Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Ricardo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A respeito da discussão sobre o inverno quero dizer que sempre se cai na armadilha da média. Talvez setembro compense julho e agosto e o inverno acabe até abaixo da "média". Mas isso é um engano, pois mascara os bloqueios do frio nos meses centrais da estação, que realmente foram quentes. Um bom indicador disso é a própria neve, que não caiu. O ritmo foi marcado pela pouca participação de anticiclones polares continentais em latitudes mais baixas, como quando se instala no Chaco paraguaio e que, associado a instabilidades mais ao norte, nas latitudes do sul, acarretam a neve.

 

OS INVERNOS NO BRASIL - REFIRO-ME AOS ESTADOS ONDE O FRIO REALMENTE SE FAZ PRESENTE - SEMPRE TEVE INVERNOS ALTERNADOS DE FRIO E CALOR. ME DIGA UM INVERNO QUE SE MANTEVE TOTALMENTE FRIO. DIGO TOTALMENTE FRIO AO LONGO DE TODA A ESTAÇÃO!ONDE HOUVE FRIO CONSTANTE. SE ME DISSER EU DOU MEU BRAÇO A TORCER! ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO DE DIVISÃO CLIMÁTICA. NUNCA HOUVE UMA REGULARIDADE DE QUEDA DE NEVE AO LONGO DA HISTÓRIA. TIVESSE HAVIDO E ESTARÍAMOS CHEIOS DE REGISTROS EM LIVROS, FOTOS E TUDO MAIS!!! NÃO HÁ. A NEVE AQUI É ESPORÁDICA. HAVENDO INVERNOS ONDE ELA SE MANIFESTA E NOUTROS, NÃO! ISTO NÃO QUER DIZER QUE NÃO HAJA INVERNOS ONDE O FRIO SE FAÇA PRESENTE. O INVERNO DE 2007 É UM EXEMPLO: MUITO FRIO AQUI NO SUL!

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra variar geada...

Apesar dos 4,1º no Topinho, nas Tuias com certeza foi perto de 0º, mais tarde vou ligar pro Eliano pra saber :twisted:

 

AQUI PARA VARIAR FOI A DÉCIMA OITAVA NEGATIVA NA CLIMATERRA E A SEPTUAGÉSSIMA OITAVA GEADA.....

 

NÃO RESISTÍ.....

Meu sogro estava no Rincão dos Silvanos desde ontem e segundo ele sabe aquela geadinha, que até a ponta do mato fica branca, aquele geadão de palmo? Pois foi esta geada que ocorreu hoje no Silvanos, e o termômetro de mercúrio dentro da varanda marcou um friozinho de -5º...

Não resistí :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

A respeito da discussão sobre o inverno quero dizer que sempre se cai na armadilha da média. Talvez setembro compense julho e agosto e o inverno acabe até abaixo da "média". Mas isso é um engano, pois mascara os bloqueios do frio nos meses centrais da estação, que realmente foram quentes. Um bom indicador disso é a própria neve, que não caiu. O ritmo foi marcado pela pouca participação de anticiclones polares continentais em latitudes mais baixas, como quando se instala no Chaco paraguaio e que, associado a instabilidades mais ao norte, nas latitudes do sul, acarretam a neve.

 

OS INVERNOS NO BRASIL - REFIRO-ME AOS ESTADOS ONDE O FRIO REALMENTE SE FAZ PRESENTE - SEMPRE TEVE INVERNOS ALTERNADOS DE FRIO E CALOR. ME DIGA UM INVERNO QUE SE MANTEVE TOTALMENTE FRIO. DIGO TOTALMENTE FRIO AO LONGO DE TODA A ESTAÇÃO!ONDE HOUVE FRIO CONSTANTE. SE ME DISSER EU DOU MEU BRAÇO A TORCER! ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO DE DIVISÃO CLIMÁTICA. NUNCA HOUVE UMA REGULARIDADE DE QUEDA DE NEVE AO LONGO DA HISTÓRIA. TIVESSE HAVIDO E ESTARÍAMOS CHEIOS DE REGISTROS EM LIVROS, FOTOS E TUDO MAIS!!! NÃO HÁ. A NEVE AQUI É ESPORÁDICA. HAVENDO INVERNOS ONDE ELA SE MANIFESTA E NOUTROS, NÃO! ISTO NÃO QUER DIZER QUE NÃO HAJA INVERNOS ONDE O FRIO SE FAÇA PRESENTE. O INVERNO DE 2007 É UM EXEMPLO: MUITO FRIO AQUI NO SUL!

 

 

 

Na normal 1971-2000 a região do Planalto da Neve teve 15 nevascas com mais de 20 cm de acumulação! Um evento em ano sim, ano não. Isso não é esporádico.

 

No período pós-2000 não tivemos nenhuma ainda, na verdade não passamos nem de 5 cm de acumulação. Se isso não é uma anomalia, eu não sei o que pode ser. Nos registros do passado (revistas tipo Manchete etc.., cheias de fotos da neve de SJ), falava-se em gente do sudeste e de POA que ía para São Joaquim brincar de esquiar. Isso é surreal hoje. Para quem viveu na região de SJ no período 1950-2000, as nevascas eram algo esperado, constante, normal. Podia não vir em um, dois, três até quatro anos. Depois o pagamento vinha "com correção monetária", tipo com 2 episódios em uma ano, ou 3-4 em dois anos. Com relação a neve entre 5 e 20 cm, eram raríssimos os períodos de 2-3 anos que passavam sem! Já estamos a 8 anos na fila....

Se os invernos climáticos continuam na média no RS e na Região de SJ, em Curitiba eles parecem seguir justamente a anomalia com a neve. Nosso inverno, para ser de normal a frio, precisa do centro das MP´s no Chaco, do mesmo jeito que SJ precisa disso para ter neve boa.

 

Pode ser que na década de 1930 tenha havido algo parecido. Uma evidência é que só houve uma nevasca em SJ e a normal de Curitiba de 1931-1960 é menos fria nos meses de inverno que a normal 1961-1990. Entretanto, o meu ceticismo se acentua porque que nos últimos anos já tivemos de tudo, de PDO negativa, mínimo solar, etc... e nada de neve boa, ao contrário da década de 1930, que parece ter sido um período no qual estas varíaveis estavam desfavoráveis.

