Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Contrariando as previsões, que informavam a possibilidade de chuvas fortes, não caiu um pingo de chuva. Somente na região serrana houve registro de chuva forte (66mm em 24 horas em Cordeiro). Não tenho informações sobre a serra da Mantiqueira. Na capital muita nebulosidade.

 

Tenho pensado sobre a previsão do tempo oficial no Brasil. Acho uma lástima! Aqui no Rio de Janeiro é difícil ocorrer acerto. Mais parece horóscopo: a gente lê, finge que acredita e esquece em dois minutos. Precisamos contar com o Ronaldo e a METSUL. Mesmo o CLIMATEMPO não dá.

 

Por um lado há um erro de metodologia e, por outro, de escala. Não entendo como se pode falar em médias e normais em climatologia. Isto simplismente não existe. Em geografia, costumamos trabalhar com ritmo. Previsão para regiões grandes ou mesmo países sem especificar o que ocorrerá em áreas menores e específicas não passa de generalidades que pouco efeito prático possui.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Continua nublado. Ontem, no início da noite choveu um pouco na Zona Norte. No Rocha, onde tenho um pluviômetro, foi registrado um total de 7 mm em 12 horas.

 

Me surpreende a divergência de previsão. O INMET, diz que não vai chover muito, apenas chuvisco. O INPE diz que vai chover forte no Rio devido ao fortalecimento da ZACAS. O SIMERJ confirma a previsão do INPE. Quem será que vai acertar ?

Link to comment
Share on other sites

Continua nublado. Ontem, no início da noite choveu um pouco na Zona Norte. No Rocha, onde tenho um pluviômetro, foi registrado um total de 7 mm em 12 horas.

 

Me surpreende a divergência de previsão. O INMET, diz que não vai chover muito, apenas chuvisco. O INPE diz que vai chover forte no Rio devido ao fortalecimento da ZACAS. O SIMERJ confirma a previsão do INPE. Quem será que vai acertar ?

 

A PRINCÍPIO MAIS PARA O INPE, NÃO TÃO FORTE, MAIS UMA CHUVA DENTRO DO NORMAL.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Galera, calor absurdo aqui em Duque de Caxias - RJ

Neste momento (11:20h) tenho 35.2Cº e 39% de U.R :evil:

A temperatura continua subindo rapidamente... algumas nuvens no céu... sensação de abafamento, apesar da umidade baixa!

A minha temp. está batendo certinho com o galeão! No santos dumont tá marcando 28.0Cº (impossível!!!!!!).

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Pelo inmet a máxima de ontem foi 35.9Cº. Como faço pra saber de qual estação foi essa máxima? Acho que não foi em Bangu... se aqui em Caxias bati 36.5Cº, imagine em Bangu!!!

Valeu.

 

Foi em Realengo,Ricardo.A estação de Bangu está fechada desde o ínicio de 2002.

 

 

Valeu Breno!

Mas como faço para saber????

Link to comment
Share on other sites

Pelo inmet a máxima de ontem foi 35.9Cº. Como faço pra saber de qual estação foi essa máxima? Acho que não foi em Bangu... se aqui em Caxias bati 36.5Cº, imagine em Bangu!!!

Valeu.

 

Foi em Realengo,Ricardo.A estação de Bangu está fechada desde o ínicio de 2002.

 

 

Valeu Breno!

Mas como faço para saber????

 

Eu só fiquei sabendo que foi lá em Realengo pois a Climatempo publicou...Mas as máximas sempre são em Realengo,e,de vez em quando,na Praça Mauá.Muito raramente na estação de Jacarépágua,mas nunca na do Alto da Boa Vista.

Link to comment
Share on other sites

Pelo inmet a máxima de ontem foi 35.9Cº. Como faço pra saber de qual estação foi essa máxima? Acho que não foi em Bangu... se aqui em Caxias bati 36.5Cº, imagine em Bangu!!!

Valeu.

 

Foi em Realengo,Ricardo.A estação de Bangu está fechada desde o ínicio de 2002.

 

 

Valeu Breno!

Mas como faço para saber????

 

Eu só fiquei sabendo que foi lá em Realengo pois a Climatempo publicou...Mas as máximas sempre são em Realengo,e,de vez em quando,na Praça Mauá.Muito raramente na estação de Jacarépágua,mas nunca na do Alto da Boa Vista.

 

 

Valeu Breno!

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com muita nebulosidade e temperatura amena no Rio de Janeiro. Choveu pouco nos últimos dias, contrariando a previsão, mais uma vez. Segundo ela, haveria chance de temporal e a defesa civil ficou em alerta. Chuva que é bom nada. Ontem ocorreram apenas chuviscos.

