Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Brasil / América do Sul - Abril/2026

Recommended Posts

Em 16/04/2026 em 13:04, Renan disse:

Não só essa previsão da MP forte no fim da grade pode mudar, como VAI MUDAR. Não precisa ser gênio da lâmpada. Certeza que essa previsão vai flutuar muito dia a dia.

Inclusive já mudou e veio um balde de água quente kkkkkkkkkkkk

• Like 3
  • Haha 9
  • Sad 1

Agora horríveis 29,4° com 63% num dia em que a previsão era máxima de 27°. POA já tem anomalia de +2,7° nesse mês de abril na primeira quinzena.

Dia porco, p.o. em 21,6° e anomalia irreversível. Esse mês está saindo MUITO pior do que o esperado. Estou só esperando que ao menos chova, porque hoje de manhã só molhou o chão e as nuvens seguraram (ainda mais) a mínima. Hoje foi 21,3°. "Apenas" 5° acima do normal.

• Like 10
  • Sad 2

Em 15/04/2026 em 20:46, Rodolfo Alves disse:

SATMET DO CPTEC 1-11 ABRIL

e4258aeb-375f-4230-b7bb-934327ae8d3e.thumb.png.5cbf0c22007b6d963bc83221876b3cda.png

ECMWF-ERA5 ATÉ 9 ABRIL

89b03c56-cd69-4ce8-9f66-c1811197d590.thumb.png.fa9f7295538d24addee74ba598530529.png

Esses mapas aí conferem bastante com o que eu observei em Mondaí/SC, extremo oeste, anomalia de +3,5ºC nos primeiros 9 dias e em Blumenau/SC, vale do Itajaí, com +2ºC no mesmo período. Florianópolis ficou em +1,5ºC na Epagri 2001/2025.

Dias úmidos típicos da época em Floripa:

19,3/27,2ºC Terça-feira com sol entre muitas nuvens e alta umidade de 92%

19,2/27,2ºC Ontem com sol e muito cirrus e umidade em 87%

Hoje amanheceu mais quente com mínima de 21,2ºC. Às 14h faz 26,9ºC com 75%, céu nublado e vento de NNE a 6km/h. Um dia de sol entre muitas nuvens.

• Like 16

Em 16/04/2026 em 13:25, atiliogobbo disse:

Eu acho a previsão mais fácil de ser feita....a probabilidade de ficar acima da média em ano de El Niño é sempre alta.

---

Olhando esses mapas é hora de pensar uma férias de inverno em Bariloche, com o frio represado na Argentina a estação por lá se destaca no quesito neve/baixas temperaturas.

• Like 11
  • Thanks 1

Uma coisa que vem me chamando atenção nesse mês de abril, além do abafamento que vem fazendo, são as chuvas isoladas que acontecem principalmente pela manhã cedo, não tem um dia que não acorde e as ruas não estejam molhadas.   

E pela previsão teremos vários dias de calor, principalmente a tarde e com amenidade na próxima semana mas não da pra confiar muito, está sempre oscilando.  

image.thumb.png.753c8bd17bfdd54266cbe1b602ffda6a.png

Edited by Bruno Borg
  • Like 14

Em 16/04/2026 em 13:25, atiliogobbo disse:

será um período bem broxante, especialmente pra quem veio de um verão chuvoso e "frio" (Minas Gerais). bem na entrada o "período frio", ao invés de a temperatura cair, elas estão subindo e a sequência de calor prevista é inédita em 2026, ao menos em BH.

que troço porco a gente entrar no outono pleno com temperaturas (principalmente máximas) mais altas que a média do verão todo. é linha quase reta no gráfico de temperatura média de janeiro a maio.

talvez mal teremos sensação de queda de temperatura nesse primeiro semestre, o que é péssimo pra quem gosta de acompanhar a troca de estações.

resta torcer para os modelos atualizarem e, aos poucos, reduzirem o período de anomalias altas de temperatura.

hoje, boa mínima de 14,0C na Pampulha, a menor do ano. pode ser a menor mínima de abril e durar boa parte de maio, pelo visto.

• Like 13

Maxima de 24,2 minima 21,2°C

Temperaturas altas para la epoca, tiempo mayormente cubierto, con lluvias a la mañana y a la tarde.

Salio un poco el sol a la tarde.

