Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão – Brasil / América do Sul - Junho/2026

Renan
 Share

Recommended Posts

Em 20/06/2026 em 02:07, jayvillao disse:

Cara, meu ódio nesse momento com a defesa civil de SP, estava dormindo tranquilamente meu celular simplesmente começa a tocar um alarme do fim do mundo com alerta da defesa civil. 

O alarme era o seguinte: misantropi4

Agora estou com insônia e p*to da vida! 

Isso mostra claramente o nível de segurança atual que impera neste país. Quando um sistema operacional da defesa civil é invadido e a resposta diz que "está sendo averiguado" ha ha É pra rir, ou começar a se preocupar.

Ali teve outra mensagem tbm, no RJ apareceu "burros dms pprt" (burros demais papo reto). Fico pensando como será daqui a alguns anos, quando a segurança depender exclusivamente de sistemas automatizados. Presídios, por exemplo. 

Vamos sentir saudade da época em q "as coisas eram ruins".

Previsto pra hoje 40mm pra cá e um frio de 4°C na semana que vem 🥶

• Like 12
  • Sad 2

Acabei esquecendo de publicar. Na quinta-feira, 18/6 fez muito frio por aqui. 

Não foi uma madrugada gelada como vinha acontecendo. A nebulosidade impediu o forte resfriamento. Depois o céu limpou e ficaram apenas aquelas camadas de Cirrus. A máxima atingiu somente 14°C com sol forte. Problema maior foi o vento constante.

Radiação passou dos 300W mas não chegou a aquecer de fato. Amplitude baixa pra um dia ensolarado (5,9°C).

IMG-20260620-WA0000.thumb.jpg.5ee8cb69b0fb249e264d9c311bdae16f.jpg

Fiz umas imagens no bairro Hauer em Curitiba, já de tardezinha. Ar bem gelado e um aspecto vazio. Não sei se alguém mais percebe esse tipo de coisa. 

Aqui, voltado pro lado sul.

IMG_20260619_175748.jpg.db09de8d9116d34f26ea0493173211e1.jpg

Aqui para norte, noroeste.

IMG_20260619_175712.jpg.e28d900e659374bf4abe78212e7b950b.jpg

Não sei se devido ao clima, diferente, passei a tarde com muita dor de cabeça, mas ainda tive ânimo de subir numa passarela que tem ali e fazer a imagem acima.

Essa área da capital perdeu muita coisa da paisagem original que havia nos anos 80 e 90. Acho q isso provoca a sensação de vazio. De não pertencimento. Pq eu conheci antes.

• Like 18

Bom dia, ontem os extremos no aero de Floripa foram 15,8/21,2ºC. O vento soprou de NNO a 16km/h em média.

A chuva prevista demorou a chegar, às 9h faz 15,6ºC com 89% e venta de S a 11km/h ainda sem acumulado expressivo.

Os 18,6ºC das 21h de ontem devem ser a máxima no aeroporto já que a temperatura vai seguir caindo nas próximas horas com a chuva.

Na praia dos açores, sul da ilha, já faz 14,6ºC com SSO a 17km/h perto das 10h.

• Like 12

Em 20/06/2026 em 09:58, Felipe Backendorf disse:

Bom dia, ontem os extremos no aero de Floripa foram 15,8/21,2ºC. O vento soprou de NNO a 16km/h em média.

A chuva prevista demorou a chegar, às 9h faz 15,6ºC com 89% e venta de S a 11km/h ainda sem acumulado expressivo.

Os 18,6ºC das 21h de ontem devem ser a máxima no aeroporto já que a temperatura vai seguir caindo nas próximas horas com a chuva.

Na praia dos açores, sul da ilha, já faz 14,6ºC com SSO a 17km/h perto das 10h.

A máxima de hoje era para ser de 16C. Greenwich sempre detonando as máximas kkk. Mas se for levar em consideração à nossa meia noite, acertou bem. 

• Like 7

Em 20/06/2026 em 06:55, SandroAlex disse:

A bomba polar virou um estalinho (ao menos p cá). Mas pelo menos estamos tendo um bom inverno, ao contrário do que se previa, assim como foi ano passado...

Abriu uma grande diferença no previsto pra SBS x Curitiba. Dificuldade de avançar nessa quina nordeste?

