Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Geada espetacular em pato. 16 e 17.06.08


Clovis Padoan Filho
 Share

Recommended Posts

Bom Dia povo!!!

 

Segunda, 16.06.08

 

Pato amanhece com temperatuca na casa de -3C nas áreas mais elevadas, nas baixadas deve ter variado entre -4 e -6C. A relva em casa doi de -9C, nas baixadas deve ter ficado em 2 dígitos negativos. Congelamento de poças, geada nas árvoes, brancura de neve, lindo de mais!

 

Sai tirar fotos as 6:40, mas só ficaram boas as do nascer do sol, pra valer mesmo depois das 7:30, com o sol iluminando o gelo, seguem as fotos!!

 

160608015.jpg

 

160608013.jpg

 

Tudo congelado

 

160608020.jpg

 

Trevo do Patinho

 

160608023.jpg

 

Isso que é geada!

160608027.jpg

 

Entrada Distrito Industrial I

160608028.jpg

 

Trevo do D.I.

160608029.jpg

 

Baixada da Perdigão, 3km a norte da cidade, baixada a 700, topos da cidade a 880m

160608033.jpg

 

Gelo, gelo, gelo

160608034.jpg

 

Neve ?? uehueuhuehue

160608038.jpg

 

Mais pelas ovelhas, a geada nem apareceu muito ueheuheheuhe

160608042.jpg

 

 

 

 

 

Terça, 17.06.08

 

Em casa +0,6C com relva em -7,5C, geada forte, nas baixadas novamente geada exepcional!! Deve ter oscilado entre -3C e -4, o ar estava bastante seco. Escamas de gelo em uma baixada que visitei, um morador foi falar comigo e disse que ontem a geada era ainda maior, mas que hoje ainda tava forte, um termômetro por lá em daria umas 10 negativas por ano, certeza.

 

Cá estão as fotos!!

 

Baixada perto do Centro de Eventos-Parque de Exposições, 740m

170608008.jpg

 

Perto de casa, 790m

170608009.jpg

 

Ficou feia, editei pra aparecer a geada nos telhados, congelados

170608012.jpg

 

Limite área urbana Zona Norte, baixadas de 730m, topos 800m

170608014.jpg

 

Peladinha báscia ?

170608019.jpg

 

Gelo, gelo, gelo

170608020.jpg

 

A lá São Joaquim e Cia ltda.

 

170608021.jpg

 

170608022.jpg

 

Finalizando, geadãããão

170608024.jpg

 

170608025.jpg

 

E pra fechar

 

170608029.jpg

 

Espero que curtam!

 

Abraaaaaas

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Clóvis, desculpe-me pelo atraso das considerações. Mas as fotos estão lindas. Conheço a sua cidade, Pato Branco. Estive aí por volta do ano de 84 ou 85. Achei uma bela cidade, com ar de cidade nova, com ruas largas e bem traçadas. Nesta mesma ocasião, estive em Palmas, que por sinal adorei. Tive a sensação de uma bom astral, pois o céu estava azul, lindo ! Esta cidade, mais antiga, passar um ar mais misterioso, marcado pelos anos, é como se Palmas tivesse uma "alma" mais madura, mais vivida e Pato Branco, jovem ainda sem muita história para contar.

 

Desculpe, mas acho que estou "viajando" nos meus comentários, Mas é isso que senti em relação a estas duas cidades.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, desculpe-me pelo atraso das considerações. Mas as fotos estão lindas. Conheço a sua cidade, Pato Branco. Estive aí por volta do ano de 84 ou 85. Achei uma bela cidade, com ar de cidade nova, com ruas largas e bem traçadas. Nesta mesma ocasião, estive em Palmas, que por sinal adorei. Tive a sensação de uma bom astral, pois o céu estava azul, lindo ! Esta cidade, mais antiga, passar um ar mais misterioso, marcado pelos anos, é como se Palmas tivesse uma "alma" mais madura, mais vivida e Pato Branco, jovem ainda sem muita história para contar.

 

Desculpe, mas acho que estou "viajando" nos meus comentários, Mas é isso que senti em relação a estas duas cidades.

 

Poxa vida Rodolfo, venha pra cá de novo, Pato começou a ficar boa mesmo depois de 90/95.... hehehehehe

 

Ainda hoje tem essa diferença, aqui as coisas acontecem, em Palmas, tudo é muito mais penoso, até pleo frio mais rigoroso e população bem mais pobre.

 

Aqui hoje é cidade universitária, polo de negócios,saúde...

E Palmas já tá muito melhor, mas ainda são duas realidades distintas....

