Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Fevereiro 2009 :


Renan
 Share

Recommended Posts

Realmente não há uma distribuição ótima do número de estações para que sonhe e dfornecer uma cobertura aceitável para eventos de pequenas escalas. Hoje, aqui no Paraná, fechou legal um cavado de escala sub sinótica, no nordeste, causou um pandemônio em alguns trechos e os registros da intensidadee dos ventos foram pífios. Apenas houve registro de chuvas elevadas (em 15 min) no Pico Marumbi e em São Mateus do Sul. Muito pouco. Pelo radar registramos velocidades radiais acima dos 76 km/h no lado equatorial do vórtice!

Assim mesmo recebi uma mensagem de um usuário do município de São Mateus reclamando do alerta emitido para o município... depois de um pouco mais de uma hora de meu retorno ao cidadão registrou-se granizo no município e na área da usina de Xisto da PETROBRAS e quase nada na cidade!!

Pelas imagens de satélite atualizadas observa-se que a nebulosidade enfraqueceu apenas as linhas insistem em se deslocar pelos trechos serranos onde ainda há suporte termodinâmico para seu desenvolvimento.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Foi o que aconteceu aqui. Da sacada do Apto, vi núvens de tempestade a SW às 17h30.

 

Caiu pouca coisa no Centro Cívico, apesar do alerta das 16h36 do Simepar, mas acredito que deva ter desabado noutras regiões diante de tão mau tempo visto...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 393
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente não há uma distribuição ótima do número de estações para que sonhe e dfornecer uma cobertura aceitável para eventos de pequenas escalas. Hoje, aqui no Paraná, fechou legal um cavado de escala sub sinótica, no nordeste, causou um pandemônio em alguns trechos e os registros da intensidadee dos ventos foram pífios. Apenas houve registro de chuvas elevadas (em 15 min) no Pico Marumbi e em São Mateus do Sul. Muito pouco. Pelo radar registramos velocidades radiais acima dos 76 km/h no lado equatorial do vórtice!

Assim mesmo recebi uma mensagem de um usuário do município de São Mateus reclamando do alerta emitido para o município... depois de um pouco mais de uma hora de meu retorno ao cidadão registrou-se granizo no município e na área da usina de Xisto da PETROBRAS e quase nada na cidade!!

Pelas imagens de satélite atualizadas observa-se que a nebulosidade enfraqueceu apenas as linhas insistem em se deslocar pelos trechos serranos onde ainda há suporte termodinâmico para seu desenvolvimento.

 

Saudações E N C A R N A D A S

Bem que vcs podiam colocar uma telemétrica no Marumbi, no Paraná, algum desses picos aí. Acho que seriam dados valiosíssimos "a la Morro da Igreja". Dá uma chorada pro governador Bob, se sobra uma verbinha pra uma estação lá! :lol:

 

Qualquer coisa diz pra ele que uma estação meteorológica serve pra controlar os transgênicos, diminuir o pedágio e que tem tudo haver com a Carta de Puebla, da opção preferencial pelos pobres.... não tem erro!

Link to comment
Share on other sites

Realmente não há uma distribuição ótima do número de estações para que sonhe e dfornecer uma cobertura aceitável para eventos de pequenas escalas. Hoje, aqui no Paraná, fechou legal um cavado de escala sub sinótica, no nordeste, causou um pandemônio em alguns trechos e os registros da intensidadee dos ventos foram pífios. Apenas houve registro de chuvas elevadas (em 15 min) no Pico Marumbi e em São Mateus do Sul. Muito pouco. Pelo radar registramos velocidades radiais acima dos 76 km/h no lado equatorial do vórtice!

Assim mesmo recebi uma mensagem de um usuário do município de São Mateus reclamando do alerta emitido para o município... depois de um pouco mais de uma hora de meu retorno ao cidadão registrou-se granizo no município e na área da usina de Xisto da PETROBRAS e quase nada na cidade!!

Pelas imagens de satélite atualizadas observa-se que a nebulosidade enfraqueceu apenas as linhas insistem em se deslocar pelos trechos serranos onde ainda há suporte termodinâmico para seu desenvolvimento.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

FOI O QUE DEU DIA 11/01/2009, 70 mm AQUI E NADA A 15 KM DAQUI!!

Link to comment
Share on other sites

Bem que vcs podiam colocar uma telemétrica no Marumbi, no Paraná, algum desses picos aí. Acho que seriam dados valiosíssimos "a la Morro da Igreja". Dá uma chorada pro governador Bob, se sobra uma verbinha pra uma estação lá! :lol:

 

Qualquer coisa diz pra ele que uma estação meteorológica serve pra controlar os transgênicos, diminuir o pedágio e que tem tudo haver com a Carta de Puebla, da opção preferencial pelos pobres.... não tem erro!

:lol: :lol: :lol: Boa essa. Só que desde que tu passou por aqui as coisas mudaram. As estações são compradas por nós e a decisão de colocar é técnica. A estação do Marumbi é do LACTEC que nós temos acesso assim como aquelas da empresa do pedágio ECOVIA que dá acesso às praias.

Me parece que houve algumas demandas por mais estações e deverão ser atendidas entretando não é da minha área e não sei de maiores detalhes. Se não me engano são para o sudoeste...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

TERIA ALGUMA PARA O HORIZONTE/PALMAS??? +- 1350/1400 m OU NA DIVISA COM SC NOS CAMPOS DO QUIRIRI??

Link to comment
Share on other sites

Uma estação no Quiriri valeria ouro!!!

 

Acho que o Paraná é o estado Brasileiro que mais desconhece seus pólos frios. Os campos de Palmas são "menos desconhecidos", mas poucos se dão conta que tem-se no mínimo uma neve por ano lá. Lembro-me de 2007 ( ? ), quando moradores relataram neve, a imprensa (Gazeta do Povo) lançou uma reportagem debochada, insinuando que era impossível. É o escambau, trata-se de um dos poucos lugares nivosos do país.

 

O Quiriri é um desertão. Parece que 80% dos campos pertencem a um empresário Joinvillense que muito a contragosto deixa alguns poucos entrarem por lá. Os outros 20% tem pinus. É totalmente desabitado e conhecido somente pelos aventureiros de plantão, que pouco se interessam pela natureza científica/meteorológica da região.

Os picos da Serra do Mar também, é só destino de aventureiro.

 

Tanto o quiriri quanto os picos poderiam ser explorados meteorologicamente, "a la Morro da Igreja", são lugares que com certeza neva e não ficam a 100km de Curitiba!

Link to comment
Share on other sites

Uma estação no Quiriri valeria ouro!!!

 

Acho que o Paraná é o estado Brasileiro que mais desconhece seus pólos frios. Os campos de Palmas são "menos desconhecidos", mas poucos se dão conta que tem-se no mínimo uma neve por ano lá. Lembro-me de 2007 ( ? ), quando moradores relataram neve, a imprensa (Gazeta do Povo) lançou uma reportagem debochada, insinuando que era impossível. É o escambau, trata-se de um dos poucos lugares nivosos do país.

 

O Quiriri é um desertão. Parece que 80% dos campos pertencem a um empresário Joinvillense que muito a contragosto deixa alguns poucos entrarem por lá. Os outros 20% tem pinus. É totalmente desabitado e conhecido somente pelos aventureiros de plantão, que pouco se interessam pela natureza científica/meteorológica da região.

Os picos da Serra do Mar também, é só destino de aventureiro.

 

Tanto o quiriri quanto os picos poderiam ser explorados meteorologicamente, "a la Morro da Igreja", são lugares que com certeza neva e não ficam a 100km de Curitiba!

 

Ao meu modo de ver existe um abismo meteorológico entre o que se passa no Morro da Igreja e no Pico Paraná. Falo em todos os sentidos. No quesito neve, no quesito vento, no quesito máximas negativas e no quesito mínimas absolutas. O MI está muito distante do Pico Paraná.

 

Uma pergunta: alguma vez vcs paranaenses avistaram daí de CTBA o Pico Paraná tapado de branco assim como corriqueiramente ocorre no Morro da Igreja? Falando nisso, imagina se POA tivesse logo ao lado um pico de 1900 metros ? Quanta sacanagem Deus fez com os brasileiros amantes do frio e da neve !

Link to comment
Share on other sites

Aqui é a nebulosidade que manda, em 2007 o verão começou em fevereiro e terminou NO FINAL DE ABRIL.

 

No verão 2007/2008 dezembro foi o mês mais quente e o outono praticamente entrou já no dia 20 de janeiro (depois deste dia ocorreram apenas curtíssimos períodos de calor até o final oficial do verão).

 

Em média fevereiro é o mês mais quente do ano no Rio, mas isto não acontece desde 2006. Vamos ver 2009, fevereiro até agora está mais quente que janeiro apesar de nenhuma máxima muito alta.

