Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Breno
 Share

Recommended Posts

Pra quem envio as fotos, já que pro Met Sul eu enviei e não foram publicadas.Pode ser para o teu email?

Abraços.

 

A eterna síndrome de perseguição do Paulo. O material que enviaste chegou na manhã de terça-feira, quando já estava publicado o material com as fotos enviadas pelo público e cuja edição tomou cinco horas devido à seleção das fotos que foram mais de 60 no total. Desde então o público enviou mais fotografias e elas serão publicadas nesta quinta-feira, incluindo as duas que enviaste. Portanto, me envie as fotos que tu tens pois será melhor Soledade ser apresentada com diversas fotos que apenas duas, até mesmo porque o povo gosta de ver fotos bonitas.

Desculpa Alexandre, mas não quis dizer que vc deixou de publicar, é que estou enfrentando problemas de conexão do meu email e também para acessar o Met Sul, pois o bloqueador não permite acesso a blogs, estou tentando mudar a situação, falar com o chefe pra ver se consigo acessar, por isto a demora.E com certeza as fotos do Paulo BOrges estão bem melhores que as minhas, e estou sem prática com as digitais, (matei a bateria hehehe), aos poucos eu pego o jeito,.Valeu e nem esquenta amigão, o site da Met Sul está muito bom.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O quadro para a próxima invasão de ar frio ainda está muito indefinido. Apesar de um grande anticiclone polar se aproximar da América do Sul próximo ao dia 10 a evolução deste sistema segue cercada de incógnitas. Não se tem ainda uma dimensão do poder que o jato subtropical fará presente quando do avanço do jato polar. A queda de braço ainda segue sem um vencedor, segundo os modelos numéricos.

 

Caso o jato subtropical segure a entrada da alta poderiamos aí ter um repeteco de julho, onde a represa poderá ceder somente no final do mês. Seria um quadro desolador, espera mais vinte dias por outro monstro, mas mesmo assim com um jato influênciando em muito o seu deslocamento. Vamos aguardar. Ou o frio entra dia 12, ou só depois do dia 17. Veremos!

Link to comment
Share on other sites

PELO INPE, 12Z.

 

MUITO FRIO EM TODO O SUL COM GEADA AMPLA, DIAS 12/13 E TALVEZ DIA 11. DIA 12 PODE DAR ABAIXO DE ZERO EM VASTAS ÁREAS DE SC, RS E SUDOESTE E CENTRO DO PR, TALVEZ ATÉ EM CTBA. NEVE, POR ORA NÃO. AQUI PODERÁ TER MÍNIMA INFERIOR A -5/-6.

 

Depois dos ultimos anos venho aprendendo a torcer mais por uma situaçao de ventos e tragetoria favoralvele de uma avanço rapido de uma massa polar, de que da força da alta.

 

Em junho de 2004 numa alta nao tao monstruosa, tivemos em Curitiba -2°C, pois o ceu conseguiu se manter aberto e o vento nao viro pra leste, enquanto em 2005 (pra nao ser repetitivo e voltar a falar desta de agora, hehe) numa alta bem mais forte, nao baixamos nem dos 4°C...

 

E me pareçe que esta proxima massa polar podera encontrar um caminho mais limpo aqui do Brasil, mas vamos ver, ultimamente estes modelos andam sem confiança nenhuma...

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção que essa onda de frio está sendo prolongada. O pico de frio só está indo embora hoje, depois de 4 dias consecutivos no auge, o que não é comum.

 

Hoje o vento já bateu de E, fraco, e vem atrapalhando a queda na temperatura. Eu tinha 10,6° às 21:30, bati 9,7°, fui a 9,9° à meia-noite e agora tenho 10,6°. Isso com tempo bom!

 

No NO, Santo Augusto teve vento N até às 20 h, quando fazia 14,2°. O vento virou de E e a temperatura caiu para 11,4° às 21 h, o mesmo valor da meia-noite.

 

Além disso, os outros destaques seriam mais uma temperatura na casa dos 3 graus pelo INMET em POA e os -0,4 registrado em Pelotas nesta manhã.

Como disse antes, Rio Grande bateu 0° pela segunda vez. Foi 0,7° ontem e 0,8° hoje!! E de imaginar que a cidade está cercada por água!! Foi a mínima recorde desde os anos 90, pelo menos (só não saberia dizer o ano).

