Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão - Brasil / América do Sul - Janeiro/2026

Recommended Posts

Buenos Aires está tendo um janeiro irreconhecível, de tao fresco. Médias até agora:

Média das mínimas: 17,2°C (- 3°C)
Média das máximas: 27,3°C (- 2,8°C)
Média simples: 22,2°C (- 2,9°C)
Precipiracao acumulada: 9,6 mm (7,1% da média)

Vamos ter muito calor na primeira metade desta semana, mas já a partir de sexta teremos temperaturas dentro do normal novamente:

SMN:
image.png.71d206bada1a0b43f868f3fbce2665aa.png

Mais ao londo prazo, o europeu indica a volta das temperaturas agradáveis em sua última saída:
image.png.22a90575ad396b148450de57c85d1e2b.png

• Like 12

o que acontece com o Rio de Janeiro (cidade) que em alguns dias consegue ser o local mais quente de todo o Brasil no verão? parece haver uma particularidade ali que não ocorre em nenhum outro ponto do litoral brasileiro.

20260111_133111-COLLAGE.thumb.jpg.d17cc54ae77866969fc4f970191a9b8f.jpg

vc olha o mapa de estações do Sigma e o Rio é o local que concentra as maiores temperaturas do país nesse momento.

• Like 7
  • Sad 8

Imagens que eu fiz na minha caminhada ontem durante a tarde (precisei acelerar os passos, pra retornar pq tenho pavor de tempestades com raios) -

IMG_20260111_143532.jpg.8f92cd9057fde75d986b5b7c8b496bd4.jpg

IMG_20260111_143604.jpg.0f746deebfe1719a07439f911a5bb5af.jpg

Célula que passou aqui por cima (e em cima de uma vasta área de Curitiba).

Minha câmera virada pra nordeste na hora da aproximação da tempestade - 

GIF_20260111_143341_006.gif.5ac28d3ff78365dbca17656c04c450c3.gif

Houve granizo tamanho pequeno aqui na vila, cerca de 20 min depois dessas fotos.

Essa foto eu fiz de casa, olhando pra oeste, no momento mais crítico, antes do tornado que se formou ao sul. A cor denuncia muito gelo -

IMG_20260111_143510.jpg.8d02b68fc76651461f84103b14185973.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 16
  • Thanks 3

Em 10/01/2026 em 21:31, Carlos Campos disse:

Minha câmera registrou (com péssima qualidade, infelizmente devido ao vento/mau tempo q avacalhou com o sinal da Internet):

Landspout (passando quase invisível atrás da palmeira (17:39)

Tornado (17:41)

Funil (talvez outro tornado) 

GIF_20260110_212448_447.gif.cbabb6d7a97001f81cdb8151ff909cc1.gif

Foi algo impressionante, era uma super-célula digna do que vemos no midwest lá nos EUA, muita rotação... Estou acompanhando pelas redes a equipe que está trabalhando na classificação, deve receber F0 ou F1, mas está bem complicado pois a intensidade aparenta ter variado bastante no trajeto percorrido, numa quadra você tem danos compatíveis com F1 (muros de concreto caídos, postes arrancados do chão, árvores dilaceradas) e 2 quadras depois só há danos a telhados, fiação e galhos de árvores.

Tempos interessantes, esse verão 25-26 tá bem ativo no quesito tormentas no Paraná, se esse verão for tendencia, creio que se torna necessário um sistema integrado de alerta e monitoramento desse tipo (mas não somente) de fenômeno, algo mais sério nos moldes que vemos em outros países, esse tornado poderia ter acarretado em algo bem pior se houvesse uma intensidade maior, foi em plena área urbana da Grande Curitiba, o bairro Guatupê fica a apenas 14km do marco zero da capital, e olha que não faz muito tempo tivemos uma tragédia no interior do estado, eu acho que as autoridades devem começar a dar mais atenção a esses eventos, não temos um bom sistema de alerta.

