Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Brasil / América do Sul - Março/2026

Recommended Posts

> Mais uma vez choveu pouco (ou nem choveu) no leste catarinense.

> Onde choveu bem foi em Campo Erê, que teve 93,4 mm e queda de 29,5°C para 17,4°C.

> Será uma semana com menos calor em SC. Serão de dois a quatro dias (em média) com máximas abaixo da média. Mas a semana termina com calor.

baln.PNG.edd8358f33a84ec9d97a9742d27db434.PNG

> Temperaturas na região de Balneário Camboriú estão entre 23°C e 25°C.

• Like 11

Dia amanheceu fechado e com garoa pela zs de sp, agora parou, mas muito fechado. Chove pelo centro do estado. Temos 20° pela cidade.

Como já disse o amigo darley, chuva absurda ontem a tarde aqui no bairro do Ipiranga, 104 mm causaram muitos alagamentos, e até onde tem piscinão. Só riacho grande (RMSP) já quase na serra do mar, bateu com 117mm. Foi localizado por essa região sudeste da cidade ontem. 

Edited by jayvillao
  • Like 11

Em Blumenau o dia amanheceu com garoa que acumulou 1,5mm durante a madrugada, elevando o total mensal a 2mm. A mínima foi de 20,6ºC às 7:30. 

Às 11h tenho tempo encoberto, amenos 23,4ºC com 83% e sopra uma leve brisa de SE a 3km/h. Se o tempo se mantiver fechado terei a menor máxima do ano, que por enquanto é 26,2ºC dia 22/01.

Euro aumentou a chuva prevista pra amanhã e agora dá 12mm de chuvas marítimas.

• Like 8
  • Thanks 4

Céu fechado e chuva mansa nessa manhã em São Paulo...Porém em termos de volume, nada relevante até o momento:

Mirante de Santana (Inmet) 2,4mm

Sesc Interlagos (Inmet) 2,0mm

Sé (CGE) 4,2mm

Butantã (CGE) 5,4mm

---

Nas temperaturas, senti uma madrugada abafada, mesmo com temperatura em torno de 19°, em contrapartida agora meio-dia está ameno, com 20,2°C no Mirante.

• Like 12
  • Thanks 1

Em 09/03/2026 em 16:14, Edison Bocorny Jr disse:

Tarde "fria" para início de março, chuva fraca e 20.5 graus.

A máxima de e ficar em 23.x.

Aqui fazia um bom tempo que não dava um dia de chuva marítima e frescor, esse ano acho que ainda não teve.

Máxima de 24,9ºC ao meio dia em Blumenau, mas ficou a tarde toda entre 22/23ºC com garoa bem fina a cada pouco. Às 17:40 faz 21,1ºC e venta de E a 5km/h. 4mm acumulados. 12h30 tava assim escuro:

20260309_123052.thumb.jpg.49ebadfb493255b8c9fb3341582af87d.jpg

• Like 9
  • Thanks 1

> Conforme esperado, menores máximas do ano em algumas estações de SC:

Vale do Itajaí:

• 19,2°C - Rio dos Cedros
  • 20,7°C - Vidal Ramos
  • 21,4°C - Witmarsum
  • 21,5°C - Aurora e Taió
  • 21,52°C - Mirim Doce
  • 21,9°C - Rio do Campo
  • 21,84°C - Benedito Novo
  • 22,1°C - Petrolândia
  • 22,64°C - Atalanta
  • 22,92°C - Chapadão do Lageado

Norte:

• 18,2°C - Rio Negrinho (?)
  • 19,7°C - São Bento do Sul
  • 21,16°C - Itaiópolis
  • 21,43°C - Corupá
  • 21,5°C - Mafra
  • 22,78°C - Irineópolis

Sul:

• 17,6°C - Timbé do Sul
  • 19,93°C - Orleans
  • 20,2°C - Urussanga

Grande Florianópolis:

• 17,6°C - Rancho Queimado
  • 20,59°C - Alfredo Wagner
  • 21,21°C - Major Gercino

Serra:

• 14,25°C - Morro das Torres
  • 16,27°C - Urubici
  • 18,4°C - Painel
  • 20,4°C - Lages
  • 20,42°C - Otacilio Costa
  • 21,16°C - Palmeira
  • 21,36°C - Rio Rufino

> Muitas estações não alcançaram os valores de janeiro e fevereiro.

