Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Neve de Setembro


Caio César
 Share

Recommended Posts

Temos de admitir. A neve é um fenômeno extremamente raro no Brasil. A neve não foi feita para o Brasil, assim como o brasileiro não foi feito para a neve. Não é a toa que passamos horas a frente do computador, olhando e buscando modelos que nos mostre alguma luz no fim do túnel. Algo que num futuro distante, quem sabe, poderá mudar a paisagem dos locais mais altos do Brasil.

 

Levei tempo para aprender isso, andei muitos quilômetros de carro, gastei dinheiro, fiquei noites sem dormir. Mas aprendi, neve no Brasil é muito, mas muito raro. Para não dizer inexistente. Infelizmente não é um fenômeno tão frequente como eu acreditava. O tempo, a insistência e a realidade me ensinaram. Se há um acontecimento na vida que desperta o interesse e a paixão por alguma coisa, há também aquele que o coloca a realidade de frente. E esse dia aconteceu.

 

Não sei se antigamente era mais frio, não sei quais fatores nos brindaram com paisagens maravilhosas quase que anualmente, não sei o que acontecia. Sei somente da realidade que me cerca, e ela é bem diferente dos acontecimentos passados. Pode não ser exatamente o que estou sentindo. Estou apenas expondo a minha realidade, nua e crua.

 

Os fatores favoráveis eram inúmeros, ainda que até profissionais consagrados divergiam sobre o fenômeno. Estava frio, estava úmido, tinha ciclone, tinha espessura, tinha alta polar entrando. Tinha tudo, mas nós não temos nada. Neve no Brasil é extraterrestre. Municípios que vivem dessa fama antiga, no caso São Joaquim, devem procurar outro fator que as deixe famosas. "A cidade mais fria do Brasil" seria uma boa pedida de marketing. Mas neve por neve, esqueçam.

 

Chega de desabafo. Eu curto o frio. E ainda por cima sou privilegiado em possuir um pedacinho de terra que recebe o fenômeno meteorológico mais raro do Brasil. A neve.

 

Depois de passar quase toda a madrugada em claro, com 0oC, ventania de oeste/sudoeste e céu carregadíssimo, ainda com as antigas expectativas fui dormir. Acordei tranquilo, tomei o café da manhã e fui visitar a minha (e de outros amigos) terrinha. Entre 11h30 e 12h00 com muito sol ainda havia muita pouca neve no chão, nas pedras geladas. Não é quase nada, mas é o que o nosso clima pode oferecer. É isso!

 

Era 10h30 e o dia já estava claro. Do alto do São Joaquim Park Hotel era possível avistar as montanhas do Cruzeiro. Eis a identificação.

 

cruzeiro.jpg

 

 

Agora 11hoo, já no lugar abençoado.

 

DSC01056.jpg

 

 

Cheguei tarde, sob as folhas, sob a grama tinha muitas gotinhas, mas muita mesmo. Estava tudo molhado, até em algumas pedras havia poças acumuladas. Não era orvalho, o sol já tinha derretido a neve dos locais expostos. Bem cedinho deveria até estar bonito.

Quem não consegue ver pegue a lupa. Sob sol forte era o que restava da pouca neve na chão.

 

DSC01041.jpg

 

Onde mais conservou a neve foi em cima das pedras geladas que permaneciam a sombra.

 

DSC01043.jpg

 

DSC01045.jpg

 

DSC01044.jpg

 

DSC01047.jpg

 

DSC01046.jpg

 

DSC01049.jpg

 

DSC01048.jpg

 

DSC01050.jpg

 

DSC01051.jpg

 

NEVE.jpg

 

 

TODAS AS FOTOS DE NEVE SÃO DA PARTE BAIXA DO TERRENO - 1580M.

 

E foi só (ou tudo? isso!

 

DSC01058.jpg

 

Saudações BAZIANAS!

