Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2010


Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

JOHN, foi sim uma sova, considerando que o frio que fez foi recorde de décadas em Maio para muitas cidades do Centro-Oeste enquanto o sul não teve nada de excepcional. Não estamos querendo dizer que fez frio somente no Centro-Oeste e não no sul, só estamos querendo dizer que em termos de excepcionalidade o Centro do País deu uma sova no sul, foi muito significativo principalmente analisando os padrões de cada região para Maio. As tardes eram frias também, as máximas rondando 21/24C, considerando que a média de máximas na maioria destas cidades varia entre 31/34C, principalmente por causa do vento forte o que dava uma sensação de gelo. Realmente a mP de Julho do ano passado foi por demais de forte em muitas áreas do sul, em MS, sul e Oeste de MT e sul da Amazônia, o que causou mínimas negativas generalizadas no RS. No Centro do País as mínimas foi muito baixa para as condições, chuva e tempo úmido, 4C em Campo Grande, 5/7C aqui e até 8C em algumas áreas de Cuiabá, sem falar nas máximas de 7C em Campo Grande e de 11/15C nas maioria dessas regiãos, algo raro. Tá certo que esta mP de maio não foi uma igual a do ano passado mas foi super significativa no Centro-Oeste.

Link to comment
Share on other sites

FRIO FORTE

 

 

PARA UM SIBERIANO UM DIA DE CHIGAGO NAS PIORES ONDAS DE FRIO DELES É UM DIA "AGRADÁVEL" PARA ELES.

 

UM DIA FRIO DE FPOLIS; 5/13 É UM DIA NORMAL DE FRIO AQUI...

 

UM DIA FRIO PARA O CARIOCA, 15/21 É UM DIA AGRADÁVEL PARA O MANEZINHO....

 

 

OU SEJA, O CONCEITO DE FRIO É PARA A REGIÃO ONDE SE MORA. O QUE FEZ NO MS, MT, RO, GO FOI FRIO FORTE PARA OS PADRÕES DELES.

 

EM POA MÁXIMAS DE 10/13 COM SOL NÃO SÃO FREQUENTES NO INVERNO, MENOS DE 10 DIAS EM MÉDIA. OU SEJA, PARA TÍ E SOMENTE PARA TÍ, POA NÃO TEM INVERNO, MAS PARA OS MORTAIS COMUNS E NORMAIS O INVERNO DE POA É COM FRIO MODERADO A FORTE EM +- 40% DO PERÍODO, QUE SERIA UMA BRINCADEIRA PARA UM MORADOR DE RIO GALEGOS, QUE POR SINAL SERIA MUITO FRIO PARA UM MORADOR DE LONDRES EM RIO GALEGOS E QUE SERIA UM MARASMO PARA QUEM MORA NA COSTA LESTE DOS USA MORAR EM RIO GALEGOS.

 

OU SEJA, NÃO GENERALIZE A NOÇÃO DE UM MORTAL PARA MILHÕES DE MORTAIS.

 

POA JÁ TEVE DIAS DE FRIO FORTE, PADRÃO DO SUL, NESTE INVERNO, NÃO TEVE EXTREMOS, MAS TEVE VÁRIOS DIAS DE MUITO FRIO DEVIDO A SENSAÇÃO DE FRIO, PARA 99% DA POP. OU QUASE, TIRANDO UNS CRICAS DA VIDA, QUASE 100%.

Link to comment
Share on other sites

Chove forte e com trovoadas nesse momento em POA. 17,9C. São 11,1 mm desde ontem à noite.

Aqui em casa já acumularam 18,4 mm de chuva, sendo 8,5 mm na última hora. Houve dois raios enormes aqui perto, mas nada de estrondos violentos. Agora voltam as trovoadas e teremos mais pancadas!

 

Vejam a imagem da satélite e perceberão a posição do jato, literalmente! Há uma faixa de nebulosidade em linha reta (lembra mesmo um "jato") ao longo da divina Argentina/Paraguai que explode em instabilidades sobre o RS. Há um núcleo bem ativo na borda do Planalto Médio, desde a região de Soledade até o Vale do Rio Pardo, e outra na serra, além de outros quatro núcleos.

 

Minha máxima ficou nos 18,3° da meia-noite. Agora faz 17,1° com + de 91% e venta de ENE a 6,8 km/h. Sinal de que o ar oceânico está sendo "sugado" pelas instabilidades próximas. Pressão em 1007,4 mb e em queda repentina depois das 15 h. Vai chover mais!!

 

Abraços tempestuosos!

É isto ae Marcão, já deu boa chuva aqui no Alto da Serra do Botucaraí, acumulado de 40mm até as 18hs.Agora mais ao norte pro Planalto Médio como tu disseste, não sei como foi...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Fortes pancadas em SM acompanhadas de muitos raios... Fazia um bom tempo que não tínhamos um quadro destes por aqui, porém as pancadas em si não acumulam muito... A última, aqui, foi de 11mm e agora acumulo 36mm... Segundo últimas atualizações do INMET, 26.8mm... No geral 16°C com vento à 3.7Km/h na BASM e indicativo de rajada em 14.7Km/h pelo INMET...

 

Realmente incrível o tamanho do granizo em Livramento...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Mas, JOHN, aí vai da região. Pra MS e MT, fazer 5 de manhã e 20 e poucos de tarde em maio já é uma grande marca. Não podemos esquecer de que, se em termos absolutos aqueles dias não são tão gelados assim (ok, 2,5 em Mineiros-GO é fresquinho... :mrgreen: ) pelo menos em comparação com os padrões locais, o são.

Como bem colocou o Marcos, o marasmo está sendo um patrimônio sul-riograndense e porto-alegrense, já que o restante do Centro-Sul está tendo um bom início de junho, a ponto da Grande Sampa estar com médias bem parecidas com as da área urbana de Curita.

 

 

Que estoria esse de CURITA pra ca CURITA pra la!?!?!

 

Eh preguica de escrever Curitiba....?? ;)

Link to comment
Share on other sites

Sova???? QUe sova? Podem ter tido mínimas baixas no Centro Oeste, mas de um modo geral, mantiveram suas características de tardes mais quentes (no mínimo amenas). Não vamos esquecer que, embora estejamos na zona subtropical, o Brasil é um país TROPICAL.

Desculpem, mas continuo considerando como DIAS FRIOS DE VERDADE, aqueles que a sensação de gelo permanece o dia todo, como foi o caso da MP que lá pelo dia 24 ou 25 de julho do ano passado (2009) fez despencar as temperaturas em Porto Alegre , todo RS e SC e em Porto Alegre as máximas estavam em torno de 10 ou 11°c. Isto sim, pode ser considerado um dia frio como um todo. Mas este frio que de manhã é de 7 ou 8°c e à tarde encosta nos 20ºc é o que tem sido mais comum este ano e tem sido maioria em anos anteriores. Isto que eu quero dizer. Abraços a todos!

 

John, em POA o normal nunca foi ter máximas de 10C/11C nos seus dias de inverno. Nem em SJ isso é o normal. Considero normal termos cerca de 2 dias por mês de inverno POA ter máximas de 10C/12C. O normal em POA é termos minima de 10C e máxima de 18C, seja nos anos 2000, seja na década de 90, 70 ou 50.

Link to comment
Share on other sites

FRIO FORTE

 

 

PARA UM SIBERIANO UM DIA DE CHIGAGO NAS PIORES ONDAS DE FRIO DELES É UM DIA "AGRADÁVEL" PARA ELES.

 

UM DIA FRIO DE FPOLIS; 5/13 É UM DIA NORMAL DE FRIO AQUI...

 

UM DIA FRIO PARA O CARIOCA, 15/21 É UM DIA AGRADÁVEL PARA O MANEZINHO....

 

 

OU SEJA, O CONCEITO DE FRIO É PARA A REGIÃO ONDE SE MORA. O QUE FEZ NO MS, MT, RO, GO FOI FRIO FORTE PARA OS PADRÕES DELES.

 

EM POA MÁXIMAS DE 10/13 COM SOL NÃO SÃO FREQUENTES NO INVERNO, MENOS DE 10 DIAS EM MÉDIA. OU SEJA, PARA TÍ E SOMENTE PARA TÍ, POA NÃO TEM INVERNO, MAS PARA OS MORTAIS COMUNS E NORMAIS O INVERNO DE POA É COM FRIO MODERADO A FORTE EM +- 40% DO PERÍODO, QUE SERIA UMA BRINCADEIRA PARA UM MORADOR DE RIO GALEGOS, QUE POR SINAL SERIA MUITO FRIO PARA UM MORADOR DE LONDRES EM RIO GALEGOS E QUE SERIA UM MARASMO PARA QUEM MORA NA COSTA LESTE DOS USA MORAR EM RIO GALEGOS.

 

OU SEJA, NÃO GENERALIZE A NOÇÃO DE UM MORTAL PARA MILHÕES DE MORTAIS.

 

POA JÁ TEVE DIAS DE FRIO FORTE, PADRÃO DO SUL, NESTE INVERNO, NÃO TEVE EXTREMOS, MAS TEVE VÁRIOS DIAS DE MUITO FRIO DEVIDO A SENSAÇÃO DE FRIO, PARA 99% DA POP. OU QUASE, TIRANDO UNS CRICAS DA VIDA, QUASE 100%.

 

Ronaldo, compreendo plenamente o que disseste. Tudinho!! Porém, continuo discordando de ti. Moro em POA e analiso as coisas de cabeça fria, por mais que pareça o contrário ao escrever aqui. Tanto mortais, quanto imortais, quanto leigos, quanto experts, todos, consideram esse início de outono/inverno como fraco. É percepção geral. A minha esposa, friorenta de carteirinha, fala pergunta para mim todos os dias a mesma pergunta do John: "Bruno, quando vai esfriar?"

Link to comment
Share on other sites

Bruno mas nem a sensação tem sido de muito frio em POA? concordo que está anômalo parte da região sul sem extremo de frio até agora.

 

Coutinho, os lugares em que o conceito de muito frio valeria para todos os mortais com certeza seria nas regiões altas e áridas da Antártida ( base de Vostok) e nas partes mais fria do Ártico( nordeste da Rússia, centro e norte da Groenlândia, extremo norte do Canadá). :D

 

Acredito que na base de Vostok não tem siberiano que não reclamaria do frio. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Allef, acho que a sensação de frio é o pior dos quesitos a serem avaliados, até porque estamos dentro da média de junho e isso poderia supor que está frio aqui. Entretanto, imagine que, ao sair de casa de manhã por volta das 08:30hs está em média na casa dos 14C. Ao meio dia chega à 18C/20C e, ao sair do trabalho por volta das 18hs a temperatura está na casa dos 16C. Caso vc saia à noite a média está na casa dos 14C lá pelas 23hs. Não há frio. Está agradável.

 

Se tivéssemos tendo mínimas ao redor de 8C, sairia de casa com cerca de 11C e sairia do trabalho já com 13C. Essa pequena diferença, mesmo que a máxima passe dos 20C, já faz se sentir necessário o uso de mais roupa, ainda mais se houver vento, coisa que tem sido pouco frequente até agora.

 

Resumo da ópera. Estamos agradáveis e persistentes nesse cenário agradável, pois a mínima ocorre pontualmente no fim da madrugada e durante o dia civil não precisamos se quer usar casaco. Faz mais de mês que estamos assim com uma ou outra exceção. Eu vou todos os dias trabalhar de camisa e, no máximo, um pull-over. Não há percepção de frio por parte da população, 95% da população. A coisa não muda e a variabilidade climática não se fez presente até agora, o que é algo inerente à dinâmica climática porto-alegrense. A variabilidade climática traz vento o que aumenta e muito a sensação de frio, mesmo que a temperatura não seja das menores. O clima está parado e climas parados necessitam de céu aberto para ter resfriamento norturno (da mesma forma como ocorre no frio do sudeste), porém esse ano a MM está comendo solta, o Marcos que o diga.

 

A minha esperança reside no fortalecimento da La-Niña. Ela é o melhor combustível para a variabilidade climática, para o incremento dos ventos e para a movimentação das massas de ar. É disso que vive o inverno porto-alegrense, pois não temos altitude alguma. Nossa altitude é PNEU!

Link to comment
Share on other sites

Até hoje, ainda não usei um só casaco.. apenas uma blusa leve.. isso resume bastante o que tem sido nosso inverno! Nenhum dia de frio um pouco mais forte! Agora vai chover por vários dias com temperatura amena, máximas baixas, mínimas nada significativas. A média vai permanecer "boa", porém, irá mascarar a realidade que é a falta de frio forte por essas bandas!

Link to comment
Share on other sites

Até hoje, ainda não usei um só casaco.. apenas uma blusa leve.. isso resume bastante o que tem sido nosso inverno! Nenhum dia de frio um pouco mais forte! Agora vai chover por vários dias com temperatura amena, máximas baixas, mínimas nada significativas. A média vai permanecer "boa", porém, irá mascarar a realidade que é a falta de frio forte por essas bandas!

 

Outra. A intercalação entre dias muito frios, agradáveis e outros um pouco mais quentes (aqueles que volta e meia levam a máxima de POA para cerca de 25C), faz a memória das pessoas fixar a presença do frio, coisa que não houve até agora. Os dias de frio extremo gelam os interiores e os dias amenos não são capazes de reaquecer os mesmos. Isso também constrói a percepção geral da população sobre o inverno.

 

De novo: qualquer porteiro de edifício em Porto Alegre tem uma percepção de que não fez frio até agora por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Torales, como a esperança é a última que morre, o CPTEC prevê uma bela onda de frio para daqui 6 dias. Teríamos mínimas de 1C e máximas de 12C por aqui. Finally!

 

Outra: a partir do dia 28 irei passar duas semanas fora daqui. Uma semana em Ctba e outra em SP. Aposto uma penca que aqui estará frio e lá estará quente. É a minha sina.

Link to comment
Share on other sites

Torales, como a esperança é a última que morre, o CPTEC prevê uma bela onda de frio para daqui 6 dias. Teríamos mínimas de 1C e máximas de 12C por aqui. Finally!

 

Outra: a partir do dia 28 irei passar duas semanas fora daqui. Uma semana em Ctba e outra em SP. Aposto uma penca que aqui estará frio e lá estará quente. É a minha sina.

 

Fica ae então Brunão, só de ver sua mensagem aqui ja começou a esquentar.Minima de 9,1°C-max: 26°C e agora 14,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Até hoje, ainda não usei um só casaco.. apenas uma blusa leve.. isso resume bastante o que tem sido nosso inverno! Nenhum dia de frio um pouco mais forte! Agora vai chover por vários dias com temperatura amena, máximas baixas, mínimas nada significativas. A média vai permanecer "boa", porém, irá mascarar a realidade que é a falta de frio forte por essas bandas!

Quanta diferença gurizada, há quase dois meses que o povo aqui não consegue sentir sensação de calor pelo menos um dia , podem perguntar aos soledadenses, é lareira acesa, fogão à lenha direto, vou ter de concordar com o Ronaldo, em termos de sensação de frio, este bimestre maio-junho está deixando no chinelo anos anteriores, pelo menos aqui.

Link to comment
Share on other sites

Minha humilde opinião sobre sensações de frio e a polêmica sobre a quantidade de frio que fez nos últimos anos. Primeiro, eu sou daquela opinião que acredita nos fatos quando eles acontecem e são comprovados, falando meteorologicamente. Para mim, Al Gore e Cia. LTDA encheu a cabeça e todo o planeta sobre e questão do aquecimento global, e a mídia global é tão sensacionalista que faz milhares de reportagens que a cobertura de gelo no Pólo Norte não irá existir mais de 2020 no Verão, mas da mesma forma, não fala que tivemos, no Inverno de 2009/2010, a maior cobertura de gelo da história do Ártico, não fala sobre a nevada e a onda mostro de frio ártico que atingiu os Estados Unidos e Canadá no início deste ano, com temperaturas de -40°C na Dakota do Norte e máximas de 8°C e Miami... Não falam de uma onda polar que desceu a América do Norte e atingiu Cuba de forma intensa. Mas quando Londres fica com 28°C em Julho é manchete de Jornal Nacional. Não fazem reportagens explicando que o planeta é composto por ciclos, e ciclos se alteram e mudam... Pois esses não dependem da opinião de um político tapado, que não olha os fatos e os dados reais. Na situação atual, estamos a beira de uma queda da temperatura global do que de um aumento de 6°C em um século...O mais impressionante é que alguns cidadãos querem, parece que espalhar o caos para meio mundo.

 

Sobre as sensações de frio... Isso, realmente é algo de cada região. Para um curitibano, 8°C em uma manhã de julho é algo absolutamente normal e aceitável... É frio, mas comum no inverno curitibano... Mas para um cuiabano, 8°C é de bater os queixos, de reclamar, e com razão... pois os 40°C que eles encaram todo ano, da mesma forma que é aceitável para eles e para os cariocas, é inaceitável para mim, um americanense, um curitibano, um paulistano... Eu, realmente não sei o que algo maior que 36°C em minha cidade, e tenho certeza que um curitibano, um paulistano de 15 anos de idade (minha idade) também não sabe o que é isso em sua cidade. Quem vive em São Joaquim, 10°C em uma manhã de Julho é "quente", da mesma forma que 22-23°C em uma tarde de inverno ensolarada para mim é normal, para eles é quente, muito quente para o Inverno. Tenho primos que moram em São José do Rio Preto. Para eles, 28°C às 23h não é o mesmo calor que para mim é inaceitável.

 

Então, cada um é acostumado com a região em que vive.

Ponto.

Link to comment
Share on other sites

Minha humilde opinião sobre sensações de frio e a polêmica sobre a quantidade de frio que fez nos últimos anos. Primeiro, eu sou daquela opinião que acredita nos fatos quando eles acontecem e são comprovados, falando meteorologicamente. Para mim, Al Gore e Cia. LTDA encheu a cabeça e todo o planeta sobre e questão do aquecimento global, e a mídia global é tão sensacionalista que faz milhares de reportagens que a cobertura de gelo no Pólo Norte não irá existir mais de 2020 no Verão, mas da mesma forma, não fala que tivemos, no Inverno de 2009/2010, a maior cobertura de gelo da história do Ártico, não fala sobre a nevada e a onda mostro de frio ártico que atingiu os Estados Unidos e Canadá no início deste ano, com temperaturas de -40°C na Dakota do Norte e máximas de 8°C e Miami... Não falam de uma onda polar que desceu a América do Norte e atingiu Cuba de forma intensa. Mas quando Londres fica com 28°C em Julho é manchete de Jornal Nacional. Não fazem reportagens explicando que o planeta é composto por ciclos, e ciclos se alteram e mudam... Pois esses não dependem da opinião de um político tapado, que não olha os fatos e os dados reais. Na situação atual, estamos a beira de uma queda da temperatura global do que de um aumento de 6°C em um século...O mais impressionante é que alguns cidadãos querem, parece que espalhar o caos para meio mundo.

