Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Neve de Setembro


Caio César
 Share

Recommended Posts

Vale destacar aqui a neve registrada em São Francisco de Paula-RS. Na página da Metsul http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=249 é possível observar a beleza deste espetáculo. Acho que a intensidade desta precipitação ganhou da tempestade que eu observei no alto dos 1580m na estrada entre Urubici e São Joaquim. É "heavy heavy snow"!

 

 

Pois é, cada vez fico com mais certeza que no RS o local que mais neva é disparado "São Chico", Já tinha dito isto aqui e fui rebatido, me disseram que não havia diferença siginficativa em relação a Gramado e Canela.

Já tive experiências anteriores e a diferença foi enorme, como aconteceu novamente este ano. Acontece que é muito menos divulgado!!!

Agora com a METSUL as informações e fotos aparecem .

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 194
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vale destacar aqui a neve registrada em São Francisco de Paula-RS. Na página da Metsul http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=249 é possível observar a beleza deste espetáculo. Acho que a intensidade desta precipitação ganhou da tempestade que eu observei no alto dos 1580m na estrada entre Urubici e São Joaquim. É "heavy heavy snow"!

 

 

Pois é, cada vez fico com mais certeza que no RS o local que mais neva é disparado "São Chico", Já tinha dito isto aqui e fui rebatido, me disseram que não havia diferença siginficativa em relação a Gramado e Canela.

Já tive experiências anteriores e a diferença foi enorme, como aconteceu novamente este ano. Acontece que é muito menos divulgado!!!

Agora com a METSUL as informações e fotos aparecem .

 

A grande vantagem de São Chico para nevadas está na sua localização. Já disse isso aqui antes. A altitude dela não é tão superior assim a ponto de trazer um volume maior de neve em virtude desta variável. A cidade tem uma altitude média de 890 metros. Fosse esta a variável que mais influenciasse, as altitudes de 870 metros na região de Canela iriam apresentar uma nevada tão consistente quanto esta de São Chico. O fato de ela estar localizada mais a leste e no lado dos aparados faz com que a umidade do ciclone atinja aquela região com mais facilidade, assim como ocorre em Cambará do Sul.

 

Agora uma coisa é certa. Idependentemente de onde nevou mais no RS e SC, estou me sentindo mais leve e com a alma lavada depois deste faboluso evento. Até parece que foi aquela vitória heróica de um time prestes a ser rebaixado, mas que agora se revigorou e está pronto para novas conquistas!

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, quando trata-se de neve, as cidades qaunto mais a leste, melhor.É a mesma vantagem de Soledade que leva vantagem sobre Passo Fundo, em função da localização, que Fontoura leva sobre Soledade, também pelo mesmo fator.

E u tenho oservado cartas de hipsometria do Exército, tem um que a galera baziana iria babar.Eu afirmo que existem pontos à sudeste e leste de São Chico com altitudes de 900, e até mais de mil metros.Ali sim, nós bazianos poderíamos adquirir um terreninho, para a construção do chalé hehehehehe.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, quando trata-se de neve, as cidades qaunto mais a leste, melhor.É a mesma vantagem de Soledade que leva vantagem sobre Passo Fundo, em função da localização, que Fontoura leva sobre Soledade, também pelo mesmo fator.

E u tenho oservado cartas de hipsometria do Exército, tem um que a galera baziana iria babar.Eu afirmo que existem pontos à sudeste e leste de São Chico com altitudes de 900, e até mais de mil metros.Ali sim, nós bazianos poderíamos adquirir um terreninho, para a construção do chalé hehehehehe.

 

Realmente. Pelo Google Earth pode se achar facilmente estes locais. São topos com altitudes que chegam a ficar entre 970 e 990 metros e estão à sudeste de São Chico com latitude de 29,30ºS. É quase uma Porto Alegre com 1000 metros, heheheh

 

Falei para o Marcos uma vez que aquele local deve ser o que apresenta as menores máximas do Estado. Deve ser excepcional.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, quando trata-se de neve, as cidades qaunto mais a leste, melhor.É a mesma vantagem de Soledade que leva vantagem sobre Passo Fundo, em função da localização, que Fontoura leva sobre Soledade, também pelo mesmo fator.

E u tenho oservado cartas de hipsometria do Exército, tem um que a galera baziana iria babar.Eu afirmo que existem pontos à sudeste e leste de São Chico com altitudes de 900, e até mais de mil metros.Ali sim, nós bazianos poderíamos adquirir um terreninho, para a construção do chalé hehehehehe.

 

OU VENHAM PARA CÁ.... :lol: :lol: :lol: 8)

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, quando trata-se de neve, as cidades qaunto mais a leste, melhor.É a mesma vantagem de Soledade que leva vantagem sobre Passo Fundo, em função da localização, que Fontoura leva sobre Soledade, também pelo mesmo fator.

E u tenho oservado cartas de hipsometria do Exército, tem um que a galera baziana iria babar.Eu afirmo que existem pontos à sudeste e leste de São Chico com altitudes de 900, e até mais de mil metros.Ali sim, nós bazianos poderíamos adquirir um terreninho, para a construção do chalé hehehehehe.

 

OU VENHAM PARA CÁ.... :lol: :lol: :lol: 8)

 

AQUI A NEVE FICOU SOBRE O CHÃO DAS 17 HORAS DO DIA 04 ATÉ AS 13 HORAS DO DIA 05, EM CASA, ONDE NO PEGOU SOL E MUITO VENTO PASSOU PARA O DIA SEGUINTE.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno tem razão, quando trata-se de neve, as cidades qaunto mais a leste, melhor.É a mesma vantagem de Soledade que leva vantagem sobre Passo Fundo, em função da localização, que Fontoura leva sobre Soledade, também pelo mesmo fator.

E u tenho oservado cartas de hipsometria do Exército, tem um que a galera baziana iria babar.Eu afirmo que existem pontos à sudeste e leste de São Chico com altitudes de 900, e até mais de mil metros.Ali sim, nós bazianos poderíamos adquirir um terreninho, para a construção do chalé hehehehehe.

 

Realmente. Pelo Google Earth pode se achar facilmente estes locais. São topos com altitudes que chegam a ficar entre 970 e 990 metros e estão à sudeste de São Chico com latitude de 29,30ºS. É quase uma Porto Alegre com 1000 metros, heheheh

 

Falei para o Marcos uma vez que aquele local deve ser o que apresenta as menores máximas do Estado. Deve ser excepcional.

E como será que é o acesso à estes locais?Via asfaltada, boas condições?

Link to comment
Share on other sites

Hoje aminha amiga Ercilda que mora em Ilópolis, me contou que Ilópolis, nevou praticamente o dia todo( na segunda dia 04) em forma de pancadas e que ficou um tapete branco de neve.Nem São Chico, nem nada em termos de neve eu pego Ilópolis e manda vir o resto hehehe.Ela disse que a filha fez um filme da nevasca.

Ilópolis, o pinico da neve no RS!!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje aminha amiga Ercilda que mora em Ilópolis, me contou que Ilópolis, nevou praticamente o dia todo( na segunda dia 04) em forma de pancadas e que ficou um tapete branco de neve.Nem São Chico, nem nada em termos de neve eu pego Ilópolis e manda vir o resto hehehe.Ela disse que a filha fez um filme da nevasca.

Ilópolis, o pinico da neve no RS!!!

 

Então por favor consiga este filme!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ilópolis, a terra da neve!!!

 

Tenho fortíssimas ligações familiaras com Ilópolis e a conheço bem. Mas não irei embarcar nesta tua empolgação Paulo.

Se possível entrarei em contato com os meus familiares de lá e confirmar esse tapete branco.

Hehehe

Sds.

 

Paulo, disponibilize o vídeo ou fotos de Ilópolis, senão você fica com a fama de contador de "causos" do BAZ :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ilópolis, a terra da neve!!!

 

Tenho fortíssimas ligações familiaras com Ilópolis e a conheço bem. Mas não irei embarcar nesta tua empolgação Paulo.

Se possível entrarei em contato com os meus familiares de lá e confirmar esse tapete branco.

