Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Quando falei cara de neve me referi ao quadro visual em geral, no sul do BR,e não é que a nossa ala otimista acertou uma :lol:

Aqui deu uma chuva geladinha ontem à noite,as nuvens atrapalharam a min 0,8º, agora tá nublando. acho que pode vir surpresa ainda :D

 

E não é que a ala realista acertou de novo. Chance remota de neve nas áreas de 700 a 800 metros, chance pequena a média nos Aparados e chance maior no Planalto Sul Catarinense. Os realistas disseram que poderia nevar e onde poderia nevar.

Link to comment
Share on other sites

Quando falei cara de neve me referi ao quadro visual em geral, no sul do BR,e não é que a nossa ala otimista acertou uma :lol:

Aqui deu uma chuva geladinha ontem à noite,as nuvens atrapalharam a min 0,8º, agora tá nublando. acho que pode vir surpresa ainda :D

 

E não é que a ala realista acertou de novo. Chance remota de neve nas áreas de 700 a 800 metros, chance pequena a média nos Aparados e chance maior no Planalto Sul Catarinense. Os realistas disseram que poderia nevar e onde poderia nevar.

 

Perfeito!

Link to comment
Share on other sites

O site da Rede Somar dando esta previsão para Porto Alegre:

 

http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/PortoAlegre-RS/

 

maluca ou não, está dentro da previsão de um frio mais intenso para a próxima semana~. Não sabemos se intenso ou mediano. Mas, já há várias projeções de reforços de ar frio. Vamos torcer para que se mantenha assim. Meu temor é uma repetição de 2006: um maio frio e depois...aquilo que se viu: frio somente a partir de setembro.

Link to comment
Share on other sites

Foi emocionante!Nevou aqui no Centro por quase 15 minutos acumulando nos cantos das ruas e nos carros!A festa e euforia na rua era contagiante!No meio de me jogar na neve e ensair uma guerra de neve, perdi minhas luvas hehehe.Durante a neve fazia 0°C no meu e -2°C no da rua.Minutos antes da neve, 2,8°C no meu e 1°C na rua.Agora sol, bastante nuvens e muito frio, 3°C no da rua.Será que ainda poderemos ter alguma neve?

Link to comment
Share on other sites

Foi emocionante!Nevou aqui no Centro por quase 15 minutos acumulando nos cantos das ruas e nos carros!A festa e euforia na rua era contagiante!No meio de me jogar na neve e ensair uma guerra de neve, perdi minhas luvas hehehe.Durante a neve fazia 0°C no meu e -2°C no da rua.Minutos antes da neve, 2,8°C no meu e 1°C na rua.Agora sol, bastante nuvens e muito frio, 3°C no da rua.Será que ainda poderemos ter alguma neve?

 

É isso ai Breno. Que bom que deu para pegar um pouco da neve, mesmo que tenha sido tão pouquinha..... já valeu a visita, certo?

Aqui no Rio, os termometros de Rua, no momento, estão marcando 19°C no Centro da Cidade. Espero que caia um pouco mais no final da tarde e inicio da noite.

Amanha, vc deverá presenciar uma boa geada.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Caso se confirme a rodada das 12Z do GFS, este mês terminará com uma anomalia de -2,4°C na estação da Vicentina.

Simplesmente incrível já que no ano passado tivemos uma anomalia de -2,6, o que tornava a repetição deste fato algo impensável e improvável( da minha parte).

Outro fator que estou atento é o fato de que estamos a 7 anos com anomalia positiva em junho.Eu já não arrisco dar meu palpite, mas, quanto mais tempo estamos vivendo num tabu, mais próximo do seu fim estamos. Vejam que dados curiosos de maio e junho dos últimos 7 anos em Porto Alegre.

 

       maio       junho               julho    
2000    16,6	     16,4               11,30 
2001    16,6	     16,2               15,00
2002    18,9	     14,8               14,80
2003    17,3	     16,4               14,60
2004    15,9	     15,9               13,60
2005    18,1	     18,2               14,90
2006    15,5	     15,6               17,00
média  16,98        16,21              14,45
normal 16,8         14,3               14,5
desvio +0,18        +1,89              -0,05

Ou seja, o problema é junho, o maldito, o mês do desgosto dos bazianos

Link to comment
Share on other sites

Caso se confirme a rodada das 12Z do GFS, este mês terminará com uma anomalia de -2,4°C na estação da Vicentina.

