Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Março de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 503
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mais uma manhã quente, com temperatura em elevação e umidade em queda no Rio. A mínima na minha casa, em Inhaúma, zona norte, foi de 26º. Aliás, a mínima tem variado entre 25 e 27º durante todo esse tempo de seca e calor, pelo menos nos meus registros caseiros. Agora no Maracanã, faz 34º em elevação. Os modelos de previsão ainda estão meio confusos, mas já dá pra dizer que essa situação de seca e calor vai mudar aqui no Rio. Finalmente uma frente fria vai furar o bloqueio atmosférico. A partir daí, o caminho deve fica aberto para a entrada de outras frentes frias em seqüência. Vamos esperar...

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de céu nublado por aqui, com registro de chuvas leves em alguns momentos, nada de significativo. Ontem a noite havia um show de relâmpagos na direção de Campo Mourão, ventou bastante aqui, mas a chuva não veio. De acordo com modelos, até domingo deve chover bastante na região. Temperatura em torno dos 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

[

Não maltrata não Shimutz!!! Quem dera aqui estivesse nublado e com 21C :lol: :lol: Por falar nisso fui ainda a pouco ao Itanhangá proximo a lagoa de Jacarépagua e fiquei surpreso com a diferença de temperatura, calculo sem exageros uns 20C por lá. Aqui no meu ponto de observação 24C agora

 

:D :lol: 8)

 

mas não é ctba que conheço.

Link to comment
Share on other sites

Olá Amigos,

 

Na Zona Sul, parte do Centro, e parte da Barra não está este calor todo aqui no Rio. Na Orla a temperatura fica em torno dos 28°C a 32°C durante o dia, não mais que isso, e a tarde, a temperatura cai um pouco... No Leblon, chega a bater 22°C e 23°C a tarde enquanto que a Zona Norte torra com 34°C!!! É incrivel a diferença!!!! Quando o sol começa a se por, quem está na orla chega a sentir FRIO com aquele vento bem fresco que vem do mar....

 

VALEU!

Link to comment
Share on other sites

Hoje apesar de aquecer bem rapido pela manhã a maxima foi bem inferior a de ontem, "apenas 33C", devio principalmente ao vento sul forte e a maior quantidade de nuvens, que alias persistiram até o meio da noite, a tarde inclusive alguns cbs tenteram se desenvolver na direção da baixada, porem os ventos em altitude do vcan ainda persistem.

Link to comment
Share on other sites

Olá Amigos,

 

Na Zona Sul, parte do Centro, e parte da Barra não está este calor todo aqui no Rio. Na Orla a temperatura fica em torno dos 28°C a 32°C durante o dia, não mais que isso, e a tarde, a temperatura cai um pouco... No Leblon, chega a bater 22°C e 23°C a tarde enquanto que a Zona Norte torra com 34°C!!! É incrivel a diferença!!!! Quando o sol começa a se por, quem está na orla chega a sentir FRIO com aquele vento bem fresco que vem do mar....

 

VALEU!

 

É a boa e velha ressurgência. Acredito que a água do mar deva estar em uns 16oC! Situaçõe de bloqueio como estas fazem com que a corrente de leste/nordeste predomine no mar, trazendo as águas do Arraial do Cabo, provenientes das profundezas do oceano.

 

Quando morava no Rio já peguei dias de verão com diferença de 7oC/8oC entre as máximas da Zona Sul e Zona Norte por causa da água do mar!

Link to comment
Share on other sites

Segundo relatos de uma conhecida minha amante de meteorologia, há cerca de 5 anos atrás ela saiu do bairro dela(Brás de Pina, no subúrbio da Leopoldina, extremo norte da cidade) com 41°C e chegou na praia de Copacabana com 23°C!Comigo, já saí daqui da Abolição com 38°C e já cheguei na praia da Barra com 25°C!Diferenças entre beira mar e o subúrbio são normais entre 6 e 8°C, mas por vezes elas superam esse "normal".

Hoje completamos 30 dias sem chuva aqui na cidade do Rio, e, apesar de um aumento de nuvens(embora sejam altas, finas e brancas) o sol ainda brilha e o calor segue muito forte.No momento faz 33,6°C por aqui, tendo sido a mínima novamente de 26,0°C.Ontem variei de 26,0°C a 36,9°C.A terra mais parece areia, estive na Floresta da Tijuca no sábado e os famosos musgos e líquens que costumam infestar pedras e paredes simplesmente desapareceram, tamanha é a seca.O problema de falta dágua, que já atinge a região da Barra, Jacarepagua, Guaratiba, Méier, Cachambi e Tijuca começa a se expandir pra região de Botafogo, Urca, Leme e Copacabana, na zona sul, além da Baixada Fluminense, onde a situação é mais grave em Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Link to comment
Share on other sites

No meio da tarde começou a chover em São Paulo, aqui a chuva foi fraca a moderada, acumulando 12mm (mas ainda continua chovendo bem fraco), na automática do INMET até as 18h foram quase 25mm, a cidade toda está em estado de atenção e foram registrados 22 pontos de alagamento. Hoje (até agora): 20,3°C/29,5°C. No momento 20,4°C e URA de 95%.

Link to comment
Share on other sites

Vejam no mapa abaixo a anomalia média de temperatura da superfície do mar no Atlântico Sul nos últimos cinco dias e observem como há uma área de águas mais frias que o normal justamente junto ao litoral fluminense.