 

Sobre as sensações de frio... Isso, realmente é algo de cada região. Para um curitibano, 8°C em uma manhã de julho é algo absolutamente normal e aceitável... É frio, mas comum no inverno curitibano... Mas para um cuiabano, 8°C é de bater os queixos, de reclamar, e com razão... pois os 40°C que eles encaram todo ano, da mesma forma que é aceitável para eles e para os cariocas, é inaceitável para mim, um americanense, um curitibano, um paulistano... Eu, realmente não sei o que algo maior que 36°C em minha cidade, e tenho certeza que um curitibano, um paulistano de 15 anos de idade (minha idade) também não sabe o que é isso em sua cidade. Quem vive em São Joaquim, 10°C em uma manhã de Julho é "quente", da mesma forma que 22-23°C em uma tarde de inverno ensolarada para mim é normal, para eles é quente, muito quente para o Inverno. Tenho primos que moram em São José do Rio Preto. Para eles, 28°C às 23h não é o mesmo calor que para mim é inaceitável.

 

Então, cada um é acostumado com a região em que vive.

Ponto.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio não há do que se reclamar: Nesses 16 dias de junho, a média das mínimas aqui no meu bairro, zona norte da cidade, está em 16,4°C, a menor que já registrei(cerca de 1°C abaixo da já defasada média 61-90), tendo 7 dias abaixo de 16,0°C(e dois abaixo de 15,0°C).Já a média das máximas está em 24,3°C, também a menor que já registrei(cerca de TRÊS GRAUS abaixo da média 61-90), foram vários os dias com sensação constante de frio este mês por aqui(embora só o dia 1/6 tenha tido uma máxima "respeitável"-19,4°C- vários dos dias com máximas entre 22 e 24°C por terem sido na maioria das vezes bem ventosos podem ser considerados "frios" para a população em geral) e não deu nem pra sonhar sem sentir calor por aqui, já que a máxima do mês até agora foi de 27,9°C(hoje.As outras maiores foram 26,8°C dia 9 e 25,9°C ontem!).Aliás, desde o dia 8 de maio não chega aos 30°C por aqui, então ao menos aqui no Rio não temos do que reclamar, ainda não tivemos um extremo bom mas pelo menos há constância de "frio".

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui temos uma trégua e o aspecto é de nevoeiro, porém pelas imagens mais uma "carga" poderia vir sobre nós embora toda a movimentação esteja do centro para o N-Ne-E do RS... Estou acumulando 42mm e no geral (SBSM e INMET) estamos com 16°C com PO também em 16°C...

 

Há uma imagem de altos dBZ nas regiões de Bagé e Cruz Alta, confere???

 

Pitaco: Sobre "frios e sensações"... Também sou do acordo que "cada um sente conforme sua região" e que o frio independe se faz 10°C, 5°C, 0°C, -X°C... Aqui tivemos manhãs com 5°C, 8°C e 10°C e sempre foi frio... Pouco mais, pouco menos... Mas em todos os dias era preciso um blusão, casaco, jaqueta e até pessoas com toucas e luvas via-se pela rua... Eu mesmo, vários dias não prescindi de minha "boininha" :D ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O ETA está mais confiante para a próxima MP do que o GFS. No segundo modelo, o deslocamento da MP

é um tanto quanto zonal, não conseguindo "subir" até aqui em MG e pegando apenas o Sul.

Vamos ver quem leva a melhor.

 

Sobre a sensação de frio, por aqui há um consenso na população: "Esse inverno veio com tudo, tinha

muito tempo que não fazia frio assim". Claro que tem aqueles que, em sua justificável falta de experiência,

dizem: "E olha que nem começou o inverno heim ! Imagina o frio que vai fazer quando chegar".

 

O fato é que a primeira quinzena foi mesmo bem abaixo da média aqui, não fiz a média porém nos gráficos

do INMET percebe-se que TODOS OS DIAS foram abaixo da média climatológica por enquanto. No entanto,

agora com as temperaturas subindo ao longo da semana, teremos uma diminuição dessa anomalia.

Mas aposto todas as minhas fichas de que este Junho ainda termina de 1 a 2 graus abaixo da média em JF.

Link to comment
Share on other sites

O satélite explica por si só a sequência de pancadas, relâmpagos e trovoadas em POA: o jato "explodiu" desde o NO do RS toda a instabilidade até exatamente aqui. As áreas a O e NO de POA são as mais instáveis no momento, e pela direção do jato vem tudo literalmente para cá! Estamos bem na mira das instabilidades!

 

Até agora acumulei 40,2 mm de chuva, sendo 7,1 mm na última hora. Agora voltou a chover um pouco mais e temos trovoadas. Antes tivemos a 98346532ª pancada forte do dia! Faz 17,3° com + de 92%, vento de SSE a 4,2 km/h e a pressão continua em queda: 1005,1 mb.