Simplesmente incrível já que no ano passado tivemos uma anomalia de -2,6, o que tornava a repetição deste fato algo impensável e improvável( da minha parte).

Outro fator que estou atento é o fato de que estamos a 7 anos com anomalia positiva em junho.Eu já não arrisco dar meu palpite, mas, quanto mais tempo estamos vivendo num tabu, mais próximo do seu fim estamos. Vejam que dados curiosos de maio e junho dos últimos 7 anos em Porto Alegre.

 

          maio                  junho               julho    
2000    16,6	     16,4               11,30 
2001    16,6	     16,2               15,00
2002    18,9	     14,8               14,80
2003    17,3	     16,4               14,60
2004    15,9	     15,9               13,60
2005    18,1	     18,2               14,90
2006    15,5	     15,6               17,00
média  16,98                  16,21             14,45
normal 16,8                    14,3               14,5
desvio +0,18                 +1,89              -0,05

Ou seja, o problema é junho, o maldito, o mês do desgosto dos bazianos

 

 

Em Curitiba idem Anselmi!!!

 

De 2000 pra cá todos os junhos foram bem acima da média, chegando a ter anomallias de +4 em junho, que era o mês mais frio na média, na normal 61-90. Em compensação, houveram bons eventos de frio em maio, em quase todos esses anos!!!

 

Cheguei até a ficar com medo quando previram frio forte pra maio semana passada, já pensando no veranico que virá em junho!!! Será??

 

Sem dúvida nenhuma junho se tornou o pior mês do inverno climático!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caso se confirme a rodada das 12Z do GFS, este mês terminará com uma anomalia de -2,4°C na estação da Vicentina.

Simplesmente incrível já que no ano passado tivemos uma anomalia de -2,6, o que tornava a repetição deste fato algo impensável e improvável( da minha parte).

Outro fator que estou atento é o fato de que estamos a 7 anos com anomalia positiva em junho.Eu já não arrisco dar meu palpite, mas, quanto mais tempo estamos vivendo num tabu, mais próximo do seu fim estamos. Vejam que dados curiosos de maio e junho dos últimos 7 anos em Porto Alegre.

 

       maio       junho               julho    
2000    16,6	     16,4               11,30 
2001    16,6	     16,2               15,00
2002    18,9	     14,8               14,80
2003    17,3	     16,4               14,60
2004    15,9	     15,9               13,60
2005    18,1	     18,2               14,90
2006    15,5	     15,6               17,00
média  16,98        16,21              14,45
normal 16,8         14,3               14,5
desvio +0,18        +1,89              -0,05

Ou seja, o problema é junho, o maldito, o mês do desgosto dos bazianos

 

Outro destaque nesta tabela é o PÉSSIMO mês de Julho que foi registrado em POA, capaz de ter sido um dos mais quentes já registrados, confirma ?

 

Mas não foi só no sul que o Julho/2006 foi ruim. Tb aki foi terrível:

 

A temperatura média foi de 18,3ºC

 

Foi o mês de Julho MAIS QUENTE QUE O INMET JÁ REGISTROU AQUI, e o segundo foi em 1977, quando a média foi de 17,9ºC.

 

Tomara que este Julho seja frio né, como foi o de 2004, em que a média foi de 15,8ºC

Link to comment
Share on other sites

Vcs têm acompanhado as saídas do global 100 e do acoplado do INPE? Olha, acompanho o global 100 já faz alguns anos e jamais vi ambos apontarem tanto frio com a exceção de julho de 2000. Para Erechim o global 100 só coloca um tipo de precipitação para os próximos 15 dias: neve. E muito frio contínuo, o que impressiona. As demais cidades serranas do RS e SC também apresentam prognóstico parecido.

 

O acoplado consegue ser ainda mais impressioante. Coloca quase 7 dias de neve para estas cidades com temperaturas muito baixas.

 

Dêem uma olhada.

