Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão – Brasil / América do Sul - Julho/2026

Recommended Posts

Renovação das mínimas estaduais na rede de estações automáticas da AESA, na Paraíba:

12,2°C em Santana de Mangueira 

13,2°C em Monteiro

14,6°C em Poço Dantas

A estação de Pombal teve problemas no termômetro, nesse caso não sei qual foi a mínima registrada aqui hoje, porém fez bastante frio.

Enquanto isso, na imagem de satélite das 08h, temos um distúrbio de leste bastante ativo na costa do RN:

Screenshot_20260703-083956.Chrome.thumb.png.10f734311dd3d627c075fc7e0d4e0cc0.png

Segundo o modelo europeu, esse sistema pode influenciar o tempo no Sertão no domingo (dia 05).

Edited by CloudCb
  • Like 16

Como essas massas polares continentais são injustas com o Rio de Janeiro,elas esfriam primeiro no estado do Mato Grosso que é mais encima do que o Rio de Janeiro, é um estado mais quente do o Rio ,e a queda de temperatura no Mato Grosso é mais brusca do que o Rio de Janeiro,isso porque o ar polar no Mato Grosso é mais seco do que no Rio ,porque no estado do Rio ,o ar polar se mistura com o ar úmido do oceano que é mais quente aí a temperatura não é tão brusca como no estado do Mato Grosso.

• Like 7
  • Haha 4

Em 02/07/2026 em 15:16, jean10lj disse:

Contraste grande hoje, bem bacana

image.thumb.png.85e533ea24c4d8d6e93a4ad8eb60f3e0.png

É bacana quando a gente fica do lado bacana do contraste kkk, quem fica do lado hell ...

Em 03/07/2026 em 02:35, Stringer Elowen disse:

É q no mapa, se não fizer o exercício de dar zoom, parece que é Uruguai. As estações lá de baixo. 

Também penso q pra quem vive fora do Rio Grande do Sul, o extremo sul do país sofre de um "apagão de identidade" na mente da maioria dos outros participantes q não são gaúchos ou sulistas.

Olhando no lado da distância e da paisagem plana, o imaginário do pessoal prefere "pular" a fronteira e buscar o Pampa original e a Patagônia. Eu, faço isso. Os números lá são mais legais e mais "duradouros". 

O interesse do Baz parece "terminar" (como limite sul), na Serra Gaúcha/Catarinense e em Porto Alegre. O que está abaixo disso já opera na mesma frequência geográfica/climática e cultural do Uruguai e da Argentina.

São muitas informações disponíveis hoje e se o cérebro dos bazianos precisa fazer o esforço de se deslocar pra uma planície fria, vasta e distante, ele escolhe o destino internacional (Argentina), que carrega mais adrenalina climática, mistério e apelo visual. 

A região da Campanha e a Serra do Sudeste (como Pinheiro Machado, Piratini etc) ficam presas em um limbo: são "uruguaios" demais para o padrão imaginário do "Brasil", mas não são o Uruguai (ou Argentina) real para quem busca por exemplo uma viagem longa atrás de frio. Não é meu caso kk

O Sul profundo do Brasil acaba sendo um "quase lá" que o resto do país prefere ignorar (ou nem se trata de ignorar, é não enxergar mesmo, Pq no mapa é "quase nada", em termos espaciais), preferindo consumir o frio cenográfico das montanhas ou a imensidão estrangeira dos vizinhos.

Esse esquecimento se assemelha muito ao que ocorre com a Caatinga nordestina ou com o Pantanal, áreas vastas com baixa densidade demográfica e horizontes planos que quem é de fora enxerga como paisagens monótonas e sem atrativos.

Não tenho dúvidas de que pro gaúcho local esse inverno cascudo da serra lá de PM/Canguçu e a imensidão do Pampa são motivos de um orgulho identitário gigante mas há uma clara frustração porque esse sentimento e a real severidade do clima regional são completamente incompreendidos por milhões de fora, que desconhecem a dinâmica geográfica e o valor cultural daquela região. 

(Na questão cultural, não vejo motivos pra orgulho e nem caberia aqui falar sobre isso, já q "cultura regional" cada região do país tem a sua. Qual a mais interessante? Não dá pra decidir. Só tô falando pois existe nitidamente uma ligação clima-cultura, nos inúmeros textos sobre o assunto que eu já li). 

Madrugada extremamente sem graça em Piraquara, Paraná. 

(Um município que se orgulha do clima e da cultura local kkkkk) 

Temperatura 17°C 😂 

Onde eu assino? Quando vi o comentário sobre o pampa eu ia dizer simplesmente: é pq é um pedaço da Argentina dentro do Brasil, mas achei que soaria polêmico, então vem o senhor e desenvolve o tema. Obg.

Em 03/07/2026 em 09:00, Gabriel Nogeira disse:

Como essas massas polares continentais são injustas com o Rio de Janeiro,elas esfriam primeiro no estado do Mato Grosso que é mais encima do que o Rio de Janeiro, é um estado mais quente do o Rio ,e a queda de temperatura no Mato Grosso é mais brusca do que o Rio de Janeiro,isso porque o ar polar no Mato Grosso é mais seco do que no Rio ,porque no estado do Rio ,o ar polar se mistura com o ar úmido do oceano que é mais quente aí a temperatura não é tão brusca como no estado do Mato Grosso.

Bora mudar para Cuiabá!?

Por aqui o dia amanheceu despejado, como diria o @Pablo MQL, mas subitamente e sem aviso fechou tudo e chegou a garoar forte. Acho que teremos um flop do bem e ficaremos bem aquém dos 28°C previstos.