Aqui manteve "dentro da margem de erro". A que viria depois evaporou.

-

Próximo ao meio dia ainda frio com 9,9°C, chuva leve e nevoeiro. 🌧️

20260620_112113.thumb.jpg.af676c15821bf75a7edba5b6a4d42dd1.jpg

• Like 17

Em 20/06/2026 em 08:22, Stringer Elowen disse:

Acabei esquecendo de publicar. Na quinta-feira, 18/6 fez muito frio por aqui. 

Não foi uma madrugada gelada como vinha acontecendo. A nebulosidade impediu o forte resfriamento. Depois o céu limpou e ficaram apenas aquelas camadas de Cirrus. A máxima atingiu somente 14°C com sol forte. Problema maior foi o vento constante.

Radiação passou dos 300W mas não chegou a aquecer de fato. Amplitude baixa pra um dia ensolarado (5,9°C).

IMG-20260620-WA0000.thumb.jpg.5ee8cb69b0fb249e264d9c311bdae16f.jpg

Fiz umas imagens no bairro Hauer em Curitiba, já de tardezinha. Ar bem gelado e um aspecto vazio. Não sei se alguém mais percebe esse tipo de coisa. 

Aqui, voltado pro lado sul.

IMG_20260619_175748.jpg.db09de8d9116d34f26ea0493173211e1.jpg

Aqui para norte, noroeste.

IMG_20260619_175712.jpg.e28d900e659374bf4abe78212e7b950b.jpg

Não sei se devido ao clima, diferente, passei a tarde com muita dor de cabeça, mas ainda tive ânimo de subir numa passarela que tem ali e fazer a imagem acima.

Essa área da capital perdeu muita coisa da paisagem original que havia nos anos 80 e 90. Acho q isso provoca a sensação de vazio. De não pertencimento. Pq eu conheci antes.

De onde é esse gráfico ? Gostei

• Like 6

Em 20/06/2026 em 13:11, Felipe Pelisari disse:

Boa tarde bazianos, aqui em Urubici chovendo e temperatura na casa dos 10 graus, semana que vem friaca.

A questão é teremos neve, mesmo que fraca, no alto das serras gaúcha e catarinense, façam suas apostas 

Dos principais modelos globais, pelo que vi, não tem nenhum indicando neve. As manchetes na internet espalhando boatos sobre possibilidade de neve é obviamente uma tentativa de atrair turistas para a serra...

Edited by Luide Luckmann
  • Like 10
  • Thanks 1

Em 20/06/2026 em 13:23, Luide Luckmann disse:

Dos principais modelos globais, pelo que vi, não tem nenhum indicando neve. As manchetes na internet espalhando boatos sobre possibilidade de neve é obviamente uma tentativa de atrair turistas para a serra...

Se for ter alguma neve será de segunda para terça se tiver, particularmente não descarto essa possibilidade mesmo que não indique nos modelos, mas só segunda feira para ter certeza, pelo que percebi os modelos reduziram o frio por enquanto 

• Like 10

Em 20/06/2026 em 12:42, Luide Luckmann disse:

Respeito o dono da página, mas HAJA paciência pra esse tipo de postagem! Como se o inverno seguisse data definida🙄

Screenshot_20260620_124056_Instagram.jpg

e vai até 21 de setembro sim

Screenshot_20260620_145128_Chrome.jpg.b34d2a35afc5d775a167f69e8b4de1ac.jpg

-

Hoje está sendo um dos dias mais escuros do inverno. 14:50 com 9,5°C e nevoeiro muito denso, além da chuva que vai e vem.

• Like 5
  • Thanks 2
  • Haha 10

Sabado de muita chuva em Blumenau com acumulados ja chegando em 30 mm nas ultimas 12h, a precipitação começou logo de manhã cedo mas se intensificou a tarde

Ja a temperatura decaiu, tendo amanhecido 16°C e agora baixando 15°C, gerando uma sensação maior de frio por aqui. 

Frio tipico de inverno

• Like 12

Em 20/06/2026 em 15:39, Felipe Backendorf disse:

Dia frio, ventoso e chuvoso em Florianópolis, às 15h chove fraco e o aeroporto mede 13,5ºC com 97% e vento de S a 19km/h. Dias assim são muito ruins pra andar na rua porque o vento gosta de quebrar guarda-chuvas.

