Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 898
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu raramente durmo de cobertor no inverno aqui em Porto Alegre.

 

Vcs são tudo friorento! Shimutz, tu dorme todas as noites com cobertor aí no verão curitibano!? Tá louco!!?

Para quem não sabe o Bruno (permita-me falar) usa pouca roupa mesmo em dias muito frios!

 

Lembro quando fomos pra Caxias do Sul em julho de 2000. Com 5° e nublado o Bruno usava apenas um blusão médio e um casaco de lã pouco grosso. E só! Eu estava de blusão grosso, casaco grosso e luvas.

 

O negócio é colocá-lo de sunga no alto do morro da Igreja. Pior: colocá-lo em Plutão em condições indescritíveis nesse fórum :lol: ! Aí sim daria um friozinho!! :lol:

 

Abraços resfriados!

 

JÁ FIQUEI SÓ DE MANGA COMPRIDA E CALÇA JEANS AQUI COM 6/8ºC. TINHA SOL E NÃO TINHA VENTO. MUITOS COM MANGA CURTA. NÃO TENDO VENTO E TENDO SOL E SECO, É BEM AGRADÁVEL.

Link to comment
Share on other sites

Eu raramente durmo de cobertor no inverno aqui em Porto Alegre.

 

Vcs são tudo friorento! Shimutz, tu dorme todas as noites com cobertor aí no verão curitibano!? Tá louco!!?

Nada tche, costuma bater um ar mais fresco que pede pra puxar a coberta de madrugada, ainda mais pra quem costuma dormir com a janela aberta.

 

Já aqui em Blumenau tem que ser janela aberta e ventilador ligado, em dia sem vento o ar condicionado faz falta.

 

Conheço bem as noites de verão na serra. Lençolzinho basta!

 

DA SERRA DA SEGUNDA DIVISÃO.... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu raramente durmo de cobertor no inverno aqui em Porto Alegre.

 

Vcs são tudo friorento! Shimutz, tu dorme todas as noites com cobertor aí no verão curitibano!? Tá louco!!?

 

ELE AINDA NÃO ESTÁ ACOSTUMADO OU É "FRESCO" MESMO. MINHA CUNHADA, DE CHAPECÓ, CHEGA A USAR COBERTOR EM FPOLIS!!

 

4 anos morando em Ctba e não me acostumei... :lol: Então a cunhada não se acostumou com o frio de Fpolis. :rolleyes:

 

 

Fala tanto pro PH morar em SJ para saber como é o clima. Agora falo pra você. Passe um verão aqui e saberá... :wink:

 

Gente, esta questão de sensação térmica é algo muito peculiar e extremamente subjetiva. O que é frio para mim, pode não ser para outra pessoa.

 

E tudo depende: de onde dorme, se bate sol no quarto e a que horas, vento, paredes, móveis no ambiente...

 

Enfim, dormir de coberta no verão é de uma subjetividade tal que impede avaliações alheias. :wink:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

EM 10 VERÕES, UM VEZ DORMÍ SEM NADA A NOITE TODA.
Em 3 verões em Blumenau, umas duas noites eu precisei puxar cobertor. As duas nesse ano :lol:

 

QUE HOUVE COM A ESTAÇÃO?

Não houve! Eu mudei os móveis em casa e o cabo da estação não alcança meu pc. Já pedi pela internet um extensor do cabo a umas duas semanas, mas isso vem da Alemanha e pode demorar.

 

VALEU!

Link to comment
Share on other sites

Estive em Curitiba este final de semana e não só eu, mas todos usaram cobertores por lá. Em todos os dias foi necessário, pelo menos de manhã e de noite, o uso de algum agasalho.

 

As temperaturas nesta sexta, sábado e domingo variaram dos 15ºC aos 22ºC:

 

Normal nas mínima e pouco abaixo nas máximas.

 

Assim, média de mínima de 15ºC é perfeitamente compatível com o uso de cobertor para dormir.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Curitiba este final de semana e não só eu, mas todos usaram cobertores por lá. Em todos os dias foi necessário, pelo menos de manhã e de noite, o uso de algum agasalho.

 

SIM, MAS OLHE DE ONDE VEIO. UM DE MANAUS IRÁ USAR COBERTOR EM FPOLIS EM JANEIRO EM MUITAS NOITES NO PRIMEIRO VERÃO.

