Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A lingua de ar frio só acaba de entrar no PR na terça! O vento já virou para sudeste e não cairemos abaixo de 4/5oC nesta madruga, mas amanhã ele volta para SW e vamos pelo menos a 0oC, o que já vai ser o recorde! Aliás, nem RS e SC chegaram ao auge do frio em altitude ainda!! O GFS continua dando paraguaia para SJ na madruga de terça! Se não der, como bem disse o Caio, pode dar algo como -7oC no INMET e -10oC no Cruzeiro!

 

O frio não chegou ao auge ainda!!

 

Ahhhh, estamos em setembro, he he he!!!

 

 

Zé, pelo Alex estamos com vento sul/sudoeste, ponto de orvalho em -3.1ºC, e a temperatura caindo rápido!!!

 

...no momento 7.1ºC no Alex!!!A humidade relativa do ar caiu de 58% a meia noite, para 48% agora, em plena madruagada, o q é raro em Curitiba!!! :shock:

 

...está entrando muitoar frio e seco!!!

 

acho q baixamos fácil dos 5ºC hoje...

 

Sds.

 

e baixamos bem dos 5 graus!!

Curitiba amanhece com 3,0 graus no Boquera, 2,1 graus no CIC e 3,7 graus no Alex.

Madrugada muito fria, seca e com formação de geada aparente somente nas áreas com maior umidade. O vento moderado e a aparição da MM no meio da madrugada impediu uma queda maior na temp. justo nos horários mais frios!! uma pena, mas esta próxima madrugada promete ser ainda mais fria!!

Link to comment
Share on other sites

Há modelos ainda dando neve para Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Soledade de forma tímida. Porém para Erechim e Tapejara de forma significativa. Isso para a noite de amanhã! A esperança ainda não morreu!

Sds.

Me dá o endereço Tamasini destes modelos hehe.

Outro dado lunar como disse um baziano, a lua cheia entra dia 7 e puxa umidade dois a três dias antes.

O sol está muito ardido, como diziam os antigos, sinal de umidade entrando.Ontem também tinham os rabos de galo bem típicos de umidade e nebulosidade entrando nas próximas 24 hrs.

Hoje mínima Missões de -2,2º com vento e geada negra em Soledade.

Link to comment
Share on other sites

E aí gente, algum palpite? O tempo aqui começou com céu limpo, agora já tá bem nubladão, vamos lá,acho que a branquinha tá chegando hehe.

Atenção está nevando neste instante na Raia da Pedra, informação do priprietários rural, MArcelo Comin, tenho telefone dele, se a Met Sul quiser.

Link to comment
Share on other sites

E aí gente, algum palpite? O tempo aqui começou com céu limpo, agora já tá bem nubladão, vamos lá,acho que a branquinha tá chegando hehe.

Atenção está nevando neste instante na Raia da Pedra, informação do priprietários rural, MArcelo Comin, tenho telefone dele, se a Met Sul quiser.

Link to comment
Share on other sites

Beleza, Paulo, estou vendo que tem mesmo muitas nuvens pelo visual do satélite. Tente registrar isso com fotos!

 

Ainda tem muita umidade e nebulosidade. Principalmente esta que vem do Uruguai ainda pode dar alegrias na noite serrana. Julgo inclusive possível alguma nevada isolada em pontos onde ela não é frequente por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Bati o recorde aqui em casa num mês de setembro: 5,6°! :o Superei a marca dos 6,6° de 2/9/2002 e os 6° de 20/9/1995!! :shock: E na noite seguinte devo ir a 4°!!

 

O INMET teve mínima de 4,9° em POA com rajadas de até 25 km/h! Sensação negativa!!

 

Em Caçapava, mínima de 1,9° com rajadas de 30 km/h; em Rio Grande mínima de 4,4° com rajadas de 35 km/h! Em Tramandaí fazia 6,5° às 6 h com ventos de 33 km/h. Às 11 h fazia 11,1° com rajadas de 48 km/h!! Brrrrr!! 8)

 

Curitiba bateu 4,2° com rajadas de 25 km/h! Fez 1,7° em Ivaí!

 

Fez 6,9° em Ponta Porã e 9,3° em Campo Grande.

 

Agora tenho 12,4° com 54% e vento moderado! O céu está se enchendo de cumulus e o sol mal aparece! 8)

 

O inverno definitivamente não acabou! Espetáculo de dia!!

Link to comment
Share on other sites

A lingua de ar frio só acaba de entrar no PR na terça! O vento já virou para sudeste e não cairemos abaixo de 4/5oC nesta madruga, mas amanhã ele volta para SW e vamos pelo menos a 0oC, o que já vai ser o recorde! Aliás, nem RS e SC chegaram ao auge do frio em altitude ainda!! O GFS continua dando paraguaia para SJ na madruga de terça! Se não der, como bem disse o Caio, pode dar algo como -7oC no INMET e -10oC no Cruzeiro!

 

O frio não chegou ao auge ainda!!

 

Ahhhh, estamos em setembro, he he he!!!

 

 

Zé, pelo Alex estamos com vento sul/sudoeste, ponto de orvalho em -3.1ºC, e a temperatura caindo rápido!!!

 

...no momento 7.1ºC no Alex!!!A humidade relativa do ar caiu de 58% a meia noite, para 48% agora, em plena madruagada, o q é raro em Curitiba!!! :shock:

 

...está entrando muitoar frio e seco!!!

 

acho q baixamos fácil dos 5ºC hoje...

 

Sds.

 

e baixamos bem dos 5 graus!!

Curitiba amanhece com 3,0 graus no Boquera, 2,1 graus no CIC e 3,7 graus no Alex.

Madrugada muito fria, seca e com formação de geada aparente somente nas áreas com maior umidade. O vento moderado e a aparição da MM no meio da madrugada impediu uma queda maior na temp. justo nos horários mais frios!! uma pena, mas esta próxima madrugada promete ser ainda mais fria!!

Vergonhosos 4.9C no topo do Água Verde... Mas havia geada cedito.

 

Faz muito frio com vento agora aqui no Centro Cívico.

Link to comment
Share on other sites

E aí gente, algum palpite? O tempo aqui começou com céu limpo, agora já tá bem nubladão, vamos lá,acho que a branquinha tá chegando hehe.

Atenção está nevando neste instante na Raia da Pedra, informação do priprietários rural, MArcelo Comin, tenho telefone dele, se a Met Sul quiser.

 

Sensacional Paulo!!!

 

Pelas imagens de satélite ainda há muitas nuvens para entrar na serra gaúcha. Já já o fenômeno deverá ocorrer em outras localidades.

 

O Cruzeiro arrebentou de novo com -5,4oC e agora o Ronaldo está com 2 e alguma coisa!!!! No Morro do Baz deve estar beirando o 0oC. Dia extremamente gelado em toda a serra sulina! Show de bola!!!

Link to comment
Share on other sites

METSUL:

 

 

04/0912:47

NEVA NESTE MOMENTO NA SERRA GAÚCHA

NEVE GRANULAR ESTÁ SENDO REPORTADA NESTE MOMENTO EM DIVERSAS CIDADES DA SERRA GAÚCHA, INCLUINDO FARROUPILHA, CAXIAS DO SUL, BENTO GONÇALVES E FLORES DA CUNHA. HÁ INFORMAÇÕES AINDA NÃO CONFIRMADAS DE NEVE TAMBÉM NA ÁREA DA RAIA DA PEDRA EM SOLEDADE.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada!!!!!!

 

Nimbus por todos os lados aqui em Porto Alegre neste momento. Assim como Tomasini disse, já vi este filme em outras oportunidades!! A serra tem 5/6ºC neste momento. Se precipitar por lá, resulta em neve, pois a temperatura cai e a UR está baixa, assim como já está ocorrendo na Raia da Pedra!!!

 

Subo para Canela hoje à noite ou não subo???

 

O satélite está animador.

Link to comment
Share on other sites

Um padrão de comportamento semelhante ao período de 17 a 20 de julho de 1981, tempo fechado a noite( naqueles dias nevava a noite e melhorava de dia também com muito vento) e sol durante o dia.

Que bom que se repetisse ao menos a neve do dia 20 daquele ano!

É difícil, mas não custa sonhar um pouco!

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

neve com 11 graus em Santa Maria ta dificil de acreditar

 

mas que legal que neva na serra gaucha :D

 

LUCAS! PEGUEI NEVE GRANULAR AGORA A POUCO AQUI NA MINHA CASA EM PORTO ALEGRE!!!

 

COISAS DO CLIMA. ONTEM NÃO PEGUEI NEVE EM CANELA COM 1,6ºC. HOJE PRESECIEI NEVE GRANULAR COM 10,5ºC!!!

 

COISAS DO CLIMA!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fantásticas as notícias de neve no RS!!

E quanto a nossa Catarina? A nebulosidade parece que vai atingir a Borda da Serra!! Será que teremos uma boa nevezinha no meio/fim de tarde em SJ e região?

 

Zé, tem tudo para essa nebulosidade ir para lá e fazer a festa. Festa no estilo, "Quem ri por último ri melhor". Me cobrem! Hehehehe

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de sair aqui na Av. Farrapos, bairro São Geraldo e tinha chuvisco forte com aquelas gotinhas dançando! Ainda não era a granular, mas faz muito frio com termômetros entre 9 e 10 graus agora às 14h! :shock:

 

O Paulo me ligou, informando que neva por lá, especialmente em Fontoura Xavier, 45 minutos de neve em flocos!!! :shock: :shock: :shock:

 

Agora, neve em SANTA MARIA merece um !!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

13H NO PARANÁ

 

13 ºC = Cascavel + Curitiba + São José dos Pinhais

15 ºC = Foz do Iguaçu + Maringá

17 ºC = Londrina

 

 

Lucas, houve geada na região norte do Paraná esses dias?? como foram as mínimas em Maringá e Londrina??

 

Em cascavel geou forte??Digo isso, porquê segundo minha mãe, a grama lá de casa em Campo Mourão está toda queimada desde domingo de manhã!!!acho q em Campo Mourão geou duas vezes já, e em alguns lugares foi bastante intensa a geada!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

neve com 11 graus em Santa Maria ta dificil de acreditar

 

mas que legal que neva na serra gaucha :D

 

LUCAS! PEGUEI NEVE GRANULAR AGORA A POUCO AQUI NA MINHA CASA EM PORTO ALEGRE!!!

 

COISAS DO CLIMA. ONTEM NÃO PEGUEI NEVE EM CANELA COM 1,6ºC. HOJE PRESECIEI NEVE GRANULAR COM 10,5ºC!!!

 

COISAS DO CLIMA!

 

São coisas do Clima....

Aqui no Rio, temos 16°C e uma granular caindo do céu, é serio.. são gotinhas dançantes em pleno centro do Rio. rs

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

neve com 11 graus em Santa Maria ta dificil de acreditar

 

mas que legal que neva na serra gaucha :D

 

LUCAS! PEGUEI NEVE GRANULAR AGORA A POUCO AQUI NA MINHA CASA EM PORTO ALEGRE!!!

 

COISAS DO CLIMA. ONTEM NÃO PEGUEI NEVE EM CANELA COM 1,6ºC. HOJE PRESECIEI NEVE GRANULAR COM 10,5ºC!!!

 

COISAS DO CLIMA!

PRESENCIEI NEVE GRANULAR AO VIVO E A CORES NA AV. QUINTINO BOCAIÚVA, NO MOINHOS DE VENTO (PERTO DA CASA DO ALEXANDRE) ÀS 14:30!!! AS BOLAS DE GELO ERAM BEM GRANDES E OPACAS!!!!! :shock: :o:D:D:D:D:D

 

Vocês tinham que ver minha euforia!! E no ônibus eu tinha que me conter para o pessoal não pensar que eu era louco!!!

 

E o incrível é que caiu aqui emcasa, também, e a pouco eu tinha 12,7°!! :shock: :shock:

 

Falei com o Alexandre e ele tinha 11° no momento!! :shock:

 

Bruno, liguei pra ti 894730897903 X e só caía na caixa postal!! :evil: :D

 

Abraços múltiplos!!

Link to comment
Share on other sites

A lingua de ar frio só acaba de entrar no PR na terça! O vento já virou para sudeste e não cairemos abaixo de 4/5oC nesta madruga, mas amanhã ele volta para SW e vamos pelo menos a 0oC, o que já vai ser o recorde! Aliás, nem RS e SC chegaram ao auge do frio em altitude ainda!! O GFS continua dando paraguaia para SJ na madruga de terça! Se não der, como bem disse o Caio, pode dar algo como -7oC no INMET e -10oC no Cruzeiro!

 

O frio não chegou ao auge ainda!!

 

Ahhhh, estamos em setembro, he he he!!!

 

 

Zé, pelo Alex estamos com vento sul/sudoeste, ponto de orvalho em -3.1ºC, e a temperatura caindo rápido!!!

 

...no momento 7.1ºC no Alex!!!A humidade relativa do ar caiu de 58% a meia noite, para 48% agora, em plena madruagada, o q é raro em Curitiba!!! :shock:

 

...está entrando muitoar frio e seco!!!

 

acho q baixamos fácil dos 5ºC hoje...

 

Sds.

 

e baixamos bem dos 5 graus!!

Curitiba amanhece com 3,0 graus no Boquera, 2,1 graus no CIC e 3,7 graus no Alex.

Madrugada muito fria, seca e com formação de geada aparente somente nas áreas com maior umidade. O vento moderado e a aparição da MM no meio da madrugada impediu uma queda maior na temp. justo nos horários mais frios!! uma pena, mas esta próxima madrugada promete ser ainda mais fria!!

Vergonhosos 4.9C no topo do Água Verde... Mas havia geada cedito.

 

Faz muito frio com vento agora aqui no Centro Cívico.

 

Acho tão legais estas cascatas de mensagens... :lol:

Pelo que deu pra ver na estaçao do Alex, teve dois momentos de forte nebulosidade, cada um com 1 hora de duraçao, na madrugada.

Aqui, mal deu um orvalho muito fraco, por causa da secura do ar principalmente. Minima de 4,2 e a cabulosa maxima de 14,2. No Alex, a combinaçao de 13 graus e vento de 12 km/h gera winchill de 9,5 graus. Paradoxalmente, meia hora de banho de sol em algum lugar com menos vento, ja esquenta bem um individuo usando calça e camiseta pretas.

Link to comment
Share on other sites

Essa neve granular com mais de 10° ( :shock: ) só tem uma explicação muito específica:

 

- como o Alexandre me disse por telefone, a espessura do ar frio é muito pequena! O ar polar está muito compactado;

 

- portanto, há muito ar frio em altitude;

 

- o ar está muito seco!!!!! Quanto mais seco o ar, mais o floco ou o grão de gelo resiste na queda!!

 

Pouco antes da granular, vi chuva caindo. A nuvem era muito estreita, quase de dissipando!! A nuvem que provocou neve granular era azul-escura e verticalmente desenvolvida!! Isso corrobora as duas afirmações acima!

 

Quanto ao ar seco, no momento estou com apenas 46%! Ou seja: tivemos precipitação com a u.r. rondando os 50%!! :shock: :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.