Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - ENSO (El Niño e La Niña)


Recommended Posts

Segundo notícia de um blog do site da Accuweather, os "entendidos " fizeram novas e importantes previsões para os próximos anos:

 

- Devemos ter um El Nino entre 2009 e 2010;

 

- O Sol vai ficar mais ativo;

 

- Por causa disso, dentre os próximos 3 anos deveremos ter o ano mais quente de todos os tempos;

 

Previsões realizadas pelo GISS (Goddard Institute for Space Studies), com respaldo da NASA.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 452
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Segundo notícia de um blog do site da Accuweather, os "entendidos " fizeram novas e importantes previsões para os próximos anos:

 

- Devemos ter um El Nino entre 2009 e 2010;

 

- O Sol vai ficar mais ativo;

 

- Por causa disso, dentre os próximos 3 anos deveremos ter o ano mais quente de todos os tempos;

 

Previsões realizadas pelo GISS (Goddard Institute for Space Studies), com respaldo da NASA.

 

Como conseguem prever que o sol ficará mais ativo?

Link to comment
Share on other sites

Gostei muuuuuuuuuito da parte de haver um El Niño entre 2009 e 2010. Verão para mim SEMPRE com El Niño! Basta de La Niña no verão. Hoje mesmo boas pancadas no entorno das minhas lavouras. Nelas nada!! PQP!!! E a perspectiva para os próximos dias é de pouca chance de chuva. EU ODEIO LA NIÑA NO VERÃO!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Link to comment
Share on other sites

Gostei muuuuuuuuuito da parte de haver um El Niño entre 2009 e 2010. Verão para mim SEMPRE com El Niño! Basta de La Niña no verão. Hoje mesmo boas pancadas no entorno das minhas lavouras. Nelas nada!! PQP!!! E a perspectiva para os próximos dias é de pouca chance de chuva. EU ODEIO LA NIÑA NO VERÃO!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Viu quem fez a previsão?

Link to comment
Share on other sites

Gostei muuuuuuuuuito da parte de haver um El Niño entre 2009 e 2010. Verão para mim SEMPRE com El Niño! Basta de La Niña no verão. Hoje mesmo boas pancadas no entorno das minhas lavouras. Nelas nada!! PQP!!! E a perspectiva para os próximos dias é de pouca chance de chuva. EU ODEIO LA NIÑA NO VERÃO!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Viu quem fez a previsão?

Os mesmos que dizem:

 

Cooler, but Still Warm

Although global temperatures were cooled by La Niña early in the year, 2008 was among the ten warmest years since reliable recordkeeping began.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

 

E o efeito chaleira do Ronaldo?

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

 

E o efeito chaleira do Ronaldo?

Esse ano será o ano da neve.
Link to comment
Share on other sites

PUBLICADO HOJE NO SITE DA SOMAR:

 

Destaque: La Niña em curso será fraca e com curta duração. As últimas simulações da temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial indicam uma fraca La Niña em curso. Este sistema é bem mais fraco que a La Niña observada entre 2007 e 2008, quando registramos desvios negativos de até 2°C. Já neste evento, observam-se desvios em torno de 1°C aproximadamente. Além disso, há uma novidade: esta La Niña tende a dissipar totalmente a partir de maio. Trata-se uma previsão diferente do mês passado, quando especulava-se a continuidade da La Niña até o próximo inverno. E para completar o quadro de mudanças, estas mesmas simulações indicam uma pequena elevação da temperatura das águas do Pacífico a partir de outubro de 2009. Ainda é muito cedo para afirmarmos qualquer coisa de forma definitiva. Entretanto, se nas próximas rodadas (próximos meses) persistir esta elevação, o verão de 2010 poderá ser caracterizado por um fenômeno El Niño. Portanto, apenas resumindo: o final do verão e o outono serão caracterizados por uma La Niña fraca. Já o inverno e primavera deverão registrar padrão de neutralidade climática. Porém, se persistir a tendência de elevação da temperatura das águas do Pacífico nas próximas rodadas do modelo, o verão 09-10 poderá ser influenciado por um El Niño.

 

BOM, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, ELES FALARAM QUE O BLOQUEIO QUE IMPEDIA A CHEGADA DAS FF AQUI NO SUDESTE, ERA POR CAUSA DA LA NINA, SE ESSE ANO, DURANTE O INVERNO NÓS TEREMOS NEUTRALIDADE.......

Link to comment
Share on other sites

QUAIS OS MOTIVOS PARA O FRIO NO HEMISFÉRIO NORTE,PARA AS CHUVAS NO BRASIL E PARA A ONDA DE CALOR NA AUSTRÁLIA????? "ELES" TEM EXPLICAÇÃO PARA TUDO.

 

08/02/2009 - 18h06

Caos climático tende a piorar no futuro

 

CLAUDIO ANGELO

editor de Ciência da Folha de S.Paulo

 

A nevasca sem paralelo nos últimos 18 anos que mergulhou o Reino Unido no caos na última semana tem a mesma origem das chuvas que causaram a tragédia em Santa Catarina e da onda de calor que sufoca os australianos. E, embora não seja possível pôr a culpa no aquecimento global, instabilidades desse tipo tendem a ficar mais frequentes no futuro.

 

Previsto para ser um dos cinco anos mais quentes já registrados, 2009 começou gelado para os europeus e boa parte dos norte-americanos.

 

"O frio foi excepcional. Temperaturas negativas por vários dias seguidos são incomuns em Paris", disse o músico brasileiro Guilherme Carvalho, que mora há oito anos na capital francesa. "No canal de La Villette, vi uma placa: "Perigo -não ande no gelo", coisa que nunca tinha visto antes."

 

"Estamos há uma semana sem energia aqui e com temperaturas abaixo de zero. Há muita gente desabrigada", escreveu de Louisville (Kentucky, EUA) o linguista Daniel Everett. O Estado registrou 27 mortes pela nevasca e foi decretado área de calamidade pública pelo presidente Barack Obama.

 

O frio levou comentaristas da direita americana ao inevitável questionamento do aquecimento global. Afinal, se o mundo está esquentando, por que o inverno setentrional de 2009 chegou dessa forma?

 

Nada com o que se espantar, dizem os meteorologistas. Na média, 2009 ainda deve ser quente. "O ano ainda não acabou", diz José Marengo, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Segundo Pedro Leite da Silva Dias, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, os extremos do final de 2008 e do começo deste ano podem ser explicados por duas causas imediatas.

 

A primeira é o fenômeno La Niña, nome dado ao resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Como sua cara-metade, o El Niño, (o aquecimento anormal do Pacífico), o La Niña é sazonal e, quando se instala, é uma das forças dominantes nas condições climáticas do planeta. Há um La Niña instalado desde 2008, e ele não deve sumir antes de abril.

 

Pedra na água

 

A outra causa são chuvas intensas sobre a região da Indonésia desde o fim de 2008. "Onde chove, ocorre liberação de muita energia para a atmosfera, como se fosse jogada uma pedra na água", afirma Dias. "A energia é propagada na atmosfera, como ondas na água, e forma padrões de ondas que atingem zonas remotas."

 

Parte dessas ondas se propaga pelo hemisfério Norte, da América para a Europa. Parte se dissemina pelo hemisfério Sul. "Portanto, as anomalias na Austrália e as anomalias na América do Sul, como as chuvas de novembro em Santa Catarina e depois em Minas, Rio e Espírito Santo, estão todas correlacionadas", afirma o cientista.

 

A relação disso tudo com o aquecimento global é mais sutil. Segundo Michel Jarraud, da Organização Meteorológica Mundial, as pessoas tendem a confundir tempo (condições específicas da atmosfera num dado momento) e clima (condições gerais, no longo prazo).

 

"Todo ano você tem padrões excepcionais de tempo e lugares onde recordes são quebrados", disse Jarraud numa entrevista coletiva no fim do ano passado. "Se você tem ar mais frio em algum lugar, você tem de ter ar mais quente em algum outro lugar. A temperatura média da Terra é a mesma."

 

O aquecimento global não significa que não haverá mais invernos frios, mas sim que eles serão menos frequentes. "Não é algo que você espera que seja mais quente e mais quente", afirma Marengo, do Inpe. O que existe é uma elevação contínua da temperatura média.

 

Marengo lembra ainda que o aquecimento global é composto por dois tipos de influência, ou "sinal": as antropogênicas, ou seja, causadas por atividades humanas, e as naturais. Há um cabo-de-guerra entre ambas.

 

"Nos dois últimos anos, tivemos temperaturas mais baixas do que no final do século 20. Pode ser que a variabilidade normal do clima esteja mais forte que o sinal antropogênico agora, mas no longo prazo o sinal dos gases-estufa é mais forte", diz o climatologista.

Link to comment
Share on other sites

ARTIGO IMPERDÍVEL

http://resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html'>http://resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html

 

Tchê Rodrigo

 

Esse link não abre, ao menos eu não consigo...

 

Saudações E N C A R N A D A S

ué, tenta de novo, aqui funciona certo:

 

http://resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

 

MEMÓRIA CURTA.....

 

INVERNO LONGO E FRIO DO ANO PASSADO. EXTREMOS FORTES DE FRIO DE 2000 PARA CÁ.....

Link to comment
Share on other sites

MUITO BOM O ARTIGO.

 

SEMPRE FALO PARA OS OUVINTES; IMAGINEM SE O QUE ACONTECEU NA A.M DO SUL ENTRE 1800 E 1900, TIVESSE ACONTECIDO AGORA!!! ERA O FIM DO MUNDO!!!!

 

AGORA QUE EXPLODIU O CALOR NA AUSTRÁLIA, PRONTO!!..

 

TEVE UM PROFESSOR, NÃO TENHO CERTEZA, QUE DISSE, HORA DO BRASIL, QUE A CHUVA DE NOVEMBRO ERA DEVIDO AO AQUECIMENTO GLOBAL.....EM EM 83/84, 63/65, 74, 55, 57.....QUE SERÁ QUE FORAM....

 

O POLO NORTE DERRETENDO, EM 1922....TAMBÉM.....

 

NO POLO SUL, INFORMAÇÕES DE LÁ, ESTÁ ESFRIANDO.....BASE BRASILEIRA.

 

EM SÃO JOAQUIM DE 1987 ATÉ O HOJE O INVERNO ESTÁ MAIS FRIO EM -0,3 NOS 5 MESES, SENDO -0,7 EM MAIO E -0,5 EM JULHO. VERÃO SEM ALTERÇÃO E OUTONO MAIS QUENTE. MAIO CAIU 0,7ºC EM 21 ANOS!!!! JÁ É UMA SENHORA DIFERENÇA NO COMPORTAMENTO DAS PLANTAS TEMPERADAS. AGORA IMAGINEM SE A "PESQUISA" DO CIRAN DE +3ºC NA MÉDIA MÍNIMA ESTIVESSE CORRETA!!! JÁ TERÍAMOS PLANTIOS DE CÍTRUS AQUI!!!

Link to comment
Share on other sites

Nada é mais chato que apostar várias vezes num inverno digno e ficarmos só chupando dedo!

Gostaria de ver os tempos idos voltar como meu pais e sogros contam. Neve quebrando galhos, água congelando em baldes dentro de casa, número considerável de geadas e um pouco mais de constância e duração das MP.

Sou da geração que não presenciou esses momentos e quero ver e sentir o nosso potencial de frio.

A expectativa é grande e espero que o clima colabore para isso!!! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Nada é mais chato que apostar várias vezes num inverno digno e ficarmos só chupando dedo!

Gostaria de ver os tempos idos voltar como meu pais e sogros contam. Neve quebrando galhos, água congelando em baldes dentro de casa, número considerável de geadas e um pouco mais de constância e duração das MP.

Sou da geração que não presenciou esses momentos e quero ver e sentir o nosso potencial de frio.

A expectativa é grande e espero que o clima colabore para isso!!! :wink:

Neve quebrando galhos em Sapiranga acho meio improvável :wink:
Link to comment
Share on other sites

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

 

MEMÓRIA CURTA.....

 

INVERNO LONGO E FRIO DO ANO PASSADO. EXTREMOS FORTES DE FRIO DE 2000 PARA CÁ.....