 

Na madrugada de domingo choveu forte em Nova Friburgo, região serrana do estado. O temporal durou aproximadamente meia hora. Para hoje há previsão de chuva forte para o norte do estado. Será ?

 

Obs. Pena que não há uma Climaterra ou Metsul aqui no Rio.....

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com muita nebulosidade e temperatura amena no Rio de Janeiro. Choveu pouco nos últimos dias, contrariando a previsão, mais uma vez. Segundo ela, haveria chance de temporal e a defesa civil ficou em alerta. Chuva que é bom nada. Ontem ocorreram apenas chuviscos.

 

Na madrugada de domingo choveu forte em Nova Friburgo, região serrana do estado. O temporal durou aproximadamente meia hora. Para hoje há previsão de chuva forte para o norte do estado. Será ?

 

Obs. Pena que não há uma Climaterra ou Metsul aqui no Rio.....

 

É verdade Rodolfo,

 

Uma pena não termos uma climaterra ou Metsul por aqui...

As Previsão erraram de novo. O unico instituto que chega um pouco perto, as vezes, é o tempo agora....

Hoje, quando acordei estava um dia lindo.... com poucas nuvens e a temperatura bem agradável...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu fechado, com cobertura de estratos no Rio de Janeiro. Não choveu até agora. Vejam que as previsões indicam sol com temperatura em elevação. Até agora, temperatura amena.

 

Acredito que a previsão para o estado do Rio de Janeiro seja um pouco mais complicada. O território fluminense fica em zona de transição entre climas dominados por massas de temperadas e tropicais. No centro-sul do estado as frentes entram com mais facilidade que no centro-norte do estado. Acho que isto acaba por dificultar a previsão, o que não desculpa em nada os disparates que ocorrem entre os institutos de previsão

Link to comment
Share on other sites

Alguém é capaz de dar uma boa explicação para o calor infernal que faz nas baixadas, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina ? É interessante, que no NE, mais ao norte os termômetros nunca marcam 40ºC ou mais como aqui. Nem mesmo no interior. No pantanal de Mato Grosso, não ocorre. No sertão do NE até agora não há medidas que confirmem temperaturas tão elevadas. O quê esplica isso ?

Link to comment
Share on other sites

Alguém é capaz de dar uma boa explicação para o calor infernal que faz nas baixadas, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina ? É interessante, que no NE, mais ao norte os termômetros nunca marcam 40ºC ou mais como aqui. Nem mesmo no interior. No pantanal de Mato Grosso, não ocorre. No sertão do NE até agora não há medidas que confirmem temperaturas tão elevadas. O quê esplica isso ?

 

E a regiao de Cuiabá em setembro?

Link to comment
Share on other sites

Alguém é capaz de dar uma boa explicação para o calor infernal que faz nas baixadas, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina ? É interessante, que no NE, mais ao norte os termômetros nunca marcam 40ºC ou mais como aqui. Nem mesmo no interior. No pantanal de Mato Grosso, não ocorre. No sertão do NE até agora não há medidas que confirmem temperaturas tão elevadas. O quê esplica isso ?

 

E a regiao de Cuiabá em setembro?

 

Acho que no interior do Piauí tb já chegou próximo aos 40°C.

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto, com chuvas ocasionais. Ontem à terde e início da noite houve chuva na forma de pancada que acumulou 24 mm no Rocha, Zona Suburbana, próximo ao Méier. Há previsão de chuvas fortes para hoje.

 

No interior os municípios mais afetados são Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana e Nova Iguaçú e Queimados, na Baixada Fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Embora as previsões tenham dado diversos alertas para chuva forte no Rio nas últimas 48 horas, isto não ocorreu. Muito pelo contrário. Ontem houve um acúmulo de apenas 0,2 mm no Rocha, bairro próximo ao Méier, subúrbio da Central do Brasil. Por sinal este foi o maior valor registrado na cidade, juntamente com alguns outros poucos bairros.

 

Para hoje ainda há previsão de chuva forte. O céu está parcialmente nublado com altos estratos, com ventos do quadrante sul, moderados. Chuviscou pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

AS chuvas fortes ainda não ocorreram no Rio de Janeiro, embora as previsões fazem crer nisto. O CPTEC diz que um cavado forçará a ZACAS para o sul, o que provocará chuvas fortes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

Por enquanto o tempo está parcialmente nublado. A temperatura voltou a subir desde ontem, mas ainda está suportável.

