Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Fevereiro 2009 :


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 393
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Diferença ainda maior hoje!

 

 

Máxima em Guaramiranga (CE): 20,4 graus (menor do Brasil)

 

Máxima do Morro da Igreja (SC): 24 graus

 

E o MI está quase duas vezes mais elevado.

 

 

No nordeste as chuvas vão chegando, em 24 horas até as 9 da manhã de ontem choveu 122 mm no Recife e 88 mm em João Pessoa, e nas 24 horas até 9 da manhã de hoje 100 mm em Imperatriz, 87 mm em Ceará Mirim, 71 mm em Feira de Santana e 66 mm em Natal, nas últimas horas choveu bastante em boa parte do RN, cidades como Natal, Farol do Calcanhar, Macau, Mossoró, e parte do CE também.

Link to comment
Share on other sites

 

Muito interessante :!: :!: :!:

 

Alguém sabe explicar o motivo :?:

 

 

Muita nebulosidade e chuva não deixou a máxima subir, mas com certeza a menor máxima do Brasil no nordeste é muito interessante.

 

 

E outra, estava olhando no meu livro das normais 1961-1990 e vi que a máxima absoluta de Guaramiranga é de 30,6 graus (altitude da estação 870 m), abaixo dos 31,4 graus de São Joaquim (que é BEM mais elevada) :!:

 

 

Guaramiranga briga com CJ (que tem quase o dobro da altitude) pela menor máxima absoluta em uma área urbana do Brasil, esta me deixou muito surpreso! Ainda mais pela altitude de Guaramiranga, vivendo e aprendendo :!:

 

Infelizmente (e não sei bem porque) no meu livro das normais só tem a mínima absoluta de CJ, não a máxima (apesar da presença da média das máximas), mas certa vez lembro de alguém ter dito que era 29,9 graus, Carlos?

Link to comment
Share on other sites

Nesta segunda-feira não só a menor máxima do Brasil foi no Ceará (20,4 graus em Guaramiranga), mas a menor máxima entre as capitais também!!! (25,1 graus em Fortaleza).

 

Aqui no Rio o dia foi quente nas áreas abrigadas da brisa do mar (36,8 na Vila Militar) e mais ameno perto do mar que está com águas muito frias (29 no Santos Dumont), a madrugada de terça começa abafada aqui na zona norte. Completamos 9 dias sem chuva na capital fluminense, maior sequência de dias sem chuva desde agosto de 2008.

Link to comment
Share on other sites

Dia bem diferente dos últimos, máx. de 26,8ºc o que parece pouco mas na realidade são 6,2ºc abaixo da média máxima da última semana. A mínima que não baixava de 20ºc fazia 6 dias hoje foi pra 19,6ºc. Apesar dessas temperaturas amenas a sensação térmica é de começo de outono, venta frio e agora faz 24,2ºc.

 

É verdade, mas pena que é só a sensação...

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus o calorão se foi quase exatamente quando voltei à POA. Minha mínima no Carnaval foi de 19,6° no dia de hoje, e agora já faz 21,4° com 75% e tempo bom. Vento SE a 12,4 km/h. Provavelmente vou aos 18°.

 

Erechim amanheceu fria e chuvosa nessa 3 ª-feira. Fazia 17° com chuva às 11 h da manhã, e quando saí de lá (14 h) estava a mesma condição. Logo mais ao S o tempo estava apenas nublado e até ameaçava abrir. Passo Fundo estava nublado e seco. Em Soledade já tinha sol e muitas nuvens. Algum gotejamento e chuva muito leve só depois de Lajeado.

