Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Dezembro/2025

Recommended Posts

Em 05/12/2025 em 21:03, Erik K. dos Santos disse:

Com a chegada do verão meteorológico, estamos vendo cada vez mais o Parâmetro de Composição Supercelular (SCP) alcançar valores acima de 2 no estado de São Paulo, principalmente nas regiões do entorno da Serra do Mar.

É impressão minha ou, ao contrário de áreas mais ao interior como a região de Campinas e o Médio Tietê, dificilmente supercélulas severas conseguem se desenvolver nas regiões imediatamente adjacentes à Serra do Mar, com exceção do Vale do Paraíba? É meio contraditório considerando que essa zona possui condições altamente favoráveis para essas tempestades.

image.png.5107268ba22e3dd1b48b40f84f41bdab.png

Acho que é só impressão mesmo, no verão é bem comum nessa região também. 

• Like 6

Hoje passei o dia na localidade de Morro Agudo, no interior de Santo Antônio da Patrulha, e meu termômetro pegou máxima de 30,5°. Na cidade fez 30,6° pelo INMET, enquanto aqui em POA bati 32,9°!! Destaque para o céu limpo.

Agora tenho 23,9° com 74%. Segue o vídeo lá de Santo Antônio.

• Like 11

Ontem Florianópolis teve um dia de sol e céu limpo, temperatura variando de 20,7ºC a 27,2ºC com 78% de umidade média. Foi o dia com maior radiação desde o verão passado com 380W/m² e ventou de NNE a 6km/h.

Hoje a mínima foi alta devido ao vento: 22,0ºC. É mais um dia ensolarado, às 10h faz 26,5ºC com 75% e venta de N a 12km/h na Epagri Itacorubi.

• Like 11

Em 06/12/2025 em 16:00, Eclipse POA disse:

já começou a avacalhação, nem pra fazer exercícios esse calor presta. Fica tudo muito massante

por isso que minha janela preferida de tempo otimizando calor e luminosidade solar é outubro e novembro

Menos terrível que o ar estava bastante seco. Minha u.r. chegou a 31%. Mas a máxima bateu 37,3°!!

Agora há pouco começou uma brisa bem leve de leste e já diminuiu o calorão. Tenho 34,5° / 44%.

• Like 14

Em 06/12/2025 em 15:02, Marcos disse:

36,7° !!

Totalmente desnecessário. E a previsão do JH acertou em cheio, pois previa exatamente isso para POA hoje.

Por aqui, menos calor, mas ainda quente. As máximas variaram entre 29°C a 32°C pela cidade. UR mínima de 41%, então permaneceu abafado na maior parte do dia.

Olhando a grade do Foreca, podemos concluir que o verão climático começou oficialmente:

image.thumb.png.c56741c60b2281266b67be5042c9d9b8.png

• Like 14
  • Sad 3

É assim que dezembro supostamente terminaria acima da média aqui no sudeste?

image.png.289ec2c29e4fa13e1b9b0f8ac3a01fa2.png

O padrão por aqui segue o mesmo desde o inicio da primavera, chuvas irregulares, abaixo da média e em poucos dias. E nada indica até então que isso vai mudar, pelo menos nesta primeira quinzena. 

E assim metade do período chuvoso já está indo embora sem emplacar. E os reservatórios aqui da RMBH que antes estavam confortáveis, já começam a queimar gordura.

O Sistema Paraopeba, que abastece a RMBH está em 48%, distribuídos da seguinte forma: 

Rio Manso: 56%
Serra Azul: 34%
Vargem das Flores: 47% 

E agora vem a parte mais chocante: NENHUM RESERVATÓRIO DA RMBH PASSOU DOS 1000 MM EM 2025. O NORMAL, PELAS MÉDIAS DA REGIÃO, É OSCILAR ENTRE 1400 MM E 1700 MM.

VARGEM DAS FLORES, EM CONTAGEM, SEQUER CHEGOU AOS 800MM ATÉ AGORA, LEMBRANDO MUITO O FATÍDICO 2014.

image.thumb.png.8c4df6ac61a4e779656259c581215397.png

Agora vem o grande X da questão, que tenho debatido com o @LeoP ultimamente: Será que 10 anos depois teremos um repeteco de 2014/2015 nas chuvas e na situação dos reservatórios?

