Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Vi notícia hoje que a comunicação fluvial de Berlim com o Báltico está interrompida pois o Oder congelou.
O canal que liga o Oder e o Spree também está congelado.

 

Isso é comum? Acontece todos os invernos?

Desse jeito, diria uma vez a cada 30/50 anos.

 

Mas a necessidade de usar quebra-gelo pra facilitar a passagem não é incomum.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 898
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Serviço Meteorológico Alemão (Deutscher Wetterdienst - DWD), órgão oficial de meteorologia do Governo Alemão, classificou esse inverno como UM DOS MAIS FRIOS DOS ÚLTIMOS 100 ANOS o comparando com o rigorosíssimo inverno de 1978/79.

 

Rodrigo, já vi que a imprensa alemã está repercutindo o boletim, mas não consegui localizá-lo por não dominar o Alemão. Já informei o Joe D'Aleo da ICECAP desta tua notícia. Podes me passar o link direto para o boletim ?

Link to comment
Share on other sites

O Serviço Meteorológico Alemão (Deutscher Wetterdienst - DWD), órgão oficial de meteorologia do Governo Alemão, classificou esse inverno como UM DOS MAIS FRIOS DOS ÚLTIMOS 100 ANOS o comparando com o rigorosíssimo inverno de 1978/79.

 

Rodrigo, já vi que a imprensa alemã está repercutindo o boletim, mas não consegui localizá-lo por não dominar o Alemão. Já informei o Joe D'Aleo da ICECAP desta tua notícia. Podes me passar o link direto para o boletim ?

Alexandre, foi o "Assunto do Dia" (Thema des Tages) na página principal do DWD ontem. Eles armazenam os "Assuntos do Dia" apenas durante 30 dias nessa página: http://www.dwd.de/bvbw/appmanager/bvbw/dwdwwwDesktop?_nfpb=true&_windowLabel=T25000132381160058587421&_urlType=action&_pageLabel=_dwdwww_wetter_warnungen_Thema_des_Tages

 

Tens que selecionar o do dia 08.01.2008 - "Eiszeit: damals und heute".

 

Traduzi expontaneamente o artigo na íntegra: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=8665 - podes usá-lo como quiser :D

Link to comment
Share on other sites

Não sou só eu o pé frio!!

 

Vejam o acumulado em Munique, um redoooooondo 0.

 

http://www.dwd.de/bvbw/appmanager/bvbw/dwdwwwDesktop?_nfpb=true&_windowLabel=T166200641851225281355991&_state=maximized&_pageLabel=dwdwww_start

 

:lol: :lol:

Situação excepcional, pois Munique é geralmente mais fria e nivosa que as outras cidades grandes da Alemanha. O fato é que o frio taura dessa semana atingiu em cheio o norte.
Link to comment
Share on other sites

Achei Rodrigo.

 

Olha o tema do dia 23 de dezembro último.

Show! "O Sol como causa da mudança climática natural"

 

Tens como traduzir para nós ?

tá na mão:

 

O sol como causa das mudanças naturais do clima

 

O sol é ao mesmo tempo a estrela central e o "forno" do nosso sistema de planetas. No seu interior acontecem constantes fusões nucleares, em vários passos intermediários o hidrogênio transforma-se em hélio e através disso enormes quantidades de energia são liberadas. Desta maneira alcança-se no centro do sol 15 milhões °C, na superfície ainda assim aproximadamente 6000°C.

A luz do sol precisa de aprox 8 minutos para percorrer uma distânica de aprox. 150 milhões de quilometros (equivalente a 1 UA - unidade astronômica). Através da radiação vertical, a parte superior da atmosfera terrestre recebe uma potência de radiação de aprox. 1378 W/m², a assim chamada "constante solar". Essa radiação solar recebida será transformada em calor através da superfície terrestre e da atmosfera, como resultado desse processo prevalece uma temperatura média global de aprox. 15°C.

O termo "constante solar" é no entanto um termo não muito correto, pois o seu valor altera-se através de diferentes efeitos e durante diferentes períodos de tempo. Assim as mudanças do clima correspondem a esse efeito em diferentes amplitudes.

Se nós levarmos em consideração o ciclo de vida do nosso sol como escala, então a Terra ficará sempre mais quente, pois a nossa estrela ainda tem muito de sua vida de estrela pela frente, isso quer dizer que ele vai crescer em raio e luminosidade, em algo que daqui a 900 milhões de anos irá resultar em uma temperatura média global de aprox. 30°C.