Link to comment
Share on other sites

 

Ao meu modo de ver existe um abismo meteorológico entre o que se passa no Morro da Igreja e no Pico Paraná. Falo em todos os sentidos. No quesito neve, no quesito vento, no quesito máximas negativas e no quesito mínimas absolutas. O MI está muito distante do Pico Paraná.

 

Uma grande diferença. Porém eu realmente não sei qual a diferença real entre o planalto Curitibano e o "entorno". O problema é que enquanto a gente tenta justificar para o pessoal leigo (tomador de decisão) de que é preciso povoar as regiões mais acidentadas com um número maior de registros há a contra argumentação de que lá não se planta nada e não mora ninguém...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

VERDADE, E TEMBÉM O QUESITO SEGURANÇA DA ESTAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

Uma estação no Quiriri valeria ouro!!!

 

Acho que o Paraná é o estado Brasileiro que mais desconhece seus pólos frios. Os campos de Palmas são "menos desconhecidos", mas poucos se dão conta que tem-se no mínimo uma neve por ano lá. Lembro-me de 2007 ( ? ), quando moradores relataram neve, a imprensa (Gazeta do Povo) lançou uma reportagem debochada, insinuando que era impossível. É o escambau, trata-se de um dos poucos lugares nivosos do país.

 

O Quiriri é um desertão. Parece que 80% dos campos pertencem a um empresário Joinvillense que muito a contragosto deixa alguns poucos entrarem por lá. Os outros 20% tem pinus. É totalmente desabitado e conhecido somente pelos aventureiros de plantão, que pouco se interessam pela natureza científica/meteorológica da região.

Os picos da Serra do Mar também, é só destino de aventureiro.

 

Tanto o quiriri quanto os picos poderiam ser explorados meteorologicamente, "a la Morro da Igreja", são lugares que com certeza neva e não ficam a 100km de Curitiba!

 

Ao meu modo de ver existe um abismo meteorológico entre o que se passa no Morro da Igreja e no Pico Paraná. Falo em todos os sentidos. No quesito neve, no quesito vento, no quesito máximas negativas e no quesito mínimas absolutas. O MI está muito distante do Pico Paraná.

 

Uma pergunta: alguma vez vcs paranaenses avistaram daí de CTBA o Pico Paraná tapado de branco assim como corriqueiramente ocorre no Morro da Igreja? Falando nisso, imagina se POA tivesse logo ao lado um pico de 1900 metros ? Quanta sacanagem Deus fez com os brasileiros amantes do frio e da neve !

Deveras, Bruno. A minha comparação do Pico do Paraná com o MI é no sentido do desconhecimento que temos do ponto mais alto Sul-Brasileiro. O MI é acessível por carro, tem estação meteorológica, base da aeronáutica, etc. O Pico do Paraná é exclusividade para meia-dúzia de aventureiros. Ou seja, "a la Morro da Igreja" deveria ser a exploração desses lugares, que definitivamente diferem muito do cume catarinense.

 

Mas me restam poucas dúvidas que os dados extremos de ventos e de menores máximas paranaenses sejam registrados no PP. Caramba, o lugar está 1000m acima de Curitiba!!!

Neve? Aconce lá em cima também, claro que muito menos que no MI. Não esqueçamos que o inverno ali é muito mais úmido que o inverno nas serras do Sudeste, onde fatalmente a neve torna-se mais rara devido a secura, pois temperaturas baixas eles têm.

Logo, naquela comparação famigerada que sempre fazemos, o PP é mais parecido com o MI do que com os picos da Mantiqueira. Deveras, Curitiba é mais parecida com Lages do que Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

 

Quanta sacanagem Deus fez com os brasileiros amantes do frio e da neve !

 

É verdade! Por que o Morro da Igreja não tem os 2030 metros do Pico do Itapeva, ou porque o pico do Itapeva está numa latitude tão ruim??

 

Por que Agulhas Negras não está mais ao Sul?

 

Por que o São Joaquim não está no Rio Grande, ou não está uns 300 metros mais alta?

 

Por que Uruguaiana, Santana Do Livramento, Quaraí, Alegrete e Bage não estão um pouquinho mais altas? Por que não temos aquela linha divisória do Rio Grande do Sul com o Uruguai não acompanha o Chuí? Deixando Uruguaiana com muita continentalidade mas com pouca latitude e deixando o Chuí com muita latitude mas com pouca continentalidade! :roll:

 

Realmente pra frio e neve o Brasil e azarado. Por isso acho que o Brasil não tem a menor cara de frio, a natureza simplesmente não coperou.

Link to comment
Share on other sites

A natureza não cooperou, mas ainda assim temos belos eventos de neve e frio que pode chegar abaixo de -10ºC 8)

 

São eventuais e magníficos, e é por isso que o BAZ existe.

 

 

Bem, mas por aqui tivemos uma chuva realmente forte, causada por uma tempestade bem forte, a mais forte desse verão até agora. Houve ventania e trovões muito fortes. Ainda não sei se houve granizo em alguma parte da cidade, mas pelo menos no meu bairro não aconteceu.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou a horas planejando um passeio pelo Quiriri. Mas tem dois empecilhos:

1. A minha forma física

2. Tem que ser no inverno

 

Até onde eu saiba, existem três caminhos distintos para chegar lá em cima.

1. Por Campo Alegre/SC

2. Por Garuva-Joinville/SC

3. Por Tijucas do Sul/PR

 

Ao que me consta, o mais fácil é curiosamente aquele por Garuva, apesar da precisar subir os 1600m a pé. Mas parece que por esse tem trilhas.

 

Por Tijucas chega-se com sorte (se a estrada estiver boa) de carro/moto/bicicleta perto do Monte Crista. O problema é que de lá não se vai adiante, teria que se embrenhar nos matos antes de alcançar os campos.

 

Por Campo Alegre era o caminho mais conhecido e mais curto. O grande problema é ter que passar por algumas fazendas particulares onde a entrada não tem sido facilitada.

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada no oeste do PR! Foz do Iguaçu acumulou 41,8 mm entre 9 h e 11 h! Planalto teve 18,8 mm entre 10 e 11 h. Também há chuva forte no extremo O de SC. Nos locais onde a chuva chegou perto as noites foram de abafamento típico de pré-frontal.

 

Aqui em casa a mínima ficou em frustrantes 20,9°, o valor registrado em torno das 1:30. Agora tenho 29,4° com 60% e vento NNE a 4,7 km/h. Cirrustratus enchendo o céu.

Link to comment
Share on other sites

Chuvarada no oeste do PR! Foz do Iguaçu acumulou 41,8 mm entre 9 h e 11 h! Planalto teve 18,8 mm entre 10 e 11 h. Também há chuva forte no extremo O de SC. Nos locais onde a chuva chegou perto as noites foram de abafamento típico de pré-frontal.

 

Aqui em casa a mínima ficou em frustrantes 20,9°, o valor registrado em torno das 1:30. Agora tenho 29,4° com 60% e vento NNE a 4,7 km/h. Cirrustratus enchendo o céu.

 

Aqui bem encoberto, mas sem chuva até agora...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

[Até às 14 horas choveu 68,4 mm em Foz enquanto que em São Miguel do Iguaçu 80,8 mm sendo que destes 80, 68 ocorreram em 45 MINUTOS!!!

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Caraca! :shock:

 

Aqui já houve uma pancada forte, outras linhas estão se formando!

Deus do céu!!! Essa enxurrada é similar à que caiu em POA em 4/11/05, quando alguns pontos da cidade tiveram 100 mm em 1 h!! Certamente houve alagamentos em São Miguel do Iguaçu.

 

Por aqui ocorreu o que eu já esperava: a linha de instabilidade passaria em POA sem causar chuva. Agora está terrivelmente abafado com 31,3° e horrorosos 64%!!! :( Pressão em 1007,3 mb e vento NO a 12,2 km/h, além do tempo nublado com cirrustratus. Ou seja: luz do sol difusa com vento quente e umidade muito alta! É o show de horror!

 

Abraços sufocados!!

Link to comment
Share on other sites

Florianópollis: 24,3ºC

Urussanga: 24,5ºC

Brusque: 24,7ºC

Indaial: 24,9ºC

Urussanga: 24,5ºC

Blumenau RB: 26,6ºC :shock:

Curitiba: 21,4ºC :shock:

 

Aqui a mínima não deve baixar de 23.

 

Carlos, esta madrugada foi a la Playcenter em "noites do terror".

 

O problema aqui foi a falta de vento. Uma leve brisa e olhe lá.

 

 

Mínimas em Ctba em 7/2/09

 

Inmet/ automáticas: aolgo em torno de 20ºC.

