a projecao de dispersao de fumaça do INPE para segunda/terça.

 

post22n.JPG

 

Será mais fumaça numa atmosfera já cheia de fumaça no Sul do Brasil. Apesar de nao haver uma nuvem sequer no céu, não dava pra ver as estrelas no céu em Porto Alegre no começo da noite. O por do sol realçado pela fumaça que muitos relataram antes se repetiu por todo o RS, no Uruguai e na Argentina. Vejam esta linda foto de Fray Bentos no Uruguai do entardecer deste sábado.

 

post22a.JPG

 

No site da MetSul tem um vasto material, com muitas fotos e imagens de satélite e modelos, sobre a onda de incêndios e a consequente fumaceira na América do Sul.

 

O pessoal de São Paulo (capital) deve ficar atento porque nos próximos dias a qualidade do ar na cidade deve ficar em níveis muito ruins. Aqui no RS vamos ter dias de forte calor neste domingo e na segunda com máximas que não descartamos possam chegar a 32/34. Ao menos é o que sugerem os modelos. A grande duvida, uma vez que não é parametrizado nos modelos, é como a quantidade de fumaça na atmosfera pode interferir para uma subida maior ou menor da temperatura. O mesmo em relacao à chuva na segunda metade da semana. Pode chover menos que os modelos projetam por influencia de fumaça ??? Os estudos no Brasil sobre impacto de fumaça em nucleação de gotas de chuva são da região amazônica, que tem regime de chuav distinto do Sul do Brasil, logo fica a dúvida se não pode acabar chovendo menos que o projetado pelos modelos em face da interferência quimica da fumaça nas nuvens.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

É a La Niña que tantos amam começando a detonar com tudo. E é só o começo...

Sds.

De acordo com a minha pesquisa, entre 1973 e 2009, a La Niña não foi responsável por maior ou menor ocorrência de geadas em Cascavel. Apesar de uma fraca relação no desvio da temperatura, para menos, o fenômeno La Niña parece ter pouco a contribuir, ao contrário, tem muito mais pra prejudicar!

 

 

Em anos de La Niña forte, com 75, 88, 99 e 2000, não houveram mais geadas do que o normal??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É a La Niña que tantos amam começando a detonar com tudo. E é só o começo...

Sds.

De acordo com a minha pesquisa, entre 1973 e 2009, a La Niña não foi responsável por maior ou menor ocorrência de geadas em Cascavel. Apesar de uma fraca relação no desvio da temperatura, para menos, o fenômeno La Niña parece ter pouco a contribuir, ao contrário, tem muito mais pra prejudicar!

 

 

Em anos de La Niña forte, com 75, 88, 99 e 2000, não houveram mais geadas do que o normal??

Sds.

Sim, assim como em vários anos de El Niño, o que enfraqueceu, inclusive, minha tese de que, a intensidade e a quantidade de geadas era maior em anos de La Niña. Minha pesquisa vai deixar um grande ponto de interrogação!

obs: Para geadas, a pesquisa considerou temperatura mínima menor ou igual a 3°C

Link to comment
Share on other sites

La Niña forte, com 75, 88, 99 e 2000, não houveram mais geadas do que o normal??

Sds.

Sim, assim como em vários anos de El Niño, o que enfraqueceu, inclusive, minha tese de que, a intensidade e a quantidade de geadas era maior em anos de La Niña. Minha pesquisa vai deixar um grande ponto de interrogação!

obs: Para geadas, a pesquisa considerou temperatura mínima menor ou igual a 3°C

Olha aí Lucas, algo que pode te ajudar em alguma coisa:

http://www.coffeebreak.com.br/ocafezal.asp?SE=8&ID=149

Link to comment
Share on other sites

Olha aí Lucas, algo que pode te ajudar em alguma coisa:

http://www.coffeebreak.com.br/ocafezal.asp?SE=8&ID=149

 

Link salvo, vou aproveitar com certeza!

