Rafael Posted February 9, 2026 at 09:08 PM Share Posted February 9, 2026 at 09:08 PM (edited) Copacabana/Rio as 18:06 Aqui em Friburgo tb bastante chuva nesse meio de tarde, câmera agora Edited February 9, 2026 at 09:10 PM by Rafael 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted February 9, 2026 at 09:15 PM Share Posted February 9, 2026 at 09:15 PM MaraZCAS esses dias 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted February 9, 2026 at 09:21 PM Share Posted February 9, 2026 at 09:21 PM Chuva se intensificando mais nesse começo de noite no Rio. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted February 9, 2026 at 10:18 PM Share Posted February 9, 2026 at 10:18 PM Chove muito forte aqui na zona norte do Rio de Janeiro no cachambi uma avenida dom helder Câmara ja está completamente alagada na altura da abolição no meier em 15 minutos ja choveu mais de 20 milímetros desde sexta feira tem ocorrendo essas pancadas forte a noite porém, hoje choveu de manha moderado parou ficou chuviscando e por volta de 17h dia virou noite chove forte situação de alerta no Rio faz 24 graus. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 9, 2026 at 10:55 PM Share Posted February 9, 2026 at 10:55 PM Em 09/02/2026 em 09:48, camilo79 disse: Caralho! Esse desenvolvimento vertical acompanhado da iluminação do Sol "subindo junto" é coisa de cinema. Pra ganhar prêmio. Que loucura! Hospeda o .mp4 em algum lugar, se puder. O gif, mesmo com apenas 256 cores, já tá sensacional. A versão com mais informação (cores, frames, resolução, sem artefatos de compactação) vale a pena ser divulgada nmho. Legal esse teu comentário, Camilo 🖤 Já tenho salvo e sim, gif perde boa parte da resolução. Hoje não foi diferente... Umidade alta, vento do mar e temperatura morna ajudaram nas formações orográficas novamente na Serra do Mar. Uma pena essas nuvens periféricas baixas atrapalhando o visual em vários momentos.. Abraço 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted February 9, 2026 at 11:03 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:03 PM Segunda feira ensolarada praticamente sem nuvens e temperatura entre 19.1 e 32.6 graus. Amanhã pelo euro inicia a tríade de 36 graus de máxima até quinta feira, podendo chover um pouco na sexta e sábado, com declínio da temperatura máxima 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted February 9, 2026 at 11:12 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:12 PM (edited) Já tem estação do Alerta Rio com quase 300mm neste mês em menos de 10 dias. Das 33 estações do Alerta Rio, 19 já superaram os 200mm. Vila Militar já tem o fevereiro mais chuvoso desde 2020 Edited February 9, 2026 at 11:19 PM by Darley 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted February 9, 2026 at 11:25 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:25 PM Chuva rápida (com trovoadas) lado nordeste durante a tarde. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted February 9, 2026 at 11:44 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:44 PM (edited) Em 09/02/2026 em 20:12, Darley disse: Já tem estação do Alerta Rio com quase 300mm neste mês em menos de 10 dias. Das 33 estações do Alerta Rio, 19 já superaram os 200mm. Vila Militar já tem o fevereiro mais chuvoso desde 2020 Sim e pelo jeito vai passar dos 300mm. Essa estação é a de Anchieta que fica a uns 900m da minha casa e já acumula 292mm. Da tarde de ontem até agora a noite já choveu mais de 100mm. Acumulados do Alerta Rio nas últimas 4h (16h30 - 20h30), com destaque para: Madureira - 82mm Piedade - 88,6mm Grande Méier - 80,8mm Edited February 9, 2026 at 11:44 PM by pauloribrj 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted February 9, 2026 at 11:57 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:57 PM Na estação Cemaden/bairro do aeroporto/Itaperuna, nesse fevereiro, já choveu 310 mm, a média de fevereiro é de 90 mm. Aqui em Laje do Muriaé, na faz. Córrego Fundo(fica há 7 km linha reta a sudoeste da área urbana, meu primo mediu 182 mm em 3 dias, 62 sexta 50 domingo 70 segunda Essas chuvas são das 9 h de um dia ás 9 h do outro. As chuvas não vieram hoje, apesar da previsão de temporais, céu encoberto na maioria do dia, somente 2 horas de sol. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted February 9, 2026 at 11:58 PM Share Posted February 9, 2026 at 11:58 PM Aconteceu o improvável, senhores. Juiz de Fora registrou, pelo terceiro dia consecutivo, chuva > 50mm ! Hoje foi nítida a grande quantidade de pontos de alagamento e o rio Paraibuna bem acima da cota normal, quase entrando em estado de enchente em alguns locais. Além disso, o solo já está encharcado, eu pude perceber vários bolsões de água em campos gramados de várzeas. A sorte é que a cidade, historicamente, tem pouco risco geológico de movimentos de massa em comparação com Petrópolis, Teresópolis, Ouro Preto e outras serranas. Com isso, ainda não tivemos nenhuma alteração grave (sem vítimas fatais, apenas danos materiais). O acumulado do mês na estação do Bandeirantes agora está em estúpidos 280mm. Agora chove fraco e faz 19°C. 16 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus b Santos Posted February 10, 2026 at 12:34 AM Share Posted February 10, 2026 at 12:34 AM (edited) Sábado Adamantina teve uma pancada bem isolada a noite depois de um dia bem quente. Acumulou 8mm. Já ontem finalmente caiu uma chuva mais generalizada, foram 36,5mm, houve alagamentos. Hoje ficamos a Sul de uma convergência de umidade, a nebulosidade variou durante o dia, as vezes ficava mais nublado e outras vezes mais ensolarado, ventou bem durante o dia e a temperatura ficou em 30,8°C o que é abaixo da média para cá em fevereiro. A mínima hoje cedo foi de 19,7°C se não tivermos MP no mês o que é comum aqui essa deverá ser a mínima. Edited February 10, 2026 at 12:35 AM by Matheus b Santos 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 10, 2026 at 01:23 AM Share Posted February 10, 2026 at 01:23 AM Em 09/02/2026 em 10:03, LeoP disse: bom dia! apesar de a chuva ser necessária pra repor os mananciais, eu não aguento mais esse céu região noroeste de BH, às 8 h nos últimos 23 dias, a insolação na cidade está em apenas 70 horas, o que corresponde a mais ou menos a metade da média do período. isso tudo regado a cerca de 400 mm de chuva. se aqui fosse uma cidade litorânea, seria um verão horroroso. uma pena que precisa desse tempo para as temperaturas ficarem mais amenas. o dia hoje será nublado com chuva na capital mineira, com máxima pouco acima de 24°C. tende a permanecer assim, com poucas aberturas, até quarta ou quinta-feira, quando o tempo melhora e, felizmente, o sol deve prevalecer no carnaval. Admito que eu também estou um pouco cansado desse tempo. Aqui em São Paulo, desde a última sexta feira de janeiro, que o sol tem sido pouco frequente (sem falar daquela semana de pós frontal fechada entre 19 e 24 de janeiro). Claro que há algumas flutuações com alguns dias um pouco mais abertos, mas o predomínio tem sido mesmo de muita umidade, muitas nuvens e nem tanta chuva. Apenas antes de ontem que a chuva foi significativa. Só não reclamo já que ao menos a situação tem sido diferente na região do Cantareira, com chuvas mais frequentes por la (a grande SP está bem colada no sudoeste do canal de umidade). Hoje mesmo ficou chovendo o dia todo no sistema, enquanto a capital paulista teve aquele dia nublado alternado com chuva fraca (moderada em alguns momentos) e sem muito acumulado. Claro que não estou querendo que venha um bloqueio (para provocar aquele calor escaldante sem nenhum refresco e prejudicar essa recuperação toda das represas). Mas seria bom se, ao menos, o sol aparecesse com mais força e, no final da tarde, tivéssemos aquelas pancadas (igual na segunda semana cheia de janeiro). Mas alivia ver que até o momento, a situação está bem melhor do que aquilo que vinha se desenhando logo no começo do ano. Tem sido uma baita surpresa isso! E que tenhamos essa mesma surpresa em relação ao Pacífico (ficarmos na neutralidade e, na pior das hipóteses, vir um El Niño fraco). 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 10, 2026 at 01:58 AM Share Posted February 10, 2026 at 01:58 AM Agora o ar tropical entrou de vez no RS, porque a temperatura não está caindo agora de noite diferentemente de ontem. Aqui em Santa Cruz do Sul tenho 22,8° e a máxima cravou 30,0°. Segue o vídeo da tarde. Depois da manhã fresquinha (tive 15,8°), o dia ficou abafado. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted February 10, 2026 at 11:25 AM Share Posted February 10, 2026 at 11:25 AM Em 09/02/2026 em 22:23, Daniel85 disse: Admito que eu também estou um pouco cansado desse tempo. Aqui em São Paulo, desde a última sexta feira de janeiro, que o sol tem sido pouco frequente (sem falar daquela semana de pós frontal fechada entre 19 e 24 de janeiro). Claro que há algumas flutuações com alguns dias um pouco mais abertos, mas o predomínio tem sido mesmo de muita umidade, muitas nuvens e nem tanta chuva. Apenas antes de ontem que a chuva foi significativa. Só não reclamo já que ao menos a situação tem sido diferente na região do Cantareira, com chuvas mais frequentes por la (a grande SP está bem colada no sudoeste do canal de umidade). Hoje mesmo ficou chovendo o dia todo no sistema, enquanto a capital paulista teve aquele dia nublado alternado com chuva fraca (moderada em alguns momentos) e sem muito acumulado. Claro que não estou querendo que venha um bloqueio (para provocar aquele calor escaldante sem nenhum refresco e prejudicar essa recuperação toda das represas). Mas seria bom se, ao menos, o sol aparecesse com mais força e, no final da tarde, tivéssemos aquelas pancadas (igual na segunda semana cheia de janeiro). Mas alivia ver que até o momento, a situação está bem melhor do que aquilo que vinha se desenhando logo no começo do ano. Tem sido uma baita surpresa isso! E que tenhamos essa mesma surpresa em relação ao Pacífico (ficarmos na neutralidade e, na pior das hipóteses, vir um El Niño fraco). Eu também estou um pouquinho cansado, mas prefiro isso do que o calorão. A gente reclama, mas o cenário mais agradável que podemos ter no verão em termos de temperatura e com sol ainda aparecendo, é a pós frontal. Entretanto, pós frontal não é legal pros reservatórios. E esse cenário que você comentou de sol e pancadas de chuva de verão também me agrada, mas não é o melhor dos mundos pros reservatórios. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted February 10, 2026 at 11:42 AM Share Posted February 10, 2026 at 11:42 AM Zcas continua atuando no RJ, depois de anos sem temporal aqui na capital, desde sexta feira estamos tendo pancadas fortes de chuva no final da tarde e inicio da noite e prolongando, ontem a situação foi mais critica aqui na zona norte estações do grande Méier ultrapassando os 100 milímetros em 24horas. Foi um caos a chuvara, o problema hoje a história pode se repetir, são 08:40 o céu está bem nublado e a umidade do ar está bem alta meu termômetro acusa 25 graus no e a umidade do ar está em 90% já o que favorece mais chuva. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted February 10, 2026 at 11:52 AM Share Posted February 10, 2026 at 11:52 AM (edited) Que chuva ontem senhores na RMRJ, tem também o agravante do solo já estar encharcado ao ponto que em apenas 15 minutos de temporal foi o suficiente para alagar completamente minha região, outra condição que ajudou o rápido alagamento foi a maré alta da Baia de Guanabara que muita gente não sabe, mas influencia muito o escoamento das águas. Então resumindo, de 15 a 20 minutos de chuva forte fez esse estrago todo, fui chegar em casa quase meia-noite. Edited February 10, 2026 at 11:54 AM by wallace silva 5 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted February 10, 2026 at 12:51 PM Share Posted February 10, 2026 at 12:51 PM (edited) Em 09/02/2026 em 20:58, Renan disse: Aconteceu o improvável, senhores. Juiz de Fora registrou, pelo terceiro dia consecutivo, chuva > 50mm ! Hoje foi nítida a grande quantidade de pontos de alagamento e o rio Paraibuna bem acima da cota normal, quase entrando em estado de enchente em alguns locais. Além disso, o solo já está encharcado, eu pude perceber vários bolsões de água em campos gramados de várzeas. A sorte é que a cidade, historicamente, tem pouco risco geológico de movimentos de massa em comparação com Petrópolis, Teresópolis, Ouro Preto e outras serranas. Com isso, ainda não tivemos nenhuma alteração grave (sem vítimas fatais, apenas danos materiais). O acumulado do mês na estação do Bandeirantes agora está em estúpidos 280mm. Agora chove fraco e faz 19°C. No Alphaville, choveu 61 mm ontem. Antes de 22 h de segunda, formou um área de chuvas entre Muriaé e Miraí, vi no radar do Pico do Couto. Em Muriaé a chuva começou a partir de 22 h no bairro aeroporto, fica a oeste do centro, choveu 99 mm entre 22 h 30 e meia-noite. A casa de uma prima, foi invadida pelas águas de um córrego no bairro Dornellas, perto do aeroporto., Aqui em Laje do Muriaé, a chuva começou a meia noite e 18 min, com muito vento, chuva bem forte, portas e janelas batendo e telhas de metal da vizinha sacudindo com muito barulho, mas a pancada forte, foi rápida, nuvens carregadas deslocando depressa, ficou fraca perto de 1 h madrugada e se estendeu até 4 h. Medi 31,4 mm aqui em casa. Na faz. do Corrégo Fundo, meu primo mediu 56 mm. O primo, tem outro pluviômetro, na faz. dele e de outros três irmãos rodeada de montanhas altas, até 850 metros de altitude, a sede da faz fica nos 418 metros. Da marca Incoterm, mede até 150 mm, enviou uma foto, do pluviômetro cheio até as bordas, acumulado das chuvas de quinta, sábado e domingo, até a borda calculei uns 175 mm. Mas quando o nível da agua chega perto da borda, começa a perda de chuva, gotas vão caindo e gotas pulando fora, acredito que chegou aos 180 mm Edited February 10, 2026 at 01:12 PM by marinhonani 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 10, 2026 at 01:08 PM Share Posted February 10, 2026 at 01:08 PM Em 08/02/2026 em 23:06, Eclipse POA disse: Incrível a dificuldade pra baixar de 20 na madrugada nessa época. Aqui marca uma previsão de 19 como a próxima mínima (o q é razoável, mas longe de aliviar de vez o calor interno das residências, pois foi tiro curtíssimo o refresco de sábado), que provavelmente vai estacionar nuns 20, 21. Se a transição pra El Niño rolar e tivermos um perfil mais úmido e quente ao longo do ano, ferrou de vez. Lembro de outonos, como em 2019, que foram desastrosos, principalmente Maio daquele ano. Ar tropical num mês que já é pra começar a ter aquele arzinho mais gelado e cortante. E em 2019 tivemos em seguida o Junho mais quente dos registros de POA Outro ano com um Maio lixo foi 2017, que rendeu nosso inverno mais lixo de todos os tempos tb. Impressionante como POA é desgraçada para mínimas. Ontem minha estação não baixou dos 20,9° enquanto que aqui no interior de Santa Cruz tive 15,8°. Foram 5 GRAUS de diferença! Tá certo que aqui é interior cercado de mato, mas na cidade bateu 17°. Já hoje tive 20,2° enquanto que lá passei toda a madrugada travado em 23° e não baixei dos 23,6°! Ademais, agora está chovendo aqui e tenho 23,3° enquanto que lá em casa faz desagradáveis 28,9° com 65%. Todas as vezes que saio de POA (TODAS, sem exceção) levo alguma vantagem, climaticamente falando. Impressionante. 6 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted February 10, 2026 at 01:44 PM Share Posted February 10, 2026 at 01:44 PM (edited) Acumulado de chuva em algumas capitais nos 10 primeiros dias de fevereiro São Paulo Mirante aut 88,8mm São Paulo Mirante conv 86,4mm São Paulo SESC Interlagos 102,6mm Rio de Janeiro Vila Militar 286,8mm Rio de Janeiro Jacarepaguá 201,6mm Rio de Janeiro Marambaia 169,6mm Rio de Janeiro Saúde (Alerta Rio) 206mm Rio de Janeiro ABV (Alerta Rio) 267,4mm Rio de Janeiro Copacabana (Alerta Rio) 215,4mm Curitiba 80,2mm Florianópolis Itacorubi (Epagri) 77,8mm Florianópolis ETE Insular CASAN (Epagri) 56mm Porto Alegre Jardim Botânico aut 20,6mm Porto Alegre Belém Novo 14,8mm Manaus conv 212mm Manaus aut 183,2mm Belém conv 232,5mm Macapá aut 92mm Rio Branco 48,4mm São Luís 64,2mm Edited February 10, 2026 at 01:48 PM by Darley 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 10, 2026 at 02:06 PM Share Posted February 10, 2026 at 02:06 PM Algumas aberturas no céu após uma madrugada e começo de manhã com chuva. No momento temos 22/23 graus nas estações do CGE. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
camilo79 Posted February 10, 2026 at 02:45 PM Share Posted February 10, 2026 at 02:45 PM Em Campo Bom, poucas nuvens e temperatura subindo. No INMET, às 11h, 32,1°C de máxima, com 52% de URA mínima. ======================= Em 09/02/2026 em 22:23, Daniel85 disse: eu também estou um pouco cansado desse tempo Off-topic. Faz uns dias que tive a ideia de criar um tópico sobre músicas que mencionam ou são majoritariamente sobre o tempo. Muitas (das que curto) vêm à mente. Um disco que eu traria a este tópico seria Couldn't Stand the Weather, do Stevie Ray Vaughan. E agora li essa tua frase do quote, a coisa me voltou à mente e resolvi trazer o assunto à tona. Pois bem. Não encontrei sub-fórum adequado, apesar de eu ter ficado com a impressão de que - talvez - aqui ( https://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/59-pictures-and-video/ ) ou aqui ( https://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/55-meteorologia-geral/ ) poderia caber o assunto. Mas não tenho certeza. Podem ajudar? Valeu! 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted February 10, 2026 at 02:48 PM Share Posted February 10, 2026 at 02:48 PM Por mim, pode continuar chovendo. Cantareira: 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 10, 2026 at 02:57 PM Share Posted February 10, 2026 at 02:57 PM Santa Cruz do Sul Linha Travessa (100 m): 24,2° Radio Gazeta (Centro da cidade): 25,2° POA (Chác. Pedras): 32,2° / 57% SEM MAIS 🤷♀️ p.s.: voltando a chover. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted February 10, 2026 at 03:13 PM Share Posted February 10, 2026 at 03:13 PM Em 10/02/2026 em 11:48, jayvillao disse: Por mim, pode continuar chovendo. Cantareira: É necessário, muito aliás...por mais que gerem os inconvenientes da umidade (abafamento, lesmas, caramujos no caso do meu condomínio kkk), tem que chover nessa época mesmo...E de quebra os termômetros permanecem em níveis decentes. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted February 10, 2026 at 04:02 PM Share Posted February 10, 2026 at 04:02 PM (edited) Em 10/02/2026 em 11:57, Marcos disse: Santa Cruz do Sul Linha Travessa (100 m): 24,2° Radio Gazeta (Centro da cidade): 25,2° POA (Chác. Pedras): 32,2° / 57% SEM MAIS 🤷♀️ p.s.: voltando a chover. Tem um núcleo que passou aí na região central do estado e está no Vale do Taquari agora e desmanchando, deve chegar fraco na RM POA e Vale do Sinos. Edited February 10, 2026 at 04:05 PM by Edison Bocorny Jr 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 10, 2026 at 04:47 PM Share Posted February 10, 2026 at 04:47 PM Em 10/02/2026 em 13:02, Edison Bocorny Jr disse: Tem um núcleo que passou aí na região central do estado e está no Vale do Taquari agora e desmanchando, deve chegar fraco na RM POA e Vale do Sinos. Nem vai chover em POA. O sistema vai morrer antes. Aqui o sol está voltando, mas ainda tenho 26,4°. Em POA 31,1° com 63%. 4 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 10, 2026 at 04:58 PM Share Posted February 10, 2026 at 04:58 PM Imagens do satélite deste momento Visível Colorida 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 10, 2026 at 05:13 PM Share Posted February 10, 2026 at 05:13 PM Há pouco estava com 27,1° aqui. Agora sol e nuvens, nebulosidade bem variada. Vídeo que fiz no local de manhã cedo. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted February 10, 2026 at 08:02 PM Author Share Posted February 10, 2026 at 08:02 PM Hoje voltou a esquentar mais em Floripa, ficamos entre 22,9ºC e 31,0ºC com céu azul e vento de NNE. Parece que quinta em diante o calor aumenta e as chuvas devem se tornar mais frequentes e volumosas em SC. Pra Blumenau: calor e água. 29,3ºC com 68% e vento de NNE a 8km/h às 17h em Floripa. céu limpo. Apesar de mais chuvoso, Fevereiro vem sendo ainda mais ensolarado do que Janeiro nesses primeiros 10 dias, mantendo perto dos 270W/m² de Janeiro mesmo com menos horas de sol possíveis. 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 10, 2026 at 08:50 PM Share Posted February 10, 2026 at 08:50 PM chovendo com sol em Capão da Canoa ISSO A METSUL NAO AVISOU!!!!!!111 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted February 10, 2026 at 09:31 PM Share Posted February 10, 2026 at 09:31 PM O sábado (7) foi um dia marcado por instabilidades no Sertão da Paraíba. Em Pombal a quantidade de nuvens aumentou mais depois das 14h. A chuva veio com moderada intensidade pouco depois das 16h30, com alguns raios e fortes trovoadas. Essa chuva teve fim definitivo apenas na manhã do dia seguinte, no domingo, pendurando de forma intermitente e sempre com fraca intensidade, acumulando 17,8 mm em casa. Na região tivemos acumulados bastante significativos, como em Sousa, em Emas e em Cajazeirinhas, segundo a AESA: 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted February 10, 2026 at 10:20 PM Share Posted February 10, 2026 at 10:20 PM (edited) Em 10/02/2026 em 17:50, Eclipse POA disse: chovendo com sol em Capão da Canoa ISSO A METSUL NAO AVISOU!!!!!!111 A esquerda AAA= Alexandre Amaral Aguiar levando sermão A direita o nanico invocado= Eclipse POA Edited February 10, 2026 at 10:31 PM by Edison Bocorny Jr 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted February 10, 2026 at 11:32 PM Share Posted February 10, 2026 at 11:32 PM (edited) O domingo (8) foi mais um dia instável no Sertão da Paraíba. A máxima em Pombal foi às 12h20, com 32,3°C registrados, pois depois desse horário foi só queda livre, chegando a apenas 23,3°C às 14h30! Em todo momento caía alguma garoa com ventos gelados vindos do quadrante norte. Mais ou menos de 17h ocorreram algumas pancadas um pouco mais encorpadas mas não passou da fraca intensidade. Os maiores volumes do Sertão foram registrados no norte e noroeste da região, segundo a AESA: Tive 5 mm ao todo nesse dia. No mês tenho 36,5 mm. Mas existem municípios do Sertão que já ultrapassaram a média de fevereiro, inclusive municípios do Agreste e Brejo que possuem médias menores neste mês: No momento há bancos de nuvens próximos da costa leste, no oceano: Pelas projeções, devem exercer influência no Sertão da PB a partir da quinta em diante: Projeção do GFS pra quinta (12) às 18h. Variáveis: ventos em superfície e água precipitável. Será, novamente, uma influência direta da ZCIT (assim como nesta última leva de chuvas). Edited February 10, 2026 at 11:35 PM by CloudCb 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted February 11, 2026 at 12:25 AM Share Posted February 11, 2026 at 12:25 AM Hoje aqueceu mais que ontem, tive sol, nebulosidade e uns pingos de chuva por volta das 15 horas. A mínima foi 22.7 e a máxima 34.3 graus. Já amanhã deve atingir 35 graus, devendo chover na quinta e sexta um pouco a tarde. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted February 11, 2026 at 12:53 AM Share Posted February 11, 2026 at 12:53 AM Em 10/02/2026 em 19:20, Edison Bocorny Jr disse: A esquerda AAA= Alexandre Amaral Aguiar levando sermão A direita o nanico invocado= Eclipse POA As birras com o Alexandre, da Metsul, começaram nas eleiçoes de 2018, com vários membros do BAZ, alguns nem participam mais, do BAZ, não sinto falta nenhuma de alguns que saíram. Aqui em Laje, o rio Muriaé, começou a alagar a rua mais baixa da cidade por volta de 20 horas, mas de modo bem leve, apesar da chuva rio acima na cidade de Muriaé de 106 mm em 2 horas. 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 11, 2026 at 01:11 AM Share Posted February 11, 2026 at 01:11 AM Carta sinótica das 12z de hoje 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted February 11, 2026 at 01:37 AM Share Posted February 11, 2026 at 01:37 AM mais um dia nublado e com temperaturas amenas em BH. as chuvas caíram entre o final da manhã e o começo da tarde (foto), com alguns trovões, o que freou o aquecimento do dia a apenas 25,6°C na área central, após mínima de 18,9°C. um dia bem fresco para a época. amanhã é o último dia com chuva dessa longa sequência de dias úmidos, que dará sequência a uma curta sequência de dias secos e ensolarados, que deverá durar boa parte do feriado de carnaval. no momento, céu aberto e 20°C. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted February 11, 2026 at 12:35 PM Author Share Posted February 11, 2026 at 12:35 PM Mais um dia de solão em SC e boa parte do sul do país Às 9h faz 28,6ºC com 77% e vento de N a 6km/h em Floripa. Céu limpo. A mínima foi de 23,9ºC. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted February 11, 2026 at 12:51 PM Share Posted February 11, 2026 at 12:51 PM Alguém sabe me explicar o que acontece no sistema Rio Claro?? Mesmo chovendo a beça, o nível não sobe, e se chover pouco até cai! Esse sistema abastece aqui, e ele fica localizado em Biritiba Mirim, numa região que chove bem até no inverno (Julho, o mês mais “seco” tem média de 88mm). Não faz sentido… 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 11, 2026 at 01:40 PM Share Posted February 11, 2026 at 01:40 PM Sol aparecendo nesse momento após um começo de manhã nublado e com chuviscos. No momento temos 23/24 graus em grande parte da cidade. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted February 11, 2026 at 02:00 PM Share Posted February 11, 2026 at 02:00 PM Em 11/02/2026 em 09:51, Wagner97 disse: Alguém sabe me explicar o que acontece no sistema Rio Claro?? Mesmo chovendo a beça, o nível não sobe, e se chover pouco até cai! Esse sistema abastece aqui, e ele fica localizado em Biritiba Mirim, numa região que chove bem até no inverno (Julho, o mês mais “seco” tem média de 88mm). Não faz sentido… É possível que retirem água dele pra transferir para outros. Desde a crise de 14/15 interligaram os sistemas pra balanço de carga. Mas também noto que sempre a chuva registrada nos sistemas são abaixo do que registrado na capital. Cantareira bem se beneficiando bem desses últimos dias, mas ainda está no crítico pensando prós meses secos. 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted February 11, 2026 at 05:56 PM Share Posted February 11, 2026 at 05:56 PM Imagens do satélite desta tarde Visível Colorida 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted February 11, 2026 at 07:35 PM Share Posted February 11, 2026 at 07:35 PM Agora: 36,8° / 46% / sens. 43,3°. Feliz com 39,1° (vejam só o nome, kkk). Riozinho com 38,3° 5 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted February 11, 2026 at 07:40 PM Share Posted February 11, 2026 at 07:40 PM Chuva provocou alagamentos segunda-feira em Cuiabá:https://www.instagram.com/reel/DUjai-zCJtX/ 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted February 11, 2026 at 07:43 PM Share Posted February 11, 2026 at 07:43 PM Já essa foi a chuva que caiu no último sábado: https://odocumento.com.br/temporal-atinge-19-casas-e-deixa-moradores-ilhados-em-cuiaba-prefeito-visita-area/ 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted February 11, 2026 at 07:48 PM Share Posted February 11, 2026 at 07:48 PM https://metsul.com/neve-surpreende-na-argentina-em-pleno-fevereiro-veja-se-o-frio-chega-ao-brasil/ 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted February 11, 2026 at 09:38 PM Author Share Posted February 11, 2026 at 09:38 PM Ventos continentais e máxima de 38,1ºC em Blumenau hoje, a maior do ano até agora. Em Florianópolis/Epagri máxima de 34,6ºC. Muito calor às 18h sol e 30,4ºC com 74%. Máximas ainda mais altas nos INMETs do sul gaúcho: 38,8ºC Jaguarão 38,6ºC Rio Grande 38,3ºC Santa Vitória do Palmar 38,0ºC Pelotas 38,0ºC Camaquã 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted February 11, 2026 at 09:52 PM Share Posted February 11, 2026 at 09:52 PM Em 11/02/2026 em 18:38, Felipe Backendorf disse: Ventos continentais e máxima de 38,1ºC em Blumenau hoje, a maior do ano até agora. Em Florianópolis/Epagri máxima de 34,6ºC. Muito calor às 18h sol e 30,4ºC com 74%. Máximas ainda mais altas nos INMETs do sul gaúcho: 38,8ºC Jaguarão 38,6ºC Rio Grande 38,3ºC Santa Vitória do Palmar 38,0ºC Pelotas 38,0ºC Camaquã Pré frontal lá na metade sul gaucha. Ainda acrescento Barra do Chuí a praia mais meridional do Brasil 37 graus a tarde, um absurdo para eles em um local geralmente ameno e ventoso. 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 11, 2026 at 09:55 PM Share Posted February 11, 2026 at 09:55 PM essa porcaria nao vai acabar nunca??? 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts