Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Março de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 503
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Instalei ontem, o termômetro de max e min (incoterm mercúrio) na baixada do Banhadal, mais precisamente no VIVIBAR, do meu amigo Luiz.

Instalei-o numa altura de 1m80 dentro da área, portanto não está exposto diretamente ao relento, estando relativamente protegido.

De agora em diante nos dias frios estarei acompanhando as min do local que são muito baixas, mais baixas ainda que o Almeida.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui novamente a madrugada foi relativamente amena, com minima de 22°C, a temperatura subiu rápido com o nascer do sol e chegou aos 35°C por volta das 14:20 quando o vento virou de NE para SW e teve inicio uma venania bem forte por aqui, com direito a um dust devil de grandes proporçoes que chegou a quebrar o vidro da porta da casa do meu irmão :shock: a temperatura então entrou em rápido declinio e agora tenho 27°C ( Oque é até "fresco" se comparado aos dias anteriores quando nesse horario a temperatura era de 30°C/34°C. Pelo visto a madrugada de hoje vai ser mais amena ainda. Tomara!!!. No inmet

Link to comment
Share on other sites

Dust devil?Incrível!E aqui, a menos de 20 km daí de Guadalupe, só ventou fraco, não tive nem rajada moderada sequer!Porém houve a virada do vento, por volta das 14:30, o que não impediu que a máxima tenha atingido os 39,6°C por volta do meio dia, tendo sido o dia mais quente do ano aqui no bairro.No momento faz 30,3°C, ainda quente mas menos que os 32-34°C que faziam a essa hora nos últimos dias, mas que não é suficiente para fazer-me não ligar o ar pois mais uma noite.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Ando com muito pouco tempo para acessar ao BAZ e acompanhar os modelos de previsão.

Será que alguém pode me explicar o que anda acontecendo? Estou tendo uma sequencia fantástica de dias secos e tórridos com média das máximas encostando nos 30 graus!! O regime de chuvas mudou drasticamente de uns 20 dias pra cá... o nível do rio Iguaçu aqui em Ctba já desceu quase 2m, dá pra ver os bancos de areia. O curioso é que faz um bom tempo desde o ingresso da última massa polar!! Temos bloqueio em altos níveis?

Será que este março seguirá a tendência de uns 6 anos pra cá, sendo mais quente que janeiro e fevereiro?

 

a propósito estou de mudança para São José dos Pinhais, região próxima ao centro, mas com extensos pinheirais e áreas rurais no entorno. Chuto uns 5 km do Aero e 910m de atitude - grosseiramente falando verifiquei quase 2 graus para menos de diferença para o Boqueirão!! é uma área bem fria, de um lado tem a nascente do rio Iguaçu e de resto muito pouca urbanização, mato e araucárias!! um sonho!!

 

 

No momento tenho garoa fina e 19,1ºC no Boqueirão. Um baita refresco!!!!

Link to comment
Share on other sites

O domingo foi de nebulosidade variável nesta parte do noroeste paranaense. Porém, praticamente a tarde toda havia núcleos de chuva a leste da cidade, mas aqui nada choveu. Agora à noite temos céu parcialmente encoberto. Áreas de instabilidade provocam chuva na fronteira com Mato Grosso do Sul, mas até agora o deslocamento do sistema é lento. A temperatura máxima não ultrapassou os trinta graus.

 

- Precipitação acumulada no mês até agora: 49 mm

- Direção do vento: Sudeste (fraco)

- Umidade do ar: 70%

- Temperatura atual: 24,2 graus.

Link to comment
Share on other sites

Dust devil?Incrível!E aqui, a menos de 20 km daí de Guadalupe, só ventou fraco, não tive nem rajada moderada sequer!Porém houve a virada do vento, por volta das 14:30, o que não impediu que a máxima tenha atingido os 39,6°C por volta do meio dia, tendo sido o dia mais quente do ano aqui no bairro.No momento faz 30,3°C, ainda quente mas menos que os 32-34°C que faziam a essa hora nos últimos dias, mas que não é suficiente para fazer-me não ligar o ar pois mais uma noite.