Ou será que, assim como em 2019, em que a situação estava ficando crítica, teremos uma virada de chave monstruosa no verão, que naquela temporada culminou em Jan/2020 com quase 1000 mm?

Vamos aguardar, mas ambas as possibilidades são muito preocupantes! 

• Like 13
  • Sad 3

Em 06/12/2025 em 17:54, RafaelBHZ disse:

É assim que dezembro supostamente terminaria acima da média aqui no sudeste?

image.png.289ec2c29e4fa13e1b9b0f8ac3a01fa2.png

O padrão por aqui segue o mesmo desde o inicio da primavera, chuvas irregulares, abaixo da média e em poucos dias. E nada indica até então que isso vai mudar, pelo menos nesta primeira quinzena. 

E assim metade do período chuvoso já está indo embora sem emplacar. E os reservatórios aqui da RMBH que antes estavam confortáveis, já começam a queimar gordura.

O Sistema Paraopeba, que abastece a RMBH está em 48%, distribuídos da seguinte forma: 

Rio Manso: 56%
Serra Azul: 34%
Vargem das Flores: 47% 

E agora vem a parte mais chocante: NENHUM RESERVATÓRIO DA RMBH PASSOU DOS 1000 MM EM 2025. O NORMAL, PELAS MÉDIAS DA REGIÃO, É OSCILAR ENTRE 1400 MM E 1700 MM.

VARGEM DAS FLORES, EM CONTAGEM, SEQUER CHEGOU AOS 800MM ATÉ AGORA, LEMBRANDO MUITO O FATÍDICO 2014.

image.thumb.png.8c4df6ac61a4e779656259c581215397.png

Agora vem o grande X da questão, que tenho debatido com o @LeoP ultimamente: Será que 10 anos depois teremos um repeteco de 2014/2015 nas chuvas e na situação dos reservatórios?

Ou será que, assim como em 2019, em que a situação estava ficando crítica, teremos uma virada de chave monstruosa no verão, que naquela temporada culminou em Jan/2020 com quase 1000 mm?

Vamos aguardar, mas ambas as possibilidades são muito preocupantes! 

na capital, os volumes anuais estão em torno de 1000 mm nesse momento, bem baixos.

está atípico, porque tem havido supressão total da convecção entre as janelas de chuva e, enquanto nos anos anteriores eu chegava a comentar aqui algo como "20/25 dias consecutivos com registro de chuva", nessa temporada eu não passei de 3 ou 4 dias, justamente porque seca totalmente após uma chuvarada. daí o volume baixo.

além do que citou, vale mencionar o seguinte: as previsões climáticas. há algo que modelos, institutos e meteorologistas não estão enxergando direto ou considerando, visto que faz 3 meses que as previsões são muito contundentes em afirmar que vai chover acima ou muito acima da média (como a da Metsul para novembro/25 e da Climatempo para dezembro/25) e o que temos é uma das primaveras mais "secas" em algum tempo. são erros sucessivos e graves.

tem que reconsiderar algumas variáveis nessa conta aí, pq não está dando certo.

• Like 13

Em 06/12/2025 em 19:25, LeoP disse:

na capital, os volumes anuais estão em torno de 1000 mm nesse momento, bem baixos.

está atípico, porque tem havido supressão total da convecção entre as janelas de chuva e, enquanto nos anos anteriores eu chegava a comentar aqui algo como "20/25 dias consecutivos com registro de chuva", nessa temporada eu não passei de 3 ou 4 dias, justamente porque seca totalmente após uma chuvarada. daí o volume baixo.

além do que citou, vale mencionar o seguinte: as previsões climáticas. há algo que modelos, institutos e meteorologistas não estão enxergando direto ou considerando, visto que faz 3 meses que as previsões são muito contundentes em afirmar que vai chover acima ou muito acima da média (como a da Metsul para novembro/25 e da Climatempo para dezembro/25) e o que temos é uma das primaveras mais "secas" em algum tempo. são erros sucessivos e graves.

tem que reconsiderar algumas variáveis nessa conta aí, pq não está dando certo.