Em tempo; Curitiba tem 25-26°C, com céu encoberto, de certa forma uma trégua das tormentas de ontem.
Para os próximos dias, bom é verão, calor, calor e mais calor, mas de vez enquanto os modelos jogam um refresco considerável lá pros dias 20 e 21.
image.png.9118dde3ad2e1f09c5be0182016ada4c.png

• Like 7
  • Thanks 2

Em 11/01/2026 em 13:39, LeoP disse:

o que acontece com o Rio de Janeiro (cidade) que em alguns dias consegue ser o local mais quente de todo o Brasil no verão? parece haver uma particularidade ali que não ocorre em nenhum outro ponto do litoral brasileiro.

vc olha o mapa de estações do Sigma e o Rio é o local que concentra as maiores temperaturas do país nesse momento.

Eu acho que no Rio é mais frequente porque lá o vento nordeste é continental, mas todo o litoral do RJ até RS tem essa característica de picos de temperatura máxima com vento continental. É a baixa altitude.

15 dias atrás (27/12) medi 39,9ºC aqui em casa e Indaial/INMET, se tivesse funcionando, teria a maior máxima da rede de estações. Assim também ocorre no vale do Ribeira, no leste do PR, até no extremo sul gaúcho como em Dezembro de 2013, quando fez 40,4ºC em Jaguarão.

Inclusive Registro/SP teve a máxima do INMET nos dias 23, 24, 25 e 26/12/2025.

• Like 11
  • Thanks 5

Em 11/01/2026 em 14:48, RamirezFZ disse:

Foi algo impressionante, era uma super-célula digna do que vemos no midwest lá nos EUA, muita rotação..

Na caminhada ontem, falei pra minha amiga que deveríamos correr pra casa. 

De um lado a célula monstruosa vindo (Colombo), e do outro (São José dos Pinhais) uma base negra meio parada. 

O ar ficou estático, tudo parou. Falei q queria correr pq algo ruim estava se formando e havia um trecho de pinheiros altos pra gente atravessar, tenho medo disso. 

Mal chegamos em casa e começou. 

Eu vi a formação do tornado bem pertinho de casa, uns 800m mas a base foi empurrada pra sul pela frente de vento. 

Fiz um vídeo ruim de casa Pq já chovia e não tinha onde ficar. A área de cima é coberta..

GIF_20260111_150425_337.gif.9f6f2feea115ee1678d4020cd9802c2f.gif

Edited by Carlos Campos
  • Like 15
  • Thanks 4

On 1/11/2026 at 1:39 PM, LeoP said:

parece haver uma particularidade ali que não ocorre em nenhum outro ponto do litoral brasileiro.

Punição divina.

No momento, 37,7° e 19%. Esta baixa umidade pelo menos está amenizando um pouco a torridez. Antes deste novo bloqueio, com a elevação gradual ficaram em torno de 32°/34°, mas com a umidade na casa dos 60% e durante a noite na faixa de 80% com 26°... imagina algo insuportável.

Eu, como costumo dizer, é verão e não tem jeito, por mais que deteste a estação. Mas o que me incomoda verdadeiramente é a falta das chuvas típicas. Esquente, mas chova, por favor. Nem isso? Pelo amor de Deus!

• Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 5

Em 11/01/2026 em 13:39, LeoP disse:

Senti todo essa sofrimento dessa alta temperatura hoje no Rio. Na estação da Vila Militar (INMET) que fica a uns 3Km da minha casa, registrou máxima de 39,7°C e umidade do ar em apenas 17% durante a tarde. 

Esse calor pode até parecer legal para turista e morador que vive na zona sul (que dificilmente alcança essas temperaturas), mas pra quem mora na zona norte e oeste é um sofrimento, ainda mais com a falta de árvores. Na zona sul é repleta de árvores nas calçadas e na zona norte e oeste é um deserto. Isso é em parte culpa dos moradores que ODEIAM árvores, dizendo que faz sujeira, que os galhos caem nos fios ou que os bandidos se escondem (sim, usam esses argumentos) e culpa também dos órgãos públicos que não fiscalizam o corte irregular. 

Na minha rua tenho tentado fazer a minha parte convencendo os vizinhos a deixarem eu plantar árvores nas calçadas deles. Já plantei jacarandás, ipês, quaresmeira, ingá e outras. Hoje mesmo as 8h da manhã fui molhando as árvores que ainda eram pequenas para resistirem a esse calor. Comecei com essa ideia de plantar na rua em 2018, plantando 3 jacarandás numa calçada que jogavam entulho e hoje um desses jacarandás já está com 10m de altura. Se cada um fazer a sua parte, conseguimos melhorar um pouco o lugar onde moramos. Não podemos desistir. 

• Like 9
  • Thanks 7

Mais um dia quente e bem abafado em Blumenau. Amanheceu encoberto com mínima de 22,4ºC e 1mm acumulado a partir das 21h de ontem. O tempo abriu a partir das 10h e a temperatura se elevou pra 31,8ºC de tarde com umidade mínima em 66%. O tempo ficou oscilando entre ensolarado e encoberto com nuvens passando de NO.

Às 21h30 faz desagradáveis 24,2ºC com umidade em 94% em Blumenau.

• Like 8

Em 11/01/2026 em 21:04, pauloribrj disse:

Senti todo essa sofrimento dessa alta temperatura hoje no Rio. Na estação da Vila Militar (INMET) que fica a uns 3Km da minha casa, registrou máxima de 39,7°C e umidade do ar em apenas 17% durante a tarde. 

Esse calor pode até parecer legal para turista e morador que vive na zona sul (que dificilmente alcança essas temperaturas), mas pra quem mora na zona norte e oeste é um sofrimento, ainda mais com a falta de árvores. Na zona sul é repleta de árvores nas calçadas e na zona norte e oeste é um deserto. Isso é em parte culpa dos moradores que ODEIAM árvores, dizendo que faz sujeira, que os galhos caem nos fios ou que os bandidos se escondem (sim, usam esses argumentos) e culpa também dos órgãos públicos que não fiscalizam o corte irregular. 

Na minha rua tenho tentado fazer a minha parte convencendo os vizinhos a deixarem eu plantar árvores nas calçadas deles. Já plantei jacarandás, ipês, quaresmeira, ingá e outras. Hoje mesmo as 8h da manhã fui molhando as árvores que ainda eram pequenas para resistirem a esse calor. Comecei com essa ideia de plantar na rua em 2018, plantando 3 jacarandás numa calçada que jogavam entulho e hoje um desses jacarandás já está com 10m de altura. Se cada um fazer a sua parte, conseguimos melhorar um pouco o lugar onde moramos. Não podemos desistir. 

Suburbano odeia árvores, já contei essa experiência aqui no fórum msm de como meu bairro era bem mais bonito quando Eu era criança/adolescente, como você disse é sempre o mesmo argumento de que árvore "suja" a rua ou serve de esconderijo pra ladrão, hoje em dia aqui se sente até um ar de favelização, simplesmente pedaços do caule ainda estão nas calçadas rachadas pelas raízes das árvores cortadas, triste isso.

Sobre o clima do Rio hoje Eu senti bem isso, aproveitando esse domingo de calor e fui com a família pra Barra de Piraí, cidade que fica perto de Volta Redonda, segundo aponta hoje tivemos uma máxima de 35,7°c aqui.

Screenshot_2026-01-11-21-28-43-202_com.android.chrome-edit.jpg.1806fcd72c44be770071317fa0eb848b.jpg

Dia ótimo para um parque aquático sem dúvidas, Sol a pino e céu azul.

IMG_20260111_122325.thumb.jpg.dca8bcd20533e7818a762ae898bbcf3b.jpg

E voltando aquela brincadeira com os Mineiros, vocês realmente querem dominar o Brasil no verão ? Só do meu lado devia ter um grupo de 10 😃😃😁

Sobre o forte calor, devo admitir que essa secura ameniza muito mesmo a sensação, para se ter uma ideia água da piscina estava bem fresca e dava até pra sentir um "frio" quando saia da água e batia um vento, que diga-se de passagem aqui foi constante uma leve briza. Como aqui no Rio somos próximo ao oceano e longe de áreas agrícolas que sofrem com queimadas, aguentar esse tempo seco aqui acredito ser mais fácil do que em outras regiões, prefiro mil vezes esse calor do que máximas 34°c 80% de U.R.A que trazem baixas amplitudes térmicas, não raro 00:00 nessas ocasiões estamos com 28°c 80% U.R.A ou até mais e sem vento para piorar.

Edited by wallace silva
  • Like 13
  • Sad 3

Era para ser um domingo mais ameno, mas a máxima bateu 30,3° mesmo com muitas nuvens e ar mais seco (ainda enxugando a umidade) puxado pelo ciclone na costa do Uruguai.

Agora 25,4° e 77%. Infelizmente mal teremos refresco aqui. Na expectativa da mp do próximo final de semana.

Vídeo do dia.

• Like 8

Em 11/01/2026 em 21:42, wallace silva disse:

Suburbano odeia árvores

É interessante que, se pegar essa frase e transpor para os Estados Unidos, ela inverte totalmente o significado. Os "suburbanos" nos Estados Unidos, são as pessoas que vivem em "subúrbios", que lá são aqueles bairros residenciais padronizados, com casas cheias de gramados e urbanismo bem planejado e COM MUITAS ÁRVORES.

Não é necessário que os moradores plantem árvores nas calçadas, pois o projeto urbanístico do bairro já coloca elas lá.

Então, sim, SUBURBANO AMA ÁRVORES. haha

------------------

No monitoramento, tenho 23 ºC aqui na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo capital. Extremamente confortável, mas aqui dentro de casa eu ainda tenho 29,4 ºC no meu termômetro.

Hoje (11) tivemos máxima em torno dos 34 ºC.

Ainda será meio infernal amanhã (12), com máxima de 33 ºC ou 34 ºC.

Terça-feira um pequeno alívio com variação 21 ºC / 31 ºC...

Quarta-feira com alívio maior em 21 ºC / 29 ºC.

• Like 6
  • Haha 1

Bom dia! Buenos Aires ontem:

Mínima: 15,4°C
Máxima: 33°C

Dia ensolarado, com uma amplitude térmica muito grande e bastante incomum em Buenos Aires. A máxima subiu DEZ GRAUS em relacao ao dia anterior. No fim da tarde, o vento passou a soprar do rio da Prata e voltou a estar mais agradável, com 27°C às 18h.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 9

Em 11/01/2026 em 21:31, Serrano disse:

Hoje foi um dia de temperaturas comportadas com variação de 16,4/23,7 e alternância de sol, chuvisco, chuva...

Final da tarde deu uma pancada mais forte e um belíssimo pôr-do-sol:

IMG-20260111-WA0014.thumb.jpg.0dbe8b56f5f5fa478ffeb621d10fa57a.jpg

IMG-20260111-WA0018.thumb.jpg.6aa4183b98e6ba03cd90436ad760e11d.jpg

IMG-20260111-WA0015.thumb.jpg.f4ce42046b522794ab6cd8f7e0414819.jpg

Sensacional, lindo esse entardecer! 

Aqui teve formação Mammatus na tarde de ontem também, mas acinzentada, pelo horário (~17h).

Houve o dia amanheceu com trovoadas e belas pancadas muito fortes de chuva em pontos isolados à princípio. 

Lado oeste (São José dos Pinhais) - 

GIF_20260112_075905_066.gif.a518309e098591d724c4a125daf3f049.gif

• Like 8

Em 11/01/2026 em 21:42, wallace silva disse:

Suburbano odeia árvores, já contei essa experiência aqui no fórum msm de como meu bairro era bem mais bonito quando Eu era criança/adolescente, como você disse é sempre o mesmo argumento de que árvore "suja" a rua ou serve de esconderijo pra ladrão, hoje em dia aqui se sente até um ar de favelização, simplesmente pedaços do caule ainda estão nas calçadas rachadas pelas raízes das árvores cortadas, triste isso.