Uma causa da mudança climática natural encontra-se também em circustâncias do mecanismo celeste, em especial ao eixo da Terra e suas variações entre 22.2° e 25.5° sobre a eclíptica no período de 40400 anos (nutação), à mudança do ponto de primavera sobre a eclíptica (precessão do eixo da terra, período de aprox. 25800 anos para um ciclo completo) e à mudança da forma ou centricidade do caminho da Terra em um ritmo de aprox. 91800 anos. Com essas 3 variações dos elementos do percurso da terra, são perceptíveis sensíveis mudanças na radiação solar sobre a Terra. Por exemplo, a queda acentuada das posições do eixo da terra, com a maior distância do sol no verão (Afélio) e órbitas muito elípticas, em conjunto, são condições prévias importantes para o aparecimento da idade do gelo.

Um outro fenômeno interno ao ciclo de vida solar é a atividade solar, que é o ciclo de relativamente curto prazo do brilho do sol. Esse se apresenta a olho nu através da quantidade de manchas solares. O ciclo de manchas solares mais conhecido dura 11 anos e causa diferença de brilho de cerca de 0,1%, além disso são conhecidos ciclos de atividade de 86,5 e 210 anos. Até mesmo esses ciclos de pequenas variações de intensidade podem causar marcantes variações no clima terrestre. Da metade do século XIX até a metade do século XX aumentou consideravelmente a intensidade solar e com isso a temperatura média global, desde então o sol irradia "constantemente" forte como jamais ocorrera nos últimos 1100 anos.

 

Meteorologista Thomas Ruppert

Deutscher Wetterdienst

 

 

Obs: parece que o Herr Ruppert está desinformado quanto a redução drástica das manchas solares nos últimos tempos..

Link to comment
Share on other sites

Já aqui não cai uma gota :cry:

Incrível a seca que tá fazendo. No Uruguai já falta água pro consumo humano, há lugares que não chove a 120 dias. Sinceramente, não sei a que ponto vamos chegar, triste. :cry:

 

É o nosso assunto neste sábado no Correio do Povo. Dá uma olhada Dable. É pavorosa a situação uruguaia.

Link to comment
Share on other sites

PARÍS COM -12 AGORA. SE NÃO ME ENGANO EM LONDRES, DEVE CENTRO, A MÍNIMA ABSOLUTA É -8 OU -9°C.

 

FPOLIS VAI PARA QUINTO DIA ABAIXO DE 20,0 E QUARTO ABAIXO DE 19,0ºC.

 

NÃO SE FOI HOJE OU ONTEM, MAIS A UNS DOIS ANOS OU ANO PASSADO AS MANCHETES NA ZERO HORA ERAM; "VERÃO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 10 OU MAIS ANOS"...E AGORA QUAL SERÁ A MANCHETE???

 

Bah, esses ultimos dias foi torturante caminhar muito tempo na rua

aqui em Londres.....ta um frio com um vento gelado de matar!!

Link to comment
Share on other sites

Pode deixar Alexandre, vou ler sim, aliás, o único órgão de meteorologia que está dando enfase a mais tempo sobre a seca aqui na região é a Metsul.

Parabéns pelo trabalho de voces. :!: :wink:

 

É que os caras não perceberam uma coisa. Tá todo mundo falando no Noroeste, onde também tem estiagem, mas é menos intensa. Ocorre que a região de Livramento é agropecuária e de arroz irrigado. Ademais, os municípios são de grande extensão territorial. Logo, períodos de 15 a 20 dias sem chuva não causam tantos prejuízos no campo como no Noroeste, onde as culturas de soja e milhão quebram rápido e onde o número de municípios é grande pela pequena extensão territorial. Já disse que se Livramento, Dom Pedrito, Quaraí, etc, vivessem de soja e milho e já teriam decretado emergência. A seca no Uruguai é CATASTRÓFICA em alguns departamentos do país.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Alexandre, tem razão

O pior é que o déficit hídrico não vem de hoje, faz tempo que a chuva não vem com força pra essa região.

Tenho amigos uruguaios que estão apavorados, não sabem mais o que fazer...o cenário é desolador :cry:

Outra coisa, não sei se estou falando bobagem, mas creio que o noroeste é mais atingido por chuvas durante a primavera através dos CCM´S do aque aqui, onde também chove mas menos, aí quando chega o verão, repercute mais aqui.

Se estiver errado me corrija

Link to comment
Share on other sites

Display de automática mostrando -80F em Tok no Alaska.

 

http://livingintok.files.wordpress.com/2009/01/jan-8-2009.jpg?w=500&h=375

 

O National Weather Service dos EUA contesta a acurácia desta leitura.

 

000

NOAK49 PAFG 092116

PNSAFG

AKZ218-220-222-224-100930-

 

PUBLIC INFORMATION STATEMENT

NATIONAL WEATHER SERVICE FAIRBANKS AK

1216 PM AKST FRI JAN 9 2009

 

...TOK TEMPERATURE REPORTS...

 

REPORTS HAVE CIRCULATED ABOUT EXTREMELY LOW TEMPERATURE READINGS

IN TOK. ONE PARTICULAR STATION HAS REPORTED A LOW OF 77 BELOW

ZERO...WHICH IS LIKELY IN ERROR. THE INSTRUMENT AT THE AUTOMATED

STATION LOSES SIGNIFICANT ACCURACY AT VERY COLD TEMPERATURES AS

HAS BEEN THE CASE DURING THE RECENT COLD SPELL. AUTOMATIC QUALITY

CONTROL CHECKS INDICATE THAT THE DATA IS NOT RELIABLE BASED ON AVERAGE

ERROR AND STANDARD DEVIATION CALCULATIONS.

 

THE WEATHER SERVICE HAS AN OFFICIAL COOPERATIVE OBSERVER IN TOK

THAT REPORTED A LOW OF 63 BELOW. THE ALASKA DEPARTMENT OF

TRANSPORTATION (DOT) CAMP IN TOK REPORTED A LOW OF 60 BELOW.

 

$$

 

AC JAN 09

Link to comment
Share on other sites

Chove mais mesmo no NO do RS.

 

ALÉM DO QUE PARA ELES ESTAMOS COM "NORMALIDADE CLIMÁTICA", OU SEJA É "NORMAL" O RS, URUGUAI E CENTRO-NORTE DA ARGENTINA ERDER NUMA BELA ESTIAGEM, BOA PARTE DE SC NÃO TER VERÃO, ESTIAGENS EM ALGUMAS PARTES DO CENTRO DO BRASIL, QUE ESTÁ NA TEMPORADA DAS CHUVAS, FRIO TAMBÉM NO LESTE DO SUDESTE.....ENFIM, TUDO "NORMAL", A METSUL É QUE ESTÁ VENTO COISAS AÍ NO RS....... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O clima não tem se comportado dentro da média normal, já faz tempo.Até mesmo fico com a pulga atrás da orelha, com relação à pouca ocorrência de temporais aqui em Soledade, o que era bem mais frequente nas décadas de 80, 90, não é que eu esteja agourando, mas é estranho,e não duvido que possamos voltar a ter um novo ciclo com mais temporais e maior ocorrência de neve nos próximos anos.Opinião de leigo Alexandre e Ronaldo, se eu estiver enganado me corrijam :D

Link to comment
Share on other sites

O clima não tem se comportado dentro da média normal, já faz tempo.Até mesmo fico com a pulga atrás da orelha, com relação à pouca ocorrência de temporais aqui em Soledade, o que era bem mais frequente nas décadas de 80, 90, não é que eu esteja agourando, mas é estranho,e não duvido que possamos voltar a ter um novo ciclo com mais temporais e maior ocorrência de neve nos próximos anos.Opinião de leigo Alexandre e Ronaldo, se eu estiver enganado me corrijam :D

 

AQUI TAMBÉM ESTÁ REALTIVAMENTE CALMO, NA CIDADE, POIS NO INTERIOR TEM TIDO OS TRADICIONAIS TEMPORAIS, MAS NA CIDADE, FELIZMENTE, FAZ TEMPO QUE NÃO DÁ ALGO, REALMENTE, FORTE. A ÚLTIMA FOI 1998.

 

ESTÁ VOLTANDO .

Link to comment
Share on other sites

Bendita chuva nessa noite!! A mínima deu 20,8°.

 

Agora está quase nublado e tenho 26,8° com terríveis 70%. Pressão em 1014,9 mb e vento SE a 11,8 km/h.