 

Concordo com o Rodolfo com relação ao seguinte: as massas polares já não se posicionam no Chaco como antigamente. Hoje temos 2 ou 3 eventos desse por ano (quando temos), geralmente em maio, no início do inverno climático, quando o bloqueio ainda não ganhou força, e aí temos ciclone fraco etc... Antes eram muitos eventos de alta no Chaco em um ano normal, sendo que entre 3 e 5 tinha um ciclone na costa do RS. Aí a neve era abundante.

 

Outra coisa. Por mais que o inverno climático termine abaixo da média, para as pessoas normais, que não são fanáticas por frio e neve como nós, inverno é o do calendário e julho seu maior representante. No sul, este ano, o inverno não existiu em julho no sul. Na verdade, em Curitiba tivemos um julho típico de Teresópolis. Estava lecionando em Joinville neste final de semana e os alunos me falaram que o inverno deste ano tinha caído em alguns dias do final de junho. Esta é a percepção de todos.

 

Para mim algo mudou, para pior. Se é o aquecimento global provocado pelo homem, consequencias do desmatamento da Amazônia, ou sei lá o que, eu não sei dizer. O que sei é que mudou. E eu torço muito para que volte ao que era. Pois eu mudei para o sul em 1999, sendo que um dos motivos foi o clima.

 

Fui!

Link to comment
Share on other sites

A respeito da discussão sobre o inverno quero dizer que sempre se cai na armadilha da média. Talvez setembro compense julho e agosto e o inverno acabe até abaixo da "média". Mas isso é um engano, pois mascara os bloqueios do frio nos meses centrais da estação, que realmente foram quentes. Um bom indicador disso é a própria neve, que não caiu. O ritmo foi marcado pela pouca participação de anticiclones polares continentais em latitudes mais baixas, como quando se instala no Chaco paraguaio e que, associado a instabilidades mais ao norte, nas latitudes do sul, acarretam a neve.

 

ME DESCULPE, RODOLFO, MAS NEVE NÃO CARACTERIZA INVERNO FRIO OU QUENTE, VIDE 65!!

 

COMO O PAULO FALOU, NOSSO INVERNO NÃO É CONSTANTE. E NESTE ANO TIVEMOS SIM UM EXCELENTE INVERNO, FORAM QUASE 70 DIAS SEGUIDOS DE FRIO ENTRE 29 DE ABRIL AO INÍCIO DE JULHO, DEPOIS FORAM +- 20/25 DIAS DE MARASMO, PRIMEIROS 15/18 DIAS DE AGOSTO COM BOM FRIO, OUTRO PEQUENO MARASMO E VAMOS TER UM SETEMBRO MUITO FRIO. DIGO NÃO APENAS PARA S.JOAQUIM, SIM SC, RS E SUDOESTE/SUL DO PR.

 

NÃO CONFUNDIR NEVASCA OU 3/4 DIAS DE NEVE BOA COM INVERNO FRIO!!!!

 

BASTA VER O EXEMPLO DE MÍNIMAS NEGATIVAS, JÁ ESTOU COM 18 E PODEREI CHEGAR A 20/23 DIAS, PODENDO SER O MAIOR NÚMERO EM 10 ANOS!!! POUCOS DIAS QUENTES. MAIS DE 2000 UNIDADES DE FRIO....

 

É UMA SÉRIE DE FATORES PARA DIZER DO INVERNO, E SEMPRE FALO DE INVERNO CLIMÁTICO, QUE NESTE ANOS ESTÁ ADENTRANDO NA PRIMAVERA EM QUASE METADE DE SC, POIS NAS ÁREAS ABAIXO DOS 700/900 m, FINS DE AGOSTO E SETEMBRO JÁ É PRIMAVERA CLIMÁTICA!!!

Link to comment
Share on other sites

A respeito da discussão sobre o inverno quero dizer que sempre se cai na armadilha da média. Talvez setembro compense julho e agosto e o inverno acabe até abaixo da "média". Mas isso é um engano, pois mascara os bloqueios do frio nos meses centrais da estação, que realmente foram quentes. Um bom indicador disso é a própria neve, que não caiu. O ritmo foi marcado pela pouca participação de anticiclones polares continentais em latitudes mais baixas, como quando se instala no Chaco paraguaio e que, associado a instabilidades mais ao norte, nas latitudes do sul, acarretam a neve.

 

OS INVERNOS NO BRASIL - REFIRO-ME AOS ESTADOS ONDE O FRIO REALMENTE SE FAZ PRESENTE - SEMPRE TEVE INVERNOS ALTERNADOS DE FRIO E CALOR. ME DIGA UM INVERNO QUE SE MANTEVE TOTALMENTE FRIO. DIGO TOTALMENTE FRIO AO LONGO DE TODA A ESTAÇÃO!ONDE HOUVE FRIO CONSTANTE. SE ME DISSER EU DOU MEU BRAÇO A TORCER! ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO DE DIVISÃO CLIMÁTICA. NUNCA HOUVE UMA REGULARIDADE DE QUEDA DE NEVE AO LONGO DA HISTÓRIA. TIVESSE HAVIDO E ESTARÍAMOS CHEIOS DE REGISTROS EM LIVROS, FOTOS E TUDO MAIS!!! NÃO HÁ. A NEVE AQUI É ESPORÁDICA. HAVENDO INVERNOS ONDE ELA SE MANIFESTA E NOUTROS, NÃO! ISTO NÃO QUER DIZER QUE NÃO HAJA INVERNOS ONDE O FRIO SE FAÇA PRESENTE. O INVERNO DE 2007 É UM EXEMPLO: MUITO FRIO AQUI NO SUL!

 

 

 

Na normal 1971-2000 a região do Planalto da Neve teve 15 nevascas com mais de 20 cm de acumulação! Um evento em ano sim, ano não. Isso não é esporádico.