> Amanhã ainda tem chance de melhorar.

xxree.PNG.a30b149638c854a82f1b0ea5a38ddbd2.PNG

> Xanxerê com 21,59°C (18 horas) na estação da Epagri (597 metros). O centro fica a 800 metros.

• Like 16

Hoje tivemos bastante chuva em Magé, no Rio de Janeiro. Ainda bem que eu estava com um pé atrás em relação à mudança na previsão do tempo. Na semana passada, havia previsão de bastante chuva para hoje. No entanto, bem próximo da data, a previsão reduziu bastante a quantidade de chuva esperada.

Hoje acabou acontecendo o que havia sido previsto inicialmente: choveu a quantidade que tinham previsto no começo. Nunca tinha visto as previsões mudarem tanto em tão pouco tempo como tem acontecido nos últimos anos. Fica muito difícil confiar. Sabemos que a previsão pode mudar conforme o cenário se altera, mas errar com apenas dois dias de antecedência fica complicado...

• Like 9

Dia quente e com mínima tropical por aqui, com variação de 20,4C / 31,3C e sol entre nuvens na maior parte da manhã e tarde. Houve formação de algumas nuvens de desenvolvimento vertical, mas nenhuma CB nos atingiu, com isso a Segunda termina sem chuva nos pluviômetros da cidade. 

Para os próximos dias, teremos temperaturas mais agradáveis e chance elevada de chuva devido à FF. 

YR:

image.thumb.png.df15ac6c4dc8005bd4c6508eba1930cf.png

• Like 14
  • Thanks 1

Muita chuva em distritos de Muriaé, á partir de 17 h 30, mas a chuva intensificou perto de 19 h. Na área urbana de Muriaé, chuva normal, 34 mm na automática.

No distrito de Vermelho(uns 7 km linha reta a oeste/noroeste da cidade), choveu 85 mm no Cemaden

Na PCH Limeira(uns 25 km linha reta a noroeste de Muriaé), choveu 75 mm até 19 h(último dado que consegui).

Na PCH Bicuíba, uns 35 km ao norte de Muriaé, choveu 79 mm até 20 horas.

Nessas duas PCH citadas, nesse março, já passou de 130 mm com a chuva de hoje.

• Like 11

Em 09/03/2026 em 21:35, Edison Bocorny Jr disse:

Dia de abril no início de março, encoberto e garoa/ chuva fraca a tarde com 20 graus, sendo que a máxima atingiu 24.1 início da tarde e a mínima agora invertida de 19.9 graus.

Amanhã deve chover o dia todo com máxima de 27 graus.

dia excelente!

mas me preocupa a chance de uma de calor na próxima semana

• Like 6

Semana boa para estudar aqui em São Paulo capital. Tardes de chuva leve e temperatura altamente confortável nos próximos 3 dias. Terça e quarta com "friozinho confortável" em grande parte do dia!

Os deuses olharam pra nós.

image.png.c0c0253bd81027c12536ab8e07a9495c.png

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Corrigir "confortáveis" para "confortável"
  • Like 12

Bom dia! Esse é o meu primeiro post aqui no fórum. Eu nasci em Macapá (AP) e atualmente moro em Belém (PA).

Esta segunda-feira, aqui em Belém, foi um dia com predomínio de sol entre nuvens. A chuva chegou no final da tarde e foi bem fraca e rápida. Depois da chuva, por volta das 17h55, apareceu um arco-iris no céu da capital paraense, e eu tirei uma foto:

IMG_20260309_175532.thumb.jpg.c6eced1343dcf1c6908bda41b44d78a0.jpg

Essa é a previsão para os próximos 12 dias aqui na capital paraense, segundo o Meteored:

Stt_011706.jpg.60a3e73ac580f040a75f8d0ab5d7e0b8.jpg

• Like 15
  • Thanks 5

Em 10/03/2026 em 01:30, GabrielMacedo disse:

Bom dia! Esse é o meu primeiro post aqui no fórum. Eu nasci em Macapá (AP) e atualmente moro em Belém (PA).

Esta segunda-feira, aqui em Belém, foi um dia com predomínio de sol entre nuvens. A chuva chegou no final da tarde e foi bem fraca e rápida. Depois da chuva, por volta das 17h55, apareceu um arco-iris no céu da capital paraense, e eu tirei uma foto:

IMG_20260309_175532.thumb.jpg.c6eced1343dcf1c6908bda41b44d78a0.jpg

Essa é a previsão para os próximos 12 dias aqui na capital paraense, segundo o Meteored:

Stt_011706.jpg.60a3e73ac580f040a75f8d0ab5d7e0b8.jpg

Bem vindo amigo ...

Você é a melhor pessoa para eu perguntar ...

Qual é a mais quente ...Macapá ou Belém ?

Eu de longe sempre achei que é Macapá .

• Like 11

Em 10/03/2026 em 06:16, Juzinho disse:

Bem vindo amigo ...

Creio que Macapá seja mais arejada e ventosa que Belém, por estar numa parte mais aberta e larga da foz do rio Amazonas.

• Like 10
  • Thanks 1

Ontem ficamos entre 24,9ºC de máxima de dia e 19,8ºC de mínima ao fim da noite com chuva, que acumulou 4,6mm no total do dia.

Choveu mais 2,6mm na madrugada, totalizando 8mm no mês. Temos um dia bastante fresco e pouco menos escuro que ontem. Mínima de 19,7ºC e às 9:45 ainda tenho 22,4ºC com uns 90% de UR e uma brisa soprando de ENE a 5km/h, está começando a garoar de novo. 

• Like 9

primeira semana realmente agradável desde muito tempo por aqui

25 graus em Canoas, e ontem acho q nem chegamos aos 24

tinha uma onda de calor prevista pra semana q vem pelo tempo.com, que nas últimas projeções mostra soh uns 3 dias de calor, interrompidos em seguida por outro período mais fresco

• Like 9

era previsto pelos 20 mm ou mais de chuva acho para hoje, era para ser chuvoso, mas veio o sol

no fim saímos no lucro, tem sol, e sem vir com calorão (pelo menos aqui em Canoas, se tá rolando alguma instabilidade localizada por perto, já nãosei, mas pela imagem de satélite não parece)

• Like 3
  • Thanks 2

Boa tarde. Há dois dias com tempo chuvoso e máximas bem amenas na area urbana de Friburgo, maximas no Centro:

09/03 25,7

10/03 24,9

No momento (15hrs) chove em pontos da cidade e temperatura baixa de apenas 20°C, muito bom. Amanhã a máxima promete ser ainda mais baixa, podendo ser sub20, veremos.

• Like 7

Em 10/03/2026 em 06:16, Juzinho disse:

Bem vindo amigo ...

Obrigado!

Considerando a média das temperaturas máximas, Belém é um pouco mais quente do que Macapá.

A média das temperaturas em Macapá é de 27,4°C, sendo 24°C a média das temperaturas mínimas e 31,9°C a média das temperaturas máximas.

Já aqui em Belém, a média das temperaturas é um pouco menor que a de Macapá (26,8°C), mas a média das máximas é de 32,3°C, 0,4°C a mais do que a da capital amapaense.

• Like 12

Em 10/03/2026 em 16:47, GabrielMacedo disse:

Obrigado!

Considerando a média das temperaturas máximas, Belém é um pouco mais quente do que Macapá.

A média das temperaturas em Macapá é de 27,4°C, sendo 24°C a média das temperaturas mínimas e 31,9°C a média das temperaturas máximas.

Já aqui em Belém, a média das temperaturas é um pouco menor que a de Macapá (26,8°C), mas a média das máximas é de 32,3°C, 0,4°C a mais do que a da capital amapaense.

Mas em qual , a sensação de calor é maior ?