A pesar de la cara de verano tardio el paisaje es totalmente otoñal, no debido a las temperaturas, si no a la radiacion solar, ya baja, en Montevideo (35°S) el promedio de raciacion diario al dia de hoy ronda los 3,5KW, para poner un ejemplo, es la misma radiacion que se registra el dia de invierno con menor radiacion del año a aprox. 24° de latitud en nuestro continente.

image.png.79fd0368ecdde20ea17505d1d7e62b3e.png

Un par de fotos que saque el dia de hoy durante mi jornada laboral:

Puede ser una imagen de carretera y calle

Puede ser una imagen de calle

Edited by PabloMQL
  • Like 11

Quinta feira de calor, amanheceu e anoiteceu com chuva.

A temperatura alta entre 21.4 e 31.1 graus, mas amanhã deve ficar em 28,.27 sábado e abaixo dos 15 a mínima domingo e segunda feira.

É isto que tenho de mais concreto, adiante está em aberto e indefinido aínda, mas sem esperança de uma mp para ter sub 10 aqui na área urbana.

• Like 10
  • Sad 1

A região do Alto Acre, no estado do Acre, foi atingida por uma chuva extrema nesta quinta-feira (16).

Uma das cidades mais afetadas foi Brasiléia, onde essa rua ficou inundada (foto da Rede Amazônica):

midia-de-distribuicao-g1-28-.jpg.64883b9d4edb8206c792e2c528d73c7d.jpg

Por lá, choveu mais de 200mm em apenas quatro horas, segundo a Defesa Civil.

Em Epitaciolândia a chuva passou dos 230mm, mas não houve desabrigados ou desalojados.

Em Xapuri, foram registrados 100 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, sendo 75 milímetros em apenas uma hora desta quinta. Para o mês de abril eram esperados 150 milímetros de chuvas no município.

Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2026/04/16/videos-chuva-alaga-casas-comercios-e-ruas-de-tres-cidades-do-acre.ghtml

• Like 14
  • Thanks 1

Em 17/04/2026 em 07:38, Edison Bocorny Jr disse:

Mais outra mínima alta, 21 8 e a tarde a máxima deve atingir 28 graus.

Agora o euro devolveu parcialmente o frio do final do mês, com até 7 graus  mas ainda está oscilando muito.

Sudeste continua no limbo hehe ...depois de um verão ameno , quem imaginaria esse calorão agora .

Lembro de alguns aqui que no começo de Março já falavam em fim do verão...inocentes hehe .

• Like 8
  • Haha 3
  • Sad 2

image.thumb.png.900cb3498bf86eeb94ea0ab4883140de.png

Gratidão El Niño 👌

Desde que a porção 1+2 positivou, o clima desandou aqui.

Máximas dignas de verão até onde a grade alcança. +5°C de anomalia sustentada por dias a fio...

Até pensei que a MP da semana passada seria a "muda padrão", mas me enganei...

Ontem foi um dia típico de verão, com bastante abafamento e o céu topado de altostratus/nimbustratus e garoa periódicas

• Like 10
  • Sad 4

Em 17/04/2026 em 10:47, Moretão disse:

ecmwf-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-6600000.thumb.png.5a9562966a52b80a5e18ea7fd9f56291.pnggfs-deterministic-southbrazil-t2m_c_min6-6600000.thumb.png.76799860edbb03d41802f5909ac7ca09.png

> O que temos para hoje: O tempo vai dar uma limpada nos próximos dias (até segunda). No domingo vai estar mais limpo e alguns municípios podem ter mínimas baixas. Mais notavelmente acima de 500 metros.

As temperaturas de POA sempre estão bugadas mais quentes que Criciúma, Caxias mais quente que Lages e geralmente se equiparam ou POA até 1 grau a menos.

A água da lagoa dos Patos e Guaíba deve interferir na previsão, mesmo Lages sendo 150 m mais alta que Caxias, as previsões de mínima para Caxias geralmente são mais fracas do que ocorre.

• Like 6
  • Sad 2

Em 17/04/2026 em 11:21, Eclipse POA disse:

HAHAHAHAHAHAH 

IMG-20260417-WA0002(1).jpg

Final da grade e sem muita credibilidade, mesmo assim, feliz dia do trabalhador.

