Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo Verão 2008/2009


Luiz
 Share

Recommended Posts

Gurizada

 

Para dar um retorno sobre esse caso de IOMERÊ... Não encontrei, nas imagens do radar, NADA que configurasse um TORNADO. Houve refletividade MODERADA e nada de assinatura que identificasse um bicho desses.

CONSIDERAÇÕES: O radar estava enviando imagens a cada 15 MINUTOS!! Pode ser que um dos núcleos tenha, num intervalo de 15 minutos, atingido a configuração (rotação etc etc) e uma altura de refletividade compatíveis.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

NÃO TEVE RELATO NENHUM DE DANOS POR VENTO, SIM POR ENCHENTE RELÂMPAGO.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 477
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O INMET de POA acumulou 52,4 mm de chuva até às 16 h. Tivemos três fortes pancadas de chuva, e a última, em torno das 14 h, foi a mais violenta.

 

Aqui em casa foram 62,5 mm no pluviômetro convencional. Há erro nessa medição, que marca a mais do que o normal, mas dá para ter uma idéia aproximada do evento.

 

Agora o grosso das áreas instabilidades estão no NE e N do RS e toda a metade S de SC.

Link to comment
Share on other sites

Reportagem bem feita... Evidências de tornado no domingo: Capivari de Baixo

 

“Quando chegamos, simplesmente

a casa havia desaparecido”

 

O rastro de destruição deixado pelo temporal que atingiu Capivari de Baixo, na noite de domingo, só pôde ser realmente observado ontem, quando o dia amanheceu. Houve ocorrências por toda a cidade, mas nada comparado com o contabilizado nos bairros Três de Maio, Loteamento Camila e Bandeirantes, os mais afetados.

Nestes pontos, árvores e postes de energia elétrica foram arrancados devido à força do vento, inúmeras casas destelharam, outras tombaram ou foram arrastadas.

 

Além das perdas materiais (desde motos e carros amassados por escombros até móveis e eletrodomésticos), há o abalo emocional. Não é fácil ver o esforço de uma vida de trabalho árduo desaparecer no vento.

O proprietário de uma residência de madeira no bairro Três de Maio soube pelos vizinhos que sua casa havia sido arrastada pela rajada de vento. “Saímos para ver os estragos assim que a chuva parou e tomamos um susto quando vimos que a casa praticamente deu uma cambalhota”, conta um morador.

 

http://www.notisul.com.br/conteudo.php?conteudo_cod=16127&tipo=e&editoria_cod=4&PHPSESSID=651e020bef154c9b9ede885c32838fe6

Link to comment
Share on other sites

Alerta do INPE

 

Chuva e vento forte no RSEstado de Atenção

 

No decorrer do dia de amanhã (04/03)(principalmente a partir da tarde e noite), o tempo deverá mudar significativamente no sul e oeste do RS. Deverão ocorrer pancadas fortes de chuva com trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento e ocasional queda de granizo sobre o oeste e centro-sul deste estado.

Na quinta-feira (05/03) as chuvas fortes com trovoadas deverão se concentrar sobre o norte do RS e em SC. No litoral gaúcho, principalmente o sul, ocorrerão rajadas de vento que poderão ultrapassar os 70 Km/h. Em mar aberto os ventos extremos serão ainda mais fortes, podendo-se registrar rajadas superiores aos 90 km/h. No final do dia os ventos fortes também deverão se estender para o litoral sul de SC.

 

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.

Defesa Civil

Link to comment
Share on other sites

Realmente o que pensei, que pudesse pegar uma instalidade a noite no vôo e foi bonito ver, pena que as imagens que fiz não retratem o real, as dificuldades de se capturar raios somado a situação, sem posicionamento para câmera, a noite e em alta velocidade, mas foi esse complexo aí na imagem do sat, em SC. Um show de descargas no CB ao alcance da vista, mas não da digital.

 

s11615625200903050200.th.jpg

 

81971701.th.jpg

 

--------------------------------------------------------

 

Que legal isso aqui!

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/ukm/fcst/archive/09030506/1.html

Link to comment
Share on other sites

:shock:

 

Bah, estupefatas as imagens presentes nos vídeos, Troyano. Apesar desses fenômenos causarem estragos e infortúnios, fico muito contente ao ver que agora, com a tecnologia ao alcançe de muitos e equipamentos para registros esses fenômenos não passam mais despercebidos aos olhos da mídia, especialistas e amantes do tempo como nós. Tomando a frase apresentada na retrospectiva 2008 da globo com relação aos tornados, "nem parece Brasil".