• Like 5

Vale do Itajaí:

• 20,09°C - Benedito Novo
  • 20,6°C - Vidal Ramos
  • 20,9°C - Witmarsum
  • 21,2°C - Taió

Grande Florianópolis:

• 16,64°C - Rancho Queimado
  • 19,29°C - Major Gercino
  • 20,32°C - Alfredo Wagner

Serra:

• 15,68°C - Urubici
  • 17,2°C - Bom Retiro
  • 18,1°C - Painel
  • 20,49°C - Santa Cecília
  • 20,53°C - Rio Rufino

> A massa de ar frio começará a perder força, mas ainda tivemos recorde de menor máxima nas cidades acima.

> Nos próximos dias, o tédio está garantido em boa parte do sul!!

• Like 11

Estamos com 92 MM acumulados até o dia de hoje no Sesc Mirante nesse mês de Março.

As temperaturas estão muito amenas nas médias ...

Sesc Inmet média minina de 17.7 graus e média máxima de 24.7 graus .

Média equivalente a Abril praticamente .

Creio que o final do mês será muito mais quente do que o início , se não for , esse Marco será o mais ameno em muitos anos .

• Like 11

A temperatura hoje oscilou entre 19.3 e 28.4 graus, céu encoberto e aberturas de sol.

Chuva prometida de até 23 mm nada, devendo chover 2 mm amanhã com máxima de 29 graus e 27 na quinta.

A partir de sexta aquece e deve trintar, fazer calor no final de semana e próxima semana. 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8

Em 10/03/2026 em 21:00, Juzinho disse:

Estamos com 92 MM acumulados até o dia de hoje no Sesc Mirante nesse mês de Março.

As temperaturas estão muito amenas nas médias ...

Sesc Inmet média minina de 17.7 graus e média máxima de 24.7 graus .

Média equivalente a Abril praticamente .

Creio que o final do mês será muito mais quente do que o início , se não for , esse Marco será o mais ameno em muitos anos .

No Mirante de Santana as médias nesses primeiros 10 dias são as seguintes: 18,1°/26,6° com 50,2mm acumulados. Tirando a chuva que está devendo (novidade) são marcas bem boas para um período que ainda é verão.

A previsão para as próximas duas semanas é ainda de temperaturas abaixo da média:

bam12_subsazonal_t2mt_anomaly_week02.thumb.png.7191f239620063ad533eafd303cc94e5.png

• Like 13
  • Thanks 1

O fluxo de umidade marítima ta conseguindo manter a condição de chuva fraca no médio e baixo vale do Itajaí.

Ontem em Blumenau tivemos um dia de muita garoa e chuva fraca em alguns momentos, acumulando 7mm. A temperatura variou de 19,7ºC a 23,8ºC, a menor máxima desse verão.

Hoje a chuva ganhou força, cai fraca mas mais constante. Faz agradáveis 21,0ºC com tempo fechado, neblina, garoa fina e umidade próxima de 100% às 9:10 e o acumulado do dia está em 8,5mm, totalizando nesse mês 20,5mm. 

Está molhando uma boa camada próxima à superfície do solo. Infelizmente parece que vai chover muito pouco até o dia 20 de março.

• Like 10

Na noite de ontem se formaram algumas instabilidades localizadas no Sertão da Paraíba. Uma delas se formou logo ao leste de Pombal, chegando na cidade por volta das 22h20.

image.thumb.png.f22809cf52faa3e2dfdd592242cb533f.png

A chuva veio acompanhada por vários raios e muitos trovões, com duração aproximada de 50 minutos. Foi forte no começo mas na maior parte do tempo caiu com fraca a moderada intensidade. Outro detalhe é que os volumes variaram, de maneira que choveu mais no sul da cidade (onde moro) que no norte, a citar: 5,4 mm na estação automática (no norte da cidade), 9,4 mm na convencional oficial da AESA (no leste da cidade) e 20,1 mm aqui em casa (extremo sul da cidade). No mês tenho 95,7 mm, ou 48,5% da média do mês.

Segundo a AESA, também choveu muito em alguns municípios, como em:

• Cajazeiras com 82,5 mm
• Pedra Branca com 52 mm
• Coremas com 41,3 mm
• Diamante com 30 mm

image.png.34add564d796cd070f7928e8c87e745b.png

Satélite das 23h30 de 10/03.

• Like 9

Tarde Amena na Capital Fluminense, temperaturas as 14:30 em algumas estações do sistema Alerta Rio

image.png.e4893ff620df3b8512cb26a59660db57.png

Copacabana Agora

image.png.b6c2c4100775356d162f0c9817116130.png

-#-

Aqui na Serra Fluminense temperaturas baixas agora neste final de verão, máximas até o momento:

Centro: 21,8

Amparo: 20,1

Stuck: 20,2

Cardinot: 19,2

Vale dos Deuses: 16,1

Alto das Braunes agoraimage.png.1ea4516ad44c32693ad69b806debcc70.png

• Like 13

Terceiro dia consecutivo sem passar dos 25ºC em Blumenau. Hoje fiquei entre 20,2ºC e 24,6ºC com umidade não descendo mais que a 83%. Choveu até umas 9h, depois só garoas e o total do dia ficou em 9mm. O dia foi bem encoberto com vários momentos mais escuros devido aos ventos úmidos de ENE. (em superfície não ventou) 

Amanhã a temperatura subirá mais, iniciando uma nova sequência de calor normal da época. Esse início de março ta bastante ameno, as máximas até agora estão 2ºC abaixo da média (normal é 30,1ºC na 2016-2026) e a máxima mais alta foi 31,9ºC. 

• Like 12

Boa noite, pessoal! 🌙

Esse é o meu primeiro post aqui no fórum 😊
Nasci em Sorocaba (SP) e atualmente moro em Curitiba (PR) 🌎

Meu nome é William Pereira dos Santos e tenho 26 anos.
Hoje, nesta quarta-feira, aqui na capital dos paranaenses o dia foi de céu encoberto ☁️, bem nublado 🌥️, com uma temperatura já com “cara de outono” 🍂.

Sou apaixonado por meteorologia desde a minha infância 🌦️ e gosto muito de acompanhar as condições do tempo e do clima.

Um grande abraço a todos! 🤝

• Like 19
  • Thanks 5

Variação hoje de 19.2 e 29.8 graus, nebulosidade e previsão de repetir os 29 graus amanhã.

Sexta já deve trintar e aquecer até 33 graus na metade da próxima semana. Enquanto o euro a fraca mp do dia 20 sumiu, o GFS segue mantendo ela com máximas mais agradáveis.

Estamos com o legítimo clima das águas de março.

• Like 6
  • Thanks 2
  • Sad 2

Aqui em São Paulo pelo que vi o sol começa a voltar aos poucos na sexta e a partir do sábado vamos voltar a ter tempo mais estável e parece que será por um bom tempo e quase nada de chuva a vista até pelo menos dia 25.

• Like 11

Em 11/03/2026 em 19:32, William Pereira dos Santos disse:

Boa noite, pessoal! 🌙

Esse é o meu primeiro post aqui no fórum 😊
Nasci em Sorocaba (SP) e atualmente moro em Curitiba (PR) 🌎

Meu nome é William Pereira dos Santos e tenho 26 anos.
Hoje, nesta quarta-feira, aqui na capital dos paranaenses o dia foi de céu encoberto ☁️, bem nublado 🌥️, com uma temperatura já com “cara de outono” 🍂.

Sou apaixonado por meteorologia desde a minha infância 🌦️ e gosto muito de acompanhar as condições do tempo e do clima.

Um grande abraço a todos! 🤝

Seja bem-vindo!

• Like 10

Ao contrário do previsto pelo europeu não mudou muito o tempo hoje, foi mais um dia escuro e garoento em Blumenau, o quarto consecutivo. O tempo só começou a mudar fim da tarde quando, apesar de aparições do sol, já era tarde demais pra esquentar. Os extremos foram 19,4ºC e 24,2ºC e chuva foi bem fraca acumulando 2mm. A umidade não baixou de 90%.

Às 18:30 tenho céu claro, algumas nuvens baixas, névoa úmida e 22,9ºC com umidade na casa dos 95%. Morro da cruz (515m) coberto de nevoeiro.

Março até agora: baixas amplitudes térmicas, ausência de temperaturas extremas e pouquíssima chuva. Entendiante.

Pra amanhã é previsto vento continental do ciclone, sol e calor. 

• Like 8
  • Thanks 1

• Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.