 

No período pós-2000 não tivemos nenhuma ainda, na verdade não passamos nem de 5 cm de acumulação. Se isso não é uma anomalia, eu não sei o que pode ser. Nos registros do passado (revistas tipo Manchete etc.., cheias de fotos da neve de SJ), falava-se em gente do sudeste e de POA que ía para São Joaquim brincar de esquiar. Isso é surreal hoje. Para quem viveu na região de SJ no período 1950-2000, as nevascas eram algo esperado, constante, normal. Podia não vir em um, dois, três até quatro anos. Depois o pagamento vinha "com correção monetária", tipo com 2 episódios em uma ano, ou 3-4 em dois anos. Com relação a neve entre 5 e 20 cm, eram raríssimos os períodos de 2-3 anos que passavam sem! Já estamos a 8 anos na fila....

Se os invernos climáticos continuam na média no RS e na Região de SJ, em Curitiba eles parecem seguir justamente a anomalia com a neve. Nosso inverno, para ser de normal a frio, precisa do centro das MP´s no Chaco, do mesmo jeito que SJ precisa disso para ter neve boa.

 

Pode ser que na década de 1930 tenha havido algo parecido. Uma evidência é que só houve uma nevasca em SJ e a normal de Curitiba de 1931-1960 é menos fria nos meses de inverno que a normal 1961-1990. Entretanto, o meu ceticismo se acentua porque que nos últimos anos já tivemos de tudo, de PDO negativa, mínimo solar, etc... e nada de neve boa, ao contrário da década de 1930, que parece ter sido um período no qual estas varíaveis estavam desfavoráveis.

 

Concordo com o Rodolfo com relação ao seguinte: as massas polares já não se posicionam no Chaco como antigamente. Hoje temos 2 ou 3 eventos desse por ano (quando temos), geralmente em maio, no início do inverno climático, quando o bloqueio ainda não ganhou força, e aí temos ciclone fraco etc... Antes eram muitos eventos de alta no Chaco em um ano normal, sendo que entre 3 e 5 tinha um ciclone na costa do RS. Aí a neve era abundante.

 

Outra coisa. Por mais que o inverno climático termine abaixo da média, para as pessoas normais, que não são fanáticas por frio e neve como nós, inverno é o do calendário e julho seu maior representante. No sul, este ano, o inverno não existiu em julho no sul. Na verdade, em Curitiba tivemos um julho típico de Teresópolis. Estava lecionando em Joinville neste final de semana e os alunos me falaram que o inverno deste ano tinha caído em alguns dias do final de junho. Esta é a percepção de todos.

 

Para mim algo mudou, para pior. Se é o aquecimento global provocado pelo homem, consequencias do desmatamento da Amazônia, ou sei lá o que, eu não sei dizer. O que sei é que mudou. E eu torço muito para que volte ao que era. Pois eu mudei para o sul em 1999, sendo que um dos motivos foi o clima.

 

Fui!

 

AS MÉDIAS DO INVERNO CLIMÁTICO NÃO MENTEM, ESTÃO DENTRO DO NORMAL, PORÉM COM FORTES VARIAÇÕES. A ÚNICA COISA FORA DO PADRÃO É A AUSÊNCIA DE NEVE FORTE, EM 2000 CHEGOU A MAIS DE 10 CM NO CRUZEIRO E EM MAIO DE 1999 MAIS DE 10 CM, PORÉM VEIO A GAROA E DESMANCHOU...

Link to comment
Share on other sites

DE VOLTA DEPOIS DE FICAR SEM INTERNET DESDE 5ª-FEIRA!!

 

A má notícia é que depois de um dia bom o que aconteceu em POA?? Nublou... :?

 

A boa notícia é que o tempo nublou e limpou, ficando nublado imediatamente do N de POA para o N e praticamente limpo sobre a cidade! :D

 

Tive variação de 8,4° à 19,3°.

 

Agora tenho 12,3° com 73% e 1019,3 mb. Vento minuano soprando lá fora.

Link to comment
Share on other sites

Só acho que o Rodolfo deveria ter deixado mais claro que a seca é só em algumas localidades no interior do estado do Rio de Janeiro e não na capital do estado, onde as chuvas deste inverno em geral ficaram dentro dos padrões esperados (o que neste trecho do litoral do sudeste, ao contrário da maior parte da região, é bem satisfatório e consegue manter a umidade no solo em um nível aceitável já que o sol brilha mais fraco e a evaporação diminui), até em julho que foi um mês excepcionalmente seco em partes do sudeste (com quebra de recordes em São Paulo e ATÉ Ubatuba!!!!!! que ZERARAM em chuva) fomos um dos poucos locais da Região Sudeste que teve chuva, e ainda foi FORTE embora irregular pela cidade, agosto teve mais de 10 dias com precipitação e setembro parece que será muito chuvoso, esta semana por exemplo será molhada, a vegetação pela cidade está verde e vicejante, bem mais que em 2007 que também não foi um ano seco mas teve algumas meses bem secos (principalmente março e setembro), mas 2007 fechou com chuva perto do normal por causa do primavera muito chuvosa (demorou até o meio de outubro para começar a chover mas quando veio foram 2 meses de chuva em 24 horas e depois choveu regularmente até o final do ano), em 2008 nenhum mês realmente seco até agora, tirando alguns extremos da cidade em julho que ficaram de fora do aguaceiro no começo do mês.

 

Quanto a temperatura não foi observado nenhum mês quente ainda este ano, aqui na capital foi de janeiro a julho abaixo da média e dentro a um pouco acima em agosto, o verão foi pífio.

Link to comment
Share on other sites

AS MÉDIAS DO INVERNO CLIMÁTICO NÃO MENTEM, ESTÃO DENTRO DO NORMAL, PORÉM COM FORTES VARIAÇÕES. A ÚNICA COISA FORA DO PADRÃO É A AUSÊNCIA DE NEVE FORTE, EM 2000 CHEGOU A MAIS DE 10 CM NO CRUZEIRO E EM MAIO DE 1999 MAIS DE 10 CM, PORÉM VEIO A GAROA E DESMANCHOU...

 

Esta é a situação no PR, em algumas cidades escolhidas nas diversas regiões, neste ano e no inverno climático até agora:

 

Pinhais (RMC) (base 61/90) - leste

Mai: -0.3

Jun: -0.1

Jul: +1.6

Ago: +1.3

Set: +1.2 (até ontem)

 

Ponta Grossa (base 61/90) - centro-leste

Mai: 0.0

Jun: +0.1

Jul: +1.5

Ago: +1.0

Set: +1.3 (até ontem)

 

Fernandes Pinheiro (base 63/90) - centro

Mai: +0.2

Jun: -0.1

Jul: +2.0

Ago: +1.5

Set: +1.1 (até ontem)

 

Pato Branco (base 79/90) - sudoeste

Mai: +0.1

Jun: ???

Jul: +3.1

Ago: +1.3

Set: +0.4 (até ontem)

 

Guarapuava (base 76/90) - centro

Mai: +0.0

Jun: +0.1

Jul: +2.0

Ago: +1.5

Set: +1.5 (até ontem)

 

Apucarana (base 65/90) - norte

Mai: -0.7

Jun: -0.3

Jul: +1.8

Ago: +0.7

Set: +1.2 (até ontem)

 

Anomalias a rigor não tão altas assim (comparadas a absurdos tipo +3 ou +4, que já tivemos recentemente), mas longe de mostrar um inverno normal a abaixo. Bom, cada um faz a leitura que quiser. Se esse ano fosse um contraponto a muitos outros frios que tivessemos tido neste década, até que seria aceitável. Mas é mais um do mesmo.

Setembro ainda acho que fecha normal em Ctba e no restante do estado.

Link to comment
Share on other sites

|Zé Vicente, que idade você tem?

Você fala como se tivesse vivido nos anos 50.

Temos relatos. Eventos relatados. Temos passado!!! História do clima. Ciclos.

Concordo com muitas coisas que dizes!

Porém, posso te dizer algo. TEnho 47 anos. Vivi em Bagé até os meus 15 anos. Na década de 70 vi inúmeras geadas em Bagé. Quando vim morar em Porto Alegre, houve nevascas registradas como a de Curitiba de 1975.

Agora, é exatamente aí que entra o período quando iniciaram os fortes El Ninos. de 1977 até agora há pouco, tivemos inúmeros efeitos dos El Ninos até se registrar o mais forte de todos. Os mais lembrados de 1997 o mais forte. Logo Tivemos anomalias em todos estes anos que tu falas. É evidente que não houve registro de nevascas fortes nestes períodos. Embora tenha havido alguns e até de neve em Porto Alegre em 1984(que eu vi cair).

Logo, avivem suas memórias. Sempre houve calor no meio de nosso inverno. Sempre houve algum período de calor entre as nevascas ocorridas entre 1955 a 1976. Basta olharem nos registros meteorológicos do INMET. Embora, muitos deles, em função das estações ficarem em locias que muits vezes não condizem com a realidade dos microclimas.

Não estou criando uma polêmica. Só estou tenando dizer que é assim.

E a meu ver. Não precisaremos ficar velhos para vermos grandes eventos de frio que ocorrerão. Nem devem vocês me achar um profeta do tempo ou o Cacique Cobra-coral. É que os sintomas da mudança para um período de frio está se desenvolvendo neste momento. Todos osíndices estão conincidindo para isso: PDO, SOI, etc.

É um fato.

O que não podemos é forçar uma situação. O clima é o que é.

Teremos invernos frios daqui prá frente? Teremos

Todos os invernos registrarão neve??? nem sempre

Teremos ciclos de calor em meio ao inverno??? Teremos!!!

FAz parte da normalidade.

Logo. Não me achem um maluco que não considera que de forma alguma interferimos no clima. O homem pode interferir. Porém, como explicar o degelo dos pólos dos planetas do sistema solar inabitados pelo homem???

Como explicar o aquecimento de outros planetas onde NÃO HÁ A RAÇA HUMANA PRODUZINDO CO2???

Link to comment
Share on other sites

DE VOLTA DEPOIS DE FICAR SEM INTERNET DESDE 5ª-FEIRA!!

 

A má notícia é que depois de um dia bom o que aconteceu em POA?? Nublou... :?

 

A boa notícia é que o tempo nublou e limpou, ficando nublado imediatamente do N de POA para o N e praticamente limpo sobre a cidade! :D

 

Tive variação de 8,4° à 19,3°.

 

Agora tenho 12,3° com 73% e 1019,3 mb. Vento minuano soprando lá fora.

Retiro o que disse: o tempo limpou em toda a faixa O e N e ficamos com variação de nebulosidade e mesmo nublado só em cima de POA. Queda de 0,8° e mais de duas horas.

 

Agora faz 11,5°. Somos o local mais quente do RS no momento, junto com Torres (com a diferença que estamos caindo devagar).

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Zé Vicente, você é alguém que anseia demais pela volta das nevascas no Brasil, e eu sou assim também. Desde que comecei a me interessar pelo assunto, em 1999, só vi imagens da neve cobrindo SJ em 3 oportunidades, que foram exatamente as de 99, 2000 e 2002. Em 2006 houve alguma coisa nas redondezas da cidade, conforme o Caio comprovou para nós em fotos, mas ainda assim não é grande coisa.

 

Ou seja, eu nunca vi nevascas de verdade !!! a última foi em 1996 me parece, mas eu não estava ligado no assunto ainda...que pena ! :cry:

 

é aquela mesma reclamação de sempre, na verdade...."desde que o BAZ foi criado, ainda não houve sequer UM episódio muito significativo". Sim, a neve em Pinheiro Machado foi linda, a neve em São Chico (06) foi linda, a neve que o Caio registrou nesse mesmo 06 também foi linda ! entretanto, a obra-prima máxima do inverno, que é uma nevasca, parece que saiu de férias...

 

mas tenho certeza de que ela voltará ! A Metsul, a Climatempo, a Climaterra, o INMET, todos estes institutos ainda farão coberturas e previsões fantásticas a respeito das nevascas no Brasil, em especial a primeira mencionada. Todos estão ansiosos esperando pelo retorno triunfante do planalto da neve...a redenção acontecerá !

 

abraços emocionados !

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A nebulosidade noturna pra variar avacalhou com as mínimas em Ctba e RM (leste). Já na porção oeste da RM o céu não chegou a fechar totalmente.

 

Mínimas grande Ctba:

Curitiba: 9,0

SJP: 8,1 chuvisco

Lapa: 4,0 (chácara de um amigo produtor de pêra)

QB: 8,2 chuvisco

 

No momento: 15ºC, nublado em SJP e QB

Link to comment
Share on other sites

|Zé Vicente, que idade você tem?