Link to comment
Share on other sites

PELO INPE, 12Z.

 

MUITO FRIO EM TODO O SUL COM GEADA AMPLA, DIAS 12/13 E TALVEZ DIA 11. DIA 12 PODE DAR ABAIXO DE ZERO EM VASTAS ÁREAS DE SC, RS E SUDOESTE E CENTRO DO PR, TALVEZ ATÉ EM CTBA. NEVE, POR ORA NÃO. AQUI PODERÁ TER MÍNIMA INFERIOR A -5/-6.

 

Bom, se isso se confirmar posso dizer que teremos em breve espaço tempo, um inverno normal!! pois desde 2004 não temos uma negativa...

Link to comment
Share on other sites

 

Grande Alexandre!!!! Só não choro mais por que existe uma grande correlação entre os invernos da AFS e os nossos!! Este ano eles começaram de amenos a quentes também!!! E agora veio este monstrengo!!!

 

Em 2000 eles também tiveram uma mega onda de frio por lá!!

 

Ou seja, para mim, vamos ter ainda coisa boa esse ano, he he he!!!

 

Abçs

 

Há de se destacar algumas diferenças básicas entre as massas polares e a neve da África do Sul e a do Brasil:

 

1) Nossas massas polares são muito mais fortes (frias) normalmente. Neste mega-hiper-ultra massa polar de agora a temperatura por lá não ficou abaixo de 0oC em 850 hpa como mostra o mapa do Alexandre. A grande maioria da região atingida por neve tinha temperaturas entre 0oC e 2oC em 850 hpa. Isso deve-se ao fato de as massas da AFS serem 100% oceânicas!

 

2) Logicamente, as altitudes na AFS são muito superiores ás do sul do Brasil! Na verdade, grande parte da AFS é como se fosse um mega Planalto de Itatiaia. O Drakensberg, principal cadeia de montanhas do país, supera os 3000m a latitudes entre 30 e 33S. Portanto, eles precisam de negativas a 650-700 hpa, e não a 800-850 como nós. Aliás, como a Mantiqueira, que em seus episódios de neve tem entre 2oC e 4oC (as vezes até um pouco mais) em 850hpa!

 

3) As cidades mais altas e ao sul da AFS tem neve todo ano, com acumulação sempre. Sutherland está a 1450m e 32S, tem média de 6oC nos meses mais frios, e 6 dias de neve por ano. É a CIDADE mais fria e nivosa da AFS. Essa é portanto a SJ deles (um pouco melhor que a nossa em termos de frio, não?). Entretanto, os Morros da Igreja e das Antenas deles lá (Os picos do Drakensberg, que é uma cadeia velhíssima), costumam ficar até 15 -20 dias seguidos cobertos por neve entre o outono e o inverno! Tiffindel (3000m) é uma estação de esqui que, apesar de precisar dos snow makers, funciona de maio a agosto com boa neve todos os anos, com as pistas ficando fechadas apenas 10-20 dias nesta janela de 100 dias!

 

4) Ao contrário de nossas massas polares continentais, que precisam de um ciclone ou um cavado para ter umidade suficiente para produzir neve (pois perdem toda ela nos Andes), as massas da AFS são umidas (e mais fracas, conforme exposto em 1), e portanto, provocam neve mais facilmente nas altitudes elevadas. Nossas massas polares oceânicas tem umidade, mas falta frio em altitude, como todos já estão carecas de saber! Esta última tinha a ajuda de um ciclone posicionado na costa sudeste, mas que colaborou muito mais com trazer o frio do que com a umidade, que normalmente já é abundanate, especialmente nos locais mais nivosos como as áreas altas ao norte do Western Cape. Logicamente, sem o ciclone não heveria nem frio nem umidade para nevar em Joburg e Bloemfontein.

 

5) Johannesburg está na mesma latitude de Curitiba, mas está a 1700m de altitude. Entretanto, a média de julho por lá é de 10,5oC, e a neve tem frequencia e intensidade semelhantes a Curitiba. Ou seja, é tão bissexta quanto!

 

6) Bloemfontein é como se fosse a SJ deles: está a 29S e 1350 m de altitude. A média dos meses mais frio é de 8oC (valor igual aos locais de mesma altitude e relevo mais acidentado de SJ), mas a média de mínimas é -1oC e a de máximas 18oC. Só que lá a neve é bastante rara, ao contrário do que é (ou era, he he he) na nossa querida SJ! Lá é seco pra dedéu e o clima tá muito mais para tropical de altitude do que para Subtropical (como em SJ e em Sutherland, mais ao sul).