IMG_5147.thumb.jpeg.ebd6e57ab34c19c26e0966ff8cc149e2.jpeg

image.thumb.png.ef0742d977e144d767acb660dc80bf88.png

Pela manhã estava até engraçado. Pode ter estação problemática aí no meio mas geralmente as linha de contraste seguem um padrão diferente dessa salada de fruta.

IMG_5148.thumb.jpeg.50b403b4cf0680510e6c8063735f876e.jpeg

Edited by Neofito
  • Like 14
  • Thanks 2

Temperatura na casa dos 13C em Florianópolis, com nuvens bem cinzentas e vebto fraco mas desconfortável. Apesar de não ter aparecido na previsão, agira de manhã houve alguns respingos fracos na minha região. Ainda há estações com queda na temperatura.  

Edited by pindorama
  • Like 8

11 da manhã e ainda faz 7.3 aqui, céu bem azul e ventoso, Ausentes 0.6 e Pinheiro Machado na Campanha 2 graus.

Em Porto Alegre fez 1.9 na praia do Lami no lago Guaíba e na RM POA -0.4 em Eldorado do Sul do outro lado do Guaíba.

A região de POA esfriou mais que aqui no Vale porque limpou mais cedo.

20 kms linha reta daqui na região tem 2 graus em Mato Queimado município de Morro Reuter na subida da serra.

• Like 15

On 7/3/2026 at 2:35 AM, Stringer Elowen said:

É q no mapa, se não fizer o exercício de dar zoom, parece que é Uruguai. As estações lá de baixo. 

Também penso q pra quem vive fora do Rio Grande do Sul, o extremo sul do país sofre de um "apagão de identidade" na mente da maioria dos outros participantes q não são gaúchos ou sulistas.

Olhando no lado da distância e da paisagem plana, o imaginário do pessoal prefere "pular" a fronteira e buscar o Pampa original e a Patagônia. Eu, faço isso. Os números lá são mais legais e mais "duradouros". 

O interesse do Baz parece "terminar" (como limite sul), na Serra Gaúcha/Catarinense e em Porto Alegre. O que está abaixo disso já opera na mesma frequência geográfica/climática e cultural do Uruguai e da Argentina.

São muitas informações disponíveis hoje e se o cérebro dos bazianos precisa fazer o esforço de se deslocar pra uma planície fria, vasta e distante, ele escolhe o destino internacional (Argentina), que carrega mais adrenalina climática, mistério e apelo visual. 

A região da Campanha e a Serra do Sudeste (como Pinheiro Machado, Piratini etc) ficam presas em um limbo: são "uruguaios" demais para o padrão imaginário do "Brasil", mas não são o Uruguai (ou Argentina) real para quem busca por exemplo uma viagem longa atrás de frio. Não é meu caso kk

O Sul profundo do Brasil acaba sendo um "quase lá" que o resto do país prefere ignorar (ou nem se trata de ignorar, é não enxergar mesmo, Pq no mapa é "quase nada", em termos espaciais), preferindo consumir o frio cenográfico das montanhas ou a imensidão estrangeira dos vizinhos.

Esse esquecimento se assemelha muito ao que ocorre com a Caatinga nordestina ou com o Pantanal, áreas vastas com baixa densidade demográfica e horizontes planos que quem é de fora enxerga como paisagens monótonas e sem atrativos.

Não tenho dúvidas de que pro gaúcho local esse inverno cascudo da serra lá de PM/Canguçu e a imensidão do Pampa são motivos de um orgulho identitário gigante mas há uma clara frustração porque esse sentimento e a real severidade do clima regional são completamente incompreendidos por milhões de fora, que desconhecem a dinâmica geográfica e o valor cultural daquela região. 

(Na questão cultural, não vejo motivos pra orgulho e nem caberia aqui falar sobre isso, já q "cultura regional" cada região do país tem a sua. Qual a mais interessante? Não dá pra decidir. Só tô falando pois existe nitidamente uma ligação clima-cultura, nos inúmeros textos sobre o assunto que eu já li). 

Temperatura 17°C 😂 

Eu acho que, além disso que você falou, tem também o apelo midiático. A Campanha fica longe de tudo, não é caminho para praticamente lugar nenhum e acaba sendo importante, principalmente, para quem é de lá.

Também não podemos esquecer que é a região do Brasil mais próxima do que seria considerado um ecossistema temperado, especialmente do ponto de vista botânico, mas também climático.

Eu, particularmente, adoro paisagens campestres, pradarias e afins, mas a maioria das pessoas realmente acha meio sem graça. Dito isso, não posso deixar de mencionar que o Pampa tem uma riqueza botânica e geológica lindíssima hahaha vai desde os bosques de espinilho, que lembram bastante uma savana, até as formações geológicas de Caçapava do Sul, Bagé e Lavras do Sul.

Ah, e o vale do Rio Camaquã é lindo demais também kkk.

Felizmente, tem se desenvolvido um turismo mais especializado por lá, com os vinhedos de denominação de origem, o cultivo de oliveiras e até aquele Trem dos Pampas, que parece bem bacana. Mas ainda há muito espaço para evoluir e muito potencial a ser explorado. Também pesa o fato de que, por conta da lógica histórica do latifúndio, são regiões mais humildes, menos desenvolvidas e com uma economia menos diversificada, o que acaba limitando os investimentos em infraestrutura e turismo.