 

QDO VOLTEI PARA CAPITAL EM 96, SÓ USEI COBERTOR EM JULHO.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Curitiba este final de semana e não só eu, mas todos usaram cobertores por lá. Em todos os dias foi necessário, pelo menos de manhã e de noite, o uso de algum agasalho.

 

SIM, MAS OLHE DE ONDE VEIO. UM DE MANAUS IRÁ USAR COBERTOR EM FPOLIS EM JANEIRO EM MUITAS NOITES NO PRIMEIRO VERÃO.

 

QDO VOLTEI PARA CAPITAL EM 96, SÓ USEI COBERTOR EM JULHO.

 

Ih, Ronaldo, está sendo muito contraditório...

 

Não faz muito tempo que me falou que a mulher do Ademar, moradora do Cruzeiro, passou o maior frio e teve febre em Vitória da Conquista-BA...

 

Pombas, ela só sentiria frio Ojmiakon!

 

Pense nisso. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Estive em Curitiba este final de semana e não só eu, mas todos usaram cobertores por lá. Em todos os dias foi necessário, pelo menos de manhã e de noite, o uso de algum agasalho.

 

SIM, MAS OLHE DE ONDE VEIO. UM DE MANAUS IRÁ USAR COBERTOR EM FPOLIS EM JANEIRO EM MUITAS NOITES NO PRIMEIRO VERÃO.

 

QDO VOLTEI PARA CAPITAL EM 96, SÓ USEI COBERTOR EM JULHO.

 

Ih, Ronaldo, está sendo muito contraditório...

 

Não faz muito tempo que me falou que a mulher do Ademar, moradora do Cruzeiro, passou o maior frio e teve febre em Vitória da Conquista-BA...

 

Pombas, ela só sentiria frio Ojmiakon!

 

Pense nisso. :wink:

 

MEU DIGNÍSSIMO, ELA PEGOU 4/6ºC COM VENTO E ESTAVA COM ROUPA DE VERÃO. É FRIO MESMO PARA ELES. O LOCAL DOS PAIS DELA FICA A 1100/1200 m

Link to comment
Share on other sites

Me parece que melhorou o quadro pra Argentina nos proximos dias.. Devem chover uns 50mm em 10 dias em Cordoba. Nao ajuda totalmente mas pelo menos alivia um pouco. Alguem esta vendo isso tambem, ou tem alguma opinião diferente? Obrigado

 

Mas me parece que ja teve uma formação parecida semana retrasada e nada de chuvas.

Link to comment
Share on other sites

 

MEU DIGNÍSSIMO, ELA PEGOU 4/6ºC COM VENTO E ESTAVA COM ROUPA DE VERÃO. É FRIO MESMO PARA ELES. O LOCAL DOS PAIS DELA FICA A 1100/1200 m

 

Sei...

 

Então ela dormiu ao relento... :lol: :lol: :lol:

 

Ora, Ronaldo, sem caprichos: Mínima de 15ºC, com vários dias nublado, é compatível com cobertor a noite...

 

Ah, e depois o PH exagera quando fala em sensação térmica.. 8)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Me parece que melhorou o quadro pra Argentina nos proximos dias.. Devem chover uns 50mm em 10 dias em Cordoba. Nao ajuda totalmente mas pelo menos alivia um pouco. Alguem esta vendo isso tambem, ou tem alguma opinião diferente? Obrigado

 

Mas me parece que ja teve uma formação parecida semana retrasada e nada de chuvas.

Obrigado Troyano! Vammos torcer pq o negocio esta muito rui por la. Estao vendendo um pouco de soja e milho na bolsa por essa perspectiva melhor de hoje...
Link to comment
Share on other sites

Na verdade sou um cara bastante resistente ao clima como um todo. Jogo futebol no calor do verão e não faço estardalhaços, também! A única coisa que me deixa mal é usar terno e gravata e sair para almoçar no verão porto-alegrense. Isso é froid... Outra coisa que não gosto é de ficar em ambientes quentes de trabalho (isto é, pensando) sem ar-condicionado.
Eu com 25°C começo a sentir calor e posso ficar agradavelmente sem camisa, com 15°C me sinto mais confortável com uma jaqueta.

Para mim sentir calor depende da condição. Começo a suar mesmo com 25° se estiver ao sol e com roupa mais quente (ex: calça comprida). Faço questão de usar uma roupa que não me faça suar, nem que tenha que passar um pouco de frio com isso.

 

No que chega aos 32°, mesmo com ar seco, já acho horrível. E se à noite estiver 22° ou menos com vento já está bem fresco. O problema é esfriar dentro de casa. Nesse verão bati incríveis 19,8° dentro de casa, isso que a estação está junto à parede e num local quente! Foi no final de semana de frio que teve no início do mês.

 

Eu reclamo muito do calor e, acima de tudo, da SENSAÇÃO de calor! E estou sempre regulando as janelas daqui de casa!

 

Agora, para os porto-alegrenses chorarem: 30,7° com terríveis 62% e cheio de cumulus bem grandinhos com teto baixo, quase estratocumulus bem desenvolvidos. E o vento? A pouco estava em ZERO!!! Agora em 2,4 km/h. :?

 

Abraços sufocantes!!

Link to comment
Share on other sites

Me parece que melhorou o quadro pra Argentina nos proximos dias.. Devem chover uns 50mm em 10 dias em Cordoba. Nao ajuda totalmente mas pelo menos alivia um pouco. Alguem esta vendo isso tambem, ou tem alguma opinião diferente? Obrigado

 

Mas me parece que ja teve uma formação parecida semana retrasada e nada de chuvas.

Obrigado Troyano! Vammos torcer pq o negocio esta muito rui por la. Estao vendendo um pouco de soja e milho na bolsa por essa perspectiva melhor de hoje...

 

O negócio por la esta feio mesmo, acabei de ver na televisão, algumas cidades ja estao em situacao de emergencia por causa da seca.

Link to comment
Share on other sites

Para mim sentir calor depende da condição. Começo a suar mesmo com 25° se estiver ao sol e com roupa mais quente (ex: calça comprida). Faço questão de usar uma roupa que não me faça suar, nem que tenha que passar um pouco de frio com isso.

 

No que chega aos 32°, mesmo com ar seco, já acho horrível. E se à noite estiver 22° ou menos com vento já está bem fresco. O problema é esfriar dentro de casa. Nesse verão bati incríveis 19,8° dentro de casa, isso que a estação está junto à parede e num local quente! Foi no final de semana de frio que teve no início do mês.

 

É isso aí: depende da situação.

 

1- num quarto onde o sol bateu a tarde toda e a máxima externa deu 30ºC. Às 22h a temperatura interna é de 25ºC, com as paredes quentes, e a externa 17ºC. Sem chance para cobertor, mesmo se a mínima for de 13ºC.

 

2- num dia sem sol e bem nublado, máxima de 20ºC, às 22h no quarto faz 18ºC e a temperatura externa é de 17ºC. Independentemente da mínima, dormir com 18ºC requer cobertor.

 

Ctba, para quem não conhece, é mais comum a 2ª situação. Dentro dos cômodos, dependendo do tamanho da casa, sempre está frio, pois as paredes podem não se aquecer por conta do tipo de revestimento, piso, disposição do sol, ventilação, arborização do terreno, tamanho do aposento, face para o vento... tudo isso determina se o quarto será frio ou não, requerendo o uso de cobertas.

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e quente na região dos lagos. Aqui em Cabo Frio, faz 27,6C no momento. A praia está relativamente cheia no momento. Mas uma coisa está atrapalhando demais os banhistas, e os amigos do Rio já devem ter experimentado isto por aqui: INFESTAÇÃO DE ALGAS ! Sim, muitas algas vermelhas tomam a água da praia neste momento, e a cor do mar é de um marrom avermelhado. Para quem conhece o mar daqui, sabe que normalmente é um azul esverdeado.

 

Tempo feio, infestação de algas...os turistas não esquecerão este mês de Janeiro em Cabo Frio :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e quente na região dos lagos. Aqui em Cabo Frio, faz 27,6C no momento. A praia está relativamente cheia no momento. Mas uma coisa está atrapalhando demais os banhistas, e os amigos do Rio já devem ter experimentado isto por aqui: INFESTAÇÃO DE ALGAS ! Sim, muitas algas vermelhas tomam a água da praia neste momento, e a cor do mar é de um marrom avermelhado. Para quem conhece o mar daqui, sabe que normalmente é um azul esverdeado.

 

Tempo feio, infestação de algas...os turistas não esquecerão este mês de Janeiro em Cabo Frio :lol: :lol:

 

É verdade Renan!

Sempre passo uns dias de Janeiro em Cabo Frio, esse ano dei sorte, fiquei 5 dias entre o início e meio do mês, peguei sol e a água estava maravilhosa como sempre... um pouco gelada, pra variar!

A noite gosto de ficar bebendo no bar Cilada, perto do mister pizza... depois fechar a noite no Canal! É bom demais, sempre fresco de noite, com aquele vento!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Chove absurdamente aqui em Lins (oeste de SP) desde ontem a noite, o volume acumulado nesse período supera com certeza mais de 120mm, é muita água, inclusive com enchente no rio que corta a cidade nesse momento.

 

Caraca Gianflavio, acabei de ver no radar. Há um nucleo muito forte no oeste paulista e esta meio estacionário! Deve estar caindo o mundo por ai mesmo e há tempos.. e tem muita chuva pra cair ainda.... Deixa chover....

Link to comment
Share on other sites

Penso que vcs primeiro devem passar a noite aqui, depois tirarem deduções, mas eu garanto a vcs, que se aqui em casa, são poucas as noites em que não é necessário cobertor, mesmo em janeiro, imaginem se for lá nos Silvanos, ou no baixadão da Picada Rosa, aposto que se não usarem cobertor vão se resfriar.

Link to comment
Share on other sites

Chove absurdamente aqui em Lins (oeste de SP) desde ontem a noite, o volume acumulado nesse período supera com certeza mais de 120mm, é muita água, inclusive com enchente no rio que corta a cidade nesse momento.

 

Caraca Gianflavio, acabei de ver no radar. Há um nucleo muito forte no oeste paulista e esta meio estacionário! Deve estar caindo o mundo por ai mesmo e há tempos.. e tem muita chuva pra cair ainda.... Deixa chover....

 

O interior de São Paulo esta sofrendo com as chuvas , ontem tinham peixes e tartarugas pelas ruas após o rio retornar ao seu leito.

Link to comment
Share on other sites

Lembrem sempre que depende também da construção, cada uma troca calor com ambiente de uma maneira diferente, eu me lembro do quarto de hotel em Bento Gonçalves que mesmo em julho (com temperatura dentro da média na região) não esfriava de jeito nenhum, a calefação ficou o tempo todo desligada e de noite eu dormia só com lençol fino como tem sido nos últimos dias aqui em casa no Rio, e tem também o fator pessoal, juntando os dois tudo é possível, eu conheço aqui na cidade do Rio de Janeiro desde gente QUE DORME DE AC EM TODOS OS DIAS DO ANO até quem NUNCA LIGA VENTILADOR OU AC PARA DORMIR (e não é por falta de dinheiro, porque não sente necessidade mesmo), dentro de uma mesma cidade.

 

Eu até tenho AC mas nunca uso, só tapa buraco da parede, é muito velho e não funciona direito TB, quando esquenta uso ventilador porque moro num bairro abafado da zona norte sem brisa do mar.

 

Agora aqui está cheio de nuvens com sol fraco e mormaço, para variar este verão quando não está chovendo é isso, está um pouco mais quente que ontem, meio abafadinho.

Link to comment
Share on other sites

Lembrem sempre que depende também da construção, cada uma troca calor com ambiente de uma maneira diferente, eu me lembro do quarto de hotel em Bento Gonçalves que mesmo em julho (com temperatura dentro da média na região) não esfriava de jeito nenhum, a calefação ficou o tempo todo desligada e de noite eu dormia só com lençol fino como tem sido nos últimos dias aqui em casa no Rio, e tem também o fator pessoal, juntando os dois tudo é possível, eu conheço aqui na cidade do Rio de Janeiro desde gente QUE DORME DE AC EM TODOS OS DIAS DO ANO até quem NUNCA LIGA VENTILADOR OU AC PARA DORMIR (e não é por falta de dinheiro, porque não sente necessidade mesmo), dentro de uma mesma cidade.

 

Eu até tenho AC mas nunca uso, só tapa buraco da parede, é muito velho e não funciona direito TB, quando esquenta uso ventilador porque moro num bairro abafado da zona norte sem brisa do mar.

 

Agora aqui está cheio de nuvens com sol fraco e mormaço, para variar este verão quando não está chovendo é isso, está um pouco mais quente que ontem, meio abafadinho.

 

O Rio é o município com maior diversidade climática do Brasil. O clima da beira-mar da Barra é um totalmente diferente daquele observado no interior de Copacabana que, por sua vez, é diferente do centro, que não é nada comparado à zona norte. Há ainda o alto dos 1000 metros da Tijuca. Lá é totalmente diferente do observado lá embaixo, assim como nos 740 metros do cristo.

 

Porto Alegre, para mim, está em segundo lugar. Temos a extremada zona norte (forno no verão e de geadas no inverno), a pouco ventilada região central que tem uma pequena amplitude térmica, a arejada orla do Guaíba, a bem menos quente zona sul da cidade (ainda mais perto do Guaíba) e a fria região central do município localizada entre 200 e 311 metros de altitude, onde videiras são plantadas e onde a média de inverno é igual a de Bagé (12,xºC).

Link to comment
Share on other sites

Concordo. Lembrando ainda que a zona sul do Rio esta a 23 graus sul, o que já é uma latitude bastante influenciada pela alta do Atlantico no invernno. É comum ar frio no Rio no inverno. E venta bastante sul, em contraste com a zona norte, que esta atrás do bloqueio que a Tijuca proporciona. Tem uma bela diversidade climatica a cidade.

Link to comment
Share on other sites

A diversidade é grande aqui, tanto temperaturas quanto chuva (em 1998 a chuva dentro da cidade variou entre pouco mais de 900 mm e quase 3500 mm), a época da maior diversidade costuma ser a primavera, nesta época a temperatura instantânea dentro da cidade pode variar até mais de 15 graus em alguns dias. É quando o mar fica mais frio.

 

 

Mas no inverno as noites mais frias são mesmo no interior e subúrbios da cidade, em julho de 2008 a Vila Militar teve média das mínimas de 13 graus e o Centro e Copacabana de 18 graus, para dar uma idéia a MAIOR mínima do mês na Vila Militar foi mais baixa que a MENOR mínima do Centro! (mas foi um caso atípico, mês sem entrada de ar polar e todas as noites com resfriamento radiativo, o que deixou as mínimas até 3 graus abaixo da média em alguns bairros continentais mas dentro da média nas áreas muito urbanizadas).

 

 

Mas o fato de ter gente aqui que liga o ar o ano todo e outros que não utilizam nem ventilador é explicado mais pelo fator pessoal mesmo, e um pouco menos pelas particularidades de cada construção (como material, localização, exposição...).

Link to comment
Share on other sites

Para mim sentir calor depende da condição. Começo a suar mesmo com 25° se estiver ao sol e com roupa mais quente (ex: calça comprida). Faço questão de usar uma roupa que não me faça suar, nem que tenha que passar um pouco de frio com isso.

 

No que chega aos 32°, mesmo com ar seco, já acho horrível. E se à noite estiver 22° ou menos com vento já está bem fresco. O problema é esfriar dentro de casa. Nesse verão bati incríveis 19,8° dentro de casa, isso que a estação está junto à parede e num local quente! Foi no final de semana de frio que teve no início do mês.

 

É isso aí: depende da situação.

 

1- num quarto onde o sol bateu a tarde toda e a máxima externa deu 30ºC. Às 22h a temperatura interna é de 25ºC, com as paredes quentes, e a externa 17ºC. Sem chance para cobertor, mesmo se a mínima for de 13ºC.

 

2- num dia sem sol e bem nublado, máxima de 20ºC, às 22h no quarto faz 18ºC e a temperatura externa é de 17ºC. Independentemente da mínima, dormir com 18ºC requer cobertor.

 

Ctba, para quem não conhece, é mais comum a 2ª situação. Dentro dos cômodos, dependendo do tamanho da casa, sempre está frio, pois as paredes podem não se aquecer por conta do tipo de revestimento, piso, disposição do sol, ventilação, arborização do terreno, tamanho do aposento, face para o vento... tudo isso determina se o quarto será frio ou não, requerendo o uso de cobertas.

Tens que ver o apartamento da minha namorada. Durante quase todo o dia o sol bate direto (o ap. está virado para SO e NO). É a residência mais quente do Sistema Solar, monstruosamente quente!!!! A temperatura lá raramente baixa dos 25° no verão, e com freqüência passa dos 30°, se mantendo assim à noite. Uma das paredes simplesmente ferve à noite depois do sol da tarde. Nesses dias menos quentes em POA tem feito de 25° à 28° lá dentro. Certa vez estava 32°.

 

E pior: a família dela têm dos pássaros soltos no apartamento!! Resultado: geralmente fica tudo fechado, mesmo em dias de calorão!! O ar lá nunca circula e, quando dá para abrir, mal passa vento. No máximo se abre um lado e se fecha o outro, ou abre-se uma janela (com tela) e se fecha as portas!! :(

 

Estou convencendo a família dela de que a situação é insustentável. 30° dentro de um apartamento à noite com janela fechada não dá. É tortura chinesa!!

 

Abraços su-fo-can-tes!

Link to comment
Share on other sites

Eu me considero extremamente calorento, sofro muito com isso! Morei até o ano passado em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), próximo ao centro do município, muito urbanizado, longe da praia... aí já viu, o calor aqui é intenso! Nos verões passados, de 2006 pra trás, que eu me lembre, era quase impossível dormir sem ar-condicionado um dia sequer entre o meio da primavera e o meio do outono (Ligava-se o ar em outubro e só deixaria de usá-lo no início de maio, mais ou menos)!

Agora nestes últimos três verões tenho notado essa sequência de dias frescos e suportáveis de se dormir com ventilador. Esse não dá pra abolir mesmo, pois dentro de casa costuma ficar abafado, acima de 25C!

Agora, atualmente, moro 5 dias na semana em Itatiaia, lá é outra história...rs. De dia o calor é o mesmo daqui do Rio, parece até que é pior em certos dias.. porém, à noite sempre refresca bem, às vezes nem precisamos de ventilador (minha esposa e eu brigamos sempre por causa disso, eu calorento e ela friorenta...rs)! Lá, são raras mínimas acima de 21C, mesmo no verão. Com isso, o ar-condicionado é dispensável, graças à Deus...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

EM 10 VERÕES, UM VEZ DORMÍ SEM NADA A NOITE TODA.
Em 3 verões em Blumenau, umas duas noites eu precisei puxar cobertor. As duas nesse ano :lol:

 

QUE HOUVE COM A ESTAÇÃO?

Não houve! Eu mudei os móveis em casa e o cabo da estação não alcança meu pc. Já pedi pela internet um extensor do cabo a umas duas semanas, mas isso vem da Alemanha e pode demorar.
Acabou de chegar!!!!! Está no ar:

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCBLUME2

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de máximas interessantes no RS:

 

Uruguaiana: 38,5C, UR de 19%

Quaraí: 37,6C, UR de 20%

São Borja: 36,4C, UR de 33%

São Gabriel: 35,9C, UR de 32%

Alegrete: 35,6C, UR de 31%

Livramento: 35,3C, UR de 26%

.

.

.

Porto Alegre: 32,2ºC, UR de 52% (pouca temperatura mas muito abafado)

.

.

.

Canela: 26,9C, UR de 54%

.

.

Torres: 25,0C, UR de 83%

São José dos Ausentes: 24,5C, UR de 54%

Link to comment
Share on other sites

Que sorte a do Ricardo aqui em Cabo Frio (ou eu que fui azarado ? 8) )

 

Sobre essa conversa de conforto ao dormir no verão: Aqui em Cabo frio é impossível dormir de cobertor, pois raramente a temperatura vai abaixo de 20 graus à noite (assim como ela raramente vai acima de 30 durante o dia, graças ao efeito do vento constante que sopra aqui).

 

Já em Juiz de Fora, a média das mínimas em Janeiro é de 18 graus, o que significa dizer que em alguns dias dá sim para dormir com coberta. A maioria das noites são agradáveis, dá pra dizer que o nosso verão é bem suportável sim. A pior época do ano aqui é Setembro e Outubro (com muitos dias extremamente secos e com amplitudes grandes demais).

Link to comment
Share on other sites

Que sorte a do Ricardo aqui em Cabo Frio (ou eu que fui azarado ? 8) )

 

 

 

Pelo histórico do clima local você foi azado, pelos últimos 3 janeiros ele teve sorte, já choveu mais de 240 mm na região este mês para média de 78 mm. Este é o terceiro janeiro seguido com predomínio de mau tempo, em jan 2006 peguei dias maravilhos na Região dos Lagos, ficou 20 dias sem chover no meio do mês até na capital.

