Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Verão 2006/2007


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

O Catarina é um bom exemplo de como não existe nada de definitivo, como o Duqua salientou. Chamo a atenção que já tivemos F3 no Sul do Brasil em mais de uma oportunidade. Como temos carência de recursos e falta de expertise em análise de tornados na Meteorologia nacional, é provável que até mesmo um F4 já tenha ocorrido. Aliás, o acontecimento de Águas Claras em Viamão em 11 de outubro de 2000 pode ter sido um F4 ao meu ver pela análise dos danos. Seria muito interessante pegar o conjunto de imagens daquela época e fazer uma avaliação considerando os parâmetros da nova Escala EF (Enhanced Fujita Scale que avalia a intensidade dos tornados conforme a dimensão dos danos e o tipo de construção ou objeto danificado).

 

Chamo a atenção ainda que já se produziu um F5 na América do Sul. Foi em janeiro de 1973 na cidade de San Justo, província Argentina de Santa Fé. A cidade foi literalmente varrida do mapa. Como se sabe, Santa Fé é imediatamente a sudoeste do Rio Grande do Sul. Fiz uma reanálise dos dados das 12Z daquele dia e impressionava a temperatura em 850 Hpa no norte da Argentina com valores de 850 hPa.

 

sanjusto1jb7.jpg

 

Estou tentando conseguir material para escrever um texto sobre este evento para o site da MetSul.

 

Chamo a atenção ainda que o AR4 do IPCC disse não ter encontrado evidências de que o aquecimento global esteja aumentando a frequência e a intensidade dos tornados no mundo, mas o cenário projetado pelo IPCC para o futuro no Sul do Brasil sugere condições que poderiam ocorrer mais e violentos tornados. Isso porque a projeção do IPCC é de verões muito mais quentes e úmidos no final deste século. Logo, como sabemos, calor e umidade são combustíveis para tempestades severas no verão.

 

O que não me entra na cabeça do relatório do IPCC é um enorme paradoxo. O relatório sugere que a Amazônia, pela perda da cobertura vegetal, se transformaria em cerrado. Como a Amazônia é responsável por grande parte da umidade que garante a instabilidade no Sul do Brasil, não sei de onde viria tanta umidade para garantir o dramático aumento das precipitações no verão projetadas pelo IPCC. O aquecimento do Atlântico poderia ser uma alternativa, mas como sabemos a elevação da temperatura da água não se dá na mesma proporção do continente.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 269
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O chumbo grosso, tempestade elétrica, está chegando agora na Zona Sul de PoA, mas observem essa imagem, que ao vivo era pura rotação!

 

dsc03916wu8.th.jpg

 

dsc03865zh7.th.jpg

 

Essas são pura delícia

 

Funil de condensação, sem rotação

 

dsc03667mx2.th.jpg

 

dsc03750ra3.th.jpg

 

imagem088fj2.th.jpg

 

dsc03792gt1.th.jpg

 

dsc03798xd1.th.jpg

 

imagem138ov0.th.jpg

 

Pelas rajadas secas creio ter se tratado de um microburst

dsc03964hw1.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amigos, obrigada!

 

Estava lendo agora na Metsul e outros jornais que foram tantas destruições e 4 mortes em decorrência das chuvas e do tempo severo que se abateu na região sul que até dá uma coisa na gente... Criança morrendo afogada dentro de casa, outro senhor faleceu em decorrência de mal súbito de um temporal, na sexta outra pessoa morreu afogada dentro de casa. Realmente situações muito tristes... Ao mesmo tempo que os céus nos preparam espetáculos, há a esse risco para alguns, que perdem a vida dentro da própria casa, onde a história deveria ser outra.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Jaque!! Esse monstro, em meia-hora, saiu de uma grossa camada de cirrustratus para um Cb ao oeste (na verdade, o sistema deslocou-se rapidamente para POA, aparecendo antes os cirrus e depois o Cb)!!

 

Uma porção seguiu para o N e outra para a Zona Sul de POA. Por aqui, mal choveu! Foi mais um susto (eu não vi nada, pois estava em local fechado).

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Galera desculpa o atraso, mas é q só agora pude colocar, fotos de uma tempestade incrível aqui na Região sul do PR, próximo a divisa com SC, não sei bem se é na região em discussão anteriormente, mas ai vai duas fotos, de péssima qualidade que tirei com meu celular, em meio um vento moderado uma nuvem me chamou a atenção, mas não consegui ver bem, estava longe d mais.. Acho q não seja nada talvez, mas... fico estranha!!!

 

valew...

 

DIA 02/03 AS 12:22

 

0203071156xk1.jpg

 

12:47

 

0203071201op8.jpg

 

13:15

 

0203071213ko0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Atenção.Vendaval bem forte por volta das 14hs em Soledade.O vento levantou a metade do telhado do Posto de Saúde do Bairro Missões.No mais, não tenho notícias de outros danos, apenas a chuva foi tão intensa que em muitas casas e prédios, as calhas não venceram dar vazão à água, que inundou as residências.Não recordo de uma chuva tão forte em tão curto período em mês de março.

Acabei de enviar fotos da nuvem para a Metsul, são bem interessantes.Valeu Alexandre.

 

 

 

Este foi o conteúdo da mensagem que enviei para a Metsul!

O Posto de Saúde fica bem perto minha casa cerca de 3 quadras.

Link to comment
Share on other sites

Vou tentar aumentar a imagem. Essas que posto agora são de uma amiga de Sapucaia, ela me enviou e estou postando para ilustrar a tarde de hoje lá na região. Me relatou que ventava e depois das imagens 16h, começou a chover fraco, escutou trovões ao longe.

 

dsc00393cp6.th.jpg

 

dsc00399tq3.th.jpg

 

dsc00396qd4.th.jpg

 

Não consegui mais que isso Alexandre, infelizmente, é que foi extraído de uma filmagem.

 

imagem1pm3.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, esse sistema, tipo CCM, está se deslocando rapidamente, parece vir para cá, pela animação, será que atingirá PoA caso não perca força? Tem um belo aspecto de arcus. Alguém tem como me aproximar horário ou se chega aqui mesmo?

 

surrb10xo4.th.jpg

 

Agora a imagem pirou total, o sat dá como se já estivesse aqui...

 

surrb10se9.th.jpg

 

Sat voltou ao normal

 

surrbc10xh5.th.jpg

Teve muitas rotações junto a Santana do Livramento e Bagé...

 

Então, no momento a criança avança no radar tipo um Squall Line, resta saber de verdade o que há nisso!

 

20070306140000tc7.th.gif

 

Fortrac das 14

 

recortsp8120070306ti6.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Marcos, agora já há um reconhecimento visual, muitos TCUs sobre a Lagoa dos Patos. Esse temporal que chega deverá atingir PoA, está muito próximo, espero que realmente venha.

 

imagem016wt7.th.jpg

 

Observem as rotações incríveis no deslocamento da massa..., chance de tornados Alexandre?

 

http://vesta.cira.colostate.edu/RTSEC14_0.html

 

METAR SBPK 061600 26003KT 8000 -RA FEW015 FEW040CB BKN030 25/25 Q101 6=

 

Parece que perdeu um pouco a força, mas os desenvolvimentos verticais seguem na zona sul.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que nao vem grande coisa pra cá hoje, mas é bom ficar de olho porque instabilidade de verao é surpreendente. Sobre tornado Jacque tenho grande curiosidade sobre o que vai ocorrer no centro da Argentina nesta segunda metade da semana. Jato de baixos níveis de pampero, jato de baixos niveis do norte com ar quente, ciclone extratropical se formando. Vai ser um coquetel perfeito para atividades tornadica no Prata.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que nao vem grande coisa pra cá hoje, mas é bom ficar de olho porque instabilidade de verao é surpreendente.

 

Preteou o olho da gateada. E não é que podemos ter algo grande daqui a pouco ? Muitos raios a sudoeste de POA !!! Céu preto. Radar do Redemet mostrando uma célula pequena, mas forte. Jacqueline a esta hora na rua fotografando os raios. Boldrini me telefonando para contar dos relâmpagos. Nachtigall me telefonando para falar do radar. Eu correndo para corrigir os textos do site. Tudo ao mesmo tempo. É ou não divertido ?

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que nao vem grande coisa pra cá hoje, mas é bom ficar de olho porque instabilidade de verao é surpreendente.

 

Preteou o olho da gateada. E não é que podemos ter algo grande daqui a pouco ? Muitos raios a sudoeste de POA !!! Céu preto. Radar do Redemet mostrando uma célula pequena, mas forte. Jacqueline a esta hora na rua fotografando os raios. Boldrini me telefonando para contar dos relâmpagos. Nachtigall me telefonando para falar do radar. Eu correndo para corrigir os textos do site. Tudo ao mesmo tempo. É ou não divertido ?

 

Então vou te dar um presentinho, aguarda!

Link to comment
Share on other sites

Então vou te dar um presentinho, aguarda!

 

Vixe Jaque!! Vou dar minha modesta participação:

 

http://www.flickr.com/photos/saleiro/sets/72157594574198310/

 

O que tu pegou ae??? :o :shock:

 

Modesta nada caro amigo, você já é profissional!!!! Mas essa nem a RBS tem:

 

Alexandre, é exclusivo para a METSUL.....

 

Funil gigante em PoA! COISA MAIS LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

dsc04674dz1.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, lindas as tuas fotos.

 

Jacque, será que formou totalmente um funil. Tu já me conhece que eu sou chato para essas coisas. Aquela foto com o telhado de uma casa na frente do dia 4 me pareceu mais cara de funil, apesar de achar que não eram. Isso é sempre polêmico.

 

Tudo aquilo é funil!!!!, falei que era dos grandes, o maior que já vi, a foto é a original faz qualquer teste, manda para qualquer fórum. Daqui a pouco te passo fotos da frente de rajada.

Link to comment
Share on other sites

Duquia, o funil foi às 18h58 ele se formou no corpo de um CB que estava no local, quando este começou a ventar sobre o outro CB da frente de rajada que vem logo atrás. Observa na terceira imagem.

 

 

dsc04750ov4.th.jpg[/url]

 

 

Vou me "apossar" desta imagem e fazer de descanso de tela da minha área de trabalho lá no SIMEPAR!!! :wink:

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Muito obrigada! Fico lisonjeada. Se ficar pequeno da um grito que te passo o tamanho original. Obrigada mesmo!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O festival de raios foi in-crí-vel!!! Os clarões iluminavam TUDO à volta, deixando a cidade às claras!!! Estive na PUC e tive o privilégio de ver, da área aberta do estacionamento, um raio digno de fotografia, que iluminou tudo e largou um estrondo forte e prolongado, sem contar os que cortavam o céu com tudo!!

 

Pra variar, porém, mal choveu aqui: acumulei pouco menos de 1 mm! Resultado? Tenho 26,5° com elevados 91%... bafo desgraçado!!

 

Porém, já tem outra tormenta se aproximando pelo oeste. Está ficando bonito!! Vamos ver no que vai dar. 8)

Link to comment
Share on other sites

Parabens gaudérios. Muito boas essas fotos. Nada como estar alertas! To na curiosidade para ver a frente de rajada...

Se não é pedir muito poderiam colocar os horários nas fotos??

 

Valeu! Duquia, as minhas eu tirei entre 19:02h e 19:15h, depois começou a pingar e não quiz arriscar coma câmera, preciso de uma capa de chuva pra ficar abraçado com a câmera nestas horas, hehehe!!

Link to comment
Share on other sites

Duquia, o funil foi às 18h58 ele se formou no corpo de um CB que estava no local, quando este começou a ventar sobre o outro CB da frente de rajada que vem logo atrás. Observa na terceira imagem.

 

 

dsc04750ov4.th.jpg[/url]

 

 

Vou me "apossar" desta imagem e fazer de descanso de tela da minha área de trabalho lá no SIMEPAR!!! :wink:

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Muito bonitas todas as fotos!!

 

Duquia, me pareceu até o Beira-Rio ali no canto esquerdo dessa foto que separaste! hehe

 

De onde são essas fotos Jaque? Do Cristal?

Link to comment
Share on other sites

Violentos clarões e muitas trovoadas no momento!! Tenho 26,2° com elevados 94%!!

 

O vento virou a pouco e o Cb está extremamente ativo! Tem alerta da MetSul no site com acompanhamento instantâneo sobre essa tempestade que se aproxima de POA nesse momento.

 

Vamos ver no que dá!

 

26 ?? entao o aero de poa errou mesmo , tomei um susto quando vi 16 C por lá hehehe

Pensei que frio sobrenatural é esse

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Seria um sonho, Luan... está um bafo por aqui, mas agora começou a gotejar e tem relâmpago pra tudo quanto é lado!!

 

Tenho a impressão de estar vendo alguns relâmpagos esverdeados, o que seria sinal de granizo, mas não tenho certeza, já que a camada de estratus com teto muito baixo pode estar distorcendo a coloração.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Seria um sonho, Luan... está um bafo por aqui, mas agora começou a gotejar e tem relâmpago pra tudo quanto é lado!!

 

Tenho a impressão de estar vendo alguns relâmpagos esverdeados, o que seria sinal de granizo, mas não tenho certeza, já que a camada de estratus com teto muito baixo pode estar distorcendo a coloração.

 

Abraços!

 

AH Marcos mas pelo menos é um bafo que vai ser recompensado com muita agua pelo visto hehehe...esse que é o bom de poa o clima tá sempre agitado

 

Em compensação aqui em sp fica esse solzão e essa monotonia

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

show essa foto parabens!!!!

 

 

aqui em são paulo apesar das previsoes nao indicarem nenhuma possibilidade de chuva... pra variar choveu sim... agora a noite durente 5 minutos choveu moderadamente sobre meu bairro, creio que foi algo extremamente isolado as voltas o ceu estava azul, alguns raios... o estranho é que nao vi essa chuva nas imagens de satelite creio que foram nuvens baixas...

 

agora continua muito abafado e a noite promete ser quente...

 

é isso =)

Link to comment
Share on other sites

Daqui de casa dá pra ver uma chuva leve e festival de relâmpagos. É um a cada 2 segundos. Só ir na janela. Vê o relâmpago e conta até 2 que logo chega o próximo! E faz tempo que tá assim, não é um período curto!!

 

É que continua bem quente por aqui. Refresco mesmo, só entre domingo e segunda-feira, mais já para o domingo, de acordo com a confirmação das 18Z

Link to comment
Share on other sites

Tormenta de raios, relâmpagos e trovões a uma hora e meia consecutivas!! :shock: A propósito, um enorme raio cruzou a vista daqui de casa do lado sul!!

 

Estou curioso para saber da precipitação na Zona Sul de POA, porque a tempestade é das grandes e está muito prolongada!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.