 

tsm1403gv9.th.jpg

 

este fenômeno é o mesmo que ocorre na costa do pacífico, cujas águas geladas impedem as chuvas no norte do chile?

Link to comment
Share on other sites

Vejam no mapa abaixo a anomalia média de temperatura da superfície do mar no Atlântico Sul nos últimos cinco dias e observem como há uma área de águas mais frias que o normal justamente junto ao litoral fluminense.

 

tsm1403gv9.th.jpg

 

este fenômeno é o mesmo que ocorre na costa do pacífico, cujas águas geladas impedem as chuvas no norte do chile?

Ou seria como disse o Zé Vicente o fenomeno da ressurgência da corrente das Malvinas atuando de forma mais ampla e não somente sobre a Região dos Lagos Fluminense?

Link to comment
Share on other sites

11:00:

Campo dos Afonsos:38°C

Santa Cruz, Galeão e Jacarepaguá:35°C

Santos Dumont:34°C

Geo-Rio:

Guaratiba:37,3°C

São Cristóvão:36,4°C

No momento aqui no meu bairro, 38,5°C e sol com pouquíssimas nuvens, devendo quebrar o recorde do ano ainda hoje.Com hoje são 32 dias de seca, mas a frente fria deve enfim chegar entre a madrugada e a manhã de amanhã, devendo trazer temporais e acentuada queda de temperatura.Em menos de 24 horas, o inferno acaba! :D

Link to comment
Share on other sites

No início da tarde houve uma pancada moderada de chuva aqui, agora o céu está totalmente PRETO pro lado da zona norte da cidade, o CGE já inclusive decretou estado de atenção lá, na zona oeste, centro e Marginal Tietê, acredito que esta chuva pode se espalhar para todas as demais regiões da cidade, com risco de temporal, vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

No início da tarde houve uma pancada moderada de chuva aqui, agora o céu está totalmente PRETO pro lado da zona norte da cidade, o CGE já inclusive decretou estado de atenção lá, na zona oeste, centro e Marginal Tietê, acredito que esta chuva pode se espalhar para todas as demais regiões da cidade, com risco de temporal, vamos ver.

 

 

 

O dia virou noite. O temporal aqui na zona oeste é intenso! Muitos pontos de alagamentos, os bueiros estão transbordando!

Não da para ver mais do que 500m a frente de tanta chuva! A temperatura baixou muito pore Venta muito tambem por aqui! Essa chuva vai demorar a passar.

Link to comment
Share on other sites

- Cerca de 70 milímetros já no Mirante do Santana

- Mais de 50 pontos de alagamentos na capital paulista

- Mais de 100 quilômetros de lentidão no trânsito

 

Situação neste momento na capital paulista (áudio em MP3):

 

http://www.metsul.com/__editor/filemanager/files/radio1/16032007__temporal_em_so_paulo.mp3

 

Alerta de chuva forte reiterado pela segunda vez com potencial de mais de 100 mm na capital paulista:

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

Link to comment
Share on other sites

A forte chuva que caiu hoje em São Paulo acumulou 47mm até agora aqui na zona leste (Vila Carrão), o mês chega agora a 128mm faltando pouco para alcançar a média mensal. O pico da chuva foi entre 16h20 e 16h55 aqui com 30mm nestes 35 minutos (equivalente a 51,4mm/h, temporal). No INMET foram 71,8mm até o momento! A cidade permanece em atenção e há muitos pontos de alagamento intransitáveis ainda. Hoje: 20,3°C/29,4°C e agora 20,4°C e URA 92%.

Link to comment
Share on other sites

Após um dia tórrido com máxima de 42,4°C em São Cristóvão(Geo-Rio), 39,9°C aqui, 39,2°C em Guaratiba(Geo-Rio), 39°C no CAmpo dos Afonsos e 38,9°C no INMET, a cidade do Rio está na iminência de um temporal que deve por fim aos infernais 32 dias de seca.Segundo a Geo-Rio, já começa a chover em parte da zona oeste da cidade, inclusive chove forte no Gericinó com 10mm em 15 minutos.Por aqui tempo nublado, ventoso e com ocorrência de relâmpagos.O pesadelo está no fim.

Link to comment
Share on other sites

A onda de frio para este final de semana deu uma decepcionada na última rodada. :cry:

 

Bem, :

 

No RS, eu sou Colorado!

 

No Rio, eu sou Fogão!

 

No PR, eu sou Paraná!

 

Em SC, eu sou Avaí!

 

Em Minas, eu sou Galo!

 

Na Bahia, eu sou Bahia!

 

Em Pernambuco, eu sou Santa Cruz!

 

Em Goiás, eu sou Vila-Nova!

 

Em Campinas, eu sou Ponte!

 

Na Argentina, "sobra" o Estudiantes e o Rosario Central :lol:

 

No Uruguai, Penarol!

 

Na Itália, Inter de Milão!

 

Na Espanha, Valência!

 

Na Inglaterra, Liverpool!

 

Mas, acima de tudo, Sou Tricolor Tri-Campeão Mundial Interclubes :lol:

 

São Paulo F.C: Incomparável!

Link to comment
Share on other sites

O sábado teve início com chuva leve, segue com poucas aberturas de sol agora e o tempo deve fechar nas próximas horas aqui no noroeste paranaense. Áreas de instabilidade avançam pelo oeste do estado com bastante atividade elétrica e já há nuvens mais carregadas na direção oeste da cidade.

 

- Direção do vento: Nordeste (fraco)

- Temperatura atual: 27,5 graus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.