Sobre o clima do Rio hoje Eu senti bem isso, aproveitando esse domingo de calor e fui com a família pra Barra de Piraí, cidade que fica perto de Volta Redonda, segundo aponta hoje tivemos uma máxima de 35,7°c aqui.

Screenshot_2026-01-11-21-28-43-202_com.android.chrome-edit.jpg.1806fcd72c44be770071317fa0eb848b.jpg

Dia ótimo para um parque aquático sem dúvidas, Sol a pino e céu azul.

IMG_20260111_122325.thumb.jpg.dca8bcd20533e7818a762ae898bbcf3b.jpg

E voltando aquela brincadeira com os Mineiros, vocês realmente querem dominar o Brasil no verão ? Só do meu lado devia ter um grupo de 10 😃😃😁

Sobre o forte calor, devo admitir que essa secura ameniza muito mesmo a sensação, para se ter uma ideia água da piscina estava bem fresca e dava até pra sentir um "frio" quando saia da água e batia um vento, que diga-se de passagem aqui foi constante uma leve briza. Como aqui no Rio somos próximo ao oceano e longe de áreas agrícolas que sofrem com queimadas, aguentar esse tempo seco aqui acredito ser mais fácil do que em outras regiões, prefiro mil vezes esse calor do que máximas 34°c 80% de U.R.A que trazem baixas amplitudes térmicas, não raro 00:00 nessas ocasiões estamos com 28°c 80% U.R.A ou até mais e sem vento para piorar.

Vc não tem noção a influência de Minas em Friburgo, algumas pessoas aqui falam com sotaque bem característico, lógico que muita gente tb tem influência do carioques.. acho que das três grandes cidades da região serrana aqui é a que mais tem mineiro.

• Like 7

Deu uma esfriada no oeste com o vento SO do ciclone. Em Mondaí hoje mínima de 16,1ºC, às 10:35 céu nublado e apenas 21,6ºC com 83%. Janeiro de 2026 está mais ameno que o de costume por lá com média de apenas 23,8ºC nos primeiros 11 dias pra uma média de 25,5ºC nos últimos 6 janeiros.

Em Blumenau segue calor, 29,1ºC com 74% às 10:40. Raras aberturas de sol.

• Like 6

Inferno continua sem fim no Rio de Janeiro, após bater os 40 graus, o dia no alto subúrbio ja começa com 27 graus, cada lugar sofre de uma maneira diferente vamos pegar Cuiabá e Rio de Janeiro, dizem de setembro e outubro e lá, agora o capiroto vem em janeiro e fevereiro e março as vezes no Rio de Janeiro, não que não faça 40 graus fora dessa epoca faz mais não fica mais de 10 dias a 15 dias acima de 35 graus pois em setembro e outubro o atlântico ainda está mais frio favorece ingressos de frente frias tempos 40 graus outro dia despenca, já essa época muito difícil isso acontecer. Agora ainda tenho 36 graus às 16:38 dentro de casa infernais 35 graus.

20260112_143721.jpg

• Like 2
  • Sad 10

Em 11/01/2026 em 21:04, pauloribrj disse:

... na zona norte e oeste é um deserto. Isso é em parte culpa dos moradores que ODEIAM árvores, dizendo que faz sujeira, que os galhos caem nos fios ou que os bandidos se escondem (sim, usam esses argumentos) e culpa também dos órgãos públicos que não fiscalizam o corte irregular. 

E são as "árvores" q fazem sujeira, que emporcalham as ruas e os rios das áreas urbanas. Sinto um ódio tão grande desse tipo de argumento, que meu maior desejo é que essas pessoas, com esse tipo de mentalidade... Não posso falar. Até pq eu tento todos os dias melhorar minha forma de pensar, ou pelo menos, de me expressar. Mas é difícil.

A desigualdade social vai muito além da condição financeira dos indivíduos. Ela é nítida em muitos aspectos e mesmo sabendo da injustiça que há por detrás disso tudo, tudo o q sabemos sobre "injustiças e roubalheiras em cima dos mais pobres", algo q da pra dizer q sempre existiu, é inegável que se toda a população pensasse e agisse como a grande maioria, não teríamos mais nem 1 terço da cobertura vegetal que ainda temos. 

Vc tem feito um trabalho excepcional e digno de honras. Parabéns. Espero q vc viva o dobro de tempo da maioria das pessoas, e com saúde. 

• Like 5
  • Thanks 3

Em 12/01/2026 em 00:43, BrunoSaoPauloCapital disse:

... nos EUA, pq aqui a maioria odeia, e eu reforço isso, corroborando com o @wallace silva e com o @pauloribrj por experiência visual de longa data. 

Aqui, nesse terreno em frente de casa haviam 8 araucárias adultas e outras árvores nativas. 

Screenshot_20260112_175348.thumb.jpg.78d021016b73a36a1100a21a5b886089.jpg

Numa único dia, derrubaram tudo. Não sobrou absolutamente nada e hoje temos essa construção ridícula, horrível, sem acabamento ou pintura. Um quintal seco, com pedra brita e calçada sem acabamento, com duas casas mal cuidadas. 

São pessoas que vieram de fora, não sei de onde... Os q nasceram na vila e nos arredores, gente "antiga" e donos de chácaras, terrenos melhores, geralmente mantém a vegetação e cuida. A vila no geral é bonita, se não olhar com atenção. Os "novos moradores"  mais humildes (sentido financeiro) que estão destruindo a paisagem. 

E também aqui, diferente dos EUA, a população (não a maioria, devo dizer), destrói os canteiros e áreas arborizadas mantidas pelos órgãos públicos, principalmente em áreas muito "pobres". Como se não bastasse, jogam lixo, móveis velhos, sofás, colchões podres, onde antes haviam árvores que eles derrubaram. É uma maravilha. 

..... 

A chuva parou. Refrescou e teremos uma noite fresca 🙂

Edited by Carlos Campos
  • Like 3
  • Sad 5

Em 10/01/2026 em 19:29, RamirezFZ disse:

Possível evento de tornado sem funil ou landspout em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, dá pra ver claramente nos vídeos que estão aparecendo, o Simepar está analisando o caso.
Como estamos sem o radar de Teixeira Soares, não temos imagens do radar com doppler, uma pena.

https://www.instagram.com/deolhosaojose/reel/DTWFk5NEeLX/

Classificação oficial F2 na escala Fujita, segundo o SIMEPAR em relatório, danos compatíveis com ventos de 180km/h.

image.png.3e6772cda55bd0411f1004bbeb4106bd.png

Fonte:
https://www.simepar.br/simepar/timeline_limited/palavra_meteorologista_simepar#

Edited by RamirezFZ
  • Like 7
  • Thanks 4

Hoje repeti a mínima de ontem: 22,4ºC. O dia começou com sol entre nuvens em Blumenau e a máxima de 30,7ºC foi registrada ainda antes do meio dia. O tempo fechou e caiu uma forte e rápida pancada de chuva às 14h acumulando 11mm em cerca de 10 minutos.

A tarde foi abafada e encoberta com temperatura na casa dos 25/26ºC e umidade acima de 90%. Agora às 19h caiu mais uma pancada de chuva acumulando mais 5mm e tenho 24,9ºC com umidade perto dos 100% às 19:40.

Tem chovido bem nas últimas semanas por aqui sem grandes acumulados diários, tenho 221mm nos últimos 20 dias contando o que caiu hoje. 9 desses dias com chuva acima de 10mm e nenhum acima de 50mm. O lado ruim disso é a infestação de mosquitos.

• Like 8

> Dia 9 de Janeiro tivemos o entardecer mais tarde da estação e do ano. Agora estamos reduzindo tanto o amanhecer, como o anoitecer.

> Como comentado pelo @Felipe Backendorf, ontem a noite foi mais fria no oeste catarinense, embora não tenha caído tanto de madrugada. Mínima de 10,7°C em Campo Erê foi a menor do estado hoje.

> Algumas trovoadas continuam fortes, com ventos fortes:

VÍDEO: Fúria do vento arranca cobertura de galpão em marina no Litoral de SC

Temporal atingiu a cidade de São Francisco do Sul, causou destelhamentos em casas, galpões e assustou moradores

Temporal em São Francisco do Sul

As imagens feitas no local impressionam e mostram o galpão destelhado após o temporal em São Francisco do SulFoto: Reprodução/Redes Sociais/Cardoso Notícias/ND Mais

Alerta laranja para temporais em Santa Catarina e mais dois estados tem validade até terça-feira (13)Foto: Reprodução/Inmet/ND Mais

Alerta laranja para temporais em Santa Catarina e mais dois estados tem validade até terça-feira (13)Foto: Reprodução/Inmet/ND Mais

https://ndmais.com.br/tempo/temporal-em-sao-francisco-do-sul-arranca-cobertura-de-galpao/

xap2.PNG.afe02255beb88e542c3320be8084be1a.PNG

> Chapecó entre 18,0°C e 20,4°C

• Like 9
  • Thanks 2

Novo recorde de temperatura máxima no Rio de Janeiro. 

Essa tarde a temperatura chegou a 40,8°C na estação da Vila Militar (INMET). Maior temperatura desde 18/02/2025 quando marcou 41,0°C. Essa calor tem sido marcado pelo ar muito seco e quase ausência de nuvens pela cidade. Agora a noite continua bem quente com o ar quase parado, sem ventos. Esse mês está com chuva bem abaixo da média com acumulado até agora na estação do bairro de apenas 21,4mm, enquanto a média é de 205mm (Anchieta Alerta Rio 1997-2024). O ano de 2025 foi com quase todos os meses de chuva abaixo da média  e o acumulado total do ano ficou em 895,2mm, o quinto menor valor registrado no período 1997-2024. A média anual é de 1168,1mm. 

Pelo jeito a tendência de seca está sendo mantida. 😥

Outros valores de temperatura registrados hoje na cidade do Rio e região metropolitana.

Cidade do Rio:

Vilar Militar - 22,3°C / 40,8°C

Marambaia - 23,5°C / 40,0°C

Jacarepaguá - 21,0°C / 37,0°C

Outras cidades:

Seropédica: 23,1°C / 41,0°C

Niterói: 25,2°C / 40,5°C

Duque de Caxias/Xerém - 19,8°C / 38,8°C

• Like 5
  • Sad 7

Em 12/01/2026 em 17:40, Carlos Campos disse:

Vc tem feito um trabalho excepcional e digno de honras. Parabéns. Espero q vc viva o dobro de tempo da maioria das pessoas, e com saúde. 

Muito obrigado pelas palavras irmão. Fico feliz em ser útil e poder incentivar os outros através do exemplo a transformarmos para melhor o nosso meio em que vivemos. 

Obrigado.

• Like 6
  • Thanks 3

Em 12/01/2026 em 17:40, Carlos Campos disse:

E são as "árvores" q fazem sujeira, que emporcalham as ruas e os rios das áreas urbanas. Sinto um ódio tão grande desse tipo de argumento, que meu maior desejo é que essas pessoas, com esse tipo de mentalidade... Não posso falar. Até pq eu tento todos os dias melhorar minha forma de pensar, ou pelo menos, de me expressar. Mas é difícil.

A desigualdade social vai muito além da condição financeira dos indivíduos. Ela é nítida em muitos aspectos e mesmo sabendo da injustiça que há por detrás disso tudo, tudo o q sabemos sobre "injustiças e roubalheiras em cima dos mais pobres", algo q da pra dizer q sempre existiu, é inegável que se toda a população pensasse e agisse como a grande maioria, não teríamos mais nem 1 terço da cobertura vegetal que ainda temos. 