• Like 12
  • Thanks 2

On 7/3/2026 at 1:03 AM, Beto Krepsky said:

Nevar literalmente na praia de tempos em tempos acredito que lá seja única região possível. Embora em 2021 teve relatos em Pelotas, mas deve ser raríssimo. Não faço ideia qual a praia mais setentrional do país a ter registro de neve.

A nível do mar a cidade mais ao norte do país a ver a branquinha acredito que seja Blumenau.

Eu acho que é mais comum do que se espera kk

Em 2021 ou 2022 houve registro de neve no Cassino, mas claro, com intensidade fraquíssima e muito provavelmente junto de chuva congelada.

Tenho uns amigos que fizeram aquele trekking que vai pela beira da praia do Cassino até o Chuí (acho que dá uns 250km de caminhada), e relataram precipitação invernal em dois momentos nesse trecho.

Virtualmente eu acho que todas as cidades do RS já presenciaram neve, com exceção talvez do litoral norte? 

• Like 12

Em 03/07/2026 em 02:35, Stringer Elowen disse:

Temperatura 17°C 😂 

É bem por aí. Fiz de carro há uns 10 anos SC-Montevidéu pelo litoral e retornei pelo interior/Livramento. Que pese ter seus momentos e lugares realmente bonitos, é uma área na sua maior parte monótona. O risco de dormir no volante naquelas retas chapadas é real.

Em termos de paisagens de campos o próprio RS tem os Campos de Cima da Serra. Tem um visual mais interessante, reúne mais atrações e fica numa localização mais favorável.

Quem sabe para a Campanha um turismo histórico nas cidadezinhas e fazendas case melhor, mas aí recai novamente o isolamento da região dos principais mercados.

• Like 10
  • Thanks 1

Essa MP foi mais forte do que eu esperava.

Na metade sul do RS houve até -4,8ºC em Livramento e -3,9ºC em Rosário (será que vai aparecer nos jornais? Acho que não).

No momento, (11h), temos 4,1ºC aqui em Garibaldi e 3,8ºC em Bento Gonçalves. Gramado tá com 0,9ºC no Aspen Mountain!

Mínima em Garibaldi hoje foi de -0,1ºC.

Alguns pontos do topo da serra com 0,4ºC (Ausentes)

11h:

1691585905_Capturadetela2026-07-03111646.png.c008a5ca0205c14c8b43609ccfa94f1d.png

mínimas:

1372012290_Capturadetela2026-07-03111709.thumb.png.336cf7dbb9fb7b9e7161049f2e877a9a.png

• Like 12

Já vi que vai ser um segundo semestre de passar raiva. Após 5 dias seguidos de tempo úmido chuvoso praticamente sem sol, hoje a massa de ar frio resolveu andar de lado e temos céu bem fechado em Blumenau novamente.

Às 11:20 faz 17,4ºC com 83% e sopra brisa de O a 3km/h, ao menos deu uma secadinha, essa é a menor UR em dias. Ainda to duvidando do tempo seco que o euro prevê na próxima madrugada.

Forte gradiente de temperatura no planalto:

2,2ºC Vacaria 970m

4,1ºC Capão Alto 1000m

6,6ºC Lages 940m

9,9ºC Otacílio Costa 890m

Espero que avance mais secando os lamaçais aqui no vale do Itajaí

• Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 1

On 7/3/2026 at 11:14 AM, Serrano said:

É bem por aí. Fiz de carro há uns 10 anos SC-Montevidéu pelo litoral e retornei pelo interior/Livramento. Que pese ter seus momentos e lugares realmente bonitos, é uma área na sua maior parte monótona. O risco de dormir no volante naquelas retas chapadas é real.

Em termos de paisagens de campos o próprio RS tem os Campos de Cima da Serra. Tem um visual mais interessante, reúne mais atrações e fica numa localização mais favorável.

Quem sabe para a Campanha um turismo histórico nas cidadezinhas e fazendas case melhor, mas aí recai novamente o isolamento da região dos principais mercados.

Mas aí vai dos olhos de quem tá observando.

A gente precisa lembrar que o bioma Pampa, no RS, tem cerca de 193 mil km². Isso é mais de duas vezes o tamanho de Santa Catarina. Então não faz muito sentido imaginar que seja tudo igual.

O próprio Pampa já tem vários tipos de formações vegetais. Tem campos secos, campos úmidos, banhados, matas ciliares, bosques de espinilho (que lembram até uma savana), áreas rochosas, coxilhas... Não existe "o" Pampa como se fosse uma paisagem só.

E geologicamente é um espetáculo. O Escudo Sul-rio-grandense é uma das regiões mais antigas e complexas do Brasil. Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, o vale do Rio Camaquã... aquilo ali é um prato cheio pra quem gosta de geologia. Eu fiz uma saída de campo por lá e chegamos a ver gnaisses com cerca de 2,7 bilhões de anos. Ou seja, riqueza natural é o que não falta.

Na biodiversidade acontece a mesma coisa. Muita gente acha que o Pampa é "só pasto", mas ele está entre os biomas mais ricos do Brasil em flora e tem uma diversidade enorme de aves, além de uma fauna muito própria. E vale lembrar que ali também está um dos principais sistemas de águas doces do país, com a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, banhados e todo o sistema lagunar do sul do estado.

Outra coisa que pouca gente comenta é o potencial do turismo rural. A Campanha Gaúcha e as Serras do Sudeste estão produzindo vinhos excelentes, com vinhedos enormes e paisagens lindas. Também é uma das poucas regiões do Brasil realmente favoráveis ao cultivo de oliveiras, então o turismo ligado aos olivais e aos azeites vem crescendo bastante.

E nem vou entrar na questão histórica. As cidades da região têm uma influência espanhola muito mais forte do que o resto do Brasil, o que dá uma identidade bem diferente dali.

No fim, acho que o que falta não é beleza nem diversidade. O que falta é investimento e divulgação. O Pampa sempre ficou meio fora dos grandes roteiros turísticos, mas potencial ele tem de sobra.

Inclusive, falando nisso, hoje vai ter um Globo Repórter justamente sobre o Pampa. Acho que vai ser uma boa oportunidade pra muita gente conhecer um lado do Brasil que costuma passar despercebido.

• Like 6
  • Thanks 5

Em 03/07/2026 em 11:14, Serrano disse:

Acho que cada região com sua vocação, a sorte do bioma dos pampas é o seu isolamento (floresta atlântica que diga), digamos que é um gap entre Brasil e Buenos Aires/Montevideo. 

Aquela região seria legal investir em turismo rural, natureza, trilhas, criar parques para camping, balonismo, qualquer coisa ao ar-livre e explorar a cultura de vinhos. Turismo qualificado e não predatório/prostituído.

A nossa sorte que o sul gaúcho é uma planície, já pensou se fosse uma cadeia de montanhas como a Mantiqueira? Teria estação de esqui por lá mas boa parte das MPS teriam dificuldades em transpor. Aqui no nordeste de SC muitas vezes as MPS em um delay da chegada do ar frio pela sua dificuldade em transpor as terras altas do planalto sul.

• Like 10

Em 03/07/2026 em 11:17, Antonio Junior disse:

Na metade sul do RS houve até -4,8ºC em Livramento e -3,9ºC em Rosário (será que vai aparecer nos jornais? Acho que não).

No momento, (11h), temos 4,1ºC aqui em Garibaldi e 3,8ºC em Bento Gonçalves. Gramado tá com 0,9ºC no Aspen Mountain!

11h:

1691585905_Capturadetela2026-07-03111646.png.c008a5ca0205c14c8b43609ccfa94f1d.png

mínimas:

1372012290_Capturadetela2026-07-03111709.thumb.png.336cf7dbb9fb7b9e7161049f2e877a9a.png

Massa de ar polar gaúcha, é raro mas acontece todo inverno.

• Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 2

Em 03/07/2026 em 11:17, Antonio Junior disse:

11h:

mínimas:

Mp porrada! Cheguei a 4,5° de mínima e só cheguei a 6° às 10h08. Deu apenas 1,9° no Lami, isso que estamoa sob advecção!! Deve ter dado 2° nos morros com vento.

Agora faz 8,2° com 68%, mas ventando de SO 9,4 km/h.

• Like 14
  • Thanks 1

On 7/3/2026 at 11:41 AM, Marcos said:

Mp porrada! Cheguei a 4,5° de mínima e só cheguei a 6° às 10h08. Deu apenas 1,9° no Lami, isso que estamoa sob advecção!! Deve ter dado 2° nos morros com vento.

Agora faz 8,2° com 68%, mas ventando de SO 9,4 km/h.

Né?!

Lajeado, a 35m de altitude, e que sempre fica entre as menos frias no inverno e mais quentes no verão, tá com 6,9ºC agora (quase meio dia)!

Edited by Antonio Junior
  • Like 12

Em 03/07/2026 em 07:38, Edison Bocorny Jr disse:

A Campanha sempre foi subestimada, tanto quando se falava em frio, a previsão era para Bagé e no máximo Livramento.

Nos anos 2000 Canguçu começou a ficar conhecida porque tinha uma estação do INMET lá, mas Pinheiro Machado, Piratini e Herval, foi apenas na segunda metade da década de 2010 quando instalaram PWS por lá e viram que eram as localidades mais frias da Campanha, batendo Bagé e Livramento.

Ainda descobriram o frio de Quaraí depois de ter estação do INMET lá mas nenhuma bate Pinheiro Machado e Herval.

O problema é que aquela região não é rica e turística igual a Serra Gaúcha e mais distante de POA, mas até os Aparados da Serra e região de São Joaquim ainda sofrem um preconceito, pois são básicas em estrutura para turismo e basta ver as notícias que dizem nas diferentes mídias, "Vai nevar em Gramado ou na região de Gramado?".

Pinheiro Machado já deve ter registrado -10 de mínima e máxima de 1 grau em mps históricas estilo amo 2000.

Mas acho a região dos Aparados e Planalto Sul mais privilegiadas naturalmente. Tem cachoeiras/cascatas, desníveis (Serra da Rocinha, Rio do Rastro, etc.). Além disso está mais perto de centros como Florianópolis, Curitiba, SP e outras cidades e dos litorais RS (litoral norte) e SC.

Aqui em SC tem muita gente que frequenta Gramado, pela cidade. Mas o turista de neve realmente procura Bom Jardim da Serra, São Joaquim ou Urubici. Existe essa separação clara aqui. Já é sabido que Gramado a chance de neve é bem menor.

Edit: Perdi um pedaço da mensagem. Mas eu ia perguntar, se no RS, o pessoal que procura neve, mais "viciado" vai para São José dos Ausentes ou Gramado.

Edited by Moretão
  • Like 8
  • Thanks 1

Em 03/07/2026 em 11:31, Antonio Junior disse:

A gente precisa lembrar que o bioma Pampa, no RS, tem cerca de 193 mil km². Isso é mais de duas vezes o tamanho de Santa Catarina. Então não faz muito sentido imaginar que seja tudo igual.