 

Centro Cívico: 21,5ºC. Agora, 25,2ºC.

 

Mossunguê/Alex: 20,9. Agora 24ºC.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada de ontem em Vacaria apresentou um elevação repentida na temperatura, pois em uma hora, subiu dos 15,6ºC aos 18,2º e não desceu menos que isso o resto da madrigada:

 

01h 15.6 15.7 14.9 96 96 95 904.1 904.1 3.6 47° 5.3 -3.35 0.0

 

02h 18.2 18.2 15.6 94 97 94 5.1 13° 7.4 -3.25

 

O apresentou poucas núvens depois, além das que tinha. A pressão não variou, nem a umidade. Estranho...

 

O vento que era de NE aproximou mais do N, da 1h Às 2h.

Link to comment
Share on other sites

Interessante a dinâmica de Ctba e SP:

 

Ontem, 22h, Ctba tinha 24,3ºC e SP, 23,8ºC. O P.O. em Ctba pulou de 19 para 20ºC a noite toda. E SP sempre abaixo de 20ºC.

 

Mesmo assim, às 10h de hoje:

 

-Ctba: 25,2ºC.

-SP: 26,1ºC.

 

Mesmo em "vantagem", com elevada umidade daqui, a mínima foi menor que SP.

 

:idea:

Link to comment
Share on other sites

Recorde de calor hoje em Melbourne antes de um refresco que promente durar vários dias, a máxima alcançou os 46,4 graus superando não só o recorde de fevereiro de 43,2 em 1983 mas também o recorde absoluto de 45,6 graus em janeiro de 1939 (na mais recente onda de calor o máximo foi 45,1). Os registros na cidade se iniciaram em 1859.

 

Também trata-se do novo recorde de calor em uma capital de estado na Austrália, superando os 46,1 graus de Adelaide em janeiro 1939.

 

Nos arredores da cidade ventos fortes e umidade extremamente baixa (5%) ajudaram a espalhar incêndios que destruíram casas e provocaram algumas mortes, a chegada do vento sul mais fresco no meio da tarde iniciou um longo período de temperaturas amenas na região.

 

 

http://www.weatherzone.com.au/news/melbourne-burns-in-heat-and-smashes-all-time-record/11120

 

http://www.weatherzone.com.au/news/six-dead-in-kinglake-the-whole-town-is-gone/11126

Link to comment
Share on other sites

POA cumpriu seu destino e ficou com a maior mínima do RS, inclusive Mostardas! Aqui em casa não baixou de tenebrosos 23,2° e deu 22,9° no INMET. No Bruno ficou em 23,6°. TODO o resto do RS ficou no máximo em 20°. No máximo! A constância do calor foi mais intensa do que em Floripa. Enfim: noite dos infernos.

 

Claro, ontem no final do dia enchemos de estratus com 28°. É dose...

 

Agora tenho 30,8 com terríveis 57%. Pressão em 1012,0 mb. Vento ESE a 23,0 km/h e estratocumulus. Não vai chover e, se refrescar, será aos poucos. Vamos rezar...

Link to comment
Share on other sites

Pancada de chuva inesperada e localizada em parte da zona norte do Rio de Janeiro agora, pingos grosss mas sem trovoada, céu com aberturas, o vento fresco e com cheiro de terra molhada está uma delícia.

 

Dia foi um pouco quente com predomínio de sol (um dos raríssimos dias com predomínio de sol neste verão), a chuva não era esperada e foi bem localizada aqui perto de casa.

 

E eu com inveja do verão de Melbourne, a média do mês mais quente em torno de 20 graus (abaixo da média do mês mais "frio" no Rio), já teve 7 graus em janeiro deste ano, e mesmo assim tem picos de calor inimagináveis por aqui (já 4 máximas acima de 43 este verão), tirando os incêndios é um clima que muito me agrada, e o Rio nesta pasmaceira, aqui em casa nem desceu de 16 no inverno passado e sofre para passar de 35 no verão. :cry:

Link to comment
Share on other sites

com relacao ao morro do Quiriri, o empresario que eh dono do local , eh o Sr Carlos Schneider, ele tb eh dono de 40% de toda Joinville hehhe.

 

Rodrigo, tenho um amigo que gosta bastante de escarlar o monte crista, vc deve conhecer ou ter ouvido falar ja. Vou ver com ele qual eh o melhor caminho para se subir, la ( quiriri ).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.