Choveu 17mm nas últimas 6h.

Já estou em casa protegido da misantropia.

• Like 2
  • Haha 13

Choveu um pouco durante a noite e mais um tantinho pela manhã 7mm no total. O dia amanheceu abafado com várias estações na região rondando os 20°C.

IMG_5088.thumb.jpeg.5a4637a7c6e427236ac23dd15b0226b6.jpegNo comecinho da tarde o vento virou como era previsto; a temperatura baixou para uns 17°C e garoou por um tempo. Dia bem escuro e invernal. 
IMG_5091.thumb.jpeg.e778b2025fb9e570026297be8480ad81.jpeg

A previsão muda toda hora mas acho que mais uma semana de inverno está garantida.

IMG_5092.thumb.jpeg.216a3da82ba3020cff64e8f6ceb50a0b.jpeg

• Like 14

Só um repeteco de junho/12 ha ha 

Na ocasião dos -9,2 na Epagri de Bjs, tivemos 6°C aqui e no dia seguinte, idem. 

Pra ter idéia da situação, Foz do Iguaçu (-1,5°C) que registrou a mínima oficial do estado (8/junho), vencendo inclusive General Carneiro, mais ao sul e 850m mais elevada kk E essa situação se repetiu no dia 9.

O ruim mesmo foram as duas sequências de 11°C de máxima (Curitiba). Aliás, só pra constar, nesse dia dos -9°C, São Joaquim e Campos Novos tiveram -3,4°C perdendo feio pra Quaraí lá na fronteira sul com aqueles -6,4°C.

Até Vacaria e algumas outras do RS tiveram seus -4°C.

• Like 11
  • Sad 1

Em 20/06/2026 em 16:30, Stringer Elowen disse:

Pra ter idéia da situação, Foz do Iguaçu (-1,5°C) que registrou a mínima oficial do estado (8/junho), vencendo inclusive General Carneiro, mais ao sul e 850m mais elevada kk E essa situação se repetiu no dia 9.

O ruim mesmo foram as duas sequências de 11°C de máxima (Curitiba). Aliás, só pra constar, nesse dia dos -9°C, São Joaquim e Campos Novos tiveram -3,4°C perdendo feio pra Quaraí lá na fronteira sul com aqueles -6,4°C.

Mas os modelos estao colocando MUITO frio no paraná também:

gem_T2m_samer_20 (1).png

icon_T2m_samer_40 (1).png

• Like 11

Em 20/06/2026 em 13:11, Felipe Pelisari disse:

Boa tarde bazianos, aqui em Urubici chovendo e temperatura na casa dos 10 graus, semana que vem friaca.

A questão é teremos neve, mesmo que fraca, no alto das serras gaúcha e catarinense, façam suas apostas 

Por enquanto nada de neve pelos modelos, vamos aguardar as rodadas de segunda feira em diante. Quem sabe o núcleo do ciclone mude e se posicione mais ao norte e jogue umidade para o continente na terça e quarta.

• Like 8

Boa noite a todos.

As mínimas de ontem (19/06/2026) | Grande Rio ❄️

Duque de Caxias (Xerém) 11,3°C

Rio de Janeiro (Parque Olímpico da Barra) 17,7°C

Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista) 12,2°C

Rio de Janeiro (Santa Cruz) 15,0°C

Rio de Janeiro (Vila Militar) 12,4°C

Niterói (Barreto) 14,6°C

Rio de Janeiro (Jacarepaguá) 12,9°C

Rio de Janeiro (Marambaia) 13,4°C

Seropédica (UFRRJ) 13,1°C

• Like 13
  • Thanks 1

Em 20/06/2026 em 16:30, Stringer Elowen disse:

Essa MP de 2012 é a mínima da Estação do inmet de São Miguel do Oeste. Aqui no extremo oeste de SC foi no nível do RS.

Vale lembrar que Quaraí é baixada. Campos Novos topaço. -3,4 no topaço de Campos Novos é fortíssimo

• Like 11

Um ponto que sempre me pergunto, como há estamos com baixas temperaturas já uns 50 dias aqui no sul, essa mp terá uma influência ainda maior, certo?

Pois o solo está mais frio que o normal, assim como a água dos rios e a própria atmosfera num contexto geral, fazendo com que o ar frio cause um resfriamento maior do que se estivéssemos com calor agora.

Edited by Luide Luckmann
  • Like 14

Em 20/06/2026 em 19:05, Luide Luckmann disse:

Um ponto que sempre me pergunto, como há estamos com baixas temperaturas já uns 50 dias aqui no sul, essa mp terá uma influência ainda maior, certo?

Pois o solo está mais frio que o normal, assim como a água dos rios e a própria atmosfera num contexto geral, fazendo com que o ar frio cause um resfriamento maior do que se estivéssemos com calor agora.

É 

Se trata de uma condição bem mais favorável ao resfriamento do q se o ar polar viesse após um bloqueio persistente, tropical. 

Acho q vcs aí terão dias difíceis na próxima semana. 

• Like 8

Em 20/06/2026 em 19:01, jean10lj disse:

Essa MP de 2012 é a mínima da Estação do inmet de São Miguel do Oeste. Aqui no extremo oeste de SC foi no nível do RS.

Vale lembrar que Quaraí é baixada. Campos Novos topaço. -3,4 no topaço de Campos Novos é fortíssimo

Ah sim. Nunca me passou pela cabeça que essas cidades catarinenses mantidas pelo INMET fossem baixada. Campos Novos e a maioria das estações são topos, atualmente, ou qualquer coisa q não baixada. É uma pena. 

Me surpreende q São Miguel tenha uma mínima tão simplória. Acreditava em valores mais baixos q esse -1,6°C. Suponho q em topo também. 

Reparei q foi no dia 7 e não no dia 8 do recorde de Bom Jardim na época. Hum. Bem curioso. 

Screenshot_20260620_190440.thumb.jpg.7996f71c9f338661cd8f380f62e9ab7a.jpg

Algo que já comentei no outro post, da mínima de Foz do Iguaçu, -1,5 é que raramente, pra não dizer: quase nunca, a cidade registra negativas. 

• Like 11

Sábado de bastante frio, nada de sol e baixa amplitude térmica, entre 10.4 e 12.8 graus, sendo a máxima mais baixa do ano até o momento.

Amanhã amanhece com frio mas a tarde fica agradável no sol com 18 graus e de segunda em diante é gelo e gelo conforme euro e GFS, incluindo a entrada de outra mp na virada do mês.

Não acredito nestes 27 graus no próximo domingo, mas seria uma brusca virada. 

Screenshot_20260620-191752.Chrome~2.png

• Like 11
  • Thanks 1

Em 20/06/2026 em 19:20, Stringer Elowen disse:

Ah sim. Nunca me passou pela cabeça que essas cidades catarinenses mantidas pelo INMET fossem baixada. Campos Novos e a maioria das estações são topos, atualmente, ou qualquer coisa q não baixada. É uma pena. 

Me surpreende q São Miguel tenha uma mínima tão simplória. Acreditava em valores mais baixos q esse -1,6°C. Suponho q em topo também. 

Reparei q foi no dia 7 e não no dia 8 do recorde de Bom Jardim na época. Hum. Bem curioso. 

Screenshot_20260620_190440.thumb.jpg.7996f71c9f338661cd8f380f62e9ab7a.jpg

Algo que já comentei no outro post, da mínima de Foz do Iguaçu, -1,5 é que raramente, pra não dizer: quase nunca, a cidade registra negativas. 

Urussanga é baixada, mas está fora do ar. Somente epagri funcionando no mesmo local, mas aí acho que pra pegar dados mais antigos precisa comprar

• Like 6
  • Thanks 1

Em 20/06/2026 em 19:20, Stringer Elowen disse:

Me surpreende q São Miguel tenha uma mínima tão simplória

É que o local da Estação do Inmet é 100% advecção, é topaço, 5 metros mais baixo já faz diferença, tanto que trocaram de local, pra outro topo próximo, e se não me engano 2021 teve mínima mais baixa que 2012, e isso não condiz nas outras estações comparáveis da região. É impressionante como isso muda. São Miguel do Oeste tem -3° fácil nas baixadas da cidade (minha tia tem uma chácara lá inclusive)

• Like 7
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.