 

Eu acho que o Zé está querendo dizer é de um inverno com evento de neve.

 

O que mais marca não é um inverno com anomalia de -2ºC. Ora, isso não marca na memória, a não ser dos climatólogos, agrônomos, meteorologistas...

 

O que deixa a memória longa é um, só umzinho dia com 15cm de neve, mesmo que no dia seguinte faça 25ºC. 8)

 

Abraços

 

PS: vê se aceite que discordei e não me chame de purga. Purga! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nada é mais chato que apostar várias vezes num inverno digno e ficarmos só chupando dedo!

Gostaria de ver os tempos idos voltar como meu pais e sogros contam. Neve quebrando galhos, água congelando em baldes dentro de casa, número considerável de geadas e um pouco mais de constância e duração das MP.

Sou da geração que não presenciou esses momentos e quero ver e sentir o nosso potencial de frio.

A expectativa é grande e espero que o clima colabore para isso!!! :wink:

Neve quebrando galhos em Sapiranga acho meio improvável :wink:

 

 

Rodrigo, obvio que não me referia a Sapiranga, mas a lugares com maiores altitudes! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Nada é mais chato que apostar várias vezes num inverno digno e ficarmos só chupando dedo!

Gostaria de ver os tempos idos voltar como meu pais e sogros contam. Neve quebrando galhos, água congelando em baldes dentro de casa, número considerável de geadas e um pouco mais de constância e duração das MP.

Sou da geração que não presenciou esses momentos e quero ver e sentir o nosso potencial de frio.

A expectativa é grande e espero que o clima colabore para isso!!! :wink:

Neve quebrando galhos em Sapiranga acho meio improvável :wink:

 

 

Rodrigo, obvio que não me referia a Sapiranga, mas a lugares com maiores altitudes! :roll:

Claro, claro. Era só brincadeira para, metaforicamente, quebrar o gelo.
Link to comment
Share on other sites

[

Eu acho que o Zé está querendo dizer é de um inverno com evento de neve.

 

O que mais marca não é um inverno com anomalia de -2ºC. Ora, isso não marca na memória, a não ser dos climatólogos, agrônomos, meteorologistas...

 

O que deixa a memória longa é um, só umzinho dia com 15cm de neve, mesmo que no dia seguinte faça 25ºC. 8)

 

Abraços

 

PS: vê se aceite que discordei e não me chame de purga. Purga! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

PENSAREI NO CASO...PURGA!!!

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que desde 2000 não temos uma situação clara de La niña no período de outono-inverno. E é por isso que nossos invernos micharam em termos de eventos extremos de neve e frio... La nina no verão e SOI descendo a ladeira no inverno (em direção ao nino) já virou padrão climático no pós 2000.

Vejam, se tivéssemos um nino virando nina durante o inverno é legal e mesmo se consolidassemos uma nina forte e duradoura e fossemos para nino no inverno poderíamos ter coisas legais. MAs o que estamos vendo ao longo desta década é uma irritante monotonia anti-neve.....

 

MEMÓRIA CURTA.....

 

INVERNO LONGO E FRIO DO ANO PASSADO. EXTREMOS FORTES DE FRIO DE 2000 PARA CÁ.....

 

Eu acho que o Zé está querendo dizer é de um inverno com evento de neve.

 

O que mais marca não é um inverno com anomalia de -2ºC. Ora, isso não marca na memória, a não ser dos climatólogos, agrônomos, meteorologistas...

 

O que deixa a memória longa é um, só umzinho dia com 15cm de neve, mesmo que no dia seguinte faça 25ºC. 8)

 

Abraços

 

PS: vê se aceite que discordei e não me chame de purga. Purga! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

 

 

Mas era disso que eu tava falando! Tivemos 2000 com boa neve e muito frio, 1999 com neve significativa em agosto em TODA a serra gaúcha e neve com boa acumulação na região de SJ em Abril e Maio. Até o coitado de 1998 teve uma nevasca com meio metro de neve no Morro da Igreja (registrados fantasticamente pelo pessoal do CINDACTA em vídeo que pode ser visto no Restaurante A Taberna de Urubici). 1996 nem se fala! 1994, apesar das alternâncias, teve duas nevadas generalizadas nas serras gaúchas e catarinense e máxima de 16oC com sol no Rio de Janeiro por duas ocasiões. Bom se eu chegar em 1990, 1988, etc... aí é covardia!

Portanto, desde 2000 não presenciamos (o sul do Brasil como um todo, e não o RS) um evento de frio/neve violentíssimo e generalizado, algo que era razoavelmente (a cada 3-4 anos) comum até 2000. Médias baixas tem ocorrido, mas não por causa de cavalos e sim por períodos de maior constância de frio.

Link to comment
Share on other sites

Assino embaixo o que postou o Zé Vicente, e ressalto que as médias baixas no RS e SC dos últimos anos devem-se em parte ao represamento do frio causado pelos bloqueios fortíssimos e extremamente prolongados que têm se tornado cada vez mais constantes no inverno paranaense.

 

NESTE ANO NEVOU, FRACAMENTE, 2 VEZES NA ÁREA METROPOLITANA DE CTBA, QUE FORA DA CIDADE ESTÁ +- DENTRO DO PADRÃO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA.

 

ESTE ANO, SEGUINDO O PADRÃO AMERICANO, VAMOS TER BOAS OU MÁS SURPRESAS....

 

PRIMAVERA EM SINAL VERMELHO, ESPECIALMENTE PARA O RODRIGO, COTA ALTA POR SEGURANÇA!!

Link to comment
Share on other sites

EM 2000 TEVE NEVE MODERADA A FORTE EM ALGUMAS CIDADES ENTRE CAMPOS NOVOS/CTBANOS/LAGES/STA CECÍLIA. INTERIOR DE SÃO JOAQUIM PASSOU DOS 15 CM. NA CIDADE NÃO ACUMULOU MAIS DEVIDO A ALTERNÂNCIA DE SOL E NEVE.

 

EM TERMOS DE FRIO, FOI A MAIOR ONDA DE FRIO, DURAÇÃO, JÁ REGISTRADA EM SÃO JOAQUIM DESDE 1955 E EM GRANDE PARTE DE SC.

Link to comment
Share on other sites

Assino embaixo o que postou o Zé Vicente, e ressalto que as médias baixas no RS e SC dos últimos anos devem-se em parte ao represamento do frio causado pelos bloqueios fortíssimos e extremamente prolongados que têm se tornado cada vez mais constantes no inverno paranaense.

 

NESTE ANO NEVOU, FRACAMENTE, 2 VEZES NA ÁREA METROPOLITANA DE CTBA, QUE FORA DA CIDADE ESTÁ +- DENTRO DO PADRÃO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA.

 

ESTE ANO, SEGUINDO O PADRÃO AMERICANO, VAMOS TER BOAS OU MÁS SURPRESAS....

 

PRIMAVERA EM SINAL VERMELHO, ESPECIALMENTE PARA O RODRIGO, COTA ALTA POR SEGURANÇA!!

Nem brinca
Link to comment
Share on other sites

Assino embaixo o que postou o Zé Vicente, e ressalto que as médias baixas no RS e SC dos últimos anos devem-se em parte ao represamento do frio causado pelos bloqueios fortíssimos e extremamente prolongados que têm se tornado cada vez mais constantes no inverno paranaense.

 

NESTE ANO NEVOU, FRACAMENTE, 2 VEZES NA ÁREA METROPOLITANA DE CTBA, QUE FORA DA CIDADE ESTÁ +- DENTRO DO PADRÃO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA.

 

ESTE ANO, SEGUINDO O PADRÃO AMERICANO, VAMOS TER BOAS OU MÁS SURPRESAS....

 

PRIMAVERA EM SINAL VERMELHO, ESPECIALMENTE PARA O RODRIGO, COTA ALTA POR SEGURANÇA!!

Nem brinca

 

E NÃO ESTOU!!!

Link to comment
Share on other sites

Assino embaixo o que postou o Zé Vicente, e ressalto que as médias baixas no RS e SC dos últimos anos devem-se em parte ao represamento do frio causado pelos bloqueios fortíssimos e extremamente prolongados que têm se tornado cada vez mais constantes no inverno paranaense.

 

NESTE ANO NEVOU, FRACAMENTE, 2 VEZES NA ÁREA METROPOLITANA DE CTBA, QUE FORA DA CIDADE ESTÁ +- DENTRO DO PADRÃO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA.

 

ESTE ANO, SEGUINDO O PADRÃO AMERICANO, VAMOS TER BOAS OU MÁS SURPRESAS....

 

PRIMAVERA EM SINAL VERMELHO, ESPECIALMENTE PARA O RODRIGO, COTA ALTA POR SEGURANÇA!!

Nem brinca

 

E NÃO ESTOU!!!

 

Nem brinca [2] #-o

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

NOVO BOLETIM DA SOMAR SOBRE LA NIÑA/EL NIÑO, PUBLICADO ONTEM.

 

 

Destaque: La Niña perde força rapidamente e novo episódio de El Niño deve atuar a partir do final do ano As últimas simulações continuam indicando o rápido enfraquecimento da La Niña em curso. Novas simulações realizadas neste início de março indicam término do fenômeno a partir do início de maio no Oceano Pacífico. Lembramos que este episódio permanece fraco. Seu ápice foi observado em janeiro, com desvio negativo de 1°C, contra 1,5°C registrado no penúltimo episódio, no início de 2008. Neste momento, o desvio já está em torno de 0,7°C. Após o término do atual fenômeno La Niña, as simulações indicam um rápido aquecimento das águas do Pacífico Equatorial em meados do ano. Em julho, a previsão é de temperatura em torno de 0,5°C acima do normal. A partir daí, espera-se um lento aquecimento até o final do ano, com desvio chegando a 0,7°C acima do normal. Fica cada vez mais evidente o possível retorno de um fenômeno El Niño, porém ainda com fraca intensidade. Para efeitos comparativos, este ano de 2009 assemelha-se ao ano de 2006, quando também registramos uma La Niña no início do ano e, rapidamente, este fenômeno perdeu força, dando lugar a um El Niño a partir do final do ano. Por fim vale o resumo: este outono ainda será caracterizado por um fraco episódio de La Niña. O inverno e início de primavera deverão ser influenciados por neutralidade climática. Já o final da primavera de 2009 e verão 09-10 deverão ser influenciados por um novo episódio de El Niño, por enquanto fraco.

Link to comment
Share on other sites

A minha preferência, visando o frio aqui em SP, é a neutralidade, sem nino ou nina. O nina traz frio, mas também reforça ainda mais os comuns episódios de bloqueio, o nino então é uma b....

A neutralidade me dá a impressão de promover um inverno mais dinâmico, com mais mudanças de tempo por aqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Preciso rever minhas análises feitas há alguns anos quanto à freqüência de neve em Palmas. O resultado foi que, em Palmas, a neve era mais freqüente em anos de El Niño. Talvez valesse a pena fazer distinção entre anos de El Niño e PDO negativa e positiva. Lembro-me que o fato foi duramente criticado aqui no fórum, especialmente pelo Caio, mas contra fatos não há argumentos. Isso apenas revela que o fenômeno ENSO pode sim alterar o regime da neve no Sul do Brasil! Sob La Niña costumam ocorrer nevadas mais extensas e ondas de frio mais intensas. Se não me engano, em São Joaquim neva com maior freqüência (note que não estou falando em quantidade) em anos de neutralidade no Pacífico. Mais uma vez não associei a PDO com o ENSO.

Link to comment
Share on other sites

NOVO BOLETIM DA SOMAR SOBRE LA NIÑA/EL NIÑO, PUBLICADO ONTEM.

 

... Para efeitos comparativos, este ano de 2009 assemelha-se ao ano de 2006, quando também registramos uma La Niña no início do ano e, rapidamente, este fenômeno perdeu força, dando lugar a um El Niño a partir do final do ano...

 

O ano de 2006 não foi exatamente um grande ano para a neve - mas nos últimos anos, quais foram?

Porém, recordo-me que em setembro de 2006 houve neve granular em Porto Alegre. Quem sabe 2009 nos traga notícias melhores...

Abaixo link da MetSul sobre o evento:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=244

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.