Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - OUTONO 2010


Clovis Padoan Filho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 105
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vendaval atinge interior de Mormaço

Segundo moradores da comunidade o vendaval foi tão intenso que se assemelhava a um tornado.

 

Às 2 horas da madruga desta segunda-feira (22) fortes ventos atingiram a comunidade de São José no interior do Mormaço. Diversas casas, escola, capela e o pavilhão da comunidade foram atingidos, de acordo com os moradores a intensidade do vento foi tanta, que se assemelhava a um tornado.

 

Segundo o prefeito de Mormaço, Luiz Carlos Machado, o município já providenciou material para as famílias atingidas, além disso, durante a manhã esteve contabilizando os prejuízos causados pelo temporal. Segundo a empresa que distribui energia no interior, toda a comunidade está sem energia elétrica, e ainda não existe previsão para o restabelecimento do fornecimento.

 

Na manhã desta segunda os moradores realizaram um mutirão para tentar reconstruir os estragos, pois existe a previsão de mais chuva para hoje.

 

Fonte: jornalismo Rádio Cristal AM

Link to comment
Share on other sites

Tormenta foi muito forte, João. Pior que todas as cidades da região estão sendo atingidas, não vai demorar muito, cai sobre TM novamente. Seguro aqui, é indispensável. Dá pra começar a pensar em porões. :?

 

Nessa madrugada, foi por muito pouco que a cidade escapou. Quase todas as outras próximas registraram danos pelo temporal:

 

81253522.png

Link to comment
Share on other sites

Que imagens impressionantes, Delcio! bah, eu não fui conferir os estragos, mas meus parentes e amigos de Horizontina contam horrores. De fato, foi muito forte o vento!Pegou todos desprevenidos, eu mesmo só esperava chuva pra noite de segunda/terça-feira, mas de nenhum modo algo dessa dimensão no outono!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Coincidência Ricardo... Pois, hoje, conversando com alunos de Santo Cristo que estão em SM, o tópico era de que parece que definitivamente a cidade entrou na rota das "ventanias" e a idéia de "porões" foi ventilada em nossa conversa...

 

Aqui em SM não tivemos relatos de maiores avarias... Somente no meu colégio ocorreu de rebentar um conjunto de para-raios e voar duas telhas sobre o saguão do colégio... Detalhe: foi tão violento que voou com caibros e tudo como mostram as imagens abaixo...

 

atluev.jpg

 

m9vlsx.jpg

 

4fwvgn.jpg

 

Aqui são as calhas, interessantemente retorcidas...

 

105r7kw.jpg

 

Por fim... Aquela ala lá na primeira foto está à Sul e esta janela está à E-Ne em relação à ala...

 

206enut.jpg

 

spwyoh.jpg

 

9rmurd.jpg

 

Enfim o tópico voltou à ativa, apesar dos lamentáveis transtornos e infortúnios, 8-) ...

 

Sobre o que o Coutinho referiu... Aqui teve um momento, em torno de 20min, para Se-S, que foi uma verdadeira saraivada de raios para o solo acompanhada de vento constante e o "ronco" característico de granizada... Era como se os raios saissem de uma nuvem extremamente baixa, pois a altura não parecia ser muita... Porém, nenhum relato até agora de coisa mais grave... Penso que em algum ponto, em local de mato, ermo e inacessível, algum evento tornádico ocorreu... Mas até agora nada de noticias sobre algo... À propósito: Segundo a central RBS, em Santo Cristo foi uma "microexplosão"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

TEM TUDO PARA QUE TENHA SIDO MAIS UM OU MAIS TORNADOS. QUE INFELIZMENTE NÃO ENTRARÃO NA ESTATÍSTICA. POR ISSO QUE OS "FENÔMENOS" VILONETOS ESTÃO AUMENTANDO, MUITOS TORNADOS FICAM COMO VENDAVAIS, BEM MAIS CÔMODO DIZER ASSIM....

 

Além da segunda e quarta fotos onde as antenas de retransmissão de TV aparecem retorcidas, me chamou atenção a sétima foto onde se vê dois postes de concreto tombados e mais uma pequena árvore arrancada pela raíz, enquanto nas proximidades outras árvores e postes parecem intactos. Na quinta foto o alambrado do estádio municipal, com postes de concreto, não resistiu à força do vento. Dá prá calcular a velocidade prá fazer isso?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Vejam o que coloquei lá no site do SIMEPAR, um funilzinho com o respectivo gancho no radar obtido hoje, no final da manhã, aqui em Ponta Grossa.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

Fantástico! Há informações se tocou o solo?

