Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Março 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 355
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gurizada,

 

Mínimas estão praticamente estáveis nos último dias.

 

Hoje: 17,0 e 17,6ºC em QB e SJP

No momento tenho abafados 27ºC em QB.

 

Realmente infernal!

 

Ontem atingi a máxima temperatura dentro de casa desde fevereiro/08 27ºC!! no ático e 25ºC nos quartos!!!!! Realmente sufocante dormir com estas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

 

Em Três de Maio a média de janeiro é 26,1ºc. De março é de 24,5ºc. E em abril de 21,25ºc.

 

Janeiro: 26,1ºc

Fevereiro: 25,05ºc

Março: 24,5ºc

Abril: 21,25ºc

Maio: 17,45ºc

Junho: 14,95ºc

 

Ricardo, a temperatura média de inverno em TM é superior à média de POA no mesmo período ?

Link to comment
Share on other sites

Seja lá o que vier até o final do verão, não acredito que algum pulso frio vá superar aquele do início de janeiro (com máxima de 17 e pouco em Porto Alegre e efeitos bem perceptíveis até aqui no Rio), depois que acabar o verão as frentes vão chegando cada vez mais fortes, até lá vai refrescar mas não como foi em janeiro.

 

Aqui não faz muita diferença mesmo esta história de estação do ano, pois nunca faz frio para meu gosto (tem gente que sente, até hoje com mínimas de 24/25 vi uns gatos pingados de casaco leve cedo), fica mais ameno claro, no inverno com sorte consigo média das mínimas só 1 grau ACIMA das do Bettega nos últimos dias (18,X). 25 graus dentro do quarto, para mim, é a temperatura ideal.

Link to comment
Share on other sites

 

Em Três de Maio a média de janeiro é 26,1ºc. De março é de 24,5ºc. E em abril de 21,25ºc.

 

Janeiro: 26,1ºc

Fevereiro: 25,05ºc

Março: 24,5ºc

Abril: 21,25ºc

Maio: 17,45ºc

Junho: 14,95ºc

 

Ricardo, a temperatura média de inverno em TM é superior à média de POA no mesmo período ?

 

Não! Mas as médias se aproximam, porquê? Pela continentalidade!!!

POA tem máximas mais baixas, mas mínimas mais altas. Mas atentem que isso é uma estimativa pra TM, em 2007 a média das mínimas em julho ficou em 7ºc e pouco, depois procuro nas tabelas.

 

Valores de interpolação no Tempo Agora:

 

Porto Alegre, junho:

Mín.: 10,7ºc

Máx.: 19,7ºc

Média: 15,2ºc

 

Três de Maio, julho:

Mín.: 8,9ºc

Máx.: 20,8ºc

Média.: 14,85ºc

 

Não é exagero falar da amplitude, registramos temperaturas de -5ºc em vales e baixadas (como o de SR) e máximas bem elevadas em outros dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Começa a cair uma pancada forte de chuva c/ vento forte aqui na G.Viana. Acredito q seja a mesma q o Troyano falou a pouco tempo atrás, já que SBC está mais à Sul.
.

 

Aqui ja parou e voltou, agora mais fraca, mas ja voltou a escurecer.

 

Pois é Troyano; aqui recém parou. O vento dimui e fica apenas uns pinguinhos.

 

Temperaratura despencou de 27,7 para 20,8ºC em menos de meia hora! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Começa a cair uma pancada forte de chuva c/ vento forte aqui na G.Viana. Acredito q seja a mesma q o Troyano falou a pouco tempo atrás, já que SBC está mais à Sul.
.

 

Aqui ja parou e voltou, agora mais fraca, mas ja voltou a escurecer.

 

Pois é Troyano; aqui recém parou. O vento dimui e fica apenas uns pinguinhos.

 

Temperaratura despencou de 27,7 para 20,8ºC em menos de meia hora! :shock:

 

La fora a temperatura esta bem amena em relação a uma hora atras, tomara que continue pingando para dar um refrescada dentro de casa, pq esta noite foi insuportavel.

Link to comment
Share on other sites

Ahhh sim, agora compreendo, o inverno daí é mais "samba do crioulo doido" ( :lol: ) que o de POA, e as médias são um pouco mais baixas. Penso que o noroeste do RS seja a região de atmosfera mais instável no RS (e você tem procurado demonstrar isso).