 

Tirando estas explicações, resta-nos torcer para que se repita o histórico de que sempre quando eles tem ondas de frio monstruosas nós também temos!!E aí não me venham com o papo de que já tivemos este ano e foi essa de agora!! Essa foi uma alta mostro, mas uma onde de frio apenas forte! Em resumo, o cavalo era um puro sangue de estirpe, mas se machucou antes de dar os ares por nossas bandas e chegou aqui trotando!

Link to comment
Share on other sites

Maravilha de análise, Vicente!! :D Resumão: a AFS tem mais altitude e latitude, porém a América do Sul e o Brasil têm massas de ar frio mais intensas. 8)

 

A propósito, só para dar uns toques sobre a gelada e nivosa Sutherland, a temperatura recorde na cidade é de generosíssimos -16° no dia 12/7/2003! :shock: Sutherland também é uma cidade turística, e recentemente vem recebendo os habitantes da Cidade do Cabo que compram casa por lá para passarem os finais de semana e as férias (é como o pessoal do POA que vai comprar casa em Gramado, poderíamos dizer).

 

A cidade também têm observatórios e telescópios para a observação científica do espaço.

 

As informações estão em http://en.wikipedia.org/wiki/Sutherland%2C_South_Africa . Vale a pena, também, visitar o site turístico da cidade: http://www.sutherlandinfo.co.za/home.htm . Na galeria de fotos tem a tão maravilhosa e esperada NEVE! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Snow

 

Winter time is snow time in Sutherland. The town lies 1500 meters above sea level and is well known for its snow in winter - even though it is not as heavy as it was many years ago. To be able to walk in the snow is an experience of a lifetime and with the snow falling on your head and shoulders, the white blanket can be seen as a blessing from above.

 

Muito interessante, tirado do site de Sutherland indicado pelao Marcos!!

 

A neve deles também já não é tão intensa quanto era há alguns anos.....

Link to comment
Share on other sites

Snow

 

Winter time is snow time in Sutherland. The town lies 1500 meters above sea level and is well known for its snow in winter - even though it is not as heavy as it was many years ago. To be able to walk in the snow is an experience of a lifetime and with the snow falling on your head and shoulders, the white blanket can be seen as a blessing from above.

 

Muito interessante, tirado do site de Sutherland indicado pelao Marcos!!

 

A neve deles também já não é tão intensa quanto era há alguns anos.....

 

Considerem a imagem abaixo. Ela mostra a localização daquela falha no campo magnético terrestre. Tracem o paralelo com nossos bloqueios recentes. Seria a explicação?

 

spacecraft1.jpg

 

Bem em cima das nossas pobres cabeças:

 

mag_field_radiation2_s.gif

Link to comment
Share on other sites

-Luiz, jóia.Sabe que também fiquei refletindo se não haveria alguma forma de energia provocando ou intensificando o bloqueio?Aí está uma explicação plausível, : o magnetismo terrestre está sofrendo alterações!?

-Zé Vicente, maravilhosas explanações sobre o clima da África do Sul.Não sabia que era tão frio por lá.

 

 

Mínimas hoje em Soledade:

8º no Missões

9º na emissora

Link to comment
Share on other sites

-Luiz, jóia.Sabe que também fiquei refletindo se não haveria alguma forma de energia provocando ou intensificando o bloqueio?Aí está uma explicação plausível, : o magnetismo terrestre está sofrendo alterações!?

-Zé Vicente, maravilhosas explanações sobre o clima da África do Sul.Não sabia que era tão frio por lá.

 

 

Mínimas hoje em Soledade:

8º no Missões

9º na emissora

 

É bem possível, Paulo. Preciso de um pouco mais de tempo para pesquisar e ler todo um material (esparso) que consegui, mas parece-me existir uma correlação entre a atividade solar e os ventos no topo de nossa atmosfera. Quando em maior atividade, o aumento de partículas carregadas na alta atmosfera provoca mudanças de temperatura e/ou pressão, não sei ao certo, que acarretam numa modificação do regime de ventos naquela região. Esta mudança tem efeitos diretos sobre o que se dá nas camadas mais abaixo, provocando modificações sensíveis nos regimes de ventos e, por conseguinte, chuva ao nível do solo.

