Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Délcio, certamente o atlântico também deve influenciar o nosso clima. Mas há ainda uma escassez enorme de estudos a respeito, e poucas conclusões podem ser tiradas a respeito de sua influencia e comparar com análogos. Contudo ficaria muito surpreso se esses efeitos conseguissem superar e até reverter aqueles trazidos pelo ENSO. Aí era chegada a hora de estudarmos e compreendermos melhor o atlântico. Já não é?

 

Para a próxima semana segue a tendência de madrugadas frias na quarta e na quinta. Abril deve começar com tudo! E deve vir ainda mais, creio de duas a três ondas de ar frio consistentes no mês, sendo uma delas notável para a epoca do ano.

Link to comment
Share on other sites

Teremos muita confusão na tendência do tempo. mistura de Nino com Nina, neutralidade. Acho que teremos surpresas.

Bom rever vc, Gamboa!

Sim, está confuso. Pelo menos considero que a neutralidade que deverá reinar no inverno será interessante para nós de SP, nem tantos bloqueios, pois para mim la nina e el nino geram bloqueios parecidos aqui para SP.

Link to comment
Share on other sites

Délcio, certamente o atlântico também deve influenciar o nosso clima. Mas há ainda uma escassez enorme de estudos a respeito, e poucas conclusões podem ser tiradas a respeito de sua influencia e comparar com análogos. Contudo ficaria muito surpreso se esses efeitos conseguissem superar e até reverter aqueles trazidos pelo ENSO. Aí era chegada a hora de estudarmos e compreendermos melhor o atlântico. Já não é?

 

Para a próxima semana segue a tendência de madrugadas frias na quarta e na quinta. Abril deve começar com tudo! E deve vir ainda mais, creio de duas a três ondas de ar frio consistentes no mês, sendo uma delas notável para a epoca do ano.

 

 

O ÍNDICO INFLUÊNCIA MUITO TAMBÉM, O PROBLEMA É SABER COMO.

 

2 A 4 ONDAS GRANDES DE FRIO, CREIO, TER AO LONGO DO INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

Faltam muitos trabalhos científicos, é verdade. E pra complicar, em se tratando de clima, tudo é possível. Foi o que disse a minha banca quando tentei estabelecer uma relação entre ENOS e a ocorrência das geadas por aqui. Eu fiquei feliz com um 9,5. E eles tinham razão. Basta olhar o nosso saudoso e chuvoso verão sobre La Niña. É muito arriscada a previsão para os próximos meses. Repararam que os meteorologistas se limitam a poucas informações? Não é porque em um determinado momento da história tivemos certo comportamento, que, em condições semelhantes, seria parecido. Em relação aos oceanos e a atmosfera, o homem ainda está bem preso ao chão, tentando descobrir alguma relação!

Link to comment
Share on other sites

Deu um trabalhão.

 

Como eu estava conversando outro dia com o Ronaldo.

 

Generalizar o "GLOBAL" para o "LOCAL" .e.....blá..blá...blá....é atividade de alto risco.

 

Niño 1+2 contra precipitação em Porto Alegre.

 

Os números gritam.

 

241v9nc.jpg

 

Abraços;

 

Editando 1...nenhuma má fé consciente foi adicionada neste comentário.

Link to comment
Share on other sites

Délcio, certamente o atlântico também deve influenciar o nosso clima. Mas há ainda uma escassez enorme de estudos a respeito, e poucas conclusões podem ser tiradas a respeito de sua influencia e comparar com análogos. Contudo ficaria muito surpreso se esses efeitos conseguissem superar e até reverter aqueles trazidos pelo ENSO. Aí era chegada a hora de estudarmos e compreendermos melhor o atlântico. Já não é?

 

Para a próxima semana segue a tendência de madrugadas frias na quarta e na quinta. Abril deve começar com tudo! E deve vir ainda mais, creio de duas a três ondas de ar frio consistentes no mês, sendo uma delas notável para a epoca do ano.

 

 

O ÍNDICO INFLUÊNCIA MUITO TAMBÉM, O PROBLEMA É SABER COMO.

 

2 A 4 ONDAS GRANDES DE FRIO, CREIO, TER AO LONGO DO INVERNO.

 

Índico deve influenciar muito mais que o Atlântico no clima terrestre, pois possui muito mais águas equatoriais que o segundo. Apenas uma opinião minha.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, por esta tua tabela, a maioria das correlações mensais se aproximam de zero. Em nenhum momento se aproximam de +1 ou -1, o que já daria para traçar alguma linha de pensamento.

 

Estudar o clima ainda traz grandes desafios para o ser humano. Logo, estudar meteorologia é algo bastante estimulante e desafiador. Há muito para se descobrir!

Link to comment
Share on other sites

Délcio, certamente o atlântico também deve influenciar o nosso clima. Mas há ainda uma escassez enorme de estudos a respeito, e poucas conclusões podem ser tiradas a respeito de sua influencia e comparar com análogos. Contudo ficaria muito surpreso se esses efeitos conseguissem superar e até reverter aqueles trazidos pelo ENSO. Aí era chegada a hora de estudarmos e compreendermos melhor o atlântico. Já não é?

 

Para a próxima semana segue a tendência de madrugadas frias na quarta e na quinta. Abril deve começar com tudo! E deve vir ainda mais, creio de duas a três ondas de ar frio consistentes no mês, sendo uma delas notável para a epoca do ano.

 

 

O ÍNDICO INFLUÊNCIA MUITO TAMBÉM, O PROBLEMA É SABER COMO.

 

2 A 4 ONDAS GRANDES DE FRIO, CREIO, TER AO LONGO DO INVERNO.

 

Índico deve influenciar muito mais que o Atlântico no clima terrestre, pois possui muito mais águas equatoriais que o segundo. Apenas uma opinião minha.

 

DEPOIS DO PACÍFICO É O SEGUNDO QUE MAIS INTERFERE AQUI, A.DO SUL. CORRENTES DE OESTE.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, por esta tua tabela, a maioria das correlações mensais se aproximam de zero. Em nenhum momento se aproximam de +1 ou -1, o que já daria para traçar alguma linha de pensamento.

 

Estudar o clima ainda traz grandes desafios para o ser humano. Logo, estudar meteorologia é algo bastante estimulante e desafiador. Há muito para se descobrir!

 

COMO EM BIOLOGIA, NÃO É MATEMÁTICA PURA (POIS NÃO CONSEGUIMOS COLOCAR 100% DAS VARIÁVEIS NO MODELO, SEMPRE SOBRA ALGO). E NESTE ANO A LA-NINA NÃO FOI CLÁSSICA, POR ISSO OS "ERROS"

Link to comment
Share on other sites

Essa La Nina paraguaia foi e está dando o que falar! Como o Caio disse não foi somente aqui que ela surpreendeu, lá na América do Norte tbm.. Uma noite dessas meu pai viu um meteorologista falando na tv que esse verão foi totalmente inverso daquilo que eles haviam previsto, e que não faziam a idéia por que as coisas fugiram do padrão, dai pra facilitar as coisas eles atribuíram ao Aquecimento Global, que santa incopetência, será que é tão dificil assim assumir que existe outras variáveis que não foram analisadas ao fazer um prognóstico climático? Uma coisa que eu percebi é que meteorologista sempre arranja um jeitinho de se esquivar dos erros auhahua, não me perguntam que eu não vou dizer que foi meteorologista da rede somar..

Link to comment
Share on other sites

O último dia de março foi bem típico de outono.

Aqui nas terras altas do Oeste a temperatura variou de 17,1°C a 23,7°C

Na automática do SIMEPAR, variou mais, chegou a 16,8°C

 

Aqui ficou entre 18,9°C e 26,6°C. Acumulado de 18 mm na madrugada. Impressionante como esses primeiros 3 meses do ano estão úmidos, já coletei 758 mm nesse período! Tenho dúvidas se esse padrão vai mudar mesmo com a entrada de massas de ar frio daqui pra frente. Obviamente haverá certa redução nos dias de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, por esta tua tabela, a maioria das correlações mensais se aproximam de zero. Em nenhum momento se aproximam de +1 ou -1, o que já daria para traçar alguma linha de pensamento.

 

Estudar o clima ainda traz grandes desafios para o ser humano. Logo, estudar meteorologia é algo bastante estimulante e desafiador. Há muito para se descobrir!

 

Exatamente, Bruno.

 

Veja se estes dados que eu sei o resultado de cor e salteado. Também salta aos teus olhos.