 

 

Obs: Só falta o Ronaldo vir aqui falar - "Eu já sabia!" :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 194
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Poxa Caio...mas que desabafo heimm..até me emocionei ( é serio ). Realmente um pais enorme e com uma dificuldade tão grande de ver neve...Até o Equador lá em cima tem graças ao relevo, mas aqui a dificuldade é enorme.

 

Por isso que a cidade que os brasileiros vão para presenciar a branquinha é mesmo Bariloche porque lá é garantido mesmo que fica a poucas horas dao nosso pais...é o jeito..!!

 

abraço..

 

Valeu Carlão! Mais que um desabafo foi um registro fotográfico!

 

Como fiz e continuarei fazendo, assim como os brasileiros, o jeito é mesmo curtir a neve gringa.

 

Curta as imagens aí! Abração!

Link to comment
Share on other sites

Isto é que é um snow chaser! É pouca neve mas pelo menos fica o registo.

 

Há casos bem piores que os do Brasil. O que não falta por aí são cidades bem mais frias que o cruzeiro mas que no inverno não vêm muito mais neve que a mostrada nestas fotos (ou não vêm mesmo nenhuma).

 

Valeu Filipe. Pelo menos um consolo vindo do exterior! Queria eu ao menos 10% da neve que cai em Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Caio, faço minhas as tuas palavras. Tive igual pensamento na noite de ontem.

Passei o final de semana em Canela, e no sábado o dia inteiro prometia, com céu carregadíssimo, temperatura caindo e vento de todos os lados. à tardinha, quando eu tinha esperenças que pudesse rolar alguma coisa, veio a chuva, mas infelizmente ainda estava 5º. Chveu bastante, e fiquei imaginando aquela chuvinha com uns 3 graus a menos... quem sabe no domingo pela manhã, com a chuva parando e a temperatura menor possa rolar algo...

O domingo raiou, a temperatura estava abaixo dos 2º mas a chuva tinha ido embora. Acho que foi a última oportunidade desse ano, mas no ano que vem quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

Caio (e pessoal baziano),

 

Posso assinar embaixo de tudo o que tu escreveu!!

 

Esse foi exatamente o meu sentimento depois dessa nova frustração, mesmo a minha sendo menor que a tua, pois não pude te acompanhar desta vez!

 

Caras, eu tive o privilégio de ver o Planalto da Neve todo branco do avião em 1996, acompanho desde moleque as antigas anuais nevadas com fotos fantásticas de neve na Região de SJ, tenho milhares de fotos impressas e no computador que mostram muita, mas muita neve acumulada nos solos catarinenses e gaúchos, reportagens sobre as princiapais nevadas e por aí vai. Vivenciei o auge do frio em 2000 lá em São Joaquim, pegando uma máxima de -2oC com grande parte da cidade coberta de neve e já perdi muitas noites de sono e também gastei muita gasolina (mais do que ti, pois estou mais longe, he he he) para ter de volta as sensações que tive em 1996, 2000 e que poderia ter tido se fosse até a região em 2002, 1999, 1998, 1995, 1996, 1994, 1990, 1988, etc... etc... etc..

 

O mais triste é que, justamente a partir do momento em que eu decidi acompanhar mais de perto, ter um terreno e depois uma casa no local e tudo mais, o que era raro ficou ainda mais escasso. Não quero neste momento discutir causas. Acho que isso é tema para pesquisadores e não para amadores.

 

Acredito que o período compreendido entre a segunda metade da década de 1980 e o final da década de 1990 tenha sido mais nivoso que o normal. Vendo tabelas de neve, tem-se essa impressão. Entretanto, nunca houve tanto tempo sem uma boa acumulação 'urbana' (4 para 5 anos) e uma grande nevasca (8 anos se contarmos o meio metro do Morro da Igreja em 1998 e 10 anos se contarmos a nevasca urbana de 1996). Por algum motivo, vivemos uma seca de neve justamente quando estamos mais empenhados em buscá-la!

 

Caras, eu sou botafoguense! Desde minha adolescência, na época em que eu morava no Rio e todo ano o Jornal Nacional mostrava cenas da cidade de São Joaquim coberta de neve, sofria indo a quase todos os jogos do meu time, que ficou 20 anos sem ganhar um título. Pois bem, desde 1989, quando o Botafogo quebrou o jejum, eu desencanei. Fui ficando cada vez mais distante do futebol, e deixei de acompanhar de perto meu time, mesmo quando ele foi campeão brasieliro em 1995. Parecia masoquismo, he he he! Receio que, quando eu puder realmente presenciar uma nova grande nevada no Brasil, a coisa perca o encanto depois de tanta busca e sofrimento.

 

Por isso acho que eu (e tu também, além dos outros bazianos fanáticos por neve que se empenham em buscá-la) devo levar a coisa mais light. Em 2000, peguei a neve e o super frio sem ver um modelo! Simplesmente planejei passar 1 semana do auge do inverno com minha namorada (hoje esposa) na praia e subir se a previsão desse neve, pois foi isso que eu quase fiz em 1999 (estava em Floripa pegando onda em agsoto quando vi na TV que a Serra do Rio do Rastro seria fechada pro causa da neve, não fui para SJ posi tinha de voltar para Curita, mas prometi a mim mesmo que no ano seguinte ficaria 'de rpontidão' na praia). Em 1996, estava a trabalho e só tinha levado uma blusa de lã e uma jaqueta de couro para Lages! Ser um snow-chaser tem seu lances legais, mas estressa!! A neve no Brasil é muito rara mesmo, e estamos num período na qual ela está ainda mais rara! Mas a natureza é sábia, e acho que quando tiver de vir a nossa nevasca, ela virá.

 

Se observarmos as grandes acumulações e nevascas em SJ, podemos ver que o local sempre foi limite para neve e isso nós termos de ter em mente para desencanar! Nunca houve dois anos seguidos com nevascas! Nunca houve um período seguido maior que 10 anos com acumulações decentes 'urbanas' todos os anos, ou seja, em toda década sempre teve pelo menos um ano sem acumulação, mesmo nas épocas mais frias e nivosas! Por isso, ser limite implica em estar um pouco mais para o lado do regime de acumulção anual em alguns períodos, e para o lado da ausÊncia de acumulação anual em outros! Relaxemos, pois!

 

Enquanto isso, guardo na recordação nossa dança na neve, na última precipitação (até razoável) que pegamos em solo brasilis, em agosto de 2004!

 

Quanto a promoção da cidade, minha dica é o enoturismo! E lógico, se tu arrumar alguém que queira construir um pousadinha com canhões de neve para que os chalés fiquem cobertos de neve a maior parte do inverno, eu completo o tal business plan até de graça, he he he! Eu amo SC!!

 

Abração a todos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

bom, vou dar meu relato, pois sou baziano e também amo SC e já fiquei tiritando de frio madrugadas em SJ para ver neve...

 

-o cacella tinha razão e foi "escarnecido" aqui. precisamos reparar este erro.

 

-neve há, muita e de acumular, mas não é todos os anos. a cada 5 anos, temos uma neve legal.

 

-não é por que não nevou, que SJ não vai deixar de ser o que é: uma cidade extremamente fria, cheia de belezas naturais e que, EVENTUALMENTE, a neve cai e acumula.

 

concordo com as palavras desabafantes do caio. é terrível esta angústia e querer que as coisas não sejam assim, mas são.

 

cedo ou tarde, muita, mas muita neve vai cair em SJ. mas não será sempre. será eventual. :wink:

 

embora esteja muito, mas muito triste pelo nosso amigo caio, pois já senti na pelo o que é ficar ao relento, passar a noite em claro, olhar à janela, contra aluz e não ver nada de sólido cair do céu, é FRUSTANTE, MAS SEMPRE TEMOS QUE TER VONTADE DE VER NEVE E USAR A TÔNICA DA ESPERANÇA, QUE NOS IMPULSIONA, EM RESISTIR E DIZER: "SERÁ NA PRÓXIMA!"

