Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão – Brasil / América do Sul - Maio/2026

Recommended Posts

Em 25/05/2026 em 09:11, pindorama disse:

Previsão sem muita emoção mas absolutamente NADA de calor, temperaturas perto da média. Padrão invernal já se instalou cedo. 

Há um mês era difícil acreditar que teríamos um maio bom e entraríamos no inverno dentro da normalidade.

Aqui tenho um dia escuro e frio. A mínima foi de 7,7°C e às 13:20 faz 13,8°C - máxima do dia até o momento.

Edited by Serrano
  • Like 18
  • Thanks 1

Mais um dia de predomínio das nuvens, o sol até apareceu em alguns momentos mas não esquentou muito. Extremos: 12,6/21,1ºC.

O vento de NO em 850hpa traz umidade e tem nuvens de chuva se formando no interior, principalmente no norte do RS. Nas regiões mais próximas da costa tem nebulosidade marítima:

image.thumb.png.b778d8832111fc98d009519c81c59541.png

Às 15h céu escuro, 20,3ºC com 78% e brisa de N a 3km/h na Epagri. Já tem chuva na redondeza às 16h:

image.thumb.png.76200ef4d742fab20f023811cbffe16b.png

Próximas horas vai se formar uma nova baixa pressão no RS garantindo o avanço de mais ar frio e seco.

• Like 17

Tem um banco de nuvens no mar, logo em frente à costa do Alagoas e do Pernambuco. Aparenta ser um distúrbio de leste, mas não tenho certeza disso.

image.png.954cb32a608260f0b6f90b306324acf0.png

Pela previsão do GFS, deve atingir a costa na madrugada de amanhã, pegando bem o litoral do Pernambuco e da Paraíba.

image.png.22e8b544518037d259e4efa5e3ae529b.png

Earth - projeção para às 6h de 26/05 - Ventos em 850 hPa e água precipitável

Talvez isso deixe o dia mais ou menos nublado aqui em Pombal, no Sertão. Supostamente há chance de alguma chuvinha nesta semana na nossa região, embora eu não espere por mais nada neste mês. Maio está com 60 mm aqui em casa, 61,5% da média mensal.

• Like 14

Em 25/05/2026 em 13:22, Serrano disse:

Aqui tenho um dia escuro e frio...

Em 25/05/2026 em 16:01, Felipe Backendorf disse:

Às 15h céu escuro..

Mesma situação por aqui. Não somente "tempo escuro", mas além disso, uma energia escura perdurando o dia inteiro. Ausência de vento e temperatura baixa.

Precisei sair mas adiei até não poder mais, com dor de cabeça e desânimo geral.

Quando criei coragem já estava quase no momento do poente e inevitavelmente fiz essas fotos. 

IMG_20260525_183233.jpg.17a1fb1c84dc8d462bfadc1480fd62d9.jpg

IMG_20260525_183324.jpg.311f305c8a1d9f883ab2525bb429efde.jpg

Quando vc é imune as influências visuais e físicas do clima, blz. Tira de letra e ainda agradece pelo dia sombrio, imaginando que está em latitude maior. Hoje não agradeci por absolutamente nada. Apenas sofri o impacto (q pelo visto será recorrente neste "inverno").

• Like 16

Em 25/05/2026 em 18:40, Stringer Elowen disse:

Mesma situação por aqui. Não somente "tempo escuro", mas além disso, uma energia escura perdurando o dia inteiro. Ausência de vento e temperatura baixa.

Precisei sair mas adiei até não poder mais, com dor de cabeça e desânimo geral.

Quando criei coragem já estava quase no momento do poente e inevitavelmente fiz essas fotos. 

IMG_20260525_183233.jpg.17a1fb1c84dc8d462bfadc1480fd62d9.jpg

IMG_20260525_183324.jpg.311f305c8a1d9f883ab2525bb429efde.jpg

Quando vc é imune as influências visuais e físicas do clima, blz. Tira de letra e ainda agradece pelo dia sombrio, imaginando que está em latitude maior. Hoje não agradeci por absolutamente nada. Apenas sofri o impacto (q pelo visto será recorrente neste "inverno").