Cezar, radar em Cascavel já!

Duquia, ta na hora de por as estações do simepar online também! A rede é muito grande e de MUITA qualidade, anos luz na frente do Inmet... :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Algumas imagens de Horizontina:

Fonte: staziakinoticias.com

 

 

Delcio, tomeia a liberdade, a pedido e ajuda do Ricardo, em editar sua mensagem com as fotos redimensionadas para não distorcer o tópico.

 

Muito boa seleção.

 

Abraços.

 

O sistema automaticamente redimensiona as imagens. Ao menos aqui.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Fiz o teste em três navegadores diferentes:

 

Google Chrome versão 4.1.249.1036 (41514)

Mozilla Firefox versão 3.5.7

MS Internet Explorer versão 8.0.6001.18882

 

Em todos uma imagem teste gigante postada aqui no fórum foi automaticamente redimensionada. Tens que atualizar teu navegador.

Link to comment
Share on other sites

Algumas imagens de Horizontina:

Fonte: staziakinoticias.com

 

 

Delcio, tomeia a liberdade, a pedido e ajuda do Ricardo, em editar sua mensagem com as fotos redimensionadas para não distorcer o tópico.

 

Muito boa seleção.

 

Abraços.

 

Tudo bem Shima, só que as imagens ficaram embaralhadas. Mas já editei o post acima em que me referi à ordem das fotos.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Fiz o teste em três navegadores diferentes:

 

Google Chrome versão 4.1.249.1036 (41514)

Mozilla Firefox versão 3.5.7

MS Internet Explorer versão 8.0.6001.18882

 

Em todos uma imagem teste gigante postada aqui no fórum foi automaticamente redimensionada. Tens que atualizar teu navegador.

 

Mesmo assim. Geralmente demora pra carregar, e deixa o sistema mais lento. Acessar com o celular então, uma aventura!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Fantástico! Há informações se tocou o solo?

Cezar, radar em Cascavel já!

Gurizada

 

Acho que isso não tem o problema de dizer aqui... O radar do oeste, para mim, já é uma realidade! ;););) Agora são os prazos para o lançamento do edital internacional, prazos, etc etc

 

Vi os estudos de propagação anômala da região considerando o relevo da região... Há de se segurar a facilidade de acesso, segurança... para então a definição definitiva do lugar. Enquanto isso as exigências de hardware e de software (polarização dual, doppler, etc etc...) vão andando...

 

Quem sabe eu não me mudo para Cascavel num futuro próximo! Eheheheheheheh

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

UHHUUUUU!!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz,

 

Fiz o teste em três navegadores diferentes:

 

Google Chrome versão 4.1.249.1036 (41514)

Mozilla Firefox versão 3.5.7

MS Internet Explorer versão 8.0.6001.18882

 

Em todos uma imagem teste gigante postada aqui no fórum foi automaticamente redimensionada. Tens que atualizar teu navegador.

 

Mesmo assim. Geralmente demora pra carregar, e deixa o sistema mais lento. Acessar com o celular então, uma aventura!

 

Mesmo problema comigo (IE 8.0.7600.16385)... Mistério....

 

Mas comentando o que interessa... IMPRESSIONANTES FOTOS!!!

Link to comment
Share on other sites

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=997&p=45194#p45194

 

Tchê Igor, essas frentes de rajadas já estão ficando manjadas! Só ocorrem em frente a sua máquina!!!!! Por aqui não consigo enxergar nenhuma!

 

Voltando ao assunto: mas com o radar....

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

O Igor é um predestinado... só pode ser...

Link to comment
Share on other sites

Essas fotos de Horizontina estão interessantes. Se importa se eu repassar ao Ernani, Ricardo?

 

Claro que não, Jaque! Pode repassar, fique à vontade.

 

Eu estava em dúvida quanto a microexplosões no estado, mas essas imagens estão muito melhores que as que vi nos meios de divulgação, tem muita cara de tornado mesmo em Horizontina.

 

Obrigada, abraço

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Já estou atualizando a contabilidade até 2009, devemos ter mais uns 20 que ficaram de fora e os deste ano. Não consegui nada de material sobre esses novos, o ruim é que tem poucos a confirmar, se a coisa fosse mais dinâmica teríamos uma visão bem real. Se tiveres qualquer coisa, por favor me passa...

 

Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Bom, fiquei sabendo hoje que teve tornado em Cascavel em fevereiro de 2010, por favor Duquia, se tiveres alguma coisa e puderes repassar, será muito bom. Talvez eu tenha perdido também, pois em Fevereiro andei viajando bastante. Igor, se tiveres algo repassa também.

 

Ronaldo, recebi fotos de um provável tornado em 26.02.2010 no oeste catarinense, sabes algo?

 

Obrigada amigos,

 

Ah! Não sei se ja viram a Tromba na Ilha do Mel, PR, foi 31.12.2009.

 

Tornado%2Bilha%2Bdo%2Bmel%2B31%2B12%2B09.aspx

Link to comment
Share on other sites

O mundo no final de 2009 e começo de 2010 está tão intenso de uma forma em termos climatológicos e Geológicos que eu nunca vivenciei assim em tão pouco intervalo de tempo, só em Blumenau tivemos 3 ondas de calor absurdas nesse verão, coisa que se junta os últimos 10 verões nao chega nem a metade do que ocorreu nesse verão e a última em termos de mínima e sensação térmica foi coisa que até mesmo os moradores mais antigos nunca tinham visto, outra foi uma trovoada bizarra também que ocorreu no começo de Março que eu minha familia e uma montanha de gente que eu conversei nunca também vivenciaram uma trovoada daquele tipo, foi muito estranho e bem local somente em Blumenau/Ilhota. Fora a formação de ciclones tropicais começando a se tornar trivial em SC, os tornados também estão ficando mais frequentes, e tem nada a ver com aumento da tecnologia e população nao! 2 Terremotos brutais em pouco tempo, parece que as coisas estão acontecendo mais depressa do que antes, nao estou falando de A.G, resfriamento nada disso, mas que as coisas estao mudando isso estao, so nao enxerga quem nao que, acredito que sao ciclos naturais.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

QUEM INSTALARÁ O PRÓXIMO RADAR METEOROLÓGICO NO BRASIL, AINDA NESSE ANO?

 

MINAS GERAIS , SANTA CATARINA OU O PARANÁ??????????

 

Tu já "votou" em SC e eu voto em MG...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Informações privilegiadas não vale :D ...

 

Portanto, voto no Paraná...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Zeca, lembra que eu falei sobre o temporal a nordeste de N Hamburgo?Quase acertei em cheio, foi um pouco mais para a direita :lol:

Chuva alaga ruas e causa prejuízos em Taquara

Ainda não há registro de desabrigados ou desalojados na cidade

Um temporal atingiu o Vale do Paranhana no início da noite deste sábado e causou estragos na cidade de Taquara. A chuva alagou totalmente algumas ruas do centro da cidade, mas não há informações sobre desabrigados ou desalojados.

 

Durante a noite, comerciantes limpavam as lojas e contabilizavam prejuízos. Em uma farmácia localizada no principal ponto comercial da cidade, a Rua Júlio de Castilhos, mercadorias chegaram foram arrastadas pela água para fora da loja. De acordo com o empresário João Spalding, 39 anos, sacos de lixo também se espalharam pelas vias. Para tentar salvar os

 

produtos da loja de roupas, ele e dois sobrinhos estão de plantão no estabelecimento.

 

- Vamos ter que ficar a noite inteira aqui. O nível do alagamento havia diminuído, mas o acúmulo nos morros da cidade veio e fez com que começasse a subir de novo - disse Spalding, que colocou uma tampa na porta e retirou a água com baldes.

 

Como o tráfego ficou comprometido com a inundação, que chegou até mesmo a atingir parte da ERS-020, motoristas tiveram que fazer retornos para conseguir escapar da enxurrada. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Taquara, Elena Weber, outras localidades do município fizeram chamados para registrar alagamentos.

 

- No centro, a água continua subindo. Ficamos sabendo que há um possível deslizamento de terra no bairro Morro da Cruz, mas ainda não conseguimos chegar lá - relatou Elena.

ZEROHORA.COM

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.