LeoP, no domingo e segunda, a previsão era de chuvas e trovoadas aqui no Noroeste do RJ, na terça, quarta e quinta, mas furou na quinta, apesar do abafamento de manhã e a tarde.

As frente frias continuam passando rápido pelo  centro-sul de Minas, Sul do ES e todo RJ.

Até a manhã de quinta, tinha previsão de chover muito em Minas, ES e Noroeste do RJ, nos 15 dias seguintes, mas na sexta e hoje sábado, mudou radicalmente o volume de chuvas nos próximos 15 dias (agora a chuvarada é para SP, MS e PR).

A sudoeste da área urbana de Laje, uns 15 km linha reta, meu primo mediu 56 mm na tarde/noite de terça e na quarta 55 mm no fim da tarde e metade da noite. 

• Like 10

Em 06/12/2025 em 16:00, Eclipse POA disse:

(...) nem pra fazer exercícios esse calor presta. Fica tudo muito massante

Para atividade física leve (caminhada, tarefas leves), o ideal é entre 19 ºC e 22 ºC; Já em atividade física moderada (corrida leve, bike moderada, subir escada, etc.), seria mais 16 ºC a 19 ºC...

Já algo acima de 30 ºC, você está quase suando parado, se não estiver sem camisa... haha

Imagina atividade física aos 36 ºC.

• Like 10

Em 04/12/2025 em 10:08, Daniel85 disse:

Sim. Mas, segundo os critérios do usuário que eu citei, esse verão climático começaria quando passaríamos a ter temperaturas altas, chuvas provocadas pelo calor + umidade com mais frequência e a diminuição das MPs. Nesse caso, a data seria móvel (uns anos começando no início de novembro, outros anos começando no final deste mês, por exemplo).

_________

Voltamos a pós frontal em São Paulo.

IMG-20251204-WA0001.thumb.jpg.925afc05da8dcd0ddc49a269c1ff7116.jpg

Temperaturas no momento.

208541075_mapa_sp_geoserver_estacoes(1).png.8cbd2e745f1661fafb14a8364fc38ac0.png

Observando ao longo dos anos esta variabilidade nas viradas de chave de mudança de estação climática, deve estar relacionada a situação oceânica.

O verão climático em sp é marcado por temperatura alta, mas não extrema e chuva quase todo dia em alguns dias mais isolada outros mais abrangente, eventualmente alguns episódios de zcas especialmente entre Janeiro e Fevereiro, Março as chuvas  começam a ficar mais espaçadas, mas oceanos mais quentes favorecem este padrão até a primeira quinzena de Abril, mas ja teve um ano recente  que Maio teve uma primeira quinzena quente com umidade e pancadas de chuva provocadas por calor .

É curioso pq a capital paulista tem uma engrenagem que qdo se equilibra parece aquela história de Belém do Pará que a chuva sempre aparece a tarde, e geralmente é quando a brisa marítima se choca com o calor da cidade.

Quando tem la niña sp fica tendo MP tardia, o que atrapalha a termodinâmica de se instalar. Tem anos que nem em Dezembro ela se instala, já vi anos que este padrão só foi aparecer em Janeiro, assim como teve situação que este padrão já se estabeleceu no fim de Outubro. 

Edited by jrmartinisp
  • Like 14

já tenho 33 graus às 10 da manhã em Canoas

não é possível que até quem prefira calor goste disso (eu sei que é gosto pessoal e tal, mas é tipo gostar de frio e amar ver 2 metros de neve na frente de casa antes de poder tirar o carro para ir trabalhar)

Edited by Eclipse POA
  • Like 5
  • Haha 7
  • Sad 1

Hoje SP também está abafadona, marcando entre 32 a 34 pela cidade, nublado com nuvens crescendo bem. Ontem tivemos o a/c soprando do mar a tarde, espero que hoje se repita. E ontem achei que poderia chover e absolutamente nada! Aliás, dezembro continua seco até então por aqui, situação PERICLITANTE nos reservatórios. Hoje parece mais promissor que chova

Edited by jayvillao
  • Like 5
  • Sad 2

Hoje tinha cara que ia trintar mas a máxima ficou em 29°C em Urubici/VG.