Breno não fosse o vento, certamente hoje seria mais quente que ontem por aqui também. Agora a noite o vento continua de SW porém fraco e temperatura de 24,9ºC, de longe a noite mais agradavel dos ultimos 20 dias ( O normal para o horário era algo entre 27ºC e 31ºC)

Link to comment
Share on other sites

Dust devil?Incrível!E aqui, a menos de 20 km daí de Guadalupe, só ventou fraco, não tive nem rajada moderada sequer!Porém houve a virada do vento, por volta das 14:30, o que não impediu que a máxima tenha atingido os 39,6°C por volta do meio dia, tendo sido o dia mais quente do ano aqui no bairro.No momento faz 30,3°C, ainda quente mas menos que os 32-34°C que faziam a essa hora nos últimos dias, mas que não é suficiente para fazer-me não ligar o ar pois mais uma noite.

Breno não fosse o vento, certamente hoje seria mais quente que ontem por aqui também. Agora a noite o vento continua de SW porém fraco e temperatura de 24,9ºC, de longe a noite mais agradavel dos ultimos 20 dias ( O normal para o horário era algo entre 27ºC e 31ºC)

 

 

Flávio, você tem fotos ou maiores informações sobre o dust devil.Já vi um pequeno em Itaipuaçu, mas que pelo visto nem se compara ao que você presenciou hoje! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Por sorte, estamos abaixo deste bloqueio. No próximo final de semana teremos coisa melhor por vir!

 

Destaque para Ausentes, com 14 graus agora!

 

Canoas abaixo de 20.

 

SBCO 120100Z 13006KT CAVOK 19/17 Q1015

 

Pode chegar a 14/15 no fim da madrugada.

 

14,6ºC em Bagé e 16,0ºC em Santa Maria. POA com 19,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não Breno, foi rápido e inesperado. Confesso que nunca vi um tão forte e de dimensões tão grandes quanto o de hoje.Só um detalhe no momento do fenomeno não havia uma única nuvem no céu

 

 

Que pena, como eu disse, já presenciei um em Itaipuaçu(Reg dos Lagos) mas era pequeno e o máximo que ele fazia ela levantar folhas e areia, na ocasião(há cerca de 5 anos), também não pude tirar fotos...

Dust-devils costumam acontecer sob condições de tempo seco, ensolarado e muito quente, mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Com hoje são 28 dias sem chuva no Rio.As matas queimam como se tivessem sido embebidas por gasolina, plantas, animais e seres humanos não aguentam mais o tempo extremamente quente e seco.No momento já tenho 35,5°C por aqui, com céu totalmente limpo.

 

E falta água !!! Os ricaços da barra usando carro-pipa.

 

Tem material sobre o ardente Rio de Janeiro no blog.

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

Link to comment
Share on other sites

Com hoje são 28 dias sem chuva no Rio.As matas queimam como se tivessem sido embebidas por gasolina, plantas, animais e seres humanos não aguentam mais o tempo extremamente quente e seco.No momento já tenho 35,5°C por aqui, com céu totalmente limpo.

 

E falta água !!! Os ricaços da barra usando carro-pipa.

 

Tem material sobre o ardente Rio de Janeiro no blog.

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

 

 

Muito boa a matéria sobre o Rio!Enquanto parte do Paraná se afoga com "monções" o Rio queima com quase 1 mês sem chuvas e com calor fustigante.Além da Barra, partes de Jacarepaguá e Vargem Grande também enfrentam problemas com falta dágua nos últimos dias.Na zona norte, diversas ruas do Cachambi, Méier e Tijuca também sofrem com o problema.Agora pouco foi contido o incêndio que ocorria num morro aqui perto, em menos de 1 semana já foi o terceiro incêndio nesse morro.Quanto á URA, faz mais de 20 dias que ela vai abaixo de 40% em todas as tardes, com o extremo de 24% no sábado(10) na estação da Geo-Rio em São Cristóvão, embora registros caseiros de um conhecido meu tenham indicado até 19% de URA!

Link to comment
Share on other sites

Continua a fornalha no Rio. Nesse momento faz 37º no Maracanã, zona norte. No entanto, começou a ventar moderadamente a alguns minutos atrás, o que é péssimo diante do quadro de seca que a cidade enfrenta, dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos focos de incêndio nas matas dos morros e serras da cidade. A URA continua baixa também, ou seja, precisamos logo de chuva pra amenizar essa situação...

Link to comment
Share on other sites

Continua a fornalha no Rio. Nesse momento faz 37º no Maracanã, zona norte. No entanto, começou a ventar moderadamente a alguns minutos atrás, o que é péssimo diante do quadro de seca que a cidade enfrenta, dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos focos de incêndio nas matas dos morros e serras da cidade. A URA continua baixa também, ou seja, precisamos logo de chuva pra amenizar essa situação...

caraças!

 

bem-vindo, raphael.

 

e eu achando que aqui em ctba estava abafado e ruim com 21ºC... mas já era pra estar mais agradável...

 

att.

Link to comment
Share on other sites

Na zona leste de São Paulo choveu moderado com vento no fim da tarde, acumulando 15mm e elevando o acumulado do mês para 63mm aqui (enquanto isso, no INMET 21mm!), mas em alguns pontos, como a zona norte, não choveu. Agora 22,9°C e 90% de URA, e troveja aqui, provavelmente está chovendo forte nos bairros mais periféricos aqui da zona leste.

Link to comment
Share on other sites

Continua a fornalha no Rio. Nesse momento faz 37º no Maracanã, zona norte. No entanto, começou a ventar moderadamente a alguns minutos atrás, o que é péssimo diante do quadro de seca que a cidade enfrenta, dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate aos focos de incêndio nas matas dos morros e serras da cidade. A URA continua baixa também, ou seja, precisamos logo de chuva pra amenizar essa situação...

caraças!

 

bem-vindo, raphael.

 

e eu achando que aqui em ctba estava abafado e ruim com 21ºC... mas já era pra estar mais agradável...

 

att.

 

Não maltrata não Shimutz!!! Quem dera aqui estivesse nublado e com 21C :lol: :lol: Por falar nisso fui ainda a pouco ao Itanhangá proximo a lagoa de Jacarépagua e fiquei surpreso com a diferença de temperatura, calculo sem exageros uns 20C por lá. Aqui no meu ponto de observação 24C agora

Link to comment
Share on other sites

Estiagem no Rio de Janeiro

 

 

(Retirado do globo.com)

 

 

 

Há quase um mês, não cai uma gota de chuva no Rio de Janeiro. É a pior estiagem dos últimos cinco anos. Com os termômetros lá no alto, começa o temor da escassez de água. Há queimadas por todo o estado.

 

Para alguns, não poderia ser melhor: céu azul, muito calor e muita praia. “Vou querer chuva para quê?”, diz uma jovem.

 

Mas, longe do mar, como encontrar refresco em um dia de trabalho? “Parece que o calor não vai embora de jeito nenhum. Estou esperando a primeira chuva de março, que a gente ainda não teve. Vamos ver se chega em breve”, torce a assistente-executiva Tatiana Peirão.

 

O dia inteiro de sol forte e, no fim da tarde, um pouco de chuva – era para ser assim nessa época do ano. Mas há quase um mês o carioca não vê uma gota sequer cair do céu.

 

Segundo a meteorologia, o que provoca a estiagem é uma massa de ar quente e seco que está sobre o Rio de Janeiro. Ela bloqueia a entrada de frentes frias, que poderiam trazer chuvas. O abastecimento de água só escapa de um racionamento se os moradores economizarem.

 

Com o tempo seco e as altas temperaturas, a vegetação virou estopim de um grande problema. Nos últimos 30 dias, foram registrados mais de 1,3 mil focos de incêndio em todo o estado. De acordo com a Defesa Civil, trata-se de um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Áreas de proteção ambiental também foram atingidas. Helicópteros estão sendo usados no combate ao fogo.

 

“Basicamente, são dois fatores: diminuição da umidade relativa do ar e, principalmente, a conduta humana inadequada. A soltura de balões, que é uma prática criminosa, e a utilização do fogo como técnica de manejo, para queimar lixo, quintal ou terreno para fazer pasto”, aponta o comandante Grupamento Socorro Florestal, Wanius de Amorim.

 

Nos últimos anos, a média das temperaturas mais altas em março ficou em torno dos 30ºC. Agora, a falta de chuva fez subir os termômetros. Nos primeiros dez dias deste mês, a média foi de 34ºC. O alívio para tanto calor ainda pode demorar.

 

“Nós estamos esperando agora, na sexta-feira, que este quadro venha se modificar. Você já tem uma alta convergência de umidade nos altos níveis, e aí então se tem, pelo menos, as famosas pancadas de chuva, tipicamente de verão”, diz o meteorologista Luiz Carlos Austin.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.