Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - JUNHO DE 2010


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 201
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Transferido de tópico, já que no de maio ia cair no esquecimento...

 

Alguns recordes ocorridos no mundo em 2010 até agora, apenas recordes absolutos de uma estação, não entram recordes mensais, como o de Ottawa que a poucos dias passou de 35 graus em maio pela primeira vez em mais de 100 anos de observações, o mesmo ocorreu em Montreal com mais de 34 graus, e em Rhode Island (Nova Inglaterra, EUA) o recorde de maio foi igualado com 37 graus no aeroporto de Providence, mas como foram somente recordes mensais, não entram na lista.

 

Claro que é impossível apurar (e ainda mais validar) todos os recordes de todas as estações do mundo (até porque em alguns países a rede não tem qualidade alguma), os dados servem mais para dar uma ideia da natureza dos recordes e onde eles ocorreram, a relação abaixo mais vale pela tendência indicada (mais recordes de calor que de frio, coerente com os registros de satélite que indicam um começo de 2010 bem quente no planeta) do que para a pura contagem do número de recordes ou fins de apurar a proporção exata entre os recordes de frio/calor, que não passa de apoximação grosseira (na verdade um número definitivo jamais será conhecido). Para não ser mal interpretado, faço questão de ressaltar (como sempre) que sou totalmente contra o alarmismo climático, mas dizer que 2010 tem se firmado como um ano frio quando todos os dados indicam o contrário é puro radicalismo, este Panobianco é tão radical quanto o Al Gore, só que no extremo oposto. Outro ponto também é que as estações, a maioria elas, não tem nem 100 anos de dados (no máximo um pouco mais que isso nos mehores casos), então não serve para afirmar que o calor seja sem precedentes, e agora com o final do El Niño talvez diminuam os recordes; ainda assim o Joe Bastardi (que gosta um pouco de "puxar a brasa" para o lado do frio) estava prevendo um verão em geral quente nos EUA, o que não necessariamente quer dizer que veremos novos recordes (2010 foi um verão quente em grande parte do Brasil, mas só um recorde confirmado de mínima alta em Porto Alegre).

 

Na AS até agora a capital equatoriana teve nova máxima absoluta com apenas pouco mais de 27 graus, com ajuda da altitude, outro recorde foi na Venezuela, 2010 tá meio "fraco" no nosso continente para recordes, creio que o inverno que se aproxima no HS muito dificilmente trará recorde absoluto de frio para algum lugar, a não ser no caso de uma estação muito recente, também creio que a primavera/verão 2010/2011 serão mais amenos que 2009/2010, já que o último período foi bem quente, com destaque para out/nov 2009 no centro-norte argentino e nov 2009 e fev 2010 no centro-sul do Brasil.

 

* Learmonth Airport (Australia) max. 48.9

* Esperance (Australia) max. 46.9

* Esperance Airport (Australia) max. 46.4

* Hopetoun North (Australia) max. 48

* Jacup (Australia) max. 46.1

* Devonport Airport (Australia) max. 33.2

* Mount Lofty (Australia) max. 37

* Port Fairy (Australia) max. 44.3

* Cape Nelson (Australia) max. 42.4

* Quito (Ecuador) max. 27.3

* Havana Jose Marti Airport (Cuba) min. 3.7

* Nukunonu (Tokelau,New Zealand) max. 35.6 New territorial record high for Tokelau

* Lagos Ikeja (Nigeria) max. 37.3

* Honiara Henderson (Solomon Islands) max. 36.1 New national record high for Solomon Islands (recorded under standard conditions)

* Malaybalay (Philippines) min. 10

* San Antonio del Tachira (Venezuela) max. 40

* Hoseda Hard (Russia) min. -56.4

* Ouesso (Congo Brazzaville) max. 38

* Ilorin (Nigeria) max. 40.1

* Cartago (Costa Rica) max. 30.8

* Wide Awake Field (Ascension,United Kingdom) max. 32.5

* Georgetown (Ascension,United Kingdom) max. 34.9 New territorial record high for Saint Helena,Ascension and Tristan da Cunha