Link to comment
Share on other sites

A sensação de frio está fraquíssima neste ano em Floripa, diferentemente da serra. O frio não desceu a BR 282. Nem usei casaco ainda, só blazer sobre camisa/camiseta.

 

Fui morar aí no início de 2008 e passei um bom frio nesse ano e em 2009. Mas 2010 está uma vergonha! Até sair daí na semana passada só tinha pego um dia suficientemente frio pra usar um casaco, e foi agora em junho. Retorno em agosto, e espero que o segundo semestre ainda nos reserve boas surpresas.

 

Devo morar em Floripa no mínimo até 2015, então vou ver muita coisa boa e ruim ainda.

Link to comment
Share on other sites

Mas, JOHN, aí vai da região. Pra MS e MT, fazer 5 de manhã e 20 e poucos de tarde em maio já é uma grande marca. Não podemos esquecer de que, se em termos absolutos aqueles dias não são tão gelados assim (ok, 2,5 em Mineiros-GO é fresquinho... :mrgreen: ) pelo menos em comparação com os padrões locais, o são.

Como bem colocou o Marcos, o marasmo está sendo um patrimônio sul-riograndense e porto-alegrense, já que o restante do Centro-Sul está tendo um bom início de junho, a ponto da Grande Sampa estar com médias bem parecidas com as da área urbana de Curita.

 

 

Que estoria esse de CURITA pra ca CURITA pra la!?!?!

 

Eh preguica de escrever Curitiba....?? ;)

 

Não é preguiça, preguiça é um sentimento muito fuleiro. Alias, preguiça não: pregui 8-) :mrgreen:

É que, assim como o povo de Florianópolis facilitou a vida deles adotando o apelido de Floripa, fiz o mesmo pra minha cidade natal. Inclusive, tem mais gente que usa este apelido. É um apelido que surge naturalmente, quase que por geração espontânea; comecei a usar sem ter visto antes, mas tem muita gente que tb deve ter começado a usar sem ter visto em algum lugar.

E em algumas décadas (talvez séculos, admito) este apelido se tornará o próprio nome da cidade. :idea: :!: Basta ver Londres, que em sua versão latina era Londinium e sofreu graduais transformações até virar London.

Link to comment
Share on other sites

Mas, JOHN, aí vai da região. Pra MS e MT, fazer 5 de manhã e 20 e poucos de tarde em maio já é uma grande marca. Não podemos esquecer de que, se em termos absolutos aqueles dias não são tão gelados assim (ok, 2,5 em Mineiros-GO é fresquinho... :mrgreen: ) pelo menos em comparação com os padrões locais, o são.

Como bem colocou o Marcos, o marasmo está sendo um patrimônio sul-riograndense e porto-alegrense, já que o restante do Centro-Sul está tendo um bom início de junho, a ponto da Grande Sampa estar com médias bem parecidas com as da área urbana de Curita.

 

 

Que estoria esse de CURITA pra ca CURITA pra la!?!?!

 

Eh preguica de escrever Curitiba....?? ;)

 

Não é preguiça, preguiça é um sentimento muito fuleiro. Alias, preguiça não: pregui 8-) :mrgreen:

É que, assim como o povo de Florianópolis facilitou a vida deles adotando o apelido de Floripa, fiz o mesmo pra minha cidade natal. Inclusive, tem mais gente que usa este apelido. É um apelido que surge naturalmente, quase que por geração espontânea; comecei a usar sem ter visto antes, mas tem muita gente que tb deve ter começado a usar sem ter visto em algum lugar.

E em algumas décadas (talvez séculos, admito) este apelido se tornará o próprio nome da cidade. :idea: :!: Basta ver Londres, que em sua versão latina era Londinium e sofreu graduais transformações até virar London.

 

 

Espero nao estar vivo quando essa moda pegar..... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, mínima de 10,7°C. Agora faz 11,3°C. Hoje a tarde deve ser quente, com máxima passando os 27°C.

 

Este é meu último post nesta semana, pois ficarei 4 dias entre São Paulo e Praia Grande. Na 2ª eu retorno com o resumo daqui e falo um pouco de como se manteve o tempo por lá também.

Link to comment
Share on other sites

Até hoje, ainda não usei um só casaco.. apenas uma blusa leve.. isso resume bastante o que tem sido nosso inverno! Nenhum dia de frio um pouco mais forte! Agora vai chover por vários dias com temperatura amena, máximas baixas, mínimas nada significativas. A média vai permanecer "boa", porém, irá mascarar a realidade que é a falta de frio forte por essas bandas!