Feriadão e se confirmar esta previsão, vai dar bastante gente no nosso litoral norte do RS, pois esta época do outono é normal beliscar 30 graus, e tem que olhar para os 9 de mínima e 18 de máxima antes.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 7
  • Thanks 1

Em 17/04/2026 em 12:22, Edison Bocorny Jr disse:

Final da grade e sem muita credibilidade, mesmo assim, feliz dia do trabalhador.

Feriadão e se confirmar esta previsão, vai dar bastante gente no nosso litoral norte do RS, pois esta época do outono é normal beliscar 30 graus, e tem que olhar para os 9 de mínima e 18 de máxima antes.

Sim, mas abril ficar com anomalia quase 3 graus acima da média não é normal

• Like 8

Em 17/04/2026 em 11:02, Edison Bocorny Jr disse:

As temperaturas de POA sempre estão bugadas mais quentes que Criciúma, Caxias mais quente que Lages e geralmente se equiparam ou POA até 1 grau a menos.

A água da lagoa dos Patos e Guaíba deve interferir na previsão, mesmo Lages sendo 150 m mais alta que Caxias, as previsões de mínima para Caxias geralmente são mais fracas do que ocorre.

Lages e Caxias tem médias próximas em geral. Em abril o INMET/Lages (950 m) está com 18,4°C e BASF/Caxias (830 m) com 18,8°C. Março fechou com 20,6 x 21,1.

A minha impressão é de que em MPs Caxias tem mais facilidade pra pegar máximas menores, e Lages mínimas menores. Mas em geral são parecidas.

Já Criciúma x POA, se pegar Urussanga que fica ao lado e tem normal 81-10, as mínimas médias e absolutas são menores do que na normal de POA no mesmo período.

Aí a razão para esta diferença já não sei, se posição das estações, relevo, urbanização...

• Like 8

Em 17/04/2026 em 11:02, Edison Bocorny Jr disse:

Depende da MP.

Eu acho que POA/INMET é mais quente que Criciúma nas mínimas. Já outros locais de POA (e principalmente Grande Porto Alegre) são sempre mais frios. Pelo menos eu acho...

Não entendi direito sobre Caxias e Lages. Caxias do Sul eu acho que é consideravelmente mais quente nas mínimas que Lages.

• Like 6
  • Thanks 2

Em 17/04/2026 em 15:02, Moretão disse:

Depende da MP.

Eu acho que POA/INMET é mais quente que Criciúma nas mínimas. Já outros locais de POA (e principalmente Grande Porto Alegre) são sempre mais frios. Pelo menos eu acho...

Não entendi direito sobre Caxias e Lages. Caxias do Sul eu acho que é consideravelmente mais quente nas mínimas que Lages.

Lages tem máximas mais altas do que Caxias, mas as mínimas parecem serem mais baixas talvez por ter frio mais seco e descampado  

Já Caxias é mais montanhoso o relevo e úmido.

• Like 7
  • Thanks 1

Em 17/04/2026 em 15:06, Edison Bocorny Jr disse:

Lages tem máximas mais altas do que Caxias, mas as mínimas parecem serem mais baixas talvez por ter frio mais seco e descampado  

E também tem mais prédios, concreto e o karay a 4

• Like 6

Em 17/04/2026 em 15:06, Edison Bocorny Jr disse:

Lages tem máximas quase iguais (+0,1°C mais quente no ano). E no JJA é igual em junho, e 0,3°C mais quente em Julho e Agosto) e mínimas menores o ano inteiro (-1,1°C, em maio chega a 2,0°C!).

Imagino que seja porque é mais alta e mais continental.

• Like 7
  • Thanks 3

Hoje sequer refrescou direito, pois bati 28,2° de máxima (ontem tive 30,0°) e u.r. não baixou dos 60%. Só não tivemos um dia pior em POA porque ventou o tempo todo um pouco. Não fosse isso e iríamos a quase 30° com o mesmo desconforto de ontem. Enfim, nada a comemorar.

Agora tenho 26,2° com 65%. Segue o vídeo do dia.

Edited by Marcos
  • Like 8
  • Sad 5

Abril segue bem quente no oeste paulista e ao invés da perspectiva de melhora teremos uma perspectiva de piora, a próxima semana deve ser ainda mais quente, com anomalias de +3/+4ºC, as máximas estão batendo 33/34 agora, o que é bem ruim já para a segunda quinzena de abril.

