Moretão Posted August 2, 2026 at 03:10 PM Share Posted August 2, 2026 at 03:10 PM Em 01/08/2026 em 17:59, Renan disse: A meu ver, o número de tornados no MS está subestimado no mapa. Acho que lá tem tantos tornados quanto em SP. E eu acho que do Paraná também possa estar. Lá tem mais. > Mínimas altas em SC. A mínima ficou em Urupema com 8,51°C. > Europeu apareceu com um chuva no litoral paulista. Mais ainda está no final do grade. > Semana com pouca chuva no sul. 9 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted August 2, 2026 at 03:59 PM Share Posted August 2, 2026 at 03:59 PM Ontem fez um calorão com máxima de 31,5ºC, vento norte com rajada de 42km/h em Mondaí até umas 16h, quando o vento virou pra SO com rajada de 59km/h. Choveu bem pouco no início da noite e esfriou pra uns 15-16ºC: Hoje o céu tá encoberto de nuvens altas, faz 20,2ºC com 88% e brisa de NE a 2km/h. Mínima de 14,2ºC. 5 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted August 2, 2026 at 05:04 PM Share Posted August 2, 2026 at 05:04 PM 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 2, 2026 at 09:20 PM Author Share Posted August 2, 2026 at 09:20 PM (edited) Em 01/08/2026 em 22:48, Eclipse POA disse: Inverno gangorra é tipo 2019 a partir de julho e até agosto daquele ano: frio, aquecia, friozao de novo, aquecia de novo, oscilando com periodicidade, como uma gangorra No meu ver e depois de ver kkk os dados do aero de POA e da estação de Campo Bom INMET, diria q o inverno 2019 aí nos 30°S seria dividido em 3 estágios e fazendo analogia ao parque de diversões, junho seria o carrossel no início do mês, gangorra no meio e evoluindo para montanha russa no final. Julho já entraria na brincadeira assim: carrossel, montanha russa, gangorra. Agosto, montanha russa do início ao fim. Não gosto muito dos gráficos do INMET (entre outras coisas q não gosto ali), Pq a escala não deixa uma ideia clara da dimensão da evolução no sentido humano, aquilo q a gente sente, as mudanças bruscas e extremas ao longo do mês. É bastante coisa. Mas ali parece pouco. E não vem os registros numéricos, o q é um atraso total. O meu modelo de gráfico (ou o modelo q eu gosto de fazer), dá uma noção melhor da coisa. Aqui o inverno em POA, dados do aeroporto. Inmet contém falhas, daí fica difícil fazer a junção dos 3 meses. Então não fiz. Aeroporto: Menor máxima do trimestre 10,6°C e maior 33,5°C. Menor mínima: 2,3°C e maior 18,2°C. Depois vou trazer o comparativo entre POA e Curitiba nesse trimestre, pra mostrar a evolução das temperaturas. Edited August 2, 2026 at 09:27 PM by Stringer Elowen 9 3 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 2, 2026 at 09:33 PM Share Posted August 2, 2026 at 09:33 PM Em 02/08/2026 em 01:58, Wagner97 disse: Na verdade é na primavera e não no verão. Entendi. 5 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 2, 2026 at 10:04 PM Share Posted August 2, 2026 at 10:04 PM (edited) Em 02/08/2026 em 18:20, Stringer Elowen disse: No meu ver e depois de ver kkk os dados do aero de POA e da estação de Campo Bom INMET, diria q o inverno 2019 aí nos 30°S seria dividido em 3 estágios e fazendo analogia ao parque de diversões, junho seria o carrossel no início do mês, gangorra no meio e evoluindo para montanha russa no final. Julho já entraria na brincadeira assim: carrossel, montanha russa, gangorra. Agosto, montanha russa do início ao fim. Não gosto muito dos gráficos do INMET (entre outras coisas q não gosto ali), Pq a escala não deixa uma ideia clara da dimensão da evolução no sentido humano, aquilo q a gente sente, as mudanças bruscas e extremas ao longo do mês. É bastante coisa. Mas ali parece pouco. E não vem os registros numéricos, o q é um atraso total. O meu modelo de gráfico (ou o modelo q eu gosto de fazer), dá uma noção melhor da coisa. Aqui o inverno em POA, dados do aeroporto. Inmet contém falhas, daí fica difícil fazer a junção dos 3 meses. Então não fiz. Aeroporto: Menor máxima do trimestre 10,6°C e maior 33,5°C. Menor mínima: 2,3°C e maior 18,2°C. Depois vou trazer o comparativo entre POA e Curitiba nesse trimestre, pra mostrar a evolução das temperaturas. Junho de 2019 foi HORRÍVEL por aqui!!! Foi um dos junhos mais quentes já vistos; a primeiro sub10 do ano foi a mais tardia já vista (05/06) e o primeiro semestre de 2019 foi o mais quente já registrado (com uma ajudinha do INMET que, só para variar, registrava máximas flagrantemente mais altas). Mês para esquecer, como também toda a primeira metade deste ano. Edited August 2, 2026 at 10:05 PM by Marcos 3 7 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 2, 2026 at 10:18 PM Share Posted August 2, 2026 at 10:18 PM Em 02/08/2026 em 19:04, Marcos disse: Junho de 2019 foi HORRÍVEL por aqui!!! Foi um dos junhos mais quentes já vistos; a primeiro sub10 do ano foi a mais tardia já vista (05/06) e o primeiro semestre de 2019 foi o mais quente já registrado (com uma ajudinha do INMET que, só para variar, registrava máximas flagrantemente mais altas). Mês para esquecer, como também toda a primeira metade deste ano. Exatamente, eu fiquei totalmente incrédulo naquele mês. A sorte é que no começo de julho veio umas das MPs mais épicas que já presenciei. 7 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 2, 2026 at 10:20 PM Share Posted August 2, 2026 at 10:20 PM Em 02/08/2026 em 18:20, Stringer Elowen disse: e fazendo analogia ao parque de diversões, junho seria o carrossel no início do mês, gangorra no meio e evoluindo para montanha russa no final. Julho já entraria na brincadeira assim: carrossel, montanha russa, gangorra. Agosto, montanha russa do início ao fim. Não gosto muito dos gráficos do INMET (entre outras coisas q não gosto ali), Pq a escala não deixa uma ideia clara da dimensão da evolução no sentido humano, aquilo q a gente sente, as mudanças bruscas e extremas ao longo do mês. É bastante coisa. Mas ali parece pouco. E não vem os registros numéricos, o q é um atraso total. O meu modelo de gráfico (ou o modelo q eu gosto de fazer), dá uma noção melhor da coisa. Aqui o inverno em POA, dados do aeroporto. Inmet contém falhas, daí fica difícil fazer a junção dos 3 meses. Então não fiz. Aeroporto: Menor máxima do trimestre 10,6°C e maior 33,5°C. Menor mínima: 2,3°C e maior 18,2°C. Depois vou trazer o comparativo entre POA e Curitiba nesse trimestre, pra mostrar a evolução das temperaturas. Na verdade junho 2019 foi o trem fantasma do parque 1 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Neofito Posted August 2, 2026 at 10:23 PM Share Posted August 2, 2026 at 10:23 PM Até ontem não aparecia nada. Hoje continua não aparecendo 😅 3 1 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 2, 2026 at 10:35 PM Share Posted August 2, 2026 at 10:35 PM O frio que deve vir, mas o indicativo é que a rodada 06Z do GFS foi outlier. 12Z, veio com um frio seco, não muito forte e sem chance de nada. O europeu está forte, com frio razoável em altura, porém com uma secagem rápida. Região Morro da Igreja teria maior chance de alguma coisa na segunda, pois demora a secar mais por lá. Mínimas em torno dos seus -7°C na Terra do Gelo seriam o destaque. Aguardar muitas rodadas. 216 horas é muita coisa. 6 1 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 2, 2026 at 11:01 PM Author Share Posted August 2, 2026 at 11:01 PM Em 02/08/2026 em 19:18, Eclipse POA disse: Exatamente, eu fiquei totalmente incrédulo naquele mês. A sorte é que no começo de julho veio umas das MPs mais épicas que já presenciei. Aqui também foi legal a chegada de julho. Tivemos negativa e algumas geadas bem fortes. Junho, como o Marcos falou, horrível, sendo q aqui em casa a mínima foi patética com 6,9°C. Estação em casa mas não no telhado, como está agora. Geada em 8/7/19 aqui na vila. Comparativo POA X Curitiba julho 2019 - Mínimas: Máximas: Julho 2026 - Mínimas: Máximas: POA tem a vantagem da latitude e Curitiba altitude, mas nesses casos, infelizmente a latitude foi cruel com POA especialmente, nas pré frontais ou na atuação dos ventos do norte que tem atuado com facilidade no RS de um período pra cá. Não sei se tem a ver com desmatamento na Centro-Oeste e Amazônia ou é algo ainda não definido. 11 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Hanauer Posted August 2, 2026 at 11:09 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:09 PM (edited) Em 02/08/2026 em 19:23, Neofito disse: Até ontem não aparecia nada. Hoje continua não aparecendo 😅 Imagina quando o grosso de fato começar a entrar lá pra outubro e novembro ? Edited August 2, 2026 at 11:14 PM by Alberto Hanauer 6 4 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted August 2, 2026 at 11:12 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:12 PM Em 02/08/2026 em 19:35, Moretão disse: O frio que deve vir, mas o indicativo é que a rodada 06Z do GFS foi outlier. 12Z, veio com um frio seco, não muito forte e sem chance de nada. O europeu está forte, com frio razoável em altura, porém com uma secagem rápida. Região Morro da Igreja teria maior chance de alguma coisa na segunda, pois demora a secar mais por lá. Mínimas em torno dos seus -7°C na Terra do Gelo seriam o destaque. Aguardar muitas rodadas. 216 horas é muita coisa. 18Z do GFS veio novamente muito forte acompanhando o Euro porém seca mais rápido do que mostrava a 06Z... Como vc mesmo disse, aguardemos as próximas rodadas, mas eu duvido muito, pela configuração do que está se mostrando, passar batido essa MP sem nenhuma neve... Vamos ver... 10 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 2, 2026 at 11:37 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:37 PM (edited) Buenas noches, jornada muy bonita y soleada tuvimos hoy con maxima de 17,9°C en la estacion Prado, pero bastante mas baja en la franja costera que mayormente no supero los 16°C (ejemplo maxima de 15,5°C en el aeropuerto de Carrasco). Minima de 10,4°C en la estacion Prado, 9,2°C en el aeropuerto de la ciudad. Tenemos una noche cubierta y con temperatura bastante alta para tratarse agosto, 15,4°C a las 20hrs en la estacion Prado. Edited August 2, 2026 at 11:46 PM by PabloMQL 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 2, 2026 at 11:42 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:42 PM (edited) Volvemos al padron que tenemos desde mayo de invierno casi sin tregua en Montevideo: Edited August 2, 2026 at 11:45 PM by PabloMQL 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
camilo79 Posted August 2, 2026 at 11:44 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:44 PM (edited) Em 02/08/2026 em 18:20, Stringer Elowen disse: No meu ver e depois de ver kkk os dados do aero de POA e da estação de Campo Bom INMET, diria q o inverno 2019 aí nos 30°S seria dividido em 3 estágios e fazendo analogia ao parque de diversões, junho seria o carrossel no início do mês, gangorra no meio e evoluindo para montanha russa no final. Julho já entraria na brincadeira assim: carrossel, montanha russa, gangorra. Agosto, montanha russa do início ao fim. Não gosto muito dos gráficos do INMET (entre outras coisas q não gosto ali), Pq a escala não deixa uma ideia clara da dimensão da evolução no sentido humano, aquilo q a gente sente, as mudanças bruscas e extremas ao longo do mês. É bastante coisa. Mas ali parece pouco. E não vem os registros numéricos, o q é um atraso total. O meu modelo de gráfico (ou o modelo q eu gosto de fazer), dá uma noção melhor da coisa. Aqui o inverno em POA, dados do aeroporto. Inmet contém falhas, daí fica difícil fazer a junção dos 3 meses. Então não fiz. Aeroporto: Menor máxima do trimestre 10,6°C e maior 33,5°C. Menor mínima: 2,3°C e maior 18,2°C. Depois vou trazer o comparativo entre POA e Curitiba nesse trimestre, pra mostrar a evolução das temperaturas. ======== Por aqui, dia ameno. Mínima de 16,3°C, com grande chance de mínima invertida (fez 17,2°C entre 19h e 20h no INMET). Máxima de 23,2°C. URA mínima foi a 61%. ______________ EDIT Mínima invertida confirmada. Edited August 3, 2026 at 01:16 AM by camilo79 5 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 2, 2026 at 11:57 PM Share Posted August 2, 2026 at 11:57 PM (edited) O domingo foi de céu parcialmente encoberto a maior parte do período e temperatura entre 16.6 e 22.8 graus. A semana deverá ser de tempo mais instável, principalmente de terça a quinta feira mas com pouca chuva, podendo esfriar na sexta, e apenas na outra segunda feira a forte mp começar a adentrar no estado. Pelo euro ela é forte mas via GFS é bem forte em mínimas e máximas, mas veremos até 12Z de terça feira para ter mais exatidão na abrangência e intensidade. Edited August 2, 2026 at 11:58 PM by Edison Bocorny Jr 11 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 3, 2026 at 12:16 AM Author Share Posted August 3, 2026 at 12:16 AM Em 02/08/2026 em 20:57, Edison Bocorny Jr disse: O domingo foi de céu parcialmente encoberto a maior parte do período e temperatura entre 16.6 e 22.8 graus. Aqui foi de sol toda a manhã e nuvens altas de tarde até ficar encoberto. Tivemos variação de 11/26°C em média. Litoral deve ter sentido o efeito do ar frio oceânico na retaguarda da frente seca semi-estacionária. Poucas vzs julho foi tão bom pra pedalar sem desconforto térmico. Uma cerejeira atrasada na florada. Ou as outras (mais a frente) se adiantaram e já estão verdes ao passo q esta da foto não encerrou o ciclo. 3h de pedal e essa paisagem hoje - Lanche saudável e café kk Final da manhã já estava assim, com essa nebulosidade alta no lado norte e noroeste enquanto leste ainda limpo. 11 7 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted August 3, 2026 at 12:25 AM Share Posted August 3, 2026 at 12:25 AM GFS 18z fumadasso pro Leste do Sudeste, friozão úmido raiz. 11 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 3, 2026 at 12:47 AM Share Posted August 3, 2026 at 12:47 AM Com a entrada da brisa marítima a partir do final da tarde, São Paulo vem tendo uma noite mais fresca em relação a ontem. Apesar da umidade dessa brisa, as temperaturas variam bastante entre um lugar e outro com apenas 11 graus no extremo sul. 10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted August 3, 2026 at 02:21 AM Share Posted August 3, 2026 at 02:21 AM Em 02/08/2026 em 19:04, Marcos disse: Junho de 2019 foi HORRÍVEL por aqui!!! Foi um dos junhos mais quentes já vistos; a primeiro sub10 do ano foi a mais tardia já vista (05/06) e o primeiro semestre de 2019 foi o mais quente já registrado (com uma ajudinha do INMET que, só para variar, registrava máximas flagrantemente mais altas). Mês para esquecer, como também toda a primeira metade deste ano. "Mês pra esquecer" Você: "a primeiro sub10 do ano foi a mais tardia já vista (05/06) e o primeiro semestre de 2019 foi o mais quente já registrado (...)" 3 1 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 3, 2026 at 03:31 AM Author Share Posted August 3, 2026 at 03:31 AM Inacreditável https://www.instagram.com/reel/DbajIjlD2zw/?igsh=MTgzYWdtaDZyM3RiOQ== 5 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted August 3, 2026 at 09:23 AM Share Posted August 3, 2026 at 09:23 AM Pelo Euro ...tiro de 12 na MP para o Sudeste hahahahah ...tá difícil 1 9 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 3, 2026 at 09:56 AM Share Posted August 3, 2026 at 09:56 AM Então é isso pessoal, agora só em 2027 2 9 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
RamirezFZ Posted August 3, 2026 at 10:09 AM Share Posted August 3, 2026 at 10:09 AM (edited) 00Z do GFS veio com uma hecatombe polar de 1044 hpa simplesmente dominando o cone sul, seria um apocalipse pra agricultura, frio exagerado agora q a maioria das culturas estão brotando e/ou saindo de dormência devido ao calor anormal dos últimos dias. Pena que é o GFS e estamos em 2026, eu não acredito kkkk Edited August 3, 2026 at 10:14 AM by RamirezFZ 7 6 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Pereira Posted August 3, 2026 at 11:37 AM Share Posted August 3, 2026 at 11:37 AM Em 01/08/2026 em 15:30, Anderson Rezende disse: O Brasil é o segundo país do mundo em ocorrência de tornados, atrás dos EUA. Aqui acontecem principalmente no inverno, quando as massas polares se chocam com o ar quente. Muito bom o intuito desse mapa, eu acredito que vi ele no Instagram esses dias inclusive, pra muitos brasileiros tornados aqui são raros, uma excepcionalidade, e os dados mostram que não. Contudo sinceramente me deu uma gastura, na verdade eu to pra ter uma síncope se continuar olhando ele. A escala da legenda mostrando amarelo por volta de 60 ocorrências e no mapa os estados pintados assim são < 10, o MT ser o tom de verde mais escuro e ter mais ocorrências que todos os estados de amarelo, ter uma leve diferença de tonalidade entre o PR e SP sendo que tem o mesmo número de ocorrências, e essa mesma leve diferença de tonalidade estar presente entre SC e PR sendo que há um intervalo bem maior entre os valores. Deve ter uma IA que faz um trabalho melhor, não? 9 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 3, 2026 at 11:56 AM Author Share Posted August 3, 2026 at 11:56 AM (edited) Em 02/08/2026 em 19:20, Eclipse POA disse: Na verdade junho 2019 foi o trem fantasma do parque Na verdade parece q o único fantasma nessa história do inverno 2019 relatada aqui, foi o meu esforço de gastar um tempão baixando as tabelas, conferindo e fazendo os gráficos, pra daí ler depois uma frase genérica de menos de 10 palavras e sem pontuação. Mas indo em sua defesa: a culpa disso não é tua. Eu q tenho a curiosidade de ver e relatar, trazer dados e tentar deixar um assunto qker um pouco além do "raso". Se o meu problema é "hiperfoco", o teu deve ser hipofoco. Aliás, é. E acredite, eu invejo isso em vc. No entanto, acredito q discutir climatologia/meteorologia com "comentariozinhos" e risadinhas certamente não foi a fórmula q utilizaram pra nos trazer o conhecimento q temos hoje. Quando eu fizer um tópico só pra assuntos sérios e análises detalhadas, vc não irá participar. Edited August 3, 2026 at 12:03 PM by Stringer Elowen 2 8 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 3, 2026 at 11:59 AM Author Share Posted August 3, 2026 at 11:59 AM Em 03/08/2026 em 08:37, Alexandre Pereira disse: Muito bom o intuito desse mapa, eu acredito que vi ele no Instagram esses dias inclusive, pra muitos brasileiros tornados aqui são raros, uma excepcionalidade, e os dados mostram que não. Contudo sinceramente me deu uma gastura, na verdade eu to pra ter uma síncope se continuar olhando ele. A escala da legenda mostrando amarelo por volta de 60 ocorrências e no mapa os estados pintados assim são < 10, o MT ser o tom de verde mais escuro e ter mais ocorrências que todos os estados de amarelo, ter uma leve diferença de tonalidade entre o PR e SP sendo que tem o mesmo número de ocorrências, e essa mesma leve diferença de tonalidade estar presente entre SC e PR sendo que há um intervalo bem maior entre os valores. Deve ter uma IA que faz um trabalho melhor, não? Ufa! 💯 6 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted August 3, 2026 at 11:59 AM Author Share Posted August 3, 2026 at 11:59 AM Em 03/08/2026 em 06:56, Eclipse POA disse: Então é isso pessoal, agora só em 2027 1 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 3, 2026 at 12:13 PM Share Posted August 3, 2026 at 12:13 PM Em 03/08/2026 em 06:23, Juzinho disse: Pelo Euro ...tiro de 12 na MP para o Sudeste hahahahah ...tá difícil Adivinha o que vai acontecer na rodada de amanhã, Juzinho? Vai voltar o frio todo...e você aí sofrendo. 3 9 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 3, 2026 at 12:48 PM Share Posted August 3, 2026 at 12:48 PM Em 03/08/2026 em 08:56, Stringer Elowen disse: Na verdade parece q o único fantasma nessa história do inverno 2019 relatada aqui, foi o meu esforço de gastar um tempão baixando as tabelas, conferindo e fazendo os gráficos, pra daí ler depois uma frase genérica de menos de 10 palavras e sem pontuação. Mas indo em sua defesa: a culpa disso não é tua. Eu q tenho a curiosidade de ver e relatar, trazer dados e tentar deixar um assunto qker um pouco além do "raso". Se o meu problema é "hiperfoco", o teu deve ser hipofoco. Aliás, é. E acredite, eu invejo isso em vc. No entanto, acredito q discutir climatologia/meteorologia com "comentariozinhos" e risadinhas certamente não foi a fórmula q utilizaram pra nos trazer o conhecimento q temos hoje. Quando eu fizer um tópico só pra assuntos sérios e análises detalhadas, vc não irá participar. Tá 2 4 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 3, 2026 at 12:52 PM Share Posted August 3, 2026 at 12:52 PM Em 03/08/2026 em 09:13, Renan disse: Adivinha o que vai acontecer na rodada de amanhã, Juzinho? Vai voltar o frio todo...e você aí sofrendo. Pelo menos pra cá, a cada saída enfraquece mais. Se continuar assim, minha suspeita de que já começamos a primavera climática lá em julho mesmo (só que com temperaturas menores por causa da insolação) vai infelizmente se confirmar. Por exemplo, as mínimas prevista nessa próxima MP estão quase pelos 8 graus, e já foi projetado sub-5 há uns dias. 4 2 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted August 3, 2026 at 12:53 PM Share Posted August 3, 2026 at 12:53 PM Em 02/08/2026 em 11:16, RafaelBHZ disse: Junho e Julho foram meses bons dentro da atual realidade do nosso clima aqui em BH. Nada de espetacular mas em ambos tivemos MPs capazes de derrubar as temperaturas abaixo de 10°C pela cidade, algo que em alguns anos mais tenebrosos pode sequer ocorrer. E acho que foi isso o nosso inverno. Agosto já é um mês de MPs tiro curto, que pode ate esfriar mas não dura mais que 3/4 dias. A previsão do Meteored inclusive já indica o que me parece ser o nosso menino malvado começando agir por aqui. Podemos chegar a até 33°C nos próximos dias. Acho que está dada a largada para o momento mais temido do ano: A primavera seca no Brasil central sob influência do El Nino. Sim, considero que a primavera seca por aqui já começa em agosto, não em setembro, pois já esquenta na maiora dos anos. Salve-se quem puder! na verdade, bom (ou razoável) mesmo foi só junho, que teve anomalia de -0,3C (1991-2020). julho já ficou solidamente acima (+1,2C), mas a onda de frio no meio do mês, que foi boa, mascarou nossa sensação. isso mostra como eventos marcantes são relevantes para a sensação de inverno. sobre agosto, embora já seja transição para a primavera, eu considero um mês ainda predominantemente invernal (especialmente a 1ª quinzena), já que aumenta a chance de ondas de frio agudas na nossa região. é a partir desse mês que as frentes frias têm maior probabilidade de chegarem aqui com seu ramo frio no continente - em junho e julho os ramos frios passam quase sempre no mar e trazem aquele frio leve persistente por causa dos ventos marítimos, ótimo para médias, mas ruim de extremos. é por isso que agosto pode ter marcas extremas "gélidas" que dificilmente ocorrem no miolo do inverno, como o dia 22/08/2020, que teve máxima de apenas 11,9°C na estação cercadinho, na capital mineira, com chuva constante. ------------------- monitoramento: até o meio da semana, vamos seguir com marcas confortáveis por aqui (14 a 27°C), porém parece estar certo uma disparada nas temperaturas a partir de sexta-feira, quando podemos ter as maiores marcas em meses. pode ser uma legítima onda de calor invernal, com 4 dias seguidos acima de 30 graus (um ou outro com até uns 32) e com mínimas se aproximando dos 20. será um gostinho de setembro antecipado, "delícia". felizmente não deve durar muito e já na terça da semana que vem a temperatura cai. 8 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 3, 2026 at 12:57 PM Share Posted August 3, 2026 at 12:57 PM Manhã com cirros em São Paulo. No momento, temos 19/20 graus nas PWS (CGE não reportando as temperaturas novamente - novidade). Já nos aeroportos às 9 horas, 19 graus em Congonhas e 18 graus em Cumbica. 8 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Gabriel Posted August 3, 2026 at 01:10 PM Share Posted August 3, 2026 at 01:10 PM Em 03/08/2026 em 09:52, Eclipse POA disse: Pelo menos pra cá, a cada saída enfraquece mais. Se continuar assim, minha suspeita de que já começamos a primavera climática lá em julho mesmo (só que com temperaturas menores por causa da insolação) vai infelizmente se confirmar. Por exemplo, as mínimas prevista nessa próxima MP estão quase pelos 8 graus, e já foi projetado sub-5 há uns dias. Na verdade pelo Euro achei as saídas bem parecidas, GFS infelizmente não dá pra confiar a não ser pra pegar tendências(pegou esse possível frio de agora e o veranico do meio do mês passado). Torcer pra esse saída ser outlier. Aguardando ansiosamente e tremendo as 12Z kkkk 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 3, 2026 at 01:54 PM Share Posted August 3, 2026 at 01:54 PM (edited) Previsão de temperatura mínima terça que vem. Creio não ser o euro atual Créditos: Ronaldo Coutinho Edited August 3, 2026 at 01:55 PM by Edison Bocorny Jr 13 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted August 3, 2026 at 02:37 PM Share Posted August 3, 2026 at 02:37 PM Em 03/08/2026 em 09:53, LeoP disse: na verdade, bom (ou razoável) mesmo foi só junho, que teve anomalia de -0,3C (1991-2020). julho já ficou solidamente acima (+1,2C), mas a onda de frio no meio do mês, que foi boa, mascarou nossa sensação. isso mostra como eventos marcantes são relevantes para a sensação de inverno. sobre agosto, embora já seja transição para a primavera, eu considero um mês ainda predominantemente invernal (especialmente a 1ª quinzena), já que aumenta a chance de ondas de frio agudas na nossa região. é a partir desse mês que as frentes frias têm maior probabilidade de chegarem aqui com seu ramo frio no continente - em junho e julho os ramos frios passam quase sempre no mar e trazem aquele frio leve persistente por causa dos ventos marítimos, ótimo para médias, mas ruim de extremos. é por isso que agosto pode ter marcas extremas "gélidas" que dificilmente ocorrem no miolo do inverno, como o dia 22/08/2020, que teve máxima de apenas 11,9°C na estação cercadinho, na capital mineira, com chuva constante. ------------------- monitoramento: até o meio da semana, vamos seguir com marcas confortáveis por aqui (14 a 27°C), porém parece estar certo uma disparada nas temperaturas a partir de sexta-feira, quando podemos ter as maiores marcas em meses. pode ser uma legítima onda de calor invernal, com 4 dias seguidos acima de 30 graus (um ou outro com até uns 32) e com mínimas se aproximando dos 20. será um gostinho de setembro antecipado, "delícia". felizmente não deve durar muito e já na terça da semana que vem a temperatura cai. Também considero Agosto no Leste do Sudeste totalmente inverno por causa das MPs oceânicas ainda mais em anos que o Atlantico está mais frio. Agora no Brasil central e areas dentro do continente já é aquela transição rápido para o modo on fire. 6 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted August 3, 2026 at 02:45 PM Share Posted August 3, 2026 at 02:45 PM Em 03/08/2026 em 09:13, Renan disse: Adivinha o que vai acontecer na rodada de amanhã, Juzinho? Vai voltar o frio todo...e você aí sofrendo. Se fosse em 2025 eu acreditaria muito nisso ( inclusive ...saudade daquele inverno) , mas sendo 2026 , fico com os dois pés atrás hehe. 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Beto Krepsky Posted August 3, 2026 at 03:28 PM Share Posted August 3, 2026 at 03:28 PM Que loucura que foi esse mês de julho, pra mim foi o mês mais longo do ano pela quantidade de emoções. Quando olhamos para a primeira quinzena do mês com inverno pleno, parece que já faz meses e meses atrás isso, era outro mundo. Aqui pra Blumenau tivemos as 3 estações dentro do mesmo mês, inverno, outono e primavera. o Sul experimentou geada, temperatura negativa, tornados, granizo, ar-condicionado, loucura climática. Com relação a próxima MP, sendo bomba ou não, de qualquer forma vai inaugurar o segundo tempo do inverno, eu ainda aposto numa boa precipitação invernal pra essa reta final de inverno, que é o que está faltando. 10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 3, 2026 at 04:26 PM Share Posted August 3, 2026 at 04:26 PM Nuvens altas aumentando em São Paulo nessas primeiras horas da tarde. Estamos com 24/25 graus nas estações do CGE. Se a nebulosidade persistir, ficará estacionado nessas marcas. 7 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DaviOlrb Posted August 3, 2026 at 05:03 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:03 PM Diazão bonito em Natal, faz 27˚C agora, manhã começou com chuva e 21˚C, depois limpou. 12 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 3, 2026 at 05:09 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:09 PM 12Z do GFS veio diarréia, frio úmido, máximas baixas, nebulosidade para a RM POA. 4 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 3, 2026 at 05:13 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:13 PM Em 03/08/2026 em 07:09, RamirezFZ disse: 00Z do GFS veio com uma hecatombe polar de 1044 hpa simplesmente dominando o cone sul, seria um apocalipse pra agricultura, frio exagerado agora q a maioria das culturas estão brotando e/ou saindo de dormência devido ao calor anormal dos últimos dias. Pena que é o GFS e estamos em 2026, eu não acredito kkkk Não virá. Ensembles não mostram nada disso. Teremos frio fraco e chuvas. 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 3, 2026 at 05:27 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:27 PM Ontem estive em três pontos do Rio Gravataí, que agora continua acima da cota de inundação, e registrei a obra de emergência que fizeram em Cachoeirinha, onde conseguiram evitar a inundação do bairro Parque de Matriz. Bem que poderiam ter feito isso antes!!! Hoje mais um dia de inverno cancelado. Tenho 24,8° com 68%, sol translúcido e bastante névoa. Mínima ficou em 15,8°. 4 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted August 3, 2026 at 05:35 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:35 PM E o verão continua!! 3 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted August 3, 2026 at 05:38 PM Share Posted August 3, 2026 at 05:38 PM Previsão para os próximos 3 dias aqui em São Paulo capital, de acordo com o Weather Channel. Lembrando que a normal climatógica 1991 - 2020 pra agosto é variação 13,3 ºC / 24,5 ºC 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Dias Posted August 3, 2026 at 07:22 PM Share Posted August 3, 2026 at 07:22 PM 6 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Antonio Junior Posted August 3, 2026 at 08:13 PM Share Posted August 3, 2026 at 08:13 PM (edited) Dei uma passeada em Pinto Bandeira ontem. Temperatura variou entre 15/25 graus, mas não acompanhei muito. Os girassóis já estão começando a florir. O dia foi bem primaveril, ainda mais ouvindo o zoom zoom das abelhas. Edited August 3, 2026 at 10:44 PM by Antonio Junior 11 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 3, 2026 at 10:01 PM Share Posted August 3, 2026 at 10:01 PM Que primavera chata e longa em agosto. A previsão atual praticamente mata a chance de troca de mínima absoluta anual no sul do país. Não vejo nenhum motivo com esse Pacífico que haja alguma troca depois do dia 20. A chance era nesta MP... 2 10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 3, 2026 at 10:29 PM Share Posted August 3, 2026 at 10:29 PM > Mínimas absolutas SC: -9,3°C - Bom Jardim da Serra/Prefeitura -9,2°C - Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo -8,33°C - Urupema/Parque de Exposição -7,7°C - Urubici/Rio Crioulas -6,8°C - São Joaquim/Jardim Bandeira -6,4°C - Fraiburgo/Liberata -5,9°C - Monte Carlo/Multi Madeira -5,9°C - Lebon Régis/Fernando Vian -5,8°C - Água Doce/Fazenda Boa Esperança -5,5°C - Painel/Monte Alegre -5,26°C - Ponte Alta do Norte/Estrada Geral Taiti -5,24°C - Morro das Torres -4,8°C - Vargem/Sítio Tarumã -4,4°C - Frei Rogério/Núcleo Celso Ramos -4,38°C - Ibiam/Linha Santa Lucia -4,0°C - Abelardo Luz 3 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts