Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 898
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pela força e constância do vento sul hoje aqui em Floripa dá para ter uma idéia da potência deste ar frio. Contribuirá para uma média mensal bem abaixo da média. E da-lhe Nina e PDO!!!

 

É O 13º JANEIRO MAIS FRIO, MÉDIA MENSAL, E DESDE 1982.

 

EM SÃO QUINCAS; MEDALHA DE PRATA, JUNTO COM 1962. ESTAMOS COM 15,5ºC E MEDALHA DE OURO NA MÉDIA MÁXIMA.

Link to comment
Share on other sites

Noite amena de verão (21:00 HS) :

 

Morro da Igreja SC : 08,9

São José dos Ausentes RS : 11,3

São Joaquim SC : 11,5

Canela RS : 14,1

Vacaria RS : 15,8

Campos do Jordão SP : 16,0

Soledade RS : 16,2

Monte Verde MG : 16,6

Canguçu RS : 16,7

Curitiba PR : 17,2

 

E COM GAROA!!! AQUI. 9,2 NA VILA E 10,1 CRUZEIRO

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, postando aqui pq não tem tópico específico:

 

Temperaturas de 0ºC em 850hpa estarão atingindo o trópico de câncer no meio do deserto do Saara nas próximas 42 horas. Tendo em vista que logo acima não há nenhuma grande massa de terra a não ser a Europa

Marítima, considero este um fato estrondoso, já que nem na Flórida é fácil de se verificar situações semelhantes.

 

Verdade, Bruno. E na quinta de manhã a linha de 0C chega até o paralelo 22N, no Sul da Argélia, latitude equivalente a Cuba no HN e ao Estado do Rio de Janeiro no HS.

Link to comment
Share on other sites

22h, Inmet.

 

Ctba: 17ºC, vento em ESE.

 

SP: 20ºC, vento em SSE.

 

23:17, Wunderground

 

Ctba, 16º, Mto Nublado, ESE

 

S. Paulo, 19º, Chuva Fraca, S

 

Dá onde vc tirou que a FF demorou mais tempo para chegar de Curitiba p/ SP que de PoA p/ Curitiba Shimutz? Tá louco?

 

Em SP, começou a nublar lá pelas 8:50 manhã dia 20 (chegada da FF). Começou as pancadas chuvas isoladas as 14:00, as quais se "distribuíram" pela cidade as 15:00, quando choveu em todo canto sem parar de maneira contínua até agora 23:00.

 

Em Curitiba, a chegada da FF se deu qdo? Umas 19:00 do dia 19. Ou seja... 14 horas depois ela chegou em SP/Capital.

 

Em PoA ela chegou na tarde dia 18 no final da tarde. Ou seja: mais de 24 horas depois, ela chegou a Curitiba.

 

Indo mais a fundo na climatologia, e não a um evento específico: não é apenas esse ano que eu vejo parte da Argentina, Uruguai, apenas o RS e o centro- sul e oeste de SC com falta de chuva no verão. Acredito que estas regiões sim, possuem algo mais comum entre si no clima. Curitiba já foge desta alçada. Tem um toque da chuva de verão típico de tropical altitude, aquela porcentagem que eu tanto do falo do "x% subtropical e y% tropical altitude" :lol:

 

Abs,

Caco

Link to comment
Share on other sites

O ventilador do abrigo parou hoje não sei porque e distorceu a máxima, que bateu 28,1°. Mas não fez isso por aqui: considero os 27,4° como máxima de quando arrumei o aparelho.

O dia foi muito agradável em POA. Agora já está 19,4° com 66% e 1016,3 mb. Há poucas nuvens e o vento sopra leve de sul. Devo ir aos 17°.

 

Esses dias frescos em janeiro parecem abril com sol mais forte. 8)

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos...

Aqui no Paraná continuamos com temperaturas abaixo do normal para esta época do ano. Hoje o dia foi ensolarado em Cascavel e as máximas chegaram a 26,9 aqui em casa, 26,9 na estação do Simepar e 26 no aeroporto. A máxima registrada hoje no estado foi de 31 graus em Foz do iguaçu

 

imagem1hp9.th.png

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos...

Aqui no Paraná continuamos com temperaturas abaixo do normal para esta época do ano. Hoje o dia foi ensolarado em Cascavel e as máximas chegaram a 26,9 aqui em casa, 26,9 na estação do Simepar e 26 no aeroporto. A máxima registrada hoje no estado foi de 31 graus em Foz do iguaçu

 

imagem1hp9.th.png

 

BEM BAIXA PARA UM DIA ENSOLARADO.

 

AGORA, AS 04: 00 ESTÁ 6,6 NA VILA, 8,5 B.RETIRO E 8,8 AGORA NA CLIMATERRA. CLARO E QUASE SEM VENTO. NÃO DUVIDO QUE POSSA GEAR EM PONTOS BEM ISOLADOS.

Link to comment
Share on other sites

O dia começou com sol fraco e muitas nuvens no céu na maior parte do Paraná. No litoral as nuvens chegam de Sudeste. Aos poucos o tempo deve firmar no interior e a temperatura sobe. Hoje fez frio em algumas cidades do estado. A mínima registrada foi de 12,2ºC na estação do INMET em Inácio Martins. Fez 12,8ºC na Lapa segundo o Simepar. Aqui em Cascavel o dia começou com céu nublado, vento a 30km/h e temperatura de 18ºC

Link to comment
Share on other sites

Dá onde vc tirou que a FF demorou mais tempo para chegar de Curitiba p/ SP que de PoA p/ Curitiba Shimutz? Tá louco?

 

Em SP, começou a nublar lá pelas 8:50 manhã dia 20 (chegada da FF). Começou as pancadas chuvas isoladas as 14:00, as quais se "distribuíram" pela cidade as 15:00, quando choveu em todo canto sem parar de maneira contínua até agora 23:00.

 

Em Curitiba, a chegada da FF se deu qdo? Umas 19:00 do dia 19. Ou seja... 14 horas depois ela chegou em SP/Capital.

 

Em PoA ela chegou na tarde dia 18 no final da tarde. Ou seja: mais de 24 horas depois, ela chegou a Curitiba.

 

Sei lá de onde você tirou estas informações, mas vamos raciocinar juntos e com base em provas.

 

Interprete a radiação de cada cidade com cuidado.

 

POA dia 18 a tarde passava dos 3500, e o dia foi com sol. A FF nem havia chegado. A noite apenas ela chegou e fez chover.

 

Ctba dia 19, às 10h a FF esta se estabelecendo (Nem 14 horas depois de chegar em POA) A radiação aqui era de apenas 675 KJ, ou seja bem nublado no meio da manhã. E ao longo do dia não passou de 1650. Chegamos a menos a 970 KJ às 15h, sinal de tempo nublado efeitos da FF à tarde e com garoa. Tanto É FATO QUE A TEMPERATURA NÃO PASSOU DOS 25ºC E SP COM 29. Leia este parágrafo várias vezes e raciocine. Eis aí a resposta à sua falácia.

 

Em SP, a FF só foi chegar depois das 14h, pois a radiação tinha passado dos 3200KJ NESTA TARDE. Ou seja, o tempo estava bom. A FF chega em SP como em POA: após sua chegada chove e a radição cai bastante, a 1560 e depois a 700 com a chuva.

 

Pense! Se souber calcular, a frente só foi chegar em SP mais de 28h depois de chegar em Ctba, QUE CHEGOU 14H DEPOIS DE POA.

 

Posso até parecer louco, mas não burro. Nem sei donde você tirou estes seus dados...

 

Na verdade a FF ficou meio parada no PR e SC.

 

Mas independendo desta ilação inútil, o fato de uma FF chegar aqui ou alí, antes de acolá, não tem nada a ver com dinâmica climática.

 

Quantas vezes Ponta Porã, clima TROPICAL TÍPICO, SEMI UMIDO, recebeu FF ou mPa muito antes de Ctba?

 

A dinâmica de FF tem apenas uma lógica: cidades mais ao norte e a nordeste recebem-na depois das mais ao sul e a sudoeste. isso quando recebem...

 

 

Indo mais a fundo na climatologia, e não a um evento específico: não é apenas esse ano que eu vejo parte da Argentina, Uruguai, apenas o RS e o centro- sul e oeste de SC com falta de chuva no verão. Acredito que estas regiões sim, possuem algo mais comum entre si no clima. Curitiba já foge desta alçada. Tem um toque da chuva de verão típico de tropical altitude, aquela porcentagem que eu tanto do falo do "x% subtropical e y% tropical altitude" :lol:

 

Abs,

Caco

 

O fato de se ter chuvas de verão não tem nada a ver com o clima tropical, pois no caso de Ctba temos chuvas de outono, inverno e primavera. A pluviosidade aqui nunca é menor que 80mm, o descaracteriza por completo clima tropical. Aqui não existe seca em nenhum mês.

 

Caco, a ausência de seca numa cidade que fica a 930m, ao lado do oceano Atlântico, com ventos ao seu favor, afasta este isolada e leviana história de percentual de clima tropical.

 

Pelo amor de Deus, traga UM doutrinador, um geógrafo, um climatólogo (que saiba o que fala e não digam a vento) para embasar este teu raciocínio.

 

Olha, nunca li isso em nenhum livro. E olha que sou meio traça de livros... 8)

 

Abraços tropicais, conforme o Prof. Marcos... :D

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos...

Aqui no Paraná continuamos com temperaturas abaixo do normal para esta época do ano. Hoje o dia foi ensolarado em Cascavel e as máximas chegaram a 26,9 aqui em casa, 26,9 na estação do Simepar e 26 no aeroporto. A máxima registrada hoje no estado foi de 31 graus em Foz do iguaçu

 

imagem1hp9.th.png

 

BEM BAIXA PARA UM DIA ENSOLARADO.

 

AGORA, AS 04: 00 ESTÁ 6,6 NA VILA, 8,5 B.RETIRO E 8,8 AGORA NA CLIMATERRA. CLARO E QUASE SEM VENTO. NÃO DUVIDO QUE POSSA GEAR EM PONTOS BEM ISOLADOS.

Hoje de manhã deu 17,2° em Indaial e 16,7° em Foz do Iguaçu!!

 

Já por aqui, mais uma manhã outonal por aqui: em casa tive 17,1° e deu 15,7° no INMET!

 

Reparem no efeito da maritimidade nas temperaturas: Tramandaí passou toda a madrugada com vento SE e E, moderado, e a mínima ficou em 20,6°; Torres teve noite calma, por vezes com algum vento O, e a mínima foi de 16,2°!! No Santa Marta teve vento oeste com mínima de 18,6°, sendo que a estação fica à beira do mar.

 

Dessa vez Rio Grande teve vento quase constante de NE e a mínima ficou em modestíssimos 18,0°, bem acima dos 12,2° de ontem.

 

Ausentes estancou em 10,1° e Canela ficou em 10,6°. Bento Gonçalves deu 11,8°, Soledade 11,4° e Vacaria 8,9°!

 

Agora tenho 25,8° com 56% e sol e nuvens. Vento SE a 11,6 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer o possível para instalar uma estação em baixada aqui em Soledade, o mais breve possível.Passei a noite no Rincão dos Silvanos, impressionante o frio de inverno, por lá, frio mesmo gurizada, enquanto aqui no Aero tava 11º, por lá a mínima com certeza estava bem mais baixa, pelo frio que senti na pele, estimo que estava tranquilamente uns 5º ou 6º por lá.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em POA:

 

Belém Novo (MetSul): 14,1°

Aeroporto: 15°

Jardim Botânico (INMET): 15,6°

Menino Deus (MetSul): 17,1°

Chácara das Pedras (Marcos): 17,1°

Mont´Serrat (Bruno): 18,6

 

Agora tenho 27,1° com 52%; o Bruno 27,4° com 42%; a RBS 24,2° e o aeroporto 25°.

 

Vento ESE a 10,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

OI!

 

Daquele vento bom de ontem não restou mais nada aqui pelo Oeste do Paraná. Hoje ele sopra de Leste a Leste-Nordeste no interior do estado. A temperatura subiu, mas ainda não supera os 30ºC sobre a região. O problema, além dessa mudança na direção dos ventos, é a grande quantidade de nuvens sobre o estado e isso colabora pra manter o tempo bastante abafado numa tarde bastante desagradável. No mapa a direção dos ventos agora a tarde:

tempoxi0.th.png

 

E nos aeroportos temos 19 graus em Curitiba, 20 em São José dos Pinhais, 26 em Cascavel, 27 em Maringá e 28 em Foz do Iguaçu.

 

Nas estações meteorológicas do INMET os termômetros já registraram 29ºC em Foz do Iguaçu, a máxima do estado!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio a atmosfera acalmou e após cerca de 3 horas(de 15:30 até umas 18:30) de chuvas moderadas, fortes e até alguns momentos de verdadeiro temporal, agora só chove bem fraco por aqui, a temperatura despencou graças a Deus e faz agradáveis 23,5°C, não há expectativa mais de chuvas fortes, mas a chuva contínua pode ainda provocar transtornos principalnente em áreas de encosta, hoje a cidade parou com toda a chuvarada, ocorreram alagamentos generalizados e com isso um nó no trânsito, as áreas do Centro, Grande Tijuca, Grande Méier, Barra/Recreio e Ilha foram as mais atingidas mas choveu muito em toda a cidade, esses são os acumulados das últimas 24 horas(na verdade praticamente caiu tudo a partir das 15h de hoje):

Sumaré 120mm, Tijuca 114mm, Ilha 108mm, Recreio(Grota Funda) 100mm, Cachambi e Itanhangá 97mm, São Cristóvão e Mendanha 88mm, Riocentro 87mm, Rocinha 85mm, Grajaú 84mm, Laranjeiras 79mm, Barra da Tijuca 78mm, Gericinó 75mm, Saúde 74mm, Santa Teresa 72mm, Cidade de Deus 70mm, Jardim Botânico e Sepetiba 67mm, Tanque 63mm, Madureira e Santa Cruz 57mm, Piedade e Guaratiba 54mm, Irajá 52mm, Penha 51mm, Anchieta e Campo Grande 46mm, Copacabana 43mm, Vidigal 40mm, Urca 36mm e Bangu 31mm.

Link to comment
Share on other sites

Chove em Cabo Frio, temperatura de 25,2C

 

Cabo Frio..??

 

Pois é, eu estou em Cabo Frio no momento :lol:

Lugar onde mineiro vai nas férias (e também ES). Mas hoje a chuva não parou, não foi possível ir à praia.

 

Esses mineirinhos sempre invadem nossas praias!!! :lol:

Renan, aproveita e passa em Búzios.... particularmente, acho 100 vezes melhor do que Cabo Frio.... com praias lindíssimas. de aguas cristalinas e o ambinte então... nem se fala... Nem parece Brasil IL IL !!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje :

 

 

Curitiba PR (Aut) : 14,9

 

às 4h, pois falta as 5, 6, 7....

 

Acho que chegou perto dos 12ºC

No Alex, 14,6°C. No aeroporto 14°C.

 

Imagino que as nuvens atrapalharam as mínimas. Mas convenhamos que é uma marca significativa para janeiro.

 

Aqui em Blumenau pela manhã (7:00) vi gente de casaco! Um exagero desse povo friorento... Em Indaial fez 16°C, lá em casa tava 17°C

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje :

 

 

Curitiba PR (Aut) : 14,9

 

às 4h, pois falta as 5, 6, 7....

 

Acho que chegou perto dos 12ºC

No Alex, 14,6°C. No aeroporto 14°C.

 

Imagino que as nuvens atrapalharam as mínimas. Mas convenhamos que é uma marca significativa para janeiro.

 

Aqui em Blumenau pela manhã (7:00) vi gente de casaco! Um exagero desse povo friorento... Em Indaial fez 16°C, lá em casa tava 17°C

 

Interessante isso. Você citou que a mínima aqui em casa foi de 14.6, pelo Wunderground, mas pelo logger, foi de 14.5. O Wunderground, apesar de receber todos os dados coletados pela estação, não salva alguns extremos algumas vezes. Mas o erro é de no máximo uns 0.2 grau. Não lembro de ter visto mais que isso.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã fresca por aqui: 18,7° em casa e 17,6° no INMET.