Hehehe

Sds.

 

Paulo, disponibilize o vídeo ou fotos de Ilópolis, senão você fica com a fama de contador de "causos" do BAZ :lol:

 

ENFIM DISSE ALGO CORRETO..... :lol: :lol: :lol: NÃO APENAS COMO SERÁ MODA DE INVERNO...

Link to comment
Share on other sites

Fala Tomasini, o título foi mais uma brincadeira pra descontrair ,amigo.Mas quanto a entrar em contato com o pessoal de lá, maravilha, vamos tentar confirmar esta informação.Acontece que a gente em princípio procura confiar no que as pessoas dizem, ou relatam.Mas vou ver se consigo falar com a galera da Prefa de lá.Valeu abraços.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de falar com a Secretária de Turismo de Ilópolis, Dra Leda.Conforme ela, deu umas boas pancadas de neve na cidade, só que não acumulou :? :?

Porém, ela disse que no interior do município,a neve acumulou, na região limite com Arvorezinha, na localidade de São Lourenço.E outro dado fantástico que ela me passou, que o ponto mais alto de Ilópolis fica na localidade de São Roque, mapas do Exército revelam um ponto de 821m :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :o:o:o:o , a mesma altitude que constatamos na Raia da Pedra, mas com a vantagem de estar uns 30 km a sudeste.

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Fala Tomasini, o título foi mais uma brincadeira pra descontrair ,amigo.Mas quanto a entrar em contato com o pessoal de lá, maravilha, vamos tentar confirmar esta informação.Acontece que a gente em princípio procura confiar no que as pessoas dizem, ou relatam.Mas vou ver se consigo falar com a galera da Prefa de lá.Valeu abraços.

 

Paulo, encontrei Ilopolis. Ela esta uns 19km em linha reta da Raia da Pedra, porém a área acima de 800 metros que encontrei está quase ao lado da raia da Pedra. O Google Earth apontou uma área com 805 metros a cerca de 9 km à sudoeste da Raia da Pedra (linha reta).

Link to comment
Share on other sites

Alo Bruno, por favor dá uma olhada no google, relevo, na região de Ilópolis, pra ver se vc consegue localizar este ponto acima dos 800m

Valeu. :D:D

 

Paulo, pesquisei no Google e não vi nada nem perto de 800 metros na região de Ilópolis. Se há algum local com esta altitude deve ser em outro lugar.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Padu, pode ter certeza que foi brincadeira.Mas falando sério, Arvorezinha, Itapuca,Fontoura Xavier, São José do Herval e Ilópolis são os municípios com maior ocorrência de neve na região.

Tomasini, não tem como as cartas miltares estarem erradas e nas que observei na Prefeitura, em Ilópolis têm linhas , cotas de 760m próximas da cidade.Valeu o esforço Brunão.

Em tempo farei uma verificação com GPS por lá.

Aliás o GPS já confirmou a Raia da Pedra com um ponto de 821m, e existem locais ainda mais altos , isto é fato, não brncadeira.

Link to comment
Share on other sites

Alguém saberia dizer quanto tempo a neve acumulada em São Francisco de Paula e nas regiões de São Joaquim e Urubici (fotos do Caio) demorou a derreter?

 

Segundo o Ronaldo a neve permaneceu por até dois dias nos locais protegidos do sol e do vento.

 

AQUI EM CASA FICOU NO CHÃO DESDE AS 17 HORAS DO DIA 4 ATÉ +-13 HORAS DO DIA 05.

Link to comment
Share on other sites

Alguém saberia dizer quanto tempo a neve acumulada em São Francisco de Paula e nas regiões de São Joaquim e Urubici (fotos do Caio) demorou a derreter?

 

Segundo o Ronaldo a neve permaneceu por até dois dias nos locais protegidos do sol e do vento.

 

AQUI EM CASA FICOU NO CHÃO DESDE AS 17 HORAS DO DIA 4 ATÉ +-13 HORAS DO DIA 05.

 

E aí nem se comparou com as bandas entre o Cruzeiro e Vacas Gordas, nem se comparou!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.