Você fala como se tivesse vivido nos anos 50.

Temos relatos. Eventos relatados. Temos passado!!! História do clima. Ciclos.

Concordo com muitas coisas que dizes!

Porém, posso te dizer algo. TEnho 47 anos. Vivi em Bagé até os meus 15 anos. Na década de 70 vi inúmeras geadas em Bagé. Quando vim morar em Porto Alegre, houve nevascas registradas como a de Curitiba de 1975.

Agora, é exatamente aí que entra o período quando iniciaram os fortes El Ninos. de 1977 até agora há pouco, tivemos inúmeros efeitos dos El Ninos até se registrar o mais forte de todos. Os mais lembrados de 1997 o mais forte. Logo Tivemos anomalias em todos estes anos que tu falas. É evidente que não houve registro de nevascas fortes nestes períodos. Embora tenha havido alguns e até de neve em Porto Alegre em 1984(que eu vi cair).

Logo, avivem suas memórias. Sempre houve calor no meio de nosso inverno. Sempre houve algum período de calor entre as nevascas ocorridas entre 1955 a 1976. Basta olharem nos registros meteorológicos do INMET. Embora, muitos deles, em função das estações ficarem em locias que muits vezes não condizem com a realidade dos microclimas.

Não estou criando uma polêmica. Só estou tenando dizer que é assim.

E a meu ver. Não precisaremos ficar velhos para vermos grandes eventos de frio que ocorrerão. Nem devem vocês me achar um profeta do tempo ou o Cacique Cobra-coral. É que os sintomas da mudança para um período de frio está se desenvolvendo neste momento. Todos osíndices estão conincidindo para isso: PDO, SOI, etc.

É um fato.

O que não podemos é forçar uma situação. O clima é o que é.

Teremos invernos frios daqui prá frente? Teremos

Todos os invernos registrarão neve??? nem sempre

Teremos ciclos de calor em meio ao inverno??? Teremos!!!

FAz parte da normalidade.

Logo. Não me achem um maluco que não considera que de forma alguma interferimos no clima. O homem pode interferir. Porém, como explicar o degelo dos pólos dos planetas do sistema solar inabitados pelo homem???

Como explicar o aquecimento de outros planetas onde NÃO HÁ A RAÇA HUMANA PRODUZINDO CO2???

 

Oi Paulo!

 

Eu "só" tenho 39 anos, he he he.

 

Mas existem dados e muitos estudos sobre a neve da Região Conhecida como Planalto da Neve. Eu falo destes dados sobre a década de 1950, mas na década de 1990 eu via todos os invernos as imagens com as cidades das serras gaúchas e catarinenses cobertas de branco. Então não houveram nevascas em 98 (morro da Igreja), 1996 (SJ e região), 1994 (serra gaúcha e catarinense), 1990 (ampla e dois episódios com acumulção acima de 20cm), 1988, etc? Veja que num período de 11 anos (1988-1998) no qual eu já era moleque e se acha fotos de jornal e notícias tivemos 6 episódios de nevascas no BR, fora aquelas que se enquadram entre 5 e 20cm...

 

Isso mudou, e o Ronaldo reconhece... Tenho certeza que as temperaturas no RS e SC contiuam comportadas... mas a neve mudou e muito nesta última década, e acho que todos (menos você, talvez) aqui concordam. O que digo é que o mesmo mecanismo que gera neve em RS e SC gera frio forte em Curitiba. Daí a correlação e o nosso aquecimento!

Outra: eu não quis dizer que o homem aquece o planeta. O que eu quis dizer é que tem algo mudando, apesar dos índices como PDO, SOI, etc..

 

Você citou o período com el niños frequentes a partir de 1977. Pois ue mostrei para ti que as décadas de 1980 e 1990 foram assombrosamente nivosas em meio ao bando de niños. Teve calor entre as nevadas? Lógico! Não é disso que eu estou falando!! Eu falo apenas da quase total ausência de neve em locais nos quais era fora abundante até menos de 10 anos atrás!!

 

vlw

Link to comment
Share on other sites

 

Tentativa de pegadinha agora ou impressão? Como se, se não fosse 100% diferente, seria 99% difrerente? :lol:

 

É isso que quer dizer?

 

Caso seja isso, já digo.

 

Nesse ano, nas invasões polares do outono/inverno, 70% do que passou por Curitiba manteve as mesmas características em SP (temperaturas proporcionais, direção do vento, tempo(nublado, aberto, chuva).

 

Nessa MP, SP será 100% igual Curitiba.

 

O grande problema, é que vc não aceita que Curitiba climatologicamente está mais para SP do que para PoA. É um problema que foge da área meteorológica e vai para o regionalismo, eu sei. Infelizmente te contamina...

 

 

Final de Maio esse ano: MP forte no sul do país, com 0C em Foz do Iguaçú, e Curitiba amanhecendo com 5C e tempo nublado, porém tinha tido céu limpo em boa parte da madrugada, e as nove da noite do dia anterior, o p.o já estava em 0C...

São paulo não baixou de 10C. Segundo o Tucci e o Staliano, que estavam comigo na volta de São Joaquim, o frio no final de Maio foi quase imperceptível em São Paulo.

 

16 de Junho esse ano: Curitiba amanhece com 0C(Inmet) e céu limpo, e São Paulo com 12C e tempo nublado. 2 negativas no aero de Curitiba(vento oeste toda a noite), que marcou 4C as nove da noite, e 0C dois dias seguidos no Inmet. Geada alta no parque Barigui 2 dias, e mais fraca no terceiro dia.

 

Final de semana passado: Curitiba teve céu limpo e geada(vento sudoeste toda a noite) mais uma vez, e São paulo mal baixou de 10C...

 

Essas foram as 3 MPs que atingiram com maior itensidade o sul do país esse ano em diversos aspectos, e não foi o que aconteceu em São Paulo...

 

Sds.

 

É isso aí Collety, mas sinceramente desisti de argumentar com o amigo sudestino. Quer saber de uma coisa, se ele é o único que ainda não se convenceu, problema dele. Cada um com a sua loucura.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, relamente os seus dados não nos deixam dúvidas de que o inverno está dentro da variabilidade esperada, mas insisto na discussão de que os APC estão se deslocando para o oceano mais ao sul, o que caracteriza uma pequena diferença do habitual (não gosto do termo "normal", de difícil definição para qualquer ciência). Acredito que esta pequena oscilação esteja impedindo a ocorrência da neve, como em anos anteriores, pois as instabilidades acabam por também saírem do continente antes de nos atingir. Inclusive, especulo que aquela neve em Buenos Aires o ano passado esteja associado a isso.