 

Desculpe. Devido a pressa em responder e como eu sei a resposta do gráfico abaixo não fiz a revisão necessária.

 

Mas creio que é o suficiente para o amigo Bruno Saraiva ter o esclarecimento necessário de coisas correlacionados como ele muito bem colocou. ( +1/-1)

 

mrbud5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de MARÇO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 15,6° (dia 19); 15,9° (dia 20) e 16,2° (dia 15)

 

Máxima absoluta: 34,9° (dia 23); 34,0° (dia 13) e 33,3° (dia 17)

 

Maior mínima: 22,6° (dia 9); 22,4° (dia 10) e 22,3° (dia 12)

 

Menor máxima: 21,5° (dia 28); 23,6° (dia 18) e 23,8° (dia 25)

 

Maior amplitude: 16,1° (dia 20: 15,9°/28,0°); 13,8° (dias 17 e 23) e 12,9° (dia 22)

 

Menor amplitude: 2,1° (dia 28: 19,4°/21,5°); 3,0° (dia 25) e 4,4° (dia 11)

 

Amplitude absoluta: 19,3°

 

Umidade relativa mínima: 44% (dia 23); 45% (dias 2 e 21) e 46% (dias 7, 17 e 22) - faltam dados dos dias 4, 5 e 6.

 

Umidade relativa mínima média: 56,3% - faltam dados dos dias 4, 5 e 6.

 

Média mínima: 19,7°

 

Média máxima: 28,5°

 

Amplitude média: 9,0°

 

Média simples: 24,1°

Link to comment
Share on other sites

Dos 14 meses de março que tenho registrado (perdi parte dos dados de 2005), o mês de março de 2011 foi:

 

- o com a 2ª menor média mínima da série, perdendo apenas para os 19,3° de 1997;

 

- o com a 3ª menor média simples da série, empatando com 2004 e perdendo para 1998 (2º) e 1997 (1º);

 

- o com a 5ª menor média máxima. A média máxima mais baixa foi de 1998;

 

- a 4ª maior amplitude térmica média. A maior foram de 2006 e 2008.

 

Esse março foi muito bom e muito similar a 2004, com a diferença que naquele ano as temperaturas foram um pouco mais comportadas com apenas um pico de calor (35,3° no dia 2) e estabilidade térmica ao final do mês.

 

Os anos de 1997 e 1998 foram com marços mais frios, mas também devido à minha medição, que era feito em local protegido pela sombra outonal e, portanto, retendo maiores máximas e puxando a média para baixo.

Link to comment
Share on other sites

Essa La Nina paraguaia foi e está dando o que falar! Como o Caio disse não foi somente aqui que ela surpreendeu, lá na América do Norte tbm.. Uma noite dessas meu pai viu um meteorologista falando na tv que esse verão foi totalmente inverso daquilo que eles haviam previsto, e que não faziam a idéia por que as coisas fugiram do padrão, dai pra facilitar as coisas eles atribuíram ao Aquecimento Global, que santa incopetência, será que é tão dificil assim assumir que existe outras variáveis que não foram analisadas ao fazer um prognóstico climático? Uma coisa que eu percebi é que meteorologista sempre arranja um jeitinho de se esquivar dos erros auhahua, não me perguntam que eu não vou dizer que foi meteorologista da rede somar..

 

 

Pelo jeito a variável La Nina ou El Nino não influencia tanto assim no clima brasileiro, vide esse verão que foi chuvoso e úmido, sendo que em La Nina a lógica é de tempo mais seco. Acredito que o comportamento do Atlântico afeta mais nosso clima do que o Pacífico, embora seja menor que esse, mas está mais próximo do Brasil. Ainda não sei porque não se estuda mais as influências do Atlântico em nosso clima...

Link to comment
Share on other sites

Fechado o mês de março em Sampa!

 

Granja Viana

 

MÉD MÁX 25,8ºC

 

MÁX ABS 32,4ºC (27/03)

 

MÉD MÍN 19,1ºC

 

MÍN ABS 16,0ºC (03/03)

 

MÉD SP 22,5ºC

 

Inmet/Santana

 

MÉD MAX 25,8ºC

 

MÁX ABS 31,5ºC (27/03)

 

MÉD MÍN 19,0ºC

 

MÍN ABS 16,3ºC (03/03)

 

MÉD SP 22,3ºC

 

O curioso é que hoje as temperaturas praticamente bateram com o as médias do mês.

