Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Fevereiro 2009 :


Renan
 Share

Recommended Posts

Enquanto o satélite denuncia fortes instabilidades no S do RS, o pessoal em Santa Marta (Laguna) vem sofrendo com uma ventania horrorosa desde o meio-dia do dia 16! O vento têm se mantido constante sempre acima de 30km/h ou mesmo 40 km/h.

 

O vento mais forte foi de 73,8 km/h no final da noite do dia 16. Hoje ele atingiu 67,7 km/h! :shock: Pescadores e veranistas estão levantando voo por lá!!!

 

Já aqui em casa tenho vento de apenas 2.3 km/h de S. Faz 24,9° com 82% e nubladão.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 393
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acabei de ler no Blog da Metsul, que choveu 110 mm aqui em Livramento, sendo 67mm em uma hora. :shock:

Tomara que com a chuva do fim de semana passe os 200 mm o total, pra acabar de vez com a seca. :D

 

CHUVA DESTE TIPO NÃO ACABA COM A SECA, MELHORA, MAS BOA PARTE VAI EMBORA PARA OS RIOS E HÁ MUITA EROSÃO.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o satélite denuncia fortes instabilidades no S do RS, o pessoal em Santa Marta (Laguna) vem sofrendo com uma ventania horrorosa desde o meio-dia do dia 16! O vento têm se mantido constante sempre acima de 30km/h ou mesmo 40 km/h.

 

O vento mais forte foi de 73,8 km/h no final da noite do dia 16. Hoje ele atingiu 67,7 km/h! :shock: Pescadores e veranistas estão levantando voo por lá!!!

 

Já aqui em casa tenho vento de apenas 2.3 km/h de S. Faz 24,9° com 82% e nubladão.

 

É MAIS RESTRIDO A REGIÃO DOS CABO DO "VENTO"....A CORRENTE FRIA É DESVIDA ALÍ, HÁ UM CONTRASTE MTO GRANDE ENTRE A ORLA E O INTERIOR.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura do mar na praia hoje:

 

RS:

 

Imbé, Malvina: 20 graus

 

SC:

 

Florianopolis: 18, 19 graus

 

PR:

 

Matinhos: 20 graus

 

SP:

 

Guarujá: 20 graus

 

RJ:

 

Receio (capital): 17 graus

 

Arpoador(capital): 18 graus

 

Búzios: 19 graus

 

Muita névoa hoje cedo na orla e temperatura abaixo de 25 graus com sol à pino agora perto de algumas praias. Caiu 5 graus em 1 semana, graças ao vento leste/sudeste constante dos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

31C com 44% de ur = 36°C de sensação

 

mais um dia terrível para cá!!!

 

aumento de cumulus na ultima hora, espero que chova de verdade hoje por aqui...

 

abraços!

 

Aqui em Sarandi a sensação de abafamento é algo IMPRESSIONANTE!

A temperatura agora, aqui na minha sacada, está em 29,3º C. Mas lá em embaixo na área central está com muito mais. Chuto de 3 a 5 graus acima! :shock:

SDs.

Link to comment
Share on other sites

31C com 44% de ur = 36°C de sensação

 

mais um dia terrível para cá!!!

 

aumento de cumulus na ultima hora, espero que chova de verdade hoje por aqui...

 

abraços!

 

Aqui em Sarandi a sensação de abafamento é algo IMPRESSIONANTE!

A temperatura agora, aqui na minha sacada, está em 29,3º C. Mas lá em embaixo na área central está com muito mais. Chuto de 3 a 5 graus acima! :shock:

SDs.

 

Olha Nadir, não em lembro de tantos dias seguidos com sensação tão desagradável como esses ultimos 7/10 dias...., ou seja nos ultimos 5 anos nao lembro de dias tão chatos assim....

 

abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente deu uma boa chuvarada em POA, mas parece que exagerou. Não acordei, mas minha mãe disse que caiu o mundo por aqui... e caiu mesmo!!! Acumulei 42 mm aqui em casa! Eram 3 h da manhã. Havia uma área de instabilidade exatamente em cima de POA! O vento atingiu 33,8 km/h.

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=207&p_secao=6

 

A mínima atingiu 22,4°, e quando levantei estava bem mais fresco (24,7°) com o chão ainda secando.

 

Agora o bafo voltou: faz 31,7° com horrorosos 60%! Vento NNE a 17,9 km/h e muitos cumulus. Vai chover de novo (assim seja).

Link to comment
Share on other sites

Todo o NE do RS foi atingido por chuva forte e enxurrada. Torres, Tramandaí, Canela, Soledade e Bento Gonçalves tiveram chuva forte, sendo POA e Canela as cidades com chuva mais forte. Todas elas registraram a enxurrada entre 5 h e 8 h, o que mostra o desenvolvimento do sistema. Rio Pardo e Camaquã tiveram chuva forte no início da madrugada, sendo que Camaquã somou 55,2 mm desde às 21 h de ontem.

 

Em Santa Marta o vento diminuiu.

 

Agora faz 31,5° com 59%. No Litoral Norte passou dos 30° com o vento oeste.

Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco estou indo para Erechim. Serão 6 h de viagem e, pelo satélite, é quase certo que pegarei chuva, senão uma boa chuvarada. À NO e N de POA o tempo está bem fechado com camadas de cirrus e altoestratus.

 

Aqui tenho 31,2° com terríveis 63%. A máxima ficou em 31,9° com u.r. mínima de 58%. Pressão em 1005,7 mb e vento de N a 8,5 km/h. A maior rajada foi de 33,8 km/h durante o temporal da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Agora 25 graus em Copacabana com sol aberto, dá até para "tirar onda" de Curitiba com 30 graus. 8)

 

Aproveita, vai... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

 

O problema é que eu não estou lá :( , às 18:00 23 graus em Copacabana e 28 graus aqui na zona norte (mesmo assim ameno para os padrões de um final de tarde seco de verão).

 

Só nuvens altas e finas, sem chance de chuva esta noite, hoje é o sexto dia seguido sem chuva aqui, maior período seco do ano.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei sabendo pelo pessoal que o mês de Março e Abril será escasso de chuvas aqui na minha região. Alguém sabe a respeito. Ronaldo?

Hoje dia A-B-A-F-A-D-Í-S-S-I-M-O e com pancadas generalizadas. Quando o tempo quer chover, qualquer CB se torna uma torneira aberta. Incrível!

Dias como hoje, fez com que todos com quem conversei manifestassem o desejo pela volta do inverno... hehehe

SDs.

Link to comment
Share on other sites

Percebam como o Verão já começa a enfraquecer em B. Aires partir de agora no prognóstico das temperaturas dos dias seguintes no site do Wunderground.

 

Sinal que o outono se aproxima de baixo para cima gradativamente :D

 

Partir do início da semana q vêm q vêm as temperaturas começam a cair um pouco no centro sul brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Percebam como o Verão já começa a enfraquecer em B. Aires partir de agora no prognóstico das temperaturas dos dias seguintes no site do Wunderground.

 

Sinal que o outono se aproxima de baixo para cima gradativamente :D

 

Partir do início da semana q vêm q vêm as temperaturas começam a cair um pouco no centro sul brasileiro.

 

É, mas ontem esteve ''brabo'' em Buenos Aires, com 40,9°C de térmica, agora refrescou bem lá, vamos ver se as ondas de calor intensas lá enfim acabaram, ou se é apenas uma pausa. Já Bariloche teve 2,5°C essa madrugada e tem 10,6°C agora. Por aqui verão pleno, 23,6°C, está quente.

Link to comment
Share on other sites

Percebam como o Verão já começa a enfraquecer em B. Aires partir de agora no prognóstico das temperaturas dos dias seguintes no site do Wunderground.

 

Sinal que o outono se aproxima de baixo para cima gradativamente :D

 

Partir do início da semana q vêm q vêm as temperaturas começam a cair um pouco no centro sul brasileiro.

 

É, mas ontem esteve ''brabo'' em Buenos Aires, com 40,9°C de térmica, agora refrescou bem lá, vamos ver se as ondas de calor intensas lá enfim acabaram, ou se é apenas uma pausa. Já Bariloche teve 2,5°C essa madrugada e tem 10,6°C agora. Por aqui verão pleno, 23,6°C, está quente.

 

Pode crer Fabião. Olha, essa marca de ontem que Bs Aires registrou ontem eu não acredito que registre mais neste verão. A tendência agora é cair gardativamente, partir desta FF de agora. Obviamente haverá ainda dias quentes, mas não TÃO quentes.

 

É uma onda... RS vai caindo, depois SC, PR, SP, etc...

 

Para Sampa específico, sente-se uma ligeiríssima mudança (para quem tem um feeling BEM meteorológico) para meados/fim de março.

 

Abs,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Fiquei sabendo pelo pessoal que o mês de Março e Abril será escasso de chuvas aqui na minha região. Alguém sabe a respeito. Ronaldo?

Hoje dia A-B-A-F-A-D-Í-S-S-I-M-O e com pancadas generalizadas. Quando o tempo quer chover, qualquer CB se torna uma torneira aberta. Incrível!

Dias como hoje, fez com que todos com quem conversei manifestassem o desejo pela volta do inverno... hehehe

SDs.

 

BEM IRREGULAR, BOM P/COLHEITA E RUIM PARA SAFRINHA. FRIO CEDO.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei sabendo pelo pessoal que o mês de Março e Abril será escasso de chuvas aqui na minha região. Alguém sabe a respeito. Ronaldo?

Hoje dia A-B-A-F-A-D-Í-S-S-I-M-O e com pancadas generalizadas. Quando o tempo quer chover, qualquer CB se torna uma torneira aberta. Incrível!

Dias como hoje, fez com que todos com quem conversei manifestassem o desejo pela volta do inverno... hehehe

SDs.

Tomasini, agora sei como é MA-RA-VI-LHO-SA a dinâmica dessa região. POA é um bafo sarcástico, com calor, umidade, sem chuva e nublando de noite.

 

Estou em Erechim e tivemos duas pancadas de chuva por aqui. A primeira pegou mais ao S (e pegou Passo Fundo) e trouxe um maravilhoso vento S derrubando a temperatura em 9°! Foi ÓTIMO!!! A segunda caiu com 20°.

 

Agora está 19,8°. Maravilha!! E POA com 25,7° e 77% sem chuva. Blééé!!

 

Abraços aliviados!!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei sabendo pelo pessoal que o mês de Março e Abril será escasso de chuvas aqui na minha região. Alguém sabe a respeito. Ronaldo?

Hoje dia A-B-A-F-A-D-Í-S-S-I-M-O e com pancadas generalizadas. Quando o tempo quer chover, qualquer CB se torna uma torneira aberta. Incrível!

Dias como hoje, fez com que todos com quem conversei manifestassem o desejo pela volta do inverno... hehehe

SDs.

Tomasini, agora sei como é MA-RA-VI-LHO-SA a dinâmica dessa região. POA é um bafo sarcástico, com calor, umidade, sem chuva e nublando de noite.

 

Estou em Erechim e tivemos duas pancadas de chuva por aqui. A primeira pegou mais ao S (e pegou Passo Fundo) e trouxe um maravilhoso vento S derrubando a temperatura em 9°! Foi ÓTIMO!!! A segunda caiu com 20°.

 

Agora está 19,8°. Maravilha!! E POA com 25,7° e 77% sem chuva. Blééé!!

 

Abraços aliviados!!

 

Em Três de Maio a instabilidade da tarde derrubou a temperatura de 33ºc para 20,4ºc, ou seja 12,6ºc devido ao vento forte e a chuva torrencial.

 

Agora faz 20,7ºc.