Imagina morar no Distrito Cruzeiro em SJ 1550 m?

No inverno após o pôr do sol é entrar em casa, janelas fechadas, lareira, fogão a lenha, vinho, pão caseiro, Wafler, assistir TV, escutar rádio e ir para a cama ou banho antes de dormir naquela calmaria do interior.

• Like 10
  • Thanks 2
  • Sad 1

Em 25/05/2026 em 18:51, Edison Bocorny Jr disse:

Imagina morar no Distrito Cruzeiro em SJ 1550 m?

No inverno após o pôr do sol é entrar em casa, janelas fechadas, lareira, fogão a lenha, vinho, pão caseiro, Wafler, assistir TV, escutar rádio e ir para a cama ou banho antes de dormir naquela calmaria do interior.

Eu vivi isso na pele, lá em Bom Jardim da Serra e em São José dos Ausentes. Dias escuros e frios demais. Não era bom. Eu até tinha algumas regalias, mas, no fundo, vivia numa situação que antigamente chamavam de "paternalismo" e que hoje se dá o nome real: trabalho análogo à escravidão kkk.. Eu não tinha direito a absolutamente nada.

A realidade de quem tem dinheiro nesses lugares é totalmente diferente da de quem não tem. Existe um abismo gigante entre os donos de terras e o pessoal comum, que precisa se virar com quase nada.

Lembro de um exemplo marcante em Bom Jardim: eu morava numa casa boa, confortável, mesmo aquilo não sendo meu.  Enquanto isso, numa fazenda num morro distante, morava uma mulher com os filhos numa miséria triste.  Pra comprar comida ou ir ao posto de saúde, ela tinha que botar as crianças no cavalo e encarar o morro.  Era o dia inteiro, esse processo.  A casa deles estava caindo aos pedaços, cercada por uma mata fechada e escura. Dava uma angústia de olhar.

A casa onde eu ficava já era alta, uns 1.100 metros de altitude, mas essa fazenda ficava ainda mais para cima, nuns 1.300 metros.  Era um frio constante ali na borda da serra, com o termômetro mal batendo 12°C de máxima em dias medianos e  caindo para menos de 5°C em algumas tarde cinzentas.  Lembro que em 1990 nevou umas cinco vezes.  Quando o frio era assim, eu só conseguia pensar em como aquela família conseguia sobreviver ali dentro.

Uma pergunta que eu me fazia direto era: por que os primeiros tropeiros, quando chegaram nesses lugares, resolveram ficar? Sendo que logo ali embaixo tinha o litoral: Urussanga, Criciúma, Tubarão, Timbé do Sul, com um clima muito melhor (ou menos ruim)?

• Like 12
  • Thanks 2

Em 25/05/2026 em 09:11, pindorama disse:

Previsão sem muita emoção mas absolutamente NADA de calor, temperaturas perto da média. Padrão invernal já se instalou cedo. 

Índice AAO em fase altamente positiva com tendência de negativação no início de junho e como a atmosfera demora uns 15 dias para responder na prática não deveremos ter nada relevante pelo menos até o início da segunda quinzena de junho...

1263740185_Screenshot_20260525-2046052.png.bd57cbc191435af5651ca3757a8559e5.png

Ao menos não teremos calor fora de época, somente um grande marasmo mesmo...

• Like 14

Em 25/05/2026 em 19:37, Stringer Elowen disse:

Uma pergunta que eu me fazia direto era: por que os primeiros tropeiros, quando chegaram nesses lugares, resolveram ficar? Sendo que logo ali embaixo tinha o litoral: Urussanga, Criciúma, Tubarão, Timbé do Sul, com um clima muito melhor (ou menos ruim)?

Pasto nativo. Campos

• Like 11

Em 25/05/2026 em 21:17, jean10lj disse:

Pasto nativo. Campos

Sim, e provavelmente muitos chegaram pelo planalto mesmo, já acostumados com clima difícil. 

Em 25/05/2026 em 21:15, jean10lj disse:

Barra do Guarita - RS, divisa com SC

Um dos poucos vídeos em q não me incomodei com as "falas" das pessoas enquanto filmam o evento. Crianças são curiosas e fofas kk

Essa super célula não me surpreendeu. Estava vendo pelas animações de imagens de satélite. 

As fotos lá que vc fez ficaram ótimas. Em campo aberto pega bem o horizonte. Tenebroso.

• Like 11
  • Thanks 2

Tive neblina ao amanhecer que dissipou as 8 horas, com mínima de 9.1 e a tarde nublou e chegou a 19.4 graus com chuva fraca até agora. 

Amanhã deve chover até a noite e chegar aos 20 graus a tarde, melhorando na quarta e frio de 9 graus quinta.

Creio que até o dia 9, não teremos nada de relevante, mas sim marasmo de clima, frio de manhã e tarde amenas no sul e frio considerável nas serras do sudeste e tardes com um pouco de frio, até chegar outra mp lá pelo dia 12 em diante.

• Like 10
  • Thanks 1

pela previsão, parece que a porteira irá se fechar por um tempo: Porto Alegre sem frio forte (sem calor nenhum também) e pouca chuva, Cuiabá cada dia mais quente... 

já sabem né?

Minas Gerais certamente receberá doses maiores de ar frio oceânico nessa configuração.

pra cá, tendência de queda gradual de temperatura nas próximas duas semanas até atingir um patamar de inverno pleno:

Screenshot_2026-05-25-19-49-19-402_com.android.chrome.thumb.jpg.09571d4453c235a3fa7d726cd050b50c.jpg

BH/MG

nunca de canso de admirar como a dinâmica do frio difere entre o leste e o oeste do país.

• Like 17

Boa noite! Buenos Aires hoje:

Mínima: 9,3°C
Máxima: 17,6°C

A manha foi de neblina e o dia foi com muita nebulosidade. Novamente fez frio.

Agora temos neblina, já apenas 10,8°C, URA de 93% e vento sudeste a 4 km/h.

Para amanha, previsao de nevoeiro de madrugada e de manha e céu parcialmente nublado à tarde. Mínima de 7°C e máxima de 17°C. O sol nasce às 7h48 e se poe às 17h52.

• Like 9

Visibilidade atual em Buenos Aires e regiao:

Buenos Aires (OCBA): 7.000 m
Buenos Aires (Aeroparque): 7.000 m
San Fernando: 900 m
Moreno: 800 m
Morón: 200 m

El Palomar: 200 m
Ezeiza: 100 m
La Plata: 100 m

Apesar de Buenos Aires ser muito ensolarada (ao contrário de vários colegas eu detesto, sinto muitíssima falta de dias nublados e escuros, me revigoram, odeio a claridade excessiva do sol, me deixa de mau humor kkk), nesta época do ano é comum dias de nevoeiros que duram o dia todo, principalmente em regioes mais frias ou muito próximas ao rio. Ou que os aeroportos de Ezeiza, Aeroparque e Montevideo só fiquem abertos algumas poucas horas ao dia (entre 13/14h e 18/19h) devido à grande quantidade de horas com nevoeiro, causando atrasos generalizados.

• Like 9

Em 25/05/2026 em 22:31, LeoP disse:

pela previsão, parece que a porteira irá se fechar por um tempo: Porto Alegre sem frio forte (sem calor nenhum também) e pouca chuva, Cuiabá cada dia mais quente... 

já sabem né?

Minas Gerais certamente receberá doses maiores de ar frio oceânico nessa configuração.

pra cá, tendência de queda gradual de temperatura nas próximas duas semanas até atingir um patamar de inverno pleno:

Screenshot_2026-05-25-19-49-19-402_com.android.chrome.thumb.jpg.09571d4453c235a3fa7d726cd050b50c.jpg

BH/MG

nunca de canso de admirar como a dinâmica do frio difere entre o leste e o oeste do país.

Exatamente...o Oeste / Sul do país pede uma atmosfera mais dinâmica para ter frio intenso, já o Leste do Sudeste geralmente tem mais dias de pré-frontal do que de frio mesmo quando a atmosfera se "bagunça". Daí quando um anticiclone resolve se estabelecer no oceano e fazer a atmosfera virar uma "tia velha", aí a nossa área brilha de verdade, e pelo visto a Mantiqueira terá bons dias de geada na semana que vem...