Tem mais uns 20 e poucos dias para romper a marca ou fecharemos 2025 sem nenhum registro acima de 30°C.

As mais altas que tenho anotado foram 29,4°C (13/01) e 29,5°C (02/03).

No momento 22°C após pancada de chuva.

• Like 10
  • Thanks 1

Em 07/12/2025 em 00:03, jrmartinisp disse:

Observando ao longo dos anos esta variabilidade nas viradas de chave de mudança de estação climática, deve estar relacionada a situação oceânica.

O verão climático em sp é marcado por temperatura alta, mas não extrema e chuva quase todo dia em alguns dias mais isolada outros mais abrangente, eventualmente alguns episódios de zcas especialmente entre Janeiro e Fevereiro, Março as chuvas  começam a ficar mais espaçadas, mas oceanos mais quentes favorecem este padrão até a primeira quinzena de Abril, mas ja teve um ano recente  que Maio teve uma primeira quinzena quente com umidade e pancadas de chuva provocadas por calor (1).

É curioso pq a capital paulista tem uma engrenagem que qdo se equilibra parece aquela história de Belém do Pará que a chuva sempre aparece a tarde, e geralmente é quando a brisa marítima se choca com o calor da cidade. (2)

Quando tem la niña sp fica tendo MP tardia, o que atrapalha a termodinâmica de se instalar. Tem anos que nem em Dezembro ela se instala, já vi anos que este padrão só foi aparecer em Janeiro (3), assim como teve situação que este padrão já se estabeleceu no fim de Outubro. (4)

1 - Esse ano foi 2019. A chave virou apenas com a chegava de uma frente fria lá pelo dia 15 do mês.

Saindo de SP, Brasília me parece ter tido mais de 50 mm em 24 horas logo no começo do mês na ocasião.

2 - Fato. Isso é mais visível quando a crista da ASAS atinge boa parte do sudeste, mas com menos força o estado de SP, permitindo que o tempo não seque totalmente por aqui (igual nos estados vizinhos da região).

Janeiro de 2019 é um ótimo exemplo disso.

3 - 2021 foi bem assim.

2025 parece estar tendo o mesmo destino.

Voltando mais atrás, 2011 é um outro exemplo desse atraso.

Vale observar que, nesses anos, estávamos sob La Ninha.

4 - Situação mais comum sob El Ninho.

Em 2023, apesar do pico de calor de novembro, tivemos vários temporais ainda no início de outubro.

2018, também sob um El Ninho (mas de fraca intensidade), esse padrão mais úmido já tinha se estabelecido ainda no início de mês. Aliás, desde agosto daquele ano que estávamos tendo uma atmosfera mais úmida.

• Like 10

Em 07/12/2025 em 13:40, jayvillao disse:

Hoje SP também está abafadona, marcando entre 32 a 34 pela cidade, nublado com nuvens crescendo bem. Ontem tivemos o a/c soprando do mar a tarde, espero que hoje se repita. E ontem achei que poderia chover e absolutamente nada! Aliás, dezembro continua seco até então por aqui, situação PERICLITANTE nos reservatórios. Hoje parece mais promissor que chova

,Até o momento, houve apenas umas poucas pancadas muito isoladas na região metropolitana.

Agora, a nebulosidade já diminuiu bastante aqui na zona norte de Sampa.

Temos apenas alguns cumulus pequenos, isolados e inofensivos.

E fez muito calor hoje na capital paulista.

Ontem (Sábado), acho que foi a 1ª noite de fins de semana, depois do inverno, em que deu para tomar uma cervejinha ao ar livre, em mesa na calçada, tranquilamente de mangas curtas, até o final da noite.

Hoje,

Mirante (Aut): 19,6°C / 33,5°C

Interlagos: 18,2°C / 33,1°C

IAG: 16,5°C / 32,3°C

Nem Curitiba escapou do calor hoje (INMET): 15,8°C / 32,1°C.

Amanhã, o calor deve diminuir um pouco e há previsão de chuvas mais abrangentes para a semana que se inicia.

Porém, estou com "1,9 pé atrás". :D

Pois, em Sampa, as previsões de boas chuvas também vêm se frustrando sucessivamente.