O próprio Pampa já tem vários tipos de formações vegetais. Tem campos secos, campos úmidos, banhados, matas ciliares, bosques de espinilho (que lembram até uma savana), áreas rochosas, coxilhas... Não existe "o" Pampa como se fosse uma paisagem só.

E geologicamente é um espetáculo. O Escudo Sul-rio-grandense é uma das regiões mais antigas e complexas do Brasil. Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, o vale do Rio Camaquã... aquilo ali é um prato cheio pra quem gosta de geologia. Eu fiz uma saída de campo por lá e chegamos a ver gnaisses com cerca de 2,7 bilhões de anos. Ou seja, riqueza natural é o que não falta.

Na biodiversidade acontece a mesma coisa. Muita gente acha que o Pampa é "só pasto", mas ele está entre os biomas mais ricos do Brasil em flora e tem uma diversidade enorme de aves, além de uma fauna muito própria. E vale lembrar que ali também está um dos principais sistemas de águas doces do país, com a Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim, banhados e todo o sistema lagunar do sul do estado.

Outra coisa que pouca gente comenta é o potencial do turismo rural. A Campanha Gaúcha e as Serras do Sudeste estão produzindo vinhos excelentes, com vinhedos enormes e paisagens lindas. Também é uma das poucas regiões do Brasil realmente favoráveis ao cultivo de oliveiras, então o turismo ligado aos olivais e aos azeites vem crescendo bastante.

E nem vou entrar na questão histórica. As cidades da região têm uma influência espanhola muito mais forte do que o resto do Brasil, o que dá uma identidade bem diferente dali.

No fim, acho que o que falta não é beleza nem diversidade. O que falta é investimento e divulgação. O Pampa sempre ficou meio fora dos grandes roteiros turísticos, mas potencial ele tem de sobra.

Inclusive, falando nisso, hoje vai ter um Globo Repórter justamente sobre o Pampa. Acho que vai ser uma boa oportunidade pra muita gente conhecer um lado do Brasil que costuma passar despercebido.

Ótimas observações! A região é top demais mesmo, há alguns anos atrás eu subestimava, até conhecer.

Ah, e eu também fiz trabalho de campo uma vez para as Minas do Camaquã em Caçapava, mas em 2019.

Atualmente eu frequento a região do Camaquã entre Canguçu e Encruzilhada, já que meus sogros moram lá, porém na região quase não se vê mais o pampa, é muita soja ou áreas mexidas. Infelizmente o pampa raiz mesmo só se encontra em algumas "ilhas" entre Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Pinheiro Machado e Pedras Altas. As pessoas sempre acham que uma imensidão de campo é o pampa, mas só quem conhece a vegetação nativa e sabe observa-la, consegue identificar o quanto ele já foi destruído. Uma pena, eu sempre fico triste com isso.

• Like 9
  • Sad 3

Em 03/07/2026 em 11:31, Felipe Backendorf disse:

Já vi que vai ser um segundo semestre de passar raiva. Após 5 dias seguidos de tempo úmido chuvoso praticamente sem sol, hoje a massa de ar frio resolveu andar de lado e temos céu bem fechado em Blumenau novamente.

Às 11:20 faz 17,4ºC com 83% e sopra brisa de O a 3km/h, ao menos deu uma secadinha, essa é a menor UR em dias. Ainda to duvidando do tempo seco que o euro prevê na próxima madrugada.

Forte gradiente de temperatura no planalto:

2,2ºC Vacaria 970m

4,1ºC Capão Alto 1000m

6,6ºC Lages 940m

9,9ºC Otacílio Costa 890m

Espero que avance mais secando os lamaçais aqui no vale do Itajaí

Ainda tem influência da JBN, o foreca retiou aqueles icones de solzao pra sexta/sab/domingo e ja colocou sol com nuvens e diminuiu as máximas. Limpão mesmo acho que só amanhã.

• Like 5
  • Sad 1

On 7/3/2026 at 12:07 PM, Gabriel Cardoso said:

Ótimas observações! A região é top demais mesmo, há alguns anos atrás eu subestimava, até conhecer.

Ah, e eu também fiz trabalho de campo uma vez para as Minas do Camaquã em Caçapava, mas em 2019.

Atualmente eu frequento a região do Camaquã entre Canguçu e Encruzilhada, já que meus sogros moram lá, porém na região quase não se vê mais o pampa, é muita soja ou áreas mexidas. Infelizmente o pampa raiz mesmo só se encontra em algumas "ilhas" entre Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Pinheiro Machado e Pedras Altas. As pessoas sempre acham que uma imensidão de campo é o pampa, mas só quem conhece a vegetação nativa e sabe observa-la, consegue identificar o quanto ele já foi destruído. Uma pena, eu sempre fico triste com isso.

Que massa! Também já fiz algumas saídas de campo por Caçapava e região, é bom demais.

E sobre a vegetação, infelizmente é bem isso aí mesmo. Dependendo de onde se anda, praticamente não se vê mais o Pampa nativo. O que aparece é muita lavoura, pecuária e áreas totalmente modificadas. Aí acaba surgindo aquela ideia de que qualquer campo é Pampa, quando, na verdade, a vegetação original já desapareceu de boa parte da região. Os remanescentes mais preservados acabam ficando em certos bolsões e alguns parques.

Inclusive, falando em vegetação, nós já fizemos um levantamento desses bolsões de Floresta com Araucária dentro do próprio Pampa, e a distribuição deles é bem interessante. Muita gente nem imagina que isso existe. Ainda restam alguns trechos bem preservados que mostram justamente essa transição e o limite sul da ocorrência natural da Floresta com Araucária no Brasil. 