• Like 12
  • Thanks 2

Em 25/05/2026 em 19:27, Rodolfo Alves disse:

INMET VAI ABRIR UMA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR UMA EMPRESA TERCEIRIZADA PARA COLETA DE DADOS DA ESTAÇÃO DO MIRANTE DE SANTANA.

ESSE CONTRATO PODE DURAR ATÉ 10 ANOS.

ISSO QUER DIZER QUE A ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO MIRANTE PODE CONTINUAR OPERACIONAL ATÉ 2036.

Bem que poderia fazer também uma licitação para manutenção das automáticas em todo o país. Diversas estações automáticas vem apresentando falhas e ficando fora do ar. E poderia reativar algumas automáticas no Norte-Nordeste principalmente em Fortaleza e Porto Velho, além de Florianópolis também está fora do ar há um ano.

Recentemente Recife voltou a ter a sua estação automática e a cidade voltou a ter medições regulares do INMET. 

Edited by Darley
  • Like 14

Ontem foi uma dia frio, escuro, alternando momentos estáveis com garoa, chuvisco, névoa... tive variação de 7,7°C/13,8°C.

A previsão segue assim, "sem emoção e sem decepção":

Screenshot_20260526_075421_Chrome.jpg.4db1d14e0f2297b0792d081a5cdc8ebc.jpg

É frio frio mesmo sem uma MP relevante.

Em 25/05/2026 em 19:37, Stringer Elowen disse:

Eu vivi isso na pele, lá em Bom Jardim da Serra e em São José dos Ausentes. Dias escuros e frios demais. Não era bom. Eu até tinha algumas regalias, mas, no fundo, vivia numa situação que antigamente chamavam de "paternalismo" e que hoje se dá o nome real: trabalho análogo à escravidão kkk.. Eu não tinha direito a absolutamente nada.

A realidade de quem tem dinheiro nesses lugares é totalmente diferente da de quem não tem. Existe um abismo gigante entre os donos de terras e o pessoal comum, que precisa se virar com quase nada.

Lembro de um exemplo marcante em Bom Jardim: eu morava numa casa boa, confortável, mesmo aquilo não sendo meu.  Enquanto isso, numa fazenda num morro distante, morava uma mulher com os filhos numa miséria triste.  Pra comprar comida ou ir ao posto de saúde, ela tinha que botar as crianças no cavalo e encarar o morro.  Era o dia inteiro, esse processo.  A casa deles estava caindo aos pedaços, cercada por uma mata fechada e escura. Dava uma angústia de olhar.

A casa onde eu ficava já era alta, uns 1.100 metros de altitude, mas essa fazenda ficava ainda mais para cima, nuns 1.300 metros.  Era um frio constante ali na borda da serra, com o termômetro mal batendo 12°C de máxima em dias medianos e  caindo para menos de 5°C em algumas tarde cinzentas.  Lembro que em 1990 nevou umas cinco vezes.  Quando o frio era assim, eu só conseguia pensar em como aquela família conseguia sobreviver ali dentro.

A região socialmente é a mais carente de SC. Está melhorando de uns anos pra cá, finalmente.

A quina nordeste do estado, que é a mais populosa, também é bem complicada em termos de clima e relevo.

Muito quente e sujeita a cheias e deslizamentos em cidades relevantes. Muito oneroso para ampliar infra urbana e intermunicipal.

O "melhor" em termos de clima e (às vezes) relevo está em áreas de 400 a 800 m em SC. Mas a verdade é que o ser humano sempre se adapta às circunstâncias.