 

E SE DEUS DO CÉU QUISER, SERÁ. E ELE HÁ DE QUERER... :D

 

abraços múltiplos

 

PS: mesmo que muita neve caia em 2007, ela ainda sim será eventual. mas será neve, um espetáculo DIVINO que, se fosse comum no brasil, não teria a menor graça ficar esperando, prevendo, congelar ao relento... mas sem ser masoquista. :wink:

Link to comment
Share on other sites

PS: mesmo que muita neve caia em 2007, ela ainda sim será eventual. mas será neve, um espetáculo DIVINO que, se fosse comum no brasil, não teria a menor graça ficar esperando, prevendo, congelar ao relento... mas sem ser masoquista. :wink:

 

Esse é o espírito, resumiu todo o nosso combustível!

 

Fiquei muito feliz ao ver as fotos da neve na página da Metsul. Valeu Alexandre! Já era quase 12h00, foi o melhor que eu consegui, abração!

Link to comment
Share on other sites

PS: mesmo que muita neve caia em 2007, ela ainda sim será eventual. mas será neve, um espetáculo DIVINO que, se fosse comum no brasil, não teria a menor graça ficar esperando, prevendo, congelar ao relento... mas sem ser masoquista. :wink:

 

Esse é o espírito, resumiu todo o nosso combustível!

 

Fiquei muito feliz ao ver as fotos da neve na página da Metsul. Valeu Alexandre! Já era quase 12h00, foi o melhor que eu consegui, abração!

 

é isso aí, meu amigo. somos bazianos e não desistimos! :D

 

rumo à outra "caravana da neve" :D

Link to comment
Share on other sites

Caras, eu não vou escrever o que penso pois concordo em gênero, número e grau com que todos escreveram aqui. Nessa última noite dormi menos de 4 horas. Estou com olheiras e desgastado. Mas confesso a todos que eu curto essa vida de snow-chaser. Hoje de manhã quando vi aquela cortina esbranquiçada eu me arrepiei todinho. Pena ter sido neve derretida... Mas ela é linda, e como.

 

Outra coisa. Cada vez que vejo a página do Túnel do Tempo no jornal Zero Hora de Porto Alegre com fotos de cidades como Ijuí, Garibaldi, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, etc, cobertas de neve, fico ainda mais entusiasmado e otimista quanto a eventos como o deste fds. O problema é que elas também aumentam a dor do tombo.

 

Porém existe um aspecto positivo quanto a isso tudo. Utilizando o mercado financeiro como exemplo, quando a bolsa de valores está acumulando prejuízos em cima de prejuízos; quando ninguém mais espera uma recuperação, uma súbita valorização inverte a sua tendência e todos esquecem do clima pessimista dos últimos anos. O mesmo ocorre quando ela está em alta e todo mundo prevê alegrias. Quando menos se espera vem o tombo. O Ronaldo uma vez disse que na Folha de São Paulo, na década de 70, especialistas afirmavam que o mundo estava ingressando em um novo período glacial. Não se concretizou. Hoje prevêem o oposto: o aquecimento global. Assim como no mercado financeiro, espero que se quebrem. É a teoria minskyana!

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com tudo q vcs disseram, e eu estou tão decepcionado quanto vcs, principalmente porque nevou muito no final dos anos 80 e início dos anos 90!!!

 

Mas, quanto a não ter nevado ontem, eu não fiquei muito surpreso!!! O que está matando a nossa neve são os ciclones, ou a falta deles!!!Quando tem ciclone não tem ar frio, virou regra agora!!! Tivemos um super ciclone em agosto de 2005 que arrasou Montevidéo, mas com a massa polar no meio do Atlântico!!!