 

 

Falando em INSTABILIDADE, isso foi bem sentido por aqui hoje. Após uma máxima escaldante de 36,1ºC, agora temperatura é de apenas 21,1ºC, ou seja, queda de 15 graus em poucas horas !!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Em Três de Maio a média de janeiro é 26,1ºc. De março é de 24,5ºc. E em abril de 21,25ºc.

 

Janeiro: 26,1ºc

Fevereiro: 25,05ºc

Março: 24,5ºc

Abril: 21,25ºc

Maio: 17,45ºc

Junho: 14,95ºc

 

Ricardo, a temperatura média de inverno em TM é superior à média de POA no mesmo período ?

 

Não! Mas as médias se aproximam, porquê? Pela continentalidade!!!

POA tem máximas mais baixas, mas mínimas mais altas. Mas atentem que isso é uma estimativa pra TM, em 2007 a média das mínimas em julho ficou em 7ºc e pouco, depois procuro nas tabelas.

 

Valores de interpolação no Tempo Agora:

 

Porto Alegre, junho:

Mín.: 10,7ºc

Máx.: 19,7ºc

Média: 15,2ºc

 

Três de Maio, julho:

Mín.: 8,9ºc

Máx.: 20,8ºc

Média.: 14,85ºc

 

Não é exagero falar da amplitude, registramos temperaturas de -5ºc em vales e baixadas (como o de SR) e máximas bem elevadas em outros dias.

 

As médias de POA não devem ser parâmetro para nada, a não ser para nós mesmos porto-alegrenses. Toda e qualquer cidade do paralelo 30ºS da América do Sul possui média do mês mais frio <13,xºC, vide o caso de Santa Maria, Uruguaiana, Rio Pardo, Taquari, Alegrete e Viamão, sendo as duas últimas na casa dos 12,xºC. O caso de Viamão impressiona. É a QB de Porto Alegre. A cidade está a 10km daqui e possui média de julho de quase 2ºC mais baixa. Para quem não conhece Viamão, ela se encontra na face sul do Morro Santana (311 metros, sendo o mais alto de POA). Ela possui um leve efeito baixada nos seus dados. Aliás, na zona rural do município de POA, nas baixadas de 200 metros de altitude entre os morros da Polícia (300 metros) e Santana (311 metros), acredito em média pouco abaixo dos 12ºC em julho. Afinal, temos até Vindima nesta localidade! Meu chefe tem belos parreirais nesta região da cidade.

 

POA, assim como Rio, possui muitos microclimas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui estamos na latitude -27.767ºc. Apesar das médias semelhantes, a diferença nas máximas, mas sobretudo nas mínimas é gritante, basta ver esses dados das duas fortes MPs de abril de 2008:

 

15/04/2008

 

Porto Alegre

mín.: 8,8ºc

 

Santa Rosa

mín.: 3,9ºc

 

30/04/2008

 

Porto Alegre:

mín.: 7,2ºc

 

Santa Rosa

mín.: 1,6ºc

 

E nas máximas?

 

Maior máxima de abril

Porto Alegre: 33,2ºc

Santa Rosa: 34,1ºc

Link to comment
Share on other sites

Depois da maior máxima do ano, o vento sudoeste que está invadindo a minha casa agora é melhor que qualquer ventilador ou AC, as rajadas vem com força fazendo barulho e a casa está toda ventilada, um frescor maravilhoso, melhor até que beira de praia, já caiu 7 graus a temperatura mas sem aumento de nuvens até agora, só vento.

 

Há uma chance (não muito grande) de chuva mais tarde, amanhã a chance aumenta. Dos últimos 20 dias só choveu em 2 aqui no meu bairro (2 pancadas noturnas rápidas que separaram dois períodos de 9 dias seguidos sem chuva), na orla marítima da cidade hoje completa 20 dias consecutivos sem um pingo de chuva, ou 19 se chover mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Ahhh sim, agora compreendo, o inverno daí é mais "samba do crioulo doido" ( :lol: ) que o de POA, e as médias são um pouco mais baixas. Penso que o noroeste do RS seja a região de atmosfera mais instável no RS (e você tem procurado demonstrar isso).