 

O clima não tem se comportado dentro da média normal, já faz tempo.Até mesmo fico com a pulga atrás da orelha, com relação à pouca ocorrência de temporais aqui em Soledade, o que era bem mais frequente nas décadas de 80, 90, não é que eu esteja agourando, mas é estranho,e não duvido que possamos voltar a ter um novo ciclo com mais temporais e maior ocorrência de neve nos próximos anos.Opinião de leigo Alexandre e Ronaldo, se eu estiver enganado me corrijam :D

 

AQUI TAMBÉM ESTÁ REALTIVAMENTE CALMO, NA CIDADE, POIS NO INTERIOR TEM TIDO OS TRADICIONAIS TEMPORAIS, MAS NA CIDADE, FELIZMENTE, FAZ TEMPO QUE NÃO DÁ ALGO, REALMENTE, FORTE. A ÚLTIMA FOI 1998.

 

ESTÁ VOLTANDO .

É verdade. Tanto em POA quanto na praia tenho reparado o mesmo. Tenho várias lembranças de vandavais em POA com ventos de 100 km/h nos anos 90, em especial a memorável tempestade de 9/1/1995 quando tivemos vendaval por 50 minutos de até 110 km/h. Na ocasião meio milhão de pessoas ficaram sem luz e a notícia foi destaque no Jornal Nacional.

 

Abraços tormentosos!

Link to comment
Share on other sites

Bendita chuva nessa noite!! A mínima deu 20,8°.

 

Agora está quase nublado e tenho 26,8° com terríveis 70%. Pressão em 1014,9 mb e vento SE a 11,8 km/h.

 

O clima não tem se comportado dentro da média normal, já faz tempo.Até mesmo fico com a pulga atrás da orelha, com relação à pouca ocorrência de temporais aqui em Soledade, o que era bem mais frequente nas décadas de 80, 90, não é que eu esteja agourando, mas é estranho,e não duvido que possamos voltar a ter um novo ciclo com mais temporais e maior ocorrência de neve nos próximos anos.Opinião de leigo Alexandre e Ronaldo, se eu estiver enganado me corrijam :D

 

AQUI TAMBÉM ESTÁ REALTIVAMENTE CALMO, NA CIDADE, POIS NO INTERIOR TEM TIDO OS TRADICIONAIS TEMPORAIS, MAS NA CIDADE, FELIZMENTE, FAZ TEMPO QUE NÃO DÁ ALGO, REALMENTE, FORTE. A ÚLTIMA FOI 1998.

 

ESTÁ VOLTANDO .

É verdade. Tanto em POA quanto na praia tenho reparado o mesmo. Tenho várias lembranças de vandavais em POA com ventos de 100 km/h nos anos 90, em especial a memorável tempestade de 9/1/1995 quando tivemos vendaval por 50 minutos de até 110 km/h. Na ocasião meio milhão de pessoas ficaram sem luz e a notícia foi destaque no Jornal Nacional.

 

Abraços tormentosos!

 

 

O mesmo vale para o Rio de Janeiro, até tive alguns vendavais em 2008, mas nada comparado ao que me lembro das décadas de 80 e 90, um dos mais traumáticos foi na déada de 90, acho que 1991 ou 1992, num hipermercado da Barra da Tijuca, começei a escutar "roncos" constantes e saí para me deparar com uma nuvem gigantesca, segundos depois começou uma chuva tão forte que cegava e acompanhada de vento muito forte, o telhado não aguentou o peso da água e cedeu despejando uma enorme cachoeira bem no centro do mercado, foi uma correria danada com gente atropelando até carrinho de compras...

 

 

Agora aqui tenho sol entre nuvens e deve estar uns 30 graus (zona norte), choveu forte em Parati (litoral sul do estado) esta madrugada, um rio por lá transbordou, pode chover aqui hoje mas até agora nenhum sinal.

 

Os dias de calor intenso se reduziram muito também, o bairro mais quente da cidade ainda não registrou uma sequência sequer (2 dias ou mais) de máximas de 35 graus ou maiores após março do ano passado, verão passado foi parecido.

Link to comment
Share on other sites

O Polo Norte vai descer para NY e o Hudson somente será navegável por navios quebra-gelos!

 

Digo mais, se o GFS confirmar esta onda de frio para o leste/nordeste dos EUA, o mar do litoral da Virgínia congelará!!!!

 

Se a 6Z se confirmar Chicago vai a algo como -26oC em 850 hpa ( :shock: valor digno da Sibéria) e New York a algo como -16oC! Congela o Hudson fácil fácil!

Mais assutadora é a lingua de frio que vai até a parte norte do interior dos estados do sul com frio em 850 hpa semelhante a NY. Imaginem as partes altas de North Carolina as temperaturas e a neve que não serão registradas?! :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.