 

Esse ciclone de 950 hpa, não ajudou em nada!!!Um monstro desses lá no Pólo Sul só vai ajudar mesmo a nevar na Patagônia!!! Que m...#&=!!!:evil:

 

Se tivéssemos míseros 1000hpa próximos a costa do RS teria nevado tranquilamente!!!E a sina continua... :evil:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

BONITO DEPOIMENTO....

 

MAIS NÃO CONCORDO, POIS, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM A NEVE É UM FENÔMENO FREQUENTE.

 

AGORA, PORQUE ESTAMOS A 4 ANOS SEM UMA NEVE DE ACUMLAR, NÃO DÁ PARA DIZER AOS QUATRO CANTOS QUE A NEVE É ALGO EXTREMAMENTE RARO.

 

É RARO QUANDO SE COMPARA A ÁREA ATINGIDA COM O TAMANHO DO BRASIL. MAIS FALANDO EM S.JOAQUIM E ALHURES AÍ JÁ É UM EXAGERO.

 

É O MESMO QUE DIZER QUE CHOVE MUITO NO LITORAL SUL DURANTE O VERÃO PARA ALGUÉM QUE TIRAR FÉRIAS POR DOIS OU TRÊS ANOS SEGUIDOS, QUANDO NA REALIDADE É OUTRA.

 

TEMOS PERÍODOS BEM FAVORÁVEIS A OCORRÊNCIA DE NEVE E OUTROS NÃO, COMO AGORA, AGORA DIZER QUE É RARO É JOGAR OS DADOS DE MAIS DE 100 ANOS NO LIXO!!

 

AGORA IMAGINE SE O BAZ TIVESSE SIDO CRIADO ENTRE 1975 E 1981, IRIAS DIZER ABSOLUTAMENTE O CONTRÁRIO!! E AÍ?? OU 1981/1990, MAIS AINDA, DIRIAS QUE NEVA MUITO EM S.JOAQUIM....

 

 

NÃO SE PODE DIZER DE QQUER LUGAR QUE O CLIMA SEJA ASSIM OU ASSADO APENAS POR UM PERÍODOS DE 5/7 ANOS!!

 

RARO OU MUITO RARO NEVAR É EM CIDADES COMO CHAPECÓ, PATO BRANCO, P.FUNDO, ETC....

Link to comment
Share on other sites

Nevou em Soledade ontem. Conforme Milton Cardoso, vigia do Posto 03 da Coagrisol, houve forte pancada de neve granular ( tipo sagú), com definem os leigos, por volta das 4h45min da madrugada de ontem e que durou aproximadamente 5 minutos.Também minha vizinha e minha sogra ouviram o barulho da neve granular aprox 3 pancadas logo depois da meia-noite.

Hoje mínima de -2,2º no Missões.

Ronaldo eu vi 3 de acumular neste período que vc refere.E ocorreram mais 3 sem acumulação.

Link to comment
Share on other sites

BONITO DEPOIMENTO....

 

MAIS NÃO CONCORDO, POIS, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM A NEVE É UM FENÔMENO FREQUENTE.

 

AGORA, PORQUE ESTAMOS A 4 ANOS SEM UMA NEVE DE ACUMLAR, NÃO DÁ PARA DIZER AOS QUATRO CANTOS QUE A NEVE É ALGO EXTREMAMENTE RARO.

 

É RARO QUANDO SE COMPARA A ÁREA ATINGIDA COM O TAMANHO DO BRASIL. MAIS FALANDO EM S.JOAQUIM E ALHURES AÍ JÁ É UM EXAGERO.

 

É O MESMO QUE DIZER QUE CHOVE MUITO NO LITORAL SUL DURANTE O VERÃO PARA ALGUÉM QUE TIRAR FÉRIAS POR DOIS OU TRÊS ANOS SEGUIDOS, QUANDO NA REALIDADE É OUTRA.

 

TEMOS PERÍODOS BEM FAVORÁVEIS A OCORRÊNCIA DE NEVE E OUTROS NÃO, COMO AGORA, AGORA DIZER QUE É RARO É JOGAR OS DADOS DE MAIS DE 100 ANOS NO LIXO!!

 

AGORA IMAGINE SE O BAZ TIVESSE SIDO CRIADO ENTRE 1975 E 1981, IRIAS DIZER ABSOLUTAMENTE O CONTRÁRIO!! E AÍ?? OU 1981/1990, MAIS AINDA, DIRIAS QUE NEVA MUITO EM S.JOAQUIM....

 

 

NÃO SE PODE DIZER DE QQUER LUGAR QUE O CLIMA SEJA ASSIM OU ASSADO APENAS POR UM PERÍODOS DE 5/7 ANOS!!

 

RARO OU MUITO RARO NEVAR É EM CIDADES COMO CHAPECÓ, PATO BRANCO, P.FUNDO, ETC....

 

Com certeza, Ronaldo! Quando falamos que é raro, é porque estamos comparando com lugares que a enve é muito frequente, como Novo York ou as encostas dos Andes. Comparando com o resto do Brasil, com o Uruguai e até a provìncia de Buenos Aires, é lógico que não é raro!

 

O problema é que cria-se no imaginário do admirador do frio e da neve que é possível ter nevascas e acumulações toda hora! Se pegarmos justamente estes dados de 100 anos (na verdade pegando os de 50 anos de SJ-INMET), pode-se perceber que nunca houve nevascas em anos seguidos, mesmo em períodos hiper favoráveis, como as décadas de 50 e 80-90. O menor intervalo entre elas foi de 2 anos (1955-1957, 1988-1990, 1996-1998, ou tudo bem, e forçar um pouquinho podemos chamar 1978 de nevasca e fazer uma dupla com 1979, mas é só uma vez!!!!!!!) Nestes luagres de que falei é comum ter nevascas todos os anos!!!

 

Mas não há duvidas que estamos num período menos favorável, pois 4 anos sem acumulação é realmente uma aberração!

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

BONITO DEPOIMENTO....

 

MAIS NÃO CONCORDO, POIS, NA REGIÃO DE S.JOAQUIM A NEVE É UM FENÔMENO FREQUENTE.

 

AGORA, PORQUE ESTAMOS A 4 ANOS SEM UMA NEVE DE ACUMLAR, NÃO DÁ PARA DIZER AOS QUATRO CANTOS QUE A NEVE É ALGO EXTREMAMENTE RARO.

 

É RARO QUANDO SE COMPARA A ÁREA ATINGIDA COM O TAMANHO DO BRASIL. MAIS FALANDO EM S.JOAQUIM E ALHURES AÍ JÁ É UM EXAGERO.

 

É O MESMO QUE DIZER QUE CHOVE MUITO NO LITORAL SUL DURANTE O VERÃO PARA ALGUÉM QUE TIRAR FÉRIAS POR DOIS OU TRÊS ANOS SEGUIDOS, QUANDO NA REALIDADE É OUTRA.

 

TEMOS PERÍODOS BEM FAVORÁVEIS A OCORRÊNCIA DE NEVE E OUTROS NÃO, COMO AGORA, AGORA DIZER QUE É RARO É JOGAR OS DADOS DE MAIS DE 100 ANOS NO LIXO!!

 

AGORA IMAGINE SE O BAZ TIVESSE SIDO CRIADO ENTRE 1975 E 1981, IRIAS DIZER ABSOLUTAMENTE O CONTRÁRIO!! E AÍ?? OU 1981/1990, MAIS AINDA, DIRIAS QUE NEVA MUITO EM S.JOAQUIM....

 

 

NÃO SE PODE DIZER DE QQUER LUGAR QUE O CLIMA SEJA ASSIM OU ASSADO APENAS POR UM PERÍODOS DE 5/7 ANOS!!

 

RARO OU MUITO RARO NEVAR É EM CIDADES COMO CHAPECÓ, PATO BRANCO, P.FUNDO, ETC....

 

Com certeza, Ronaldo! Quando falamos que é raro, é porque estamos comparando com lugares que a enve é muito frequente, como Novo York ou as encostas dos Andes. Comparando com o resto do Brasil, com o Uruguai e até a provìncia de Buenos Aires, é lógico que não é raro!

 

O problema é que cria-se no imaginário do admirador do frio e da neve que é possível ter nevascas e acumulações toda hora! Se pegarmos justamente estes dados de 100 anos (na verdade pegando os de 50 anos de SJ-INMET), pode-se perceber que nunca houve nevascas em anos seguidos, mesmo em períodos hiper favoráveis, como as décadas de 50 e 80-90. O menor intervalo entre elas foi de 2 anos (1955-1957, 1988-1990, 1996-1998, ou tudo bem, e forçar um pouquinho podemos chamar 1978 de nevasca e fazer uma dupla com 1979, mas é só uma vez!!!!!!!) Nestes luagres de que falei é comum ter nevascas todos os anos!!!

 

Mas não há duvidas que estamos num período menos favorável, pois 4 anos sem acumulação é realmente uma aberração!

 

Vlw!

 

Sou obrigado a concordar com o Ronaldo.

E, em parte, com Caio e Zé Vicente.

Acho que não estamos em países que a neve é "fácil". Agora ffazer terra arrasada por não ter nevado nos últimos anos é demais.

Como eu já presenciei fenômenos de frio intenso na década de 70 QUANDO NÃO EXISTIA A BAZ(????). Fortes eventos de frio. Pois foi naquela época no distante 1975 que nevou em Curitiba. Acho que temos períodos de frio e perídos que não há frio.

Tendo lido muito a respeito e acompanhado as estatísticas, acho que temos que olhar o todo e não o específico. É típico de uma cultura metafísica analisar as coisas de forma estanque e específica, sem o olhar o todo. Estou falando até de forma filosófica.

Se a 1000 anos atrás passamos por aquecimento forte e posteriormente entramos num período frio. Por que não haverá novas décadas de frio?

 

Vamos deixar a emoção de lado e analisar situações com a razão.

A razão nos diz: acompanhemos as estatísticas. Vejamos as projeções. Vejamos o ciclo solar e não somente o desmatamento como conseqüência para influenciar o tempo.

 

Como já foi dito diversas vezes:EVENTOS DE FRIO EXTREMO JÁ ACONTECERAM E ANOS ONDE QUASE NÃO HOUVE INVERNO.

MAS A LEMBRANÇA FICOU PARA TODOS COMO SENDO 'INVERNOS EXTREMAMENTE FRIOS". É COMO AGORA: ALGUÉM SE LEMBRA DO MAIO QUE TIVEMOS EM 2006? NÃO! LEMBRAM DO JULHO QUENTE!!

Link to comment
Share on other sites

Se perguntares a maioria da população que nasceu e vive em São Joaquim e Região sobre a neve a maioria, principalmente os mais novos, não dizer que não neva mais como "antigamente". Concordo que período de 10 anos atrás para cá a precipitação se tornou menos intensa e na maioria dos casos em pontos isolados, mas nem por isso acredito que possamos afirmar que a mesma não vá nos supreender.

Na minha opinião de amador total as nevascas estão associados aos eventos meteorológicos extremos e esses pelo que observo ocorrem em anos de La Nina ou El Nino fortes, que ocorrerendo no inverno aumentam as chances de neve no sul do Brasil.

Esses fatores com certeza não são suficientes para produzir o quadro ideal, mas La Nina fraca é pior para neve na minha opinião do que um cenário de intenso El Nino.

Link to comment
Share on other sites

Se perguntares a maioria da população que nasceu e vive em São Joaquim e Região sobre a neve a maioria, principalmente os mais novos, não dizer que não neva mais como "antigamente". Concordo que período de 10 anos atrás para cá a precipitação se tornou menos intensa e na maioria dos casos em pontos isolados, mas nem por isso acredito que possamos afirmar que a mesma não vá nos supreender.

