Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


coutinho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 681
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

GEADA FRACA NO VALE DO PERICÓ.

 

MÍNIMAS;

 

CRUZEIRO; 5,5

 

VILA; 5,7

 

M.I; 6,9

 

CLIMATERRA; 7,3

 

B.RETIRO; 7,9

 

INMET; 8,3

 

BENTINHO; 9,3

 

GEADA NO PERICÓ.

 

 

4 GEADAS FRACAS NO MUNICÍPIO, NOVO RECORDE.

 

Grande coisa... Tinha gelo no tio do PH no Rincão dos Silvanos... :lol: :lol: no freezzer...

Link to comment
Share on other sites

Minas Gerais também já começa a sofrer os efeitos da chuva que cai sem parar desde domingo. Já estão confirmadas 11 mortes, 27.000 desalojados ou desabrigados e 39 municípios em estado de emergência. E continua a chover neste momento. A previsão é de chuva para o resto da semana, porém com períodos de sol.

Link to comment
Share on other sites

Minas Gerais também já começa a sofrer os efeitos da chuva que cai sem parar desde domingo. Já estão confirmadas 11 mortes, 27.000 desalojados ou desabrigados e 39 municípios em estado de emergência. E continua a chover neste momento. A previsão é de chuva para o resto da semana, porém com períodos de sol.
Caramba :shock:
Link to comment
Share on other sites

Pois é Rodrigo e Tomasini, os jornais daqui já estão dando bastante destaque para estas chuvas. Aqui em Juiz de Fora, a situação é mais tranquila. Mesmo assim, houve mais de 30 pontos de deslizamentos e há 27 desalojados.

 

As cidades que mais preocupam são: Muriaé e Cataguases. O rio Muriaé já subiu 8 metros desde segunda. :shock:

 

Neste momento, tempo nublado, 20,5ºC

Link to comment
Share on other sites

E O COM. DA DEFESA CIVIL DE MG ATRIBUIU AS CHUVA/ENCHENTES AO AQUECIMENTO GLOBLA!!! E TEM RAZÃO, POIS MINAS TEM 90% DA MATA ORIGINAL, NÃO HÁ OCUPAÇÃO IRREGULAR, O POVO NÃO JOGA LIXO E NUNCA CHOVEU ASSIM LÁ, ENCHENTE E MORTES NO SUDESTE NUNCA OCORRERAM.....É O INESCRUPULOSO AQUECIMENTO GLOBAL, AFINAL COM UMA COSTA LARGA DESTE JEITO, SÓ PODE SER TUDO CULPA DELE!!!

Link to comment
Share on other sites

E O COM. DA DEFESA CIVIL DE MG ATRIBUIU AS CHUVA/ENCHENTES AO AQUECIMENTO GLOBLA!!! E TEM RAZÃO, POIS MINAS TEM 90% DA MATA ORIGINAL, NÃO HÁ OCUPAÇÃO IRREGULAR, O POVO NÃO JOGA LIXO E NUNCA CHOVEU ASSIM LÁ, ENCHENTE E MORTES NO SUDESTE NUNCA OCORRERAM.....É O INESCRUPULOSO AQUECIMENTO GLOBAL, AFINAL COM UMA COSTA LARGA DESTE JEITO, SÓ PODE SER TUDO CULPA DELE!!!

 

Independentemente de "to be or not to be" é bem interessante o caso das chuvas desses últimos dias...

 

Convido a voces a um raciocínio simples: Vamos traçar um círculo imaginário sobre o Oceano, que corresponderia mais ou menos o poço da baixa pressão em superfície, e o dividimos em quadrantes. Na minha cabeça a coisa ficaria numa metade Sul/ metade norte e consequentemente metade leste/oeste.

 

Houve dois quadrantes nas quais o volume de chuvas se acumulou. O noroeste (nordeste de São paulo e sul de Minas) e o sudoeste (vale do Iatajaí, Floripa e litoral sul do PR).

 

Para aqueles que leram algo como a instabilidade causada pelo jato quais eram mesmos as regiões preferenciais para desenvolvimento das tempestades? Aonde era mesmo que as velocidades verticais eram maiores??

 

Essas coisas não acontecem ao mesmo tempo, há uma inércia de alguns dias... Não por acaso a subsidência mora ao lado, isto é, a estiagem e ausência de nuvens fica logo ali a oeste das áreas chuvosas...

 

Apenas uma reflexão. Nada de grandes acoxambramentos e mirabolantes conspirações de aquecimento e sim nosso velho e bom mecanismo de compensações e, se quiserem raciocinar noutra analogia, pensem nas conhecidas células de Hadley... Sobe úmido, descarrega e desce seco... Pode ser pensada numa escala maior (El niño/niña até escalas menores)

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

EXATO

 

CHOVE AQUI, SECA ALÍ E VICE-VERÇA.

 

AQUI O FATOR PRIMORDIAL FOI O RELEVO, SEM ELE NÃO DARIA NEM 20/30% DO VOLUME.

 

E ESTAMOS COM A INFLUÊNCIA DA LA-NINA.

 

AGORA O QUE DEU EM SC FOI ALGO QUE NÃO DAVA A , NO MÍNIMO, UNS 80/100 ANOS. MAS QUE PARA O CLIMA NÃP PASSA DE ALGUNS MILÉSIMOS DE SEGUNDOS....

 

A IRONIA É QUE TUDO QUE ACONTECE COLOCAM CULPA NO AQUECIMENTO, ATÉ QUANDO ISTO??? DO COMANDANTE ATÉ ACEITO , MAS E DOS PROF. DA ÁREA???

Link to comment
Share on other sites

ATÉ ONTEM;

 

FPOLIS/INMET;

 

25,7/19,0/22,2

 

MÉDIA MAIS BAIXA DESDE 1983 ATÉ AGORA.

 

Já pode ser considerado como uma tendência?

 

Pois é, aqui no Rio estamos em torno de 23°C de média até agora. Quase 3°C a menos que a normal. Por mais que faça calor agora no final do mês, acredito que vamos ficar bem abaixo da média.

O engraçado vai ser ver, no ano que vem, os amigos do forum reclamando das temperaturas bem acima da média no outono/inverno. Já estou vendo... Curitiba com +3°C, +4°C de anomalia. hehehe :lol: :lol: :lol:

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

ATÉ ONTEM;

 

FPOLIS/INMET;

 

25,7/19,0/22,2

 

MÉDIA MAIS BAIXA DESDE 1983 ATÉ AGORA.

 

Já pode ser considerado como uma tendência?

 

Pois é, aqui no Rio estamos em torno de 23°C de média até agora. Quase 3°C a menos que a normal. Por mais que faça calor agora no final do mês, acredito que vamos ficar bem abaixo da média.

O engraçado vai ser ver, no ano que vem, os amigos do forum reclamando das temperaturas bem acima da média no outono/inverno. Já estou vendo... Curitiba com +3°C, +4°C de anomalia. hehehe :lol: :lol: :lol:

 

 

Abraços,

 

Dezembro em Ctba: 18ºC

Julho em CTBA: 15ºC

 

Amplitude térmica anual de 3ºC !!!!

Link to comment
Share on other sites

Estou a caminho de Soledade. Venta fraco aqui em Passo Fundo e não faz frio, apesar de ser 5h30.

 

Iria fazer uma visita ao Tomasini, mas é um tanto cedo, apesar de ele estar na lavoura ou na granja... 8)

 

E claro, ao amigo, Délcio.

 

Grande abraço.

 

Já que o SR. está tão severo :

 

Poste aqui apenas sobre condiçoes Meteorologicas que é de fato o lugar apropriado e comentarios de quem o Sr. irá visitar ou não, cabe o Sr. abrir um topico no comunidade que é o lugar adequado..

 

Att..

 

Ah, seu pilantra...

 

Leia a minha 1ª frase. Eu falo do tempo. Preste atenção,Ofélia.... :lol:

 

Pensei que iamos tomar uma cerveja 0°C juntos no final do ano, tomara que nao chova. :lol:

 

Nubladao aqui na Praia Grande, garoa de manhã, agora tempo abafado porém não tenho a temperatura pois estou sem meu termometro.

Link to comment
Share on other sites

ATÉ ONTEM;

 

FPOLIS/INMET;

 

25,7/19,0/22,2

 

MÉDIA MAIS BAIXA DESDE 1983 ATÉ AGORA.

 

Já pode ser considerado como uma tendência?

 

Pois é, aqui no Rio estamos em torno de 23°C de média até agora. Quase 3°C a menos que a normal. Por mais que faça calor agora no final do mês, acredito que vamos ficar bem abaixo da média.

O engraçado vai ser ver, no ano que vem, os amigos do forum reclamando das temperaturas bem acima da média no outono/inverno. Já estou vendo... Curitiba com +3°C, +4°C de anomalia. hehehe :lol: :lol: :lol:

 

 

Abraços,

 

Dezembro em Ctba: 18ºC

Julho em CTBA: 15ºC

 

Amplitude térmica anual de 3ºC !!!!

Típico de clima tropical :lol:
Link to comment
Share on other sites

ATÉ ONTEM;

 

FPOLIS/INMET;

 

25,7/19,0/22,2

 

MÉDIA MAIS BAIXA DESDE 1983 ATÉ AGORA.

 

Já pode ser considerado como uma tendência?

 

Pois é, aqui no Rio estamos em torno de 23°C de média até agora. Quase 3°C a menos que a normal. Por mais que faça calor agora no final do mês, acredito que vamos ficar bem abaixo da média.

O engraçado vai ser ver, no ano que vem, os amigos do forum reclamando das temperaturas bem acima da média no outono/inverno. Já estou vendo... Curitiba com +3°C, +4°C de anomalia. hehehe :lol: :lol: :lol:

 

 

Abraços,

 

Dezembro em Ctba: 18ºC

Julho em CTBA: 15ºC

 

Amplitude térmica anual de 3ºC !!!!

Está parecendo o litoral centro-norte do Chile.

 

Até o dia 18/12 a média de temperatura aqui em casa está assim:

 

mínima: 18,5°

máxima: 28,3°

média simples: 23,4°.

 

Levando-se em conta que minhas mínimas ficam em geral 0,5°-1° acima do INMET, e as máximas 0°-1° acima, então o INMET deve ter média simples em torno dos 23°, talvez um pouco menos, e a ponderada girando em 22,5°.

 

Esse dezembro está bom.

 

Agora tenho 28,0° com 55% e 1012,8 mb. Sol e nuvens. Vento SE a 15,0 km/h com rajada máxima de 26,6 km/h. A mínima ficou em 19,1°. É o nono dia com mínima entre 17° e 19°.

 

Abraços subtropicais!

Link to comment
Share on other sites

El secretario de la Producción de la provincia, Carlos Sartor, dijo que la sequía de los últimos meses en los departamentos del norte santafesino causó la muerte de 200 mil cabezas de ganado, y calculó las pérdidas en alrededor de 2 mil millones de pesos.

 

Las cifras son el balance de un fenómeno climático sin precedentes que este año azotó a la economía provincial. Las jurisdicciones más afectadas son los departamentos de Nueve de Julio, Vera, General Obligado, San Cristóbal, San Justo y San Javier. Los tres primeros todavía sufren el efecto de la falta de lluvias.

 

Los pronósticos, encima, vaticinan un panorama nada alentador para 2009. “Las temperaturas van a aumentar, no lloverá mucho y a eso se suma la incertidumbre por lo que pasa con la economía global”, interpretó Sartor.