Quanta diferença gurizada, há quase dois meses que o povo aqui não consegue sentir sensação de calor pelo menos um dia , podem perguntar aos soledadenses, é lareira acesa, fogão à lenha direto, vou ter de concordar com o Ronaldo, em termos de sensação de frio, este bimestre maio-junho está deixando no chinelo anos anteriores, pelo menos aqui.

Só porque eu falei, hoje amanheceu bem morno, assim com jeitão de Porto Alegre, sem vento e com sensação muito, mas muito agradável, até que enfim.Chuva acumulada de ontem até a meia-noite, 54,4mm :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O nosso amigo Coutinho escreveu que de 05 a 13°c é um dia normal de frio em Florianópolis. Desculpe, mas ao meu ver isto é um frio quase extremo para a capital de SC. Recordo perfeitamente toda a minha infância, que saía nas férias de julho de Porto Alegre encasacado, cheio de roupa e quando nos aproximávamos de "Floripa" começávamos a tirar os casacos. Isto acontecia praticamente todos os anos nas férias de julho. Tenho parentes que ainda moram em São Jose, cidade vizinha de Florianópolis, e os mesmos relatam que lá o frio no geral é muito, mas muito ameno mesmo. Raríssimos os dias gelados de verdade.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA a madrugada foi nublada, mas praticamente sem chuva, a não ser os 12 mm que desabaram até a 1 h. Foram 2 enxurradas!! Minha mínima foi de 16,0° até agora com umidade sempre acima dos 90%. Agora faz 16,2° com + de 91% e pressão bem mais elevada, em 1013,9 mb. Não há vento e está nublado. Creio que teremos um pouco de sol.

 

O nosso amigo Coutinho escreveu que de 05 a 13°c é um dia normal de frio em Florianópolis. Desculpe, mas ao meu ver isto é um frio quase extremo para a capital de SC. Recordo perfeitamente toda a minha infância, que saía nas férias de julho de Porto Alegre encasacado, cheio de roupa e quando nos aproximávamos de "Floripa" começávamos a tirar os casacos. Isto acontecia praticamente todos os anos nas férias de julho. Tenho parentes que ainda moram em São Jose, cidade vizinha de Florianópolis, e os mesmos relatam que lá o frio no geral é muito, mas muito ameno mesmo. Raríssimos os dias gelados de verdade.

Abraços.

Não. Leste errado. Ele disse que o dia de frio em Floripa (5° a 13°) é um dia de frio normal em SJ. Apenas a escrita é que está informal.

 

Abraços frios!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite fria aqui em Itatiaia! :D

Temp. mínima: 7.7C

Amanheceu com forte nevoeiro, que durou até umas 9h. Agora o sol já está forte e faz 20.2C.

De manhã a sensação era de muito frio msm, até incomodava um pouco...saí com 2 casacos....rs. Apesar de adorar o frio, não sou muito resistente a ele, quase coloquei a luva hj...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

 

Campos do Jordão SP (Aut/Inmet) : 05,5

---------------------------------------------------------------------------------------

 

CORRENTINA NA BAHIA : 09,0 GRAUS........

Canela RS : 13,4

PEIXE TO : 15,0 GRAUS..... :lol: :lol:

 

Definitivamente....quem gosta de frio *contínuo*.....Fique em SP ou MG ou vá para a Bahia...

 

:D

 

Quem gosta de frio contínuo?

 

10hs

Peixe/TO: 28,6C

Correntina: 24,5C

Campos do Jordão/SP: 18,6C

 

Canela/RS: 13,9C

São Joaquim: 14,2C

 

Isso é que dá trabalhar com mínimas e só com o que convém!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA a madrugada foi nublada, mas praticamente sem chuva, a não ser os 12 mm que desabaram até a 1 h. Foram 2 enxurradas!! Minha mínima foi de 16,0° até agora com umidade sempre acima dos 90%. Agora faz 16,2° com + de 91% e pressão bem mais elevada, em 1013,9 mb. Não há vento e está nublado. Creio que teremos um pouco de sol.

 

O nosso amigo Coutinho escreveu que de 05 a 13°c é um dia normal de frio em Florianópolis. Desculpe, mas ao meu ver isto é um frio quase extremo para a capital de SC. Recordo perfeitamente toda a minha infância, que saía nas férias de julho de Porto Alegre encasacado, cheio de roupa e quando nos aproximávamos de "Floripa" começávamos a tirar os casacos. Isto acontecia praticamente todos os anos nas férias de julho. Tenho parentes que ainda moram em São Jose, cidade vizinha de Florianópolis, e os mesmos relatam que lá o frio no geral é muito, mas muito ameno mesmo. Raríssimos os dias gelados de verdade.

Abraços.

Não. Leste errado. Ele disse que o dia de frio em Floripa (5° a 13°) é um dia de frio normal em SJ. Apenas a escrita é que está informal.

 

Abraços frios!