 

A Lagoa de Araruama (que encontra o mar em Cabo Frio) sofre com a mortandade de peixes porque quando chove muito o esgoto é despejado sem tratamento nela.

 

O vento é mais forte com tempo ensolarado, quando aumenta o gradiente de temperatura.

 

Aqui no Rio chove fraco esta noite, na zona oeste choveu mais forte mas na maior parte da cidade a chuva foi fraca, agora com 24 graus.

Link to comment
Share on other sites

Tens que ver o apartamento da minha namorada. Durante quase todo o dia o sol bate direto (o ap. está virado para SO e NO). É a residência mais quente do Sistema Solar, monstruosamente quente!!!! A temperatura lá raramente baixa dos 25° no verão, e com freqüência passa dos 30°, se mantendo assim à noite. Uma das paredes simplesmente ferve à noite depois do sol da tarde. Nesses dias menos quentes em POA tem feito de 25° à 28° lá dentro. Certa vez estava 32°.

 

E pior: a família dela têm dos pássaros soltos no apartamento!! Resultado: geralmente fica tudo fechado, mesmo em dias de calorão!! O ar lá nunca circula e, quando dá para abrir, mal passa vento. No máximo se abre um lado e se fecha o outro, ou abre-se uma janela (com tela) e se fecha as portas!! :(

 

Estou convencendo a família dela de que a situação é insustentável. 30° dentro de um apartamento à noite com janela fechada não dá. É tortura chinesa!!

 

Abraços su-fo-can-tes!

 

É isso aí. Cada caso é um caso. Olha onde a casa da sua namo está? Asolução seria árvores por perto para sombrear, se der...

 

Agora no Centro Cívico, 21h55, 19,6ºC externa e 22,3ºC dentro do quarto. E a coberta já está sobre a cama... 8)

 

Abraços com alpiste.

Link to comment
Share on other sites

Tens que ver o apartamento da minha namorada. Durante quase todo o dia o sol bate direto (o ap. está virado para SO e NO). É a residência mais quente do Sistema Solar, monstruosamente quente!!!! A temperatura lá raramente baixa dos 25° no verão, e com freqüência passa dos 30°, se mantendo assim à noite. Uma das paredes simplesmente ferve à noite depois do sol da tarde. Nesses dias menos quentes em POA tem feito de 25° à 28° lá dentro. Certa vez estava 32°.

 

E pior: a família dela têm dos pássaros soltos no apartamento!! Resultado: geralmente fica tudo fechado, mesmo em dias de calorão!! O ar lá nunca circula e, quando dá para abrir, mal passa vento. No máximo se abre um lado e se fecha o outro, ou abre-se uma janela (com tela) e se fecha as portas!! :(

 

Estou convencendo a família dela de que a situação é insustentável. 30° dentro de um apartamento à noite com janela fechada não dá. É tortura chinesa!!

 

Abraços su-fo-can-tes!

 

É isso aí. Cada caso é um caso. Olha onde a casa da sua namo está? Asolução seria árvores por perto para sombrear, se der...

 

Agora no Centro Cívico, 21h55, 19,6ºC externa e 22,3ºC dentro do quarto. E a coberta já está sobre a cama... 8)

 

Abraços com alpiste.

Sem chances. O apartamento dela está em frente ao prédio vizinho, e só há lage e concreto. Na face NO há uma árvore que foi podada devido à falta de sol no inverno (as roupas não secavam).

 

O mais incrível é que as mínimas no ap. dela, com o sensor a uns 6 m do solo, próximo à parede que bate sol toda a tarde, dentre dois edifícios e numa zona muito urbanizada, é apenas 0,5° maior que no pátio da minha casa. Isso quando não é igual. Já vi até mínimas menores do que a minha casa!! Ela mora numa área baixa que faz parte das proximidades do Arroio Dilúvio. Ou seja: o ar frio desce àquela região.

 

Agora tenho 24,3° com terríveis 83%! Mesmo com o vento ESE a 22,2° e a casa toda aberta tenho 27,8° aqui dentro. Show de horror!

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.