Link to comment
Share on other sites

Depois de 9 dias sem chuva, resultando num raro carnaval seco para os cariocas, a chuva "de verão" voltou hoje extremamente irregular, no bairro de Bangu choveu 40 mm em 30 minutos, mas zona sul da cidade e no Centro não caiu um pingo, aqui em casa perto do Maracanã fiquei bem perto da linha chuva/não chuva, foi muito interessante observar, dava para ver a chuva forte caindo na rua a menos de 100 m de casa e demorou uns 5 minutos para chegar aqui, estimo que 1km ao leste da minha casa não choveu nem 1 mm, e 1km ao oeste uns 30 mm, a chuva veio com trovoadas.

 

Na Vila Militar, após mínima de 25,7 graus na madrugada (maior do ano), choveu 46 mm e alterou para 21,7 graus.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante este Julho/1996. Qual foi a média em São Joaquim ?

 

Este mês também foi bastante frio aqui em Juiz de Fora, pois ficou assim:

 

Média máxima: 20,5ºC

 

Média mínima: 10,9ºC

 

Média compensada: 15,1ºC

 

Mínima absoluta: 5,8ºC

 

OBS: Dados do INMET

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

 

6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4

 

E são fantásticos os dados de médias mínimas nos dois anos no INMET super topo!

 

1990 julho média mínima = 3,7oC

1996 julho média mínima = 2,6oC

 

Com estes dados não resta dúvida de que a MÉDIA de mínimas da Villa naquele mês foi NEGATIVA.

 

Minha assinatura acaba de mudar!

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante este Julho/1996. Qual foi a média em São Joaquim ?

 

Este mês também foi bastante frio aqui em Juiz de Fora, pois ficou assim:

 

Média máxima: 20,5ºC

 

Média mínima: 10,9ºC

 

Média compensada: 15,1ºC

 

Mínima absoluta: 5,8ºC

 

OBS: Dados do INMET

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

 

6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4

 

E são fantásticos os dados de médias mínimas nos dois anos no INMET super topo!

 

1990 julho média mínima = 3,7oC

1996 julho média mínima = 2,6oC

 

Com estes dados não resta dúvida de que a MÉDIA de mínimas da Villa naquele mês foi NEGATIVA.

 

Minha assinatura acaba de mudar!

 

Pelas minhas anotações e manuscritos, junho de 1996 foi igualmente congelante aqui no sul. A média aqui em POA ficou quase igual a de julho, ou seja, próxima à 11ºC. Por isso, faço as seguintes perguntas:

 

1 - Em São Joaquim junho também foi congelante? Lembro daquela nevasca do final do mês. Aqui em POA tive máxima abaixo de 9ºC (janela do meu apto) num dia de sol, se não me engano foi dia 29/06/1996.

 

2 - Se junho foi congelente, o inverno de 1996 pode ser classificado como um dos mais gelados da história, não?[/code]

Link to comment
Share on other sites

Fui ao NASA GISS TEMP !

 

Lá temos as seguintes médias:

 

POA:

junho/1996: 12,3ºC (anomalia de -2ºC)

julho/1996: 11,2ºC (anomalia de -3ºC)

agosto/1996: n/a

 

CTBA:

junho/1996: 12,9ºC (na média)

julho/1996: n/a

agosto/1996: n/a

 

Foi um inverno gelado e de anomalias negativas, ao menos no RS!

Link to comment
Share on other sites

Como vão, amigos ? me ausentei do BAZ por 5 dias. Motivo ? carnaval 8)

 

Felizmente foram dias ensolarados e com muitos CBs para se observar. Fortes chuvas de verão caíram em 2 dias. Muitos raios...enfim, lindo !

 

Zé Vicente, obrigado por postar estes dados de Julho/1996. No Morro da Igreja, acho que deve ter ficado algo assim:

 

Média máx: 07,xºC

Média mín: -00,xºC

Média simples: 3,xºC

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante este Julho/1996. Qual foi a média em São Joaquim ?

 

Este mês também foi bastante frio aqui em Juiz de Fora, pois ficou assim:

 

Média máxima: 20,5ºC

 

Média mínima: 10,9ºC

 

Média compensada: 15,1ºC

 

Mínima absoluta: 5,8ºC

 

OBS: Dados do INMET

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

 

6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4

 

E são fantásticos os dados de médias mínimas nos dois anos no INMET super topo!