 

Peço desculpas então. Mas foi o que interpretei. Obrigado pelo esclarecimento. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bruno...então só posso concluir que voce prefere a mesmice de Dublin do que Nova York , por exemplo...

 

Minhas preferências:

1º - A verdade. Digo isso pq falou a expressão "frio contínuo".

2º - Máximas baixas

3º - Mínimas baixas

4º - Mesmice

.

.

.

.

 

5º - Máximas acima de 20C em pleno inverno, algo que ocorrerá em 100% das cidades do SE hoje. Se é que posso considerar isso uma preferência.

Link to comment
Share on other sites

Ontem em Vitória da Conquista o dia provou que o frio já está diminuindo. Mínima de 10,1°C e máxima de 24,1°C. As nuvens da manhã sumiram completamente por volta das 10 horas, deixando o resto do dia ensolarado. Mas à noite as nuvens retornaram e o tempo ficou encoberto até a manhã de hoje.

 

Hoje, por causa da madrugada nublada, a temperatura não caiu muito. A mínima foi de 13,0°C. Neste momento, muito sol e algumas pequenas nuvens altas, com 21,4°C e umidade em 58%.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Entendi Bruno....só que prefiro e acho mais fria uma cidade que teve 02/18 do que 07/13 ou 08/12.....Pelo menos terei uma chance de geada e muito mais frio no a noite e pela madrugada.......

 

É um ponto de vista. Entendo o teu gosto, porém não esqueça que à noite, na grande maioria dos casos, estamos em casa ou dormindo. Saímos de casa durante o dia, que é quando experimentamos as máximas.

 

Porém, gosto é gosto e não se discute.

Link to comment
Share on other sites

Para os amantes do frio.. Um porteiro noturno iria prefirir morar em CDJ do que S Joaquim.....Já a caixa do Supermercado Pão de Açucar diurna em Campos do Jordão, iria preferir trabalhar em São Joaquim ali no Mercado Poko Preço no centro....

 

Vejam só como é dificil definir onde faz mais frio... :roll:

Prefiro frio de dia, por que simplismente não faz frio de noite aqui em Cascavel, mínimas horriveis... Mas também gosto de dias frios de manhã que ficam quentes a tarde.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Bernardo do Campo prefiro frio de noite e agradavel durante o dia, em torno dos 24°C. Esta do jeito que gosto ultimamente.

 

Quando vou para sitio, calorão de dia e frio de noite.

 

No litoral, maximas de 30°C e noites em torno dos 24°C.

 

HOJE MINIMA DE 12,9 °C.

 

AGORA 25,7°C.

Link to comment
Share on other sites

O DIA QUE O PESSOAL DO SUDESTE PASSAR 30 DIAS ENTRE JUNHO A PRIMEIRA QUINZENA, REFORMULARÁ; O CARA DO SUPER E O VIGIA NOTURNO, SE NÃO GOSTAM DE FRIO, NUNCA VIRÃO PARA CÁ DE LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE.

 

UMA ESTAÇÃO NA CIDADE E BAIXADA; URUPEMA

 

01 -1,8/8,9

02 0,3/11,6

03 4,3/11,0

04 9,2/11,7

05 4,0/10,0

06 2,0/12,5

07 -1,0/14,5

08 -1,2/14,0

09 -1,0/13,1

10 -0,8/12,1

11 -1,3/11,1

12 3,6/13,2

13 4,3/11,5

14 5,6/11,6

15 5,8/19,3

16 6,8/

 

É O FRIO AQUI NÃO É CONTÍNUO.....

Link to comment
Share on other sites

O DIA QUE O PESSOAL DO SUDESTE PASSAR 30 DIAS ENTRE JUNHO A PRIMEIRA QUINZENA, REFORMULARÁ; O CARA DO SUPER E O VIGIA NOTURNO, SE NÃO GOSTAM DE FRIO, NUNCA VIRÃO PARA CÁ DE LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE.

 

UMA ESTAÇÃO NA CIDADE E BAIXADA; URUPEMA

 

01 -1,8/8,9

02 0,3/11,6

03 4,3/11,0

04 9,2/11,7

05 4,0/10,0

06 2,0/12,5

07 -1,0/14,5

08 -1,2/14,0

09 -1,0/13,1

10 -0,8/12,1

11 -1,3/11,1

12 3,6/13,2

13 4,3/11,5

14 5,6/11,6

15 5,8/19,3

16 6,8/

 

É O FRIO AQUI NÃO É CONTÍNUO.....

Concordo com o Ronaldo,uma coisa é pegar temperatura muito baixa de manhã e madrugada e depois à tarde elevadas.Particularmente eu não gosto do frio muito constante, tipo o de Urupema, Ausentes e SJ.O Tio Adão lá no Rincão dos Silvanos enfrenta padrão muito parecido ao de Urupema, nas mínimas, a maior diferença são as máximas, em Urupema muito menores.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.