Um lugar que eu queria conhecer logo é o Rincão do Inferno

• Like 7
  • Thanks 1

Em 03/07/2026 em 12:07, Gabriel Cardoso disse:

Fui olhar no mapa para ver sobre essa região pq confesso que estou entre os brasileiros que nunca se interessou muito pelo Pampa e fiquei surpreso, o relevo dessa área deve proporcionar paisagens lindíssimas:
image.thumb.png.6ab684d0fb58016226d8590b0816b8ab.png

• Like 9
  • Thanks 1

On 7/3/2026 at 12:42 PM, Alexandre Pereira said:

Fui olhar no mapa para ver sobre essa região pq confesso que estou entre os brasileiros que nunca se interessou muito pelo Pampa e fiquei surpreso, o relevo dessa área deve proporcionar paisagens lindíssimas:
image.thumb.png.6ab684d0fb58016226d8590b0816b8ab.png

Exato, essa região tem o terreno bem ondulado, não é à toa que são as serras de sudeste. 

Não lembro agora de cabeça qual é o ponto mais alto do Pampa, mas acho que algo em torno de 600m.

• Like 5

Não duvidei da riqueza natural e geológica da região, mas não é a teoria que atrai o turista. O problema é justamente essa área tão vasta ser pouco densa em variações dramáticas de visual e relevo.

Tem 2x a área de SC e 1/10 do apelo visual. Fica difícil traduzir estas minúcias, que para o cidadão médio podem passar despercebidas, em um turismo rentável.

Sei que a região tem crescido em vinícolas e olivais. Estes sim são portas de entrada para um futuro turístico mais volumoso e rentável.

Edited by Serrano
  • Like 7
  • Thanks 2

Em 03/07/2026 em 09:34, Neofito disse:

É bacana quando a gente fica do lado bacana do contraste kkk, quem fica do lado hell ...

Onde eu assino? Quando vi o comentário sobre o pampa eu ia dizer simplesmente: é pq é um pedaço da Argentina dentro do Brasil, mas achei que soaria polêmico, então vem o senhor e desenvolve o tema. Obg.

Bora mudar para Cuiabá!?

Por aqui o dia amanheceu despejado, como diria o @Pablo MQL, mas subitamente e sem aviso fechou tudo e chegou a garoar forte. Acho que teremos um flop do bem e ficaremos bem aquém dos 28°C previstos.

IMG_5147.thumb.jpeg.ebd6e57ab34c19c26e0966ff8cc149e2.jpeg

image.thumb.png.ef0742d977e144d767acb660dc80bf88.png

Pela manhã estava até engraçado. Pode ter estação problemática aí no meio mas geralmente as linha de contraste seguem um padrão diferente dessa salada de fruta.

IMG_5148.thumb.jpeg.50b403b4cf0680510e6c8063735f876e.jpeg

Cuiabá hoje está tendo máxima invertida,a temperatura vai cair ,até agora o Rio de Janeiro ainda está ensolarado.

• Like 5

Em 03/07/2026 em 12:18, Antonio Junior disse:

Que massa! Também já fiz algumas saídas de campo por Caçapava e região, é bom demais.

E sobre a vegetação, infelizmente é bem isso aí mesmo. Dependendo de onde se anda, praticamente não se vê mais o Pampa nativo. O que aparece é muita lavoura, pecuária e áreas totalmente modificadas. Aí acaba surgindo aquela ideia de que qualquer campo é Pampa, quando, na verdade, a vegetação original já desapareceu de boa parte da região. Os remanescentes mais preservados acabam ficando em certos bolsões e alguns parques.

Inclusive, falando em vegetação, nós já fizemos um levantamento desses bolsões de Floresta com Araucária dentro do próprio Pampa, e a distribuição deles é bem interessante. Muita gente nem imagina que isso existe. Ainda restam alguns trechos bem preservados que mostram justamente essa transição e o limite sul da ocorrência natural da Floresta com Araucária no Brasil. 

Um lugar que eu queria conhecer logo é o Rincão do Inferno

Pelo que vejo os ecólogos tem recomendado que volte o foco à pecuária no pampa pois as monoculturas de soja e silvicultura destroem a biodiversidade.

Abriu sol por uns minutos aqui em Blumenau mas ainda tem muitas nuvens em diversas alturas da atmosfera. Faz 19,6ºC com 75% e O a 5km/h às 13:15. Curiosamente muito frio no extremo norte de Blumenau com 13,7ºC, região afetada pelo ramo marítimo:

image.png.75800cd64ad4d061c633d47beea459e6.png

Morro das Torres mais quente que São Joaquim, sinal que ta bem difícil o avanço do frio pelo lado continental

• Like 9

Em 03/07/2026 em 12:52, Antonio Junior disse:

Exato, essa região tem o terreno bem ondulado, não é à toa que são as serras de sudeste. 

Não lembro agora de cabeça qual é o ponto mais alto do Pampa, mas acho que algo em torno de 600m.

Ao sul de Encruzilhada do Sul  na região carbonífera, tem fazendas em topos de 600 m de altitude. 

Imagina o potencial lá para precipitação invernal, mínimas e máximas baixas.

Aliás, a região da Campanha ali em Pinheiro Machado quase todos anos ocorrem paraguaias precipitações invernais.