 

1990 julho média mínima = 3,7oC

1996 julho média mínima = 2,6oC

 

Com estes dados não resta dúvida de que a MÉDIA de mínimas da Villa naquele mês foi NEGATIVA.

 

Minha assinatura acaba de mudar!

 

Pelas minhas anotações e manuscritos, junho de 1996 foi igualmente congelante aqui no sul. A média aqui em POA ficou quase igual a de julho, ou seja, próxima à 11ºC. Por isso, faço as seguintes perguntas:

 

1 - Em São Joaquim junho também foi congelante? Lembro daquela nevasca do final do mês. Aqui em POA tive máxima abaixo de 9ºC (janela do meu apto) num dia de sol, se não me engano foi dia 29/06/1996.

 

2 - Se junho foi congelente, o inverno de 1996 pode ser classificado como um dos mais gelados da história, não?[/code]

Junho de 1996 começou com uma onda de frio onde bateu 3,8° em POA no dia 3. Registrei 5,8° aqui em casa.

 

Mas o que marcou aquele mês foi a onda de frio que se iniciou no dia 19 e manteve frio contínuo até o dia 7/7. Na ocasião houve uma máxima abaixo de 10° no INMET (foi 9,4° com mínima de 7,4° no dia 26/6; aqui em casa deu de 8,9° à 11,3° com chuca contínua) seguido pela invasão polar a partir da noite do dia 28.

 

Aí sim, os dias 29 e 30 tiveram frio congelante. A depois de 4,7° naquela manhã minha máxima foi de 10,7° com céu totalmente limpo. A mínima foi de 4,1° à meia-noite. No dia 30 tive 2,7° de mínima (recorde do ano aqui em casa) e bateu 0,4° no INMET. A máxima foi de 12,9°.

 

Abaixo vão minhas temperaturas desde 18/6 até 7/7

 

18/6 - 11,1°/17,2°

19/6 - 8,4°/15,0°

20/6 - 8,4°/12,4°

21/6 - 9,8°/12,4°

22/6 - 8,1°/15,0°

23/6 - 7,2°/15,0°

24/6 - 5,1°/15,9°

25/6 - 9,0°/15,9°

26/6 - 8,9°/11,3°

27/6 - 9,8°/12,6°

28/6 - 7,9°/11,2° (mínima à meia-noite)

29/6 - 4,1°/10,7° (4,7° de manhã; mínima à meia-noite)

30/6 - 2,7°/12,9°

 

1°/7 - 4,7°/19,9°

2/7 - 10,3°*/14,9° (mínima do INMET)

3/7 - 8,9°/16,3°

4/7 - 6,6°/12,2°

5/7 - 4,7°/14,0°

6/7 - 8,6°/17,1°

7/7 - 13,4°/19,9°

 

O termômetro que eu tinha na época e sua localização davam mínima 2° acima do INMET em noites frias de tempo bom. A máxima era igual em tempo bom, mas ficava de 1° a 2° acima do INMET em dias nublados/chuvosos devido à refratação da nebulosidade. Ou seja: todas as máximas dos dias com baixa amplitude estão um pouco acima da oficial, e todas as mínimas entre 2° e 6° estão 2° acima do oficial. Façam essa correção e terão uma idéia desse período memorável.

 

Abraços nostálgico-congelantes!

Link to comment
Share on other sites

Aqui continua a garoar, após uma máxima de 27,5ºc agora faz 22ºc. Terceiro dia consecutivo com máximas menores de 30ºc, isso é pouco frequente no verão daqui.

 

Talvez seja efeito de um início de aproximação com o outono, quem sabe...por aqui é o contrário, hoje foi o terceiro dia seguido com máximas acima de 30C, e não parece que isso mudará nos próximos dias. Abs

Link to comment
Share on other sites

Aqui continua a garoar, após uma máxima de 27,5ºc agora faz 22ºc. Terceiro dia consecutivo com máximas menores de 30ºc, isso é pouco frequente no verão daqui.