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Aqui em Duque de Caxias o calor tá infernal!

Temp. máxima: 36.0Cº

Temp. mínima: 24.8Cº

Temp. atual: 34.1Cº às 18:15h :evil:

Amanhã promete!!

Valeu.

 

Infernal mesmo!

Aqui no subúrbio do Rio,mínima de 25,4°C e máxima de 36,6°C

Aeroporto do Campo dos Afonsos hoje mínima 26°C e máxima 37°C!

Em Guaratiba(Geo-Rio) máxima de 37,5°C.No Galeão e Santa cruz,36°C.INMET 36,8°C!Creio que quinta ou sexta poderemos passar dos 40°C

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Aqui em Duque de Caxias o calor tá infernal!

Temp. máxima: 36.0Cº

Temp. mínima: 24.8Cº

Temp. atual: 34.1Cº às 18:15h :evil:

Amanhã promete!!

Valeu.

 

Infernal mesmo!

Aqui no subúrbio do Rio,mínima de 25,4°C e máxima de 36,6°C

Aeroporto do Campo dos Afonsos hoje mínima 26°C e máxima 37°C!

Em Guaratiba(Geo-Rio) máxima de 37,5°C.No Galeão e Santa cruz,36°C.INMET 36,8°C!Creio que quinta ou sexta poderemos passar dos 40°C

 

Que calor horrível, mais quente que Teresinha! Tomara que as pancadas de chuva previstas para os próximos dias aí se confirmem, calor sem chuva não dá, é terrível!

Link to comment
Share on other sites

Volto a questão: por que faz tanto calor nesta baixada litorânea que se estende do Rio de Janeiro até Santa Catarina ? Estamos próximos ao mar, as suas águas não são tão quentes assim e o calor não dá trégua nem mesmo durante a noite. A mínima dentro de minha casa no Rocha, próximo ao Méier, é de 31. No quintal foi de 28ºC. Como explicar isso ?

Link to comment
Share on other sites

Ontem à noite choveu na forma de pancadas na cidade e região metropolitana. Houve acúmulo de até 30 mm. O calor continua forte. hoje a sensação térmica é muito desagradável pois está úmido e no céu estão se desenvolvendo cúmulus congestius. Deve chover forte novamente hoje.

 

O CALOR VEM DO EFEITO DO VENTO QUE DESCE AS SERRAS DA REGIÃO, ESPECIALMENTE QUANDO É DE NOROESTE/OESTE AQUI E NORTE/NOROESTE NO RJ. AS ÁGUAS SÃO QUENTES, +-26/28 E MUITA UMIDADE, TUDO ISTO DÁ UM CLIMA INSUPORTÁVEL POR AÍ E AQUI.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Com o fim do ano de 2006, aprontei meu balanço do ano aqui no meu ponto de observação no bairro da Abolição, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.O ano, como sempre foi marcado pelas temperaturas acima da média e pouquíssimos eventos de frio(embora um deles foi histórico).Janeiro foi marcado por um íniciozinho chuvoso seguido de uma longa estiagem totalmente atípica com 20 dias sem chuva e só sol e temperaturas altíssimas.Chegamos a passar dos 40°C.Nos últimos dias, a cidade foi surpreendida com severos temporais que em curto espaço de tempo despejaram água necessária para deixar as chuvas bem acima da média em toda cidade.As chuvas foram tão intensas que bateram os recordes horários em algumas estações, chegando ao pico de 82mm em apenas 1 hora no Centro no dia 27.Praticamente toda a cidade foi assolada pelos temporais que provocaram a morte de 13 pessoas no dia 27 e mais 5 no dia 31.Assim como as chuvas, as temperaturas também ficaram bastante acima da média.Fevereiro não repetiu a façanha de grandes estiagens que seu antecessor fez, mas isso não impediu que o calor predominasse como sempre e as temperaturas ficassem novamente acima da média.Alguns eventos severos(mais espaçados que janeiro) ocorreram no mês, mas as chuvas foram mais regulares e distribuidas, o que não impediu que o acumulado fosse acima da média na maior parte da cidade.Março manteve o ritmo de seus antecessores com predomínio do forte calor e das temperaturas acima da média, mas o mês amargou pouquíssima chuva e nenhum grande evento severo em quase toda cidade.A excessão ficou pela zona sul e parte da zona oeste da cidade que com dois grandes eventos de chuva conseguiram atingir e até superar a média, mas o resto da cidade ficou bem abaixo.Abril começou com temperatura bem elevada e pouca chuva, mas um grande e importante evento de chuva(não foi um evento severo, mas bem contínuo) entre os dias 17 e 18 trouxe bastante chuva e derrubou com as temperaturas fazendo muitos tirarem os casacos e blusas de manga comprida do ármario pela primeira vez em 2006!Mesmo com essa brusca e importante queda de temperatura, as marcas não tiveram grande expressão comparadas com outras de outros abrils anteriores.Como é característico da cidade, o friozinho durou pouco e foi substituido logo pela volta do sol com temperaturas amenas que logo se transformaram em elevadas temperaturas e continuidade do tempo seco, o que acabou culminando com mais um mês com temperaturas acima da média(mas dessa vez o desvio foi pequeno) mas as chuvas foram muito mal distribuidas, com isso alguns pontos ficaram com chuva abaixo, alguns na média e ainda alguns acima.Aqui na Abolição, a chuva ficou na média.Maio...esse certamente foi o mês mais nublado e úmido(não confundam com chuvoso) de 2006 aqui no Rio.Se os dois primeiros dias foram de sol, calor e tempo seco, isso provavelmente foi pra tentar compensar a incessante sequência de dias, até semanas de circulação marítima e pequenas frente frias que embebederam a cidade de tempo nublado, vento úmido, chuviscos e chuvas fracas, névoa úmida, temperaturas amenas e até mesmo alguns dias de frio.Depois de dias e dias assim, o sol retornou por volta do dia 20 e a temperatura até subiu mas foi por pouco tempo, uma forte frente fria chegou no dia 23 e provocou a volta do tempo nublado, névoa úmida, vento frio e da chuva, que dessa vez veio em grande quantidade, não em forma de temporais, mas em forma de uma chuva de moderada pra fraca que perdurou dia 23, 24, até 25, junto com ela as temperaturas novamente cairam fortemente e houve o retorno do frio mas que dessa vez foi rápido e foi embora com a volta do sol por volta do dia 26 e assim foi por todo o finzinho de maio, o que foi um alívio para os amantes do sol(o que não é o meu caso).Com toda essa nebulosidade, não podia ser diferente, maio foi o primeiro mês de 2006 com temperatura abaixo da média na cidade, já a chuva, foi acima da média em praticamente toda a cidade, inclusive aqui no meu bairro.Junho já começou com uma fraca frente fria que trouxe novamente o tempo nublado e úmido por toda a primeira semana do mês.Chegou até a chover fraco nos dois primeiros dias.Por volta do dia 8, enfim o sol voltou com força e até elevou discretamente a temperatura, antecedendo a chegada de uma nova frente fria na noite do dia 11 que trouxe um fortíssimo e atípico temporal concentrado apenas na área de Jacarepaguá e nas encostas como Sumaré.Em poucas horas estações como Rio Centro e Sumaré foram "afogadas" com mais de 200mm de chuva, sendo 93mm em apenas 1 hora no Rio Centro e 103mm no Sumaré.Tanque também sofreu com o temporal.O mais íncrivel:todo o resto da cidade teve acumulados quase 10 vezes inferiores dessa região, como aquiu na Abolição, que teve apenas 16mm distribuidos em várias horas.Outros bairros não tiveram nem 10mm.Isso tudo numa mesma cidade.Passado esse evento super localizado, novamente a circulação marítima voltou pra ficar.E ficou até dia 20 mais ou menos quando o sol apareceu finalmente.Alarme falso, já que logo no dia 23 o tempo nublado voltou com tudo e culminou em chuva fraca no dia 26.Dois dias depois, tinha ínicio uma significativa onda de frio, que trouxe mínimas abaixo dos 15°C em boa parte da cidade, como aqui, com até 14,9°C, e no Alto da Boa Vista, quase 11°C.No último dia do mês, as temperaturas já tinham voltado ás médias.Média também foi a regra de junho, tanto a chuva quanto a temperatura terminou na média em boa parte da cidade, como aqui no bairro.Alguns bairros tiveram a chuva ainda abaixo, e alguns até acima.Julho já começou com sol, e assim foi.A cidade viveu uma das mais prolongadas estiagens já vistas, com exatos 30 dias sem uma única gota dágua.O resultado disso foi uma das maiores ondas de incêndios florestais, resultado da falta de chuvas e da baixíssima umidade relativa do ar que chegou a níveis emergenciais,abaixo dos 15% e do calor atípico que castigou a cidade desde o dia 18 até o 29,chegando a mais de 35,36°C em alguns dias.Neste dia 29, enfim o socorro.Uma frente fria, embora fraca, enfim trouxe a já esquecida chuva.Ela veio com intensidade fraca mas derrubou as temperaturas nos últimos dois dias de julho, com máximas na casa dos 20°C(e até abaixo disso em alguns pontos da cidade) e mínimas na casa dos 15°C( até abaixo também).Essa frente fria do fim do mês nada adiantou, e por isso além da chuva muito abaixo da média em toda a cidade, ainda tivemos uma bizarra anomalia de temperaturas muito acima da média.Agosto começou com tempo nublado, temperatura amena e até friazinha, umidade e garoa mas esse cenário foi substituido por volta do dia 5 quando a cidade novamente começou a ser castigada por mais uma longa estiagem.O calor,incêndios,grande amplitude térmica diária e baixa umidade estavam de volta.Até pior que em julho.O Rio ardeu com temperaturas acima de 35°C em diversos dias agostinos.Chegou a fazer mais de 37°C em muitos bairros nos dias de pico.Eis que na noite de 19 de agosto um evento importante ocorre.Depois de mais de 5 meses, a cidade recebe relâmpagos e trovões novamente.Mas foi alarme falso, ficou no chuvisco se muito em alguns pontos.Mas não tardou.No dia seguinte, dia 20 de agosto, a tarde, o tempo fecha.Raios,trovões e relâmpagos.A chuva vem forte em vários pontos da cidade(parte das zonas norte e oeste).Em pontos isolados ocorreu até temporal.Apesar de rápida, ela vaio com um evento dificil de ocorrer na cidade.Caiu granizo em pontos isolados da zona oeste e parte da zona norte, especialmente na região do Subúrbio da Leopoldina.Aqui na Abolição, tive um rápido temporal, mas o granizo não caiu por aqui.Passado o evento, o dia seguinte era bem diferente dos dias anteriores.A frente fria trouxe tempo nubçado e bem ameno.Mais dois dias depois, uma massa de ar frio chegava de fato na cidade e proporcionara uma madrugada gelada, com mínimas abaixo de 15°C em boa parte da cidade.Aqui fez até 14,7°C, no Alto da Boa Vista foi quase 11°C.No dia seguinte o sol voltava com tudo e o calor também.Chegamos a beirar os 35°C 3 dias depois de termos ido abaixo dos 15°C.Chegava no dia 29 a última frente fria do mês, sem temporais desta vez, mas a chuva veio contínua e em grande quantidade em boa parte da cidade.A temperatura despenca e cariocas voltam a sentir frio com máximas na casa dos 20°C.No dia seguinte a chuva passa e a máxima se recupera, mas novamente a madrugada foi abaixo dos 15°C em vários pontos(desta