Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Fevereiro 2009 :


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 393
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FEVEREIRO

 

madrugada fria no Sul do Paraná. O céu limpo ajuda baixar a temperatura. Agora faz 10 graus em General Carneiro. A média na região é de 12 graus. Brrrrr... essa região é muito interessante

 

imagem18vr4.th.png

 

Mas esse frio é só a noite. Neste sábado os termômetros registraram 37,0 graus na Ilha do Mel e 33 em Foz do Iguaçu. A massa de ar quente que cobre o Paraná vai deixar o domingo quente, mas as nuvens aumentam em todo estado. A máxima chega a 36 graus no litoral e a 31 em Cascavel.

 

Neste momento faz 20 graus em Cascavel

Link to comment
Share on other sites

23h.

 

Estou em Colombo, na RM de Ctba, a cerca de 1000m de altitude.

 

A noite está estrelada e o vento é fraco.

 

Às 22h fazia 19,1ºC e no inmet de Ctba 22,0ºC

 

Agora, faz 17,6ºC.

 

De fato, Lucas. A madrugada seca e sem núvens fizeram as temperaturas cairem bem esta noite.

 

Todos os institutos que vi previram mínima de 15ºC para Ctba. Na auto/inmet deu 17,0ºC.

 

Aqui em Colombo registrei mínima de 14,3ºC. À 1h estava 16,5ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E de fato que frio.... Hoje os termômetros registraram a temperatura mínima de 9 graus em General Carneiro. Mas a não ser que os moradores saíram pra balada ou passaram a noite toda na rua, não sentiram muito frio não. Dá uma olhada na temperatura agora: 28 graus...

 

Nós sabemos que esta cidade deve estar numa região bastante favorável para o desenvolvimento da temperatura e de uma grande amplitude térmica, assim como várias outras regiões do estado, que nós desconhecemos ou que não há estações meteorológicas.E hoje foi bastante variável os registros de temperatura mínima no estado. Curitiba teve 15 graus no aeroporto de SJP e 17 no INMET e no SIMEPAR, que se não me engano ficam próximos do centro da cidade. Inácio Martins 15 graus. E segundo o Simepar as mínimas entre os grandes centros foram de 12 graus em Ponta Grossa e Guarapuava.

 

Palmas não se destacou com mínima de 12 graus e em Foz do Iguaçu 16

 

imagem3kp1.th.png

Link to comment
Share on other sites

Primeiro dia de fevereiro bem diferente da mesmice chuvosa de janeiro aqui no Rio, uma massa de ar mais seco deixou o dia com sol e apenas nuvens altas e finas, à tarde um vento sul que deve permanecer nos próximos dias amenizou a sensação térmica (apesar de ter feito quase 36 graus nos bairros mais quentes da cidade) e não houve sinal de chuva.

 

A noite está morna e agradável.

Link to comment
Share on other sites

Em General Carneiro hoje

 

temperatura: 9,8ºC / 30,0ºC

umidade relativa do ar: 14% / 98%

 

A amplitude térmica hoje foi de 20,2ºC e a umidade relativa do ar caiu 84% ao longo do dia

 

 

Em Cascavel sol forte de dia e muito calor. Agora a noite 26 graus

 

ITAPOÁ, OSCILOU ENTRE 36,..ºC A 18,0ºC EM MENOS DE 24 HORAS. AR SECO DE ORIGEM POLAR+ O EFEITO ADIABÁTICO.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura do mar no litoral norte gaúcho está impressionantemente baixa. Fazia anos que via uma água tão gelada.

 

ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA EM TODO O LITORAL DO SUL.

 

Onde vejo o mapa da TSM do Atlantico? No CPTEC?

 

SIM

 

Mas repare que a TSM do Atlantico sul esta acima do normal, assim como a TSM do Pacifico sul, na costa do Chile. O Cenario perfeito pra gente seria esses dois pedaços de mar se neutralizarem pelo menos. Há um escudo de agua quente que troca calor com as massas de ar frio que por ali passam e tiram a intensidade das mesmas, o que diminui nosso frio.

 

Mas já é um começo. O Atlantico vinha quente a muito tempo e pelo menos o Atlantico tropical ja neutralizou, o que indica que as massas de ar frio que vao para o oceano perdem força mais dificilmente.