 

Granja Viana

 

MAX 25,9ºC

 

MIN 19,0ºC

 

MED 22,5ºC

 

Inmet/Santana

 

MAX 26,3ºC

 

MIN 18,7ºC

 

MED 22,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Legal observar estes dados de POA. Bom que por aí o verão também acabou mais cedo.

 

O GFS deu uma enfraquecida para o pulso de ar frio da semana que vem, contudo, a tendência

de queda na temperatura para cá a partir do dia 6 segue firme.

 

Realmente deu uma reduzida, mas manteve o reforço do próximo final de semana que pode ser até mais interessante. E em compensação o pacífico sul começa a dar sinais de que pode rugir forte para a segunda quinzena. Em algumas rodadas já vi um grande anticiclone polar se formando e marchando a ponto de bala para o cone sul. Se vai conseguir avançar as nossas latitudes já é outra história, mas a chama está acesa.

Link to comment
Share on other sites

MARÇO - 2011 (Joinville Planície, 23 m):

 

Mínima absoluta: 17,3° (dia 16);

 

Máxima absoluta: 33,2° (dia 24)

 

Maior mínima: 23,3 (dia 11)

 

Menor máxima: 21,4° (dia 30)

 

Média mínima: 20,2°

 

Média máxima: 27,4º°

 

Média simples: 23,8º

 

Média Compensada: 23,7º

 

 

Como informações complementares, tiradas diretamente do software, temos:

 

Maximums and minimums

 

Maximum temperature: +33,2 °C at 14:03:00 on 24 março

Minimum temperature: +17,3 °C at 06:40:00 on 16 março

 

Maximum humidity: 98 % at 23:59:00 on 31 março

Minimum humidity: 35 % at 13:24:00 on 16 março

 

Maximum dew point: +24 °C at 08:13:00 on 24 março

Minimum dew point: +9 °C at 09:10:00 on 15 março

 

Minimum wind chill: +17,3 °C at 06:40:00 on 16 março

Maximum heat index: +35,3 °C at 14:03:00 on 24 março

 

Maximum barometric pressure: 1019 hPa at 22:07:00 on 30 março

Minimum barometric pressure: 999 hPa at 16:04:00 on 26 março

 

Maximum wind gust: 27 km/h from 304° at 19:12:00 on 10 março

 

Averages

 

Average humidity: 74 %

Average maximum humidity: 97 %

Average minimum humidity: 51 %

 

Average dew point: +18,3 °C

Average maximum dew point: +21,3 °C

Average minimum dew point: +15,4 °C

 

Average minimum wind chill: +20,4 °C

Average maximum heat index: +29,2 °C

 

Average barometric pressure: 1011 hPa

Average maximum barometric pressure: 1013,2 hPa

Average minimum barometric pressure: 1008,7 hPa

 

Average indoor temperature: +24,9 °C

Average maximum indoor temperature: +26,3 °C

Average minimum indoor temperature: +23,6 °C

 

Rainfall summary:

(Entries are for the 24 hours Midnight to Midnight on the indicated dates)

 

1st março - (5 mm)

2nd março - (1 mm)

3rd março - (24 mm)

4th março - (1 mm)

5th março - (8 mm)

6th março - (30 mm)

7th março - (11 mm)

8th março - (1 mm)

9th março - (7 mm)

10th março - (55 mm)

11th março - (5 mm)

12th março - (51 mm)

13th março - (27 mm)

14th março - (1 mm)

18th março - (15 mm)

21st março - (6 mm)

22nd março - (5 mm)

23rd março - (1 mm)

24th março - (10 mm)

25th março - (7 mm)

26th março - (11 mm)

28th março - (21 mm)

29th março - (12 mm)

30th março - (29 mm)

31st março - (9 mm)

 

Number of rainfall days: 25

Maximum rainfall rate: 112 mm/hour at 20:08:00 on 10 março

Total rainfall for março: 353 mm

___________

:good:

Link to comment
Share on other sites

Fechei março com acumulação total de 87,5 mm de chuva. Talvez haja distorção de um ou outro milímetro a mais por eu ter mexido no pluviômetro, mas nada significativo.

 

Hoje tive mínima cravada em 20,0°. Choveu 1,4 mm de manhã, entre 9 e 10 h.

 

A pouco o tempo fechou por aqui e está cinzento. Faz 26,7° com 69% e venta de ENE a apenas 2,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Legal observar estes dados de POA. Bom que por aí o verão também acabou mais cedo.

 

O GFS deu uma enfraquecida para o pulso de ar frio da semana que vem, contudo, a tendência

de queda na temperatura para cá a partir do dia 6 segue firme.

 

Realmente deu uma reduzida, mas manteve o reforço do próximo final de semana que pode ser até mais interessante. E em compensação o pacífico sul começa a dar sinais de que pode rugir forte para a segunda quinzena. Em algumas rodadas já vi um grande anticiclone polar se formando e marchando a ponto de bala para o cone sul. Se vai conseguir avançar as nossas latitudes já é outra história, mas a chama está acesa.

 

O mais importante é que a temporada de monitoramento dos anticiclones polares começou oficialmente ! Seus deslocamentos, suas interações com

os ciclones...os famigerados ciclones que PRECISAM se formar em frente à nossa costa...hehehehehe ! Estou contente porque começou oficialmente a nossa

loucura ! :laugh:

Não estou satisfeito com a grande nevada de 2010, agora quero uma grande nevada mais democrática e de preferência caindo na época do encontro.

Começou o outono :good:

Link to comment
Share on other sites

Coutinho,

 

Respondendo ao Caco e emendando para ti.

 

Se vocês observarem o mapa abaixo existe uma área vermelha interessante muito próxima ao quintal de alguns amados amigos. Esta área vermelha indica "forte" correlação entre a região centrada na estação Inmet de POA e a anomalia global da UAH (satélite).

 

Estou esperando a UAH de março 2011. Se nada aconteceu e considerando que Channel 5 do Aqua ainda está abaixo da média. Mas sabe como é até satélites tem lá suas peculiaridades.

 

Isto explica meu grande interesse na área vermelha do mapa.

 

"Previsão do passado". Existe grande possibilidade da maioria das estações na região vermelha fecharem Março/2011. Abaixo da média.

 

Interessante notar que o Alaska (parte) é anti-correlacionado.

 

hs94sl.jpg

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a ignorância Mafili. Mas não entendi nada do que vc falou. A área vermelha (que inclui PoA) indica que março esteve pouco acima da média. E vc diz que PoA deve ter fechado março abaixo da média?

 

Explica-me por favor como um leigo, rsrs

 

Aqui em Sampa, a média das máximas em março foi abaixo da média (28,8x27). E a mínima acima da média (19x18). Se bem que em SP, a média das mínimas da Normal 61-90 está fora dos padrões para os dias de hoje, que está menos frio.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a ignorância Mafili. Mas não entendi nada do que vc falou. A área vermelha (que inclui PoA) indica que março esteve pouco acima da média. E vc diz que PoA deve ter fechado março abaixo da média?

 

Explica-me por favor como um leigo, rsrs

 

Aqui em Sampa, a média das máximas em março foi abaixo da média (28,8x27). E a mínima acima da média (19x18). Se bem que em SP, a média das mínimas da Normal 61-90 está fora dos padrões para os dias de hoje, que está menos frio.

 

Erro. A média das máximas em março em SP foi 25,8 e não 28,8.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, Desculpa.

 

Sempre o problema é o vermelho e o azul. Ainda mais em se falando de POA.

 

A idéia do gráfico é correlacionar a temperatura centrada em POA. Com a anomalia da temperatura global (TLT = low troposfhere temperature).

 

Se for observada o nível de correlação. É a escala de baixo. quanto mais intenso é o vermelho melhor é correlação.

 

Isto significa que. Se a anomalia da temperatura global aumentar a anomalia para em Março também aumenta naquela região delimitada.

 

Se a anomalia da temperatura global diminuir para Março também diminui para aquela região delimitada.

 

O azul é o contrário. Se uma aumenta outra diminui.

 

Vejamos como está a anomalia da UAH (atualizado até fevereiro de 2011)

 

Veja. Ligeiramente negativa. (fato que em tempos bicudos já é motivo de comemoração).