 

Minha mensagem de número 3000 não poderia ir para uma resposta melhor. :P

 

Abç.

Link to comment
Share on other sites

Que loucura Igor... Da hora que postei até agora sabe quanto choveu.... Estou com 65mm, ou seja 45mm de chuva torrencial. Minha rua está submersa como ainda não tinha acontecido desde nov 08.... Um flood! O céu esta totalmente encoberto, por isso fotos só do alagamento mesmo, vou fazer daqui a pouco quando irei para a 401. Uau!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

TORNADO NA BEIRA DA BR116 PERTO DE PONTE ALTA, INFORMAÇÃO DE RAFAEL MARQUES, GEÓGRAFO. HAVIA UM TRECHO DELIMITADO COM ÁRVORES CAÍDAS PARA TODOS OS LADOS E ÁRVORES DECEPADAS A +-3/5 m DE ALTURA. DEVE TER SIDO UM F0/F1

 

JÁ TEVE;

 

FAXINAL, CAPIVARI, URUSSANGA, TUBARÃO, RIO DO CAMPO E ESTE AGORA, EM 2009

Link to comment
Share on other sites

Temporal provoca estragos pelo Estado

Até o momento, problemas foram registrados na Capital, Ponte Alta e Ituporanga

Atualizada às 14h31min

 

A chuva forte que caiu na manhã deste domingo provocou estragos em Florianópolis, Ponte Alta, na Serra, e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí.

 

Em Florianópolis, a chuva forte durante a manhã alagou diversas ruas e casas, principalmente nos bairros do Norte da Ilha. Segundo a Defesa Civil do Estado, entre os bairros mais atingidos estão Rio Vermelho, Ingleses, Canasvieiras, Vargem Grande e Vargem do Bom Jesus.

 

Em Ponte Alta, um vendaval com granizo deixou casas destelhadas e provocou a queda de árvores. O temporal começou por volta de 11h e durou cerca de 15 minutos.

 

A Defesa Civil ainda contabiliza os prejuízos mas, segundo informações preliminares da Polícia Militar, muitas árvores caíram sobre a rede elétrica e pelo menos a área central da cidade está sem energia. Dezenas de casas foram destelhadas a chuva também provocou quedas de barreira e árvores na BR-116. A Polícia Rodoviária Federal e a Autopista Litoral Sul estão fazendo a liberação da pista. Não há informações sobre vítimas.

 

Em Ituporanga, segundo informações preliminares, o vento forte e o granizo provocaram a queda de árvores sobre a rede elétrica. Parte da cidade também está sem energia.

 

F: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2431018.xml

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Maringá ocorreu chuva bastante forte com trovoadas. O portão daqui de casa parou de funcionar. Meus pais pegaram a chuva na estrada, dizem que a visibilidade era muito pouca. Havia um trecho em que a água estava na metade da porta dos carros. Caiu um pouco de granizo miúdo em casa e ventou razoavelmente.

Link to comment
Share on other sites

Em SC, tornado e temporal afetam 14 cidades e deixam 367 desabrigados

 

 

Ventos de mais de 100 km por hora e chuva deixam 367 desabrigados e 2 cidades em situação de emergência em Santa Catarina

Publicada em 09/03/2009 às 12h15m

Leonardo Guandeline, O Globo, Bom Dia Brasil, ClicRBS, Diário Catarinense

 

 

 

FLORIANÓPOLIS - O tornado que varreu a serra catarinense neste domingo teve ventos de mais de 100 km por hora. A cidade mais atingida foi Ponte Alta, onde os ventos duraram cerca de meia hora. Pelo menos 14 municípios catarinenses foram atingidos. Nesta segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuaria e Extensão Rural de Santa Catarina voltou a registrar ventos fortes no oeste do estado. No município de Caibi, a ventania chegou a 102,9 km/h.

 

O tornado deste domingo, acompanhado de chuva de granizo, destelhou mais de 500 casas, destruiu labouras de soja e milho e arrancou árvores na zona rural de Ponte Alta. Duas pessoas ficaram feridas e pelo menos 80 desabrigadas ou desalojadas.