 

É bem provável que aí resida a verdade sobre nosso clima, nossos bloqueios e nossa neve. Uma questão importante é saber como se comportou a Anomalia Geomagnética do Atlântico Sul nos anos passados... tudo isso tentarei descobrir e trazer para cá.

 

Outra questão é a chamada Ressonância de Schumann, que há muito tempo eu e o Zeocit discutíamos.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Uma outra questão; penso que a influência do sol em nosso clima dependa do ângulo ou posição de emição/recepção do que parte da estrela... de qualquer modo, melhor voltarmos ao tópico.

 

Fantástico Luiz!! Mais uma ótima linha de raciocínio juntamente com o do aumento da atividade solar.

É simplesmente inconcebível que somente o aquecimento global consiga promover mudanças tão repentinas e em tão curto espaço de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Giulliano,

acabo de escrever algumas coisas sobre a grande diferença em dizer que:

- as atividades solares modulam o clima e,

- responsabilizar as mesmas pelo aquecimento global!

 

veja o tópico:

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?p=36372#36372

 

Giulliano Bettega:

É simplesmente inconcebível que somente o aquecimento global consiga promover mudanças tão repentinas e em tão curto espaço de tempo.

 

No entanto, fiquei curioso, qdo vc usou a palavra "inconcebível". Afinal, nunca li nada a respeito do assunto, que utilizasse termo tão radical! quais seriam os fatos que para justificar tal opinião?

 

[]s

ricardo

 

* pessoal! acho q isso está no tópico errado! fiquem a vontade para trocar!

Link to comment
Share on other sites

E voltemos às especulações sobre a massa polar de 10-12 de agosto certo!!???

 

Novidades no front?? O GFS, pelo visto, continua sem ver essa onda do outro final de semana. Como chegamos a 7 dias de antecedência, acho que ela não vem mesmo! Aliás, por ele nada de frio nos próximos 20 dias :shock: :evil: :( !!

 

O front ainda é um pouco incerto, já foi mais. A saída das 18Z deu uma pontinha de esperança. Enquanto isso outros modelos que saíram na frente do GFS nesta última onda de ar frio continuam mantendo a possibilidades de uma forte erupção polar ao redor do dia 12. Muito forte! Me pareceu até que foi a primeira sinalização do GFS na direção dos outros, assim como aconteceu semana retrasada! Aos poucos ele melhora e bem na hora "H" ele vem com tudo atrás dos outros! Seguimos monitorando!

Link to comment
Share on other sites

E voltemos às especulações sobre a massa polar de 10-12 de agosto certo!!???

 

Novidades no front?? O GFS, pelo visto, continua sem ver essa onda do outro final de semana. Como chegamos a 7 dias de antecedência, acho que ela não vem mesmo! Aliás, por ele nada de frio nos próximos 20 dias :shock: :evil: :( !!

 

Parece que ficaremos na mesma de julho...algumas datas chave para massas polar, porem os modelos ficaram dançando entre ondas de frio fortissimas ou 20 dias de tempo estavel e quente. E quando começa dar isso, entendo que os modelos tao é prevendo que o bloqueio voltara com toda força...

Link to comment
Share on other sites

É..Parece q Agosto está indo prá o mesmo caminho de Julho, segundo NOAA GFS que não mostra frio considerável pelo menos nos próximos 15 dias. :(:(

 

Realmente! O anticiclone que vinha sendo monitorado e indicava um avanço sobre o sul do Brasil começa a indicar momentâneamente que será represado, assim como o último também foi.

Ainda acreditando que os modelos possam reverter essa tendência, em virtude deste ano ser muito atípico, a data da erupção que foi transferida agora parece ser próxima ao dia 17. Desse modo observaremos um padrãso muito parecido com julho. Infelizmente!

Link to comment
Share on other sites

É..Parece q Agosto está indo prá o mesmo caminho de Julho, segundo NOAA GFS que não mostra frio considerável pelo menos nos próximos 15 dias. :(:(

 

Realmente! O anticiclone que vinha sendo monitorado e indicava um avanço sobre o sul do Brasil começa a indicar momentâneamente que será represado, assim como o último também foi.

Ainda acreditando que os modelos possam reverter essa tendência, em virtude deste ano ser muito atípico, a data da erupção que foi transferida agora parece ser próxima ao dia 17. Desse modo observaremos um padrãso muito parecido com julho. Infelizmente!

 

Ou felizmente, considerando que é uma boa época para grandes nevadas!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Para mim, Luiz, é infelizmente. Se esse agosto começar a pintar dessa maneira 2006 passará a ser conhecido como o inverno de uma frente fria só. Isso seria terrível!

 

Estamos muito acima da média!

 

Estou com um feeling de que outubro e novembro serão abaixo da média.

 

 

Pois é Bruno, esse ano parece que juntou td que tinha ruim nos últimos anos, e mandou de uma vez só!!! Verão tórrido, inverno quente...

 

hoje já esquentou bem, e se a próxima onda de frio só vier no dia 17 estaremos literalmente fritos!!! O calor vai explodir, porquê agosto costuma ser bem mais favorável a veranicos que julho, e é naturalmente um mês mais quente!!!

 

...se essa tendência se mantiver, os 32, 33ºC de Poa´em julho, podem ser quebrados em poucos dias!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O pior de todos os tempos, por enquanto!!!

 

Assim poderá ficar reconhecido o ano de 2006 para os amantes do frio, a não ser que tenhamos já em 2007 algo ainda mais tenebroso (o que particularmente, eu não duvido!!)

 

Teve tudo de ruim: verão escaldante, pouca ou nenhuma neve no outono-inverno, médias em julho e junho entre as maiores da história e agora agosto mostra que boderá ser ainda mais quente que julho!!!

 

Até um mês de maio frio teve, só para criar expectativa em quem gosta de frio e a decepção depois ser maior (mas lógico que foi um frio constate e sem graça, sem qualquer floco de neve, he he he)!!!

 

Temos tudo para, no conjunto, deixar 1967, 1977 e todos os demais no chinelo!!!

 

O dia de hoje em Ctba foi de verão! Tudo bem, isso é comum em Ctba em agosto!! Entretantanto, quando ocorre, vem uma massa polar em seguida para aliviar. Na situação atual nossa perspectiva de resfriamento é de 2 semanas (se não for adiada mais um pouco)!!

 

Se isso é normal e faz parte do nosso clima, e toda aquela ladainha de crioulo doido, eu sou louco!!!!

 

Fui!!!

Link to comment
Share on other sites

O pior de todos os tempos, por enquanto!!!

 

Assim poderá ficar reconhecido o ano de 2006 para os amantes do frio, a não ser que tenhamos já em 2007 algo ainda mais tenebroso (o que particularmente, eu não duvido!!)

 

Teve tudo de ruim: verão escaldante, pouca ou nenhuma neve no outono-inverno, médias em julho e junho entre as maiores da história e agora agosto mostra que boderá ser ainda mais quente que julho!!!

 

Até um mês de maio frio teve, só para criar expectativa em quem gosta de frio e a decepção depois ser maior (mas lógico que foi um frio constate e sem graça, sem qualquer floco de neve, he he he)!!!

 

Temos tudo para, no conjunto, deixar 1967, 1977 e todos os demais no chinelo!!!

 

O dia de hoje em Ctba foi de verão! Tudo bem, isso é comum em Ctba em agosto!! Entretantanto, quando ocorre, vem uma massa polar em seguida para aliviar. Na situação atual nossa perspectiva de resfriamento é de 2 semanas (se não for adiada mais um pouco)!!

 

Se isso é normal e faz parte do nosso clima, e toda aquela ladainha de crioulo doido, eu sou louco!!!!

 

Fui!!!

 

MELHOR CALADO.

Link to comment
Share on other sites

Dia invernal aqui em POA. Não tanto pela temperatura (tenho modestos 15,4°), mas pelas condições do tempo: muito nublado com nevoeiro a esta hora do dia! :shock: O nevoeiro baixou praticamente ao nível do solo em alguns locais da cidade (é possível ver alguns bairros totalmente fechado à NO daqui de casa). POA virou Caxias do Sul!! :shock: E, claro, a u.r. está em 100%.

 

Do mais, muita chuva durante a manhã por aqui. Às 11 h ela caiu forte, e durante a noite e início da madrugada passada tivemos fortes relâmpagos e boas trovoadas.

 

E de imaginar que depois a temperatura subirá. A formação do nevoeiro é típica na passagem de frentes quentes ou na penetração de ar quente sobre o ar frio.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.