 

Embora a neve não caracterize um inverno frio, ela caracteriza o inverno no sul do Brasil. Ela é resultado destes altos e baixos da temperatura que são resultado da entrada dos APC. Nos anos de maior participação destes em latitudes mais baixas, ela é mais abundante e recorrente, dando-se o oposto quando a sua participação diminui.

 

Não devemos acreditar que a neve é um fenômeno raro ou esporádico no Planalto da Neve. Isso caracteriza outras áreas do sul, mais baixas e afastadas do mar.

Link to comment
Share on other sites

Ioepa, devo discordar de você, embora só tenhamos disponíveis os dados de chuva e não de umidade no solo. A medição de disponibilidade hídrica no solo é difícil de medir apenas com a chuva, mas mesmo assim ela nos dá um bom indicador. Não acredito que apenas os dados de totais mensais sejam suficientes para dizermos que o solo esteja úmido. É necessário também atentarmos para a distribuição da chuva. Um abom exemplo foi o ano passado: entre agosto e outubro choveu muito pouco, sendo que em 1 dia de outrubro caiu mais de 120 mm. Somente por este dado, este mês teria sido úmido, o que não é verdade, já que todo o resto foi seco.

 

O mesmo ocorre agora, pois as chuvas foram fracas na maior parte das vezes, o que é habitual nesta época. Não podemos afirmar que a chuva da última noite tenha sido suficiente para repor a umidade do solo. Ontem mesmo estive no reflorestamento, e as árvores estão sem folha. A chuva deste noite umideceu apenas uma camada de 5 a 8 cm de profundidade, como pude observar agora à tarde e sei, por experiência. que basta uma manhã de sol forte e esta umidade desaparace e algumas mudas mais exigentes vão murchar rapidamente.

Link to comment
Share on other sites

Dia chuvoso hoje, na zona sul peguei chuva constante e friozinho com temperatura muito próxima de 18 graus durante a maior parte da tarde, de volta à zona norte agora no comçeo da noite céu encoberto com 19 a 20 graus e garoa ocasional (estamos entrando na estação do ano que costuma ser a mais nublada no Rio, a primavera, embora em alguns anos o verão tome o posto)...

 

Sobre as chuvas no Rio (em resposta ao Rodolfo), a medição de umidade no solo dificilmente é feita em áreas urbanas (se não me engano aqui no município do Rio só a afastada e rural estação de Santa Cruz tem sensores de solo mas não tenho certeza), eu disse que este ano está com boa umidade no solo (em geral) por observação mesmo, uma grande área gramada por onde eu passo com certa frequência estava praticamente esturricada em setembro/início de outubro do ano passado mas este ano nem amarelada ficou (e fica na zona norte onde tem chovido menos), na zona sul então a chuva está regular e em boa quantidade, hoje novamente em Ipanema onde estive choveu praticamente sem parar por mais de 12 horas e só parou bem no final da tarde quando eu estava saindo, o solo por lá (ZONA SUL) está visivelmente encharcado, foi o segundo dia de setembro com chuva constante lá, de fato aqui no lado norte as precipitações por enquanto estão bem mais finas este mês mas mesmo assim não prejudica pois am agosto teve chuva até forte, e deve conitnuar chovendo nos próximos dias.

 

Áreas de reflorestamento, ainda mais numa encosta voltada para o norte como a sua, tem uma vulnerabilidade extrema, depois de retirada a vegetação original para recompor tem que ficar em cima mesmo, mas para as áreas de vegetação já melhor estabelecida este inverno foi bom com chuvas relativamente regulares, lembro de um estudo que você mesmo nos mostrou sobre a diminuição dos anos secos no Rio de Janeiro, se não me engano desde 1984 não temos um ano muito seco, então não falta chuva, o problema é que, depois que homem desmata, certas áreas não conseguem se recuperar sozinhas, ainda mais se o capim colonião (que seca como palha no inverno até se chover) tomar conta, aí precisa de nova intervenção humana para que haja uma chance (por menor que seja) de voltar a ser floresta algum dia.

 

Por outro lado reconheço a falta de chuvas extremas nos últimos anos (o que tem um lado perigoso pois gera complacência nas áreas de risco assim como acontece nas zonas de furacão), tem sido menos frequente o registro de anomalias significativas de precipitação aqui na cidade, muitos anos estão fechando com chuva perto da média, provocando redução também nos anos secos, eventuais anomalias que aparecem num deteminado mês são rapidamente compensadas depois, e o ano acaba por tender para a normalidade (como 2007).

Link to comment
Share on other sites

FORTE INSTABILIDADE PASSA POR JUIZ DE FORA NESSE MOMENTO ! NO RADAR DÁ PRA VER DIREITINHO A LINHA DE INSTABILIDADE....TEREMOS CHUVA FORTE EM BREVE !

 

Renan, qual radar cobre sua região?

 

Igor, erro meu... na verdade o que eu olhei foi uma imagem de satélite comum da região sudeste, aí eu percebi as instabilidades. Mas, de fato há um radar que cobre uma boa parte do estado de MG, que é o localizado no Pico do Couto se não me engano.

 

Mas, infelizmente não temos um que fica efetivamente localizado dentro do estado.

 

A instabilidade trouxe 7,8mm em aproximadamente 1 hora. Como ela se move rápido, já saiu daqui. Mas pode voltar a chover...

Link to comment
Share on other sites

Eu nao concordo que esse ano o inverno tropical foi seco. Tivemos chuva acima do normal. Vejam minha estacao em cdj, latitude 22, classico tropical. Foram 50 mm em maio, 50 em junho, 95 em agosto e 80 em setembro ja, ate a metade do mes. O inverno fui umido tambem entre o norte de Sp, sul de mg e triangulo, alem de todo ms. No sul de minas, a chuva de agosto ate fez com que em algumas areas o cafe tivessse florada precoce. Rodolfo, esse ano o frio continental nao entrou mas choveu relativamente bem em muitas areas tropicais...