 

 

Falando em INSTABILIDADE, isso foi bem sentido por aqui hoje. Após uma máxima escaldante de 36,1ºC, agora temperatura é de apenas 21,1ºC, ou seja, queda de 15 graus em poucas horas !!!!

 

Por essa q eu considero sul de MG tbém mix de tropical altitude c/ subtropical. A FF já dá suas caras por aí tbém, assim como Curitiba, SP!

 

Só q a proporcionalidade seria coisa de : 15% subtropical e 85% tropical altitude.

Link to comment
Share on other sites

E aí, bazianos que analisam os modelos, nenhum pulso de ar frio mais significativo (falo algo de uns 14º em POA e abaixo de 10º na serra) em vista? Cada ano que passa parece que o verão fica mais longo...

 

Há chances de um pulso de ar frio por volta dos dias 17 e 16. Mas como o predomínio é de uma atmosfera de verão fica mais difícil afirmar neste momento a intensidade e a amplitude deste sistema.

Link to comment
Share on other sites

Começa a cair uma pancada forte de chuva c/ vento forte aqui na G.Viana. Acredito q seja a mesma q o Troyano falou a pouco tempo atrás, já que SBC está mais à Sul.
.

 

Aqui ja parou e voltou, agora mais fraca, mas ja voltou a escurecer.

 

Pois é Troyano; aqui recém parou. O vento dimui e fica apenas uns pinguinhos.

 

Temperaratura despencou de 27,7 para 20,8ºC em menos de meia hora! :shock:

 

Aqui na zona leste, temporal, granizo, ventania, queda de luz, avenidas alagadas e chegou a 18,7°C no meio da tarde!!

Link to comment
Share on other sites

Começa a cair uma pancada forte de chuva c/ vento forte aqui na G.Viana. Acredito q seja a mesma q o Troyano falou a pouco tempo atrás, já que SBC está mais à Sul.
.

 

Aqui ja parou e voltou, agora mais fraca, mas ja voltou a escurecer.

 

Pois é Troyano; aqui recém parou. O vento dimui e fica apenas uns pinguinhos.

 

Temperaratura despencou de 27,7 para 20,8ºC em menos de meia hora! :shock:

 

Aqui na zona leste, temporal, granizo, ventania, queda de luz, avenidas alagadas e chegou a 18,7°C no meio da tarde!!

 

Abençôemos esta FF!!!

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus a situação melhorou por aqui..Tenho 26,6 com vento de 25 km/h aqui na Orla, dando uma sensação bem melhor que os ultimos dias..!!

 

Idem, a sensação em casa está boa por causa do sudoeste, que teve rajadas fortes à tarde e agora está mais calmo, o céu começa a se encher de nuvens baixas, prenunciando o fim da "micro estiagem" de 9 dias aqui no bairro.

Link to comment
Share on other sites

 

Abençôemos esta FF!!!

 

Em Ctba, nada de FF. Passou na madrugada e não ocasionou chuvas.

 

21,7ºC no Centrão. Temperatura caindo... :D

 

Besteira q em Curitiba passou de madrugada a FF. Sabe por quê? Simplesmente porque nesta 6ª feira a máxima aí foi de 31,5ºC e na 5ª feira foi de 31,0ºC. Como explicar isso?

 

De boa Shima... Vai ter q quebrar muito a cabeça pra explicar. Acho que agora, você é que foi muito empírico :lol:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, nem sinal da tal FF, nada de chuva por enquanto, mais um dia de muito sol e calor; a chuva que caiu em São Paulo, chegou até São José dos Campos e depois foi para o litoral, aqui nem um pingo.

Agora, quentes 24°C.

 

Benedito, a essa hora deve estar "menos calor" do q ontem, não?

 

Isso mostra q a FF já passou por aí... Progressivamente, o ar frio vai refrescando mais.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, nem sinal da tal FF, nada de chuva por enquanto, mais um dia de muito sol e calor; a chuva que caiu em São Paulo, chegou até São José dos Campos e depois foi para o litoral, aqui nem um pingo.

Agora, quentes 24°C.

 

Benedito, a essa hora deve estar "menos calor" do q ontem, não?

 

Isso mostra q a FF já passou por aí... Progressivamente, o ar frio vai refrescando mais.

 

Não necessariamente a passagem de uma FF provova chuva.

Link to comment
Share on other sites

Aqui estamos na latitude -27.767ºc. Apesar das médias semelhantes, a diferença nas máximas, mas sobretudo nas mínimas é gritante, basta ver esses dados das duas fortes MPs de abril de 2008:

 

15/04/2008

 

Porto Alegre

mín.: 8,8ºc

 

Santa Rosa

mín.: 3,9ºc

 

30/04/2008

 

Porto Alegre:

mín.: 7,2ºc

 

Santa Rosa

mín.: 1,6ºc

 

E nas máximas?

 

Maior máxima de abril

Porto Alegre: 33,2ºc

Santa Rosa: 34,1ºc

Poxa! Quer comparar os extremos de POA e o Noroeste?? Somo a única região do RS com mínima de litoral e máxima de interior. Eu disse ÚNICA!!! No litoral as máximas ficam constantemente abaixo de 30° no verão fora casos isolados; o noroeste tem mínimas negativas quase todos os invernos e noites de céu limpo. Isso é o que NÃO temos aqui.

 

Se formos para o oeste do Guaíba já temos média de 13,X° no mês mês frio, como disse o Bruno, e essa queda na média compensada ocorre devido as mínimas, já que as máximas ao oeste de POA no inverno são semelhantes. Ao N temos a serra; à E temos o litoral, esse sim com médias similares à POA junto à costa durante o inverno (desconfio que a região entre POA e Osório seja mais fria do que aqui, como S. Antônio da Patrulha), mas com o verão entre 22,X°/23°. Ao S nem comento: é mais ameno no verão e porções como Camaquã tem média de 12,X°/13° no inverno.

 

Agora pegue as médias gaúchas que os bazianos não gostam no inverno e não gostam no verão e ponha no mesmo lugar. Esse lugar é POA.

 

Agora tenho 20,9° e 82% com céu limpo. Pressão em 1012,1 mb e não há vento! Tive máxima de 27,8°.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Aqui estamos na latitude -27.767ºc. Apesar das médias semelhantes, a diferença nas máximas, mas sobretudo nas mínimas é gritante, basta ver esses dados das duas fortes MPs de abril de 2008:

 

15/04/2008

 

Porto Alegre

mín.: 8,8ºc

 

Santa Rosa

mín.: 3,9ºc

 

30/04/2008

 

Porto Alegre:

mín.: 7,2ºc

 

Santa Rosa

mín.: 1,6ºc

 

E nas máximas?

 

Maior máxima de abril

Porto Alegre: 33,2ºc

Santa Rosa: 34,1ºc

Poxa! Quer comparar os extremos de POA e o Noroeste?? Somo a única região do RS com mínima de litoral e máxima de interior. Eu disse ÚNICA!!! No litoral as máximas ficam constantemente abaixo de 30° no verão fora casos isolados; o noroeste tem mínimas negativas quase todos os invernos e noites de céu limpo. Isso é o que NÃO temos aqui.

 

Se formos para o oeste do Guaíba já temos média de 13,X° no mês mês frio, como disse o Bruno, e essa queda na média compensada ocorre devido as mínimas, já que as máximas ao oeste de POA no inverno são semelhantes. Ao N temos a serra; à E temos o litoral, esse sim com médias similares à POA junto à costa durante o inverno (desconfio que a região entre POA e Osório seja mais fria do que aqui, como S. Antônio da Patrulha), mas com o verão entre 22,X°/23°. Ao S nem comento: é mais ameno no verão e porções como Camaquã tem média de 12,X°/13° no inverno.

 

Agora pegue as médias gaúchas que os bazianos não gostam no inverno e não gostam no verão e ponha no mesmo lugar. Esse lugar é POA.

 

Agora tenho 20,9° e 82% com céu limpo. Pressão em 1012,1 mb e não há vento! Tive máxima de 27,8°.

 

Abraços porto-alegrenses!

 

 

Taí um cara que captou bem a essência da cidade. Eu rio de amigos curitibanos que reclamam de 30, 31ºC. Chamam de "inferno". Hehehe chega a ser hilário.

 

P.S.: Um dia eu ainda me mudo pra Curitiba pra nao precisar dormir 80% das noites com ar-condicionado ligado no verão...

Link to comment
Share on other sites

 

Abençôemos esta FF!!!

 

Em Ctba, nada de FF. Passou na madrugada e não ocasionou chuvas.

 

21,7ºC no Centrão. Temperatura caindo... :D

 

Besteira q em Curitiba passou de madrugada a FF. Sabe por quê? Simplesmente porque nesta 6ª feira a máxima aí foi de 31,5ºC e na 5ª feira foi de 31,0ºC. Como explicar isso?

 

De boa Shima... Vai ter q quebrar muito a cabeça pra explicar. Acho que agora, você é que foi muito empírico :lol:

 

Pena que o Simepar não mais disponibiliza a imagem do satélite das 6h30 de ontem, onde mostra nítidamente que a FF passou, a faixa ne nebulosidade se dividou e ficou um vazio que passou por Ctba.

 

A NO de Ctba choveu bem e a SE também, mas no oceano.

 

Você sabe identificar foto de satélite né?

 

Então, procure esta, analise e veja que você não viu. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Aqui estamos na latitude -27.767ºc. Apesar das médias semelhantes, a diferença nas máximas, mas sobretudo nas mínimas é gritante, basta ver esses dados das duas fortes MPs de abril de 2008:

 

15/04/2008

 

Porto Alegre

mín.: 8,8ºc

 

Santa Rosa

mín.: 3,9ºc

 

30/04/2008

 

Porto Alegre:

mín.: 7,2ºc

 

Santa Rosa

mín.: 1,6ºc

 

E nas máximas?

 

Maior máxima de abril

Porto Alegre: 33,2ºc

Santa Rosa: 34,1ºc

Poxa! Quer comparar os extremos de POA e o Noroeste?? Somo a única região do RS com mínima de litoral e máxima de interior. Eu disse ÚNICA!!! No litoral as máximas ficam constantemente abaixo de 30° no verão fora casos isolados; o noroeste tem mínimas negativas quase todos os invernos e noites de céu limpo. Isso é o que NÃO temos aqui.

 

Se formos para o oeste do Guaíba já temos média de 13,X° no mês mês frio, como disse o Bruno, e essa queda na média compensada ocorre devido as mínimas, já que as máximas ao oeste de POA no inverno são semelhantes. Ao N temos a serra; à E temos o litoral, esse sim com médias similares à POA junto à costa durante o inverno (desconfio que a região entre POA e Osório seja mais fria do que aqui, como S. Antônio da Patrulha), mas com o verão entre 22,X°/23°. Ao S nem comento: é mais ameno no verão e porções como Camaquã tem média de 12,X°/13° no inverno.

 

Agora pegue as médias gaúchas que os bazianos não gostam no inverno e não gostam no verão e ponha no mesmo lugar. Esse lugar é POA.

 

Agora tenho 20,9° e 82% com céu limpo. Pressão em 1012,1 mb e não há vento! Tive máxima de 27,8°.

 

Abraços porto-alegrenses!

 

 

Taí um cara que captou bem a essência da cidade. Eu rio de amigos curitibanos que reclamam de 30, 31ºC. Chamam de "inferno". Hehehe chega a ser hilário.

 

P.S.: Um dia eu ainda me mudo pra Curitiba pra nao precisar dormir 80% das noites com ar-condicionado ligado no verão...

Minha última mensagem foi postada à 0:37. Como coloquei, fazia 20,9° no momento e o tempo estava bom. Sabem qual foi a mínima aqui?? Majestosos 19,9°. É disso que falo: queda de 1,0° durante praticamente toda a madrugada. Isso mesmo: um grauzinho.

 

Agora já está 28,7° com 60% e vamos aos 30°. A temperatura tem dificuldaaaaade para cair, mas sobe rapidinho. Será mais um dia de calor.

 

Abraços porto-alegrenses.

Link to comment
Share on other sites

Ahhh sim, agora compreendo, o inverno daí é mais "samba do crioulo doido" ( :lol: ) que o de POA, e as médias são um pouco mais baixas. Penso que o noroeste do RS seja a região de atmosfera mais instável no RS (e você tem procurado demonstrar isso).

 

 

Falando em INSTABILIDADE, isso foi bem sentido por aqui hoje. Após uma máxima escaldante de 36,1ºC, agora temperatura é de apenas 21,1ºC, ou seja, queda de 15 graus em poucas horas !!!!

 

Por essa q eu considero sul de MG tbém mix de tropical altitude c/ subtropical. A FF já dá suas caras por aí tbém, assim como Curitiba, SP!

 

Só q a proporcionalidade seria coisa de : 15% subtropical e 85% tropical altitude.

 

Quem dera se Juiz de Fora tivesse alguma percentagem de clima subtropical, Caco :lol:

A precipitação no mês mais seco aqui é de míseros 17,6mm. Confira as médias de precipitação durante o inverno (estação seca) daqui:

 

Maio 47,1

Junho 20,4

Julho 17,6

Agosto 22,9

 

-Essas médias são compatíveis com a maior parte de Minas, que é muito seca no inverno (tropical de altitude clássico). No EXTREMO SUL de MG (Extrema, Andradas), chove um pouquinho mais no inverno e na serra da mantiqueira idem.

 

abraço

:wink:

Link to comment
Share on other sites

Aqui estamos na latitude -27.767ºc. Apesar das médias semelhantes, a diferença nas máximas, mas sobretudo nas mínimas é gritante, basta ver esses dados das duas fortes MPs de abril de 2008:

 

15/04/2008

 

Porto Alegre

mín.: 8,8ºc

 

Santa Rosa

mín.: 3,9ºc

 

30/04/2008

 

Porto Alegre:

mín.: 7,2ºc

 

Santa Rosa

mín.: 1,6ºc

 

E nas máximas?

 

Maior máxima de abril

Porto Alegre: 33,2ºc

Santa Rosa: 34,1ºc

Poxa! Quer comparar os extremos de POA e o Noroeste?? Somo a única região do RS com mínima de litoral e máxima de interior. Eu disse ÚNICA!!! No litoral as máximas ficam constantemente abaixo de 30° no verão fora casos isolados; o noroeste tem mínimas negativas quase todos os invernos e noites de céu limpo. Isso é o que NÃO temos aqui.

 

Se formos para o oeste do Guaíba já temos média de 13,X° no mês mês frio, como disse o Bruno, e essa queda na média compensada ocorre devido as mínimas, já que as máximas ao oeste de POA no inverno são semelhantes. Ao N temos a serra; à E temos o litoral, esse sim com médias similares à POA junto à costa durante o inverno (desconfio que a região entre POA e Osório seja mais fria do que aqui, como S. Antônio da Patrulha), mas com o verão entre 22,X°/23°. Ao S nem comento: é mais ameno no verão e porções como Camaquã tem média de 12,X°/13° no inverno.

 

Agora pegue as médias gaúchas que os bazianos não gostam no inverno e não gostam no verão e ponha no mesmo lugar. Esse lugar é POA.

 

Agora tenho 20,9° e 82% com céu limpo. Pressão em 1012,1 mb e não há vento! Tive máxima de 27,8°.

 

Abraços porto-alegrenses!

 

 

Taí um cara que captou bem a essência da cidade. Eu rio de amigos curitibanos que reclamam de 30, 31ºC. Chamam de "inferno". Hehehe chega a ser hilário.

 

P.S.: Um dia eu ainda me mudo pra Curitiba pra nao precisar dormir 80% das noites com ar-condicionado ligado no verão...

Minha última mensagem foi postada à 0:37. Como coloquei, fazia 20,9° no momento e o tempo estava bom. Sabem qual foi a mínima aqui?? Majestosos 19,9°. É disso que falo: queda de 1,0° durante praticamente toda a madrugada. Isso mesmo: um grauzinho.

 

Agora já está 28,7° com 60% e vamos aos 30°. A temperatura tem dificuldaaaaade para cair, mas sobe rapidinho. Será mais um dia de calor.

 

Abraços porto-alegrenses.

 

Marcos, nosso frio aqui não é de perda de radiação, mas de ingresso de ar frio. Bom é aliar o dois, como ocorre na serra em noites frias de céu claro. Daí é uma maravilha ver temperatura negativa já às 20hs.

Link to comment
Share on other sites

Ahhh sim, agora compreendo, o inverno daí é mais "samba do crioulo doido" ( :lol: ) que o de POA, e as médias são um pouco mais baixas. Penso que o noroeste do RS seja a região de atmosfera mais instável no RS (e você tem procurado demonstrar isso).

 

 

Falando em INSTABILIDADE, isso foi bem sentido por aqui hoje. Após uma máxima escaldante de 36,1ºC, agora temperatura é de apenas 21,1ºC, ou seja, queda de 15 graus em poucas horas !!!!

 

Por essa q eu considero sul de MG tbém mix de tropical altitude c/ subtropical. A FF já dá suas caras por aí tbém, assim como Curitiba, SP!

 

Só q a proporcionalidade seria coisa de : 15% subtropical e 85% tropical altitude.

 

Quem dera se Juiz de Fora tivesse alguma percentagem de clima subtropical, Caco :lol:

A precipitação no mês mais seco aqui é de míseros 17,6mm. Confira as médias de precipitação durante o inverno (estação seca) daqui:

 

Maio 47,1

Junho 20,4

Julho 17,6

Agosto 22,9

 

-Essas médias são compatíveis com a maior parte de Minas, que é muito seca no inverno (tropical de altitude clássico). No EXTREMO SUL de MG (Extrema, Andradas), chove um pouquinho mais no inverno e na serra da mantiqueira idem.

 

abraço

:wink:

 

Que seje então uns 5% Renan! Mas q tem, tem. Já extrema e CJ uns 10%.

 

Bh. próximo ou 0%. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Primeiro dia agrável de verdade do mês, hahahhahaha.

 

Veio muita chuva, vento e trovoadas as 9hrs, 28mm até agora.

 

Tinha acalmado bem na última meia hora, tempo fechado, escuro mas sem chuva, agora acabou de avnçar d enorte uma linha de nuvens muito baixas, com uma cortina de chuva muito forte mas que foi bem rápida!

 

Agora já começou a clarerar de novo...

 

Bateu 16°C, agora 17°C!

 

:D:D:D:D

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Faltam 12 dias para o outono!!!

 

E por aqui padrão dos dias já está em mudança! Faz aprox. duas semanas que apesar do calor, dias mais outonais vem aparecendo.

 

Foto que tirei agora há pouco:

 

img6021p.jpg

 

Uma das coisas que dá pra se perceber além de mais dias com neblinas (como hoje cedo) ou garoa, tardes amenas de tempo seco em que o vento sul sopra meio que constante e bem fresco!! Ele está chegando :D

Link to comment
Share on other sites

Faltam 12 dias para o outono!!!

 

E por aqui padrão dos dias já está em mudança! Faz aprox. duas semanas que apesar do calor, dias mais outonais vem aparecendo.

 

Foto que tirei agora há pouco:

 

img6021p.jpg

 

Uma das coisas que dá pra se perceber além de mais dias com neblinas (como hoje cedo) ou garoa, tardes amenas de tempo seco em que o vento sul sopra meio que constante e bem fresco!! Ele está chegando :D

 

Mal posso esperar, Ricardo... :D

 

No meu atual apto, o sol bate o dia inteiro e ele é bem aquecido. Sofri estes dias...

 

Agora, com o quarto aquecido, vou me esbaldar... :lol: :lol: :lol:

 

Estive num sítio na RM de Ctba, Campina Grande do Sul. Muito verde e diferença térmica grande. Depois colo as fotos e os dados...

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Faltam 12 dias para o outono!!!

 

E por aqui padrão dos dias já está em mudança! Faz aprox. duas semanas que apesar do calor, dias mais outonais vem aparecendo.

 

Foto que tirei agora há pouco:

 

img6021p.jpg

 

Uma das coisas que dá pra se perceber além de mais dias com neblinas (como hoje cedo) ou garoa, tardes amenas de tempo seco em que o vento sul sopra meio que constante e bem fresco!! Ele está chegando :D

 

Mal posso esperar, Ricardo... :D

 

No meu atual apto, o sol bate o dia inteiro e ele é bem aquecido. Sofri estes dias...

 

Agora, com o quarto aquecido, vou me esbaldar... :lol: :lol: :lol:

 

Estive num sítio na RM de Ctba, Campina Grande do Sul. Muito verde e diferença térmica grande. Depois colo as fotos e os dados...

 

Abçs

 

por aqui também o outono vem dando os primeiros sinais. As folhas dos bordos já estão começando a mudar de coloração! Vou tirar umas fotos nesta semana.

 

Por aqui a madrugado foi bastante fresca com a temperatura atingindo os 16ºC pela manhã. Em contrapartida o inferno voltou no meio do dia. No momento tenho escaldantes 26ºC com UR65%

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.