 

==

 

Praga de gafanhotos pela seca atinge Província de Buenos Aires e já alcança vários departamentos uruguaios, inclusive um na fronteira com o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Minima aqui no Litoral Paulista hoje de 22,2...Tenho sol agora e 25 graus..

 

Aqui no Centro de Ctba, 16,8ºC de mínima. A madrugada toda com temperatura ao redor dos 17ºC, céu nublado, vento, sensação de friozinho.

 

Agora, 16h, 27,6ºC. Muito sol e calor. E Soledade, com 34,1ºC.

Link to comment
Share on other sites

São Borja com 39,3ºc!

Atingiu máxima de 39,7°! :shock: :shock:

 

Ainda teve:

 

39,3 em Quaraí

 

38,9° em Alegrete

 

38,8° em Uruguaiana

 

38,5° em São Gabriel

 

38,1° em São Luiz Gonzaga

 

38,0° em Santa Maria

 

37,6° em Rio Pardo

 

Aqui em POA o INMET bateu 34,5°. Em casa tive máxima de 35,3°!!

 

Agora tenho 32,4° com 48% e pressão em 1007,9 mb. Vento SSE a 24,0 km/h sendo a maior rajada de 26,9°.

 

Abraços tórridos!

Link to comment
Share on other sites

São Borja com 39,3ºc!

Atingiu máxima de 39,7°! :shock: :shock:

 

Aqui em POA o INMET bateu 34,5°. Em casa tive máxima de 35,3°!!

 

Agora tenho 32,4° com 48% e pressão em 1007,9 mb. Vento SSE a 24,0 km/h sendo a maior rajada de 26,9°.

 

Abraços tórridos!

 

Bah, então mesmo Soledade com a estação num topo como diz o PH ganhou de POA! Sim, bateu 35,1ºc lá!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto algumas cidades do RS "torram"; Taubaté, "embolora"; os últimos 10 dias tem sido assim: até às 10:00hs, céu nublado; das 10:00 hs às 14:00 hs sai um sol entre nuvens; das 14:00 hs em diante, dá-lhe chuva, fortes, médias, fracas e garoa. Agora, temos 19°C e uma chuva leve.

Para quem, como eu, não gosta de calor, está uma beleza.Na noite anterior à entrada do verão, dormi com um edredom, maravilha!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

POA fritando: 35,2° com 45%!!

 

Pressão em 1008,8 mb e vento ENE a 5,2 km/h!

 

Torres tem 23,1° no momento, e Uruguaiana bateu 38,4° na última hora!! :shock:

 

Tô indo pra POA amanhã... aqui no RJ tá bem fresco, vou pegar um calorzinho aí na tua terra amigo!

Sds.,

Boa sorte!! Amanhã teremos 36° no INMET e aqui em casa talvez vá à 37°!

 

A diferença do calor daqui para o Rio é que não temos vento - pelo menos nesses dias tivemos vento fraco à partir do meio da tarde - e não temos praia. Resultado: sente-se mais o calor.

 

Agora tenho 28,6° com 61% e 1008,1 mb. Vento ENE a 10,0 km/h.

 

Abraços tórridos!

Link to comment
Share on other sites

POA fritando: 35,2° com 45%!!

 

Pressão em 1008,8 mb e vento ENE a 5,2 km/h!

 

Torres tem 23,1° no momento, e Uruguaiana bateu 38,4° na última hora!! :shock:

 

Tô indo pra POA amanhã... aqui no RJ tá bem fresco, vou pegar um calorzinho aí na tua terra amigo!

Sds.,

Boa sorte!! Amanhã teremos 36° no INMET e aqui em casa talvez vá à 37°!

 

A diferença do calor daqui para o Rio é que não temos vento - pelo menos nesses dias tivemos vento fraco à partir do meio da tarde - e não temos praia. Resultado: sente-se mais o calor.

 

Agora tenho 28,6° com 61% e 1008,1 mb. Vento ENE a 10,0 km/h.

 

Abraços tórridos!

 

Valeu Marcos!

