Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão América do Norte 2026


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

Em 31/01/2026 em 09:46, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Sim, de fato se formos só ver as médias pode até ser, mas em extremos é muito desproporcional, Miami tem extremos de frio que nenhuma dessas sequer imagina em ter... Seria interessante alguma classificação que levasse em consideração os extremos também, aí com certeza a classificação entre essas cidades seria um tanto diferente... E falando em mínimas, ao menos nesse janeiro por exemplo e indo até meados de fevereiro a maior mínima prevista para Miami está sendo de 17°C com diversas mínimas entre 11 e 16°C ... Paranaguá que fica na mesma latitude e ao nível do mar assim como Miami será que já teve algum registro parecido com a previsão de Miami? O meteored por exemplo tá colocando máxima de 10°C com SOL e mínima de 0°C pra lá... Algo desse tipo ou próximo já ocorreu em Paranaguá?

Paranaguá tem geadas esporádicas em alguns invernos e com maior frequência do q em Miami.

Aqui no litoral (Paranaguá como exemplo), as ondas de frio não somem abruptamente como no sul da Flórida, com água em ambos os lados daquele cabo estreito.

Mínimas dificilmente atingem 20°C igual acontece em Miami no mês mais frio. Aliás raramente ocorrem em Paranaguá.

Máximas baixas podem chegar nos 12/13°C em Paranaguá, mas dificilmente baixam dos 10°C ou talvez tenha ocorrido 1 ou 2 vezes em 100 anos.

A mínima absoluta em Paranaguá chegou a -0,2°C em 1975 pelo q me lembro. Miami já teve -3°C.

Então o frio por assim dizer é mais constante aqui (Paranaguá) e menos abrupto e tiro curto como lá (Miami)

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Seguindo com Miami, Janeiro de 1977 teve ocorrência de neve na cidade. O volume deve ter sido baixo ou baixíssimo, talvez contabilizado apenas como evento de neve. 

Nos registros aparece como "traços".. 

Os dados diários daquele janeiro de 1977, já convertidos:

 

Screenshot_20260202_100946.thumb.jpg.5fd30da5b25ff59a0d9d59e92f0cf3fc.jpg

 

Menor máxima (seria invertida?) com 11°C no dia 19. Mínima - 0,6°C no dia 20.

Uma sequência de 7 dias abaixo dos 20°C chama atenção. 

 

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 02/02/2026 em 09:28, Rafael disse:

Pode ter geado nas áreas montanhosas da República Dominicana, la tem potencial pra isso nessas invasões polares.

Aquela região de Constanza (aos 1.100-1.300m) é bem amena, mas imagino que para formar geada precisaria ser mais elevado, não?
 

Será que existem cidades mais altas com médias menores, ou apenas vilarejos isolados?

 

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Não é permitido no fórum aprofundarmos em questões políticas, mas o regime político de Cuba é um empecilho à iniciativa privada na meteorologia, mas o modelo ICON, meu favorito, pelo site Ventusky coloca que teve ontem de tarde 12ºC na localidade montanhosa de El Nicho, e hoje a mínima foi de 7ºC e não deve passar dos 13ºC, frio tipo junho de 2023 em Primavera do Leste. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/02/2026 em 14:30, Marcos disse:

NOVO RECORDE DE MÍNIMA ABSOLUTA EM CUBA: EXATO 0,0°!! 

 

https://x.com/extremetemps/status/2018715146642767916 (link não abriu aqui)

 

Essa baita mp também chegou na Península de Yucatan, no México. Fez 6,6° em Mérida e 6,0° em Campeche. Não consegui dados de Cancún. 

image.png.b3c93fe654c8e304b596330b48a82465.png

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Novamente veranico em Calgary, tendo o ápice hoje com a temperatura chegando a 17,1°C. Ao meio dia, caminhando sob o sol, a sensação de calor era bizarra! E isso nem chega perto de ameaçar o recorde histórico de Fevereiro daqui, de incríveis 22,6°C. 
 

O ano começou muito quente. Janeiro fechou com média de -2,8°C, quase 5 acima da média de -7,6°C da normal 1991-2020. Foram 19 máximas acima de 0 e 8 máximas de 10. Apenas duas mínimas abaixo de -20. 
 

Calgary deve ter um dos invernos mais quentes do Canadá em termos de picos de calor. 
 

Enquanto isso, no leste, Toronto e Montreal seguem um freezer. 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Estas últimas mps tem pegado bem mais do centro para o leste dos EUA e Canadá.

O pessoal de Calgary deve estar adorando ter um período menos gelado e até eu se morasse num lugar frio, torceria com todas minhas forças contra o frio.

Só não faria isto se morasse mais ao sul dos EUA porque deve ser broxante e um porre ter muita neve e frio no inverno até no outono e primavera, perde a graça torcer para o frio e neve.

Até no geral o frio é menos rigoroso no lado do Pacífico Seattle e Vancouver do que Toronto e Chicago leste Atlântico.

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2026 em 09:47, Edison Bocorny Jr disse:

Estas últimas mps tem pegado bem mais do centro para o leste dos EUA e Canadá.

O pessoal de Calgary deve estar adorando ter um período menos gelado e até eu se morasse num lugar frio, torceria com todas minhas forças contra o frio.

Só não faria isto se morasse mais ao sul dos EUA porque deve ser broxante e um porre ter muita neve e frio no inverno até no outono e primavera, perde a graça torcer para o frio e neve.

Até no geral o frio é menos rigoroso no lado do Pacífico Seattle e Vancouver do que Toronto e Chicago leste Atlântico.

 

 

Sim Estados com Califórnia,Nevada,Novo México  e Arizona estão tendo pouca coisa de massa polar ou nada 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

A primeira semana de Fevereiro em Calgary registrou média diária de +6.5°C, o que que é 12.4 acima da média do mês. Isso é mais alto até que a média de Abril. 

A tabela abaixo mostra isso em detalhes. Da esquerda para direita, temperatura máxima, mínima e a média diária de cada dia, com a última linha mostrando as médias do mês até agora. 
 

IMG_6015.thumb.jpeg.422a7b7eda137684446a67aa00a9fb07.jpeg
 

Fonte

 

Área externa do meu prédio com toda a neve derretida. 
 

IMG_6014.thumb.jpeg.58be3ba735eac7aa54cd3195ff63997c.jpeg

 

Vai ser preciso esfriar MUITO para salvar esse mês. Acho que é um forte candidato a Fevereiro mais quente da história. 

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2026 em 13:50, EduardoFinatto disse:

A primeira semana de Fevereiro em Calgary registrou média diária de +6.5°C, o que que é 12.4 acima da média do mês. Isso é mais alto até que a média de Abril. 

A tabela abaixo mostra isso em detalhes. Da esquerda para direita, temperatura máxima, mínima e a média diária de cada dia, com a última linha mostrando as médias do mês até agora. 
 

IMG_6015.thumb.jpeg.422a7b7eda137684446a67aa00a9fb07.jpeg
 

Fonte

 

Área externa do meu prédio com toda a neve derretida. 
 

IMG_6014.thumb.jpeg.58be3ba735eac7aa54cd3195ff63997c.jpeg

 

Vai ser preciso esfriar MUITO para salvar esse mês. Acho que é um forte candidato a Fevereiro mais quente da história. 

 

Seria chocante ir para o Canadá em fevereiro e pegar 18°. Uma baziano que passasse por isso teria um infarto.

 

A previsão não é nada animadora para o frio. Segue a primavera.

 

calgary.JPG

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2026 em 09:55, Marcos disse:

 

Seria chocante ir para o Canadá em fevereiro e pegar 18°. Uma baziano que passasse por isso teria um infarto.

 

A previsão não é nada animadora para o frio. Segue a primavera.

 

calgary.JPG

 

18°C em Fevereiro em uma latitude de 51°, altitude de 1100 metros, no interior do Canadá! Bazianos sem dúvidas infartariam 😂

 

Mas todo mundo aqui está adorando. As ruas da cidade estão movimentadas, restaurantes aproveitaram até para reabrir suas áreas externas. 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já que falei sobre o calor de inverno em Calgary, e aproveitando que estamos em época de Olimpíadas de Inverno, acabei pensando: como estava o clima nas Olimpíadas de 1988, que foram justamente em Calgary?

 

Então… sim, foram MUITO quentes. Vejam abaixo uma tabela com as temperaturas registradas nos dias do evento. De 16 dias, 14 tiveram máxima positiva, sendo 8 acima de 10°C e 3 acima de 15°C! Tiveram que fazer muito uso de equipamentos para fabricar neve. 
 

Jogos Olímpicos de Inverno – Calgary 1988

Temperaturas diárias (°C) – Máxima / Mínima

 

13/02/1988 – 4,7 / -8,9

14/02/1988 – 4,6 / -11,6

15/02/1988 – 5,1 / -4,3

16/02/1988 – 4,9 / -5,8

17/02/1988 – 6,0 / 0,6

18/02/1988 – 7,5 / -7,1

19/02/1988 – 11,2 / 3,8

20/02/1988 – 15,9 / 6,8

21/02/1988 – 11,8 / -1,8

22/02/1988 – -0,8 / -10,5

23/02/1988 – -0,4 / -14,7

24/02/1988 – 14,9 / -7,2

25/02/1988 – 17,5 / 2,7

26/02/1988 – 18,1 / 1,4

27/02/1988 – 12,9 / 0,2

28/02/1988 – 10,8 / -7,7

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/02/2026 em 02:07, EduardoFinatto disse:

Já que falei sobre o calor de inverno em Calgary, e aproveitando que estamos em época de Olimpíadas de Inverno, acabei pensando: como estava o clima nas Olimpíadas de 1988, que foram justamente em Calgary?

 

Então… sim, foram MUITO quentes. Vejam abaixo uma tabela com as temperaturas registradas nos dias do evento. De 16 dias, 14 tiveram máxima positiva, sendo 8 acima de 10°C e 3 acima de 15°C! Tiveram que fazer muito uso de equipamentos para fabricar neve. 
 

Jogos Olímpicos de Inverno – Calgary 1988

Temperaturas diárias (°C) – Máxima / Mínima

 

13/02/1988 – 4,7 / -8,9

14/02/1988 – 4,6 / -11,6

15/02/1988 – 5,1 / -4,3

16/02/1988 – 4,9 / -5,8

17/02/1988 – 6,0 / 0,6

18/02/1988 – 7,5 / -7,1

19/02/1988 – 11,2 / 3,8

20/02/1988 – 15,9 / 6,8

21/02/1988 – 11,8 / -1,8

22/02/1988 – -0,8 / -10,5

23/02/1988 – -0,4 / -14,7

24/02/1988 – 14,9 / -7,2

25/02/1988 – 17,5 / 2,7

26/02/1988 – 18,1 / 1,4

27/02/1988 – 12,9 / 0,2

28/02/1988 – 10,8 / -7,7

 

Comentei no tópico da Europa que a máxima no aeroporto internacional de Milão foi de 13ºC nessa sexta-feira, dia da abertura dos jogos de Milão-Cortina na cidade, e voltando a falar das olimpíadas de Calgary, no filme "Jamaica abaixo de zero" coloca que estava bem mais frio com -25ºC e nevasca na hora que chega a delegação jamaicana e sai do aeroporto, o filme verídico ou semi-verídico foi feito em 1993, 5 anos mais tarde. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2026 em 17:03, ricardosilva disse:

Enquanto isso em Nova Iorque os termômetros atingiram incríveis -16,1°C nesta manhã na estação do NOAA do Central Park. É histórico sem dúvidas, superou 2014, embora sem chance de ameaçar o recorde de -26°C.

No meio oeste americano o calor voltou com tudo nesse fevereiro, lógico que não é o calor que faz no verão, mas é muito calor pro inverno, nessa segunda-feira a máxima já chegou a 29ºC em Dallas-Fort Worth, 27ºC em Oklahoma City, 24ºC em Wichita/Kansas, e 25ºC em Topeka/Kansas, detalhe para o frio vampiro, nessa mesma segunda-feira fez -3ºC em Topeka, 1ºC em Wichita, 4ºC em Oklahoma City e 11ºC em Dallas, lembra eventos polares secos em Goiás, Triângulo Mineiro, interior SP. 

Edited by Leandro A M Leite
Link to comment
Share on other sites

Em 09/01/2026 em 08:43, Eclipse POA disse:

 

ali é tipo Primavera do Leste, só torram e mal faz frio, então deve ser

Posso dizer o que o meio oeste americano é sim, guardadas as devidas proporções, mas são regiões sujeitas a eventos de frio e calor no inverno, e no fim do inverno começa o verão térmico aqui no Mato Grosso, e lógico, o verão deles tem muito mais calor que o inverno, até 40ºC ou mais, já o verão daqui é inverno para os parâmetros nordestinos, pois se trata da estação chuvosa. 

Edited by Leandro A M Leite
Link to comment
Share on other sites

Em 11/02/2026 em 06:55, Leandro A M Leite disse:

Comentei no tópico da Europa que a máxima no aeroporto internacional de Milão foi de 13ºC nessa sexta-feira, dia da abertura dos jogos de Milão-Cortina na cidade, e voltando a falar das olimpíadas de Calgary, no filme "Jamaica abaixo de zero" coloca que estava bem mais frio com -25ºC e nevasca na hora que chega a delegação jamaicana e sai do aeroporto, o filme verídico ou semi-verídico foi feito em 1993, 5 anos mais tarde. 


Eu vi esse filme hehe. 
 

Certamente inspirado mas não fiel aos fatos. Pra ver como Hollywood influi na percepção sobre o clima. “Canadá, no inverno? Só pode ter frio extremo e neve!”

 

Agora já sabemos que não é necessariamente assim, ao menos não o tempo inteiro em algumas cidades. Mas pra também não parecer também que o inverno é molezinha demais, parece que está se desenhando para termos -25 e neve daqui alguns dias…

 

IMG_6016.thumb.jpeg.0baebd85110868d064dce5dc3cac7dad.jpeg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Depois de um período congelante parece que teremos um bom aquecimento em boa parte dos EUA pela última rodada dos modelos, especialmente o euro (a conta sempre vem):

 

Nova Iorque 

1963781795_Screenshot_20260211-1957222.png.cc80db35b6e829a63296252ed537c678.png

 

Washington DC

1476753548_Screenshot_20260211-1957532.png.38bc1464afa28ce0d7ecd315c713f08a.png

 

Chicago 

2069249182_Screenshot_20260211-1958352.png.ae9ac6ecfccde4b2b2fe84a358e68517.png

 

Até mesmo International Falls, considerada a cidade mais fria dos EUA contíguos, deve ter um "valorzinho" durante o dia antes de novo tombo:

1687073161_Screenshot_20260211-1959342.png.4eeaf1d38dc08ef6b2624328f669a957.png

Haverão bons dias com máximas com anomalias entre 8 e 12°C acima da média para o mês.. Mas convenhamos, com todo o frio que já fez, mesmo sendo amante ferrenho do frio, jamais reclamaria desse "calorzinho" fora de época...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/02/2026 em 19:30, EduardoFinatto disse:


Eu vi esse filme hehe. 
 

Certamente inspirado mas não fiel aos fatos. Pra ver como Hollywood influi na percepção sobre o clima. “Canadá, no inverno? Só pode ter frio extremo e neve!”

 

Agora já sabemos que não é necessariamente assim, ao menos não o tempo inteiro em algumas cidades. Mas pra também não parecer também que o inverno é molezinha demais, parece que está se desenhando para termos -25 e neve daqui alguns dias…

 

IMG_6016.thumb.jpeg.0baebd85110868d064dce5dc3cac7dad.jpeg

Proporcionalmente como colocar que Cuiabá vai ter entre 10ºC e 15ºC todo dia no inverno, mas ninguém pensa isso de Cuiabá, já que tem fama de muito quente, pensam até que é sempre quente. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/02/2026 em 02:07, EduardoFinatto disse:

Já que falei sobre o calor de inverno em Calgary, e aproveitando que estamos em época de Olimpíadas de Inverno, acabei pensando: como estava o clima nas Olimpíadas de 1988, que foram justamente em Calgary?

 

Então… sim, foram MUITO quentes. Vejam abaixo uma tabela com as temperaturas registradas nos dias do evento. De 16 dias, 14 tiveram máxima positiva, sendo 8 acima de 10°C e 3 acima de 15°C! Tiveram que fazer muito uso de equipamentos para fabricar neve. 
 

Jogos Olímpicos de Inverno – Calgary 1988

Temperaturas diárias (°C) – Máxima / Mínima

 

13/02/1988 – 4,7 / -8,9

14/02/1988 – 4,6 / -11,6

15/02/1988 – 5,1 / -4,3

16/02/1988 – 4,9 / -5,8

17/02/1988 – 6,0 / 0,6

18/02/1988 – 7,5 / -7,1

19/02/1988 – 11,2 / 3,8

20/02/1988 – 15,9 / 6,8

21/02/1988 – 11,8 / -1,8

22/02/1988 – -0,8 / -10,5

23/02/1988 – -0,4 / -14,7

24/02/1988 – 14,9 / -7,2

25/02/1988 – 17,5 / 2,7

26/02/1988 – 18,1 / 1,4

27/02/1988 – 12,9 / 0,2

28/02/1988 – 10,8 / -7,7

 

A menor máxima de São Joaquim em grandes ondas de frio de anos posteriores como 1993 e 2000 foi menor que menor máxima de Calgary nessa Olimpíada de Inverno, ficou na casa dos -2ºC, aliás, nesse mesmo 1988 nevou com muita acumulação em São Joaquim apenas três meses após o término dessas olimpíadas, no dia 5 de junho, o ano de 1988 foi muito notável em ondas de frio no Centro-Sul brasileiro, em julho teve a tarde mais fria já registrada na cidade de São Paulo e neve no PNI no Rio de Janeiro, aqui no fórum tem um tópico sobre o inverno desse ano. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 27/02/2026 em 17:40, Edison Bocorny Jr disse:

Nevou em todos estados

Já aqui. ..

Obviamente no Alasca e até no Havaí, ou seja, em todos os 50, já no Brasil, só dois no último outono/inverno, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Paraná a última vez foi em maio de 2022. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Após um início de Fevereiro bem quente, Calgary teve uma boa sequência de frio na segunda metade do mês. O mês acabou fechando acima da média, porém não tanto. A média diária ficou em -4.0°C, o que é 1.9 acima do normal. 
 

Os extremos foram bem significativos. A máxima do mês foi de 18.2°C no dia 5 e a mínima foi de -28°C no dia 19. Estes foram também os extremos de calor e de frio de todo o inverno. Uma variação de mais de 46°C no mesmo mês, dentro de um período de duas semanas. 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 02/03/2026 em 13:19, Wagner97 disse:

Costa leste deve passar por um veranico nos próximos dias. Um alento para os locais após semanas de temperaturas congelantes.  Previsão para Washington DC:

IMG_5832.jpeg

Doideira na mesma estação do ano variando de -15 graus a 28 graus. Dia 10 fazer ate calor para nós cariocas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.