Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Volto a tecer críticas ao trabalho dos meteorologistas. Vejam hoje as notícias da Climatempo sobre a chuva na cidade. Para eles hoje foi um dia de chuva ! Como assim ? Só porque choveu na Zona Sul isso serve para toda a cidade ? Seria muito capricho pedir para diferenciar as macro zonas urbanas, como faz, por exemplo, a METSUL em Porto Alegre ?

 

E a GEORIO, que diz que "devido a passagem de uma frente fria, choveu hoje no município". Pera lá, eles são os senhores da rede pluviométrica. É só olhar os dados deles mesmos para vermos que onde choveu nem foi tanto assim e em muitas delas ainda está em 0 mm. O que há com eles ? Tenho inclusive uma sugestão para a GEORIO: usem as prórpias previsões com vistas a fazer a manutenção dos pluviômetros. Quem sabe assim o serviço ocorra em dia de sol e não atrapalhe as medições ? Será que eles conseguem ? Quanto aos dados, bem deixa prá lá.....

Link to comment
Share on other sites

E a GEORIO, será que tomou remédio para os nervos ? O que acham ?

 

Hoje eu vejo pontos positivos e negativos na Georio, por um lado está melhor que antes pois eles desenvolveram um sistema de detecção de dados espúrios (não tem mais aqueles volumes de "chuva fantasma" adicionados ao total mensal como cheguei ver algumas vezes) e ultimamente eles até tem conseguido recuperar alguns dados de estações com problemas (a do Grajaú eu já tinha perdido as esperanças sobre os dados de agosto e eles já tinham colocado ND no site mas conseguiram recuperar não sei como), por outro lado é irritante quando começam com ND, MANUTENÇÃO justo na hora da chuva e fica tudo normal quando está sol, ninguém merece..., espero que resolvam isso logo porque durante certos eventos (principalmente os de chuva intensa) é fundamental o monitoramento em TEMPO REAL, não adianta só recuperar o dado depois do temporal.

 

Acabo de enviar um e-mail para eles reclamando da estação Guaratiba que não registrou chuva hoje quando a estação Marambaia do INMET que fica DO LADO do pluviômetro da Georio teve quase 10 mm.

 

Mudando de assunto, até achei movimentadinho este começo de setembro, não teve nada excepcional mas não dá mais para reclamar de monotonia pois em menos de 10 dias do mês já tivemos desde temperatura menor que qualquer uma de agosto (11,4 graus na Vila Militar dia 2) até a maior temperatura do inverno (ambas semana passada), em Teresópolis os 30,6 graus do sábado foram a maior temperatura DO ANO, gosto quando fica variando assim.

 

 

Hoje à tarde lá em Ipanema teve uma pancada de chuva que não foi forte mas molhou tudo (e ouvi no rádio algo sobre GRANIZO na Barra, acabei de ver no JN um vídeo da seleção brasileira indo da Barra para o Engenhão e mostrou o granizo), no resto do dia foi nublado e aquele friozinho carioca, mas cheguei aqui em casa que fica entre Maracanã, Vila Isabel e Tijuca vi que no máximo chuviscou, ontem então choveu O DIA INTEIRO em Ipanema mas aqui em casa novamente só chuvisco, se somasse as chuvas de ontem e hoje aqui acho que não chega a 1 mm, não que eu esteja reclamando pois agosto choveu bem e setembro promete bastante chuva, torço pois mais chuva no interior do estado que não se beneficiou das chuvas de inverno como o litoral.

 

Há uma massa de ar quente que se fortalece sobre o Centro Oeste (hoje maior máxima do ano em Cuiabá e Rondonopolis acima de 40 graus e em Goiânia 38 graus) que vai trazer um aquecimento para o sudeste ainda esta semana.

 

E boas vindas ao mais novo baziano, não coheço nada daquela região (de sul do estado só conheço Penedo e Itatiaia :oops: ), no resto do estado as cidades que mais frequentei até hoje foram Nova Friburgo e Rio das Ostras (teve época que eu ia mais de uma vez ao ano em cada uma delas), mas hoje com trablaho e estudo ando parado por aqui pelo Rio mesmo, só da zona norte para a zona sul.

Link to comment
Share on other sites

Ótima previsão pelos próximos dias. A frente fria deve chegar entre amanhã e domingo, trazendo chuva, ventos e...frio, finalmente, que deve se estender até quarta ou quinta feira. São previstas máximas abaixo de 20º na terça feira. Vamos ver. Enquanto isso, faz calor hoje, devido ao aquecimento pré-frontal, mas já há instabilidade atmosférica, com a intensificação dos ventos. A mínima hoje em Inhaúma foi de 23,3º. Agora no Maracanã, temperatura por volta de 27º.

Link to comment
Share on other sites

Ótima previsão pelos próximos dias. A frente fria deve chegar entre amanhã e domingo, trazendo chuva, ventos e...frio, finalmente, que deve se estender até quarta ou quinta feira. São previstas máximas abaixo de 20º na terça feira. Vamos ver. Enquanto isso, faz calor hoje, devido ao aquecimento pré-frontal, mas já há instabilidade atmosférica, com a intensificação dos ventos. A mínima hoje em Inhaúma foi de 23,3º. Agora no Maracanã, temperatura por volta de 27º.

Pois é, teremos um bom frio com sensação térmica bem baixa... As INVERNO NOVAMENTE!!!

Link to comment
Share on other sites

A madrugada nublada neste sábado contribuiu para que a Vila Militar registrasse mínima de 21,8 graus, a maior desde o dia 21 de abril pelas minhas anotações diárias, e a primeira mínima acima de 20 graus desde o dia 5 de maio. O dia foi nublado e a máxima ficou amena.

 

 

Tenho ainda uma leve esperança de bater a mínima do ano aqui em casa com esta frente, o inverno não foi dos piores mas faltou um ar polar forte e por isso minha área mais urbanizada teve uma mínima absoluta sofrível de 16,3 graus, se em 2006 fez menos que isso em novembro quer dizer que a esperança ainda existe, e frentes maritimizadas favorecem temperatura baixa com tempo chuvoso que é melhor para minhas mínimas que noites claras.

 

A chuva deve ser persistente, e deve chegar alguma chuva até nas áreas do interior do estado onde é realmente necessária.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de alguns trovões e relâmpagos na noite de domingo ficou só no chuvisco mesmo, ontem o dia foi todo nublado com alguns breves chuvisqueiros, só de noite que o chuvisco ficou mais constante, a máxima ficou em 23,2°C e a mínima em 17,5°C aqui na Abolição.Já hoje, o chuvisco é ininterrupto desde a madrugada e com isso o frio aumenta, faz apenas 18,9°C no momento e ainda não passou de 19,4°C, se ficar assim poderei registrar a menor máxima do ano hoje, há apenas 1 semana da primavera!

Link to comment
Share on other sites

Do jornal O Globo

 

Tempo fechado

Na tarde mais fria do ano, Rio tem máxima de 20,1 graus

Publicada em 16/09/2008 às 23h39m

Cristiane de Cássia e Emanuel Alencar - O Globo, Isabel Boechat - Extra, O Globo Online, RJTV e CBN

 

 

 

 

RIO - A menos de uma semana do início da primavera, o inverno resolveu se despedir do Rio em grande estilo: nesta terça, os termômetros registraram a tarde mais fria do ano, como informa reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo (acesso à íntegra somente para assinantes) . Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima não passou de 20,1 graus, na Vila Militar. A menor máxima registrada até então tinha sido 20,4 graus, em 31 de maio. De acordo com o Climatempo, a baixa temperatura é resultado do ar frio polar que chegou ao Rio após a passagem de uma frente fria.

 

- O sol só reaparecerá na sexta-feira, quando o Rio deverá ter temperatura máxima de 26 graus. No domingo, pode voltar a chover na parte da tarde, por causa da chegada de outra frente fria - disse Marcelo Pinheiro, do Climatempo.

 

Chuva provoca queda de árvore e fechamento de aeroporto no Rio

A forte chuva que atingu a cidade na manhã desta terça-feira provocou um deslizamento de terra no Leme, a queda de uma árvore sobre um carro na Zona Sul, deixou o aeroporto Santos Dumont fechado por mais de uma hora, e causou pelo menos dois acidentes. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 34 chamados por causa da chuva nas últimas 24 horas. A maioria era para registrar rachaduras e infiltrações. ( Veja fotos dos problemas causados pela chuva )

 

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que uma frente fria está no liltoral, causando nebulosidade e pancadas de chuva.

 

Por volta das 8h, uma árvore de 15 metros e cerca de duas toneladas caiu sobre um carro que saía de uma garagem na Rua das Laranjeiras, na altura do número 206. De acordo com os bombeiros, o advogado Francisco Quaresma estava dentro do veículo junto com outra pessoa, mas ninguém ficou ferido. Mais cedo, a informação era que tanto motorista quanto passageiro chegaram a se ferir.

 

- Eu acelerei para sair. A frente do carro ainda chegou a sair do portão, mas não deu tempo - contou o advogado ao telejornal "RJTV".

 

Os bombeiros foram chamados e tiveram que serrar os galhos. Segundo a Guarda Municipal, a árvore ficava na área interna do Edifício Paulo Afonso. A área foi isolada, mas a pista não precisou ser interditada. Moradores acreditam que, além da chuva, há outra causa para a queda da árvore, já que há uma semana foi feita uma obra próximo à portaria do prédio, que pode ter afetado sua base de sustentação.

 

 

A chuva provocou ainda um deslizamento de terra no Morro da Babilônia, no Leme. Segundo informações do telejornal RJTV, os técnicos da Geo-Rio foram chamados para o local.

 

O mau tempo também prejudicou o funcionamento dos aeroportos. O Santos Dumont ficou mais de uma hora fechado, e só abriu por volta das 8h para pousos e decolagens com auxílio de instrumentos. O aeroporto, no entanto, voltou a fechar por volta das 10h, e só reabriu no início da tarde, operando por instrumentos. No início da tarde, dos 36 vôos programados pelo menos sete vôos foram cancelados e quinze atrasaram. Na segunda-feira, o aeroporto ficou fechado para decolagens de 10h50m até 15h45m. Passageiros que não conseguiram embarcar tiveram que cancelar compromissos.

 

O Aeroporto Internacional Tom Jobim também funcionou com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens durante toda a manhã. De acordo com a Infraero, até o início da tarde desta terça-feira, dos 85 vôos programados, pelo menos cinco foram cancelados e nove ficaram atrasados.

 

A baixa visibilidade, no entanto, não prejudicou o funcionamento das barcas. De acordo com a concessionária Barcas S/A, a circulação foi normal na manhã desta terça-feira em todas as linhas. A travessia Niterói-Praça XV operou em intervalos de 10 minutos até as 10h, e de Charitas para o Rio, os embarques foram feitos de 15 em 15 minutos.

 

Chuva prejudica trânsito

Pelo menos oito pessoas, entre elas duas crianças, ficaram feridas em dois acidentes provocados pela pista escorregadia e a baixa visibilidade provocados pela chuva . Um ônibus da Viação Rio Ita e uma Kombi colidiram na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Marambaia, em São Gonçalo. De acordo com a polícia, o motivo da colisão entre os veículos seria a pista escorregadia, além da falta de visibilidade, provocadas pela chuva que atinge o estado desde o domingo.

 

Mais cedo, outro acidente causado pela chuva deixou o trânsito complicado no sentido Centro da Avenida Brasil. Uma van, um caminhão, uma Kombi e um outro veículo colidiram na altura de Bonsucesso. Apesar disso, não houve vítimas.

Link to comment
Share on other sites

A terça feira foi de muito frio mas aqui na Abolição, zona norte, acabou não sendo a menor máxima do ano, chegou a 20,1°C(perdendo para 19,5°C em 1/6 e 19,6°C em 23/6) com mínima de 17,5°C e chuva fraca e chuviscos à toda hora(10mm), já ontem mais um dia nublado mas com apenas momentos muito breves de chuviscos, o frio continuou com máxima de 21,6°C e mínima de 16,2°C, e hoje mais um dia frio e nublado mas já ocorreram algumas aberturas de sol e só chuviscou durante a madrugada, máxima de 22,5°C e mínima de 15,5°C, agora temos uma noite fria e nublada com 17,9°C, agora pouco estava limpo e fazia 17,4°C, uma pena ter nublado, a próxima madrugada poderia ser a mais fria do ano mas com essa nebulosidade toda que surgiu dificilmente será.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi de céu alternando entre quase limpo e parcialmente nublado, só mais pro final da madrugada que limpou de vez, tive aqui na Abolição a madrugada mais fria do ano com mínima de 14,3°C(desbancando até os 14,6°C do dia 15 de julho).Se o céu tivesse ficado limpo já desde o início da madrugada, certamente teria feito ainda mais frio, talvez 12-13°C.Nos aeroportos, mínima de 16°C no Santos Dumont, 14°C no Galeão, 12°C no Campo dos Afonsos e apenas 11°C em Santa Cruz!

Link to comment
Share on other sites

NEBULOSIDADE! :evil:

 

 

Quando eu fui dormir na madrugada de ontem o meu termômetro marcava 16,7 graus e ainda era meia noite e meia, tinha tudo para que fosse registrada uma mínima na casa dos 15 ou até mesmo 14 graus aqui, mas quando acordei na manhã seguinte dei de cara com uma mínima de sofríveis 16 graus, ainda foi a menor do ano mas decepção total, quando eu fui dormir o céu estava com poucas nuvens e cara que ia limpar, mas ao que tudo indica o céu nublou completamente ao longo da madrugada e ADEUS MÍNIMA, pude confirmar isso pelos dados do Galeão no mesmo dia que teve uma queda expressiva para 14 graus até 3:00 e depois SUBIU PARA 16 GRAUS no que deveria ser o horário mais frio da madrugada, bosta! Podia ter quase igualado julho do ano passado não fosse esta M M*.

 

Para variar na madrugada de hoje aconteceu o contrário, nublado no começo e limpou depois, mas não adiantava mais pois o ar polar já se afastou e mesmo com céu limpo não seria possível superar ontem, minhas esperanças de registrar uma mínima abaixo de 16 graus aqui na minha super hiper mega ultra ilha de calor estão minguando (mas resta um fiapo até nov), só o Santos Dumont compartilha esta mínima anual horrível comigo, em todo o resto da cidade as diferentes estações já baixaram de 16 este ano... só que durante o dia o Santos Dumont compensa com máximas muito amenas e aqui não.

Link to comment
Share on other sites

O que há com a GEORIO? Hoje olhei os dados por volta das 11:20 da manhã e não havia registro de chuva no Grajaú. De minha casa consigo observar o pico do Grajaú, o monólito na forma de pirâmide, e ele estava todo molhado. Por que será que o pluviômetro não registrava nada ?

 

Por outro lado, estou muito preocupado com a segurança aérea no estado do Rio... A mesma pergunta: o que há com o radar do pico do Couto ? Ou ele está em manutenção ou inoperante. Será que é falha da GEORIO - mais uma - ou da aeronáutica ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.