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Me lembro de muitas ruas ainda sem calçamento. Por que será que Pato Branco conseguiu superar Palmas, atrair mais investimentos e prestar mais serviços ? Acho muito interessante esta dinâmica da evolução urbana, pois aparentemente Palmas, por ser mais antiga, deveria ter evoluído mais.

 

Acredito que parte possa ser explicado pela geografia física. Observo que toda área de campo se atrasa, pois a criação de gado gera sociedades mais conservadoras, concentradoras de terras, gerando pouca renda. Observe que em São Joaquim ocorre o mesmo. Pelo potencial deveria possuir uma economia mais importante do que a que possui. Acho que entre Pato Branco e Palmas deva ocorrer algo semelhante. Palmas é uma área de campo, e tradicionalista, reticente ao "estrangeiro".

 

Já li que Palmas mudou de lugar devido ao frio. A população saiu do núcleo antigo, que ficava mais exposto aos ventos frios e fixou-se no sítio atual, mais baixo e menos frio.

 

Na ocasião em que estive por aí, aproveitei e fui a Xanxerê também, Na ocasião, me pareceu muito precária. Mas o que me chamou a atenção foi o vento constante e cortante. Miuito frio. Eu não conseguia ficar na rua. Fiquei dois dias lá e o vento frio assobiava sem parar! Nâo posso esquecer.

 

Me diga, quais são os cursos superiores que tem em Pato Branco e em Palmas ? Como estão as universidade por aí ? E você, o que andas fazendo ?

 

Um abração,

Rodolfo

Link to comment
Share on other sites

Me lembro de muitas ruas ainda sem calçamento. Por que será que Pato Branco conseguiu superar Palmas, atrair mais investimentos e prestar mais serviços ? Acho muito interessante esta dinâmica da evolução urbana, pois aparentemente Palmas, por ser mais antiga, deveria ter evoluído mais.

 

Acredito que parte possa ser explicado pela geografia física. Observo que toda área de campo se atrasa, pois a criação de gado gera sociedades mais conservadoras, concentradoras de terras, gerando pouca renda. Observe que em São Joaquim ocorre o mesmo. Pelo potencial deveria possuir uma economia mais importante do que a que possui. Acho que entre Pato Branco e Palmas deva ocorrer algo semelhante. Palmas é uma área de campo, e tradicionalista, reticente ao "estrangeiro".

 

Já li que Palmas mudou de lugar devido ao frio. A população saiu do núcleo antigo, que ficava mais exposto aos ventos frios e fixou-se no sítio atual, mais baixo e menos frio.

 

Na ocasião em que estive por aí, aproveitei e fui a Xanxerê também, Na ocasião, me pareceu muito precária. Mas o que me chamou a atenção foi o vento constante e cortante. Miuito frio. Eu não conseguia ficar na rua. Fiquei dois dias lá e o vento frio assobiava sem parar! Nâo posso esquecer.

 

Me diga, quais são os cursos superiores que tem em Pato Branco e em Palmas ? Como estão as universidade por aí ? E você, o que andas fazendo ?

 

Um abração,

Rodolfo

Link to comment
Share on other sites

Oi Rodolfo!

 

Olha, essa observação que fizeste nunca tinha feito, interessante!

 

Palmas no começo do século passado tinha até 3 cinemas, era pujante, mas depois as coisas começaram a mudar, e depois do ciclo da madeira, aonde Pato também "explodiu", Palmas ficou com as riquezas muito concentradas, e a população hoje continua pobre e sem um bom olhar para o futuro...

 

Olha, Palmas pelo que sei tem a UNICS , Centro Univesitário Catolico do Sudosete do Paraná, já teve 8 mil alunos, mas hoje tá muito minguado lá, caiu muito, mas ainda tem os seguintes cursos

 

Ciências Agrárias

Tecnologia Agroflorestal

Ciências Biológicas

Biologia

Ciências da Saúde

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Ciências Exatas e da Terra

Matemática

Química

Sistemas de Informação

Ciências Humanas

História

Pedagogia

Ciências Sociais Aplicadas

Administração

Ciências Contábeis

Direito

Engenharias

Engenharia Civil

Lingüística, Letras e Artes

Letras - Espanhol

Letras - Inglês

Tecnologia

Tecnologia em Agronegócio

 

Aqui em Pato temos o antigo CEFET PR, hoje UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que o com Reuni vai dobrar de tamanho e chegar a ter uns 5 mil acadêmicos.

 

CURSOS DE NÍVEL MÉDIO

 

Ensino Médio (Curso em extinção)

 

Curso Técnico Integrado em Geomensura

 

Curso Técnico Integrado em Alimentos

(Curso em extinção)

 

 

CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

Tecnologia em Manutenção Industrial

 

Tecnologia em Automação Industrial

 

Tecnologia em Construção de Edifícios

(Curso em extinção)

 

 

 

CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

 

Administração

 

Agronomia

 

Ciências Contábeis

 

Engenharia de Produção Civil - NOVO!

 

Engenharia de Produção Eletromecânica - NOVO!

 

Engenharia Industrial Elétrica - NOVO!

 

Licenciatura em Matemática

 

Química - Bacharel em Química Industrial e Licenciatura em Química - NOVO!

 

Letras Português e Inglês

 

Tem a FADEP, Faculdade de Pato Branco, com uma excelente estrutura:

 

 

 

· Administração com Habilitação em Administração Geral

· Administração com Habilitação em Administração Rural

· Administração com Habilitação em Comércio Exterior

· Administração com Habilitação em Gestão da Informação

· Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

· Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

· Direito

· Enfermagem

· Educação Física

· Fisioterapia

· Nutrição

· PEDAGOGIA/Licenciatura: Docência na Educação Básica e Gestão Educacional.

· Psicologia

 

Medicina deve ser implantada nos próximos anos, 09 ou 10.

 

Tem ainda a Mater Dei, outra particular:

 

 

ADMINISTRAÇÃO

 

 

ARQUITETURA E URBANISMO

 

 

DIREITO

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

 

TECNOLOGIA EM SIST. PARA INTERNET

 

 

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

 

 

TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

 

 

TECNOLOGIA EM MARKETING

 

 

 

E ainda dezenas de opções de pós Graduação, e também Mestrado em Agronomia na UTFPR.

 

no site http://www.patobranco.pr.gov.br você enctra algumas fotos aéreas da cidade Rodolfo, em diga se viu alguma mudança, ehhehehe

 

Abração!

 

 

Ahh, vou agora para o quarto período de Engenharia de Produção Civil aqui na UTF, tá ótimo!!

 

Até

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, vejo que a expansão de Pato Branco, inclusive, deve estar contribuindo para um esvaziamento de Palmas, pois como você mesmo disse, os cursos superiores neste município foram esvaziandos. Acredito que ao mesmo tempo, deva estar havendo uma expansão em sua cidade. Fico surpreso com a quantidade de cursos por aí. Deve haver muita gente de outras cidades que se deslocam para estudar e buscam alojamento, o que acaba por dinamizar a economia local. Me lembro da propaganda da prefeitura de Palmas sobre o número de alunos em cursos superiores por lá. Parecia ser o orgulho da cidade. Vi, na última vez que estive lá, que estava sendo construído um novo campus universitário, na saída da cidade. Não sei como está o aproveitamento das instalações agora. Cheguei a ser convidado para trabalhar como professor em Palmas, mas infelizmente não foi possível concretizar a proposta.

 

Espero que você possa ser bem sucedido em sua escolha profissional. Acho que o caminho é este. Vejo o quanto de novas profissões o mercado exige atualmente.

 

Quando vier ao Rio me procure e fique em minha casa. Há espaço.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, vejo que a expansão de Pato Branco, inclusive, deve estar contribuindo para um esvaziamento de Palmas, pois como você mesmo disse, os cursos superiores neste município foram esvaziandos. Acredito que ao mesmo tempo, deva estar havendo uma expansão em sua cidade. Fico surpreso com a quantidade de cursos por aí. Deve haver muita gente de outras cidades que se deslocam para estudar e buscam alojamento, o que acaba por dinamizar a economia local. Me lembro da propaganda da prefeitura de Palmas sobre o número de alunos em cursos superiores por lá. Parecia ser o orgulho da cidade. Vi, na última vez que estive lá, que estava sendo construído um novo campus universitário, na saída da cidade. Não sei como está o aproveitamento das instalações agora. Cheguei a ser convidado para trabalhar como professor em Palmas, mas infelizmente não foi possível concretizar a proposta.

 

Espero que você possa ser bem sucedido em sua escolha profissional. Acho que o caminho é este. Vejo o quanto de novas profissões o mercado exige atualmente.

 

Quando vier ao Rio me procure e fique em minha casa. Há espaço.

 

Exato Rodolfo, Pato Branco, Francisco Beltrão e mais recentemente Dois Vizinhos são as unicas cidades que tem um crescimento mais punjante e dinâmico no Sudoeste.

 

Puxa, fico lisongeadoe muitíssimo agradecido pelo convite, e digo que as minhas portas estão sempre abertas a você também Rodolfo!

 

Não sei se chegas a lembrar, mas no primeiro encontro de SJ, estavas lá e a gente jantou junto na Taberna na primeira noite e na manhã de sábado creio que você estava com a gente na praça, certo ?

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Sim, lembro-me do encontro e de nosso jantar na taberna e ainda do encontro na praça. Mas não me lembro de sua fisionomia, embora o Luiz tenha me chamado a atenção sobre você. Infelizmente, na ocasião, não pudemos trocar muitas informações.

 

Mas você gosta de clima também, embora não esteja estudando para se formar nesta área. Vejo que tens interesse por assuntos ligados à geografia e isso é muito bom.

 

Quanto ao convite para vir ao Rio, é sério e está de pé. Disponha de minha casa. Você vai gostar daqui.

Link to comment
Share on other sites

Sim, lembro-me do encontro e de nosso jantar na taberna e ainda do encontro na praça. Mas não me lembro de sua fisionomia, embora o Luiz tenha me chamado a atenção sobre você. Infelizmente, na ocasião, não pudemos trocar muitas informações.

 

Mas você gosta de clima também, embora não esteja estudando para se formar nesta área. Vejo que tens interesse por assuntos ligados à geografia e isso é muito bom.

 

Quanto ao convite para vir ao Rio, é sério e está de pé. Disponha de minha casa. Você vai gostar daqui.

 

Assim como a meteorologia, a geografia me fascina!

Quando menor, achava que os ladeirões de Pato, assim como ouvi alguma vezes, eram assim pois estamanos em cima de um antigo vulcão... hahahhahaha

Que nada, hoje sei que nada mais são que vales, e que a grande maioria das sangas e o Rio Ligeiro, o maior e mais importante, que acabam dando um tom maior ao clima daqui, micro-clima melhor dizendo.

 

Fico feliz, e também te reforço que quando vieres para cá, as portas também estão abertas!!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Sim, lembro-me do encontro e de nosso jantar na taberna e ainda do encontro na praça. Mas não me lembro de sua fisionomia, embora o Luiz tenha me chamado a atenção sobre você. Infelizmente, na ocasião, não pudemos trocar muitas informações.

 

Mas você gosta de clima também, embora não esteja estudando para se formar nesta área. Vejo que tens interesse por assuntos ligados à geografia e isso é muito bom.

 

Quanto ao convite para vir ao Rio, é sério e está de pé. Disponha de minha casa. Você vai gostar daqui.

 

Assim como a meteorologia, a geografia me fascina!

Quando menor, achava que os ladeirões de Pato, assim como ouvi alguma vezes, eram assim pois estamanos em cima de um antigo vulcão... hahahhahaha

Que nada, hoje sei que nada mais são que vales, e que a grande maioria das sangas e o Rio Ligeiro, o maior e mais importante, que acabam dando um tom maior ao clima daqui, micro-clima melhor dizendo.

 

Fico feliz, e também te reforço que quando vieres para cá, as portas também estão abertas!!

 

Abraço!

 

 

Clóvis, acho que mesmo se o Rodolfo lembra-se, não ia ajudar muito, se ele te visse nos dias atuais, não?? :lol: :lol:

 

Não sei se foi impressão minha, mas achei que vc mudou um pouco de 2005 pra cá!!! :D

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, na verdade, o Terceiro Planalto Paranaense, onde se encontra Pato Branco, é resultado de grande derramamentos de lavas basálticas durante o mezosóico, época dos dinossauros na Terra. Neste período, o que hoje chamamos de Brasil, estava muito próximo da falha que se formou entre a África e a América do Sul, o proto Atlântico. Em função disto o vulcanismo e os sismos eram muito intensos, gerando inclusive o leito do rio Paraná, por onde provavelmente, o magma escapava em maior quantidade. Como o clima era mais seco, um verdadeiro deserto, os derramamentos eram recobertos por areias, o arenito, que então formou o planalto arenítico-basáltico.

 

Esta história da Terra é muito bonita, não é mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

Clóvis, na verdade, o Terceiro Planalto Paranaense, onde se encontra Pato Branco, é resultado de grande derramamentos de lavas basálticas durante o mezosóico, época dos dinossauros na Terra. Neste período, o que hoje chamamos de Brasil, estava muito próximo da falha que se formou entre a África e a América do Sul, o proto Atlântico. Em função disto o vulcanismo e os sismos eram muito intensos, gerando inclusive o leito do rio Paraná, por onde provavelmente, o magma escapava em maior quantidade. Como o clima era mais seco, um verdadeiro deserto, os derramamentos eram recobertos por areias, o arenito, que então formou o planalto arenítico-basáltico.

 

Esta história da Terra é muito bonita, não é mesmo ?

 

Quando estudei essa parte na escola, nossa, ficava imaginando isso acontecendo por aqui, fascinante! Agora que os derramamentos eram encobertos por areia, esse é um detalhe interessante!

 

Pois é, como disse o Silvio, ahahhaha, acho que mudei um pouco de 2005 prá cá, aliás, não foi 2004 ?? Bom, me dizem por aí, que foi uma mudança para melhor.... uehuehuhe

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.