Vamos ver...

Edited by Aldo Santos
  • Like 12

Saudades do outono e inverno esse ano foi muito bom ,ainda bem por causa da la nina fraca tivemos algumas massas polares tardia em outubro,mais frio só ano que vem tem chances do El nino voltar no inverno e outono pode ser neutro quente ,que isso significa que outono e inverno ano que vem não vão ser tão frio como foi esse ano ,com poucas massas polares fortes,e com a frequência maior de veranico e talvez onda de calor.

• Like 8

Durante a última semana, tivemos algumas pancadas de chuva em Queimada Nova.

Choveu fraco nas noites de quarta (2,0 mm) e quinta (2,4 mm) aqui no sítio. Na quinta, foram 4 mm na cidade.

luHovf3.jpeg

Chuvas isoladas no início da manhã de quarta.

Na sexta, embora houvesse previsão de chuva, ela não se confirmou. Contudo, no início da noite houve a formação de um núcleo com muita atividade elétrica ao leste.

jb3FmCq.jpeg

qutABdF.jpeg

Na sexta à noite, inclusive, choveu muito forte na sequíssima Petrolina. Foram 67,4 mm no dia, em um mês que a média é de 47,1 mm.

• Like 14
  • Thanks 2

Em 07/12/2025 em 18:16, Aldo Santos disse:

,Até o momento, houve apenas umas poucas pancadas muito isoladas na região metropolitana.

Agora, a nebulosidade já diminuiu bastante aqui na zona norte de Sampa.

Temos apenas alguns cumulus pequenos, isolados e inofensivos.

E fez muito calor hoje na capital paulista.

Ontem (Sábado), acho que foi a 1ª noite de fins de semana, depois do inverno, em que deu para tomar uma cervejinha ao ar livre, em mesa na calçada, tranquilamente de mangas curtas, até o final da noite.

Hoje,

Mirante (Aut): 19,6°C / 33,5°C

Interlagos: 18,2°C / 33,1°C

IAG: 16,5°C / 32,3°C

Nem Curitiba escapou do calor hoje (INMET): 15,8°C / 32,1°C.

Amanhã, o calor deve diminuir um pouco e há previsão de chuvas mais abrangentes para a semana que se inicia.

Porém, estou com "1,9 pé atrás". :D

Pois, em Sampa, as previsões de boas chuvas também vêm se frustrando sucessivamente.

Vamos ver...

E não choveu mesmo também pelo Ipiranga aqui ontem, mais uma vez. Os dois últimos dias eram pra ser clássicos dias de fim de tarde na capital paulista e nada, uma dificuldade enorme pra chover em todo leste do estado nessa primavera/verão até aqui... 

Agora sol com nuvens altas alto-cumulus, cirrus, 26° já, previsão tem chuva pra hoje, vamos ver

• Like 6
  • Sad 2

Os últimos dias já tiveram calor incômodo na capital catarinense:

22,0/28,5ºC Sábado com 81% de UR e vento N a 8km/h. Dia de céu limpo.

22,9/30,9ºC Domingo com 81% UR, vento e vento N a 6km/h. Tivemos presença de nuvens altas, principalmente de tarde quando se formaram pequenos núcleos de instabilidade na Serra do Tabuleiro e Geral

Hoje também está desagradável, após mínima de 22,9ºC faz 26,3ºC com 78% às 9h com vento de N a 7km/h. Céu encoberto de nuvens altas

No oeste Mondaí registrou ontem máxima de 39,2ºC na minha estação na Linha Catres, a maior do ano e em Blumenau 35,7ºC no bairro progresso, a maior desde 17/02. Apesar da primavera fria o verão chegou com força em SC esse ano.

Na próxima noite uma baixa pressão vai se aprofundar bastante entre a Argentina e o RS.

• Like 10

Depois de um calor abafadíssimo e muuiito desconfortável durante a manhã, a capital paulista e região metropolitana estão tendo pancadas isoladas com trovoadas agora à tarde.

Por enquanto, o Mirante ainda chegou nos 30,9°C.

Interlagos bateu nos 28,0°C (Cravados).

Abaixo, acumulados até 13h30 (CEMADEN).