Link to comment
Share on other sites

Vcs têm acompanhado as saídas do global 100 e do acoplado do INPE? Olha, acompanho o global 100 já faz alguns anos e jamais vi ambos apontarem tanto frio com a exceção de julho de 2000. Para Erechim o global 100 só coloca um tipo de precipitação para os próximos 15 dias: neve. E muito frio contínuo, o que impressiona. As demais cidades serranas do RS e SC também apresentam prognóstico parecido.

 

O acoplado consegue ser ainda mais impressioante. Coloca quase 7 dias de neve para estas cidades com temperaturas muito baixas.

 

Dêem uma olhada.

 

Para São Paulo os modelos estão colocando mínimas próximas de 4°C para a próxima semana, incrível!!!!

Link to comment
Share on other sites

Vcs têm acompanhado as saídas do global 100 e do acoplado do INPE? Olha, acompanho o global 100 já faz alguns anos e jamais vi ambos apontarem tanto frio com a exceção de julho de 2000. Para Erechim o global 100 só coloca um tipo de precipitação para os próximos 15 dias: neve. E muito frio contínuo, o que impressiona. As demais cidades serranas do RS e SC também apresentam prognóstico parecido.

 

O acoplado consegue ser ainda mais impressioante. Coloca quase 7 dias de neve para estas cidades com temperaturas muito baixas.

 

Dêem uma olhada.

Bruno tambm fiquei impressionado com o acoplado do Inpe, espiroquiou, ultrapassou todas as amostragens desde que eu

acompanho estes modelos :o :shock: :o .O mesmo modelo que ano passado acertou em cheio a neve de 04 de setembro, agora aponta neve pra Soledade dia 30 8)

Link to comment
Share on other sites

Vcs têm acompanhado as saídas do global 100 e do acoplado do INPE? Olha, acompanho o global 100 já faz alguns anos e jamais vi ambos apontarem tanto frio com a exceção de julho de 2000. Para Erechim o global 100 só coloca um tipo de precipitação para os próximos 15 dias: neve. E muito frio contínuo, o que impressiona. As demais cidades serranas do RS e SC também apresentam prognóstico parecido.

 

O acoplado consegue ser ainda mais impressioante. Coloca quase 7 dias de neve para estas cidades com temperaturas muito baixas.

 

Dêem uma olhada.

Verdade...Mostra neve para quase todas as regiões do RGS e em algumas quase diariamente entre os dias 29 e 03 (principalmente na região de Passo Fundo Erechim, Cruz Alta)

Em Santa Catarina menos neve mas temperatura de -6 em Lages

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou decepcionado, pois esperava muito mais desse frio. Estou achando difícil chegar a 1º C por aqui amanhã. Para hoje a previsão era de 3º C e máxima de 10º C, e acabamos com pífios 5,4º C e uma máxima de 14,3º C que me deixou desapontado.

Se ficarmos com menos de 3º C na mínima já está bom. Esperava uma massa histórica em intensidade, mas, quando muito, esta massa será histórica em abrangência, pois o frio pegou até Brasília e Goiânia. Mas que decepcionou, decepcionou!

Link to comment
Share on other sites

JÁ É PREOCUPANTE O QUE O INPE MOSTRA!!! SÃO 4 RODADAS SEGUIDAS SEM MUITA ALTERAÇÃO E OS OUTROS ESTÃO INDO NO MESMO CAMINHO.

 

 

Ronaldo, considera preocupante a situação no caso de grandes perdas para a agricultura??? A não ser que haja um frio abrangente, com geadas generalizadas do Paraná pra cima, em Santa Catarina não haveria grandes perdas, não??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Este é o modelo do GLOBAL, para o dia 29/05 (próxima terça-feira) das 00Z.... mostra um potente anticiclone no sul do continente, e um ciclone extratropical que puxaria bem o frio para latitudes bem mais ao norte.

 

Interessante é que esta MP, segundo o modelo, seria mais marítma....mais umidade pra Região Sul, mais chance de neve ? 8) (Acredito q sim pq 1035Hpa é uma coisinha bem forte já)

 

PseanlmSAmr20070524002007052900.png

Link to comment
Share on other sites

Este é o modelo do GLOBAL, para o dia 29/05 (próxima terça-feira) das 00Z.... mostra um potente anticiclone no sul do continente, e um ciclone extratropical que puxaria bem o frio para latitudes bem mais ao norte.