 

Talvez seja efeito de um início de aproximação com o outono, quem sabe...por aqui é o contrário, hoje foi o terceiro dia seguido com máximas acima de 30C, e não parece que isso mudará nos próximos dias. Abs

 

Certamente, Renan. Como aqui faz muito calor no verão e muito frio no inverno, é incrível o ritmo de mudança e totalmente perceptível que começa já no início de março. Nas últimas semanas não é que não fez calor, sim, fez bastante, mas dias nublados com temperatura amena e garoa estão muito se tornando mais numerosos com a aproximação do outono. Aliás, não vejo a hora de começar a esfriar.

Link to comment
Share on other sites

 

Talvez seja efeito de um início de aproximação com o outono, quem sabe...por aqui é o contrário, hoje foi o terceiro dia seguido com máximas acima de 30C, e não parece que isso mudará nos próximos dias. Abs

 

Certamente, Renan. Como aqui faz muito calor no verão e muito frio no inverno, é incrível o ritmo de mudança e totalmente perceptível que começa já no início de março. Nas últimas semanas não é que não fez calor, sim, fez bastante, mas dias nublados com temperatura amena e garoa estão muito se tornando mais numerosos com a aproximação do outono. Aliás, não vejo a hora de começar a esfriar.

 

E o sol já enfraqueceu bastante, o final do verão solar já vai fazer um mês daqui a pouco, e o meteorológico acaba neste final de semana.

 

Aqui nesta zona tropical só se percebe pelo sol mesmo, porque é a nebulosidade quem manda nas temperaturas, tanto que abril de 2007 foi mais quente que todos os meses do verão 2007/2008, e dezembro que foi o mês mais quente do verão 2007/2008 foi de longe o mais "frio" do verão 2008/2009, em alguns lugares da cidade do Rio a média de dezembro de 2008 (muito abaixo da média) foi praticamente igual à de agosto de 2005 (bem acima da média).

Link to comment
Share on other sites

Aqui continua a garoar, após uma máxima de 27,5ºc agora faz 22ºc. Terceiro dia consecutivo com máximas menores de 30ºc, isso é pouco frequente no verão daqui.

 

Talvez seja efeito de um início de aproximação com o outono, quem sabe...por aqui é o contrário, hoje foi o terceiro dia seguido com máximas acima de 30C, e não parece que isso mudará nos próximos dias. Abs

 

Certamente, Renan. Como aqui faz muito calor no verão e muito frio no inverno, é incrível o ritmo de mudança e totalmente perceptível que começa já no início de março. Nas últimas semanas não é que não fez calor, sim, fez bastante, mas dias nublados com temperatura amena e garoa estão muito se tornando mais numerosos com a aproximação do outono. Aliás, não vejo a hora de começar a esfriar.

 

Pois é, Março é mesmo um divisor de águas no centro-sul, mas principalmente na região sul. A queda abrupta aqui ocorre em meados de Abril, e no fim de Maio a cara já é totalmente de inverno (tempo seco, frio à noite e agradável de tarde, 90% do inverno dessa maneira). Também estou muito ansioso pelo mês de Abril, eu não me esqueço daquele do ano passado no qual SJ teve mínima de -2ºC, algo bem significativo para a época. Só falta nevar de novo ! 8)

Link to comment
Share on other sites

O tempo virou em POA em torno das 12:15. Ventou forte e entrou um nimbustratus. A máxima atingiu 28,7° na ocasião, mas agora já tenho 23,3° com 78% e nublado com bastante vento. Maior rajada de 41,4 km/h. Agora venta de ESE a 31,9 km/h. A mínima foi de 22,1° (ou 21,7°). Ficou em 22° toda a madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.