Chuva08122025.PNG

• Like 10

Embora a chuva ainda não tenha sido abrangente, hoje tivemos maior número de pontos com bons volumes na RMSP.

Hoje, o Mirante registrou a mínima mais alta desde 14 de março, quando teve 21,5°C.

Mirante (Aut): 21,0°C / 30,9°C

Interlagos: 18,1°C / 28,0°C

IAG: 17,0°C / 29,5°C

Totais de chuvas da tarde de hoje (CEMADEN):

Chuva08122025a.PNG

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
  • Thanks 1

Em 08/12/2025 em 17:49, Aldo Santos disse:

Embora a chuva ainda não tenha sido abrangente, hoje tivemos maior número de pontos com bons volumes na RMSP.

Hoje, o Mirante registrou a mínima mais alta desde 14 de março, quando teve 21,5°C.

Mirante (Aut): 21,0°C / 30,9°C

Interlagos: 18,1°C / 28,0°C

IAG: 17,0°C / 29,5°C

Totais de chuvas da tarde de hoje (CEMADEN):

Chuva08122025a.PNG

Essa diferença de 3 graus entre a mínima no Mirante e no Sesc , não são comuns.

As maiores diferenças se dão nas máximas , principalmente em dias de ventos marítimos mais represados na ZS.

• Like 8

O tempo fechou bem aqui, vento aumentou e... veio uma chuvinha que mal molhou o chão. A chuva forte foi até Montenegro e Charqueadas. De lá para cá só chuvinha leve.

Minha máxima bateu 29,8° sem baixa de 64%. Um dia lixo, porco. Agora faz 22,6° e 87%.

Registro do final da tarde.

• Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 2

No sábado à noite (6), Queimada Nova registrou a primeira e única chuva relevante do mês. Foram 19 mm aqui no sítio e 10 mm na cidade.

A chuva foi provocada por um núcleo que avançou de norte entre o fim da tarde e começo da noite.

A2l6Iij.jpeg

Com a chuva, a temperatura caiu para 20,0ºC às 19:15, bem atípico. Geralmente a temperatura não baixa de 21ºC durante as chuvas aqui.

Após a chuva, foi possível observar e registrar alguns raios nuvem-nuvem.

2IgKse4.jpeg

r1uUyad.jpeg

Com essa chuva, dezembro chegou a 23,4 mm aqui na zona rural. São apenas 390,4 mm neste seco 2025.

Na zona urbana, o acumulado mensal está menor (14 mm), mas o anual está um pouco superior com 444 mm.

• Like 13
  • Thanks 2

Em 08/12/2025 em 19:54, LeoP disse:

olha como são as coisas... 2011, sob la nina, teve uma primavera extremamente chuvosa e fria na capital mineira, com numerosos corredores de umidade e muitos dias sombrios. dezembro daquele ano registrou 720 mm e foi o mais chuvoso de todo o histórico, com grandes transtornos associados a enchentes, inundações e deslizamentos de terra.

Me recordo mesmo desse acumulado e de ter chovido bastante em MG e também no ES.

Ao mesmo tempo que corredores de umidade atuavam por aí, por aqui ficávamos sob pós frontal.

Na época, eu era junior nessa questão de meteorologia e postava apenas no interativo da Climatempo. Me recordo que, por lá, muitos se queixavam do atraso da escassez das chuvas por aqui.

As chuvas ganharam tração apenas nos últimos dias do ano (o reveillon de 2011 pra 2012 foi de bastante chuva em SP) e janeiro de 2012 choveu bastante. Foi à partir desse mês que o tempo "secou" no ES e no leste de seu estado.

• Like 8
  • Sad 2

Em 09/12/2025 em 10:27, Moretão disse:

1964627881_Capturadetela2025-12-09102646.png.0399f4cca6ec8df377258c0e577a7f29.png

Boa chuva em São José.

Nossa, aqui na Ilha não choveu tanto até agora, acumulados de 30 à 70mm. Cancelaram o expediente e aulas em quase tudo por aqui, achei um pouco exagerado...

Sebem que...uma situação destas é meio imprevisível, é sempre bom se precaver. Quem não se lembra daquela chuvarada de janeiro? 

• Like 10

• Renan unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.