 

Thx!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura do mar no litoral norte gaúcho está impressionantemente baixa. Fazia anos que via uma água tão gelada.

 

ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA EM TODO O LITORAL DO SUL.

 

Onde vejo o mapa da TSM do Atlantico? No CPTEC?

 

SIM

 

Mas repare que a TSM do Atlantico sul esta acima do normal, assim como a TSM do Pacifico sul, na costa do Chile. O Cenario perfeito pra gente seria esses dois pedaços de mar se neutralizarem pelo menos. Há um escudo de agua quente que troca calor com as massas de ar frio que por ali passam e tiram a intensidade das mesmas, o que diminui nosso frio.

 

Mas já é um começo. O Atlantico vinha quente a muito tempo e pelo menos o Atlantico tropical ja neutralizou, o que indica que as massas de ar frio que vao para o oceano perdem força mais dificilmente.

 

Thx!

 

Para se ter uma idéia da baixa temperatura do mar, reparem nas mínimas de Torres quando o vento vira para leste. Ontem tive mínima de 16ºC depois da virada do vento. Enquanto o vento estava terral, Torres registrou a maior temperatura do mês (31ºC)

Link to comment
Share on other sites

A temperatura do mar no litoral norte gaúcho está impressionantemente baixa. Fazia anos que via uma água tão gelada.

 

ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA EM TODO O LITORAL DO SUL.

 

Onde vejo o mapa da TSM do Atlantico? No CPTEC?

 

SIM

 

Mas repare que a TSM do Atlantico sul esta acima do normal, assim como a TSM do Pacifico sul, na costa do Chile. O Cenario perfeito pra gente seria esses dois pedaços de mar se neutralizarem pelo menos. Há um escudo de agua quente que troca calor com as massas de ar frio que por ali passam e tiram a intensidade das mesmas, o que diminui nosso frio.

 

Mas já é um começo. O Atlantico vinha quente a muito tempo e pelo menos o Atlantico tropical ja neutralizou, o que indica que as massas de ar frio que vao para o oceano perdem força mais dificilmente.

 

Thx!

 

 

Estes mapas de TSM são inúteis para quem deseja ir à praia aqui no Rio de Janeiro, estão sempre indicando temperatura muito acima das reais, na primavera e início de verão nossas praias estavam com nos 17 a 18 graus e agora a temperatura da água está entre 19 e 21 graus, mas estes mapas estão sempre indicando 24 e 27 graus, não sei se é porque eles não tem resolução para captar a ressurgência que ocorre perto das praias.

 

Mas se alguém acha que vai pegar 27 graus no mar aqui no Rio já adianto que isto nunca acontece.

Link to comment
Share on other sites

Nunca! O mar aí é gelaaaado! A gente brinca aqui que carioca toma banho de mar de copinho....... ta louco.

Eu acho que o modelo nao é sensivel a essas ressurgencias nao.

Loepa, uma vez eu fui pra prainha, depois do recreio, num dia que fazia uns 40 graus no Rio. Fui crente que ia ficar o dia inteiro no mar... tava um dia maravilhoso com muito sol.

 

Nao consegui entrar na agua.

Link to comment
Share on other sites

Nunca! O mar aí é gelaaaado! A gente brinca aqui que carioca toma banho de mar de copinho....... ta louco.

Eu acho que o modelo nao é sensivel a essas ressurgencias nao.

Loepa, uma vez eu fui pra prainha, depois do recreio, num dia que fazia uns 40 graus no Rio. Fui crente que ia ficar o dia inteiro no mar... tava um dia maravilhoso com muito sol.

 

Nao consegui entrar na agua.

 

Exatamente isso! O modelo capta questões macro, tipo influência de correntes! Ressurgências são questões mais pontuais e de influência limitada. O litoral da Cidade do Rio de Janeiro é o ponto mais ao sul a receber águas geladas da ressurgência do Arraial do Cabo quando a corrente está de leste. Pode ver que em Angra/Parati a água nunca fica gelada... Portanto são 100 km de litoral com água gelada quando a corrente está de leste, cercados de águas cálidas (acima de Rio das Ostras e pra baixo de Mangaratiba.)