 

Agora faz 25,9° com 55% e sol com nuvens. Vento moderado: 14,0° de ENE.

 

Minimas de hoje :

 

 

Curitiba PR (Aut) : 14,9

 

às 4h, pois falta as 5, 6, 7....

 

Acho que chegou perto dos 12ºC

No Alex, 14,6°C. No aeroporto 14°C.

 

Imagino que as nuvens atrapalharam as mínimas. Mas convenhamos que é uma marca significativa para janeiro.

 

Aqui em Blumenau pela manhã (7:00) vi gente de casaco! Um exagero desse povo friorento... Em Indaial fez 16°C, lá em casa tava 17°C

 

Interessante isso. Você citou que a mínima aqui em casa foi de 14.6, pelo Wunderground, mas pelo logger, foi de 14.5. O Wunderground, apesar de receber todos os dados coletados pela estação, não salva alguns extremos algumas vezes. Mas o erro é de no máximo uns 0.2 grau. Não lembro de ter visto mais que isso.

Quando minha estação estava on-line também verificava essas diferenças, mas era pouco comum. Ou o valor era igual, ou o valor no Undergrond era 0,1° mais ameno.

 

Abraços conectados!

Link to comment
Share on other sites

Após o caos provocado pelo temporal de ontem no Rio, em que vias importantes da cidade viraram verdadeiros rios, causndo grandes congestionamentos, e até algumas encostas chegaram a ceder(como a da Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que está parcialmente interditada), a chuvarada deu uma trégua e hoje só choveu fraco por enquanto e dificilmente deve chover forte novamente, estes foram os acumulados das últimas 24 horas nas estações da Geo-Rio, praticamente tudo caiu entre 15h e 19h de ontem:

Sumaré 158mm, Tijuca 131mm, Ilha do Governador 118mm, Riocentro 110mm, Cachambi 102mm, Laranjeiras 101mm, Rocinha 99mm, Santa Teresa, Barra da Tijuca e São Cristóvão 92mm, Recreio(Grota Funda), Saúde e Grajaú 90mm, Itanhangá 89mm, Mendanha 86mm, Gericinó e Cidade de Deus 75mm, Tanque 74mm, Jardim Botânico 73mm, Sepetiba 69mm, Piedade 63mm, Madureira 62mm, Irajá 60mm, Anchieta 58mm, Santa Cruz e Penha 57mm, Guaratiba e Campo Grande 49mm, Urca 45mm, Bangu 44mm, Vidigal e Copacabana 43mm.

 

Aqui em casa, na Abolição(perto das estações do Cachambi, Piedade e Madureira), 63mm nas últimas 24 horas(50mm ontem e o resto hoje).

Link to comment
Share on other sites

Minimas de hoje :

 

 

Curitiba PR (Aut) : 14,9

 

às 4h, pois falta as 5, 6, 7....

 

Acho que chegou perto dos 12ºC

No Alex, 14,6°C. No aeroporto 14°C.

 

Imagino que as nuvens atrapalharam as mínimas. Mas convenhamos que é uma marca significativa para janeiro.

 

Aqui em Blumenau pela manhã (7:00) vi gente de casaco! Um exagero desse povo friorento... Em Indaial fez 16°C, lá em casa tava 17°C

 

Interessante isso. Você citou que a mínima aqui em casa foi de 14.6, pelo Wunderground, mas pelo logger, foi de 14.5. O Wunderground, apesar de receber todos os dados coletados pela estação, não salva alguns extremos algumas vezes. Mas o erro é de no máximo uns 0.2 grau. Não lembro de ter visto mais que isso.

Eu também tinha esse problema quando a minha estação estava no ar.

 

A minha hipótese que justifica esse erro é que o wunderground registra os dados a cada 3-5 minutos, por mais que o teu daemon mande os dados a cada segundo. O daemonzinho que eu programei era a cada minuto o envio, acontece que se atingisse uma temperatura mínima em um período de digamos 2 minutos, o dado até era enviado, mas o wunderground o recusava!! Isso é bem comum em dados de vento que são mais instáveis e menos constantes, o wunderground praticamente não computava dados de vento da minha estação!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.