 

Pois é Marcelo. Usei o IOS normatizado e rodei estatísticas simples - correlação, regressão, R2 e semivariograma. Todos os resultados foram fracos. Apesar do meu recorte ser menor (36 anos, sem falhas), ENOS, aparententeme, não pode ser responsabilizado por maior ou menor quantidade e intensidade de geadas em Cascavel. Li algumas pesquisas dentro do mesmo tema, para Campinas, Santa Catarina e Maringá, onde os resultados foram semelhantes. Que fator é o responsável pela maior ou menor ocorrência de geadas no Paraná? É algo interessante a ser investigado.

Link to comment
Share on other sites

9 e vinte da manhã e ainda há bastante neblina por aqui. A visibilidade horizontal não está muito baixa, mas mesmo assim o aspecto geral é típico de dias com nevoeiro. Daqui a pouco o sol aparece e a temperatura dispara.

 

A temperatura também está bastante estável até agora em Joinville e Corupá, provavelmente por causa da mesma situação.

Link to comment
Share on other sites

Joinville esta com um forte nevoeiro, principalmente na zona norte da cidade, o aeroporto esta totalmente "encoberto" por esse nevoeiro.

Olhando os dados dos Aeroportos o aquecimento esta sendo bem rápido: Vejamos:

 

Interior:

Curitiba as 6h tinha 6°C as 10h 20°C

Londrina as 6h tinha 14°C as 10h 22°C

Foz do Iguaçu as 6h 16°C, 7h 14°C e as 10h 20°C

Maringá as 6h tinha 19°C as 10h 27°C :o

Porto Alegre as 6h 13°C, as 7h 12°C e as 10h 19°C

Santa Maria as 6h tinha 12°C as 10h 23°C

Uruguaiana as 6h tinha 16°C as 10h 20°C

 

Litoral:

Joinville as 6h tinha 15°C as 10h 16°C :shock:

Navegantes as 6h tinha 16°C as 10h 19°C

Florianopolis as 6h tinha 16°C as 10h 19°C

Rio Grande as 6h tinha 11°C as 10h 17°C

 

O aquecimento de 14°C em Curitiba em apenas 4 horas, achei bem significativo, bem como em Urupema como o Caio colocou ali encima

Link to comment
Share on other sites

Joinville esta com um forte nevoeiro, principalmente na zona norte da cidade, o aeroporto esta totalmente "encoberto" por esse nevoeiro.

 

Aqui também estava bastante fechado, David, mas em questão de poucos minutos o nevoeiro enfraqueceu e agora nem há mais sinal dele.

Link to comment
Share on other sites

Joinville esta com um forte nevoeiro, principalmente na zona norte da cidade, o aeroporto esta totalmente "encoberto" por esse nevoeiro.

 

Aqui também estava bastante fechado, David, mas em questão de poucos minutos o nevoeiro enfraqueceu e agora nem há mais sinal dele.

 

Aqui ainda continua, mas me parece que esta "clareando".

 

Os vôos estão todos atrasados.

Link to comment
Share on other sites

Creio que toda essa fumaça dificulta o aquecimento, já que a fuligem em altura retém o calor em outras camadas da atmosfera e a insolação é menos intensa, aquecendo menos a superfície.

 

Agora, é uma merd* essa situação. O céu está totalmente limpo (sem nuvens), mas quase não há sol por aqui. Há claramente fumaça, mas que parece névoa seca.

 

Hoje de manhã tive a maior mínima do mês até então: 14,4° às 5:04. :| Um ventinho ao final da madrugada segurou a mínima e até fez a temperatura subir um pouco. Agora faz 23,6° com 64% e venta de NNE a 3,5 km/h. Pressão em 1014,7 mb.

 

Quero chuva para limpar nosso ar!!!!

Link to comment
Share on other sites

s 11h na estação da epagri em Criciúma fazia 30,9°C, será que esta certo? :shock:

Está, sim. A estação da RBS acusa 28,2° com vento NNO. Ou seja: há aquecimento adiabático em função do vento que desce da serra. Deve ser essa a explicação. Das estações da RBS é a mais quente no momento. Rio Grande com 17,7°, Joinville com 18,5° e Floripa com 19,9°. Todas as outras estações já passaram dos 20°.

 

Aqui 23,5° e na RBS de POA 22,1°, onde a mínima foi de 15,0°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.