Link to comment
Share on other sites

Nunca! O mar aí é gelaaaado! A gente brinca aqui que carioca toma banho de mar de copinho....... ta louco.

Eu acho que o modelo nao é sensivel a essas ressurgencias nao.

Loepa, uma vez eu fui pra prainha, depois do recreio, num dia que fazia uns 40 graus no Rio. Fui crente que ia ficar o dia inteiro no mar... tava um dia maravilhoso com muito sol.

 

Nao consegui entrar na agua.

 

 

Coincidência, meu primo de Curitiba também passou por isso no mesmo lugar, era começo de janeiro (2007) dia com muitas nuvens mas abafado, 29 graus e (algo raro) quase sem vento na beira da praia do Pontal no final do Recreio, ele colocou o pé na água e desistiu, naquele dia a água estava a 16 graus.

 

Este ano eu já seí tremendo no dia que resolvi nadar um pouco mais distante da praia, e a água não estava tão fria (uns 19 graus), só depois de uns 20 minutos no sol parei de tremer.

 

Hoje no Rio o vento sul sudoeste deixa a temperatura mais amena que ontem, as 14:00 os termômetros marcavam 30 graus nos aeroportos de Jacarepaguá, Santa Cruz, Campo dos Afonsos e Galeão e 29 graus no Santos Dumont. Na orla de 26 a 27 graus e uns 20 graus na água.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura do mar no litoral norte gaúcho está impressionantemente baixa. Fazia anos que via uma água tão gelada.

 

ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA EM TODO O LITORAL DO SUL.

 

Onde vejo o mapa da TSM do Atlantico? No CPTEC?

 

SIM

 

Mas repare que a TSM do Atlantico sul esta acima do normal, assim como a TSM do Pacifico sul, na costa do Chile. O Cenario perfeito pra gente seria esses dois pedaços de mar se neutralizarem pelo menos. Há um escudo de agua quente que troca calor com as massas de ar frio que por ali passam e tiram a intensidade das mesmas, o que diminui nosso frio.

 

Mas já é um começo. O Atlantico vinha quente a muito tempo e pelo menos o Atlantico tropical ja neutralizou, o que indica que as massas de ar frio que vao para o oceano perdem força mais dificilmente.

 

Thx!

 

Para se ter uma idéia da baixa temperatura do mar, reparem nas mínimas de Torres quando o vento vira para leste. Ontem tive mínima de 16ºC depois da virada do vento. Enquanto o vento estava terral, Torres registrou a maior temperatura do mês (31ºC)

Ontem não havia vento em Torres e a mínima foi de 17,6°; hoje o vento soprou de NO toda a noite e não baixou de 21,3°. Tramandaí deu 19,5° hoje com vento E e NE, e a máxima foi de 24,2° mesmo com sol.

 

A direção do vento MANDA nas temperaturas do Litoral Norte do RS! Raramente atinge 30° com vento NE (vi isso umas duas vezes até hoje) e é comum ficar mais mais quente quando entra ar "frio" do verão com vento SO do que com o NE da mTa sobre o Atlântico.

 

Aqui em casa (POA) tive máxima de 27,1° e deu até chuva fraca. Agora tenho 24,9° com 75% e nublado.

 

Abraços subtropicais!

Link to comment
Share on other sites

Aparentemmente tem muita chuva sobre Bs As e Uruguai.. ALguem confirma?

 

Tucci

 

Os dados do radar da Argentina não apontam muita chuva nas últimas duas horas (entre o Uruguai e as áreas de fronteira). No norte da Argentina e ao sul do Paraguai as chuvas são fortes e acompanhadas de rajadas de ventos com muitos raios.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Entao é muita nuvem e pouca chuva... estranho nao chover pq aparentemente as nuvens tem topos bastante frios.

La em Corrientes a chuva é abundante. Esse é o problema desse verão... muita chuva, má disstribuiçao. É o La Nina...

Duquia, o negócio é acompanhar os sistemas e torcer pra que os modelos estejam errados!

 

Abs e valeu pelo feedback.

Link to comment
Share on other sites

Aparentemmente tem muita chuva sobre Bs As e Uruguai.. ALguem confirma?

 

Hoje em B Aires choveu apenas 2,0 mm com 2 horas de trovoadas com precipitação....

