Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Confirmado!! Existe mesmo uma Araucária em Porto Velho!


Diego Costa
 Share

Recommended Posts

Aqui em Porto Alegre tem um número razoável de araucárias, porém todas plantadas. Diria, até, que são inúmeras! Possuem porte igual às de da serra. Acho que elas encontram quase todas as variáveis aqui em POA que favorecem o seu desenvolvimento: chuvas bem distribuídas ao longo do ano e média anual de 19,2ºC (abaixo de 20ºC cfe o Bettega) são as principais. O que mais deve aborrecer elas são os 5/10 dias por ano com temperaturas superiores à 35ºC aqui em Porto Alegre.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Aqui em Porto Alegre tem um número razoável de araucárias, porém todas plantadas. Diria, até, que são inúmeras! Possuem porte igual às de da serra. Acho que elas encontram quase todas as variáveis aqui em POA que favorecem o seu desenvolvimento: chuvas bem distribuídas ao longo do ano e média anual de 19,2ºC (abaixo de 20ºC cfe o Bettega) são as principais. O que mais deve aborrecer elas são os 5/10 dias por ano com temperaturas superiores à 35ºC aqui em Porto Alegre.

 

A media abaixo de 20 fui eu que mencionei... :wink:

 

Bettega:

Voce falou que a araucaria angustifolia suporta temperaturas até o padrao 6b da USDA. Isto vale pra reproduçao, ou só pra mera sobrevivencia?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre tem um número razoável de araucárias, porém todas plantadas. Diria, até, que são inúmeras! Possuem porte igual às de da serra. Acho que elas encontram quase todas as variáveis aqui em POA que favorecem o seu desenvolvimento: chuvas bem distribuídas ao longo do ano e média anual de 19,2ºC (abaixo de 20ºC cfe o Bettega) são as principais. O que mais deve aborrecer elas são os 5/10 dias por ano com temperaturas superiores à 35ºC aqui em Porto Alegre.

 

A media abaixo de 20 fui eu que mencionei... :wink:

 

Bettega:

Voce falou que a araucaria angustifolia suporta temperaturas até o padrao 6b da USDA. Isto vale pra reproduçao, ou só pra mera sobrevivencia?

 

 

Luciano,

 

Refiro-me à sobrevivência.

Para reprodução podemos considerar USDA zones 8 ~ 10. Para efeitos de referência, Curitiba está na zona 9b.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bettega, tenho uma dúvida:

 

Lembra-se das mudas de araucária que eu plantei e que eu te falei há 1 ano atrás +-?

 

Pois é, elas fizeram 2 anos agora desde que plantei....creio que o desenvolvimento delas esteja acelerado pois, a "recordista" delas tinha em torno de 0,5m quando eu plantei e atualmente tem pouco mais de 2 metros. seus galhos são muito bem desenvolvidos já. Gostaria de sua opinião acerca disso. Abraços

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bettega, tenho uma dúvida:

 

Lembra-se das mudas de araucária que eu plantei e que eu te falei há 1 ano atrás +-?

 

Pois é, elas fizeram 2 anos agora desde que plantei....creio que o desenvolvimento delas esteja acelerado pois, a "recordista" delas tinha em torno de 0,5m quando eu plantei e atualmente tem pouco mais de 2 metros. seus galhos são muito bem desenvolvidos já. Gostaria de sua opinião acerca disso. Abraços

 

Estás dando Nescau com espinafre pra elas guri !!!! hehe Realmente o crescimento está ligeiramente fora do normal pra tua região Renan. Mas nada de aberrador.

Em condições ideais de temperatura e umidade, a média de crescimento é de 0,6m/ano, mas chega a crescer em situação extrema até 1,0 m / ano !!

Portanto, consideraria a tua recordista, uma "estranha no ninho".

Link to comment
Share on other sites

  • 14 years later...

15 anos depois... Fiquei sabendo da existência da cidade de Piatã, na Bahia, a mais fria do Nordeste, situada a 1280 m de altitude. 

 

Segundo o gráfico climático da Wikipédia, a cidade tem temperatura média anual de 20,4 graus, e no mês mais frio do ano, julho, as temperaturas médias ficam entre 13,2 graus (mínima) e 21,7 graus (máxima). É uma cidade de clima bem agradável, além de ser bonitinha.

 

Bahia Noite e Dia | Conheça a bela Piatã, a cidade mais fria da Bahia. Mas  só depois da pandemia - Bahia Noite e Dia

 

Tribunal de Contas: Prefeito de Piatã é punido por irregularidades em  contratos – Chapada News

 

Ficheiro:Piatã.The.Coldest.City.Inside.Brazilian.State.of.Bahia.1280.m.jpg  – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Então me questionei: será que nessa cidade não podem ter plantado alguma araucária? E sim, há uma araucária na cidade:

 

Araucária na Bahia

 

A foto é do Flickr, e tem por descrição o seguinte: 

 

Citar

Este é provavelmente o pinheiro-do-paraná mais setentrional do Brasil, com direito a pinhões. Está no sítio do seu Zé, a 1700m de altitude, por isso deve ser sentir "em casa". Estas araucárias foram plantadas, pois a última passagem delas por estas bandas foi no Pleistoceno.

 

Achei muito legal.

 

Seria interessante passar um tempo numa cidade assim, alta mas em latitude tropical. Seriam possíveis vários experimentos com árvores. Fico na dúvida: teríamos sucesso ao plantar plátanos e outras árvores caducas de clima temperado em Piatã? Veríamos cor outonal, mesmo em latitude mais baixa?

Edited by floricambara
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em Pedrinópolis/MG existem algumas araucárias plantadas próximas das mansões de uns sujeitos que vieram do sul. Acho que ela não produz pinhão, mas da última vez que fui lá ela estava vivinha da silva. Está mais ao sul do que Piatã, mas é mais quente em termos de temperatura média. Tem o clima parecido com o de Patrocínio/MG. 

 

image.thumb.png.a3d6b1403765188c9079ab77e587f1b7.png

EDIT: achei a foto!

 

 

Edited by Feon2
foto para ilustrar o post
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

13 hours ago, floricambara said:

Seria interessante passar um tempo numa cidade assim, alta mas em latitude tropical. Seriam possíveis vários experimentos com árvores. Fico na dúvida: teríamos sucesso ao plantar plátanos e outras árvores caducas de clima temperado em Piatã? Veríamos cor outonal, mesmo em latitude mais baixa?

 

Essa é uma pergunta que me faço também. Tenho bastante curiosidade.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

58 minutes ago, André PV said:

Uau! Depois de saber que há registro de araucária em Porto Velho e em Piatã, vou até ficar mais de olho 👀, vai que descubro uma exemplar ainda mais setentrional que essas, aqui na Serra... ou devo estar já me iludindo muito? 😅

 

Acredito que a temperatura aí de São Benedito seja mais amena que a de Porto Velho (em geral, pq Porto Velho ainda recebe friagens de vez em quando). Tem que ver o solo também. Quem sabe não role?

Edited by Samihr Hermes
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Samihr Hermes disse:


 

Posta o endereço pra eu ver tbm!

 

É neste local:

 

Brasília, Distrito Federal
https://maps.app.goo.gl/7nSLXRar1EMad5rZ9

 

Outro lugar onde há araucárias em Brasília é na embaixada da Tailândia. Ficam nos fundos da embaixada, mas são altas e bem visíveis da rua.

 

8 SEN
https://maps.app.goo.gl/abVRPBnCaxm4kpjK6

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.