Link to comment
Share on other sites

Erechim muito quente com 31,5°! A mínima foi de 18,3° (a pobre capital gaúcha não baixou dos 22,1°).

 

Por enquanto sol e nuvens. Não há sinal de maior instabilidade. Talvez hoje não chova.

Bom, parece que errei: um Cb traz um festival de relâmpagos e alguns raios à SO de Erechim. Agora faz 24,6° e um vento de S ou SO sopra levemente.

 

Pelo satélite existe uma área de instabilidade sobre o Alto Uruguai e quase todo o centro-oeste de SC! A frente já tapa metade do RS e um pequeno núcleo muito intenso está sobre a Laguna dos Patos! Há outra área de chuva exatamente à oeste de Floripa.

 

A máxima foi de 32,5°. Muito calor!

Link to comment
Share on other sites

Erechim muito quente com 31,5°! A mínima foi de 18,3° (a pobre capital gaúcha não baixou dos 22,1°).

 

Por enquanto sol e nuvens. Não há sinal de maior instabilidade. Talvez hoje não chova.

Bom, parece que errei: um Cb traz um festival de relâmpagos e alguns raios à SO de Erechim. Agora faz 24,6° e um vento de S ou SO sopra levemente.

 

Pelo satélite existe uma área de instabilidade sobre o Alto Uruguai e quase todo o centro-oeste de SC! A frente já tapa metade do RS e um pequeno núcleo muito intenso está sobre a Laguna dos Patos! Há outra área de chuva exatamente à oeste de Floripa.

 

A máxima foi de 32,5°. Muito calor!

 

Marcos estava na granja e a noitinha acompanhei ao longe a evolução deste sistema. Mais a oeste deste havia outro mais perto e que a pouco chegou sobre Sarandi trazendo chuva e alguma atividade elétrica. Felizmente sem granizo.

Ambos sistemas perfeitamente visíveis nas imagens de satélite. E eu que pensei que eram de pequenas dimensões...

 

Sds. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Erechim muito quente com 31,5°! A mínima foi de 18,3° (a pobre capital gaúcha não baixou dos 22,1°).

 

Por enquanto sol e nuvens. Não há sinal de maior instabilidade. Talvez hoje não chova.

Bom, parece que errei: um Cb traz um festival de relâmpagos e alguns raios à SO de Erechim. Agora faz 24,6° e um vento de S ou SO sopra levemente.

 

Pelo satélite existe uma área de instabilidade sobre o Alto Uruguai e quase todo o centro-oeste de SC! A frente já tapa metade do RS e um pequeno núcleo muito intenso está sobre a Laguna dos Patos! Há outra área de chuva exatamente à oeste de Floripa.

 

A máxima foi de 32,5°. Muito calor!

 

Marcos estava na granja e a noitinha acompanhei ao longe a evolução deste sistema. Mais a oeste deste havia outro mais perto e que a pouco chegou sobre Sarandi trazendo chuva e alguma atividade elétrica. Felizmente sem granizo.

Ambos sistemas perfeitamente visíveis nas imagens de satélite. E eu que pensei que eram de pequenas dimensões...

 

Sds. :roll:

Este segundo sistema passou sobre Erechim, mas atingiu as áreas mais ao S. A frente de rajada tinha um desenho incrível, mas entrou quase sem vento. A chuva demorou uns 15 minutos para vir e baixou a temperatura. Ela caiu fraca e moderada, mas era possível ouvir a pancada forte próximo daqui.

 

Bati os 19,9° e agora faz 20,5°. POA frita com 27,1° e quase sem vento!

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Buenas gente!

 

Sol e calorão, 30°C agora!!

 

Tem um suuuuuper CB que antes estava a W/SW e agora já se encontra a SW/S, está a uns 20km, mas é lindo, e a face norte dele segue crescendo com várias torres de cumulus subindo rapidamente!

 

O topo já tem anvil e tudo, é um clássico!

 

pena que não vai passar aqui, espero que algum outro passe duarntea tarde...

 

 

abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.