 

http://www.smn.gov.ar/dpd/tiepre/mercobras/Rain.gif?var=42b361d0a439e39c48e795a3a76b4feb

 

que miseria!

Parece POA: ameaça, ameaça, ameaça... e molha o chão. :? (Se molha!)

 

Mas hoje o que temos aqui é o combustível das tempestades: pré-frontal, u.r. alta, calor e pressão em queda. Tenho 32,8° com 46% e 1010,6 mb. Vento NNE a 8,1 km/h. Maior vento de 34,8 km/h.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com tempo nubladão em POA! Grossas camadas de altoestratus anunciam a chuva!

 

Faz 30,1° com 55% e a pressão está em 1008,6 mb. Vento de O a 5 km/h.

 

Se não chover estaremos ferrados e fritos. Pode ser a noite mais quente do ano. A chuva é um dever cósmico-divino, senão isso daqui será pior que o pecado original!! :(

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

O oeste e o sudoeste do Paraná, como sempre, estão recebendo uma dose bastante "generosa" de ventos, chuvas e raios... O pessoal do SIMEPAR está colando algumas imagens por lá sinto apenas que o sinal da antena do radar passa muito alto naqueles setores. Só para terem uma idéia os ecos em IBEMA estão mais ou menos sendo captados a 4 km de altura enquanto que em Marechal Cândido Rondon a 9,7 km. É assim que núcleos possivelmente "inocentes lá em cima" causam verdadeiros estragos dos 3 km para baixo...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

Estrondos abafados pela distância a noroeste! Baita CB em aproximação.

Link to comment
Share on other sites

Aqui só bateu um ventinho.

 

Nubladão e 26,9° aqui no bairro Jardim Botânico (5/6 m de altura).

 

Derretendo, Marcos??

 

Haja ar condicionado!!

Estou no apartamento da namorada. Faz 29,0° aqui dentro com 60%. É a sauna nº 1 de POA!!! :(

 

Na rua está 26,7°. Em casa deve estar mais quente (aposto em 27,5°/28,0°).

 

Abraços sufocados!

 

p.s.: estávamos EXATAMENTE com o mesmo número de mensagens! Agora tenho uma a mais que tu! 8)

Link to comment
Share on other sites

Aqui só bateu um ventinho.

 

Nubladão e 26,9° aqui no bairro Jardim Botânico (5/6 m de altura).

 

Derretendo, Marcos??

 

Haja ar condicionado!!

Estou no apartamento da namorada. Faz 29,0° aqui dentro com 60%. É a sauna nº 1 de POA!!! :(

 

Na rua está 26,7°. Em casa deve estar mais quente (aposto em 27,5°/28,0°).

 

Abraços sufocados!

 

p.s.: estávamos EXATAMENTE com o mesmo número de mensagens! Agora tenho uma a mais que tu! 8)

 

Respondendo só pra empatar de novo!! 8)

 

Mas deve chover essa madrugada em Porto Alegre!! Está horrível de quente!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui só bateu um ventinho.

 

Nubladão e 26,9° aqui no bairro Jardim Botânico (5/6 m de altura).

 

Derretendo, Marcos??

 

Haja ar condicionado!!

Estou no apartamento da namorada. Faz 29,0° aqui dentro com 60%. É a sauna nº 1 de POA!!! :(

 

Na rua está 26,7°. Em casa deve estar mais quente (aposto em 27,5°/28,0°).

 

Abraços sufocados!

 

p.s.: estávamos EXATAMENTE com o mesmo número de mensagens! Agora tenho uma a mais que tu! 8)

 

Respondendo só pra empatar de novo!! 8)

 

Mas deve chover essa madrugada em Porto Alegre!! Está horrível de quente!!

Tenho 8 mm aqui em casa no pluviômetro manual, mas acho que esse registro é de outro dia. Não tive sequer o trabalho de esvaziá-lo ontem. :oops:

 

A mínima ficou em tenebrosos 22,9°! :( Fazia 24,5° perto das 2 h. Pelo menos o ar fresco da manhã manteve-se até o final dela. Estava 25° depois das 10 h.

 

Agora tivemos duas pancadas de chuva e a máxima já bateu os 29,1°. Tenho 25,3° com 76% e vai chover mais. Está nublado e cinza.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.