Link to comment
Share on other sites

silvio, bettega, caco e demais. Por um lado acho que ha sim muitas diferencas micro entre os climas de sp e ctba, porque estamos numa latitude em que 2 graus fazem muita diferenca. Isso se ve em menor escala nas chuvas e em maior nas temperaturas. Mas acho tambem que sp nao eh mais proxy pra ctba. Os entornos da cidade aumentaram muito, o que fez com que o clima paulistano hoje fosse mais definido por efeitos micro do que macro. Isso fez com q sp se distanciasse cada vez mais de ctba ao longo dos anos. Entretanto se pegarem um carro e forem 50 km para sudoeste ou sul, vao ver geada todo inverno. Eu penso que ctba eh sao paulo mais umida e fria, mas ultimamente essa dif vem se acentuando e os climas estao ficando bem diferentes. Um ar frio forte dificilmente derruba a temp abaixo de 10 aqui em sp, coisa comum em ctba. Agora da mesma forma que concordo bem com voces quanto ao clima, acho que essa discussao acaba caindo pra uma babaquisse imensa. No fundo, voces querem ficar afirmando toda hora essas diferencas em relacao a sp, o que me cheira algum receio desnecessario.... A gente nao precisa disso, nem voces dai. Uma pena que isso de tanto ibope no baz. Nada pessoal Silvio! Abs

Link to comment
Share on other sites

Isso se ve em menor escala nas chuvas e em maior nas temperaturas.
Tucci, diferença em menor escala nas chuvas???

Precipitação média do mês mais seco:

São Paulo: 38mm

Curitiba: 74mm

 

Média do mês mais umido:

SP: 239mm

Curitiba: 165mm

 

Diferença entre o mês mais chuvoso e o menos chuvoso:

SP: 201mm

Curitiba: 91mm

 

Desvio do mês mais seco em relação a média

SP: 109,75mm

Curitiba: 40mm

 

Meu Deus, gente, o desvio dos meses mais extremos em relação à média em SP é MAIOR que o desvio entre os dois extremos em Curitiba.

Nada pessoal também, não sei porque insistem nessa teoria maluca.

Link to comment
Share on other sites

pois é tucci, nem sei porque eu respondi as mensagens dele...

Mas, nas últimas 10 vezes q eu entrei no BAZ, 9 ele tava falando de curitiba... Daí uma hora vc acaba respondendo!!!

 

E vc, tudo tranquilo?? E as fotos da viagem, ficaram boas??

Um Abraço.

As fotos ficaram muito legais. A gente passou por locais muito legais hein? Qq dia precisamos nos encontrar pra rever as fotos! Abs
Link to comment
Share on other sites

Que teoria o que! Ce ta doidao??? O dia que eu soltar qualquer teoria eh pq eu fiquei uns 5 anos estudando ela antes.... Talvez eu nao tenha me expressado bem, ha uma boa dif de precipitacao de inverno mas: SP tem um grau de latitude quase entre os extremod e areas em borda de serra onde chove 100 mm em julho. Depende de onde vc estiver, a estacao da zona norte realmente eh seca, mas vale pra area central. As duas cidades tem desvios padrao enormes de precipitacao no inverno. Basta pegar por exemplo o inverno desse ano... Como foram as precipitacoes? A diferenca grande eh que como sp virou um mar de pedra, perdeu umidade e enquanto ctba tem chuva frontal, nos temos garoa frontal e soh. Agora por vezes os efeitos sao parecidos, sentimos a nebulosidade frontal, temos muito menos frio e um baita desvio padrao de chuva. Olha nao da pra separar tptalmente dois climas distantes apenas 2 graus de diferenca, como vc quer e precisa fazer. Eh como eu falar que aqui eh totalmente distinto do RJ e ai totslmente distinto de Lages... Eh incoerente, apesar da torcida! Ou estou falando alguma barbaridade? E olha que a urbanizacao aqui trabalha a todo vapor pra que os climas sejam cada vez mais distintos.... Vamos ficando mais quentes e secos, mas eh o preco que se paga por um desenvolvimento mal planejado.

Link to comment
Share on other sites

O Nachtigall, que foi meteorologista do IPMET da UNESP, sempre me comentou que chuva abaixo ou acima da média em São Paulo deve ser encarado com cautela por causa do desvio padrão que costuma ser muito alto. São Paulo está muito mais propensa a grandes desvios no inverno por conta de um único evento de chuva que Porto Alegre, onde as médias mensais de precipitação são muito próximas nos doze meses do ano. Aqui não vamos do "8 a 80" em termos de média, mas sempre estamos em torno do "40". São Paulo tem média de quase 250 em janeiro e cerca de 45 em agosto enquanto em Porto Alegre o mês com menor média é abril com 86 e o mais chuvoso agosto com 140.

Link to comment
Share on other sites

Que teoria o que! Ce ta doidao??? O dia que eu soltar qualquer teoria eh pq eu fiquei uns 5 anos estudando ela antes.... Talvez eu nao tenha me expressado bem, ha uma boa dif de precipitacao de inverno mas: SP tem um grau de latitude quase entre os extremod e areas em borda de serra onde chove 100 mm em julho. Depende de onde vc estiver, a estacao da zona norte realmente eh seca, mas vale pra area central. As duas cidades tem desvios padrao enormes de precipitacao no inverno. Basta pegar por exemplo o inverno desse ano... Como foram as precipitacoes? A diferenca grande eh que como sp virou um mar de pedra, perdeu umidade e enquanto ctba tem chuva frontal, nos temos garoa frontal e soh. Agora por vezes os efeitos sao parecidos, sentimos a nebulosidade frontal, temos muito menos frio e um baita desvio padrao de chuva. Olha nao da pra separar tptalmente dois climas distantes apenas 2 graus de diferenca, como vc quer e precisa fazer. Eh como eu falar que aqui eh totalmente distinto do RJ e ai totslmente distinto de Lages... Eh incoerente, apesar da torcida! Ou estou falando alguma barbaridade? E olha que a urbanizacao aqui trabalha a todo vapor pra que os climas sejam cada vez mais distintos.... Vamos ficando mais quentes e secos, mas eh o preco que se paga por um desenvolvimento mal planejado.
Calma tche, a teoria não é tua não, mas de 'outros' aqui do forum. Ninguém tá querendo separar o clima das duas cidades, só mostrar o óbvio, é muito diferente, tanto em temperatura quanto em regime de chuvas.