• Like 15
  • Thanks 1

Clima de outono no  Rio de Janeiro, vamos tendo mais um dia bastante nublado, com  pouca variação de temperatura e na minha percepção nada de calor, o dia amanheceu nublado e segue assim até o momento o suficiente para impedir uma grande variação de temperatura, hoje a amanheci aqui no cachambi na zona norte do Rio com 20 graus, agora são 9:40 tenho agradáveis 23 graus, a maxima deve ficar entre 26 e 28 graus, bem diferente do inferno que fica em dezembro quando temos dias nublado na qual a mínima acaba sendo a maxima de hoje, nem gosto de pensar 

• Like 11
  • Thanks 1

Aquilo que eu falo cada região sofre em determinada época do ano as terras mais altas do sul sofrem demais para o nosso padrão no inverno, enquanto aqui nos trópicos ao nível do mar sofremos demais no verão, porém em cidades do sul como Porto Alegre ao nível do mar a pessoa sofre no verão e no inverno com máxima batendo 40 graus e inverno chegando as vezes ao nível de congelamento.

• Like 11

Em 26/05/2026 em 00:36, Darley disse:

Bem que poderia fazer também uma licitação para manutenção das automáticas em todo o país. Diversas estações automáticas vem apresentando falhas e ficando fora do ar. E poderia reativar algumas automáticas no Norte-Nordeste principalmente em Fortaleza e Porto Velho, além de Florianópolis também está fora do ar há um ano.

Recentemente Recife voltou a ter a sua estação automática e a cidade voltou a ter medições regulares do INMET. 

Teresina também

• Like 6

Em 26/05/2026 em 11:05, Felipe Backendorf disse:

Teresina também

Teresina ainda está com problemas no termômetro e não está tendo dados de temperatura, mas outros dados como o de chuva está funcionando normalmente. 

• Like 7

A umidade subiu, choveu fraco durante a madrugada e manhã em Floripa acumulando 15mm na Epagri e elevando o total mensal a 144mm, um pouco acima da média. A mínima foi mais alta com 17,4ºC.

Ao longo da tarde o tempo foi abrindo e agora está praticamente limpo devido ao vento continental da baixa que se forma no RS. Várias estações registrando a máxima no fim da tarde, inclusive a Epagri que marca 21,0ºC com 89% e vento de NNO a 5km/h às 17h.

No pé da serra do tabuleiro tem PWS marcando 24ºC agora no anoitecer devido aos ventos adiabáticos.

Está realmente chata a umidade, no meu quarto chegou a 97% num sensor ecowitt. Sorte que de madrugada vai entrar vento mais seco. A umidade relativa média dos últimos 4 dias ficou entre 93 e 99% na Epagri e com isso a roupa não seca de jeito nenhum.

• Like 12

Buenas noches temperaturas extremas de los ultimos dias en Montevideo:

24/5 Prado (Inumet)                    Maxima 16,4°C  Minima 10°C

Melilla (Inumet)                   Maxima 16,1°C   Minima 9°C

Aeropuerto de Carrasco    Maxima 16°C     Minima 8°C

25/5 Prado (Inumet)                    Maxima 18,7°C Minima 9,4°C

Melilla (Inumet)                    Maxima 18,8°C Minima 9,5°C

Aeropuerto de Carrasco     Maxima 18°C  Minima 8,5°C

26/5 Prado (Inumet)                    Maxima 13,3°C Minima 10,1°C

Melilla (Inumet)                    Maxima 12,8°C Minima 10,1°C

Aeropuerto de Carrasco     Maxima 12,9°C Minima 8,4°C

Luego de un par de dias con maximas bastante agradables volvimos a las maximas bajas, en una jornada gris, humeda, cubierta, neblinosa y garuenta.

A la tarde aparecio el sol entra las nubes.

• Like 9

Em 27/05/2026 em 01:12, ricardosilva disse:

Volta ao tempo meia boca em São Paulo ontem...Variação entre 17,1°C/27,1°C no Mirante de Santana. Contudo, deve ser por pouco tempo, amanhã já tem previsão de chuva e máximas por volta de 22°C.

Depois de 3 semanas de temperaturas baixas e amenas, foi bom essa pausa de 2 dias. Repor a vitamina d no sol um pouco.

17.5° de minima aqui (18.1 mirante), amanheceu com o tempo fechando pela capital paulista, vem chuva pra hoje. 

• Like 8
  • Sad 1

• Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.