Na minha opinião de amador total as nevascas estão associados aos eventos meteorológicos extremos e esses pelo que observo ocorrem em anos de La Nina ou El Nino fortes, que ocorrerendo no inverno aumentam as chances de neve no sul do Brasil.

Esses fatores com certeza não são suficientes para produzir o quadro ideal, mas La Nina fraca é pior para neve na minha opinião do que um cenário de intenso El Nino.

 

Interessante a tua argumentação, Nazareno.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns à todos os BAZianos pela sua dedicação e esforço em sempre manter as informações e promover democráticas discussões sobre o clima no Brasil e no mundo.

 

Parabéns à todos aqui no BAZ que demonstram um tremendo esforço em busca de condições climáticas a gosto. Sabemos que no encontro do BAZ muita gente precisou sacrificar momentos com a família, com amigos, gastou dinheiro e ficou noites em claro em busca da neve ou simplesmente da reunião de companheiros e, acima de tudo, uma família.

 

Caio, meus sinceros parabéns pela sua perseverança. O BAZ é privilegiado por ter pessoas deste porte em seu grupo.

 

 

 

Abraço,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que se for mantida a umidade aqui em Porto Alegre, no final da tarde quando começa o declínio da temperatura poderemos ter neve granular.

 

há muita nuvem neste momento. Típicas nuvens de neve passando por aqui. Mas, a temperatura está em 12 oC.

 

é só cair uns floquinhos que já tem gente sonhando alto :lol:

Link to comment
Share on other sites

Acredito que se for mantida a umidade aqui em Porto Alegre, no final da tarde quando começa o declínio da temperatura poderemos ter neve granular.

 

há muita nuvem neste momento. Típicas nuvens de neve passando por aqui. Mas, a temperatura está em 12 oC.

 

DEU GRANULAR NA MINHA CASA NESTE MOMENTO!!!!!!!

 

TEMPERATURA DE 10,5ºC!!! ISSO É O MAIS INCRÍVEL!!!

 

ONTEM, COM 1,6ºC PEGUEI CHUVA EM CANELA!! HOJE, COM 10,5ºC, PEGUEI NEVE GRANULAR EM POA!!!! :lol:

 

FORAM 10 SEGUNDOS!!! AGORA JÁ TEM SOL

Link to comment
Share on other sites

Nossa Caio,

 

Entendo o seu sentimento e desabafo!

Mas acho que vc não deve perder as esperenças....

 

A neve, por ser um fenomeno atipico no nosso pais, é o que a torna tão especial para nós.

 

E Tenho certeza, que em muitos momentos, vc verá tanta neve que conseguirá até esquiar no seu terreno pois sabemos do potencial de Frio da região de SJ.

 

Um forte Abraço,

Link to comment
Share on other sites

A MetSul Meteorologia pôde confirmar a ocorrência de neve em flocos ou na forma granular até o momento em Soledade, Fontoura Xavier, Farroupilha, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Itaara, Passo Fundo, Arvorezinha, Ipê, São José dos Ausentes, Gramado, São Marcos, Canela e Caxias do Sul. Houve informes de breve queda de neve granular no alto do bairro Bela Vista em Porto Alegre e no Morro do Espelho em São Leopoldo. Pelotas e Santa Maria registraram precipitação de gelo e/ou granizo miúdo.

 

FONTE: METSUL/CLIMATERRA

Link to comment
Share on other sites

O tempo está instável aqui em POA agora. No centro, chove e para a toda hora. Abaixo seguem fotos do centro, no sentido do Guaíba.

 

http://www.flickr.com/photos/saleiro/sets/72157594268539591/

 

Ps.: as últimas são de uma precipitação que, conforme o amigo meu Felipe Honorio que tem brevê de piloto privado, pode ser neve... quem confirma? Tenho fotos em maior resolução ainda desta possível neve, quem quizer grita ae!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.