Próximos 5 dias:

ecmwf-aifs-all-brarg-t2m_c_anom_5day-6880800.thumb.png.05a6873d8659a2fde8be084cb8af1929.png

O mês em casa:

image.thumb.png.3a5269a6025ccc3454cf3771937b1137.png

Além disso, também não temos previsão de chuva volumosas até o fim do mês o que deve concretizar esse mês o 4º abaixo da média aqui. 

Choveu apenas 372,5 até o momento por aqui.

• Like 11
  • Sad 8

A temperatura hoje oscilou entre 20.6 e 28.4 graus, com chuva esparsa de manhã e melhorando a tarde.

Para amanhã sol entre nuvens e 27 de máxima, domingo 14 de mínima e 28 a tarde, segunda deve amanhecer com 13 e a tarde até quarta máximas próximas de 30 graus e assim vamos.

Tem mínima de 8 lá pelo dia 28 mas pouco considero, além do GFS não acompanhar, deixar mais úmido e máximas mais baixas 

• Like 12

Em 18/04/2026 em 00:37, Carlos Campos disse:

Pra cá também apareceu um super resfriamento e uma grande chuva no final do mês 🙄 

Screenshot_20260418_003209.thumb.jpg.0de3a03175202008bf59d28096f4fc87.jpg

Suspende o dolé neste dia, o bolso agradece.

Olha aí @Eclipse POAe @Marcos, suspende a praia e desarruma as malas para o feriadão de 1 de maio, de 31 de máxima foi para 6/18.

Sem praia por hora e sim pinhão na chapa.

Screenshot_20260418-070931.Chrome~2.png

• Like 6
  • Haha 12

Alinhamento interessante de tempestades cortando o estado de SP neste início de tarde, fruto da influência de um cavado. No fim da noite essa perturbação em altos níveis também chega até minha região, e eu não descartaria se formar CBs isoladas por aqui também. 

Isso porque , além dessas condições , temos também forte calor. Faz entre 29C e 31C pela cidade agora. A manhã ainda foi levemente fria , com mínima de 15,5C no bairro Bandeirantes. 

• Like 16

A mínima de 23,0ºC de ontem em Floripa não sobreviveu a uma noite de céu limpo e caiu pra 21,9ºC. Ontem foi um dia de sol, céu azul, vento de N a 5m/h e máxima de 30,1ºC com UR mínima de 71%. Desde o dia 8 não passava dos 30ºC.

Hoje amanheceu com céu azul e mínima de 20,7ºC. Depois das 11h o vento virou e às 13h faz  27,4ºC com 62% e venta de SE a 10km/h. Está bem menos abafado do que ontem e a máxima foi de 28,1ºC antes do meio dia na Epagri. Amanhã amanhece com 18ºC segundo o euro.

• Like 16

Nessa cidade desgraçada o tempo abriu minutos depois das 6h da manhã. Milimetricamente calculado para bloquear a queda na temperatura. Mas também tinha vento. Ao menos a mínima chegou a 19,3°.

Agora está relativamente bom devido ao vento, mas já faz 26,8°. U.r. em 57%. Mais confortável do que ontem.

Segue o vídeo que fiz mais cedo (acho que exagerei no título porque na hora da gravação estava bem ameno).

• Like 13

Em 10/04/2026 em 23:02, Eclipse POA disse:

escreve pra nós @Matheus Vinicius, sabemos que está aqui 😜

image.png.61bfae32c007820b0827be0d4e5aa52a.png

Sinceramente não dá vontade de escrever nada, pelo simples fato de que este ano está sendo um lixo até o momento.

Sem chuva (Quase não teve), calor literalmente todos os dias, a maioria das noites abafadas, e ZERO ondas de frio até o momento.

• Like 7
  • Haha 4
  • Sad 2

Em 18/04/2026 em 18:08, Matheus Vinicius disse:

Sinceramente não dá vontade de escrever nada, pelo simples fato de que este ano está sendo um lixo até o momento.

Sem chuva (Quase não teve), calor literalmente todos os dias, a maioria das noites abafadas, e ZERO ondas de frio até o momento.

Apenas concordo. Um lixo o verão como um todo, pouquíssimas chuvas interessantes. Sem frio, sem dinâmica... Tédio absoluto

• Like 9
  • Sad 3

Em 18/04/2026 em 18:08, Matheus Vinicius disse:

concordo, e vai piorar

• Like 5
  • Sad 3

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.