 

Concluindo. Se a anomalia da temperatura global (TLT) diminui uns centésimos. A temperatura na região vermelha diminui uns décimos. (região vermelha).

 

O contrário é o azul (anti-correlacionado). Se uma aumenta outra diminui.

 

O Bruno. Creio presenciou os dois fatos.

 

Um cadinho abaixo em POA. E um tanto a mais no Alaska (não observei apenas estou colocando). Altas latitudes as diferenças são potencializadas.

 

Bão, de qualquer forma ainda vou revisar muito este gráfico. Se alguma correção for necessário eu aviso.

 

Lembrando correlação não é causalidade. É mais uma ferramenta para análise.

 

Abraços

 

UAH_LT_1979_thru_Feb_2011.gif

Link to comment
Share on other sites

Ficou claro para mim. O mapa é estatístico e baseado em toda a serie desde 79? Engraçado que são poucas as áreas do Globo que tem relação positiva e negativa com o desvio do mean global.... Seriam leading indicators da media? Poderíamos reduzir as observações para uma área menor!

Link to comment
Share on other sites

JÁ TEREMOS RISCO DE GEADA DAS ÁREAS ACIMA DOS 900 m E PODE CHEGAR ENTRE -1/1 NA NOSSA REGIÃO. OUTRA ONDA DE FRIO, FORTE NO OUTRO FINDI.

 

Coutinho, pelo Inpe só consigo ver frio mais forte de 3ª até 6ª feira da próxima semana. Não há sinal de frio forte para o próximo findi. Em que modelo vc tá pegando esse frio forte?

Link to comment
Share on other sites

Tucci,

 

Ok! Uma consideração. Quando uma estação é fixada é como se ela olhasse para anomalias correlacionadas.

 

Assim, os pontos preferenciais aparecem. Uma extrapolação por conta da casa.

 

Você já viu esta manchete com certeza:

 

CORITIBA MAIS FRIA QUE USHUCOISA

 

214w6mh.png

 

Vamos papeando.

 

Abraços,

 

PS: Ficou fora de tópico. Era pela discussão. Faz parte.

Link to comment
Share on other sites

Entendi, agora, Mafili.

 

Porém, ainda restam duvidas: em períodos de PDO negativa como agora não era para termos uma correlação próxima a 1 com o que ocorre no Alaska? Outra dúvida é se esse mapa se trata de uma análise de longo prazo, para meses de março ou apenas para este último mês de março.

Link to comment
Share on other sites

surpreendente foi o verão e suas chuvas por aqui.

conversando com o Coutinho, sobre a tal mancha vermelha no atlantico sul costa região sul do Brasil, havia desaparecido. Talvez aí resida alguma alteração mais focada no tempo. Faltam estudos mais exatos. se pudesse faria esta pesquisa. Falta tempo. No entanto, estou à cata disto. Vou disponibilizar dados que tenho e os que são postados aqui , à la Carlos Dias, à la Coutinho e outros. Vou tentar tornar mais enxuto possível.

próximo passo: compra de uma estção. Pois o termômetro que tenho é muito variável. não confiável.

Mafili, esta correlação global da mancha no sul, próxima a POA, é interessante . um início. conto com tua observação mais científica.

Por aqui fico feliz de poder postar novamente. Vejo que houve um bom entendimento. algo necessário.

Link to comment
Share on other sites

Aqui poderá chegar nos 11/13C na quinta feira. Será nosso primeiro friozinho do ano.

 

Renan, aqui em Cachoeiro de Itapemirim, a mínima na quarta-feira está em 17 ºC e na quinta 15 ºC, temperaturas essas consideradas

"frias"para a nossa cidade...

 

Até que enfim chegou...

 

abraços!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Aqui poderá chegar nos 11/13C na quinta feira. Será nosso primeiro friozinho do ano.

 

Renan, aqui em Cachoeiro de Itapemirim, a mínima na quarta-feira está em 17 ºC e na quinta 15 ºC, temperaturas essas consideradas

"frias"para a nossa cidade...

 

Até que enfim chegou...

 

abraços!! :good:

 

Pois é Gutho, vamos poder curtir nosso primeiro friozinho do ano. Bom demais.

Áreas de instabilidade se formando bem aqui em cima da região, agora JF tem trovões e chuva fraca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.