vez não foi o caso daqui, fiquei com 15,5°C neste evento).O dia seguinte e também o último de agosto, ainda teve madrugada bem fria com mínima abaixo dos 15°C em boa parte da cidade(novamente não foi o caso daqui) e até de 10-11°C no Alto da Boa Vista.A tarde, a temperatura se recuperou.Mesmo com esses curtos eventos de frio, foi impossível conter a anomalia positiva das temperaturas.Tivemos mais um mês de temperaturas muito acima da média em toda cidade.Já a chuva variou muito.Alguns ficaram abaixo, outros na média, e ainda outros acima(foi o meu caso).Setembro começa com nuvens e temperatura amena.No segundo dia do mês, chegou a chover fraco com trovoadas em alguns bairros(como o meu).Eis que no fim da noite do dia 3, chegava uma frente fria.Na madrugada do dia 4, tinha ínicio a mais forte onda de frio desde julho de 2000 no Rio.O quarto dia de setembro foi todo de chuva(de moderada pra fraca), tempo nublado e muito frio.As máximas ficaram até abaixo dos 20°C em vários bairros(como o meu).Na noite deste dia, a cidade trinitava com temperaturas na casa dos 15°C(e até abaixo em alguns pontos), chuva e vento.O dia seguinte seria ainda mais gelado.O Rio amanhece com tempo nublado, vento gélido, garoa e temperaturas abaixo dos 15°C em praticamente toda cidade, e abaixo dos 12°C em alguns pontos.Aqui, amanheci com 13,6°C.E o frio se estenderia por todo o dia.Pela primeira e única vez no ano, a cidade toda teria máxima abaixo dos 20°C(já tinha ocorrido anteriormente mas não em toda cidade).Alguns bairros tiveram máximas abaixo de 19,até abaixo de 18°C(aqui tive de 18,9°C).A noite começaria nublada, mas logo o tempo limpou.Antes das 22h, quase toda a cidade já tinha temperaturas abaixo de 15°C.A madrugada de 6 de setembro foi histórica.Temperaturas mais baixas desde julho de 2000.Todos foram abaixo de 15°C.Muitos abaixo de 12°C.Alguns até abaixo de 10°C.Aqui, marquei 10,5°C.No Alto da Boa Vista, fez íncriveis 8,1°C.Campo dos Afonsos e Santa Cruz, até 9°C.Mesmo com a madrugada e ínicio de manhã geladas, a tarde a temperatura subiu rápido, e chegou perto dos 25°C em boa parte da cidade(como aqui).Na noite deste dia, a circulação marítima trouxe chuvas isoladas.Em alguns bairros choveu até forte..As madrugadas dos próximos 3 dias foram ainda bem frias, mas sem novos recordes.5 dias após a madrugada histórica, o Rio fritava com temperaturas acima de 35°C por dias seguidos.Chegou-se a casa dos 38°C nos dias de pico.Em alguns bairros,39,40°C até(como aqui).Dias depois, o vento vira e bota fim aos ferventes dias que a cidade teve.Mais alguns dias depois, uma frente fria chegou trazendo boas chuvas.Por todo o resto do mês de setembro, circulação marítima e reperidas frentes frias(fracas) dominaram o tempo no Rio, com dias de temperaturas moderadas.Moderada também foi a média das temperaturas, que enfim ficou dentro da média histórica.Já a chuva, mais uma vez variou, mas a maioria ficou dentro da média.Muitos também ficaram acima da média(foi o meu caso) e até uns poucos abaixo.Outubro começou calmo.Tempo nublado,chuva fraca dia 2 e temperaturas amenas.Dia 4 as temperaturas amenas e o tempo nublado foram substituidos por sol e calor antecedendo a chegada de uma intensa frente fria na noite do dia 6.A chuva, apesar de muitos raios, trovões e relâmpagos começou calmo.Foi no final da noite deste dia e ínicio da madrugada do dia 7 que parte da cidade se viu novamente defrontada com chuvas fortes e até temporais.Choveu de moderado á forte(com períodos de muito forte) por toda madrugada e manhã do dia 7.Algumas estações como Piedade e Anchieta passaram dos 100mm em menos de 12 horas de chuva, com até 120mm em Piedade.Muitas outras passaram dos 50mm neste espaço de tempo.Tanta chuva provocou a morte de 3 pessoas na Baixada Fluminense.Aqui, tive 18mm no dia 6 e mais 69mm no dia 7.Os outros dias seriam mais calmos.Temperaturas amenas, predomínio de nuvens e até chuvisco.Em alguns dias até fez calor.Tudo isso antecedeu a chegada de uma nova frente fria no dia 18, dessa vez sem temporais mas sim chuvas fracas e contínuas.A temperatura caiu bem e fez até friozinho em algumas madrugadas, mas nada muito anormal.Por volta do dia 25 lá estava o sol e o calor de volta, mas também sem calor excessivo.Assim terminou o mês de outubro, que mesno sem grandes eventos de calor ficou com a temperatura ligeiramente acima da média á dentro da média(aqui foi a primeira alternativa, um pouco acima).Já a chuva terminou acima da média em praticamente todo Rio, não fosse um ou outro bairro.Aqui seguiu a regra de quase toda cidade, com chuva bem acima da média.Novembro começou quente.Muito quente.E com umas pancadinhas típicas de verão aqui ou acolá.Até o dia 7, em que uma frente fria chega a cidade e começa a influenciar o tempo no Rio.Primeiro com chuva fraca e temperaturas amenas.Mas o mais incrível ocorreu no dia 10.Em pleno mês de novembro, pontos da cidade tiveram máximas abaixo de 20,até abaixo de 19°C(aqui a máxima não passou de íncriveis 18,9°C neste dia).No INMET fez mais de 20°C, mas ainda uma máxima respeitável.O dia frio e chuvoso culminou numa noite muito fria.No fim dela, o tempo abre.A madrugada de 11 de novembro foi histórica.No Alto da Boa Vista, a mínima chegou a casa dos 12°C.Segundo um jornal local, foi a mais baixa temperatura já vista em novembro na cidade.Boa parte do Rio ficou abaixo dos 15°C.Aqui, fez 14,9°C.No dia seguinte, já sem frio, o fenômeno conhecido como ZCAS se configura e provoca chuvas á tarde no Rio.O outro dia também seria assim.Já no outro(14) com o pico da ZCAS, além de chuva contínua e bem moderada por toda manhã, ainda seriamos surpreendidos por várias pancadas fortes de chuva á noite.Os acumulados foram elevados em toda cidade.No outro dia, já estávamos sem ZCAS.Todo o resto do mês de novembro foi quente(alguns dias de calor extremo como dias 17,18 e 25) e uma ou outra pancada isolada.Até chegarmos ao último dia de novembro, quando uma frente fria deixa o dia chuvoso na cidade, mas sem acumulados excessivos.Mas na Baixada, não foi assim.Temporais tiraram a vida de 6 pessoas.Todos esses eventos de chuva deixaram o mês com chuva bem acima da média em praticamente toda cidade.Já quanto ás temperaturas, mesmo com alguns eventos de calor extremo, elas ficaram dentro da média, ligeiramente acima e ligeiramente abaixo em determinados pontos.O último mês de 2006, o de dezembro começou nublado e relativamente ameno, mas já no terceiro dia do mês, já estava o sol e o calor de volta.E assim foi a saga incessante do calor dezembrino.Tivemos um refresco nos dias 10,11 e 12 com um vento marítimo que deixou o tempo nublado e até ameno mas foi só pra "ganhar forças" pra aguentar o calor insuportável de todo o resto do mês.Tanto calor provocou fortes e localizados temporais.No dia 15 um intenso temporal atingiu parte da zona oeste e boa parte da zona norte.Segundo a Geo-Rio, em bairros como Anchieta e Cachambi, em 1 hora choveu mais de 70mm.Em outros como Piedade, Irajá e Mendanha, ficou nas casa dos 50mm em 1 hora.Em outros como Grajaú, mais de 40mm em 1 hora.Aqui, foram 50mm despejados em 1 hora.Tudo isso com raios, trovões, relâmpagos, ventania.E no resto da cidade, ou garoou ou até nem choveu!Entre os dias 19, 20 e 21,já estava a instabilidade de volta, associada ao calor insuportável que bateu 41°C em bairros como Guaratiba no dia 21 e ficou na casa dos 38,39 e 40°C em muitos outros nos dias 19, 20 e ainda 21.Nos dias 19 e 20 a instabilidade foi isolada e fraca.Já no dia 21, mais abrangente e forte.Aqui, um forte, rápído e localizado temporal despejou 23mm em apenas 15 minutos.Quase toda a cidade também teve rápidos temporais na tarde e noite deste dia.Na zona oeste, o temporal provocou a morte de 2 pessoas, totalizando 29 mortes em consequência da chuva no estado no ano de 2006.Assim se despedia a primavera de 2006.Nos dois primeiros dias do verão, o calor continuou porém com menos força e novamente ocorreram pequenas instabilidades isoladas e pouco relevantes.A véspera de Natal continuou quente e com instabilidades fracas e isoladas.Na noite feliz, o Rio foi brindado com um dos mais lindos espetáculos elétricos(raios e relâmpagos do ano).O Natal foi quente.Muito quente.O dia depois dele, tórrido.Em alguns pontos, passou-se dos 40°C, como em São Cristóvão(40,5°C) e aqui no meu bairro(40,2°C).O centro e a Ilha do Governador foram refrescados com pancadas de chuva e forte ventania de até 95 km/h.Por aqui, ficou apenas na trovoada.De 27 até 30, o tempo ficou nublado e abafado.Pra terminar 2006, 31 de dezembro foi de chuva fraca e contínua, por alguns momentos até moderada e forte em pontos isolados.A temperatura caiu bem e ficou amena.No último instante deste ano, chuviscava por quase toda a cidade.Foi com chuvisco que 2006 se despediu.Neste ano de 2006 aqui no bairro da Abolição, quanto aos extremos, as 10 maiores máximas foram: 41,0°C no dia 25 de janeiro, 40,3°C no dia 18 de novembro, 40,2°C nos dias 15 de setembro e 26 de dezembro, 40,0°C nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, 5 e 6 de fevereiro e 24 de março, 39,9°C no dia 21 de dezembro, 39,2°C no dia 20 de dezembro, 39,0°C nos dias 17 e 21 de janeiro, 7 e 24 de fevereiro, 4 e 5 de março, 38,6°C no dia 14 de setembro, 38,4°C nos dias 19 e 25 de dezembro e 38,1°C no dia 13 de setembro.As 10 menores temperaturas foram 10,5°C no dia 6 de setembro, 13,6°C no dia 5 de setembro, 13,7°C no dia 7 de setembro, 14,2°C no dia 8 de setembro, 14,7°C no dia 23 de agosto, 14,9°C nos dias 29 de junho e 11 de novembro, 15,0°C nos dias 7 de maio, 31 de julho e 4 de setembro, 15,5°C no dia 30 de agosto, 15,7°C no dia 9 de setembro e 16,0°C nos dias 5 de maio, 28 de junho e 10 de novembro.As 10 maiores mínimas foram de 31,0°C no dia 5 de março, 30,0°C no dia 7 de fevereiro, 29,0°C nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, 28,0°C nos dias 23 e 24 de janeiro, 6, 9 e 26 de fevereiro, 24 e 25 de março, 27,0°C nos dias 22 e 26 de janeiro, 19, 20 e 25 de fevereiro, 1, 4, 6, 10, 20, 21, 22 e 23 de março,16 de abril, 26 de novembro, 19, 20, 26 e 27 de dezembro, 26,1°C no dia 28 de dezembro, 26,0°C em 13, 15, 20 e 21 de janeiro, 4, 5, 23, 24 e 28 de fevereiro, 2, 3, 8, 9, 18 e 19 de março, 11 e 12 de abril, 25,5°C nos dias 1 e 18 de novembro, 5, 6, 17 e 25 de dezembro, 25,4°C no dia 18 de dezembro e 25,0°C nos dias 10, 12, 14, 16, 17 e 19 de janeiro, 3, 10, 17 e 27 de fevereiro, 7, 14, 15, 16, 17 e 30 de março, 10 e 13 de abril, 2 e 29 de novembro e 21 de dezembro.As menores máximas foram de 18,9°C nos dias 5 de setembro e 10 de novembro, 19,4°C no dia 30 de julho, 19,9°C no dia 4 de setembro, 20,4°C nos dias 23 de maio, 31 de julho e 29 de agosto, 20,6°C no dia 28 de junho, 21,0°C no dia 6 de maio, 21,9°C no dia 22 de agosto, 22,3°C no dia 30 de setembro, 22,4°C no dia 3 de agosto e 22,9°C no dia 2 de junho.Quanto ás amplitudes térmicas, a maior amplitude térmica diária foi de 17,4°C no dia 9 de agosto(máxima de 37,4°C e mínima de 20,0°C neste dia) e a menor de 1,4°C no dia 31 de dezembro(máxima de 24,9°C e mínima de 23,5°C neste dia).Quanto aos 10 maiores acumulados em 24 horas, foram eles: 85mm no dia 27 de janeiro, 69mm no dia 7 de outubro, 65mm no dia 10 de fevereiro, 62mm no dia 31 de janeiro, 56mm no dia 14 de novembro, 50mm no dia 15 de dezembro, 47mm no dia 5 de janeiro, 41mm no dia 29 de agosto, 34mm no dia 17 de abril e 33mm nos dias 23 de maio e 21 de dezembro.Os acumulados mensais foram: 265mm em janeiro, 189mm em fevereiro, 80mm em março, 84mm em abril, 103mm em maio, 41mm em junho, 27mm em julho, 64mm em agosto, 101mm em setembro, 128mm em outubro, 163mm em novembro e 123mm em dezembro, totalizando 1.368mm no ano por aqui(bem acima da média).Quanto ás temperaturas médias, a média das máximas do ano foi de 31,1°C, a média das mínimas foi de 21,8°C e a média geral(simples) foi de 26,4°C, ou seja, bem acima da média.Assim foi o ano de 2006 aqui no bairro da Abolição, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Este mês de janeiro está sendo marcado por fortes chuvas na região serrana e norte fluminense. Nas demais áreas do estado as chuvas têm sido moderadas a fracas. O máximo ocorreu em Nova Friburgo, com 206 mm no dia 04. Em Cordeiro foram 180 mm em 5 dias e Campos, com 76 mm em 48 horas.

 

Aqui na capital, no bairro do Rocha, os totais sempre ficaram abaixo de 20 mm em 24 horas, o mesmo ocorrendo em outros pontos da cidade. Hoje parece que vai chover forte por aqui. Há uma linha de nuvens espessas entrando pelo sw.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha este Balanço, hein Breno?

 

Abraços,

 

Apareceu heim.. :shock:

 

 

Pois é, quem é vivo sempre aparece. he he he

 

Aos amigos,

 

Quando vai melhorar o tempo aqui no Rio? Não aguento mais estes dias nublados e chuvosos!!!! :cry:

 

Chuvosos?Os últimos dias não estão nem um pouco chuvosos, o calor já está de volta com força total(ontem passou de 36°C em vários pontos), e só caiu um temporal rápido de verãO.o último dia chuvoso foi dia 3, Ronald...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.