 

Interessante é que esta MP, segundo o modelo, seria mais marítma....mais umidade pra Região Sul, mais chance de neve ? 8) (Acredito q sim pq 1035Hpa é uma coisinha bem forte já)

 

PseanlmSAmr20070524002007052900.png

 

Fala, Renan!

Uma senhora MP (marítima), viu?! Acho que trará boas surpresas para nós do Sudeste tb!

Link to comment
Share on other sites

Mas em comparação com a atual, de certa forma essa próxima MP realmente terá mais umidade

 

Temos que discernir as coisas. Ela não é marítima devido ao teor de umidade, mas por causa da rota que segue. Desta forma, creio poder haver anticiclones continentais ora mais secos, ora mais úmidos. O mesmo pode ser dito a respeito dos APMs. É claro que a tendência é de que um APC seja mais seco que um APM.

 

De qualquer modo, temos que ficar de olho para ver se aquela "fuga" na latitude da Patagônia não enfraquecerá a alta.

Link to comment
Share on other sites

O modelo de 7 dias do ETA dá de 2° a 12° para POA na 3ª, 4ª e 5ª-feira que vem!!!! E dá mínima de 4° no de 5 dias tanto 6ª quanto 2ª-feira.

 

Dá traço de precipitação em SJ com temperatura negativa.

 

E na manhã de domingo a alta polar no S da Argentina terá... 1036 mb!! 8)

 

O mês de maio soterrará a temperatura média!!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

JÁ É PREOCUPANTE O QUE O INPE MOSTRA!!! SÃO 4 RODADAS SEGUIDAS SEM MUITA ALTERAÇÃO E OS OUTROS ESTÃO INDO NO MESMO CAMINHO.

 

E há 3 rodadas tem previsão de neve em Cascavel. Na última dá trace em Maringá! Faltam poucos dias! A cada momento a confiabilidade das rodadas aumenta!

 

A discussão da NOAA salienta a forte entrada de ar polar. Será um evento histórico a caminho? Só saberemos daqui alguns dias.

 

Eu torço que sim. Mas igualmente torço para que à medida que as cidades esfriem, o coração das pessoas se aqueça em prol daqueles que não tem como se defender destas temperaturas!

 

Neve em Maringá? :rolleyes: :flechada: :mrgreen: :^o

 

Em Julho de 2000 uma das coisas que mais me chamou a atenção nas previsões do Ronaldo foi a menção da possibilidade de neve em pontos isolados do Norte do Paraná. Não esqueço isso. Será que se repete?

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

JÁ É PREOCUPANTE O QUE O INPE MOSTRA!!! SÃO 4 RODADAS SEGUIDAS SEM MUITA ALTERAÇÃO E OS OUTROS ESTÃO INDO NO MESMO CAMINHO.

 

E há 3 rodadas tem previsão de neve em Cascavel. Na última dá trace em Maringá! Faltam poucos dias! A cada momento a confiabilidade das rodadas aumenta!

 

A discussão da NOAA salienta a forte entrada de ar polar. Será um evento histórico a caminho? Só saberemos daqui alguns dias.

 

Eu torço que sim. Mas igualmente torço para que à medida que as cidades esfriem, o coração das pessoas se aqueça em prol daqueles que não tem como se defender destas temperaturas!

 

Neve em Maringá? :rolleyes: :flechada: :mrgreen: :^o

 

Em Julho de 2000 uma das coisas que mais me chamou a atenção nas previsões do Ronaldo foi a menção da possibilidade de neve em pontos isolados do Norte do Paraná. Não esqueço isso. Será que se repete?

 

Sds.,

 

CONTINUA PREOCUPANTE!!!! VAI SER GRAVE.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão prevendo mínima de 2 graus para Belo Horizonte para o início de junho - ai ai ai, cada uma, até parece...

 

Outra coisa, sem querer ser chato: esta neve que caiu em São Joaquim foi muito fraquinha, mesmo para os padrões de neve no sul do Brasil, e como a mídia aproveita...

 

Mantendo-se a tendência dos atuais modelos, Eduardo, pode ter certeza de que a neve da semana que vem definitivamente não seria dessa mesma intensidade... 8)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.