Olha os dados aqui, o Alexandre muito bem comentou que a chuva média em Porto Alegre varia de 86mm a 140mm, em Curitiba varia 74mm a 165mm e São Paulo 38mm a 239mm!!!

Precisa dizer mais?

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa: não podemos olhar o clima como se lê um livro religioso. Achando que tudo é verdade absoluta. Verdades absolutas na ciência não existem. Há necessidade de muita pesquisa, muitos estudos e análises. Assim como acho que teses de resfriamento e aquecimento não podem ser abraçadas como se abraça uma causa política ou religiosa.

A verdade é que temos muito pouco tempo de estudos meteorológicos e climáticos de um modo geral. Somos muito ignorantes quanto ao que ocorre no globo. Porém, ultimamente, houve grande soma de novas maneiras de se olhar o todo. Satélites, supercomputadores, lasers. ETc.

Evoluímos bastante.

Agora, não vamos FORÇAR situações. Tentar transformar SP PR ou RS em locais europeus ou siberianos. Somos e estamos onde estamos.

Um conhecido nosso está em Moscou. Agora, está terminando o verão por lá. Pois o final de verão está com temperatura de 3 a 5 °C. O que para nós, brasileiros, até mesmo os sulistas, seria um frio forte(ou não?).

No entanto, lá não é tão incomum assim. Capaz deles andarem de mangas curtas.

Acho que temos que deixar de levar para o lado pessoal as dicussões. às vezes, até brigas ocorrem aqui e ROMPIMENTOS - mesmo que os que rompam um com o outro, muitas vezes, se quer se conheçam pessoalmente!

Ciência, ciência e ciência!!! é o caminho. O ceticismo e a ciência são os caminhos para não cometermos erros fundamentalistas tais como o grande defensor do aquecimento global ou do resfriamento. Todo o extremo é passível de erro. A história só prova isso!

Link to comment
Share on other sites

Frio na região serrana do RS

 

Uma grande massa de ar polar está sobre o Rio Grande do Sul e deixa a temperatura baixa no Estado. Neste momento faz apenas 02 graus em São José dos Ausentes, mas os termômetros já chegaram a 0,1 grau negativo nesta manhã.

 

O interessante é que estava nublado, núvens baixas (acredito).

Segundo a Rádio Gaúcha, chegou a chover no litoral pela madrugada.

Aqui em Gramado estava 4,6ºC esta manhã, também nublado.

A destacar que nesta momento as núvens estão vindo do leste (litoral). Este relato é visual. Não vi imagem de satélite.

Link to comment
Share on other sites

Frio na região serrana do RS

 

Uma grande massa de ar polar está sobre o Rio Grande do Sul e deixa a temperatura baixa no Estado. Neste momento faz apenas 02 graus em São José dos Ausentes, mas os termômetros já chegaram a 0,1 grau negativo nesta manhã.

 

O interessante é que estava nublado, núvens baixas (acredito).

Segundo a Rádio Gaúcha, chegou a chover no litoral pela madrugada.

Aqui em Gramado estava 4,6ºC esta manhã, também nublado.

A destacar que nesta momento as núvens estão vindo do leste (litoral). Este relato é visual. Não vi imagem de satélite.

chovendo em Porto Alegre neste momento

Link to comment
Share on other sites

silvio, bettega, caco e demais. Por um lado acho que ha sim muitas diferencas micro entre os climas de sp e ctba, porque estamos numa latitude em que 2 graus fazem muita diferenca. Isso se ve em menor escala nas chuvas e em maior nas temperaturas. Mas acho tambem que sp nao eh mais proxy pra ctba. Os entornos da cidade aumentaram muito, o que fez com que o clima paulistano hoje fosse mais definido por efeitos micro do que macro. Isso fez com q sp se distanciasse cada vez mais de ctba ao longo dos anos. Entretanto se pegarem um carro e forem 50 km para sudoeste ou sul, vao ver geada todo inverno. Eu penso que ctba eh sao paulo mais umida e fria, mas ultimamente essa dif vem se acentuando e os climas estao ficando bem diferentes. Um ar frio forte dificilmente derruba a temp abaixo de 10 aqui em sp, coisa comum em ctba. Agora da mesma forma que concordo bem com voces quanto ao clima, acho que essa discussao acaba caindo pra uma babaquisse imensa. No fundo, voces querem ficar afirmando toda hora essas diferencas em relacao a sp, o que me cheira algum receio desnecessario.... A gente nao precisa disso, nem voces dai. Uma pena que isso de tanto ibope no baz. Nada pessoal Silvio! Abs

 

Bem, seria resumido e redundante, pois já disse isso várias vezes aqui:

 

Concordo com o Tucci. Devemos debater assuntos mais valiosos, mais importantes. Não sei ainda qual é o intento em jacta-se acerca de sua cidade, em materia de frio. Se fosse economia...

 

Ctba e SP são incomparáveis:

 

Vegetação, temperatura, sensação, regime de chuva, geadas, enfim alguns elementos característicos de climas diferentes em ambas as cidades. Pô, no século XX nevou aqui 11 vezes. A última foi em 4 de junho de 1988. Ctba não tem nada de tropical. (falei isso a um amigo e só foi sarro).

 

Eu posso afirmar isso categoricamente, pois morei em ambas por alguns anos: SP senti na pele seu clima e sinto Ctba atualmente . Ficar na frente do PC pesquisando e comparando dados meteorológicos não é a mesma coisa que morar no local.

 

Não é vantagem para nunhuma cidade ser mais fria ou mais quente. A cidade é o que é. A vantagem é morar bem, viver bem e ser feliz onde está.

 

Ctba é fria, tem araucárias para todos os lados, inclusive no centro, vê geadas sempre. SP, não. Mas nem por isso uma leva vantagem sobre a outra.

 

São grandezas diferentes.

 

Se o frio fosse algo vantajoso, a Antartica seria o melhor lugar para se viver, SJ a melhor do Brasil e Miami uma fedorenta galeria de esgoto. :?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.