 

No Vale do Itajaí e em Florianópolis, a destruição foi provocada por fortes temporais. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, foram contabilizados até agora 367 desabrigados ou desalojados. Dois municípios decretaram situação de emergência: Ponte Alta, na serra, e Camboriú, no Vale do Itajaí.

 

Em Ponte Alta, a cidade mais atingida, até mesmo o hospital da cidade foi afetado. Os 56 leitos da Fundação Médico Social Rural de Ponte Alta foram atingidos pela chuva. Seis pacientes que estavam internados no momento do tornado foram liberados, devido ao risco que corriam dentro do hospital. O prefeito da cidade decretou situação de emergência.

 

- Esses ventos fortes que vieram acompanhados de temporais não são em área isolada. Tivemos registros em praticamente todo o estado desde o domingo. Na região de Laguna, no sul do estado, os ventos passaram dos 100 km/h no domingo. Em Ituporanga, no oeste, tivemos ventos de 85 km/h e chuva recorde para um período de 24 horas 103,8mm - diz a meteorologista da Epagri, Francine Gomes.

 

Em Camboriú, no Vale do Itajaí, a chuva deixou 245 desabrigados. Um hospital do município teve de ser interditado por conta do desabamento de uma encosta nos fundos da unidade.

 

Em Brusque, na mesma região, uma forte chuva provocou alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas.

 

Em Florianópolis, as chuvas provocaram estragos principalmente no norte da ilha. Casas e ruas ficaram alagadas em Canasvieiras e nos bairros Rio Vermelho, Vargem Pequena, Ingleses e Vargem do Bom Jesus. Há 16 pessoas desalojadas e seis desabrigadas na capital catarinense.

 

A chuva também atingiu o litoral, o Vale do Itajaí e o sul . Além de Florianópolis, Brusque e Criciúma também acionaram a Defesa Civil Estadual.

 

A BR-116 chegou a ficar interrompida durante uma hora no trecho entre Ponte Alta e a BR-470 devido à queda de árvores sobre a pista. Estradas do interior também foram danificadas, e pontes podem estar em risco.

 

Em Brusque, no Vale do Itajaí, uma forte chuva começou às 17h deste domingo e o município registrou pontos de alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas e o deslocamento na cidade está complicado.

 

Em Ituporanga, um temporal destelhou casas e derrubou árvores na manhã de domingo. O vento provocou a queda de postes. Casas e ruas foram alagadas.

 

Em Itajaí a ligação entre o município e Balneário Camboriú foi comprometida até o início da noite de domingo por causa de alagamentos e deslizamentos de terra. Uma rua no bairro Cabeçudas foi interditada devido ao risco do desmoronamento. Ruas ficaram alagadas no bairro Ariribá. A escola municipal na região também foi atingida.

 

O vento forte destruiu lavouras, residências e derrubou postes da rede de distribuição de energia nas cidades de cidades de Turvo, Ermo, Timbé do Sul, Morro Grande e Meleiro

Reprodução de imagem GloboNews TVDe acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), os maiores volumes de chuva ocorreram no Planalto Sul e no litoral. Em Itapoá, litoral norte, choveu 140,8 milímetros neste domingo. Painel, na Serra, registou 100,6 milímetros de água e Itajaí, também no Litoral Norte, registrou 98,2 milímetros. A Defesa Civil está em alerta nos próximos dias devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o litoral catarinense. Enchentes e mortes

 

Entre novembro e dezembro do ano passado, ao menos 136 pessoas morreram vítimas das enchentes em Santa Catarina. Milhares ficaram desabrigadas.

 

Na ocasião, os municípios mais castigados foram Ilhota, Luiz Alves, Itajaí e Blumenau. Várias regiões dessas cidades ficaram submersas. Os estragos atingiram plantações e comprometeram o abastecimento de várias cidades, pois várias rodovias ficaram alagadas.

 

Após a chuva, foram registrados dezenas de casos de leptospirose nas cidades mais atingidas pelas enchentes, principalmente em Itajaí.

 

http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/09/ventos-de-mais-de-100-km-por-hora-chuva-deixam-367-desabrigados-2-cidades-em-situacao-de-emergencia-em-santa-catarina-754754970.asp

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.