* Thong Pha Phum (Thailand) max. 43

* Baguio (Philippines) max. 30

* Ndjamena Airport (Chad) max. 46

* Birni N'Konni (Niger) max. 47

* Tillabery (Niger) max. 46.8

* Maine Soroa (Niger) max. 46.2

* Niamey Aero (Niger) max. 46.2

* Gaya (Niger) max. 45

* Kano (Nigeria) max. 43.6

* Tha Wang Pha (Thailand) max. 42.5

* Prome (Myanmar) max. 43.7

* Myinmu (Myanmar) max. 46.5 New national record high for Myanmar

* Villahermosa (Mexico) max. 43.5

* Surat Thani (Thailand) max. 39.8

* Naypyitaw (Myanmar) max. 44.5

* Meiktila (Myanmar) max. 44

* Yangon (Myanmar) max. 42.5

* Myingyan (Myanmar) max. 46.5

* Monywa (Myanmar) max. 45.8

* Theinzayet (Myanmar) max. 43.5

* Kawthoung (Myanmar) max. 39.5

* Mae Hong Son (Thailand) max. 44

* Myinmu (Myanmar) max. 47.2 New national record high for Myanmar

* Kalewa (Myanmar) max. 45

* Pakokku (Myanmar) max. 45.1

* Nansha Dao (China) max. 39.4

* Idar (India) max. 48.5

* Hewanorra Airport (Santa Lucia) max. 33.3

* Nawabshah (Pakistan) max. 52.2

* Pad Idan (Pakistan) max. 52.5

* Sibi (Pakistan) max. 53

* Mohenjo-daro (Pakistan) max. 53.5 New national record high for Pakistan

* Songkhla (Thailand) max. 38.6

 

Link: http://www.mherrera.org/temp.htm

Link to comment
Share on other sites

Pessoal... Estou a caminho do meu destino final, na regiao central da Italia. O tempo fechou e, passando por Abruzzi, comecou a nevar no topo dos Apeninos, acima de 2000 metros, por onde eu passava. Resolvemos entao parar para dormir por essa regiao. Estou em Ovindoli, uma pequena vila cravada nos Apeninos, proxima a Laquila. As montanhas altas estao nevadas e tenho a esperanca de acordar com os topos ainda mais brancos, e respingar algo proximo aa cidade.

Amanha de manha sigo rumo ao norte, mas farei caminhos por dentro dos parques nacionais da regiao e pelas montanhas. Elas estao muito bonitas. Abs

Link to comment
Share on other sites

Pessoal... Estou a caminho do meu destino final, na regiao central da Italia. O tempo fechou e, passando por Abruzzi, comecou a nevar no topo dos Apeninos, acima de 2000 metros, por onde eu passava. Resolvemos entao parar para dormir por essa regiao. Estou em Ovindoli, uma pequena vila cravada nos Apeninos, proxima a Laquila. As montanhas altas estao nevadas e tenho a esperanca de acordar com os topos ainda mais brancos, e respingar algo proximo aa cidade.

Amanha de manha sigo rumo ao norte, mas farei caminhos por dentro dos parques nacionais da regiao e pelas montanhas. Elas estao muito bonitas. Abs

 

Que bacana, meu amigo. Está na sua regione de origem? É Abruzzese?

 

Abçs

Nao Shima, a minha regione eh a Puglia, mais ao sul. Estive la tambem... Conheci a casa dos meus antepassados, a casinha pequena onde meu avo nasceu. Conheci uma parte da familia que fez muita festa quando me viu. Na minha cidade tambem, estive com um italiano, vizinho nosso na cidade que o pai foi para o Brasil mas acabou voltando depois. No tempo que esteve em SP, ajudou com os irmaos na construcao do estadio palestra italia... Olha foi tudo muito emocionante por aqui.

Lucci, Silvinho, quando voltar eu posto as fotos. Abs

Link to comment
Share on other sites

Estou estarrecido com que estou vendo... Chuva volumosa na parte leste da Península Arábica. A Capital do Omã, Mascate está com chuva moderada e 25°C. Ainda mais, a previsão indica que a chuva continuará pelos próximos dias. Várias cidades do Omã estão com chuva, inclusive em áreas de forte deserto. Em 4 anos acompanhando meteorologia eu nuna vi isso.

Link to comment
Share on other sites

Estou estarrecido com que estou vendo... Chuva volumosa na parte leste da Península Arábica. A Capital do Omã, Mascate está com chuva moderada e 25°C. Ainda mais, a previsão indica que a chuva continuará pelos próximos dias. Várias cidades do Omã estão com chuva, inclusive em áreas de forte deserto. Em 4 anos acompanhando meteorologia eu nuna vi isso.

 

É O CICLONE QUE HAVIA DITO, UM PROJETO DE FURACÃO E IRÁ PARA O PAQUISTÃO.

Link to comment
Share on other sites

O resumo de Maio da minha estação:

 

Média das mínimas: 8,3ºC

Média das máximas: 18,6ºC

 

Média simples: 13,5ºC

 

Máxima absoluta: 28,3ºC (dia 31)

Mínima absoluta: 0,4ºC (dia 5)

 

Máxima mais baixa: 9,2ºC (dia 13)

Mínima mais alta: 15,4ºC (dia 23)

 

Precipitação: 52,1 mm

Dias de precipitação: 9

 

Pressão média: 1017,6 hPa

Humidade média: 50%

Link to comment
Share on other sites

Poderoso ciclone Phet está a caminho do Golfo Pérsico

 

"Tocará a terra como uma tempestade super ciclônica com uma velocidade de mais de 210 quilômetros por hora, já sendo categoria 4 ou 5", disse Saunders à Reuters por telefone.

 

phet_620_465.jpg

© Reuters 2010.

Link to comment
Share on other sites

A onda de ar frio que entra na África do Sul neste final de semana virá do.... Brasil!!!!

 

Pior é que não é brincadeira. O anticiclone que entra marítimo na metade dessa semana aqui na costa do centro-sul brasileiro deverá se fortalecer muito no atlântico e marchar em direção a África do Sul.

 

120hs

 

africa120.gif

 

 

144hs

 

africa144.gif

 

 

168hs

 

africa168.gif

 

 

180hs

 

africa180.gif

 

 

192hs

 

africa192.gif

 

 

 

E esta onda de frio que no máximo poderá trazer uma paraguaia para os pontos acima dos 1600m no Brasil deve trazer uma interessante neve para algumas regiões da África do Sul.

 

Enquanto por aqui a linha de zero em 850 sequer atinge o RS, por lá deve cobrir boa parte do país.

 

É a triste realidade brasileira...

 

Total de neve na Africa do Sul nos próximos 6 dias.

 

southafricasnownext3to6days.b5ca.jpg

 

Amanhecer gelado na segunda!!!

 

southafricalapse156.b5ca.jpg

Link to comment
Share on other sites

A África do Sul tem bem mais neve do que aqui. Não adianta reclamar, demos azar na localização

de nossas montanhas, hehehe !

 

Mas neste caso (e em muitos outros nos últimos 10 anos) eles se beneficiam justamente do fato das baleias não estarem entrando continentais por aqui. Se essa massa tivesse subido para o Chaco com um ciclone na costa nós congelaríamos e as serras do RS e SC ficariam cobertas de neve enquanto eles mal sentiriam frio, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Talvez a dinamica tenha favorecido eles nos ultimos anos, mas nao podemos esquecer que eles tem altitudes de 3.000 metros em latitude de 30 graus. Eh neve certa. Lá tem a uma estação de esqui até... que funciona com complemento de neve artificial, mas a natural tambem cai.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Repare que a linha de 0° em 850 hpa vai até pouco menos de 25° S. É como se chegasse na cidade de SP. Pelo efeito que terá na África do Sul (altitude + ar seco) certamente vai negativar na região.

 

Estou estarrecido com que estou vendo... Chuva volumosa na parte leste da Península Arábica. A Capital do Omã, Mascate está com chuva moderada e 25°C. Ainda mais, a previsão indica que a chuva continuará pelos próximos dias. Várias cidades do Omã estão com chuva, inclusive em áreas de forte deserto. Em 4 anos acompanhando meteorologia eu nuna vi isso.

 

É O CICLONE QUE HAVIA DITO, UM PROJETO DE FURACÃO E IRÁ PARA O PAQUISTÃO.

Pela imprensa foi divulgado que houve várias mortes em Omã. Não sei detalhes, mas foram algumas dezenas. E não foi à toa, já que a região não é nem um pouco acostumada com esse tipo de evento.

 

Pela posição do ciclone na foto é até possível que tenha chovido do deserto da Arábia Saudita.

 

Abraços árabes!

Link to comment
Share on other sites

Talvez a dinamica tenha favorecido eles nos ultimos anos, mas nao podemos esquecer que eles tem altitudes de 3.000 metros em latitude de 30 graus. Eh neve certa. Lá tem a uma estação de esqui até... que funciona com complemento de neve artificial, mas a natural tambem cai.

Abraços

Com certeza, Tucci! Jamais fomos mais nivosos do que eles. Só que nos últimos 10 anos tá uma covardia total, he he he! Perdíamos de 4x1 ou 5x1, nos últimos 10 anos temos pedido de 6x0, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Tempo na África do Sul agora.

 

03°C Bloemfontein - Névoa

07°C Rustenburgo - Névoa

08°C Polokwane - Névoa

08°C Pretoria - Céu limpo

10°C Johanesburgo - Céu limpo

10°C Port Elizabeth - Névoa

13°C Cidade do Cabo - Chuva

14°C Durban - ---

15°C Nelspruit - Névoa

 

Fonte: The Weather Channel

Link to comment
Share on other sites

Para ilustrar o que o Marcos ressaltou, a linha de 0oC vai até quase o paralelo 24/25. Reparem como é exatamente a "nossa" baleia oceânica que aqui nem jogou a linha de 0oC no continente que vai cobrir boa parte do sul do continente africano. Que inveja. Acho que só em 2000 a linha de 0oC foi aqui o que irá por lá nesta semana.

 

06hs - A "nossa" baleia na porção oeste do oceano atlântico marchando em direção a Africa:

 

africa06.gif

 

54hs - A baleia completa o seu caminho rumo a copa. enquanto por aqui um friozinho úmido nas serras por lá muita neve com a linha de zero indo entre o paralelo 24 e 25!!!

 

africa54.gif

 

 

Vai nevar mais em Tiffindell do que em algumas estações da América do Sul nesta semana!!!

 

36-48hs:

 

nevesafrica36-48-1.jpg

 

 

48-60hs:

 

nevesafrica48-60-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caio, o jogo entre Japao e Camaroes tem previsão de neve em Bloenfountain para amanha! Será que teremos o primeiro jogo sob neve na história das Copas???

 

Mesmo se nevasse, este não seria o primeiro jogo da copa sob neve. Veja a citação a seguir:

 

O francês Lucien Laurent foi o marcador do primeiro gol da história das Copas do Mundo. Laurent depois diria: "Estávamos enfrentando o México e estava nevando, uma vez que era inverno no hemisfério sul. Um dos meus colegas de time cruzou a bola e eu segui seu caminho cuidadosamente, dando um voleio com meu pé direito. Todos ficamos felizes mas não ficamos rolando pelo chão - ninguém percebeu que estávamos a fazer história. Um rápido aperto de mãos e voltamos pro jogo. E não houve nenhum bonus; éramos todos amadores àquela época."

 

França 4x1 México foi disputado no dia 13/07/1930, as 15h.

 

Alguns dias depois uma forte onda de frio atingiu o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o jogo entre Japao e Camaroes tem previsão de neve em Bloenfountain para amanha! Será que teremos o primeiro jogo sob neve na história das Copas???

 

Mesmo se nevasse, este não seria o primeiro jogo da copa sob neve. Veja a citação a seguir:

 

O francês Lucien Laurent foi o marcador do primeiro gol da história das Copas do Mundo. Laurent depois diria: "Estávamos enfrentando o México e estava nevando, uma vez que era inverno no hemisfério sul. Um dos meus colegas de time cruzou a bola e eu segui seu caminho cuidadosamente, dando um voleio com meu pé direito. Todos ficamos felizes mas não ficamos rolando pelo chão - ninguém percebeu que estávamos a fazer história. Um rápido aperto de mãos e voltamos pro jogo. E não houve nenhum bonus; éramos todos amadores àquela época."

 

França 4x1 México foi disputado no dia 13/07/1930, as 15h.

 

Alguns dias depois uma forte onda de frio atingiu o Brasil.

 

Neve no Uruguay em 1930? Caracas, mas nevava fácil naquela época...

Link to comment
Share on other sites

Pelos mapas de prognóstico de neve teremos de ir para o Lesoto pegar uma nevada!! :D Lesoto é o país com o ponto mais baixo mais alto do mundo: fica a mais de 1000 m de altitude!

 

A previsão para Maseru (capital do país) é de máxima de 3° com neve nessa terça-feira. A mínima vai a -4° na 4ª-feira.

 

Agora faz 11° na Cidade do Cabo e 12° em Joanesbugo, esta última ainda com vento NO.

Link to comment
Share on other sites

JOGO -CIDADE -TEMPO - Tº

 

AFRICA DO SUL X MÉXICO - JOHANESBURGO : CÉU LIMPO 14,0

URUGUAI X FRANÇA - CIDADE DO CABO : CÉU LIMPO 11,0

COREIA DO SUL X GRECIA - PORT ELIZABETH : CÉU LIMPO 20,0

ARGENTINA X NIGERIA - JOHANESBURGO : CÉU LIMPO 15,0

INGLATERRA X EUA - RUSTEMBURG : CÉU LIMPO 10,0

ARGELIA X ESLÔVENIA - POLOKWANE : PARC NUBLADO 24,0

SERVIA X GHANA - PRETÓRIA : CÉU LIMPO 19,0

ALEMANHA X AUSTRALIA - DURBAN : CÉU LIMPO 19,0

HOLANDA X DINAMARCA - JOHANESBURGO : CÉU LIMPO 17,0

JAPÃO X CAMARÕES - BLOEMFONTEIN : CÉU LIMPO 17,0

 

Até agora, nada muito diferente do que teremos na copa do Brasil em Curitiba, POA, São Paulo e até BH...

Link to comment
Share on other sites

13:30 HS

 

Joanesburgo, África do Sul, 05 graus.......

 

Que isso!!! :shock:

A máxima até agora foi de 6° às 15 h. Agora, às 15:30, faz 5° com 36% e céu limpo. Não é por nada, mas o Brasil vai jogar com 0°, hehehe.

 

Em Bloenfontein nevou às 10 h quando estava 3°! :D

 

Abraços sul-africanos!

Link to comment
Share on other sites

Faz frio também nos países vizinhos da África do Sul!

 

No aeroporto de Windhoek, capital do país, a variação foi de 0° a 12° no dia de hoje, e agora (17:30 locais) está 10° por lá.

 

Em Gaborone, capital da Botswana, a variação foi de 7° a 13° com vento moderado constante de SO, o que evidencia a entrada do frio. A noite gelada será a próxima. às 17 h locais fazia 11° com 22%, o que dá p.o. de -10°! :shock:

Link to comment
Share on other sites

NOSSA, AFRICA DO SUL DÁ UMA LAVADA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EM TERMOS DE FRIO E NEVE, E OLHA QUE ESTAMOS NAS MESMAS LATITUDES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Porém em diferentes altitudes.

 

Compare maças com maças e verás que a coisa não é tão diferente.

 

Pegue a São Joaquim deles (Bloemfountain) e compare com a nossa. As médias são quase iguais, embora lá tenha extremos maiores devido à secura do ar e ao um grau a mais de latitude de Bloemfountain.

 

Pegue Santa Vitória do Palmar e compare com Cape Town. Climas muito parecidos.

Link to comment
Share on other sites

NOSSA, AFRICA DO SUL DÁ UMA LAVADA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EM TERMOS DE FRIO E NEVE, E OLHA QUE ESTAMOS NAS MESMAS LATITUDES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Porém em diferentes altitudes.

 

Compare maças com maças e verás que a coisa não é tão diferente.

 

Pegue a São Joaquim deles (Bloemfountain) e compare com a nossa. As médias são quase iguais, embora lá tenha extremos maiores devido à secura do ar e ao um grau a mais de latitude de Bloemfountain.

 

Pegue Santa Vitória do Palmar e compare com Cape Town. Climas muito parecidos.

 

Bloemfontein tem média simples de 7,6ºC no seu mês mais frio (1951-1990), ainda é bastante diferença. Mas tem também um verão bastante mais quente.

Link to comment
Share on other sites

NOSSA, AFRICA DO SUL DÁ UMA LAVADA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EM TERMOS DE FRIO E NEVE, E OLHA QUE ESTAMOS NAS MESMAS LATITUDES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Porém em diferentes altitudes.

 

Compare maças com maças e verás que a coisa não é tão diferente.

 

Pegue a São Joaquim deles (Bloemfountain) e compare com a nossa. As médias são quase iguais, embora lá tenha extremos maiores devido à secura do ar e ao um grau a mais de latitude de Bloemfountain.

 

Pegue Santa Vitória do Palmar e compare com Cape Town. Climas muito parecidos.

 

Bloemfontein tem média simples de 7,6ºC no seu mês mais frio (1951-1990), ainda é bastante diferença. Mas tem também um verão bastante mais quente.

Corrigindo: Bastante mais quente mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.