Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Fevereiro 2009 :


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 393
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muito interessante este Julho/1996. Qual foi a média em São Joaquim ?

 

Este mês também foi bastante frio aqui em Juiz de Fora, pois ficou assim:

 

Média máxima: 20,5ºC

 

Média mínima: 10,9ºC

 

Média compensada: 15,1ºC

 

Mínima absoluta: 5,8ºC

 

OBS: Dados do INMET

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Se não estou enganado, Curitiba teve um dia em julho/96 nublado, com minima 0°C e máxima 7°C

 

Verdade, tava vendo isso agora mesmo no wunderground. Foi no dia 22/07/96.

Minima 0C e maxima 7C com ceu nublado, porém sem preciptaçao.

 

Julho/96 nas medias em Ctba foi praticamente igual de POA

 

Minima 6C

Maxima 16C

Media 11C

Link to comment
Share on other sites

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

 

Zé, obrigado pelos dados. Informações sobre os invernos passados em SJ sempre me interessam muito, ainda mais aqueles que foram congelantes. Quero muito que volte a ocorrer um mês de Julho assim, para ver a estação no Morro da Igreja ir bem abaixo de zero, hehehe. Neste Julho/1996, certamente a média lá em cima deve ter ficado em uns 4ºC ou menos (provavelmente menos). Estação de esqui na certa !!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Estava vendo nos dados do Weather Underground, julho de 96 foi frio também aqui em São Paulo, com média das mínimas de 10°C, das máximas de 19°C e média de 14°C, nada mal.

 

Aqui vamos tendo uma noite quente, faz 23,0°C depois da temperatura variar entre 20,0°C e 32,0°C. Para amanhã espero uma máxima de 33°C.

Link to comment
Share on other sites

Se existe algum paralelo entre os invernos setentrional e meridional, anotaremos neste ano. Pois este tem sido extremamente frio e nivoso no hemisfério norte. Muito acima da média e, em alguns lugares, recorde.

 

O Ano da Verdade!

 

:lol: :lol:

 

MP pra ti Rodrigo, diretamente da Deutschland!!!

 

:lol:

 

21°C agora, esses dias por aqui tem sido muito desocnfortáveis, um bafo quase constante, coisa meio incomun pra cá, emsmo depois das chuvas, volta a esquentar, geralmente aqui mesmo no verão fica bem mais garadável, mas tá bem chato esse calor úmido....

 

Que venha o outono!!! hehehehe

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Se existe algum paralelo entre os invernos setentrional e meridional, anotaremos neste ano. Pois este tem sido extremamente frio e nivoso no hemisfério norte. Muito acima da média e, em alguns lugares, recorde.

 

Não é bem assim, nos EUA janeiro ainda fechou com anomalia postiva apesar do frio abaixo da média em parte do território, na Europa o centro e oeste em geral fecharam abaixo da média mas o final do mês dominado por sistemas mais cálidos do Atlântico garantiu que nenhuma média mensal sequer chegasse perto dos recordes, o leste europeu foi "quente" na maior parte, Moscou está com anomalia postiva de quase 5 graus desde o começo do inverno e na Ásia predominaram anomalias postivas, no geral o inverno até agora foi equilibrado no HN com desvios para os dois lados, mas em áreas onde os últimos invernos foram um "desastre" como partes da Europa ficou uma percepção superestimada do frio já que desde 1997 não esfriava tanto em alguns países.

Link to comment
Share on other sites

Vieram amigos meus aqui em casa hoje, e a opinião era unanime; hoje foi um dia infernal por aqui.

 

Depois de uma máxima em 34,5° e não baixando dos 52%, ainda tivemos um forte aumento de nebulosidade com entrada de vento S e SE. Choveu em todas as áreas à E de POA, mas aqui nada.

 

Resultado: agora tenho 25,1 com 83% e absolutamente sem vento!! Só agora bateu um ventinho de 2,7 km/h com média de 0,2 km/h. Pior: há vários estratus vindo de O. Ou seja, depois de um dia extremamente desagradável e com chuvas desviando daqui o vento pára, a umidade dispara e o tempo ainda vai fechar. É de matar. Está 28,8° dentro de casa com tudo aberto.

 

Minha camiseta está encardida e vai pra lavar.

 

Volta, julho de 1996!!!!

Link to comment
Share on other sites

Postagem da MetSul no Metroclima ( http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=206&p_secao=6 ):

 

A noite desta terça-feira começa muito abafada em Porto Alegre. Às nove da noite, a temperatura era de 28,1ºC no Moinhos de Vento, 26,8ºC no Menino Deus, 26,1ºC na Avenida Sertório, 26ºC no Aeroporto Salgado Filho, 25,7ºC no Jardim Botânico e 25,3ºC em Belém Novo. O ar quente, úmido e instável foi responsável ontem por um dia extremamente abafado na Grande Porto Alegre. Na Capital, a máxima foi observada pela estação da MetSul e do Sistema Metroclima na zona Norte com 36,3ºC. Fez ainda 34,1ºC no Menino Deus, 33ºC no Aeroporto, 32,6ºC no Jardim Botânico e 31,6ºC em Belém Novo. No Vale do Sinos, a máxima deu-se em Campo Bom com 34,7ºC. A temperatura somente não subiu mais porque a cobertura de nuvens aumentou muito cedo no começo da tarde. A combinação de calor e umidade foi responsável mais uma vez pela formação de áreas de instabilidade muito localizadas que trouxeram pancadas de chuva e até temporal. Em Viamão, parte do município teve alagamentos com queda de árvores. A instabilidade que atingiu a localidade limítrofe a Porto Alegre foi muito isolada, conforme as imagens do radar meteorológico analisadas, tanto que nenhuma estação meteorológica na Capital registrou chuva mensurável à tarde. Apenas o Aeroporto Salgado Filho indicou chuva próxima (VCSH no código metar). A previsão da MetSul Meteorologia é de que o tempo seguirá instável nos próximos dias com alternância de sol, nuvens e pancadas ora mais localizadas, ora mais generalizadas, mantendo-se o ar quente e abafado. (Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia)

 

Reparem que choveu em Viamão, não em POA. Pude ver um Cb à E daqui e até ouvi uma trovoada. Também há relato de chuva na Região Metropolitana e, de fato, choveu em toda a faixa N de POA. Ou seja: choveu em metade das áreas limítrofes da cidade, e aqui caíram alguns pingos (como se vê, gotejamento é excelente em dias quentes e úmidos, uau!!!).

 

Agora ainda faz 25,1° com 83% e vento ZERO!!! A mesmo a biruta do anemômetro não sai do lugar. Incrível!

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Tá certo que é POA, mas é meio perigoso apostar assim, hein Marcos... Vai que entra um ventinho leste ou essa nebulosidade se dissipa... A Tailândia te espera.. heheh

Amanhã nos conta quanto deu...

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Tá certo que é POA, mas é meio perigoso apostar assim, hein Marcos... Vai que entra um ventinho leste ou essa nebulosidade se dissipa... A Tailândia te espera.. heheh

Amanhã nos conta quanto deu...

Já estou de mala prontas pra Tailândia. Deu polares 23,8° aqui.

 

Ainda assim a coisa está feia! Agora tenho 31,6° com 62% e vento O a 6,8 km/h!!! Show de horror!

 

Abraços abafados!

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Tá certo que é POA, mas é meio perigoso apostar assim, hein Marcos... Vai que entra um ventinho leste ou essa nebulosidade se dissipa... A Tailândia te espera.. heheh

Amanhã nos conta quanto deu...

Já estou de mala prontas pra Tailândia. Deu polares 23,8° aqui.

 

Ainda assim a coisa está feia! Agora tenho 31,6° com 62% e vento O a 6,8 km/h!!! Show de horror!

 

Abraços abafados!

 

Hj de manhã tivemos nevoeiro com 24ºC. Sauna!

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Tá certo que é POA, mas é meio perigoso apostar assim, hein Marcos... Vai que entra um ventinho leste ou essa nebulosidade se dissipa... A Tailândia te espera.. heheh

Amanhã nos conta quanto deu...

Já estou de mala prontas pra Tailândia. Deu polares 23,8° aqui.

 

Ainda assim a coisa está feia! Agora tenho 31,6° com 62% e vento O a 6,8 km/h!!! Show de horror!

 

Abraços abafados!

 

Hj de manhã tivemos nevoeiro com 24ºC. Sauna!

Deu 22,0° em São Borja e 22,8° em S.L. Gonzaga e Mostardas. POA deu 23,5°, o único local de todo o RS em 23° de mínima. Mesmo a tórrida fronteira oeste caiu para a casa dos 20°/21°.

 

Agora tenho 31,5° com 60%. Vento NO a 9,8 km/h. Show de horror!

 

Abraços opressores!!

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante este Julho/1996. Qual foi a média em São Joaquim ?

 

Este mês também foi bastante frio aqui em Juiz de Fora, pois ficou assim:

 

Média máxima: 20,5ºC

 

Média mínima: 10,9ºC

 

Média compensada: 15,1ºC

 

Mínima absoluta: 5,8ºC

 

OBS: Dados do INMET

 

Julho de 1996 teve média de 6,xoC na escaldante estação do INMET/EPAGRI (he he he , quando comparada ao locais não topo e não encosta de norte, mesmo que mais baixos, como a Villa Francioni, o fundo do Vale da Neve, etc...). Pela minha análise feita ao longo deste inverno com os dados que o Ronaldo postou da Villa Francioni, a média naquele microclima em Julho daquele ano foi de 4oC, sendo que com certeza a média de mínimas foi menor ou igual a zero por lá ! :shock:

 

6,5, PERDEU APENAS PARA 1990 COM 6,4

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

CUIDADO QUE É LONGE PACAS!!!!

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Lá é show de horror 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

Boa sorte e cuidado com o Tigre. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

CUIDADO QUE É LONGE PACAS!!!!

Eu falei que iria de joelhos até a Tailândia. Só não falei se iria caminhando ou dentro de um avião. 8)

 

Dá pra acreditar que o tempo fechou com estratus sob uma temperatura de 24,9° e que o teto da nebulosidade está em +- 100 m ? :evil: É possível ver o vapor das nuvens!!!

 

Digam-me que temperatura cai nessa condições. Se eu baixar dos 24° vou de joelhos até a Tailândia!!

 

Lá é show de horror 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

Boa sorte e cuidado com o Tigre. :lol:

Depende onde. No norte do país o inverno é agradável. Tem dias que varia de 12° a 22° em alguns dias. É uma beleza.

 

Já em POA o inferno continua com máxima de 32,9° e u.r. mínima de 56% aqui em casa. E adivinhem?? Gotejou e choveu fraco molhando o chão com 28,5°/29°. É de matar!!!!!!!!!!!

 

Minha namorada disse que na viagem de POA à Erechim ela pegou chuva muito forte e tiveram que parar o carro. Não dava nem pra ver a estrada. Enquanto isso pingava por aqui... :?

 

Agora está 26,2° com 78% e fechadão!!! Tivemos alguns relâmpagos... e só.

 

Abraços sufocados!!!

Link to comment
Share on other sites

Tá uma sauna, Marcos!!!

 

Cheguei a pegar chuva forte com 27º!!

 

Agora pinga e faz 25,0ºC aqui em casa (já online).

 

Muito abafado :?

Show de horror!!!

 

Mesmo acumulando em torno de 9,5 mm com a chuva de ontem mal "esfriou". Deu até trovoada. Quando começou a chover estava 26,3° e foi um parto pra chegar à casa dos 25°.

 

Mínima de 23,4° aqui em casa. Agora está 27,3° com 69% e nubladão!

 

Talvez recebamos uma bênção. Há uma grande área de instabilidade com núcleos mais ativos desde próximo à Alegrete, passando pela região de São Gabriel e Caçapava. Santa Maria choveu um pouco na última hora. Esperemos que a chuva nos atinja.

 

Vento NNE a 10,9 km/h.

 

Abraços sufocados!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio de Janeiro o tempo tem ficado aberto e com sol entre algumas nuvens passageiras (no final da tarde a nebulosidade aumenta mas não chove, isso a uns 4 dias já), está sendo a semana mais ensolarada do ano até agora e o vento constante deixa o ar bem limpo, mas o calor ainda está fraco, a máxima tem oscilado entre 30 e 32 graus na maior parte da cidade mesmo com tempo aberto, nos bairros mais frescos a máxima tem ficado abaixo de 30 graus e nos mais quentes 33/34 graus, durante o dia até aqui na abafada zona norte sopra um vento que deixa a sensação agradável na sombra, na orla então está super ameno, ontem em Copacabana no final da tarde ainda com sol já fazia 23 graus com vento de 30km/h, as noites tem sido agradáveis, hoje vários pontos da cidade tiveram mínima de 21/22 graus e no meio das ilhas de calor (caso do meu sensor do lado da parede) fica em torno de 24 graus.

 

Água do mar a 18 graus nas praias da cidade, o vento leste trouxe a água fria novamente (estava 22 graus semana passada).

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio de Janeiro o tempo tem ficado aberto e com sol entre algumas nuvens passageiras (no final da tarde a nebulosidade aumenta mas não chove, isso a uns 4 dias já), está sendo a semana mais ensolarada do ano até agora e o vento constante deixa o ar bem limpo, mas o calor ainda está fraco, a máxima tem oscilado entre 30 e 32 graus na maior parte da cidade mesmo com tempo aberto, nos bairros mais frescos a máxima tem ficado abaixo de 30 graus e nos mais quentes 33/34 graus, durante o dia até aqui na abafada zona norte sopra um vento que deixa a sensação agradável na sombra, na orla então está super ameno, ontem em Copacabana no final da tarde ainda com sol já fazia 23 graus com vento de 30km/h, as noites tem sido agradáveis, hoje vários pontos da cidade tiveram mínima de 21/22 graus e no meio das ilhas de calor (caso do meu sensor do lado da parede) fica em torno de 24 graus.

 

Água do mar a 18 graus nas praias da cidade, o vento leste trouxe a água fria novamente (estava 22 graus semana passada).

A agua tá fria de novo? que pena!!! Peguei praia no final de semana dos dias 07/02 e 08/02 e a agua estava uma delícia...

Tá garantido o sol no sudeste o carnaval todo?

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Finally!

Até que enfim deu uma pancada de chuva razoável nas minhas lavouras de soja. Estava vindo eu de Carazinho e ao aproximar-me da entrada da sede vi a chuva vindo mas meio fazendo cu doce. Teimoso parei na entrada da sede e ali fiquei até a chuva desabar. Fiz alguns registros legais. Mais tarde coloco lá nas Imagens com mais fotos de dias anteriores.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive amazônicos 23,4° à 29,3° de variação. Novamente, tivemos a desagradável situação de gotejamento às 18:30 em diante com o chão apenas molhado e sob uma temperatura de 27°/28°. Show de horror!

 

Agora faz 25,3° com 81% e nubladão! Vento E a 3,2 km/k de direção variada, mas predominando de E.

 

Vamos torcer para que chova e que baixe pelo menos uns 2°. Rezo para baixar dos 23, porque está difícil!!!! :(

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.