Já estou preparado e acostumado com o calor (apesar de odiar..rs)! Vou chegar amanhã 20:30h se não atrasar, já deve ter diminuido o calor... a previsão tá dando um refresco a partir de quinta-feira, tomara!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Céu estrelado e 29,0°C às 21:23 hrs. :oops:

 

Que nada, aqui faz 29,1ºc as 22:30h!

Seus chorões!! São Borja tinha 30,8° às 23 h e 32,9° às 22 h!! :shock: :(

 

Aqui em casa tenho 24,1° com 76% e cirrus. Pressão em 1009,8 mb e vento E a 10,8 km/h. Maior rajada do dia: 26,9 km/h.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

POA fritando: 35,2° com 45%!!

 

Pressão em 1008,8 mb e vento ENE a 5,2 km/h!

 

Torres tem 23,1° no momento, e Uruguaiana bateu 38,4° na última hora!! :shock:

 

Passei o dia na beira da praia em Torres (graças a deus!!). De baixo do guarda-sol as mulheres reclamavam da brisa "fria" que soprava do mar!! Dia muito fresquinho no litoral gaúcho (como de costume), mas estava um sol maravilhoso, o que deu para manter o brozeado 8)

Link to comment
Share on other sites

SERTORIO:

 

22/12/2008 12:49:38 33.5

22/12/2008 12:50:15 33.5

22/12/2008 12:50:52 33.5

22/12/2008 12:51:29 33.6

22/12/2008 12:52:06 33.6

22/12/2008 12:52:43 33.6

22/12/2008 12:53:20 33.6

22/12/2008 12:53:57 33.6

22/12/2008 12:54:34 33.7

22/12/2008 12:55:11 33.7

22/12/2008 12:55:48 33.7

22/12/2008 12:56:25 33.8

22/12/2008 12:57:02 33.8

22/12/2008 12:57:39 33.9

22/12/2008 12:58:16 34.0

22/12/2008 12:58:53 34.0

22/12/2008 12:59:30 34.1

22/12/2008 13:00:07 34.2

Link to comment
Share on other sites

Dia de céu 100% azul em Porto Alegre e totalmente estático.

 

Hoje vai ferver !!!!

 

Já tenho 30,5ºC na minha estação com 49% de UR. Devo chegar aos 34ºC/35ºC.

 

No INMET deve passar dos 36ºC.

 

Na zona norte ficará acima dos 37ºC.

O genocídio aqui já atinge os 34,4° com 47%. Pressão em 1010,4 mb e o vento mal passa dos 5 km/h. A mínima foi de 21,2°.

 

A fronteira oeste vai à 2 milhões de graus!! :shock:

 

E é com alegria que comprei dois termo-higrômetros digitais com cabo de 3 m. Um pra mim e outro pra minha namorada - sim, já estou colocando ela na onda dos amantes do tempo. 8)

 

Abraços tórridos!!

Link to comment
Share on other sites

Dia de céu 100% azul em Porto Alegre e totalmente estático.

 

Hoje vai ferver !!!!

 

Já tenho 30,5ºC na minha estação com 49% de UR. Devo chegar aos 34ºC/35ºC.

 

No INMET deve passar dos 36ºC.

 

Na zona norte ficará acima dos 37ºC.

O genocídio aqui já atinge os 34,4° com 47%. Pressão em 1010,4 mb e o vento mal passa dos 5 km/h. A mínima foi de 21,2°.

 

A fronteira oeste vai à 2 milhões de graus!! :shock:

 

E é com alegria que comprei dois termo-higrômetros digitais com cabo de 3 m. Um pra mim e outro pra minha namorada - sim, já estou colocando ela na onda dos amantes do tempo. 8)

 

Abraços tórridos!!

 

Tá certo!! :lol:

 

O Marcos quando tiver seu primeiro filho não vai dar uma camisa do Inter para ele como primeiro presente, mas sim um termômetro digital da Incoterm :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.