Teve uma nevada em 2008, ali, Piratini que branqueou bem tudo.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
  • Thanks 2

On 7/3/2026 at 1:08 PM, Serrano said:

Não duvidei da riqueza natural e geológica da região, mas não é a teoria que atrai o turista. O problema é justamente essa área tão vasta ser pouco densa em variações dramáticas de visual e relevo.

Tem 2x a área de SC e 1/10 do apelo visual. Fica difícil traduzir estas minúcias, que para o cidadão médio podem passar despercebidas, em um turismo rentável.

Sei que a região tem crescido em vinícolas e olivais. Estes sim são portas de entrada para um futuro turístico mais volumoso e rentável.

Ninguém está comparando o pampa com SC filho, fica tranquilo. Aliás, ninguém está comparando nenhum lugar com outro, o assunto é o Pampa.

A citação foi sobre comparação de área para se ter uma ideia de tamanho. Poderia ser que o Pampa é quase do tamanho do PR, ou 4 vezes o estado do RJ. 

• Like 4

On 7/3/2026 at 1:14 PM, Edison Bocorny Jr said:

Ao sul de Encruzilhada do Sul  na região carbonífera, tem fazendas em topos de 600 m de altitude. 

Imagina o potencial lá para precipitação invernal, mínimas e máximas baixas.

Aliás, a região da Campanha ali em Pinheiro Machado quase todos anos ocorrem paraguaias precipitações invernais.

Teve uma nevada em 2008, ali, Piratini que branqueou bem tudo.

Eu vi algumas fotos antigas de neve forte nessa região, mas não lembro de datas kk

• Like 3

Em 03/07/2026 em 12:52, Antonio Junior disse:

Chega bem perto disso. 

Screenshot_20260703_131131.thumb.jpg.030a50651c23fd672b1279a18bbc2d9f.jpg

E são serras meio distintas entre si e não apenas um único bloco. 

Aqui, no lado ocidental, imagino q deva ser incrível o visual de quem estaria no nível dos 100/150m entre São Gabriel e Dom Pedrito, olhando leste. 

Screenshot_20260703_132020.thumb.jpg.891109320af59ea2eae05b09970247d5.jpg

Screenshot_20260703_131424.thumb.jpg.56114565ede60a7d6e389200775f40f7.jpg

Quando estive em Camaquã, na prainha doce do Arambaré, eu lembro que víamos a serra no oeste, direção de Encruzilhada do Sul. Visualmente na distância era azul. Como vemos as serras aqui no planalto, com o efeito da distância. 

Me fazia sonhar com aventuras ha ha 

Uma das pessoas que estava junto conosco era de Encruzilhada e partiu dias depois de chegarmos. Uma mulher de uns 50 anos, professora e muito simpática (aquele tipo q vc vê que tem histórias na bagagem, e eu nunca mais a vi 😢, fazem 30 anos). Na época eu pensava q Encruzilhada do Sul seria a mais fria da metade sul, pois não conhecia ainda Canguçu ou PM. 

Fiquei com uma vontade imensa de pedir pra ela me levar kkk Eu vivia solto, largado no mundo mesmo. Mas não falei nada e fiquei em Arambaré o restante do verão. Também um lugar incrível com praia limpa e  "ondas" como nas praias oceânicas mas com água doce e quente, muito melhor 🧡 

Sim, precisa estar na região pra entender. O Brasil não conhece, mas sabe q eu nem me incomodo com esse tipo de coisa? É até melhor Pq fica mais preservado. 

Basta ler a matéria sobre o aconteceu com muitos locais, transformados em "patrimônio da humanidade" pela UNESCO. 

Ou lugares divulgados no Instagram e que hoje é impossível visitar ou simplesmente viver com tranquilidade.

É uma triste verdade sobre o poder destrutivo da propaganda. Algo feito pra preservar acaba destruindo. 

Bom vcs terem entrado nesses pormenores "desconhecidos" da campanha gaúcha. Me fizeram recordar e também ficar mais curioso. 

Quase 2h da tarde e ainda 3°C na região de Vacaria/RS (Muitos Capões). 

Screenshot_20260703_134946.thumb.jpg.9a7dd0f8da83a499bd5225edfa4ea098.jpg

• Like 10
  • Thanks 1

Em 03/07/2026 em 13:37, Felipe Backendorf disse:

Barra do Chuí ilustra bem quão gelado é o pampa:

image.thumb.png.b375bffb9087b1d9f8cc9e4e4de4f6dd.png

Esse inverno é mais frio de máximas do que o observado em Lages, que sempre foi pra mim uma referência de frio.

A temperatura do oceano lá agora está em 11.7 e o recorde é 9.

Imagina o parto para aquecer lá.

Calorão só por novembro.

• Like 8

On 7/3/2026 at 1:51 PM, Stringer Elowen said:

Chega bem perto disso. 

Screenshot_20260703_131131.thumb.jpg.030a50651c23fd672b1279a18bbc2d9f.jpg

E são serras meio distintas entre si e não apenas um único bloco. 

Aqui, no lado ocidental, imagino q deva ser incrível o visual de quem estaria no nível dos 100/150m entre São Gabriel e Dom Pedrito, olhando leste. 

Screenshot_20260703_132020.thumb.jpg.891109320af59ea2eae05b09970247d5.jpg

Screenshot_20260703_131424.thumb.jpg.56114565ede60a7d6e389200775f40f7.jpg

Quando estive em Camaquã, na prainha doce do Arambaré, eu lembro que víamos a serra no oeste, direção de Encruzilhada do Sul. Visualmente na distância era azul. Como vemos as serras aqui no planalto, com o efeito da distância. 

Me fazia sonhar com aventuras ha ha 

Uma das pessoas que estava junto conosco era de Encruzilhada e partiu dias depois de chegarmos. Uma mulher de uns 50 anos, professora e muito simpática (aquele tipo q vc vê que tem histórias na bagagem, e eu nunca mais a vi 😢, fazem 30 anos). Na época eu pensava q Encruzilhada do Sul seria a mais fria da metade sul, pois não conhecia ainda Canguçu ou PM. 

Fiquei com uma vontade imensa de pedir pra ela me levar kkk Eu vivia solto, largado no mundo mesmo. Mas não falei nada e fiquei em Arambaré o restante do verão. Também um lugar incrível com praia limpa e  "ondas" como nas praias oceânicas mas com água doce e quente, muito melhor 🧡 

Sim, precisa estar na região pra entender. O Brasil não conhece, mas sabe q eu nem me incomodo com esse tipo de coisa? É até melhor Pq fica mais preservado. 

Basta ler a matéria sobre o aconteceu com muitos locais, transformados em "patrimônio da humanidade" pela UNESCO. 

Ou lugares divulgados no Instagram e que hoje é impossível visitar ou simplesmente viver com tranquilidade.

É uma triste verdade sobre o poder destrutivo da propaganda. Algo feito pra preservar acaba destruindo. 

Bom vcs terem entrado nesses pormenores "desconhecidos" da campanha gaúcha. Me fizeram recordar e também ficar mais curioso. 

Quase 2h da tarde e ainda 3°C na região de Vacaria/RS (Muitos Capões). 

Screenshot_20260703_134946.thumb.jpg.9a7dd0f8da83a499bd5225edfa4ea098.jpg

Cara, tem como lançar esse teu livro logo pelo amor de deus? Cada relato teu me deixa mais curioso kkkk

Mas sabe que Encruzilhada do Sul eu acho particularmente muito interessante, pela extensão desse pequeno 'planalto' mas também pela riqueza geológica mesmo. Se pode ver fosseis de plantas em alguns cortes de estrada, que pude observar nessas saídas de campo. Já visitei os novos vinhedos da região também, bem bonitos e tecnológicos. As vinícolas da serra estão investindo bastante lá agora.

--

Agora, 14h, temos 6,4ºC em Garibaldi (680m) e 9,8ºC em Lajeado (35m).

• Like 5
  • Thanks 1

Em 03/07/2026 em 13:52, Gabriel Nogeira disse:

O tempo não ia virar hoje em São Paulo com a frente fria .

Está começando a virar agora. O vento passou a soprar do continente para de sul.

As temperaturas já caíram muito no extremo sul e estão caindo em outras áreas da cidade.

693919968_mapa_sp_geoserver_estacoes(1).png.416301640e2cc4d0893f0396555744c6.png

Inclusive, o extremo sul já está com céu fechado.

IMG-20260703-WA0002.thumb.jpg.8cd38859a6d45fd2300314faea774fc8.jpg

• Like 5
  • Thanks 1

Boa tarde. Minima aqui em casa hoje na faixa dos 10 graus, agora a tarde faz calorzinho típico de primavera por causa da pré frontal. A mp chegou com tudo no Sul, porém para o Leste do Sudeste vai sobrar apenas resquícios. Parece que esse ano a região ta zicada, mas creio eu que possa ser por causa do el nino. 2025 ta deixando saudades. Quanto a mp fraca que vai chegar previsao coloca apenas maximas de 18°C no domingo e segunda

Edited by Rafael
  • Like 7

Eu considero o RS um divisor de clima e águas.

Quando o inverno é rigoroso na bacia do Prata, o sul e Campanha seguem a tendência e dificilmente um bloqueio mais ao sul do RS ocorreria, com inverno rigoroso em Buenos Aires e Montevidéo e a metade sul do RS não ser atingida, assim quando no verão podemos dizer em anos de la Nina principalmente, a Campanha e fronteira oeste e noroeste missões tem seca e não estiagem, seguem o Uruguay e Província de Buenos Aires, Corrientes, Resistência etc.

Já a metade norte se correlaciona mais com o restante do Sul, exceto o norte do PR, que segue a dinâmica do centro do Brasil.

Serra, planalto, grande POA e vales tem comportamento mais ligado a estas regiões acima, algumas nos bloqueios mais ao sul e períodos de estiagens em anos de lá Nina, mas não seca como na Campanha e sul.

Na metade norte do RS há mais temporais de verão do que na metade sul e menos enchentes e os bloqueios em anos de el nino parecem ficar na metade norte do RS até o sul do PR.

Na primavera, a metade sul do RS faz frio diurno inclusive e quase livre de ondas de calor, enquanto a metade norte até na serra e planalto pode fazer 30 graus, PM, Barra do Chuí estarem com 10 graus a tarde.

Invernos poucos frios na metade norte do RS até o Paraná estilo 2017 por bloqueio de uma alta de 596 hpa em 5 kms de altitude no litoral do PR e sudeste, estes estados tiveram frio constante moderado especialmente acima de 1.000 m, no restante do Sul o bloqueio causou um inverno xoxo.

São vários cenários que podemos analisar, inclusive em mesmo estado, com bloqueios se situando mais ao norte ou ao sul.

O clima do litoral sul e norte do RS também é meio diferente, comparar Barra do Chuí e alhures com o litoral norte, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, se correlacionam com o litoral sul de SC, enquanto o litoral sul com o do Uruguay 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 7
  • Thanks 1