Calos não tenho como concordar mais com você, aqui já sai "na porrada"com membros do órgão municipal que faz a "poda", ao invés de aparar eles simplesmente tratoravam todas as árvores. A violência física saiu das ofensas aqui na rua e chegamos as vias de fato e depois de todo problema, ao menos consegui garantir as árvores na minha quadra. Isso me gera um ódio na cabeça difícil de descrever, temos uma grande área de mata atlântica e mangue na Baía de Guanabara(90% da área virgem de mangue da Guanabara é aqui) no nosso município de São Gonçalo na grande Rio e sempre tem um desgraçado querendo derrubar tudo. Não vou escrever mais pq minha revolta já estrapolou o que posso escrever, mas reforço que talvez não no sentido suburbano do dicionário, mas no sentido falado no Brasil que seria ao menos aqui no Rio quem mora muita mais afastado do centro, essas pessoas odeiam árvores e reforço isso.

Edited by wallace silva
  • Like 9
  • Thanks 3

Sobre esse assunto, é bizarro essa necessidade de se livrar das árvores. Uma das coisas que mais sinto saudade, de morar em casa, é ter um pátio com verde e plantas. Hoje em dia moro em apartamento, e óbvio que sou muito grato, porém bate aquela saudade de poder caminhar sobre a grama e plantar algumas coisas.

Em Canoas ainda temos bastante verde nas áreas mais residenciais, é uma cidade que em bairros como São José, Igara, etc. existe bastante árvore, e alguns trechos mais abertos (sem ter aqueles aglomerados de prédios).

Até mesmo perto do Centro, entre a Estação Canoas e o antigo shopping, no lado da Av. Guilherme Schell (o @Marcos talvez reconheça alguns desses lugares que descrevo), tem bastante verde.

Mas a ideia é enfeiar tudo mais e mais a cada década, infelizmente. Tudo ficando mais chato e sem vida.

ATÉ AS FACHADAS E PARTES INTERNAS DO MACDONALDS TÃO DEPRIMENTES. ATÉ O LOGO DA C&A TÁ UMA DEPRESSÃO.

• Like 4
  • Sad 5

Em 12/01/2026 em 00:43, BrunoSaoPauloCapital disse:

É interessante que, se pegar essa frase e transpor para os Estados Unidos, ela inverte totalmente o significado. Os "suburbanos" nos Estados Unidos, são as pessoas que vivem em "subúrbios", que lá são aqueles bairros residenciais padronizados, com casas cheias de gramados e urbanismo bem planejado e COM MUITAS ÁRVORES.

Não é necessário que os moradores plantem árvores nas calçadas, pois o projeto urbanístico do bairro já coloca elas lá.

------------------

No monitoramento, tenho 23 ºC aqui na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo capital. Extremamente confortável, mas aqui dentro de casa eu ainda tenho 29,4 ºC no meu termômetro.

Hoje (11) tivemos máxima em torno dos 34 ºC.

Ainda será meio infernal amanhã (12), com máxima de 33 ºC ou 34 ºC.

Terça-feira um pequeno alívio com variação 21 ºC / 31 ºC...

Quarta-feira com alívio maior em 21 ºC / 29 ºC.

Queria Eu que o suburbano Brasileiro tivesse essa cultura 🤣, aqui no Brasil é difícil meu amigo, quantas pessoas que conheço que devastaram um quintal com galinheiro e árvores apenas porque "sim" jogaram cimento em tudo e acabou, deve imaginar o calor que fica no verão aquela cinza de concreto no chão recebendo radiação e a pessoa ainda vem reclamar do calor sendo ela msm a responsável por isso.

Em 12/01/2026 em 23:04, Eclipse POA disse:

Até mesmo perto do Centro, entre a Estação Canoas e o antigo shopping, no lado da Av. Guilherme Schell (o @Marcos talvez reconheça alguns desses lugares que descrevo), tem bastante verde.

Região metropolitana de POA ao menos pelo mapa parece ter bastante Verde. Aqui como falei já virou cultura a pessoa msm tendo um terreninho cortar tudo e jogar cimento em todo quintal.

• Like 7
  • Sad 1

• Felipe Backendorf changed the title to Monitoramento e previsão - Brasil / América do Sul - Janeiro/2026
  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.